revista - edição 67

56

Upload: estampapb

Post on 21-Jul-2016

290 views

Category:

Documents


43 download

DESCRIPTION

A Revista da Paraíba

TRANSCRIPT

Page 1: Revista - Edição 67
Page 2: Revista - Edição 67

Supermercado Todo Dia Liderança em Catolé do Rocha

Page 3: Revista - Edição 67

Com apenas seis anos de existência, o Supermer-cado Todo Dia, em Ca-tolé do Rocha e genui-

namente paraibano já figura em primeiro lugar entre os 50 maiores contribuintes de ICMS. Pelas duas unidades, passam aproximada-mente 70 mil clientes por mês.

“O segredo é manter uma rela-ção direta com os clientes, funcio-nários e colaboradores, oferecendo em espaço agradável, serviços e pro-dutos com qualidade e bons preços”, afirma o proprietário Claudio de Freitas Alencar. Apesar de ter apenas 36 anos de idade, Nenen, como é po-pularmente conhecido, já acumula larga experiência profissional.

Já aos 13 anos de idade, ele ini-ciou no ramo do comércio como vendedor no setor atacadista para algumas empresas e depois para si próprio, quando decidiu criar o Supermercado que recebeu o nome pelo fato de a primeira loja abrir todos os dias, de domingo a domingo.

Em 29 de novembro do ano passado, foi a vez de abrir a segun-da unidade, que é o maior estabe-

lecimento do setor em Catolé, em termos de estrutura física e opera-cionais, com os mais variados tipos de mercadoria vindas de todos os lugares do Brasil e cinco veículos para entrega de feiras no varejo, em até 20 cidades das regiões cir-cunvizinhas, além de outros esta-dos, como Rio Grande do Norte.

Os preços imbatíveis são mais um diferencial do “Todo Dia”, de-correntes das grandes quantidades de mais de 15 mil ítens adquiridos junto às fábricas. O mesmo ocorre em relação às importadoras. Nesse caso, os clientes têm assegurados não apenas melhores preços, mas a garantia na qualidade dos produ-tos, adquiridos diretamente delas.

Outro destaque é a eficiência no atendimente, prestada por 100 colaboradores nas duas unidades. “Nosso rigor com a legalidade tam-bém ocorre com a entrada e saída dos produtos”, destaca Nenem, que constantemente participa de Feiras do setor, por todo o País, a mais re-cente delas realizada em São Paulo, com o objetivo de trazer as novi-dades em logística e equipamentos em primeiro mão, para Catolé.

Supermercado Todo Dia Liderança em Catolé do Rocha

Empresário Claudio de Freitas Alencar

Page 4: Revista - Edição 67

EDITORIAL

Expediente

CAPAEscritório de contabilidade expande unidades pelo Brasil a partir do Sertão

32

ATACADÃO RIO DO PEIXEEleito Atacadista Destaque da Paraíba

51

ESPECIALResumo promove Encontro com empresários

10

EVENTOSPB sediará encontro regionalde empresas contábeis

54

COLETORIASuperação de metas de arrecadação em Catolé

44

TURISMOFesta da Cachaça em Alagoa Nova

54

Diretoria ExecutivaMozart Coelho MontenegroSuperintendenteHélio Nóbrega ZenaideFinanceiroElizabeth Lima Montenegro

EditorCândido Nóbrega

Conselho EditorialMozart Coelho Montenegro, Hélio Zenaide, Jesuino La-cerda de Oliveira, Sônia Iost e Manoel Gomes da SilvaRedaçãoMozart Coelho Montenegro e Hélio Zenaide

Diagramação e projeto gráfico: EstampaPB - (83) 3042-0806www.estampapb.com.br

RevisãoMaria Antoniêta dos Santos Carvalho

ColaboradoresJesuino Lacerda de Oliveira, Fernando Schuler, José Virgolino de Alencar, Hélia Botelho, Hayley Misael, Fernando Pires, Abílio Plácido de Oliveira, Rogério Almeida, Humberto Ferreira e Silvia Batista.

Endereço: Engº Gustavo Torres Trócolli, 55 - Bairro dos EstadosJoão Pessoa – Paraíba - Telefax: (83) 3224-4122E-mails: [email protected] - [email protected]

Os artigos publicados são de inteira responsabilidade de seus autores, não refletindo obrigatoriamente a opinião da revista.

Nesta edição, trazemos uma cobertura completa do já tradicional Encontro promovi-do anualmente pela Revista Resumo, em ho-menagem ao Dia do Empresário do Comércio, quando são homenageados aqueles que mais se destacaram no setor, pelas ações desenvolvidas nas mais variadas áreas.

Por falar em empreendedorismo, fomos até a cidade de Catolé do Rocha, localizada no Alto Sertão da Paraíba, para conferir a pujança do setor contábil e de comércio, que gera empregos diretos e indiretos, fomenta a economia e forta-lece o desenvolvimento do município.

Numa região marcada pelas adversidades climáticas, os leitores conhecerão verdadeiros exemplos de superação e fé na força do trabalho como molas propulsoras de suas vidas. O resul-tado é que a qualidade nos produtos e serviços oferecidos ultrapassam fronteiras e tornam-se referência para outras cidades e estados.

A Revista Resumo, cumpre mais uma vez o seu papel de não apenas bem informar, mas dar a visibilidade justa e merecida a essas iniciati-vas, enaltecendo vitoriosas trajetórias profissio-nais, muitas delas familiares, que contribuem para o crescimento de nosso País e nos enchem de orgulho.

Nesse contexto de interiorização de ações dessa espécie, voltadas aos pequenos e grandes contribuintes que enfrentam e superam crises econômicas, acreditando na potencialidade de suas terras natais, é que a Resumo estará en-tregando certificados àqueles que mais se des-tacaram nesse aspecto em Catolé do Rocha, no próximo 11 de setembro.

A todos, uma boa leitura.

Cândido NóbregaEditor

Page 5: Revista - Edição 67

Revista RESUMO • 5

ATACADÃO RIO DO PEIXEEleito Atacadista Destaque da Paraíba

EVENTOSPB sediará encontro regionalde empresas contábeis

COMÉRCIO

O Home Center Unidas Material de Constru-ção vem se destacando na região de Catolé do

Rocha e Rio Grande do Norte pela oferta do que há de melhor no seg-mento, com destaque para cerâmi-cas e tintas feitas na máquina pelo sistema tintométrico, sendo a única loja da região a oferecer o serviço com mais de duas mil cores à dis-posição de sua clientela.

“A criação da Unidas em 2008, foi motivada pela necessidade de atender os clientes que buscavam produtos diferenciados pela exce-lência em qualidade e quantidade, inibindo a necessidade de se deslo-car a grandes centros para adquirir produtos em grande quantidade, oportunidade em que a Unidas con-ta com estoque de mais de 50 mil metros de cerâmica à disposição de nossa clientela.” Lembra Laurinei-

Unidas Material de ConstruçãoLoja se destaca pelo maior estoque de produtos para pronta entrega

de Dantas, jovem empresária já no ramo à frente das lojas Unidas e Ba-ratão do Aço a seis anos mostran-do sua rara capacidade empresarial empreendedora salientando que em pouco tempo fará ampliação da Unidas, passando o espaço físico da loja de 440m2 para 1.050m2 para assim atender com mais conforto e oferecer maior variedade em seu mix de produtos.

FOMENTO À ECONOMIA LOCAL

Mais do que atender essa clien-tela com maior e melhor varieda-de de itens, ela conseguiu realizar ao mesmo tempo outro sonho, que era fazer com que o dinheiro movimentado nessas negociações ficassem mesmo em Catolé do Ro-cha ajudando no crescimento da economia e desenvolvimento do município.

NOVIDADES NO MERCADO

Outro diferencial das em-presas é o atendimento, que pe-riodicamente seus funcionários recebem treinamentos qualifi-cando-os melhor para atendi-mento, bem como recebendo treinamento das fábricas forne-cedoras para melhor conheci-mentos dos produtos.

A Unidas está sempre trazen-do as novidades e tendências do mercado com rapidez, pois como informa a empresária, participa anualmente da Feicon – Feira Internacional da Construção em São Paulo.

Com apenas seis anos no ramo empresarial, a jovem Lau-rineide leva admiração e respei-to à classe empresarial e às pes-soas que a veem trabalhando em sua loja.

Empresária Laurineide Dantas Linhares

Page 6: Revista - Edição 67

RELAÇÃO DOS MAIORES CONTRIBUINTES DO ICMS DE CATOLÉ DO ROCHA E REGIÃO GENUINAMENTE PARAIBANO

01 SUPERMERCADO TODO DIA LTDA ME...................................................... CATOLÉ DO ROCHA 02 D. L. LINHARES - EPP...................................................................................... CATOLÉ DO ROCHA 03 TENEDO ARTEFATOS DE ALUMINIO LTDA - EPP..................................... CATOLÉ DO ROCHA 04 UNIDAS MATERIAL DE CONSTRUCAO LTDA - ME ................................. CATOLÉ DO ROCHA 05 BOA SORTE DIST. DE UTENSILIOS DOM. LTDA ME............................... RIACHO DOS CAVALOS 06 GENESIO RODRIGUES DE PAULA BORGES............................................... CATOLÉ DO ROCHA 07 F FABRICIO & CIA.......................................................................................... CATOLÉ DO ROCHA 08 BALDUINO & CIA LTDA................................................................................ CATOLÉ DO ROCHA 09 ANTONIO AGOSTINHO DA SILVA.............................................................. BREJO DOS SANTOS 10 V. T. JALES ME................................................................................................. CATOLÉ DO ROCHA 11 SUPERMERCADOS MAIA LTDA - ME......................................................... CATOLÉ DO ROCHA12 VANUSA MARIA BEZERRA DE BRITO....................................................... CATOLÉ DO ROCHA 13 REAL INDÚSTRIA E COMÉRCIO DE ALUMINIO LTDA........................... CATOLÉ DO ROCHA 14 LAMINOR LAMINACAO DE ALUMÍNIO NORDESTE LTDA.................... CATOLÉ DO ROCHA 15 PAULO CEZAR DE OLIVEIRA BRITO.......................................................... CATOLÉ DO ROCHA 16 MARTINIANO ESTEVAM & CIA LTDA........................................................ CATOLÉ DO ROCHA 17 OTICA GRACIOSA LTDA.............................................................................. CATOLÉ DO ROCHA 18 CARREIROS AUTO PECAS LTDA................................................................ CATOLÉ DO ROCHA 19 AUTO PECAS SAO FRANCISCO LTDA - ME.............................................. CATOLÉ DO ROCHA 20 FRANCISCO DE ALMEIDA BRITO.............................................................. CATOLÉ DO ROCHA 21 LOJAO DO BARATAO LTDA - ME................................................................ CATOLÉ DO ROCHA 22 JOSE SILVESTRE DA SILVA........................................................................... CATOLE DO ROCHA 23 INCAL IND E COM. DE ART. DE ALUMÍNIO LTDA.................................. CATOLÉ DO ROCHA 24 VALDELANDIA DA COSTA BRITO.............................................................. CATOLÉ DO ROCHA 25 FABIMALDO VIEIRA MELO......................................................................... CATOLÉ DO ROCHA 26 UBIRANY GOMES DE LIMA......................................................................... BREJO DOS SANTOS27 JESSE VIEIRA CARNEIRO ME...................................................................... RIACHO DOS CAVALOS 28 GERALDO FERNANDES DE BRITO............................................................. CATOLÉ DO ROCHA29 INDÚSTRIA E COM. DE CALCADOS GLAMOUR LTDA........................... CATOLÉ DO ROCHA 30 J R SOARES DE SOUSA................................................................................... RIACHO DOS CAVALOS 31 IOLANDO DINIZ ARAÚJO............................................................................ CATOLÉ DO ROCHA 32 JOALHERIA E OTICA SÃO FRANCISCO LTDA.......................................... CATOLÉ DO ROCHA 33 SUASSUNA E DINIZ LTDA............................................................................ CATOLÉ DO ROCHA 34 IND. E COM.DE ARTEFATOS DE ALUMINIO ROCHA LTDA................... CATOLÉ DO ROCHA 35 F. GALDINO DA SILVA - ME.......................................................................... RIACHO DOS CAVALOS36 IVONALDO DE SA CAVALCANTE............................................................... CATOLÉ DO ROCHA 37 IDEM FASHION CONFECCOES LTDA - ME................................................ CATOLÉ DO ROCHA 38 MARIA JOSE BENJAMIN DE ALMEIDA - ME............................................. CATOLÉ DO ROCHA 30 EVALDO SOLANO DE ANDRADE & CIA LTDA......................................... CATOLÉ DO ROCHA 40 FRANCISCA DO AMARAL XAVIER - ME................................................... CATOLÉ DO ROCHA 41 MAIA E SERAFIM LTDA - ME....................................................................... CATOLÉ DO ROCHA 42 COOP AGRIC MISTA DOS IRRIG DE C. DO ROCHA LTDA..................... CATOLÉ DO ROCHA 43 ALMEIDA CONFECCOES LTDA................................................................... CATOLÉ DO ROCHA 44 ARAUANA A. DE A. BARBOSA.................................................................... CATOLÉ DO ROCHA 45 MACARIO & MARTINS LTDA...................................................................... CATOLÉ DO ROCHA 46 F VIEIRA NETO CEREALISTA...................................................................... CATOLÉ DO ROCHA 47 IVANILSON MENEZES DE SOUZA.............................................................. CATOLÉ DO ROCHA 48 CATOLE DO ROCHA GAS LTDA.................................................................. CATOLÉ DO ROCHA 50 C. GALDINO MAIA ME.................................................................................. CATOLÉ DO ROCHA

Page 7: Revista - Edição 67

Revista RESUMO • 7

Dando continuidade à expansão do progra-ma de educação con-tinuada desenvolvido

pelo órgão, o Conselho Regional de Contabilidade da Paraíba rea-lizou no auditório do Campus VI da UEPB, na cidade de Catolé do Rocha, o I Fórum de Contabilida-de da Paraíba. O prefeito Leomar Benício Maia discursou, desta-cando a importância da iniciativa no contexto de desenvolvimento que o município atravessa.

Segundo o presidente do CRC-PB, Glaydson Trajano Fa-rias, o evento, sob o tema princi-pal “Profissional Contábil: Supe-rando os Desafios da Era Sped”, teve o objetivo de proporcionar atualização de conhecimentos a estudantes e profissionais da contabilidade da região do Alto Sertão, a exemplo do que vem ocorrendo em outras cidades polo do estado.

CRC promove I Fórum de Contabilidade da Paraíba, em Catolé do Rocha

PalestrasA série de palestras teve início

com o sócio diretor da Masterlight, Regilano de Oliveira Moreira, que falou sobre “A Revolução nas obri-gações sociais e trabalhistas”, sob a coordenadoria do presidente do CRC-PB, Glaydson Trajano Farias.

Em seguida, o vice-presidente do CRC-PB, Garibaldi Dantas, proferiu palestra sobre o tema Sped Contábil, sob a coordena-doria do delegado do CRC-PB na

cidade de Catolé do Rocha, Veri-valdo Freitas.

Outros temasÀ tarde, o Fórum teve continui-

dade com a palestra “Motivação na perspectiva de superar os desafios”, proferida pela psicóloga Thalyssa Thanaka Guimarães, do Centro de Referência Especializada de Assis-tência Social (Creas I) de Riacho dos Cavalos e coordenadora do Creas de São Bento. Outro tema abordado foi “Perícia contábil - importante instru-mento de justiça”, pelo profissional da contabilidade, perito e empresá-rio contábil Wellington Martins, sob a coordenadoria do conselheiro do CRC, empresário contábil e consul-tor Tarciso Martins.

A abertura e encerramento do evento foram abrilhantados pelo Grupo de Flauta “Projeto Arte de Viver” e Camerata Beradero, composto por jovens talentos na faixa etária dos 8 aos 30 anos, que executaram músicas clássicas e regionais, com apresentações que mereceram entusiasmados aplausos dos participantes.

EVENTOS

Page 8: Revista - Edição 67

8 Revista RESUMO •

TECNOLOGIA

‘Com pouco mais de oito anos de existência, a Associação Pa-raibana de Empresas Desenvol-vedoras de Softwares atingiu ple-namente seu objetivo, de regular o mercado e valorizar principal-mente as empresas de automa-ção comercial e desenvolvedoras de softawere no estado”, afirmou o presidente da entidade, Cabo Chianca.

Segundo ele, atualmente a APE-DS conta com cinco empresas as-sociadas, que cresceram bastante graças a essas ações: Cupom Fis-cal, Atende, Mvarandas, Sinctech e Chianca Softwares. Nesse período, outras concorrentes tiveram que se credenciar perante a Receita Fe-deral, submetendo-se às normas e regras que evitam a sonegação de impostos.

Radar ligadoChianca lembrou da importân-

cia, sobretudo para os contribuin-tes, de a Associação “viver com o radar ligado”, protegendo-os de contratar empresas que insistem em descumprir a legislação e tentar driblar o pagamento de impostos. E lembrou que o secretário estadual da Receita já atendeu o pedido da entidade, de definir a regulamenta-ção desse mercado.

Chianca destacou nesse en-contro, as peculiaridades que vi-rão com a implementação, a partir de 1º de outubro, da nova lei da Nota Fiscal Eletrônica ao Consu-midor (NFC-E) e a necessidade de se disciplinar o acesso através de

Associação defende regulamentação do mercado de automação comercial

qualquer programa que represente o retrocesso, por meio da opção de emissão ou não do comprovante, com consequente sonegação.

Vanguarda em tecnologiaA Paraíba sempre esteve à

frente das tecnologias de arre-cadação e se uma das empresas do estado estivesse, por exemplo, São Paulo, multiplicaria de tama-nho dez ou vinte vezes, por causa dos softwares de automação co-mercial, bastantes desenvolvidos em relação aos demais que exis-

tem no mercado nacional.Nesse contexto, a Chianca Sof-

twares presta atendimento integral aos seus clientes, desde a venda até o setor fiscal e com vistas às mudanças na legislação que se avizinham, a exemplo do que fez quando da implantação dos Speds. A empresa pretende disponibilizar gratuitamente suporte, através da instalação de um plugin (solução) na estrutura atual, que permitirá a emissão do “danfinho”, pelo clien-te, que não terá mais custos com a impressora fiscal.

Marcos Antunes (Synctech), Tatiana e Socorro (Receita Estadual), Chianca (Chianca Softwares), Marcus Varanda Filho (Mvarandas Tecnologia), Leonilson Lins (Secr. Exec. Receita Estadual), Max (Receita Estadual), Fábio (Receita Estadual), Rinaldo (Cupom Fiscal) e Eduardo Prado (Atend Teconologia)

O empresário Carlo Chianca ladeado pelo Leonilson Lins e Marialvo Laureano, da Receita Estadual

Page 9: Revista - Edição 67

Revista RESUMO • 9

Page 10: Revista - Edição 67

10 Revista RESUMO •

Mantendo a tradição de anos anteriores, a Revista Resumo prestou significati-

va homenagem a empresários do comércio de todo o Estado, pelo transcurso do seu dia, durante almoço oferecido conjuntamen-te com a Fecomércio, no Centro de Turismo e Lazer do Sesc, no

Pontos de convergência“Todos os anos tive a oportu-

nidade de ser convidado e estar

ESPECIAL

Resumo promove Encontro com empresários do comércio

bairro do Cabo Branco, em João Pessoa.

O evento contou com a pre-sença de diversas autoridades, a exemplo do governador Ricardo Coutinho, que, ao discursar, lem-brou ser o comércio a atividade mais antiga existente na humani-dade, a ponta de todas as trans-formações que se passaram na

sociedade em todos esses séculos, hoje cada vez mais moderniza-da, com pessoas e empresários independentes, que cultivam sua influência e que trazem riqueza, empregos para as pessoas.

Page 11: Revista - Edição 67

Revista RESUMO • 11

presente, pelo respeito que eu e o Governo temos pela classe empre-sarial e espero que isso possa cada vez mais, gerar pontos de conver-gência “, enfatizou. Nesse senti-do, ele citou a modernização da Secretaria da Receita, o aumento do Super Simples em 100%, em apenas 3 anos e meio, a criação da Fronteira Livre, a desoneração

dos custos de transporte e o fim da correção monetária para os débitos já existentes, como con-tribuições favoráveis numa época em que a situação da economia está muito difícil.

Sensibilizado, o diretor-exe-cutivo da Revista Resumo, Mo-zart Montenegro, agradeceu o reconhecimento dos homenage-

Resumo promove Encontro com empresários do comércio

ados à iniciativa, que já faz parte do calendário anual de eventos do estado. Confira abaixo, algu-mas histórias de vida de pessoas vocacionadas à atividade empre-sarial, que dedicaram e continu-am a dedicar-lhe grande parte de suas existências, em prol da geração de emprego e renda em nosso Estado.

Page 12: Revista - Edição 67

12 Revista RESUMO •

ESPECIAL

Reconhecimento perante a sociedade

Para a auditora fiscal esta-dual Giane Silveira Cavalcan-ti, o evento valoriza a categoria e evidencia o reconhecimento do seu trabalho perante a so-ciedade, destacando as árduas e vitoriosas histórias de luta pelos empresários homenage-ados , merecedores, portanto, desse reconhecimento, bem como sua contribuição no fomento da receita do estado e isso. Segundo Giane, sempre há o que come-morar, quando se diz respeito a um trabalho bem fei-to, que só engrandece o Estado da Paraíba e valoriza toda a sociedade”, destacou.

Contribuição para a economia

“Essa iniciativa da Revis-ta Resumo em homenage-ar o setor do varejo é digna de elogios, pois representa o ele que tanto contribui para o crescimento da economia não só do nosso Estado, mas do País como um todo”, afir-mou o presidente do CRCPB, Glaydson Trajano Farias. Com o oconhecimento de quem atua há treze anos na atividade de prestação de serviços contábeis, ele considera os empresários verdadeiros guerreiros, por manterem seus negócios, mesmo diante das dificuldades que osetor ainda en-frenta no Brasil, a exemplo da burocracia e a elevada carga tributária.

Mais que uma homenagem

Mais do que uma home-nagem, o empresário Hum-berto Fontes Ferreira, da Resolve Despacho Aduanei-ro, vê a homenagem como um incentivo à superação de eventuais diversidades. Se-gundo ele, ainda falta um pouco de entrosamento e respeito à atividade do despachante aduaneiro.

“O que nós vemos é que, pelo fato de Suape ser o grande porto da região, os despachantes procu-rados, até mesmo pelas empresas da Paraíba, são os de Recife, onde também temos uma estrutura”, afirmou, mostrando-se otimista quanto às pers-pestivas de desenvolvimento para os municípios de Conde e Alhandra com o advento da Fiat.

Com razões para comemorar

O presidente do Sescon, Jo-elmarx Sobrinho, avaliou que o evento - que já ocorre há qua-tro anos - melhora a cada edi-ção, estreitando a relação entre os profisasionais da contabi-lidade e os empresários. Para ele, há muito o que este setor comemorar pelas conquistas alcançadas ao longo dos anos, a exemplo a evolu-ção do Simples Nacional e a inclusão das empresas de serviço para o próximo ano na nova alteração da lei.

Empresários são parceiros do governo

Considerando os empre-sários como parceiros, o go-verno do estado atendeu de-mandas como o aumento do limite do Simples, duplicado para R$ 3 milhões e 600 mil reais, exonerou os acréscimos legais, reduziu as multas em 50%, acabou com a correção monetária e imple-mentou o projeto Fronteira Livre, que dá maior celeridade na entrega dos produtos que entram na Paraíba, evitando que as empresas parem no pos-to fiscal. As declarações são do secretário estadual da Receita, Marialvo Laureano, que lembrou ainda da implementação este ano, do novo programa de recuperação fiscal (Refis), que deu oportunidade àquelas empresas que estavam irregulares com o fisco se regularizarem. “Investimos muito na in-formatização, através da Servirtual, onde os em-presários podem obter os serviços sem precisar sair da sua loja”, acrescentou.

Page 13: Revista - Edição 67

Revista RESUMO • 13

Um dia para ser sempre lembrado

Profissional da contabi-lidade há 29 anos, Marce-lo Castelo Branco de Melo continua se reinventando. Nesse contexto, ele para seu escritório um matemático, um economista, um fun-cionário formado em inglês com Mestrado nos Estados Unidos e um aluno formado na primeira turma do Brasil de Educomunicação, para oferecer um nelhor serviço aos seus clientes do Brasil e de outros países. Homenagens como esta, prestadas pela Revista Re-sumo, valorizam iniciativas como essas nossas, vol-tadas à prestação de um melhor trabalho, às finanças do Estado. É um dia que deve ser sempre lembrado”, afirmou.

Marca genuinamente paraibana

Com uma marca consoli-dada ao longo de trinta anos em seis cidades da Paraíba, a Redepharma projeta para os próximos cinco anos expan-dir sua atividade para outros estados, com a mesma exce-lência na qualidade de produ-tos e atendimento oferecidos aos seus clientes. “Ficamos muito felizes com essa ho-menagem, porque significa o reflexo de um trabalho desenvolvido ao longo dos anos. Não é por acaso que uma empresa genuinamente paraibana tem se conso-lidado e se mantido no mercado há mais de 30 anos”, enfatizou, com orgulho, Neilton Neves.

Parceria de resultadosO desafio do profissio-

nal contábil é não ser visto apenas como uma ferra-menta de consultoria, mas como um parceiro do em-presariado paraibano e até nacional. A avaliação é de Pedro Bessa, que entrou no

ramo da advocaia, movido pela necessidade de aglu-tinar as duas atividades como fator de suporte. Junto ao irmão Rosildo, há 26 anos prestam serviços através da Bessa Assessoria Contábil. “Com certeza, sempre temos o que comemorar, com as perspectivas de que as coisas melhorem, a partir da integração entre os governos, comerciários e prestadores de serviços, ge-radora de bons frutos para a sociedade”, concluiu.

Necessidade de superaçãoÀ frente de um es-

critório há 15 anos em Campina Grande, com uma filial em João Pessoa, que contam com mais de 100 funcionários e cola-boradores, o profissional da contabilidade Sidney Soares de Toledo reputa fundamental a superação das adversidades diárias para continuidade do exercício de uma vocação. Pro-fessor da da cátedra de Contabilidade na UEPB, ele constata que a cada dia diminui a procura dos alunos pelo curso. Para Sidney, a profissão a cada dia vem se tornando muito mais trabalhosa, daí as pessoas até procurarem o curso, mas desistirem em seguida, formando-se então, menos profissionais que antes.

O grande papel do comércio “Na ocasião, o presiden-

te da Fecomércio-PB, Mar-coni Medeiros, afirmou que o comércio vem cumprindo o seu papel, de escoar a pro-dução e a riqueza industrial da Paraíba e Pais de uma forma geral, mantendo ou mesmo aumentando o vo-lume de vendas em alguns pontos, fazendo com que a PB chegue a crescer no faturamento mais que outros estados e continue gerando emprego e renda.

“Esse é o grande papel do comércio do serviço paraibano, principalmente nesse momento em que o turismo passa ter um momento relevante dentro de nossa economia”, arrematou.

Page 14: Revista - Edição 67

ESPECIAL

Secretário da Receita, Marialvo Laureano entrega certificado a contadora Hayley Misael

Luiz Alberto (Sebrae/PB) entrega certificado ao contador Joelmarx Silva Oliveira

Contadores Pedro e Rosildo Bessa recebem certificado do presidente da CDL de João Pessoa, Eronaldo Maia

Secretário Executivo da Receita, Leonilson Lins entrega certificado ao presidente da ACCG, Álvaro Barros

Secretário Executivo da Receita, Leonilson Lins entrega certificado ao contador Marcelo Castelo Branco

Mozart Montenegro (Revista Resumo) entrega certificado ao presidente da ACJP, Francisco Antônio de Moura

Eronaldo Maia, presidente da CDL/JP, entrega certificado ao contador Neuzomar de Sousa

Presidente das Associações Comerciais, Alexandre Moura entrega certificado a Antônio Ricardo (Atacadão Rio do Peixe)

Luiz Alberto (Sebrae/PB) entrega certificado ao presidente da ACCG, Álvaro Barros

Presidente da ACCG, Álvaro Morais entrega certificado a Neilton Neves dos Santos (Grupo Redepharma)

Presidente da ACCG, Álvaro Morais entrega certificado ao contador Mário Linhares

Superintendente do BNB na Paraíba, José Maria, entrega certificado a Zezé Veríssimo (Grupo Nordece)

Page 15: Revista - Edição 67

Mozart Montenegro (Revista Resumo), entrega certificado a Manoel Damião (Armazém Paraná)

Superintendente do Banco do Brasil na Paraíba, Evaldo Emiliano entrega certificado ao contador Sidney Toledo

Marconi Medeiros (Fecomércio) entrega troféu ao contador Aderaldo Gonçalves do Nascimento

Glaydson Trajano (CRC/PB), recebe certificado do Superintendente do BNB/PB, José Maria

Secretário da Receita, Marialvo Laureano, entrega certificado a Luis Guedes (Shopping Guedes)

Marconi Medeiros (Fecomércio) entrega troféu ao presidente Cícero Bernardinno, da ASPB

Secretário da Receita, Marialvo Laureano, entrega certificado ao contador Francisco de Assis de Sousa

Superintendente do Banco do Brasil/PB, Evaldo Emiliano, entrega certificado a Carlos Chianca (Chianca Softwares)

Mozart Montenegro (Revista Resumo), entrega certificado ao presidente das CDL’s /PB, José Lopes da Silva Neto

Mozart Montenegro (Revista Resumo), entrega certificado a Humberto Fontes Leal (Resolve Despacho Aduaneiro)

Marconi Medeiros (Fecomércio) entrega troféu ao superintendente do Sebrae/PB, Luiz Alberto Amorim

José Cavalcanti da Silva (Cavalcanti Primo) recebe certificado de Mozart Montenegro

Page 16: Revista - Edição 67

16 Revista RESUMO •

REVISTA RESUMO

“Para mim, receber esta homenagem é mais que motivo de orgulho! É prova de sucesso da parceria entre o Armazém Paraná e o Governo da Paraíba, que visa o investimento direto e indireto para o desenvolvimento”Manoel Damião de Araújo

ESPECIAL

Page 17: Revista - Edição 67

Revista RESUMO • 17

A vida de Manoel Damião de Araújo se confunde com a história do Arma-zém Paraná, situado na

avenida João Pessoa, no Centro de Campina Grande. Aos 90 anos de idade, sendo 60 destes dedicados ao comércio de madeira, Seu Manoel, como é mais conhecido, continua à frente do estabelecimento e faz pro-jetos para expansão das atividades.

Como reconhecimento à sua atuação profissional, ele foi um dos homenageados no transcurso do Dia do Empresário do Comércio na data de 16 de julho, pela Revista Re-sumo e a Federação do Comércio do Estado da Paraíba, pela contribuição dada ao longo desse período no fo-mento da economia e na geração de emprego e renda, mesmo em meio a crises econômicas como a mudança de moeda.

Há 60 anos, Manoel iniciou, jun-to com seu tio José Damião, um co-mércio de madeira na antiga Rua das Areias, 669, hoje tradicional avenida João Pessoa, em Campina Grande, com o objetivo de vender madei-ra em outras localidades da cidade. Empreendedor nato, Seu Manoel logo deu vida e asas à sua vocação e iniciou o próprio negócio, que viria a se tornar uma referência na região em venda de madeiras em geral, tá-buas, compensados, pranchas e por-tas, fórmicas e janelas.

Há 60 anos, Armazém Paraná faz história no comércio de madeira em Campina Grande

Manoel Damião recebe das mãos do diretor executivo da Revista Resumo, Mozart Montenegro, homenagem no Dia do Empresário do Comércio pelo seus 60 anos de atividades

O presidente da Federação do Comércio da Paraíba, Marconi Medeiros, ladeado pelos empresários Luiz Guedes (Shopping Guedes) e Manoel Damião (Armazém Paraná)

Page 18: Revista - Edição 67

18 Revista RESUMO •

REVISTA RESUMO

“A revista Resumo, de Mozart Montenegro, continua em franco progresso e o encontro promovido em parceria com a Federação do Comércio em torno de nós, empresários, é de grande importância para o setor comercial.”Luiz Guedes Sobrinho

ESPECIAL

Page 19: Revista - Edição 67

Revista RESUMO • 19

“Começaria novamente no mesmo ramo”

Luiz Guedes recebe das mãos do secretário de de Estado da Receita, Marialvo Laureano, certificado em homenagem ao Dia do Empresário do Comércio pelos seus 40 anos de atividades

Mozart Montenegro (Revista Resumo), Manoel Damião (Armazém Paraná)Luiz Gudes (Shopping Guedes) e Neuzomar de Sousa (contador da Astec)

Um encontro de grande impor-tância para o setor. Assim, o empresário Luiz Guedes So-brinho resumiu a homenagem

recebida, pela história de vida, marcada pelo empreendedorismo na cidade de Pa-tos, onde fundou o Supermercado que leva seu nome, nos idos de 1974. Apesar da ida-de avançada, continua esbanjando saúde e disposição de trabalho.

Mesmo aposentado, administra junto às três filhas, além do Supermercado, um Shopping Center que construiu e não titu-beia ao responder se tivesse que recomeçar tudo de novo: “Começaria novamente no mesmo ramo e em Patos”, garante.

O Grupo Guedes é composto por di-versas iniciativas empresariais, dentre elas o Shopping Center, localizado na cida-de de Patos, que recebe mais de 2000 mil pessoas ao dia e está em processo de ex-pansão, composto por 42 lojas, que variam entre 20 e 1,5 mil metros.

É considerada a maior iniciativa do gênero no Sertão paraibano e a única da cidade de Patos. Em suas dependências, o cliente encontra agência bancária, Casa da Cidadania, praça de alimentação, lojas de varejo em geral, salas de cinema, play ground e, mais recentemente, o Boliche Bar, que é mais um entretenimento dispo-nível no Shopping.

A área do shopping é de 18 mil metros quadrados, contando com um estaciona-mento para mais de 300 veículos. O Sho-pping atende clientes de cerca de 50 quilô-metros ao redor da cidade de Patos.

Page 20: Revista - Edição 67

20 Revista RESUMO •

REVISTA RESUMO

José Cavalcanti Silva

ESPECIAL

“Fico lisonjeado e feliz por ter sido agraciado com essa homenagem pela revista Resumo, do amigo Mozart Montenegro, a qual considero um veículo de comunicação importante para quem quer ficar atualizado com o mercado empresarial paraibano. ”

Page 21: Revista - Edição 67

Revista RESUMO • 21

A trajetória de um visionário

O empresário José Cavalcanti da Silva recebe das mãos do diretor executivo da Revista Resumo, Mozart Montenegro, certificado em homenagem ao Dia do Empresário do Comércio pelos seus 56 anos de atividades

Auditora Fiscal, Gianne Cunha, o presidente da Fecomércio, Marconi Medeiros e o empresário José Cavalcanti da Silva, da Cavalcanti Primo

Grupo Cavalcanti Primo, com base na determinação, per-severança e muito trabalho, chega aos 56 anos como uma

empresa de sucesso no mercado auto-motivo paraibano.

Tudo começou em meados de 1958, quando o seu fundador José Cavalcanti da Silva, juntamente com o seu primo Deuzemar Cavalcanti deram início à vida empresarial como revendedor auto-rizado da Wilys Overland do Brail S.A. A partir daí, o cajazeirense José Cavalcanti começou sua vitoriosa trajetória profis-sional.

Detentor de uma personalidade forte e determinada, o empresário José Caval-canti sempre foi visto como um empre-endedor nato desde a sua adolescência. Ao entrar no ramo comercial automoti-vo, logo percebeu o valor da credibilida-de nas relações humanas e comerciais, o que abriu sua visão de mercado e já pro-jetava o caminho exitoso e expansionista de seus futuros negócios.

No evento do Dia do Empresário do Comércio, promovido pela Revista Re-sumo em parceria com a Federação do Comércio da Paraíba, no dia 16 de julho deste ano, o empresário José Cavalcanti recebeu homenagem pelas cinco décadas de empreendedorismo que ao longo dos anos superou com habilidade os eventu-ais obstáculos e crises de ordem política e econômica, conceituando-se como um dos mais bem sucedidos empresários do Estado.

Page 22: Revista - Edição 67

22 Revista RESUMO •

REVISTA RESUMO ESPECIAL

“Tenho procurado constantemente me atualizar, sobretudo quanto à informatização da contabilidade.”

Mário Linhares

Page 23: Revista - Edição 67

Revista RESUMO • 23

Empresário mantém constante atualização de conhecimentos

Presidente da Associação Comercial e Empresarial de Campina Grande, Álvaro Barros entrega certificado ao contador Mário Linhares

Contador Mário Linares ao lado da esposa Fátima Linhares no evento em comemoração ao Dia do Empresário do Comércio

À frente de um es-critório com 12 pessoas, o empre-sário da contabili-

dade Mário Linhares Pordeus Filho enfrenta dificuldade para conseguir mais profis-sionais, pois apesar da opor-tunidade de emprego, faltam pessoas à altura do trabalho, mesmo com o aquecimento no mercado de trabalho.

Aos 63 anos de idade, com 36 deles dedicados ao exercício profissional, ele tem constantemente procurado se atualizar. “Logo que surgiu a contabilidade informatizada, procurei entrar no mercado na parte do Sped e não tive dificuldades, tanto que orien-to uma filha contadora com metade da minha idade e um filho com 23 anos, que traba-lham comigo”, disse.

A empresa Mário Linha-res Contabilidade S/S Ltda tem se notabilizado pela cre-dibilidade consolidada nesse período, através da qualidade e abrangência dos serviços prestados, dentre eles, plane-jamento tributário, escritura-ção contábil, assessoria, con-sultoria, auditoria e perícia.

Page 24: Revista - Edição 67

24 Revista RESUMO •

ESPECIAL

“A qualidade no atendimento é uma das nossas tônicas de trabalho, tanto que nenhum dos clientes nunca nos deixou por negligência ou falha de serviço.” Antônio Farias

Page 25: Revista - Edição 67

Revista RESUMO • 25

Escritório de Contabilidade Antônio Farias moderniza instalações

Superintendente do Banco do Brasil, Evaldo Emiliano de Sousa entrega certificado ao contador Antônio Farias

Contador Antônio Farias com esposa Ivonete Farias e os filhos Adriana Kíssia, Arllan Kléber e Allex Klinton

O profissional da contabilidade An-tônio Farias conta com novas, am-plas e modernas instalações para melhor atender novos e velhos

clientes aos quais presta qualificados serviços, alguns deles há mais de 20 anos. “A qualidade no atendimento é uma das nossas tônicas de trabalho, tanto é que nunca nenhum nos dei-xou por negligência ou falha de serviço”, des-tacou, orgulhoso.

Esse zelo profissional o acompanha des-de o início da carreira, há 33 anos, assim que concluiu o curso de contabilidade e resultou no reconhecimento não só na Paraíba, mas em outros estados, onde seu escritório man-tém filiais, a exemplo de Rio Grande do Norte, Pernambuco, Aracaju, São Paulo e até Manaus.

A estrutura de trabalho é formada por uma equipe que conta 14 colaboradores, co-ordenada por Antônio, sua esposa Ivonete L. Azevedo de Farias e três filhos, o mais velho contador e residente em Natal, onde adminis-tra e é correspondente de uma das filiais.

“Hoje é bem melhor, porque temos a in-formática que nos auxilia e ajuda em todos os aspectos a desenvolver o nosso trabalho, nos dando mais confiança na hora dos cálculos. Antigamente, a gente fazia os cálculos à mão e existia um risco maior. Agora, temos mais se-gurança na hora de passar os dados para os ór-gãos públicos”, lembrou o menino de Boquei-rão, trazido pelo pai aos 5 anos para estudar na Capital e que aos 9 começaria a trabalhar, para depois servir ao Quartel e, em seguida, iniciar uma carreira profissional de sucesso que con-tinua a crescer.

Page 26: Revista - Edição 67

26 Revista RESUMO •

REVISTA RESUMO ESPECIAL

“É fundamental que estejamos atentos às inovações tecnológicas do setor, bem como quanto á legislação.”Neuzomar de Sousa

Page 27: Revista - Edição 67

Revista RESUMO • 27

A Revista Resumo é atualmente, o mais importante meio de divul-gação da classe contábil dentro da Paraíba, em virtude do enfo-

que dado nos últimos anos, valorizando a sua participação junto às atividades econômicas do Estado, segundo afirmação do empresário contábil Neuzomar de Sousa Silva.

Prestes a completar 40 anos de atividades, iniciadas como office boy do escritório onde passou a atuar como profissional de contabi-lidade, Neuzomar comemorará no próximo ano, 33 anos de abertura de sua própria em-presa (Astek Contadores Associados Ltda.) com muitas razões para comemorar o Dia do Empresário.

Do alto de suas quase quatro décadas de exercício profissional, ele destaca a importân-cia dos estudantes e daqueles que pretendam ingressar nesse mercado de trabalho, para que estejam permanentemente atentos às inova-ções tecnológicas no setor, e, sobretudo, às mudanças na legislação.

Todo o transcorrer desse período foi de muitas modificações e ajustes. É como se nós tivéssemos saído do ábaco para a moderni-dade de hoje. Certamente sobreviveremos às mudanças, percebendo as movimentações que o comércio também fará durante o período.

“A Revista Resumo é sem dúvida nenhuma o mais importante ambiente de divulgação da classe contábil dentro da Paraíba, em virtude do prestígio que ela vem conferindo à classe contábil nos últimos anos, trazendo a catego-ria para participação junto às atividades eco-nômicas do Estado”, concluiu.

Empresário vê Resumo como referência na divulgação da classe contábil

Presidente do Clube de Dirigentes Logistas de João Pessoa Eronaldo Maia, entrega certificado ao contador Neuzomar de Sousa

Neuzomar, ladeado pelo presidente da Fecomércio, Marconi Medeiros, Mozart Montenegro e colegas empresários

Page 28: Revista - Edição 67

28 Revista RESUMO •

REVISTA RESUMO

Page 29: Revista - Edição 67

Revista RESUMO • 29

Page 30: Revista - Edição 67

30 Revista RESUMO •

COMÉRCIO

A história de vida do empresário Francis-co Galdino da Silva é marcada pelo cultivo

de oportunidades de trabalho. A primeira delas se deu através da agricultura, na zona rural de Ria-cho dos Cavalos e depois na na construção civil, como pedreiro, onde atuou por cinco anos.

Foi nesse período, que Fran-cisco percebeu a necessidade de uma melhor prestação dos servi-ços de fornecimento de material com qualidade para o setor, so-bretudo a qualidade dos produtos e decidiu abrir sua própria empre-sa, que já conta com 4 anos.

Ex-pedreiro dinamiza empresa de material de construção

Nela são comercializados to-dos os tipos de produtos, à exceção de madeira, que têm grande acei-tação da clientela, principalmente de Riacho dos Cavalos, que com-pra bastante cerâmica, ferro e ci-mento, vindos inclusive do estado do Rio Grande do Norte.

Além de material, Francisco também disponibiliza equipamen-tos para as obras. Atualmente, dois caminhões basculantes (caçam-bas) e retro escavadeiras levam areia e barro até as obras existentes nos municípios de Riacho e Catolé do Rocha.

“Comecei de baixo, fui deva-gar e graças a Deus, hoje vendo

bastante”, testemunha. Com essa mesma simplicidade, Francisco pretende agora diversificar suas atividades, por meio de uma pe-quena indústria de pré-molda-dos.

Segundo ele, o objetivo é ex-pandir os negócios para melhor atender os clientes, cujo número aumenta a cada dia e também ge-rar mais empregos diretos e indire-tos, fomentando a economia local. Confirmando o ditado de que “em se plantando tudo dá”, a empresa de Francisco nesse curto espaço de tempo já se tornou o 4º maior contribuinte de ICMS de Riacho dos Cavalos.

Page 31: Revista - Edição 67

Revista RESUMO • 31

“Além de boa gestão, comércio também é sorte”

Com apenas 14 anos de idade, ele já expressava sua vocação para o co-mércio, vendendo de

porta em porta produtos para o seu irmão, no município de Ria-cho dos Cavalos.

Dois anos depois, Denísio Ca-etano já era cliente de distribuido-ras e contava com dois auxiliares para expandir as atividades como prestanista. E aos 21 anos de idade, havia aumentado para 10 o núme-ro de vendedores, dentro de um sistema de crediário consolidado por um bom poder de compras direto das fábricas, de produtos de alumínio, sofás e capas de cortina.

A história de sucesso empresa-rial chega aos dias atuais através da Distribuidora Boa Sorte, que man-tém o nome do crediário que lhe deu origem e hoje oferece a ataca-distas, pequenos lojistas e mercadi-nhos um mix de mais de 200 ítens, 18 deles com fabricação própria.

A “Boa Sorte” atua nos estados da Paraíba e Rio Grande do Nor-te, além de parte de Pernambuco e Ceará, gerando 40 empregos dire-tos. “Nosso objetivo é crescer mais e para isso estamos fazendo uma consultoria sobre logística junto ao Sebrae”, afirmou Denísio.

Nesse contexto, ele dispõe de representantes em todas as cida-des e caminhões para entregas dos produtos fabricados na Marbele, empresa também de sua proprie-dade, que garante além da qualida-

Denísio Caetano: De prestanista a empresário

de, competitividade nos preços de mercado.

Apesar de toda essa estrutura, Denísio mantém a mesma sim-plicidade do início de sua vida profissional, fazendo questão de consultar os vendedores antes do lançamento de novos produtos, o que também contribui para man-ter a fidelidade, por extensão, dos clientes dos clientes.

E o resultado são novas com-

pras, a partir do pagamento da última prestação, de produtos os mais variados, como capa de sofá, cortina, poltrona, capa de colchão sanduicheira, ventilador e até tra-vesseiros. Essa trajetória de su-cesso e fomento à economia local rendeu à Distribuidora Boa Sorte a condição de maior contribuinte de ICMS de Riacho dos Cavalos e um dos cinco maiores da Região de Catolé do Rocha.

COMÉRCIO

Page 32: Revista - Edição 67

Escritório de contabilidade expande unidades pelo Brasil a partir do Sertão

CAPA

Vem da cidade de Ca-tolé do Rocha, uma das cidades polo mais importantes da Para-

íba - distante 411 quilômetros da Capital - um empreendimento vi-torioso, consolidado através da fé, coragem e determinação que ca-racterizam os sertanejos.

Mais do que uma marca volta-da a unificar a identidade de suas unidades, o escritório Ação de Contabilidade, é hoje referência em profissionalismo e qualidade nos serviços oferecidos para ou-tras cidades e estados, a exemplo do Rio Grande do Norte, Ceará e Pernambuco.

A nova sede, inaugurada há pouco mais de 6 meses, em 10 de fevereiro do corrente ano, im-pressiona pelas amplas, moder-nas e funcionais instalações, bem como pela estrutura de recursos humanos, que inclui 45 colabora-dores distribuídos pelos setores: fiscal, contábil, pessoal, expedição

32 Revista RESUMO •

Page 33: Revista - Edição 67

Revista RESUMO • 33

Contabilistas Bento Filho e Michele Saldanha

de documentos, administrativo e consultoria. Com uma área cons-truída de 1.520 m2, o prédio foi idealizado pelo casal de empresá-rios da área contábil Bento Filho e Michele Saldanha Bezerra Lima, ela, natural de Mossoró (RN).

A Ação Contabilidade e Con-sultoria é uma empresa voltada para o segmento de contabilidade e consultoria empresarial, nas áre-as: contabilidade, auditoria, perí-cia contábil, planejamento tributá-rio, assessoria aos departamentos pessoal e previdenciário, consulto-ria fiscal e assessorial empresarial em defesas tributárias.

Ampla estruturaO projeto, desenvolvido pela

arquiteta Edilma Silva, resultou em um andar térreo, onde funcio-na a diretoria, recepção, setor fis-cal, trabalhista, arquivo totalmente

digitalizado, garagem, copa e área de serviço. No primeiro andar fun-cionam o setor contábil, sala técni-ca, sala da administração, auditório com capacidade para 56 pessoas sentadas. Já no segundo, ainda há uma área para futura expansão do escritório e adição da contabilidade pública que está projetada para em breve atuar nesse ramo contábil. Fi-nalmente, na cobertura, tem uma área de lazer onde são realizadas as confraternizações do grupo. “Nós nos casamos muito jovens, aos 17 e 16 anos respectivamente, e profissionalmente ela sempre me incentivou e deu forças. Michele é meu braço direito e desenvolve-mos juntos nossas atividades des-de o início, com fundamental atu-ação no escritório, sobretudo nos departamentos contábil, admi-nistrativo e financeiro”, relembra, num misto de orgulho e felicidade.

Constante atualizaçãoPara ele, a contabilidade passa

atualmente por grandes mudanças, tanto no aspecto fiscal quanto nas normas contábeis, que vêm sendo alteradas desde 2007, o que repre-senta para o profissional contábil um grande desafio, que é o de se modernizar e trabalhar especial-mente como consultor, capaz de trazer informações úteis para de-cisão da administração e a implan-tação do planejamento tributário, buscando sempre alternativas, den-tro das normas legais, para que o empresário possa minimizar as car-gas tributárias impostas no País.

“Nossa unidade de Catolé do Rocha atende todo o Sertão da Paraíba. Ainda atuamos de Santa Luzia até Campina Grande e João Pessoa, pois trabalhamos para atender todo o estado, além do Alto Oeste do Rio Grande do Nor-

Page 34: Revista - Edição 67

CAPA

34 Revista RESUMO •

Recepção

Palestras constantes são realizadas no auditório para seus funcionários e clientes

Funcionários dispõem de amplo e moderno ambiente de trabalho

te, através de cidades como Caicó, Messias Targino, Porto Alegre, Martins, Umarizal, Jardim de Piranhas, Apodi, Caraúbas, entre outras tantas”, afirmou Bento Filho, acres-centando que essa carteira de clientes fora do município representa hoje, algo próximo de 50% de sua clientela.

Clientes mantêm fidelidadeNesse contexto, Bento Filho destaca um

dado interessante e favorável, que é o dife-rencial de a Ação Contabilidade não perder clientes. “Pelo contrário, temos clientes que se fidelizam ao escritório e a partir daí, criam novas empresas e indicam outros, o que faz com que tenhamos um percentual mínimo de perda”, ostentando que em vinte anos per-deu um número inexpressível de clientes.

Além da unidade de Catolé do Rocha, existem outras duas, sendo a primeira sedia-da em Mossoró, que tem como diretor o seu irmão mais velho o Sr. Tupinambá de Paiva Carvalho (contador e advogado) e conta com a assistência de seus pais o Sr. Bento de Car-valho Lima e Maria do Socorro Paiva Lima que, para todos, são os maiores professores e incentivadores e a segunda em Natal, capital do RN, onde está o caçula da família, o Sr. Eriwelton de Paiva Carvalho Lima Arnaud, sendo que, apesar de cada escritório ter in-dependência financeira e administrativa, ao mesmo tempo possuem o mesmo nome de fantasia e trocam experiências e conhecimen-tos, o que torna a empresa mais fortalecida com esse compartilhamento de informações.

Abrangência de atividadesA empresa atua em um panorama regio-

nal, no qual as organizações empresariais têm muitas dificuldades para se manter no merca-do, em virtude da realidade econômica e sua carteira de clientes abrange todos os tipos de atividade, desde os comércios varejista e ata-cadista, passando pelas indústrias, importado-ras, colégios, clínicas, escritórios de advocacia, até loteamentos, incorporações imobiliárias e construtoras, com a mesma forma de trata-mento para todos.

Page 35: Revista - Edição 67

Revista RESUMO • 35

Salas climatizadas para cada setor de trabalho

Equipe de trabalho que compõem a empresa Ação Contabilidade & Consultoria

Base firme como uma rochaCatolé do Rocha é a base da Ação

Contabilidade, onde existe o maior número de clientes, fato que permi-tiu buscar clientes em outras regiões. Esse fato é motivo de duplo orgulho para Bento Filho por ser Catolé tam-bém a cidade onde nasceu e cresceu profissionalmente, contribuindo para o seu desenvolvimento econô-mico, através da geração de cerca de 45 empregos de forma direta, além dos empregados terceirizados.

“Importante ressaltar que, para os nossos clientes de outros municí-pios e estados vizinhos, realizamos além das visitas pessoais, o trabalho de coleta física de documentos, quin-zenalmente, utilizando nossos veícu-los de uso exclusivo para serviços da Ação Contabilidade realizando as ro-tas que passam por todas as cidades”, lembra. A capacitação e qualificação são outras constantes ações desen-volvidas no escritório, por meio de cursos presenciais e telepresenciais em diversas áreas de contabilidade e tributação, além de treinamentos produzidos sobre ferramentas contá-beis, diretamente com os clientes.

Parceria com CRCNesse contexto, também são

comuns parcerias com o Conselho Regional de Contabilidade da Para-íba, firmadas com o apoio do vice--presidente administrativo Garibaldi Dantas, entusiasta do processo de educação continuada desenvolvido pelo órgão em todo o estado, voltado à valorização do profissional da con-tabilidade. Já com o Fisco Estadual, a Ação Contabilidade mantém um relacionamento harmônico, apre-sentando seu trabalho e respeitan-do a função dos agentes, que é a de fiscalizar e realizar os levantamentos necessários.

Page 36: Revista - Edição 67

36 Revista RESUMO •

COMÉRCIO

36 Revista RESUMO • 36 Revista RESUMO •

Quem não gosta de uma confortável cadeira de balanço, seja para descansar ou no caso das mães, para ninar suas crian-ças? Essa peça faz parte, há décadas, da decoração de casas, sobretudo aquelas interioranas, cujos moradores conservam o hábito de uma boa prosa na calçada na “boquinha da noite”.

A preservação dessa verdadeira tradi-ção é mantida, a partir do município de Riacho dos Cavalos, graças à força de tra-balho e perseverança do empresário Jessé Vieira Carneiro, que herdou do pai Jessé Pinheiro Carneiro, cuja empresa fabrica dois conjuntos maiores e menores de ca-deiras de balanço, com mola, de fitilo e de palhinha.

Para todo o BrasilInicialmente, ele cobrava pela execu-

De pai para filhoCadeira de balanço de Riacho dos Cavalos preserva tradição no País

Família: Jessé Carneiro e sua esposa Raimunda Vieira, com os filhos Jéssica Ruama, Samuel Vieira e Jessé Vieira Júnior

Cadeira de balanço adulto e infantil

ConjuntoBig

Page 37: Revista - Edição 67

Revista RESUMO • 37Revista RESUMO • 37Revista RESUMO • 37

ção do serviço, mas, em seguida, adquiriu novas máquinas, regis-trou sua empresa, passou a adqui-rir matéria prima e multiplicou as vendas, ampliando-as para todo o Brasil, sobretudo na Região Nor-deste. Nos galpões, amplos e fun-cionais, são produzidas 3 a 4 mil peças por mês, com matéria pri-ma vinda do Ceará, Pernambuco, Piauí e São Paulo.

“Minha produção é artesanal! Para uma cadeira ser tecida é ne-cessário uma ou duas horas. Então eu levo para a casa do artesão e depois recolho. Na empresa, temos em torno de 15 a 20 funcionários que fazem a parte de armação e, indiretamente, temos cerca de 30 terceirizados, gerando cerca de 50 empregos no município”, afirma, orgulhoso.

Geração de empregosAs oportunidades de trabalho,

porém, vão muito além disso. Exis-tem ainda os crediaristas, que são hoje aproximadamente 50 dentro da região, que geram cada um em torno de 4 ou 5 empregos. Eles compram as cadeiras prontas e buscam ven-der pelo Nordeste, com condições de venda, que vão de 60 até 120 dias para pagamento, junto a outros ítens como bujões e cabides de roupa.

E a tendência é aumentar a produção, diante da ótima aceita-

ção, que chega a dificultar o aten-dimento à demanda, notadamente daquelas cadeiras onde são utiliza-das a fibra sintética e são bastante procuradas por clientes de João Pessoa e Natal. “Pretendemos ino-var com alguns conjuntos moder-nos e sofisticados de alumínio, que têm grande durabilidade e beleza, voltados para uma classe social mais elevada”, concluiu Jessé, que conta com a esposa Raimunda de Lima Vieira, na administração fi-nanceira da empresa.

Jessé Carneiro com seu gerente administrativo, Romero Vieira

ConjuntoBalain

Page 38: Revista - Edição 67

38 Revista RESUMO •

COMÉRCIO

Panelas de pressão produzidas pela Real conquistam o mercado Nacional

Diretor executivo, José Felinto da Cruz Neto

Mensalmente são fabricadas 50 mil unidades de panelas de pressão

As Regiões do Nordeste, Norte e Sudeste são os maiores consumidores das panelas pro-duzidas pela Real Indústria e Comércio de Alu-mínios, genuinamente natural do município de Catolé do Rocha.

Mensalmente são fabricadas cerca de 50 mil unidades, com dois tipos de acabamentos (polidas e pintadas) com quatro diâmetros di-ferentes, com capacidades volumétricas para 2,5 – 4,5 – 7,0 e 10,0 litros, que atendem as mais variadas necessidades das donas de casa que utilizam a panela de pressão para cozinhar mais rapidamente os alimentos, ganhando tempo no seu dia-a-dia.

O Gerente Administrativo José Felinto da Cruz Neto afirmou que a Panela Real tem a qualidade presente em todas as etapas de fabri-cação, através de um rigoroso controle, que são aferidas pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia, e registrado através dos Selos do Inmetro, tornando a qualidade um ali-cerce para a construção de uma relação sólida e duradoura com seus clientes e fornecedores.

O grupo RealLaminor tem desempenhado um papel im-

portante no cenário econômico da Região, pois o Grupo gera muitos empregos e movimentam uma significativa parte da economia de Cato-lé do Rocha. Portanto, a Fábrica de Alumínio Real e Laminor contribuem para o desenvolvi-mento e crescimento da Região, ao servirem de “colchão” amortecedor do desemprego.

E não para por aí, o Grupo está em processo de expansão, visando aumentar sua produção, suas instalações, e conquistar novos mercados, buscando sempre o desenvolvimento e fortale-cimento da Empresa e dos colaboradores.

Page 39: Revista - Edição 67

Fabimaldo Vieira Melo, 54 anos, desde jovem tinha o sonho de possuir seu próprio negócio, quando em 1976 abriu seu pri-meiro estabelecimento: um bar em Jericó, sua cidade natal, mas para o espírito empreendedor do rapaz isso não bastou e foi assim que surgiu a Bom Passo Calçados. Em sua trajetória ele contou com uma grande aliada, sua esposa Ma-ria do Socorro F. de Melo, e juntos, com muito esforço e perseveran-ça conseguiram se consolidar no comércio varegista de calçados.

Bom Passo CalçadosSempre em busca de novas conquistas

Inicialmente, no município de Je-ricó, após 20 anos, já com três fi-lhos, decidiu ampliar os negócios e abrir uma filial em Catolé do Ro-cha, atualmente com 12 funcioná-rios. É considerado um logista de sucesso. Como o empreendedor de fato está sempre em busca de novas conquistas na medida que propõe melhorar a qualidade do atendimento ao seu cliente, além da loja em Uiraúna, Fabimaldo ex-pandiu mais uma vez os negócios e abriu um Lojão de liquidação em Catolé do Rocha.

Fabimaldo Vieira e Maria do Socorro comandam a Bom Passo Calçados

O Supermercado Boa Vista con-tinua crescendo junto com a cidade de Catolé do Rocha. Iniciado há 25 anos através de pequeno comércio, hoje o empreendimento já ultrapas-sa uma área de mais de 1.400 m2, entre mercado e depósito.

“Íamos para Fortaleza, trazía-mos mercadorias, revendíamos e fomos crescendo. A frente da loja nos dias de sábado já ficava lotada, esperando os que estavam dentro saírem para comprarem”, lembra, o empresário José Silvestre da Silva, ao orgulhar-se de, neste período, nunca ter pago uma duplicata em atraso nem ter o título protestado. A parte administrativa interna da empresa fica a cargo da filha Eliane

de Paiva Silvestre e a financeira sob a responsabilidade do filho Waks-man Silvestre.

Na empresa familiar, coman-dada por José Silvestre da Silva, a esposa Ilza de Paiva Silvestre e filhos, os clientes de Catolé do Ro-cha e cidades próximas, encontram tudo que se precisa numa casa, com grande variedade de alimentos, car-nes, aves e produtos hortifrutigran-jeiros, além de aparelhos eletrôni-cos, eletrodomésticos e celulares.

Lá, os clientes encontram, num amplo espaço, comodidade para comprar produtos de qualidade, com as mais variadas opções de pagamento. Comerciante por vo-cação e Administrador de Empre-

sas por formação, Silvestre marcou época na Cooperativa Agrícola Mista dos Irrigantes de Catolé do Rocha, como um de seus fundado-res, onde exerceu o cargo de dire-tor administrativo por cinco anos, tendo gerido depois a CDL. Há 45 anos faz parte do Rotary Clube.

Empresário José Silvestre

Supermercado Boa Vistacresce junto com Catolé do Rocha

COMÉRCIO

Revista RESUMO • 39

Page 40: Revista - Edição 67

40 Revista RESUMO •

INFORMÁTICA

Nossa missão é oferecer soluções na área de tecnologia da informação, atuando no desenvolvimento de sistemas automatizados, treinamentos, suporte técnico e comercialização de equipamentos destinado à área de TI, satisfazendo às ne-cessidades e expectativas dos nossos clientes, objetivando lucratividade, visando o crescimento da empresa e contribuir para a qualidade de vida e o progresso profissional de nossos colaboradores.”

MISSÃO

Equipe PatosEquipe Catolé do Rocha Equipe João Pessoa

César Gomes, sócio da empresa Synctech

Uma história de sucesso em tecnologia

Synctech

A Synctech é uma empresa de tecnologia, especiali-zada em desenvolvimen-to de sistemas e presta-

ção de serviços ligados à informática que atua no mercado desde julho de 1997, provendo soluções, sempre com o uso das mais modernas ferra-mentas existentes no mercado.

“Atualmente, atendemos os mais diversos ramos de atividades do mercado varejista. Nossa ferra-menta se molda à real necessidade dos nossos clientes. Desenvolver e fornecer soluções em automa-ção comercial (soft para controle e gestão de organizações), de acordo com os requisitos e expectativas de mercado; Melhorar continuamente os processos de desenvolvimento e as relações de parceria com nossos clientes, fornecedores e comunida-

de; Satisfazer nossos clientes atra-vés de uma política que objetive o preço justo, uma conduta comercial ética, facilidade de atendimento e que ao mesmo tempo preserve o meio ambiente; Comprometimen-to com a melhoria contínua do sistema de gestão da qualidade, re-dução de custos e atendimento dos objetivos.” Afirma César Gomes, sócio da empresa.

Hoje dispomos de três escritó-rios Comerciais no estado, locali-zados em cidades estratégicas do Estado da Paraíba. “Com essa dis-tribuição podemos atender do esta-do da Paraíba,em um raio de 120 Km de distância máximo, a qual-quer cidade. “

Marcos Antunes, Sócio/ Ana-lista de sistemas afirma ainda que um dos principais pontos fortes da

Synctech é a parceria com os escri-tórios de Contabilidade da região. “Hoje o software de automação precisa conversar diretamente com o sistema de contabilidade. Nosso software faz a integração com os principais sistemas encontrados nos Escritórios Contábeis, fazendo com que a contabilidade do clien-te seja integrada, reduzindo o tra-balho de digitação dos contadores, que passam a fazer o real papel da contabilidade que é auditar a movi-mentação do cliente.”

Page 41: Revista - Edição 67

Revista RESUMO • 41

Page 42: Revista - Edição 67

42 Revista RESUMO •

REVISTA RESUMO

Como cidade polo, Catolé do Rocha tem se desta-cado, a partir da implan-tação do Distrito Indus-

trial, por concentrar a economia da região, atraindo inclusive comer-ciantes e empresários de cidades vizinhas do Rio Grande do Norte para instalação de seus negócios.

O ex-secretário estadual da In-dústria e Comércio no governo Cás-sio Cunha Lima, Fabrício Oliveira que foi um dos responsáveis pelo advento do Distrito, lembra que tudo surgiu da necessidade de várias empresas locais ampliarem seus ne-gócios e de outras se instalarem.

Cadeia produtiva“Hoje nós temos empresas de

alumínio praticamente de toda a cadeia produtiva, desde a fundi-ção, passando pela laminação, até a fabricação de panelas de pressão.

Também temos boas fábricas no setor de calçados, bonés, pré--moldados e roupas íntimas, den-tre outros produtos”, afirmou.

Ele lembra que durante muito tempo os empresários desenvol-veram atividades comerciais pra-

ticamente sem nenhum incentivo local ou estadual e que de uns tem-pos para cá, o governo estadual tem estimulado através de vários programas.

Abastecimento d’águaApesar de reconhecer os bons

resultados alcançados na econo-mia por Catolé do Rocha, Fabrício defende a construção de uma nova adutora ou o redimensionamento da atual. pois a cidade cresceu, sobretu-do na zona urbana e em função da atividade comercial, também o con-sumo da água se elevou bastante.

Catolé do Rocha

No entanto, o açude Mãe D’Água e Coremas, atingiu apenas 40% de sua capacidade, após o inverno.

“E isso nos preocupa muito porque, já para o final desse ano e inverno do ano seguinte, se houver racionamento de água para o con-sumo humano, imagine para a ati-vidade empresarial”, advertiu

Com um dos fundadores da Câmara de Dirigentes de Catolé do Rocha, onde exerceu a presi-dência, Fabrício foi chamado, em 1998, por companheiros da Paraí-ba, para se candidatar à Presidên-cia da Federação das CDLs. Nesse período, também foi eleito Diretor da Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas. O órgão atu-almente conta com 100 associados e se destaca por ser um dos mais representativos do estado.

Segundo o IBGE, Catolé do Rocha possui hoje, uma popula-ção em torno de 30.000 habitantes, além da flutuante, em torno de cinco mil, em função do campus universitário da UEPB e também por ser a cidade polo da região, que congrega vários órgãos do Go-verno e outras empresas.

se consolida como Polo Industrial na Região

Page 43: Revista - Edição 67

Revista RESUMO • 43

CertificaçãoDigital

é na FecomércioO Certificado Digital equivale a uma carteira de identidade virtual, que

permite a identificação de uma pessoa ou empresa por meio digital / eletrônico.

Esta tecnologia confere ao documento assinado digitalmente a mesma validade jurídica do documento assinado em papel e é

exigida em vários procedimentos de transmissão de dados para a Receita

Federal, Receita Estadual e demais órgão governamentais.

Para emitir o seu Certificado Digital ou obter outras informações, dirija-se à

Fecomércio Paraíba ou acesse www.fecomercio-pb.com.br.

Rua Desembargador Souto Maior, 291, Centro - João Pessoa / PBTelefone: (83) 3208-3113 / (83) 3241-2872

CNCFecomércio - PB

Certificação Digital

Page 44: Revista - Edição 67

44 Revista RESUMO •

Com cerca de 30 mil habitan-tes, o município de Catolé do Ro-cha tem se destacado nos últimos anos em termos de arrecadação de impostos na Região do Alto Ser-tão, figurando como referência à frente de Pombal e atrás apenas de Sousa, Cajazeiras e São Bento.

“Em julho de 2010, por exem-plo, nós tivemos uma arrecadação de R$ 399 mil e no mesmo período do ano seguinte essa meta cresceu em mais de 100%, alcançando R$ 833 mil reais. Em 2013, o cresci-mento foi de 13%, mas, nos dois primeiros anos chegou a 26%”, afirma, orgulhoso, o auditor fiscal Adriano Medeiros.

Equipe da Coletoria de Catolé do Rocha: Fernanda

da Silva, recepcionista; Gorete Nobre, escrivã;

Josemar Filgueiras, economista; Adriano

Medeiros, coletor estadual; Carlos Lima, auditor fiscal;

e Francisco das Chagas, motorista

Coletoria supera metas de arrecadação em Catolé do Rocha

Experiência acumuladaApesar de ter assumido a coletoria há pouco mais de três anos, em 14

de janeiro de 2011, ele carrega a experiência acumulada por passagens pelo Posto Fiscal de Cajazeiras, pela gerência de Sousa e pelo exercício dessa função em São Bento e Pombal, credenciado pela formação em análises de sistema e rede de computadores, além de pós graduação em direito tribu-tário e gestão pública pela UEPB (esta última em curso).

Adriano destacou que a Coletoria Estaual de Catolé do Rocha conta atu-almente com 1.370 contribuintes, sendo 269 indústrias, 1.069 varejistas e 32 atacadistas que abrangem as cidades de Catolé do Rocha, Riacho dos Cava-los, Bom Sucesso, Brejo dos Santos, Jericó e Mato Grosso. “Há também o fenômeno do microempreendedor, que às vezes está entrando com inscrição estadual como indústria e esse controle nós ainda não temos”, lembrou.

Page 45: Revista - Edição 67

Revista RESUMO • 45

A data de 25 anos marca a celebração das Bodas de Prata da Farmácia São Francisco, que tem

à frente o casal João Veras Diniz e Marta Lúcia Borges Veras.

Em Catolé do Rocha, esse mar-co histórico pôde ser comemorado pelas populações de Catolé do Ro-cha, cidades circunvizinhas e esta-dos vizinhos, como Rio Grande do Norte, e dispor ininterruptamente

São Francisco: Tradição em remédios e exames laboratoriais

neste período, dos serviços da Far-mácia São Francisco.

Lá, os clientes têm a certeza de um bom atendimento, em amplas instalações e uma variedade enor-me de remédios de marca e gené-ricos, para atender suas necessida-des, além, claro, de uma gama de perfumaria, tudo com a excelência de qualidade reconhecida pelo PNCQ, Vigilância Sanitária, Pro-con e Sudema.

Zelo com a saúdeO mesmo zelo com a saúde das

pessoas também é oferecido pelo farmacêutico e bioquímico João Veras e sua esposa, a enfermeira Marta Lúcia, no Laboratório, que teve início em Coremas e foi um dos pioneiros em Catolé do Rocha, há nada menos que 33 anos, sem-pre realizando exames com preste-za e credibilidade.

A vocação do casal para a área de saúde, exercida através dessas atividades ao longo dos anos inspi-rou uma filha do casal a formar-se em Odontologia e o irmão a cursar Medicina. Assim, ambos conti-nuarão a cumprir, cada um na sua área, a missão de cuidar da saúde das pessoas, iniciada pelos pais há mais de três décadas.

Casal João Veras Diniz e Marta Lúcia Borges Veras, comanda a Farmácia São Francisco

Page 46: Revista - Edição 67

46 Revista RESUMO •

EMPRESARIAL E TURISMO |

É a quinta vez que o empresário Antônio Nobre de Abrantes está à frente da Câmara de Dirigentes Lo-jistas de Catolé do Rocha, mas parece ser a primeira, pela disposição do trabalho pela defesa intransigente dos que integram o comércio varejista.

As ações do órgão têm contribuído bastante para o fortalecimento do setor, que tem atraído investido-res de outros estados, revelando assim, a viabilidade econômica do município.

Além de também ser empresário no ramo de máquinas e equipamentos para irrigação, Antônio Abrantes possui larga experiência administrativa, tendo sido por treze anos vice-presidente da entida-de, onde depois veio a assumir a presidência. A CDL de Catolé foi fundada há mais de 30 anos.

CDL/Catolé do Rocha

La Paola lança nova coleçãoConhecida pela qualidade dos produtos e satis-

fação dos clientes, a La Paola Moda Íntima lançará no período de outubro/novembro sua coleção 2015. A empresa é líder em vendas no mercado, por reunir o belo e o sensual em peças que visam proporcionar o prazer e a felicidade da mulher

Segundo o empresário Paulo Sérgio, além da con-cepção de novos estudos, modelos e projetos, a La Pa-ola abrirá mais uma loja, desta vez na cidade de Mos-soró, no Rio Grande do Norte, até o próximo mês de dezembro, como forma de melhor atender a clientela.

“Nossa fábrica e matriz é em Catolé do Rocha, mas temos filiais em João Pessoa e Caicó (RN)”, afir-mou, lembrando que 80% das vendas das 60 mil pro-duzidas ocorrem na Paraíba e os outros 20% em esta-dos como Rio Grande do Norte e Piauí.

20 Maiores Municipios Arrecadadores do ICMS na Paraíba - 1º semestre de 2014

Município Arrecadação ICMS População JOAO PESSOA 1.164.118.768,53 769.000CABEDELO 343.599.911,37 63.000CAMPINA GRANDE 195.616.429,26 400.000SANTA RITA 30.795.657,09 125.000PATOS 22.367.649,95 104.000CAAPORÃ 21.601.607,81 21.000CAJAZEIRAS 17.921.784,37 60.000BAYEUX 17.485.545,51 102.000ALHANDRA 18.663.197,91 18.000SOUSA 15.465.156,14 68.000GUARABIRA 13.060.518,81 57.000CONDE 12.149.200,10 23.000ESPERANÇA 7.474.119,21 32.000QUEIMADAS 6.607.395,72 42.000SÃO BENTO 4.940.119,05 32.000MAMANGUAPE 3.753.465,17 43.000SAPÉ 3.824.501,74 51.000MATARACA 3.890.616,63 7.000CATOLÉ DO ROCHA 3.688.951,03 29.000POMBAL 2.517.920,59 32.000

Page 47: Revista - Edição 67

Revista RESUMO • 47

| Mozart e Izabel Montenegro |

JP lança Coluna de NegóciosO Jornal da Paraíba, lançou, como arte do seu ani-

versário de 43 anos, a coluna “Valor”, assinada pela jor-nalista Carol Marques. “O espaço representa uma ino-vação editorial na imprensa do estado, focado em notas, comentários e entrevistas sobre o mundo dos negócios, arte, cultura e cena política”, afirmou o empresário Edu-ardo Carlos, da Rede Paraíba de Comunicação.

O ponto alto do evento, que reuniu empreendedo-res, publicitários e autoridades políticas, foi uma pales-tra do mega empresário João Carlos Paes Mendonça.

Marconi Medeiros recebe homenagem da ASCOM-PB

O presidente da Federação do Comércio da Para-íba, Marconi Medeiros, foi homenageado pela Asso-ciação Comercial da Paraíba, durante reunião empre-sarial ocorrida na sede da entidade, pelos relevantes serviços prestados ao segmento.

Na ocasião, foi lançado o Momento do Associado, que será o espaço transparente e democrático, desti-nado aos associados, para apresentação de sugestões, críticas e elogios.

João Carlos Paes Mendonça, ladeado por Leonel Freire e Walber Santos

Marialvo destaca crescimento da economia na PB

O secretário estadual da Receita, Marialvo Laure-ano, destacou o aumento de 14,5% na arrecadação de R$ 2,46 bilhões m ICMS na Paraíba, de janeiro a ju-nho deste ano em relação ao mesmo período no ano passado. Ele atribuiu esse resultado positivo à política de desenvolvimento regional realizada pelo governo.

“O bom crescimento se deu pelo incentivo à ins-talação de novas empresas, onde o maior crescimento foi observado no setor de varejo, que representa 31% de todo o ICMS arrecadado no estado”, destacou.

Alexandre Moura é o novo presidenteda FACEPB

O empresário Ale-xandre Moura é o novo presidente da Associação Comercial e Empresa-rial de Campina Grande para o biênio 2014/2016. A eleição se deu durante Assembleia Geral da fe-deração das Associações Comerciais e Empresa-riais da Paraíba (FACE-PB). Na ocasião, também foram escolhidos os no-vos membros da Direto-ria Executiva e do Conse-lho Fiscal.

Page 48: Revista - Edição 67

48 Revista RESUMO •

REVISTA RESUMO

O empreendedor é um agente de mudanças e ino-vações, que identifica oportunidades e busca recursos para transformar conhecimento em ri-queza. Assim é o empresário João Macário, que

deixou de ser atacadista e hoje, ao lado de familiares, atua em diversos ramos industriais na região de Catolé do Rocha, tais como calçados, confecções, utensílios de limpeza e, re-centemente, seu novo empreendimento é a concessionária Macário Veículos, que lidera a revenda de carros nacionais e importados no Sertão da Paraíba e tem à frente o seu genro Lamunier Vieira.

Sua principal empresa é a Rastro, que fabrica calçados, desde material esportivo até sapatilha, chinelos, tênis, sapa-tênis e sapato social. Acompanhando sempre a tendência da moda, o empreendimento não para os investimentos e tem como meta ampliar a produção e melhorar a qualidade dos seus produtos. Atualmente, o grupo João Macário gera mais de 120 empregos diretos. A administração está a cargo do genro de João Macário, Roberto Martins, que foi seu vende-dor durante 19 anos.

Ao lado do filho Dijanildo Ferreira, João Macário ideali-zou a D’vest, que fabrica e vende no varejo roupas masculi-nas e femininas, enquanto de outro lado o genro Leonardo abriu a Vomina, fábrica de utensílios de limpeza.

Mais um empreendimento do grupo João Macário

Macário Veículos

O empreendedor João Macário e a esposa Ermínia Macário

O diretor executivo da Macário Veículos, Lamunier Vieira com a esposa Djaneide Macário

Page 49: Revista - Edição 67

Revista RESUMO • 49

Empresário diversifica e expande atividades para Mossoró

A linha de produtos ofe-recida pela Lívia Ele-tromóveis aos seus clientes impressiona

pela qualidade e diversidade, que vão desde aparelhos de telefonia, informática e eletrodomésticos, até móveis projetados, inclusive com linha infantil.

A loja na cidade polo de Catolé do Rocha conta com treze funcio-nários e dispõe de produtos das regiões Sul e Sudeste, bem como do Nordeste, na área de móveis. Já a procura vem de clientes também das cidades de Brejo do Cruz, Jeri-có, Bom Sucesso e parte do estado do Rio Grande do Norte, que faz fronteira com a Paraíba.

Disposição de trabalhoAos 54 anos de idade, sendo

25 deles destinados ao comércio,

Martiniano Estevão Júnior conti-nua com a disposição de trabalho do início da carreira e pretende no próximo mês de outubro, abrir uma filial em Mossoró, para venda de móveis projetados.

“A internet é a maior concor-rência atualmente e chega a ser desleal, pois temos que contratar funcionários e arcar com folha de pagamento e encargos sociais, que representam custos elevadíssimos”, queixa-se, lembrando que em contrapartida com a empresa vir-tual diferente, cujo investimento é bem inferior ao seu, daí os preços mais competitivos.

Ele destaca, porém, que em sua loja há mais facilidade de eventual permuta do produto, além de toda a assistência disponibilizada, bem diferente do comércio virtual. E cita as datas comemorativas aos

dias das Mães, em maio, e o perí-odo de Natal e Ano Novo, como os de maior movimento.

Matiniano Estevão Júnior, um empreendedor de visão empresarial

COMÉRCIO

Page 50: Revista - Edição 67

50 Revista RESUMO •

HOMENAGEM

São Braz ganha prêmio‘Fornecedor do Ano’

A São Braz consagrou--se pelo 9º ano seguido como a vencedora do prêmio Fornecedor do

Ano do Grupo Nordestão, na cate-goria café torrado e moído. O tro-féu é uma premiação conferida pela rede de supermercados Nordestão.

A cerimônia de entrega dos prêmios ocorreu recentemente em um evento fechado no Centro de Convenções de Natal (RN). O Su-permercado Nordestão é uma das maiores redes do setor no Brasil e reconhece anualmente as empre-sas fornecedoras com as melhores práticas de gestão e transparência, em 40 categorias.

O diretor comercial da São

Braz, Walber Santos, recebeu o prêmio das mãos do presidente da empresa ‘O Nordestão’, Manuel Etelvino. “Todos os anos nos reu-nimos e colocamos como objetivo conquistar esse prêmio, porque é um grande reconhecimento.

Segundo a Abad, O Nordestão tem o melhor índice de vendas por metro quadrado do Brasil”, expli-ca o diretor comercial da São Braz. Outras cinco empresas nacionais e multinacionais concorreram com a São Braz. “Ganhar esse prêmio é um exercício de aprimoramento”, consi-dera Santos.

De acordo com a assessoria de imprensa do Nordestão, são avalia-dos vários critérios para a escolha das empresas vencedoras, como logística, ações promocionais, par-ticipação em eventos nacionais e

internacionais, dentre outros. Os critérios avaliados são em relação ao ano anterior à premiação – no caso, 2013. Além da São Braz, ou-tras 39 empresas foram premiadas em diversas categorias.

O diretor-superintendente da São Braz, Leonel Freire, destaca que o troféu Fornecedor do Ano na categoria Café é um reconhe-cimento ao trabalho desenvolvido pela São Braz, no intuito de con-ciliar um portfólio de produtos de qualidade com uma prestação de serviços eficiente, em relação à en-trega e pós-venda.

AS EMPRESASCom sede na Estrada de Ca-

bedelo e uma unidade em Itatiba (SP), a São Braz fabrica cerca de 200 itens alimentícios, destacan-do-se pela produção do café, pro-duto mais tradicional. A empresa produz oito tipos diferentes de café, em 16 pesos e embalagens distintos. A tecnologia usada para a mistura do café é própria, confor-me o padrão de cada grão e após a torra. Os produtos da São Braz abastecem as estantes de todas as grandes redes de supermercados do país. Apenas na sede trabalham mais de mil funcionários.

O Nordestão é um dos princi-pais grupos do ramo de supermer-cados do Brasil – em Natal (RN), a rede responde por 50% de todo o mercado local.

Oficialmente fundada em 1972, o grupo conta hoje com oito lojas do segmento de varejo e uma de ataca-do, todas na capital potiguar. O nú-mero de funcionários diretos e indi-retos empregados pelo Nordestão é de aproximadamente 3.640. O Nor-destão destaca-se nacionalmente por ostentar indicadores de perfor-mance de venda entre os melhores do ranking da Abras.

Walber Santos recebeu prêmio pela São Braz

50 Revista RESUMO •

Por Eber Freitas

Page 51: Revista - Edição 67

Revista RESUMO • 51

TALISMÃPALLACE

A preciosidade

do seu conforto

HOTEL

(83) 3441-1960Catolé do Rocha/PB

Atacadão Rio do Peixe é eleito pela 14ª vez o Atacadista Destaque da Paraíba

O Atacadão Rio do Peixe mais uma vez é motivo de orgulho para todo o Nordeste por conquistar pela 14ª vez o título de “O melhor Atacadista Distribuidor do Estado da Paraíba”. O reconhecimento foi dado pela NILSEN E ABAD (ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ATACADISTAS E DISTRI-BUIDORES DE PRODUTOS IN-DUSTRIALIZADOS), através de pesquisa realizada com empresas varejistas de todo o estado.

Para o Diretor Presidente do Grupo Rio do Peixe, José Gonza-ga Sobrinho (Deca), receber este prêmio pela 14ª vez é mais uma comprovação da busca incessante que o Atacadão Rio do Peixe tem em estar sempre se reinventando e contribuindo para o desenvolvi-mento do Nordeste, especialmente na Paraíba.

A entrega do prêmio foi rea-lizada, no Auditório Principal do Expotrade, em Curitiba, no Paraná.

Page 52: Revista - Edição 67

52 Revista RESUMO •

TURISMO | ROGÉRIO ALMEIDA

Caminhos do Frio em BananeirasJá cidade de Bananeiras na Serra da Borborema, região do Brejo paraibano, a 141 km de João Pessoa, participou da Rota Cultural dos Caminhos do Frio 2014, numa iniciativa do Fórum de Desenvolvimento Turístico Sustentável do Brejo Paraibano Reportagem fotográfica de Rogério Almeida

Secretária de Turismo de Bananeiras Miriam Trindade e o Prefeito de Bananeiras Douglas Lucena

Acompanhado do Diretor de Mercados Internacionais da Embra-tur – Instituto Brasileiro de Turismo, o paraibano Gilson Lira, o Ministro do Turismo Vinícius Lages esteve vi-sitando a cidade de Cabedelo e con-feriu o pôr-do-sol de Jacaré ao som

e apoio do Governo do Estado da Paraíba e Sebrae-PB. A rota homenageou o Mestre Maestro, brincante na arte do teatro de bonecos do Brejo paraibano. No roteiro visita ao Engenho Goiamunduba que desde 1877 produz a Cachaça Rainha, ao

Condomínio Águas da Serra, do primeiro campo de golfe da Paraíba, além de concerto da Camerata Oitiva na Igreja de Nossa Senhora do Livramento e shows de artistas como Nando Cordel. Destaque ainda para o recém-inaugurado e reformado Restaurante da Estação de Bananeiras.

Chef Veridiano Nunes (Condomínio Águas da Serra), Secretária de Turismo de Bananeiras, Miriam Trindade e Rogério Almeida

Adriano Bezerra Cavalcanti (Engenho Goiamunduba da Cachaça Rainha) e Verônica Guerra (CBN João Pessoa)

Jornalistas no Condomínio Águas da Serra em Bananeiras (PB)

Ministro do Turismo em Jacaré

do Bolero de Ravel, com Jurandir do Sax. O evento que é uma atração turística da PB está sendo ameaçada com a derrubada dos bares e restau-rantes. O Ministério Público exige que os bares sejam relocados e libe-rada a área da marinha. No local, o ministro foi recebido pelos Secretá-rios de Meio Ambiente de Cabedelo Walber Farias e o de Turismo, Omar Gama.

Secretário de Meio Ambiente de Cabedelo, Walber Farias, de Turismo Omar Gama, Ministro do Turismo Vinícius Lages e Jurandir do SaxFoto: Prefeitura de Cabedelo

Page 53: Revista - Edição 67

Revista RESUMO • 53

| [email protected] |

Rogério Almeida, Teresa Duarte, Prefeito Kleber Moraes, Ana Célia Macedo (Concierge Jampa) e Alessandra Lontra (Secretaria de Turismo da PB)

O prefeito de Alagoa Nova (PB), Kleber Morais, promoveu com êxito a Festa da Galinha e da Cachaça. No pro-grama, exposição do artesanato local, programações culturais nas escolas¸ Curso gastronômico, Cinema cultural¸ Gincana Cocoricó¸ IV Edição do Chá de Chocolate¸ Vila Gastronômica dos Bares e Restaurantes, Feira do Agricultor, II Campeonato “Os Biriteiros e Comilões” (Jogo de Futebol), Vila Gastronômica, Forró Pé-de-Serra e Shows Musicais como o de Eliane. Alagoa Nova é a cida-de onde aconteceu a Revolta do Quebra--Quilos de 1874.

Um dos locais mais visitados em Bananeiras é o TER-RAÇO LISBOA BISTRÔ & CAFÉ ( Rua Cônego Cristóvão, 430 (Próximo à Igreja Matriz), onde os proprietários, a chef Neide Lisboa com o marido Geovan e o filho Felipe, advo-gado, recebem a todos com muita distinção. O sucesso do restaurante é tanto, que a família está com a intenção de abrir uma pousada com 20 apartamentos.

Terraço Lisboa Bistrô & Café

Geovan e Felipe Lisboa e a adega do Terraço Lisboa em Bananeiras

Henriqueta, Geovan e Neide Lisboa (Terraço Lisboa) e Teresa DuarteEdilane Araújo (TV Cabo Branco), Ruth Avelino (presidente da PBtur), jornalistas Teresa Duarte e Maria Helena Rangel

Festa da Galinha e da Cachaça de Alagoa Nova

Page 54: Revista - Edição 67

realização apoio

CLASSE AOPERADORA

ON LINE

A cidade de João Pessoa sedia-rá, entre os próximos dias 9 a 11 de outubro, no auditório do Hotel Caiçara, o 10 º Encontro das Em-presas de Serviços Contábeis e das

Empresas de Assessoramento, Pe-rícias, Informações e Pesquisas da Região Nordeste.

Consolidado no calendário de eventos nacional, o Enescap-NE oferece aos empresários das em-presas de serviços contábeis, em-presários em geral e profissionais da contabilidade a oportunidade de aprimoramento, reciclagem e crescimento profissional, através de palestras, painéis e discussões sobre diversos temas de interesse da categoria.

Inscrições abertasO Encontro é promovido pelo

Sindicato das Empresas de Servi-

ços Contábeis, Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas do Estado da Paraíba (Sescon--PB), presidido por Joelmarx Sobrinho e a programação prevê feira de negócios e palestra sobre temas como “As empresas de ser-viços contábeis no mundo pós--Sped”, ‘E-social” e “Incentivo à reciclagem profissional”.

As inscrições podem ser fei-tas através do site www.enes-capne.com.br e pelo número 3221-4202. O investimento para o associado adimplente é de R$ 80,00, para os demais associados R$ 125,00, não associados R$ 250,00 e estudantes R$ 80,00.

Paraíba sediará encontro regional de empresas contábeis

Presidente do Sescon/PB, Joelmarx Sobrinho

EVENTOS

Page 55: Revista - Edição 67

realização apoio

CLASSE AOPERADORA

ON LINE

Page 56: Revista - Edição 67