revista do clube monte líbano - set/out 2013

32

Upload: lacabrasil

Post on 29-Nov-2015

1.016 views

Category:

Documents


26 download

DESCRIPTION

Revista online do Clube Monte Líbano - Set/Out 2013

TRANSCRIPT

Page 1: Revista do Clube Monte Líbano - Set/Out 2013
Page 2: Revista do Clube Monte Líbano - Set/Out 2013

2 CLUBE MONTE LÍBANO

Page 3: Revista do Clube Monte Líbano - Set/Out 2013

3CLUBE MONTE LÍBANO

Em mais um aniversário de fundação do Clube Monte Líbano, estamos todos diante de asso-ciados, conselheiros e diretores desta institui-ção – a quem devemos um enorme grau de res-peito e admiração. Quero fazer um destaque aos fundadores do Clube, srs. Américo José Oakim e Roberto Maksoud, mesmo ausentes na noite de hoje.Já são quatro anos de uma gestão que finda este ano, feita com muito zelo e responsabili-dade e que muito me orgulha, especialmente porque tenho contado com o apoio de ami-gos, do meu conselho diretor, colaboradores, associados e principalmente de dedicados funcionários que trabalham em favor do bem comum. Nesses anos, não realizamos apenas obras materiais – que falam por si em beleza, utilidade e modernidade. Nesses anos, diaria-mente construímos cidadania, bases familia-res, amizade entre povos, com importantes parcerias que ofereceram bem estar ao asso-ciado – independente de suas origens.Aceitando e compreendendo as diferenças de cada um, aqui no Clube Monte Líbano cons-truímos um modelo de convívio social fraterno e solidário, investindo alto na valorização do indivíduo, da família e de suas manifestações – sociais, artísticas, esportivas ou profissionais. E isso pode ser constatado por quem vem ao clube. Aqui encontrará sempre um clima de hospitalidade e amizade – até mesmo aque-les mais tímidos e discretos, pois não faltam ações esportivas e sociais integradoras e que rompem barreiras e preconceitos. Além disso, contamos com um quadro de fun-cionários atuantes, que atendem o associado e seus dependentes com a dignidade e o res-peito que se espera.Mas nossa administração, seguindo a política instalada em gestões passadas, permanece atendendo também a sociedade, que encon-tra aqui no Clube Monte Líbano, um ambiente qualificado, amplo e em uma localização geo-gráfica privilegiada que faz com que grandes

Discurso do Presidente

empresas e instituições se utilizem de nos-sos espaços para a realização de importantes eventos e encontros públicos. Quero destacar, inclusive, que a locação dos nossos espaços para um público externo tem gerado recursos que nos permitem investir de maneira maciça em melhorias internas e externas, sem onerar os associados com inde-sejáveis taxas. Dentre essas melhorias, infor-mo que acabamos de adquirir um gerador de 150 kva para que tenhamos mais autonomia e estabilidade no verão. Adquirimos, também, um elevador novo e moderno, que irá atender todas as necessidades especiais do associado e seus convidados. Mais um sonho antigo que estamos conseguindo realizar.Mas o Clube Monte Líbano não é só uma en-tidade recreativa e social. É nossa segunda casa, com uma família de amigos.Enfim, estamos trabalhando dia após dia, nas mais variadas frentes, para fazer do Clube Monte Líbano, no futuro próximo, o melhor clube de lazer e entretenimento da cidade. Hoje, é uma noite de comemoração na qual quero brindar com vocês essa fase do Clube Monte Líbano, que a partir das raízes e da so-lidez proporcionada pelas anteriores adminis-trações, vem honrando nossos antepassados e a sociedade carioca.Em nome de minha esposa Maria Teresa Ghetti Arbex, quero agradecer o apoio da Comissão de Senhoras e sócias que colaboraram na festa ju-nina e que frequentam os almoços da Comissão. Agradecimento carinhoso para a Sra. Maria Pei-xoto e um especial para a Sra. Lucila Assemany, que jamais mediram esforços e sempre apoiaram todos os eventos que realizamos.Por fim, quero agradecer publicamente a to-dos que participam comigo deste desafio. Mas quero destacar a sempre e leal presença – ao lado do meu coração e da minha vida – da mi-nha mulher Teresa, do meu amado filho Rodri-go e sua esposa, Marcela.Obrigado a todos e aproveitem a festa.

João Randolfo Arbex

Page 4: Revista do Clube Monte Líbano - Set/Out 2013

4 CLUBE MONTE LÍBANO

Biênio 2012/2013

Conselho Deliberativo (2011/2013)Presidente: Gilberto Adib CouriVice-presidente: Eduardo Nagib Gaui1° Secretário: Omar Koury Jr.2° Secretário: Bruno Felício AsmarSecretário Suplente: Rubens Baracat DipConsultor Jurídico: Hélio de Moraes Sarmento

Conselho DiretorPresidente: João Randolfo ArbexVice-presidente Financeiro: Sérgio Chucri MerhyVice-presidente Administrativo: Paulo César de Azevedo RittoVice presidente Social, Cultural e Comunicações : Hilton Abi-RihanVice-presidente de Patrimônio: Frederico Landim MachadoVice-presidente de Sede, Compras e Manutenção: Roberto GauiVice-presidente de Esportes: Paulo Roberto G. da CunhaVice-presidente Executivo da Presidência: Guilherme Neder TanusVice-presidente Executivo da Presidência: João Pedro Costa LeiteVice-presidente Executivo Cultural: José Roberto Pires dos SantosVice-presidente Executivo de Cultura Libanesa e Árabe: Antonio Hamid HamdarAssessora da presidência: Arlinda Elias Couri França dos AnjosTesoureiro Geral: Raphael Luiz P. SiqueiraSecretário Geral: Paulo Edde FilhoDiretor Jurídico: Marco Antonio CouriDiretora de Sede: Maria de Paula P. PeixotoProcurador: Michel Eduardo Chaachaa

Conselho ConsultivoPresidente: Edward Caram AssemanyVice-presidente: Munir MuradSecretário: Américo José OakimMembros: Gilberto Adib Couri, João Randolfo Arbex, José Elias Jacob Aloan, Paulo Cezar Assed, Ramez Saade, Roberto Salomão Couri e Salomão Saadi.

Conselho FiscalPresidente: Paulo Cezar AssedMembros: Adib Jamil Amin, Luiz Carlos Sabbak Tomé, Osmar Fernandes Terra e Roberto Jorge e Guilherme Adib Couri.

Beirute. Vista aérea

Clube Monte LíbanoAv. Borges de Medeiros, 701 - LeblonCEP 22430-041 - Rio de Janeiro - RJTel. (21) 2512-8833www.clubemontelibano.com.br

CLUBE MONTE LÍBANOFundado em 12 de setembro de 1946

Declarado de Utilidade Pública pela Lei Estadual no. 1.952 de 1971Benemérito do Estado por Resolução do Poder Legislativo.

Lei no. 2.297 de 1974Tombado por sua imagem cultural e fachadas arquitetônicas ins-

critas no Compêndio Internacional de Arquitetura.Lei no. 3796 de 7 de julho de 2004.

Rua da Lapa, 120 / 601 - CentroTel.: (21) 3923-5155

e-mail: [email protected]

A revista Clube Monte Líbano é uma publicação oficial do Clube Monte Líbano do Rio de Janeiro e é produzida pela WideBrasil Comunicação Integrada.As opiniões emitidas nas entrevistas concedidas e os textos assinados são de respon-sabilidade de seus autores, não refletindo, necessariamente, a posição dos editores nem do Clube Monte Líbano do Rio de Janeiro.

Setembro / Outubro de 2013 - Tiragem: 1.500 exemplares

Editor e Jornalista ResponsávelRicardo Da Fonseca, MTb RJ23267JR

Conselho EditorialConselho Diretor do Clube Monte Líbano

Jornalismo e RedaçãoRicardo Da Fonseca

DesignR. Gatto

FotografiaCaio GschwendLaura Gargan

Cristina Froment

PublicidadeWideBrasil Comunicação Integrada

(21) 2242-5291(21) 3923-5155

Produção

Page 5: Revista do Clube Monte Líbano - Set/Out 2013

5CLUBE MONTE LÍBANO

Page 6: Revista do Clube Monte Líbano - Set/Out 2013

6 CLUBE MONTE LÍBANO

CLUBE MONTE LÍBANO67 anos

Em mais um bem planejado e executado encontro, o Clube Monte Líbano realizou no dia 28 de setembro a festa em co-memoração à sua fundação.Estiveram presentes sócios e convidados, que fizeram da noi-te mais um momento especial protagonizado pelo Clube.A banda Varda deu o tom da festa, envolvendo com alegria asso-ciados e convidados, que dançaram e se divertiram a noite toda.

Page 7: Revista do Clube Monte Líbano - Set/Out 2013

7CLUBE MONTE LÍBANO

Presidente João Arbex discursando, acompanhado de seus companheiros de diretoria.

Desembargador Wagner Cinelli, Hassan Mohamed El Gamal, presidente do Movimento Palestino Brasileiro, Dr. Ziad Itani, Cônsul Geral do Libano e o presidente João Arbex.

Humberto Saade, Jamil, Roberto, Marcelo, Frederico, Pagrad.

Presidente João Arbex e sra.

Professor Antonio Pereira, diretor do Forte de Copacabana, Nelson Mufarrej Filho, presidente da FELB/RJ, ex-presidentes José Aloan e Ramez Saade.

PC Ritto, João Arbex e Edward Assemany.

Page 8: Revista do Clube Monte Líbano - Set/Out 2013

8 CLUBE MONTE LÍBANO

Desembargador Wagner Cinelli, Dr. Ziad Itani e presidente João Arbex.

Samyr Badouy, presidente da Associação Khalil Gibran, Capitã Sylvia da Costa Orazem, do Forte de Copacabana, Marisa Couri e filha, Prof. Antonio Pereira, diretor do Forte de Co-pacabana, e esposa e Antonio Hamdar.

Beto e Andréia animados com a cantora Varda.

Abi-Rihan e Clemens.

Mauro Calaça e senhora, desembargador Wagner Cinelli, presi-dente João Arbex e sra., Dra. Ivone Ferreira Caetano, juiza da 1ª Vara da Infância, Juventude e do Idoso, e esposo.

Familia Nogueira curtindo a festa.

Page 9: Revista do Clube Monte Líbano - Set/Out 2013

9CLUBE MONTE LÍBANO

Ana e PC Ritto.

Paulinho, Rose com Paulo Edde e Arlete.

José Roberto e Sandra

A presença feminina sempre simbolizando elegância e alto astral.

Cleiton Conrado, sra. e convidados.

Cantora Varda próximo a mesa do presidente e convidados.

Page 10: Revista do Clube Monte Líbano - Set/Out 2013

10 CLUBE MONTE LÍBANO

Mário Gea e Laura.

Nelson e Nancy.

Teresa Arbex e seu primo Anderson.

Franklin Assemany e Márcia.

Teresa Arbex e Maria Peixoto.

Descontração na mesa do presidente João Randolfo Arbex.

Page 11: Revista do Clube Monte Líbano - Set/Out 2013

11CLUBE MONTE LÍBANO

Familia Assemany sempre presente aos eventos sociais do clube.

Nelson Mufarrej Filho, José Aloan, Carmem Achcar, Ramez Saade e sra., Nancy Chaloupe e amigas.

Em momento de descontração, Abi-Rihan, Clemens, Hum-berto Moutinho e sra., Said Mussalem e sra.

Ramez Saade e sra.

Franklin Assemany, Sergio Ghazi, Marcos Ghazi, Marcos Couri, Paulo Roberto Cunha e Frederico Landim Machado.

José Roberto, Sandra e convidados.

Page 12: Revista do Clube Monte Líbano - Set/Out 2013

12 CLUBE MONTE LÍBANO

Teresa Arbex e Lucila Assemany.

Abi-Rihan, Frederico Landim Machado, Roberto Salomão Couri, Jorge Garcia e Paulo Edde Filho.

Visão panorâmica do Salão Nobre.

Page 13: Revista do Clube Monte Líbano - Set/Out 2013

13CLUBE MONTE LÍBANO

Banda Varda.Decoração das mesas.

Page 14: Revista do Clube Monte Líbano - Set/Out 2013

14 CLUBE MONTE LÍBANO

DIA DOS PAISLaços de afeto consolidam-se diariamente - a cada iniciativa em conjunto que realizamos ao lado de quem amamos. Essa certeza se consolida em atitudes anualmente, quando o Clube Monte Líbano promove o almoço do dia dos pais e diversos outros eventos volta-dos à família.Este ano, o almoço foi mais um grande sucesso que contou com a ampla presença de associados, seus filhos e filhos de seus filhos.Um momento de alegria e união que orgulha muito a todos nós.

Família Guilherme TanusMichel Khoury e família

Roberto Couri e FamíliaWilson Develly e família

Alexandre Ritto e filhosFamília Assemany

Page 15: Revista do Clube Monte Líbano - Set/Out 2013

15CLUBE MONTE LÍBANO

Família GhaziAntonio Hamdar e família

Dr. Alvaro Ceva e famíliaPaulo Roberto Veiga e filho

Georges Warwar e famíliaFamília Ramzy Youssef

Page 16: Revista do Clube Monte Líbano - Set/Out 2013

16 CLUBE MONTE LÍBANO

NOVA AQUISIÇÃO

Buscando atender uma solici-tação dos associados, estamos realizando a subsituição do elevador social por um mode-lo mais moderno e de melhor qualidade, que irá atender os associados de idade mais avan-çada e, também, portadores de necessidades especiais.

CONVITE AOS ASSOCIADOS

No mês de outubro o Departa-mento de Esportes estará dan-do início a uma nova atividade no clube: “Circuito Treinamen-to Funcional de Areia”.Informações: Marco Aurélio, Departamento de Esportes.

Page 17: Revista do Clube Monte Líbano - Set/Out 2013

17CLUBE MONTE LÍBANO

Desde que assumi as minhas funções como Cônsul Geral do Líbano no Rio de Janeiro, há mais de um ano, coloquei como objetivo principal para o meu trabalho na Missão Diplomática a preservação da nacionalidade libanesa e a ajuda aos libaneses resi-dentes no Rio de Janeiro e os descendentes de ori-gem libanesa no resgate dessa nacionalidade, sem-pre lembrando-lhes da importância de sua inserção na sociedade brasileira e a busca cada vez mais do sucesso e do progresso, tão merecidos, e que são motivo de orgulho para o Líbano.A perda da identidade libanesa de nossos filhos deve-se à descontinuidade, junto às autorida-des oficiais do Líbano, dos processos de Registro de Nascimento e de Casamento, entre outros do setor de registro civil. Esse fato levou as ge-rações subsequentes à ruptura e à privação da nacionalidade libanesa.A aquisição da nacionalidade libanesa requer simplesmente a apresentação da certidão de nascimento, casamento ou outras de registro ci-vil diretamente ao Consulado libanês no Rio de Janeiro, além de quaisquer outros documentos que provem a nacionalidade libanesa do pai ou do avô. O Consulado, assim, iniciará o proces-so junto às autoridades do Líbano. Lembramos, também, que esse serviço é gratuito. O Consulado disponibilizou uma lista de nossos antepassados (mais de 5000 mil nomes) que re-sidiam no Brasil e que haviam optado, à épo-ca, pela nacionalidade libanesa, mediante uma declaração junto às autoridades oficiais compe-tentes naquele tempo, em conformidade com os artigos 34 e 36 do tratado de Lausanne, de 23 de Julho de 1923, e do acordo o tratado Franco-turco através das correspondências da-tada de 29 de maio de 1937. A maioria dessas declarações foram deferidas e promulgadas no Registro Civil no Líbano.

Obtenção da Nacionalidade Libanesa através de nossos antepassados: sonho ou realidade.

Esses nomes e declarações - que se encontram no consulado - estão à disposição dos descen-dentes de origem libanesa para que possam re-gistrar oficialmente os seus filhos e netos como libaneses, após apresentarem os documentos comprobatórios. Àqueles interessados nesse as-sunto, favor contatar o Consulado Geral para tomar as medidas necessárias. E para verificar a lista com os nomes, é só acessar o nosso site oficial:

www.consuladogeraldolibanorj.com.br

A obtenção da nacionalidade libanesa garante aos netos vários direitos, em especial o direito à herança dos parentes no Líbano, o direito à propriedade e à isenção de muitos impostos no setor de investimentos, além dos direitos polí-ticos à candidatura, ao cargo público e à parti-cipação nas eleições. Destacamos que o Líbano não se opõe ao direito de se te mais de uma nacionalidade.Por isso, dirijo-me aos libaneses e seus descen-dentes para lembrar da importância de regis-trar os filhos no Consulado Geral do Líbano no Rio de Janeiro ou nas missões diplomáticas dos estados em que residem, assim eles obteriam o direito à nacionalidade libanesa e o Líbano, o país de seus avôs, não ficaria apenas como uma memória, lembrança ou um carinho que eles têm de seus antepassados.

Dr. Ziad Itani Cônsul Geral do Líbano no Rio de Janeiro

Page 18: Revista do Clube Monte Líbano - Set/Out 2013

18 CLUBE MONTE LÍBANO

Dia 01Ana dos Santos Costa, Antonio D`Avila, Lucas Pei-xoto Webler, Marcos Fernando Maturano Moreira, Maria Ivete Avelino da Silva, Marina Constant de Figueiredo, Mimi Wakim Bassil e Wilson Taiyo Na-kasato

Dia 02Bruno Correa Lima da Fonseca, Clorinda Esther C. Banegas, Clovis Filardi, Daniel Barbosa Holztreger, Jeannine Nacif A. S. Moreira Lima e Maria Luiza Seabra de Mello

Dia 03Claudia Vargas Tonietto, Lucas Carneiro Ribeiro Correa, Luiz Felipe Laclau Braz, Manuela Haddad M. Blatt, Patrick Algranti, Patrick Ferreira Filho e Silene Balassiano

Dia 04Luciana Valle Edde, Mariana S.Zaidan V.Andrade, Matheus Requena Galli Crespo Ferreira de Carvalho, Tatiana Oliveira Rosa Yazeji e Thereza Maria de C. Maksoud

Dia 05Felipe Vinha Fernandes Dib, Julio Ferreira Junior, Leanna Scal Simão, Luis Cesar Silveira da Fonseca Filho, Luiza Saraiva Souto, Mauricio Zacharias, Ro-berto Michel Sufan e Simone Nejaim Ribeiro

Dia 06Bruno Faraco Tortorelli, Dea Maria Lopes Vieira, Eduardo Freires dos Santos, Eduardo Rogerio de Souza, Eduardo Safady Kaiuca, Elisabeth Pinto Heluey, Manuela Mosse Muanis, Raquel Pereira da S.Gibrail e Wilson Pimentel Develly

Dia 07Ana Cecilia G. Mariz, Andrea Thompson de Carva-lho, Daniel Martins Cassar Magdalena, Georgiana de Paula Pessoa Peixoto Webler, Maria Apareci-da Succar Lage, Maria Beatriz G. G. Rodrigues, Maria Carolina Warwar Simão, Maria Clara Barros Vasquez, Michel Gaui Paes Barretto e Tania Mara Haddad Elias

Dia 08Boutros Saade, Dimitri Cardoso de A. Couto, Ernal-do Beckman Peixoto, Francisco Ignacio Reguera Or-lando, Gustavo Winograd, Laio Cardoso de Andrade Couto, Leila Srour Rodrigues, Luis Henrique Neves Villaça e Sandra Maria Munhos da R. Leal

Dia 09Aldiva Soares, Carlos Guilherme Fonseca Costa, Fabrina Braida Storchi Di Albionti Salvi, Henrique de La Roque, Karla Pinheiro Edde e Larissa Ribeiro de Oliveira

Dia 10Daina Pereira Silva, Rosamaria Vieira Abujamra e Sady Chafik Zraick

Dia 11Alexandre Cassar Magdalena, Giovana Pedrosa Bueno, Gustavo Miranda da Silva, Hegue R. C. Ca-valer Diuana, Maria Raquel Figueiredo e Sonia Maria Muller Araguez

Dia 12Alexandra Pereira dos Santos, Beatrice de Aquino Figueredo, Carolina Florim S. Monteiro, Cid Heraclito de Queiroz, Davi de Avelar Sampaio Lagden, Flavia Amorim Meira Cavaliere, Germano Antonio Maia de Oliveira, Gilberto Garcia de Souza, Guilherme Neder Tanus, Lisette Elias Chamun, Lucy Elias Kanaan, Luis Claudio Cruz de Paula, Maria Beatriz F. Schaer Santos, Maria Madalena Bacil, Pagrad Paboudjian, Pedro Xisto Vieira Saavedra e Regina Jabour

Dia 13Denis Wilson de Andrade Banholi, Eduardo da Silva de Alencastre Ceva, Guilherme Kelab Jeunon Sou-sa, Jorge Garcia, Maria Dau, Nicole Leite Barros e Silva e Sofia Huang Charif

Dia 14Hadah Christine Barcelos Pazos, Lucia Kayat Avvad, Maria Andiara do Carmo Muanis, Renato Tranjan, Reve Kanaan e Rodrigo Biscaia Fernandes

Dia 15Cecilia Sued Leao, Daniel Lucca de Faro Ribeiro, Danielle Cristine Borges Souza Rodrigues, Maria Eunice Abrahao Mansur, Maria Teresa Ghetti Arbex, Monica Rego T.Da Costa Leite, Rebeca Schaffel Adissi e Terezinha de Jesus Camera

Dia 16Ana Maria Ferreira Blatt, Andrea Guyer, Gabriela F. do Nascimento Teixeira, Maria Alice Pestana Edde, Ramon Prestes Guedes de Moraes e Raphael Mil-ward de Andrade

Dia 17Ana Laura Areas Bertozzi, Carolina Hanna de Aqui-no Chaim, Joao Alberto Trindade, Roberta Issa Ma-ffei, Rubens P. Pinho Filho, Samuel Alexandre Gue-des, Sergio dos Santos Barcelos, Thiago Fonseca Venancio e Yoshiko Mashima Dau

Dia 18Ana Carolina Schenckstabile, Debora Casser Kai-pper Caputo, Felipe Gazal Lopes, Gabriela Gutierrez Avvad e Marcia Alves T. C. Assemany

Dia 19Ana Luiza dos Santos F. Pedrosa, Carlos Lima Dias, Fernanda Lomba Z. Puelker, Guilherme Su-fan Berlinssky, Jair Celestino da Silva Oliveira, Joao Schaum de Mendonça Lima, Paula de Carvalho Rit-to, Paula Rstichelli Teixeira e Terezinha Ganem de Almeida

Dia 20Antonio Carlos Ferrari Rodrigues Ribas, Fernando Jose da Cunha Vieira, Guilherme Tadeu P. Pereira, Luisa de Azevedo Souza, Maria Thereza B. Rebel-lo, Mariza Marquez Rocha, Neuza Terezinha Nunes, Thomas Castilho Gounot e Vera Lucia de Aguiar Secong

Dia 21João Vitor Balzano Safi, Maria Celeste Machado T. Pereira, Norma Faria Ferreira e Suzana Green Ha-ddad Mansur

Dia 22Daniel Henrique da Silva, Fabiane Pracownik, Joao Pereira dos Santos Filho, Laura Maria de Povina Cavalcanti e Leticia Ferreira L.De Oliveira

Dia 23Andressa Coutinho Bedran

Dia 24Alejandro Antonio E. Hernandez, Cezar Gibrail Tannus, Dulce Elizabeth Salem, Gabriel Andrade de Carvalho, Maria Lucia Pinto T. de Macedo e Waldir Alves da Silva Junior

Dia 25Eduardo Jorge Bacil, Fabio de Oliveira Simão, Ga-briel G. Cardoso, Joao Boueri Neto, Lucca Sukman de Mello, Luis Eduardo Lapa de Noronha Guedes, Maria Clara Kayat Boueri e Nabil Massad

Dia 26Camila Cunha Marques Lino, Cristina Silva dos San-tos, Emerson da Costa Pereira Martins, Jorge Aday-me Filho, Marcos Berlinsky e Sophia Pazos Del Rei

Dia 27Angelica dos Santos Costa, Cynthia Zonis Balacia-no, Elahe Darya Beigi, Ezequiel Balaciano, Gabrielle de Miranda M. Lopes, Rayam Caloba Duarte de Oli-veira e Yasmin Conde Arrighi

Dia 28Andreia Marinho Serrão, Iraides Neves Berhein, Jose Vasconcellos Chaves, Kenya Keldani Quintao, Miguel Cesar de A P Burlamaqui, Rodney Barbera Boghossian e Thereza Christina Silva da F.Telles

Dia 29Isabel Werneck Guimaraes Lontro, Katia Jabour Dotto, Lindomar Batista de Sequeira, Raymundo Nonato Santos Ferreira e Roberto Santos Pereira

Dia 30Eduardo Jose Leverone, Francisco Ferre Coutinho, Gabriel Botelho Bastos Zaverucha, Gabriel Fernan-des Mauad, Hilton Abi-Rihan, João Matheus Ma-thias, Joni Chaves Jallad, Luiz Felipe Cotrim de Souza Lemos, Matheus Barrios Stadnick, Nicholas Barrios Stadnick, Ricardo Zananiri, Stellamaris Ge-deao de O.Pinto e Tiziana Gioia Zeloni

Dia 31Fernando Fernandes Fraguas, Isabella Reys Belluc-co dos Santos, Juliana Aloe Capitani de Castro e Silva, Lilia Xerfan Couri, Paula Santos Pinto Milet, Priscila de Souza Assed e Wanderson da S Miranda

Outubro

Page 19: Revista do Clube Monte Líbano - Set/Out 2013

19CLUBE MONTE LÍBANO

Dia 01Fabiana Zarur Kornalewski, Gloria Habib Keldani Quintao, Marcelo Bahiense Colao, Mickael Patrick Jean e Jacques Dolou

Dia 02Anesia Gino, Giovana Trotte Ferreira, Katia Do Espi-rito Santo Miguez e Maria Angelica V. Barreto

Dia 03Alexandre Correia De Castro, Bernardo Carvalho Ghazi, Bruno Ferreira Blatt, Cristiani Teixeira Ma-riano Trindade, Izabel Cristina Soligo Kanaan, Joao Pedro Pinho Silva, Marcelo Andre Cid H. Do Porto Queiroz, Maria Luiza Muller De Almeida, Paula Ra-mos G. De A. Gaui, Sergio Jose Di Biase e Victor Hugo P.S. Da Silveira

Dia 04Anamaria Pinto Monteiro, Celina Mosse Muanis, Daniel Edde De Oliveira Silva, Job De Figueiredo Silverio Alves, Marco Aurelio De Goes Monteiro Negreiros, Maria De L. S. De C. Almeida, Mariza Pacheco Pereira, Roberto Amaral Chaves e Tatiana Guimares Martins

Dia 05Elias Elias Kanaan, George Raji Warwar, Gilson Fernandes Tavares, Guilherme Adib Couri, Rosa Castelo Branco Zananiri e Vania Maria Boghossian Marinho

Dia 06Ana Paula Coelho Leite, Antonio Hamid Hamdar, Bianca Scher Develly, Felipe Sales Koury, Francis-co Demolinari Arrighi, Helena Gazal Sawaya, João Pedro Souza Tavares, Lola Coeli Da Cata P. Cor-rea, Luciene De Paulo, Maria Alice Pedrosa Chilaze, Myrna Pereira Da Silva Gibrail Tannus e Pompeana De Souza Fortunato

Dia 07Bernardo R. Mamede, Claudia Freire Gameiro Lage-mann, Henrique Fontes Medeiros, Jose Carlos Khair, Mariana Kneipp Lucas e Miguel Angel Perez Pena

Dia 08Guilherme Cunha Baptista, Jose Renato Da Gama Barandier, Odenir De Moura Botelho De Souza e Sumaia Matheus Margem

Dia 09Bruna Alves B. Souza, Bruno Costa Cameron, Car-los Queiroz Henriques, Cecilia Pina Filartigas, Ga-briel Warwar De Lima, Leonardo De Andrade Couto, Nicanor Medici Fischer, Paula Mattos A. H. Valle, Raul Antonino Feijo e Renata Mattos A. H. Valle

Dia 10Elias Ghazi Ghazi, Ricardo Mattos Marins, Ursula K. L. De Sant’anna e Vera Maria Camuyrano Teixeira

Dia 11Arthur Lowndes Francalacci Neves, Daniela Alonso Fontes, David Gabriel Vita Saadi, Gloria Maria Da Torre Tyrrell, Lara Moreira Akel, Lenita Oliveira Dos Santos Rodriguez e Maria Lucia Lima Mufarrej

Dia 12Aloysio De Miranda Costa Neto, Ana Flavia De Paiva Moreira, Arno Jorge Chammas, Caio Rubens Alvim De Carvalho, Elaine Machado Conde Arrighi, Enzo De Aguiar Gutman, Gabriel Macedo Leão, Lucas Carvalho Rosa, Lucas T.M.Xavier De Mendonça, Maria Aparecida Da Luz Pires, Melissa Miguelotti Muller, Olga Campos Saadi, Rodrigo Pizarro Lavalle Da Silva e Washington Fritsch Junior

Dia 13Brenda Rodrigues Souto, Breno Rodrigues Souto, Flavia Tarabini Castellani Asmar, Roberto Lucas Da Silva e Sylvania Marcia Tavares

Novembro

Dia 14Flavio Safi e Rodrigo Pinto Filhagoza Presser

Dia 15Antonia Fonseca Venancio, Elizabeth Lavalle Da Sil-va Faria, Ivone Aquim Gaui, Liza Nogueira Aduan, Marcia De F. V. Ahouagi Cunha, Rafael De Aguiar Mezher, Theo Castilho Gounot e Thereza Cristina Rosario De Jose

Dia 16Carlos Ernesto De Saboya Henningsen, Luciano Portal Santanna, Marcelo Couri, Marcio Carajuru Couto, Rosemary Lima Sahdo, Ubiratan Jose De Miranda Costa e Zilda Zaccur

Dia 17Aram Boghossian, Beatriz Miranda Ewald, Cristina Maria De S. E Silva, Erika Marinho De Carvalho, Hudson De Carvalho Junior, Ines Ozon Boghosian, Luiz Guilherme Francovich Aldabalde e Raphael Xa-vier Abi-Rihan

Dia 18Alessandra Barbosa Soares, Amanda Bonorino X. Castelo Branco, Amanda Bonorino Xexeu Castelo Branco, Bruno Mamede, Fuad Diuana Zacharias, Luciane Dos Santos Arraes, Najad Nagi Khouri, Noemia Honorato De Moraes, Rosa De Carvalho Zarur e Victoria Piersantini Shape

Dia 19Ana Cristina Botelho Martins, Clemens Maria Xavier Abi-Rihan, Felipe De Jose Berger, Manuela Sa-turnino Braga Campana, Newton Fernando Baron-to Flores, Odette Dos Anjos Pereira Kelab e Pedro Faulhaber Camara Peixoto

Dia 20Arnaldo Pracownik, Luis Henrique Weitzel, Michelle Mendes Meireles Silva e Rafael Veloso Silveira

Dia 21Carla Mendonça Caram Assemany, Claudia Maria Jazbik Chaves, Fernanda Araujo Studart De Lima, Rose Melo Vencelau Meireles, Stella Dick e Theresa Johanna Jansen

Dia 22Angela P. Lazoski, Eda Nogueira De Carvalho, Marcos Pereira Loyola, Marina Fraga Graca, Mau-ra Cristina Barata eRicardo Cançado Gonçalves De Souza

Dia 23Ana Maria Flores, Cristiane Nogueira Brandão e Ma-ria Carolina Leite C. De Albuquerque

Dia 24Alexandre Simão Mezher, Armindo Cardoso De Car-valho, Felipe Pires Pereira, Laurence Anne Thybaud De Raphelis Soissan e Ricardo Mounir Saade

Dia 25Cecilia Mello Reumba Miranda, Claudia Amaral Geagea, Diana Christina De Luca, Elisa Guedes Laus Brodbeck, Humberto Dalla B. De Pinho e Mau-ricio Antonio Fernandes Araujo

Dia 26Ana Cecilia Bedran Jettar, Fernanda Jereissati Ro-drigues, Luisa Tabet Carriello, Mariana Ivantes Cor-reae Rafael De Alessio Meira C. Laxe

Dia 27Ana Paula Coutinho Bedran, Emily Branco Dos San-tos, Guilherme De Carvalho Gaui, Maria Daniele Ra-suck Faraco Tortorelli, Michel Salomao Couri, Mila Pacheco Pereira, Miquelina Da Rocha Lobo, Otavio Augusto De Paiva, Rosinda Martins Basile, Rubens Baracat Dip e Sergio Chucri Merhy

Dia 28Iolanda Coutinho Pitella, Jorge Luis Dos Santos Ma-ffei Filho, Manuela Chilaze Santos, Marcelo De Sou-za Queiroz Nacif e Marina Domingues Loyola

Dia 29Eric Abreu Pury Mazurec, Helio Vieira Braz Neto, Isabella Marinho, Jose Pitella Junior, Thiago Vieira Saavedra e Yuri Abreu Pury Mazurec

Dia 30Alexandre Barbosa Castelo Branco, Carmen Giglio Lustosa Diacovo, Edgar Gulden Gravata, Marcia Ch-ristina F. Merhy e Vilma Matheus Margem

Page 20: Revista do Clube Monte Líbano - Set/Out 2013

A diretoria do Clube Monte Líbano, fe-

liz com o crescimento da família Monte

Líbano, deseja aos novos associados e

seus dependentes que encontrem aqui

um ambiente de alegria, tranquilidade

e fraternidade.

Novos sócios

1566 - Mariana T. Avvad Nejaim Ribeiro

1446 - Gustavo Luis Di Menno

0984 - Gustavo Miranda da Silva

0492 - Jamil Cury Miziara

1332 - Walter Demian Roitman

0344- Carmem Beatriz Perez

1366 - Nely Habib Keldani

PAISSANDU ATLÉTICO CLUBE - 141 anos

Foi realizado, no dia 24 de agosto, festa em come-moração aos 141 anos do Paissandu Atlético Clube. Presente à cerimônia o vice-diretor José Roberto - representando o presidente João Arbex - e Senhora, que foram recebidos com muito carinho pela dire-toria do Paissandu - representada na foto pelo di-retor de patrimônio Luiz David London, pelo presi-dente Carlos Manoel, por Ney Guerra e pelo diretor administrativo Marcus Arnizaut.

Page 21: Revista do Clube Monte Líbano - Set/Out 2013
Page 22: Revista do Clube Monte Líbano - Set/Out 2013

22 CLUBE MONTE LÍBANO

SaltimbancosA criançada adorou a peça “Saltimbancos”, dirigida por Geandro Pascarelli. Ao final do es-petáculo, atores e personagens prestaram uma homenagem aos pais, chamando ao palco as crianças presentes para, juntos, cantarem o parabens para os papais.A carinhosa lembrança dos artistas, embelezada pela presença das crianças, foi motivo de muita emoção e aplausos por parte dos pais e da platéia presente.

Mágica!!!Se a vida é úm espetáculo mágico, por que não brincar com as mágicas que desper-tam em nós a capacidade de aguçar o olhar para com-preender o não comprendi-do?A apresentação do mágico Markone envolveu e desper-tou a curiosidade da criança-da, que mesmo participando diretamente da apresenta-ção, levou para suas casas muitas dúvidas de como es-sas mágicas são realizadas.Levaram, também, a lem-brança de mais momentos de alegria e felicidade.

Page 23: Revista do Clube Monte Líbano - Set/Out 2013

23CLUBE MONTE LÍBANO

Almoço da Comissão Permanente das MulheresO almoço da Comissão Permanente das Mulheres, presidida pela Sra. Teresa Arbex, foi mais um grande sucesso ocorrido no ambiente do Clube Monte Líbano, pela oportunidade de confraterni-zação e fortalecimento dos laços de amizade que propiciou.

Cely Baracat e amigasLaura Gea e amigas

visita da imagem de Nossa Senhora SchoenstattTeresa Arbex e amigas

Page 24: Revista do Clube Monte Líbano - Set/Out 2013

24 CLUBE MONTE LÍBANO

O encontro “Poesia, Música, Arte e Amor”, rea-lizado no dia 19 de setembro, surpreendeu e emocionou pelas sensíveis atrações que ofere-ceu ao público presente, entre elas a arte da violinista Lara Toledo e do tenor Wladimir Ca-banas.O encontro de poetas, escritores e amantes da boa arte contou com a presença de queridos amigos, entre eles, Dra. Lucia Regina de Luce-na, Gerdal dos Santos, Adriana Rabello, Ivete Chamun, Teresa Cristina Kfuri e a ex-primeira dama Carmem Achcar. O presidente da Sociedade Literária e Cultural Khalil Gibran, Dr. Samyr Badouy, foi homenagea-do com uma placa comemorativa pelos serviços culturais prestados ao Clube Monte Líbano. Dr. Samyr, um idealista e amante da cultura, é um dos grandes incentivadores da arte e da cultura na cidade do Rio de Janeiro.

Poesia, Arte e AmorAntonio HamdarVice Presidente de Cultura Libanesa e Arte

E como dirigente da diretoria de Cultura liba-nesa e árabe, me sinto muito honrado pela par-ceria de sucesso que firmamos há mais de três anos atrás com o amigo Samyr.A noite reservou diversos outros momentos de alegria e sensibilidade, e ao final do encontro, servimos o já tradicional bolo de pão de ló, com recheios de baba de moça, nozes e cobertura de suspiro. Os participantes, envolvidos por um clima de paz e emoção, retribuiram com energias de amor e bem estar, que cada vez mais estimulam a realização de nossos saraus.

Page 25: Revista do Clube Monte Líbano - Set/Out 2013

25CLUBE MONTE LÍBANO

Comprometimento com o meio ambiente

Nossa casa exerce desde a sua fundação, há 67 anos, em verdadeiro pionerismo na preservação da natureza, com um relevante papel frente aos demais clubes. Em nossa área, contamos com várias espécies de árvores como a curupitã do tupi (kurupitá), o flamboyant (poinciana régia), a amendoeira (amygdalus communis), o pau rei (maperoá), o pau-ferro (caesaldinia-ferrea), a cás-sia seamea, cacaueiro, entre outras. Espécies da flora que são visitadas por saguis, esquilos, corujas e tantas outras aves, demonstrando o quão harmônico e saudável é a área arborizada do Clube.

Para o tratamento de nossas árvores e a limpeza dos galhos secos e poda, contamos com a consul-toria de uma empresa especializada e, conforme legislação vigente, cumprimos nossa obrigação moral e social de fortalecer a flora existente, prevenindo pragas e quedas de galhos, oferecendo,

também, mais segurança ao quadro social, especialmente às nossas crianças.Em agosto, recebemos a visita de agente fiscal dos parques e jardins, que ao vistoriar a fauna exis-tente na área social do clube, ficou impressionado com a variedade, a beleza e o cuidado com que nossos parques são tratados. Na saída, parabenizou o Clube pelo amor à natureza que nutrimos.

São sessenta e sete anos de amor.Departamento de cultura libanesa e árabe

Page 26: Revista do Clube Monte Líbano - Set/Out 2013

26 CLUBE MONTE LÍBANO

Jornada Mundial da Juventude

Page 27: Revista do Clube Monte Líbano - Set/Out 2013

27CLUBE MONTE LÍBANO

O Clube Monte Líbano do Rio de Janeiro, sediou um dos fóruns da Jornada Mundial da Juven-tude, recepcionando a delegação da Lituânia – país situado na região centro-norte da Europa.O evento transcorreu com muita alegria e emoção, com a presença dedicada de voluntárias de várias regiões do país – além da delegação de voluntárias das igrejas Santos Anjos, Nossa Senhora da Paz e Santa Monica.Na cerimônia do inaugural, além do padre Célio Calixto (Igreja Santos Anjos), 15 religiosos semi-naristas, entre padres, freis e bispos, liderados pelo arcebispo D. Aramus, estiveram presentes.As palestras, debates e louvores (cânticos), ocorreram no auditório do Clube Monte Líbano, ficando reservada a pracinha Gibran Khalil Gibran para as meditações. A delegação lituana dividiu-se em grupos e foram assistidas pelos religiosos, com missas cele-bradas no varandão – entre as salas dos conselhos e a pracinha e de frente para o Cristo Reden-tor. Nas cerimônias, estiveram presentes as associadas e integrantes da Comissão de Senhoras Lucila Assemany e Glória Couri, além de funcionários do Clube.As celebrações tiveram um efeito muito positivo na alma de cada presente, onde a presença do Espirito Santo de Deus emocionou e contribuiu para a motivação de mais de 200 presentes, que participaram de todas as missas diárias com grande entusiasmo.O altar foi montado com uma cruz de madeira, réplica da peregrina, dois ícones – um de Jesus o Cristo e outro de Nossa Senhora –, réplicas da Jornada Mundial da Juventude e um terço de madeira, naturalmente abençoados já na missa campal inaugural, e hoje ficarão como um le-gado para nossa casa.No último dia, o sentimento de todos era um misto de emoções – com saudades já sentidas e tristeza pelo término do encontro. Mas o fortalecimento de nossa fé no amor que nos trouxe este amado Papa Francisco, que “não trouxe ouro nem prata, mas tenho Jesus o Cristo”, será um dos legados desse encontro. O Clube Monte Líbano do Rio de Janeiro participou e cumpriu seu papel buscando contribuir com a transformação da sociedade em um local melhor de se viver, onde os seres pratiquem com maior intensidade o sentido da humanidade e solidariedade.

Na foto, os jovens lituanos presenteam o Monte Líbano com uma foto dos voluntários, juntamente com o Consul da Lituania, dr. Luis Octavio Bandeira.

Page 28: Revista do Clube Monte Líbano - Set/Out 2013

28 CLUBE MONTE LÍBANO

Gamão no Monte Líbano

Ao final do torneiro, os associados Samir Abujamra (2º colocado), Najad (1º colocado) e e Ra-fael (3º colocado), confraternizam.

Realizado no mês de Setembro, o Torneio de Gamão para associados foi um grande sucesso, mobi-lizando apaixonados por esse jogo de tabuleiro, que é um passatempo repleto de desafios para a elaborar pensamentos estratégicos, assim como o xadrez. Curiosamente, o gamão foi uma dos principais distrações dos inconfidentes, durante a Inconfidên-cia Mineira. Segundo historiadores, dentre os bens confiscados de um certo inconfidente estava um “tabuleiro de jogar gamão com suas tabelas respectivas”.

Futebol de VeteranosA equipe de veteranos do Clube Monte Lí-bano mostra saúde e disposição em partida amistosa realizada o dia 21 de setembro contra a equipe de ex-alunos de Educação Física da UERJ.

CONVITEVocê, sócio do Monte Líbano, amante de uma boa “pelada” e com idade acima de 40 anos, está convidado a participar do Futebol de Veteranos, realizado todo o primeiro sábado do mês, à partir das 15h.

Page 29: Revista do Clube Monte Líbano - Set/Out 2013

29CLUBE MONTE LÍBANO

Bola rolando... ...A bolinha continua rolando com vontade nas areias e quadras do Clube Monte Lí-bano.Dia 7 de setembro, foi realizada uma parti-da de confraternização na categoria sub-9 de Futebol Society entre o time da Cruza-da São Sebastião e o Clube Monte Líbano.Duas semanas depois, no dia 21 de setem-bro, nossos atletas mirins representaram o clube em partidas contra o time do Clube Naval, nas categorias sub-6, sub-8, sub-10 e sub-13.Esporte e alegria, sinômimo de saúde e fe-licidade.

Page 30: Revista do Clube Monte Líbano - Set/Out 2013

30 CLUBE MONTE LÍBANO

Page 31: Revista do Clube Monte Líbano - Set/Out 2013

31CLUBE MONTE LÍBANO

Page 32: Revista do Clube Monte Líbano - Set/Out 2013

32 CLUBE MONTE LÍBANO