revista de domingo nº 534

16

Upload: jornal-de-fato

Post on 15-Mar-2016

214 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Revista semanal do Jornal de Fato

TRANSCRIPT

Page 1: Revista de Domingo nº 534
Page 2: Revista de Domingo nº 534

Jornal de Fato | DOMINGO, 14 de outubro de 2012

ao leitor

• Edição – C&S Assessoria de Comunicação• Editor-geral – Wil liam Rob son• Dia gra ma ção – Rick Waekmann• Projeto Gráfico – Augusto Paiva• Im pres são – Grá fi ca De Fa to• Re vi são – Gilcileno Amorim e Stella Sâmia• Fotos – Carlos Costa, Marcos Garcia, Cezar Alves e Marcelo Bento• In fo grá fi cos – Neto Silva

Re da ção, pu bli ci da de e cor res pon dên cia

Av. Rio Bran co, 2203 – Mos so ró (RN)Fo nes: (0xx84) 3323-8900/8909Si te: www.de fa to.com/do min goE-mail: re da cao@de fa to.com

Do MiN go é uma pu bli ca ção se ma nal do Jor nal de Fa to. Não po de ser ven di da se pa ra da men te.

Oradialismo mossoroense perdeu uma personali-dade marcante na última semana, dia 08 de ou-tubro. Manoel Alves, seu Mané da Rádio Rural,

marcou gerações com sua espontaneidade e jeito simples. Mais de 50 anos no rádio, foi o protagonista de programas de sucesso como Notas e Avisos, A hora da qualhada, Rural, Sertão e Seu Mané, Rural Joia joia, entre tantos, sempre com um público expressivo de toda a região Oeste, onde as ondas do rádio AM alcançavam.

A edição desta semana lembra um pouco dessa trajetó-ria e inclusive as histórias engraçadas protagonizadas pelo radialista que era tão parecido com o seu público ouvinte que tanto o admirava. Os últimos anos de sua vida de sim-plicidade e problemas de saúde não apagam a bela trajetó-ria que fez.

A edição desta semana traz dicas interessantes sobre segurança com Roberto Salem, matéria sobre o espetáculo da companhia de dança de Paracuru (CE) que se apresenta hoje gratuitamente para o projeto Outras Falas, da Uern, informações sobre exercícios físicos e muita coisa bacana para encerrar o feriado prolongado com final de semana.

Aproveite a leitura, bom domingo!

editorial

a Seu ManéAdeus

Com

Rob

erto

Sal

em c

om

dica

s de

seg

ura

nça

En

tre

vis

taCapa

Confirma as novidades deliciosas que o Davi Moura traz para você

Confira detalhes do espetáculo ‘Luz’, que acontece hoje gratuitamente

Rafael Demetrius traz dicas de como administrar seu tempo

Adoro comer

Dança

Coluna

p4

p14

p6

p 12

2

p8

Seu Mané: uma vida inteira de amor ao radialismo mossoroense

Page 3: Revista de Domingo nº 534

3Jornal de Fato | DOMINGO, 14 de outubro de 2012

)( Envie sugestões e críticas para oe-mail: [email protected]

Era esquecido além de fazer raiva. Do natural, desligado do mundo em redor, parecia

existir em outro mundo. Da lua, como se diz. Não sei dizer se já esquecera alguma vez o próprio nome, mas não duvido.

Seu nome de batismo era João, mas era chamado de João da Lua, pela sua conhecida e falada alienação mental. Era um tipo de estatura mediana, gordo, andar mole e lento, como se tivesse preguiça de andar. Era, no entanto, um homem trabalhador.

Viciado no baralho, e apesar da ida-de nova, não tinha tempo de namorar. Mas a namorada, aliás noiva, que lhe queria muito, ia-lhe perdoando as au-sências. João é assim mesmo, e eu não tem que mude. É dele. .

Quando a noiva lhe reclamava da quebra do compromisso de levar-lhe ao cinema, queria tanto ver este ou aque-le filme, lá ele se desmanchava em des-culpas. Com jeito manso de sorrir. E a noiva, que possuía como ninguém o dom da paciência sem fim, aceitava-as sempre. De bom humor. Sorrindo.

Mesmo assim não deixava de arru-

Assim também já é demais

JOSÉ NICODEMOS*

conto

mar-se toda noite para recebê-lo na sala da frente, o olho sempre pregado na janela da rua. As amigas lhe censu-ravam essa paciência com João da Lua, devia-lhe ter maior consideração.

Um dia, que foi o fim de uma tarde, realizou-se o casamento no cartório, o católico ficaria para depois, isto é, o pró-ximo domingo. Deixou a esposa em ca-sa, nada de festa, não gostava, vou ali jogar umas partidas, demoro pouco. E tirou no rumo do vício.

Foi aquela festa com ele, entre os amigos e companheiros de jogatina. “Pensei que hoje você não pisasse aqui” – disse-lhe o dono da casa, apresentan-do-lhe os parabéns, com votos de gran-de felicidade. Uma boa moça, João. De

família decente. João da Lua foi logo se abancando,

e toca a jogar. Batia uma parada, perdia a outra, sem a mais mínima alteração de ânimo, como era do costume.

E o tempo do relógio engolindo a noite. Dez, onze horas, enfim os pontei-ros do relógio, ali suspenso da parede, se encontrando na meia-noite. João da Lua sem se dar conta das horas, como nos tempos de solteiro. Uma parada em seguida da outra. Ganhando e perden-do.

A esta altura, o dono da casa, baten-do-lhe no ombro – João, e a lua de mel, rapaz?

– Ah, seu Pedrinho, se o senhor não fala, eu já tinha me esquecido!

Viciado no baralho, e apesar da idade nova, não tinha tempo de namorar. Mas a namorada, aliás noiva, que lhe queria muito, ia-lhe perdoando as ausências.

Page 4: Revista de Domingo nº 534

4 Jornal de Fato | DOMINGO, 14 de outubro de 2012

entrevista

Roberto Salem de Miranda Junior , 36 anos, é gestor em empresa de segurança que atua com sede em Natal desde o ano de 2000 e no mercado de Mossoró com filial desde o ano 2005. Atua com consultoria técnica a clientes e empresas. Sua experiência na área permite veri-ficar problemas referentes à segurança residencial e empresarial, hoje uma das questões

que mais preocupam, dentro de uma clientela que só cresce. Nesta entrevista, Roberto divide um pouco de sua experiência na área e dá importantes dicas que devem ser adotadas na rotina de todos os que desejam proteger bens e família. Confira:

ROBERTO SALEM

Por Izaíra [email protected] | Twitter: @izairathalita

“Todo o cuidado é

importante”

DOMINGO – A partir do mês de no-vembro e já se aproximando o final do ano, as pessoas costumam viajar mais e fechar suas residências. Pela sua expe-riência na área de segurança, que tipos de descuidos podem favorecer a ação de bandidos?

ROBERTO SALEM – No período de fé-rias é preciso tomar alguns cuidados ex-tras com a segurança de sua residência, principalmente em caso de viagem. Nun-ca comente com estranhos sua viagem, tenha cuidado ao comentar em lugares que frequenta como bares, café, bancas de jornal. Feche bem janelas e portas, mesmo as do carro que permanecerem na garagem. Sempre que possível refor-ce as janelas e portas. Não deixe luzes acesas. Esse é um truque manjado, que tem efeito contrário e que hoje atrai os ladrões. Instalação de sensores de “mi-nuteria” ou “temporizadores” nas luzes

internas e externas pode dar a aparência de que alguém está em casa e é mais efi-ciente. Quem mora em casa deve tomar algumas precauções extras. Solicitar a interrupção da entrega de jornais dos quais eventualmente seja assinante é a primeira delas; evitar deixar carros na garagem por longos períodos, caso seja necessário. Quem mora em condomínio não deve comentar o dia de retorno aos funcionários do edifício. Também é acon-selhável não deixar chaves com empre-gados, a não ser em casos de confiança absoluta ou de necessidade inadiável. Nunca deixe mensagens em sua secretá-ria eletrônica dizendo que estará ausente por certo período de tempo. Sua empresa vai entrar de férias? Ótimo, mas não é prudente colocar na fachada da empre-sa a data de saída e retorno, mande um comunicado ou e-mail para seus clientes e fornecedores; você evita de meliantes

ficarem sabendo o período que não ha-verá ninguém na empresa. Caso a pes-soa tenha contratado uma empresa de monitoramento eletrônico, deve-se, em primeiro lugar, um a dois dias antes de sair de viagem solicitar uma manuten-ção preventiva no seu sistema de alarme para que seja vista a comunicação entre seu alarme e a empresa que lhe presta serviço, bem como que sejam verificados todos os equipamentos e periféricos ins-talados que lhe proporcionam segurança se eles estão em perfeito funcionamento. Posterior a esta tomada de atitude, um dia antes da viagem informe à empre-sa que lhe presta serviço dando a data de sua saída e retorno de viagem, como também atualizando os telefones de con-tato caso haja algum problema, como caso tenha telefones de amigos e paren-tes de confiança que irão ficar na cidade, que poderão dar um suporte caso acha

Page 5: Revista de Domingo nº 534

5Jornal de Fato | DOMINGO, 14 de outubro de 2012

entrevista

uma real necessidade, e passe as demais recomendações que o cliente achar ne-cessário, bem como pode solicitar rondas em sua residência e/ou empresa caso te-nha esse serviço ora contratado.

QUAIS são os erros mais frequentes que você encontra?

MUITOS cometem um erro primor-dial que é deixar a luz acesa. Nunca deixe as luzes acesas 24 horas como já relatado anteriormente, isto indica que a casa está vazia, além de gerar desper-dício e até possíveis acidentes. Certifi-que-se também que deixou os registros de água e gás fechados, que suspendeu a entrega de jornais, revistas. Janelas, portas e portões precisam ser fechados com o cuidado e a prevenção correta, pois na maioria das vezes saímos apres-sados sem conferir todos os itens. Tem casos da não ativação do S.S.E (Sistema de Segurança Eletrônico), da não comu-nicação à empresa que lhe presta serviço de monitoramento, da não atualização dos telefones de contato. Tem casos de proprietários de casas que deixam pes-soas no local e/ou responsáveis para ir pegar as correspondências e cuidar da casa, porém não comunicam à empresa de segurança, o que vai acarretar trans-tornos para todos os envolvidos.

A BUSCA de consultoria nessa área

de segurança se dá mais por quais me-canismos de proteção?

DOU uma dica que acredito ser pri-mordial a quem procura qualquer serviço de segurança, pois sou cliente também e uso mecanismos de segurança: em pri-meiro lugar, antes de contratar um ser-viço de segurança e/ou empresa, faça questão de conhecer a estrutura e a em-presa que estará lhe prestando serviço, para que você analise e tenha a certeza da solidez e a responsabilidade desta em-presa e principalmente se ela terá condi-ções de atender o que lhe foi prometido e garantido em contrato. Temos ainda um grande problema no nosso mercado, que é a falta de cuidados por parte do contra-tante na contratação de um serviço e/ou empresa. Mas, respondendo o que você me perguntou: a clientela procura muito o serviço de patrulhamento, porém não pode deixar de ser contratado um moni-toramento, com o sistema de segurança eletrônico instalado em residências ou comercial em geral; sistema periférico, como cerca pulsativa; sensores de bar-reiras; sistema de câmeras, hoje produ-to chefe utilizado também na questão no controle administrativo e bem como na busca da diminuição e do controle de perdas internas de produtos além de um ponto forte de inibição. É importante di-zer que hoje, com as câmeras, os clientes podem acompanhar esta imagens remo-

tamente através da internet, em casa, Smartphone, tablets e outros meios de onde estivermos, desde que tenhamos uma internet boa no equipamento e no local onde as câmeras estão instaladas.

O QUE há de novidades nessa área que produzem resultados e dão mais se-gurança às pessoas?

QUANDO falamos em segurança não podemos esquecer que segurança é um conjunto de fatores que vai das mais simples como fechar portas e janelas, grades nas janelas, de repente ter um cão, contratação de empresa de seguran-ça seja ela patrimonial e ou de monitora-mento eletrônico, mas temos hoje alguns produtos inovadores que vêm agregar e tecnologia proporcionando uma melhor sensação de segurança. Controle de acesso remoto; onde via internet o clien-te mesmo ausente de sua casa e/ou em-presa pode ser remotamente acionado e com auxilio de câmeras pode abrir por-tas, desarmado o sistema de segurança, acender luzes, abrir portão automatizado entre outros; câmeras IP, com identifica-ção de mudança de ambientes; sensores de diversas tecnologias, marcas e mo-delos; rastreamento veicular, onde hoje podemos visualizar imagens internas, ouvir audio.

COMO você observa a área de atua-ção para negócios que visam ofertar sis-temas de segurança privada, na cidade de Mossoró?

EXISTE ainda um grande mercado na cidade, porém existe ainda uma grande dificuldade em ofertar serviços, pois a maioria ainda enxerga segurança como custo e não como investimento e benefi-cio, seja para o bem comum, como con-forto, tranquilidade que nos proporciona qualidade de vida devido à insegurança que existe hoje no nosso país e não me-nos na nossa cidade, bem como na pre-venção de perdas.

DE QUE maneira é possível estar atu-

alizado sobre as novidades nesta área de serviços em segurança? Há algum even-to específico em que os produtos são apresentados?

HOJE, existem feiras de segurança anuais e bem consolidadas, com reco-nhecimento nacional, porém muito vol-tadas para as regiões Sul e Centro-Sul, mas existem diversos sites, livros, revis-tas da área.

EM MOSSORÓ, a procura está cres-

cendo? Em percentuais, como você ob-serva isso na sua empresa?

TEM crescido muito nos últimos cinco anos, em que voltei a morar em Mossoró para gerenciar uma empresa na cidade, esta, por sua vez, obteve crescimento de

mais de 100% e anualmente temos con-seguido obter um aumento entre 15% e 20%. Porém, não podemos deixar de re-latar que temos também perdas anuais de contratos que estão próximos dos 5%, percentual alto que muitas vezes se dá, devido a um mercado que carece de uma regulamentação, ou seja, um órgão fisca-lizador na área da segurança eletrônica, como a que existe atualmente na área da segurança privada.

VOCÊ acha que a falta de uma maior

segurança, como serviço público, favore-ce a oferta particular destes serviços?

COM certeza, mas hoje não podemos somente pensar desta forma. As empre-sas de segurança têm suas limitações. Elas vêm, sim, a ajudar na diminuição e na fiscalização da criminalidade, ou seja, de roubos e furtos, dentre outros casos ligados a esta área. Porém, a segurança pública é primordial para dar uma se-qüência a este casamento que, quando bem feito, a eficácia trará a excelência na prestação do serviço.

A INFORMATIZAÇÃO tende a estar

mais presente, cada vez mais, na segu-rança das residências e empresas?

SIM. Hoje, podemos acompanhar toda a rotina da nossa casa ou empresa e de onde estivermos, desde que tenha-mos uma boa internet, sendo através de câmeras do no Smartphone, gerenciando situações com foco na segurança e no controle administrativo, dentre outras coisas. Mas, não posso deixar de frisar o seguinte ponto: mesmo com toda a tec-nologia que tenhamos, se não tivermos alguns cuidados, poderemos colocar tudo a perder. Todo o cuidado é importante. Seguir aquelas dicas que falei no início vai ser fundamental. Não podemos nunca deixar de alertar e relatar que a cada dia mais existem grupos sofisticados e orga-nizados e que suas atividades criminosas, cada dia mais, vêm a desafiar a socieda-de, as instituições e a população em ge-ral e em especial a cúpula de segurança publica da nossa cidade, do nosso Estado e do nosso país. Sabemos que este tipo de situação orquestrada assume maiores proporções em grandes centros urbanos e nas regiões metropolitanas, porém não podemos mais somente achar isto. Temos casos recentes deste tipo de crime orga-nizado na nossa região, como foi o caso do sequestro recente do filho de um grande empresário da cidade e bem como temos vários relatos e crimes pelo interior do nosso Estado do roubo de cargas, tenta-tivas de assaltos, sequestros-relâmpago, saidinhas de banco. Nós, que atuamos com empresas de segurança privada, te-mos acompanhado isso para trazer meios de prevenção que dificultem a ação dos meliantes ou grupo organizado.

Page 6: Revista de Domingo nº 534

6 Jornal de Fato | DOMINGO, 14 de outubro de 2012

A companhia Paracuru de dança faz única apresentação hoje no Teatro, gratuitamente, em prol da campanha Meu

Melhor Natal de arrecadação de brinquedos.

Luz e dança

cultura

Page 7: Revista de Domingo nº 534

7Jornal de Fato | DOMINGO, 14 de outubro de 2012

cultura

Neste domingo o palco do Tea-tro Municipal Dix-huit Rosado recebe a Paracuru companhia

de Dança do Ceará, numa apresentação única e entrada franca, às 19h, numa iniciativa do projeto Outras Falas da Uni-versidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), com a finalidade de pro-mover a cultura e também ajudar a ar-recadação de brinquedos na campanha “Meu Melhor Natal” 2012.

Ao invés do ingresso, cada expecta-dor deve levar um brinquedo novo para fazer a doação, porém, não é condição obrigatória para ver o espetáculo de dan-ça “Luz”.

O espetáculo “Luz” foi composto a partir de pesquisa corporal que revela um corpo tipicamente nordestino, reali-zado a partir de folguedos regionais como a capoeira, o coco e o frevo, desconstru-ídos e transformados em movimentos contemporâneos, o espetáculo é com-posto por dois fragmentos: Mulheres e Dois Pontos. Com concepção e roteiro coreográfico de Ivaldo Mendonça e dire-ção artística de Flávio Sampaio, “Luz”

revela anseios da modernidade, como o preconceito, a solidão, as relações inter-pessoais tempestuosas na adolescência e a paixão intensa e fugaz nos “tempos do fica”.

Com este espetáculo, a companhia Paracuru atinge a sua maturidade artís-tica e segue compartilhando essa con-quista com o público de noves estados do Norte e Nordeste do Brasil (11 muni-cípios), num total de 21 apresentações.

O projeto de circulação foi contempla-do no II Edital Mecenas do Ceará, da Se-cretaria de Cultura do Estado do Ceará, e é apoiado pela Companhia Energética do Ceará – Coelce. Assim, a Cia. passará até o final da temporada pelas cidades de Pa-racuru e Fortaleza (CE), Mossoró e Natal (RN), João Pessoa e Campina Grande (PB), Recife (PE), Maceió (AL), Teresina (PI), São Luís (MA) e Belém (PA).

Além do espetáculo, a Companhia percorre todo esse roteiro também com uma palestra sobre a formação do bailarino contemporâneo, a ser minis-trada por Flávio Sampaio, criador e diretor da Escola de Dança de Paracu-

ru e diretor artístico da Companhia.

A coMPANhIAA Paracuru Companhia de Dança foi

criada em 2000 por um grupo de jovens da cidade e é dirigido pelo bailarino Flá-vio Sampaio. Ela busca levar à sua co-munidade, ações artísticas e culturais que possibilitem a divulgação da dança, prepare futuras gerações para sua prá-tica, promova a cidadania, construa um pensamento crítico entre os que a fre-quentam, além de diversão e entreteni-mento como forma de preparar novas plateias para a dança e para as artes.

Seus bailarinos são o corpo docente da Escola de Dança de Paracuru, projeto social fundado em maio de 2003 pelo bailarino Flávio Sampaio, que tem como missão formar bailarinos e capacitar co-reógrafos e arte educadores. A escola reúne hoje cerca de 200 crianças e ado-lescentes em um curso de formação de bailarinos, arte-educadores e coreógra-fos, na cidade de Paracuru e que recebe o patrocínio da Petrobras e o apoio da Prefeitura Municipal de Paracuru.

Page 8: Revista de Domingo nº 534

8 Jornal de Fato | DOMINGO, 14 de outubro de 2012

capa

Seu Mané,da Rural!

Mais de 50 anos de vida dedicado ao rádio fez de Manoel Alves de

Oliveira, o Seu Mané, um dos mais carismáticos radialistas que

alcançava o povo com seu jeito simples através das ondas do AM

'Gente da cidade, dos sítios, fazendas! Acorda, acorda, levanta, levanta trabalha-

dor! Começa agora o seu programa, re-ceba a nossa mensagem de informação, alegria e bom humor para você. Na locu-ção, este amigo de vocês, que vocês já sabem, Seu Mané, amando e carente de amor...'

Nas primeiras horas da manhã era as-sim que Seu Mané dava bom dia ao tra-balhador de todos os cantos da cidade e de outras cidades em um dos programas mais antigos da Rádio Rural em Mossoró, ‘O Sertão, a Rural e Seu Mané’.

Fora da área urbana, as comunidades

rurais tinham no rádio, principalmente há muitos anos, quase que um dos prin-cipais meios de informação, ao menos o mais popular meio. A presença de Seu Mané no rádio AM o fez uma figura co-nhecida, popular.

Na última semana, no dia 8 de outu-bro, a voz de Seu Mané deu lugar ao si-lêncio em meio ao luto por sua perda, aos 70 anos. Os problemas de saúde que o acometiam há vários anos o levaram a óbito às 5 horas da manhã daquele dia na UTI do Hospital Tarcísio Maia, vítima de um coma alcoólico.

A Revista DOMINGO já havia reali-zado outras entrevistas com Seu Mané sempre em que a temática do rádio em Mossoró era colocada, devido às muitas histórias e nelas ele falava de sua paixão pelo rádio. Estava aposentado, mas con-tinuava à frente dos microfones por vo-cação e paixão ao que fazia. Seu Mané era casado com Geralda Maria de Medei-ros, deixou sete filhos e sete netos.

VIDAManoel Alves de Oliveira nasceu em

Felipe Guerra, em 22 de fevereiro de 1942. Era Cidadão Mossoroense agracia-do com o título pela Câmara Municipal.

Filho da lavadeira Luíza Maria da Con-ceição e do lavrador Sebastião Lourenço, é o quarto filho de sete irmãos. Aos 10 anos mudou-se para Mossoró, morando inicialmente na casa de uma tia, no bair-ro Bom Jardim, trabalhou em armazém de cereais, que pertencia à época ao co-merciante José Serafim. Depois, foi ven-der “confeito” na calçada do cinema Ci-ne Jandaia, que ficava na Alberto Mara-nhão e que pertencia ao grupo de Rena-to Costa.

Depois de prestar serviço ao Exército, surgiu a Rural, se inscreveu para contro-lista em 1963. Em entrevista concedida à TCM em 2006 – (programa Mossoró de Todos os Tempos), Seu Mané conta que foram 64 candidatos para se escolher quatro controlistas e padre Américo o

Page 9: Revista de Domingo nº 534

9Jornal de Fato | DOMINGO, 14 de outubro de 2012

capa

chamou para atuar na função como um dos escolhidos. Orgulhava-se de dizer que teve o prazer de abrir os microfones para a primeira transmissão na inaugu-ração da rádio.

A oportunidade de locutor veio em 1964, quando o locutor do programa Vio-las e Repentes faltou e o então diretor artístico Amâncio Dantas, diante da au-sência do diretor padre Américo, pergun-tou se Manoel gostaria de apresentar. Ele disse que sim, mas temia padre Américo. No outro dia, padre Américo perguntou se ele queria o programa e permaneceu como locutor, criando vários programas de sucesso entre eles: Rural, Sertão e Seu Mané, A Hora da Qualhada, Seu Mané Toca Tudo, Mensagens Notas e Avisos, Rural Joia Joia. Também comandou pro-gramas ao vivo de auditório como o pro-grama ‘Saudades’, ao vivo no miniaudi-tório da rádio e o “Show das Dez”, que acontecia no antigo Cine Pax.

O programa de mensagens era mais do que uma utilidade pública. Naquele tempo não tinha FM, havia telefone, mas não era uma coisa fácil e nem mesmo orelhão em todo o lugar. Seu Mané fazia duas horas, até três horas de programa e dele surgiram muitas histórias engra-çadas, pelo fato de falar no ar quase da mesma forma como as pessoas falavam no seu cotidiano. (Veja quadro)

Uma característica dos programas era a grande audiência que por décadas lota-va a emissora com correspondências, car-tas com elogios e pedidos de músicas:

“Recebia cartas e mais cartas e na época da Festa de Santa Luzia levava pa-ra o palco da rádio, que era montado pa-ra a festa, e lia muitas destas cartas. Em meio às cartas, também tinha elogios e até cartas de amor das moças”, relem-brou em depoimento dado para o progra-ma em 2006. Participou por muitos anos da apresentação do concurso A Mais Be-la Voz e foi responsável pela descoberta de talentos. Um dos talentos mais lem-brados com orgulho pelo próprio Seu Mané foi Bartô Galeno.

“Seu Mané se orgulhava muito e sem-

# Histórias de Seu Mané

Seu Mané, com cerca de 50 anos dedicados à comunicação, era repleto de histórias e muito folclore. Adianto-lhes uma que bem dimensiona sua verve e inteligência, o dom de se comunicar. Ao microfone da Rádio Rural, ele anuncia um grande sucesso da época da Jovem guarda, com o grupo "os incríveis". Sem melhor manejo da língua dos "esteites", ele improvisa com pura genialidade para anunciar "Era um garoto que como eu amava os Beatles e os Rolling Stones": - Agora vamos ouvir 'Era um garoto que como eu amava os Beatles e o resto vocês já sabem...' impagável. grande Seu Mané! (lembrado por Carlos Santos, jornalista)

Em 1979 estávamos em Tibau eu e o amigo Carlos Escóssia, na casa de outro amigo, "seu" Cabral. Era um sábado. Preparávamos uma feijoada. o rádio ligado na Rural. Coisa das 10/11 horas. Sai um "chicote" eletrônica, tipo bip, anunciando o noticiário da hora. Entra "seu" Mané com a manchete principal: "SENAi desenvolve o Egito!" Passam-se alguns segundos e entra ele novamente: Desculpem!!! "Sinai devolvido ao Egito". Esse era "seu" Mané! (lembrado pelo ouvinte Carlos Augusto de Castro)

seu Mané foi protagonista de muitas histórias engraçadas que ficaram registradas na memória de comunicadores contadas e recontadas. Na semana que passou, alguns profissionais das mídias lembraram essas histórias. confira algumas “pérolas”:

“Fulana, a sua mãe está morta!... de saudades de você, bitchinha!”. Seu Mané vai deixar saudades (lembrado por Esdras Marchezan, jornalista, professor da Uern e diretor da FM Universitária)

“Fulano, cicrano avisa que a carroça deu certo, mas ele ficou enganchado no negócio

do jumento!". (Lembrado por Mário gerson, escritor e jornalista, redator cultural na

gazeta do oeste).

o padre entrou na cabine e disse: Seu Mané, o santo padre não morreu! E ele anunciou, de pronto, no microfone: "infelizmente, o papa ainda não morreu!" (lembrado por Magnos Alves, jornalista e radialista)

pre contava isso, que convidou Bartô, na época Bastinho Silva, pessoalmente, e todo o sábado ele participava como con-vidado do programa dele aos sábados. Depois Bartô foi incentivado a participar do concurso e depois de vencer, Carlos André o levou para o Rio para gravar, onde se deu o seu sucesso. O artista, que hoje reside no Rio de Janeiro, ao saber que Seu Mané veio a óbito, deu depoi-mento emocionado por telefone no nos-so programa e percebemos o quanto ele foi grato pela oportunidade”, lembrou Valéria Bulcão, jornalista e colega de Seu Mané na Rádio Rural.

A RáDIo E o PADRE AMéRIcoSeu Mané era muito apegado à Rádio

Rural e teve no diretor da emissora, pa-dre Américo Simonetti (este ano com-pletou três anos de seu falecimento), um grande amigo. Neste mesmo programa em que Seu Mané falou de sua vida, um depoimento de padre Américo ficou re-gistrado, refletindo o carinho que havia entre ambos:

“A vida de seu Manoel Alves dá um livro, aliás, dá vários volumes. Ele vestiu a camisa da Rádio Rural, o acompanhei por mais de 40 anos no tempo que estive dirigindo a rádio. Este homem me traz muitas recordações. Um homem fiel, se comprometendo, cumpre o que diz, ape-sar dos pesares, com seus altos e baixos, sempre procura satisfazer aos objetivos e princípios da empresa. Ele tem uma percepção fácil das coisas. Nas reuniões mensais com os funcionários, mesmo sendo um homem simples, nascido nas bases do povo, ele percebia o pensamen-to e dava suas opiniões, não se omitia. O que penso sobre Seu Mané é que merecia um filme sobre sua vida, seus primeiros empregos, os anos que passou na rádio rural, tem história bonita de aprendiza-do. Sinto que as qualidades, o coração de seu mané encobre as falhas e encobre os seus defeitos, tenho em seu mané um amigo”. – (Depoimento de Padre Améri-co para o programa Mossoró de Todos os Tempos, TV Cabo de Mossoró em 07/07/2006).

Page 10: Revista de Domingo nº 534

10 Jornal de Fato | DOMINGO, 14 de outubro de 2012

Exercíciospara a saúdeMesmo para quem sofre de diabetes, a realização de exercícios com acompanhamento profissional é recomendada

boa forma

Aepidemia de doenças causadas principalmente por maus há-bitos de vida já atinge grande

parte da população mundial. E o Brasil não está fora disso.

Segundo a Federação Internacional de Diabetes, o País está em quinto lugar em número absoluto de diabéticos no mundo e deve permanecer na mesma posição até 2030.

Para mudar esse cenário é preciso iniciar pequenas mudanças na rotina que incluem os exercícios.

Os diabéticos podem e devem se exercitar. Pode começar com uma cami-nhada, uma dança, atividades aeróbicas ou musculação. As pessoas com essa patologia só precisam seguir as reco-mendações médicas, que devem ser redobradas na hora de se exercitar. Se-gundo Rodrigo da Silva, profissional de educação física, tanto o exercício aeró-bico quanto a musculação são benéficos para o diabético. Já é comprovado cien-tificamente que a atividade regular é capaz de melhorar a glicose, as funções cardíacas e respiratórias e ainda fazer a manutenção da força muscular.

Para controlar a doença, o primeiro passo é passar por um acompanhamen-to médico para que as condições físicas sejam avaliadas. Depois do check-up, o exercício está liberado, sempre com orientação. As atividades mais indica-das são as aeróbicas como andar, peda-

Page 11: Revista de Domingo nº 534

11Jornal de Fato | DOMINGO, 14 de outubro de 2012

boa forma

lar e nadar, e a musculação, pois o exer-cício com peso ajuda a aumentar a sen-sibilidade à insulina, além de fortalecer os músculos. “Mas há restrições quanto à intensidade dos exercícios, que deve ser de leve à moderada”, afirma Rodri-go.

Outro detalhe fundamental é fazer o monitoramento da glicemia durante a atividade. Aos poucos, o diabético po-derá aumentar a frequência e a inten-sidade dos treinos, mas sempre com a supervisão de um educador físico.

MusculAçãoAlgumas pessoas preferem apenas

realizar a musculação, porém é fácil en-

contrar na academia pessoas que reali-zam os exercícios de forma incorreta, seja pela execução errada do exercício, excesso de carga, forma de segurar nos equipamentos, velocidade do movi-mento ou até mesmo pela postura. Po-rém, para garantir um resultado seguro, é preciso estar atento a esses erros e evitá-los. Dessa forma, além de con-quistar um corpo em forma mais rápido, também evita o risco de lesões.

Praticar atividade física com segu-rança é tão importante quanto fazê-la regularmente. No entanto, alguns cui-dados são deixados de lado na busca de resultados imediatos. A consequência? Lesões graves nos músculos e articula-

ções. Com esses deslizes, o hábito que deveria trazer benefícios acaba fazendo mal à saúde.

Segundo Marcelo Rodrigo, profissio-nal de educação física, alguns exercícios são campeões tanto em resultado quan-to em erros de execução.

“Pegar mais peso do que aguenta, fazer um intervalo entre as séries maior do que indicado e realizar menos repe-tições do que o professor indica são al-guns dos principais deslizes”, afirma Marcelo. Atenção! Identificar e corrigir esses erros irá fazer total diferença no resultado do treino. Confira no quadro abaixo os erros mais frequentes na mus-culação.

Principais erros ao se fazer musculação:

Executar os exercícios de maneira errada por ter vergonha de perguntar ao professor o jeito certo de fazê-los

Não ajustar os aparelhos de acordo com seu biotipo

sempre fazer a mesma série de exercícios

Acelerar as repetições entre as séries

Pegar mais pesos do que aguenta

Alguns iniciantes ignoram as orientações dos professores sobre o uso correto dos equipamentos, se preocupando apenas com o resultado imediato. o resultado são dores no corpo e lesões. o trabalho do profissional de educação física é justamente orientar os alunos na forma correta de fazer o exercícios. Confie nele, ele está capacitado para isso.

o equipamento tem que estar ajustado a sua força e altura, senão o risco de se machucar é grande. Nos primeiros meses de atividade, peça sempre a ajuda de um profissional.

o corpo também vicia. Ele precisa de estímulos para contribuir obtendo resultados eficazes por isso, é importante modificar as cargas, séries e o treino para avançar nos resultados. Mas sempre com a orientação de um profissional.

Nada de fazer o treino com pressa de ir embora. A velocidade moderada nas séries contribui para um trabalho mais eficiente, enquanto a rapidez pode fazer com que tenha fadiga muscular e não termine o treino.

1

2

4

3

5Malhar intensamente e com frequência, seguir uma série que não condiz com seu condicionamento físico ou não aumentar progressivamente a intensidade dos exercícios pode causar lesões ou até mesmo problemas mais sérios, como um infarto.

Page 12: Revista de Domingo nº 534

12 Jornal de Fato | DOMINGO, 14 de outubro de 2012

RAFAEL DEMETRIUS

A META está com inscrições abertas para a segunda turma do Curso de Formação de Empresários. Um Curso completo com horas de instrutória e consultoria para deixar sua empresa totalmente organizada e aumentar sua lucratividade. Tenha os melhores consultores do estado a sua disposição. Faça já sua inscrição no 3314-1024 ou mande um e-mail para [email protected].

Formação de Empresários

sua carreira

x

Você já teve a impressão que o dia está mais curto? Que as horas passam mais rápido? Que não há tempo para você fazer tudo que quer ou planeja? Tenho certeza que você já

se viu em alguma dessas situações. O gerenciamento da grande quantidade de atividades dentro do curto espaço de 24 horas do dia é um desafio cada vez mais difícil de ser batido. Porém se você ado-tar algumas medidas para administrar melhor o seu tempo de vida pessoal e profissional, perceberá que o dia pode ser bem mais pro-dutivo. Um bom começo é conseguir os itens básicos de controle de seus compromissos – Agenda, Caneta e relógio. Agora é só seguir as dicas abaixo e transformar seu dia a dia.

É comum ouvirmos ou até mesmo falarmos – “preciso de mais tempo”. Na verdade a solução pode estar na forma como você administra o seu tempo. Organizar todas as tarefas do dia logo cedo ajudará a utilizar sabiamente seu tempo.

Se começou uma atividade, termine. Se a atividade demora muito tempo, procure planejá-la em mais de um dia, é mais produtivo porque evita a monotonia de uma longa tarefa e permite realizar outras atividades menores.

este é um ponto essencial. Afinal quem não está disposto a plane-jar, não deve estar também muito interessado em administrar o tempo. Só quando se analisa tudo o que deve ser feito e quanto tempo cada tarefa deve levar é que se pode, efetivamente, geren-ciar o tempo. Aqui é importante listar atividades pessoais e pro-fissionais e definir quanto tempo por dia se tem para o trabalho e para a vida pessoal.

Não se espante ao ver seu planejamento ir para o beleleu com um surgimento de algo não previsto de antemão. É bem comum que ao acontecer isto seu planejamento se desorganize sendo necessário refazê-lo para reordenar as atividades por suas prioridades. É funda-mental saber lidar com imprevistos para minimizar os seus efeitos.

Quando novas tarefas surgirem procure organizá-la em um pe-ríodo ainda não preenchido de forma que sua agenda não seja comprometida. Desta forma você manterá o controle sobre o tempo que tem. Agora caso isto não seja possível o que terá que fazer e reorganizar todo o seu planejamento e assim manter-se senhor do seu tempo.

Você pode ter uma lista enorme de tarefas e pode saber que leva-rá dias, semanas ou mesmo meses para fazer tudo. Mas se você não colocar prioridade para cada uma, a sensação de que as coisas não estão andando vai continuar a ser um tormento. Por isso, sem-pre comece pelo mais importante. A cada dia, comece as tarefas pelo que for mais importante. Mesmo que surjam imprevistos e você só consiga fazer aquilo, você terá a sensação de que o dia avançou.

No decorrer do dia muitas coisas acontecem e que acabam in-fluenciando a distração. Cuidado este é o pior inimigo do tempo, pois rouba preciosos minutos, horas. A internet trouxe consigo grande beneficio e também o perigo da distração, as redes sociais que o digam, são aprova viva disso. Estabeleça horários para leitura de e-mail, uso de redes sociais de forma que não se tornem em obstáculo no caminho do cumprimento de suas tarefas e me-lhor aproveitamento do seu tempo.

Por mais bem planejado que for o seu tempo pode acontecer mesmo assim de não conseguir realizar todas as tarefas plane-jada dentro do prazo esperado ou necessário; nestes casos você precisará dedicar tempo extra para concluir a tarefa. Procure fazer em um horário que não prejudique o que já foi planejado, no fim de semana por exemplo. Agora cuidado para que isto não se torne algo constante.

Não assuma novas atividades de forma a comprometer seu pla-nejamento. Aprenda a dizer não. Pior do que dizer não e aceita e não concluir a tarefa como combinado.

Ao compartilhar e comunicar sua agenda com outras pessoas elas ficaram cientes sobre sua carga de atividades e dos períodos dedicados as suas tarefas o que evita que façam novas solicitações nos períodos já comprometidos.

Organize-se

Seja objetivo

Planeje

Esteja preparado para os imprevistos

Seja disciplinado

Priorize

Livre-se das distrações

Dedique tempo extra quando preciso

Diga não, quando possível e necessário

Compartilhe sua agenda

10 dicas de como administrar

seu tempo

Page 13: Revista de Domingo nº 534

13Jornal de Fato | DOMINGO, 14 de outubro de 2012

GABRIELLA FONSECA*

Administrar as redes sociais de uma empresa é algo muito sé-rio, que exige estudo e prepa-

ro. É preciso analisar a fundo o ambien-te no qual o cliente / organização está inserido, conhecer seu público e aspira-ções da marca.

Nas últimas semanas, nos depara-mos com vários casos de empresas des-preparadas atendendo a clientes, justa-mente por imaginar que qualquer um poderia fazer o serviço.

O último caso foi o da empresa “Vi-sou”, e-commerce de roupas e acessó-rios, que pensou que o trabalho de redes sociais poderia ser feito sem preparo.

O resultado foi este: (veja a imagem 1)O caso demonstra o desconhecimen-

to ainda existente sobre como lidar com o consumidor nas redes sociais. As em-presas acham que ainda podem trafegar no mundo digital como faziam antes, em uma estrutura de cima para baixo, na qual a empresa fala e ninguém retruca. Vivemos um momento em que o consu-midor tem mais poder e por isso é ex-tremamente importante ter pessoas bem qualificadas para gerir a imagem do seu negócio/empresa.

Mas e o que fazer nestes casos?A revista Exame divulgou há algum

tempo este infográfico para orientar os analistas de social media, vejam que interessante: A partir do momento que você está presente na Internet e princi-palmente nas redes sociais, você está aberto a tudo que contem nela: Pessoas, de todas as formas e com todas as críti-cas possíveis sobre sua marca. Não há como fugir e nem adianta criar um blog com comentários bloqueados ou Twitter que não segue ninguém. Isso vai contra o princípio das redes sociais que é exa-tamente o compartilhamento de ideias

Redes sociais e gestão decrises: não seja indelicado

)(

e conteúdo coletivo - sem contar que es-se hábito é muito mal visto.

Das lições que podem ser aprendidas com o caso da Visou, a principal é não deixar pessoas inexperientes cuidarem das redes sociais de uma empresa, sim-ples. Uma boa formação (faculdade, pós-graduação e cursos de gestão de crises e afins) é fundamental para que quem está atrás do nome da sua empresa, nas redes sociais, saiba como agir, como pe-dir desculpa, como gerir as dúvidas e informações.

Mas, é claro que, se você é do tipo que deixa essa responsabilidade com "o so-

brinho que entende de informática", não poderá se queixar mais na frente.

Dicas nunca são demais: analise as fontes, analise o conteúdo; responda com autenticidade; dissemine o seu ponto de vista; monitore constantemente; use fer-ramentas para monitorar as discus-sões.

E a principal dica: contrate uma em-presa séria para gerir suas redes sociais e converse com quem será o gestor, mos-tre que sua empresa não quer apenas estar na Internet, mas sim ser uma ex-tensão do trabalho que já faz no of-fli-ne.

* Gabriella Fonseca, é analista de redes sociais, social media em Natal.

artigo

Envie artigos para esta seção pelo e-mail: [email protected]

Page 14: Revista de Domingo nº 534

Trata-se de um o programa de emagrecimento do portal de saúde Minha Vida e o seu diferencial é que todas as ferramentas para o seu uso são online. Ele é baseado no sistema de pontos desenvolvidos pela equipe de profis-sionais do site. O foco é a famosa dieta dos pontos, pois pontuar alimentos e exercícios torna mais simples de entender a importância da escolha de bons alimentos e da prática de atividade física. Com a pontuação indicada a você, espera-se a eliminação de até um quilo por se-mana, sempre focando na reeducação alimentar, em um processo gradativo. A melhor parte é que é possível comer de tudo, sempre com moderação. O aplicativo para celulares é um bônus, pois você pode se monitorar o tempo inteiro. Uma boa dica pra quem já tentou de tudo e ainda não conseguiu o peso ideal. O endereço é http://www.dietaesaude.com.br. Vale a visita!

Já mencionei aqui na coluna um barzinho alternativo chamado Vaders, do criativo Rômulo Paiva. O seu funcio-namento é lá no Shopping Porcino e a novidade é o cardá-pio novo, que está quase pronto, cheio de bons drinks e petiscos especiais. No dia 26 de Outubro, o Vaders vai promover, no Centro Cultural Dosol – ao lado do Teatro Dix-huit Rosado, a sua festa de Halloween. Uma oportu-nidade pra comemorar a data bebendo cerveja gelada e vendo todo mundo fantasiado (obrigatório, por sinal). As atrações são as bandas Mad Grinder, Velociraptor, DJ De-coy (SP), DJ Rommel (RN) e Dj Hoax (RN). Fica a dica!

Dieta e Saúde

Halloween no Vaders

1

3

DAVI MOURA

14 Jornal de Fato | DOMINGO, 14 de outubro de 2012

Aproveite e acesse o http://blogadorocomer.blogspot.com para conferir esta e outras delícias!

adoro comer

Kaline Melo, nossa nutricionista, esclarece algumas questões sobre os conhecidos suplementos. Eles geral-mente fornecem nutrientes como minerais, vitaminas, ácidos graxos, fibras ou aminoácidos, que podem estar faltando ou não podem ser consumidos em quantidade suficiente na dieta de uma pessoa. Vale lembrar que eles não substituem uma refeição saudável, são apenas coad-juvantes na luta contra a balança, alcance da juventude e longevidade. O seu uso também varia de pessoa para pessoa e deve ser orientado por um profissional qualifi-cado. A Anvisa orienta que se evitem suplementos que prometem milagres na perda de peso, que estejam rotu-lados somente em língua estrangeira e que usem fotos de pessoas hipermusculosas. Fique ligado!

Um dos livros que está bem famoso é o "50 tons de cinza". A trilogia é do E. L. James e foi adaptada pelo chef F. L. Fowler em seu próximo livro, o "50 tons de frango". Com as cenas eróticas entre os personagens Anastasia Steele e Christian Grey, o chef tinha uma lembrança que não conseguia identificar. Daí entendeu: “Eu tenho praticado sadomasoquismo por anos, mas com aves”, brincou ele em entrevista à revista People, em um dia que amarrava um frango para cozinhar. Brincadeiras à parte, em 13 de novembro, o profissional da indústria de alimentos vai lançar esta paródia literária, onde os leitores terão aces-so a 50 receitas feitas com aves. Segundo ele, cada prato terá um toque da relação de Christian e Ana, já que os detalhes de preparo guiam o chef e sua ave em uma jornada emocional muito parecida com a descrita na tri-logia original. “Você começa com um cozinheiro arrogante e uma galinha teimosa, mas no final, eles estão espan-cando e amarrando um ao outro, como companheiros de alma”, explica o ponto de vista. Vamos aguardar!

A nossa alimentação, em geral, deveria ter uma pre-sença mais constante de frutas e legumes. Depois de crescidos, é difícil adquirir esse hábito. Dá trabalho, não é tão gostoso como as massas e doces e sempre sobra no prato. Uma solução é, desde cedo, incluir tais itens na alimentação. Esse é o papel dos papais e mamães dos dias de hoje: ensinar os filhotes a comer bem. Nos EUA, um estudo apontou que apenas 22% das crianças de 2 a 5 anos atende às recomendações de consumo de veg-etais. E o resultado vai piorando: 16% das crianças de 6 a 11 anos e 11% das com 12 e 18 anos atendem às recomendações. A CNN fez uma listinha com dez dicas excelentes pra ajudar os pequenos com isso. Confira:

1) Espere até que estejam com fome: se eles estiverem com fome, vão comer o que tiver. Antes do jantar, sirva um aperitivo de vegetais coloridos, como cenoura, pe-pino e pimentão vermelho, junto com molhos de salada não calóricos.

2) Crie a regra da "uma mordida": diga aos seus filhos que eles têm de dar uma mordida em algo antes de negá-lo (ou seja, se ele não quer comer alface, vai ter que pelo menos experimentar antes). Segundo espe-cialistas, se ele tiver que saborear a comida, eventual-mente vai se acostumar com ela.

3) Invente nomes engraçados: todo golpe publicitário vem com uma identidade. Se os profissionais de market-ing podem fazer isso, por que não você? Comece a chamar as frutas e vegetais de nomes engraçados, coi-sas que combinem com eles, heróis e brincadeiras, ati-vando a curiosidade e atenção da criança.

4) Leve as crianças ao mercado: deixe que elas escolham as frutas e legumes. Faça com que passeiem pela seção de vegetais, sentindo o cheiro dos produtos e admi-rando as cores.

Suplementos alimentares

50 tons de frango

Como fazer o seu filho comer vegetais

2

4

Page 15: Revista de Domingo nº 534

15Jornal de Fato | DOMINGO, 14 de outubro de 2012

adoro comer

INGREDIENTES

• 4 filés de frango grandes (120g cada)• Suco de 1 laranja• 1 cebola pequena ralada• 2 dentes de alho• Sal a gosto• 1 colher (chá) de óleo vegetal (girassol, soja, canola…)

MODO DE FAZER

CREME DE PALMITO

• Tempere os filés com laranja, cebola, alho e sal. Deixe no tempero por pelo menos uma hora na geladeira; • Aqueça uma frigideira antiaderente, espalhe o óleo e deixe aquecer mais um pouco. Coloque os filés e, quando dourar a parte de baixo, vire-os; se necessário, adicione um pouco de suco de laranja para não grudar;• Para o creme de palmito: Em uma panela, derreta a manteiga, acrescente a farinha de trigo e mexa até formar um creme homogêneo;• Acrescente o caldo de galinha e o leite, aos poucos, sempre mexendo. Junte o palmito e a noz moscada;• Sirva os filés com o creme de palmito e polvilhe com as ervas frescas.

Filé de frango ao creme de palmito

• 4 filés de frango grandes (120g cada)• 1 colher (sobremesa) de manteiga sem sal• 1 colher (sopa) de farinha de trigo• 100 ml de caldo de galinha• 1 xícara (chá) de leite desnatado• 300g de palmito em conserva picado em cubos• ½ colher (chá) de alecrim fresco picado• 1 colher (chá) de manjericão fresco picado• 1 colher (chá) de salsinha fresca picada• Noz moscada a gosto

Page 16: Revista de Domingo nº 534