revista de a a z / estrela velha

28
Ano 1_nº 1_Janeiro 2015 Educação _ Cultura _ Comunidade _ Família _ Origem

Upload: sedenir-vaz

Post on 07-Apr-2016

225 views

Category:

Documents


4 download

DESCRIPTION

A Revista De A a Z é elaborada com diagramação e design/layout moderno por uma equipe de profissionais das áreas de educação e designer editorial, constituindo assim em um instrumento eficaz para divulgar as ações pedagógicas, culturais, sociais e de infra-estrutura das secretarias de educação e cultura dos municípios. Direção Xico Capssa Supervisor Rey Cardinal Projeto Gráfico CD Vaz

TRANSCRIPT

Page 1: Revista De A a Z / Estrela Velha

PB 1

Ano 1_nº 1_Janeiro 2015

Educação _ Cultura _ Comunidade _ Família _ Origem

Page 2: Revista De A a Z / Estrela Velha

2 3

O trabalho desenvolvido pela Secretaria Municipal da Educação de Estrela Velha tem focado necessariamente,

desde 2009, ao envolvimento da família com a escola, sendo esta relação, instrumento fundamental para atingirmos os objetivos propostos no currículo escolar. A tarefa não é fácil e deve ser constante, buscando meios e alternativos para alcançar resultados positivos. O trabalho iniciou com a cons-cientização nas reuniões para esclarecer a importância de os pais estarem em contato com a vida escolar dos filhos e vivenciar as obrigações, ajudando no processo ensino apren-dizagem. A família precisa acompanhar o desenvolvimento da criança na escola e a escola deve também acompanhar os valores que são vividos na família. A participação dos pais na vida escolar da criança tem um papel importante no seu desenvolvimento, é através da parceria escola e família que poderão ser valorizadas e respeitadas às diferenças culturais, sociais e econômicas de cada um a fim de proporcionar uma educação de qualidade às crianças acolhidas. Desta forma, cabe a escola e a secretaria de educação, buscar procedi-mentos pedagógicos que favoreçam a integração de ambos os envolvidos no processo educativo por meio da utilização de uma metodologia de pesquisa, através do trabalho escolar compromissado com a realidade dos alunos e da conscien-tização dos pais para a importância de sua participação no cotidiano escolar dos filhos, mostrando que através da rela-ção escola-família é possível alcançar melhorias na qualidade do ensino.Entretanto, para estreitar ainda mais a relação dos envolvidos no processo ensino-aprendizagem fez-se necessário o auxilio e empenho de toda a equipe de profissionais da secretaria de educação e principalmente professores e direção de escola, os quais estão em contato constante com alunos e pais. Des-te modo, fica registrado a gratidão da Administração Munici-pal através da Secretaria da Educação a todos os profissio-nais que diariamente se empenham e não medem esforços para melhorar e qualificar a educação de Estrela Velha.

A Revista De A a Z é elaborada com diagrama-ção e design/layout moderno por uma equipe de profissionais das áreas de educação e designer editorial, constituindo assim em um instrumento eficaz para divulgar as ações pedagógicas, cultu-rais, sociais e de infra-estrutura das secretarias de educação e cultura dos municípios.

Direção Xico CapssaSupervisor Rey CardinalProjeto Gráfico CD Vaz

Palavra do Secretário

Eventos na escola

Capa

Espaço do aluno

Pelas escolas

Comunidade

Fala professor

Memória

Esporte

Painel Cultural

Espaço interativo

Produzindo conhecimento

Alimentação

Histórias da Vovó

03

11

12

13

14

15

16

18

19

20

21

26

27

_índ

ice

Daniel SilveiraSecretário da EducaçãoEstrela Velha/RS

Page 3: Revista De A a Z / Estrela Velha

2 3eventos na escola

— março

No dia 26 de março de 2014 a Secretaria Municipal da Agricultura, Fomento Econômico e Meio Am-biente juntamente com a EMATER ofereceu aos produtores rurais, professo-res e alunos do 9°(nono)ano do ensino fundamental, da Escola Municipal Álvaro Ro-drigues Leitão uma viagem à 14° Expoagro Afubra em Rincão Del Rey, Rio Pardo. O objetivo de oportunizar

aos alunos e filhos de agri-cultores, informações, técni-cas, programas que levam a inovação das proprieda-des e novas alternativas de diversificação. A feira proporcionou aos alunos do município conhecer diversidades de técnicas rurais e que estão dando certo; a importância em valorizar o agricultor incentivando sua perma-nência no campo.

Alunos visitaram à Expoagro afubra

No dia 28 de fevereiro de 2014 a Escola Municipal de Ensino Fundamental Álvaro Rodrigues Leitão de Estrela Velha promoveu o primeiro dia de Carnaval. Os alunos e professores ficaram muito empolgados e confeccionaram suas próprias fantasias. Cada turma formou seu próprio bloco e denominaram de forma bastante criativa. O bloco dos professores fez a abertura das apresentações com muita alegria. A Festa de Carnaval da Escola foi animada pelas Mar-chinhas relembrando uma tradição que vem desde os tempos de mocidade dos pais e avós. Para os alunos do 6° ao 9° ano o Carnaval aconteceu no turno da manhã, já para os alunos do 1° ao 5° ano aconteceu no turno da tarde.

Festa de Carnaval na EMEF Álvaro Rodrigues Leitão

— abril

Semana Santa na EMEF Álvaro Rodrigues LeitãoA Escola Municipal de Ensino Fundamental Álvaro Rodrigues Leitão de Estrela Velha promoveu na Quinta-Feira Santa, dia 17/4/14, para alunos do 1° ao 9° ano um momento espiritualização em prepa-ração à Páscoa. O Momento Espiritual aconteceu na Igreja da Comunidade São Francisco de Assis e foi ministrado pelo Diácono Laércio da Paró-quia Nossa Senhora dos Navegantes de Salto do Jacuí. Os alunos ficaram motivados e sensibiliza-dos com as palavras do Diácono referente ao real sentido da Páscoa com foco nos valores humanos e no respeito à vida.

— fe

vere

iro3

Page 4: Revista De A a Z / Estrela Velha

4 54

As atividades culinárias na Educação Infantil, que muitas vezes parecem apenas um momento de brincadeira são, na ver-dade, uma hora de muita concentração e desco-berta. Foi esta a proposta

realizada (09 de abril) pela Professora Scheila Fer-nanda da Silva, da turma de Educação Infantil - 4 anos, da Escola Municipal de Educação Infantil Alzira Nunes Ceolin – EMEI Vó Alzira. A receita do dia

— abril

Celebração da Páscoa nas escolas municipais e estaduais de Estrela Velha

Alunos da educação infantil em Estrela Velha realizam atividades culinárias

Para celebrar a Páscoa, a Secretaria Municipal da Educação, juntamente com a Administração Municipal, no dia 16 de abril, organizou uma visita às escolas de educação infantil ao ensino médio, da rede municipal e estadual de Estrela Velha. O objetivo foi levar

para os alunos, professores e servido-res das escolas, uma mensagem de alegria, esperança e paz. Na ocasião, as crianças contaram com a presença do “Coelho da Páscoa” que realizou brincadeiras e a entrega de chocolates para os alunos.

foi pães modelados em formato de coelho.“Brincar de cozinheiro é uma grande possibilidade de trabalho, que como educadora, gosto de rea-lizar com as crianças, pois permite experimentar e descobrir como diferentes materiais, quando mistura-dos entre si ou com outros elementos, sofrem trans-formações dando resul-tados diferentes; com-preender sobre conceitos de higiene dos alimentos; aprender a lidar com o erro; ter contato com noções de cores, texturas e quantidades; aprender a compartilhar e a comer

muitos alimentos que até então não comiam”, coloca a professora. As crianças observaram a mistura dos ingredientes, sovaram os pães, mode-laram e acompanharam o crescimento dos mesmos. Depois de assados, as crianças puderam degus-tar os pães.A Supervisora da SME, Mônica Seibert reforça que “momentos como este promovem a interação com as outras crianças, incentivam a cooperação, desenvolvem a coorde-nação motora, além de adquirir hábitos saudáveis de alimentação”.

eventos na escola

Page 5: Revista De A a Z / Estrela Velha

4 5

Mães na escolaNo dia 09 de maio a EMEI Vó Alzira realizou homenagem às mães. A atividade iniciou com a recep-ção das mães e autoridades. Em seguida foi passada a mensagem “Ser Mãe”. As crianças realizaram várias apresentações: poesias, canções e dramatizações. Para encerrar foi servido um gostoso lanche e entrega de mimo as mães. O evento proporcionou momentos de emoção e alegria e contou com número expressivo de mães.

Hora Cívica A EMEF 25 de Julho vivencia as datas comemorati-vas na hora cívica que se realiza em todas as quartas--feiras, através de canções, poemas, versos, textos, dra-matizações entre outros.No mês de abril, ressaltamos as apresentações para o dia 07 – Dia Mundial da Saúde, 15 – Conservação do Solo, 18 – Livro Infantil, 19 – Dia do Índio, 22 – Des-cobrimento do Brasil, 28 – Dia da Educação. Desta forma ampliamos o conhecimento do aluno, valorizando suas raízes sendo complementado com pesquisas.

— maio

Mês da família na escola Álvaro Rodrigues Leitão

eventos na escola

Durante o mês de maio de 2014 aconteceu várias atividades envolvendo a família na escola. No dia 15 de maio comemora-se o Dia Internacional da Família e o Dia das Mães no segundo domingo e, com base nessas datas importantes a Escola. Municipal de En-sino Fundamental Álvaro Rodrigues Leitão de Estrela Velha promoveu a Semana da Mamãe e o VI Encontro de Casais. A Semana da Mamãe na escola aconteceu nos dias 05 a 09 de maio onde envolveu homena-gens às mães dos alunos das séries iniciais. Direção, professores e alunos prestaram belas homenagens às mães e desenvolveram atividades diversas com as mães: dinâmicas, teatros e danças.Já no dia 29 de maio aconteceu no ginásio da Escola o VI Encontro de Casais: “Escola e Família de Mãos Dadas” onde foi oportunizado um momento de homena-gens, apresentações artísticas, palestra e reflexões sobre a importância da união familiar em prol da boa educação.

Homenagens às mães

Encontro de casais. Escola e família de mãos dadas no ginásio da escola

Apresentação dos alunos no encontroPalestra do Diácono Laércio

5

Page 6: Revista De A a Z / Estrela Velha

6 7

EMEI Vó Alzira em clima de festa junina

— junho

Festa junina da EMEF Álvaro Rodrigues Leitão

Entrega de mudas para reflorestamento

eventos na escola

Na tarde do dia vinte e sete de junho, na Escola Municipal de Educação Infantil Alzira Nunes Ceolin - Vó Alzira a partir das 14h e 30min foi realizada a Festa Junina. As crianças, professoras, monitoras e servidoras estavam tipicamente trajadas e realizaram lindas apresen-

tações (danças, quadrilha, o tradicional casamento caipira e brincadeiras) que encantaram e divertiram a todos. A festa contou com grande participação das famílias e autorida-des que tornou o evento grandioso. Para encerrar as atividades foi servido a todos pipoca, cricri,

cachorro quente e suco de uva. A Diretora Janete Zini Nagorsny, ressalta que eventos como este onde há a participação da

família na escola aconte-ce o fortalecimento dos vínculos, tornando a Edu-cação das crianças mais significativa.

No dia 14 de junho de 2014, a partir das 14ho-ras, no Ginásio Estrelão de Estrela Velha aconte-ceu a Tradicional Festa de São João do CPM da Escola Municipal de En-sino Fundamental Álvaro Rodrigues Leitão. A de-coração caipira da Festa seguiu as cores verde, amarelo e azul, tudo em clima de Copa do Mundo. Contou com a participa-ção as Escolas Municipais

No dia 05 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente, esteve reunido na Escola Municipal Álvaro Rodrigues Leitão, a Secretaria Municipal da Agricultura, Fomento e Meio Ambiente e representante da Empresa Ambitek, Biólogo Dione Krise e o Engº Ambiental Dargel Rech, que prestam assessoria ambiental ao municí-pio de Estrela Velha, RS.Na oportunidade foi realizada uma atividade de educação ambiental, destinada a desenvol-ver nos alunos conhecimentos, habilidades e atitudes voltadas para a preservação do meio ambiente. Este foi o marco inicial para o desenvolvimento de atividades de Educação Ambiental no mu-nicípio, para tanto, foi realizada uma pequena palestra ministrada pelo Secretário da Agricul-tura, Fomento e Meio Ambiente Sr. Lino Antô-nio Dalla Nora e posteriormente foi realizada entrega de mudas aos alunos da escola.

e Estaduais do município, das autoridades locais, pais, alunos e comunida-de em geral.Para alegrar mais a festa o Casamento Caipira ocorreu entre um caipira argentino e uma caipi-ra brasileira com muito humor que contagiou o público. Continuando a animação alunos e profes-sores dançaram a qua-drilha e se desafiaram em cantos, prosas e versos.

6

Page 7: Revista De A a Z / Estrela Velha

6 7

10 Gincana pais e filhos na EMEI Vó Alzira

Desfile cívico com o tema “Estrela Velha é presente na nossa vida”

— agosto

— setembro

eventos na escola

No dia treze de agosto a Escola Municipal de Educação Infantil Alzira Nunes Ceolin - Vó Alzira realizou a primeira gincana de pais e filhos em homenagem ao dia dos pais. Várias tarefas fo-ram realizadas: dança da laranja, encontre seu filho, pula saco, dança e estoura balão, dança do jornal e desenho da família, onde cada pai juntamente com seu filho retratou sua família. Em seguida foi confeccionado um grande painel demonstrando a importância da relação família e escola para a criança.

No dia treze de setem-bro houve o desfile cí-vico em Estrela Velha, destacando a nossa vida na comunidade. O primeiro distrito a desfilar foi a sede e suas respectivas locali-dades no qual escolas, representantes de en-tidades, comunidades, associações, comér-cio e projetos sociais mostraram a riqueza

Festividades alusivas a Semana Farroupilha movimentam as escolasNo dia 18 de setembro o CTG Estrela do Pago de Estrela Velha realizou um convite especial para as escolas: preservar e desen-volver a cultura através do Centro de Tradições Gaúchas (CTG). Participaram as Escolas Municipais e Estaduais de Ensino Funda-mental, Álvaro Rodrigues, Itaúba, Princesa Isabel, Santa Terezi-nha, 25 de Julho e de Ensino Médio (EEEM Estrela Velha). Foram organizados dois momentos: no primeiro momento foram acolhidos os alunos dos anos iniciais: houve espaço para apre-sentações e foi servido um almoço tipicamente gaúcho. Alunos e professores também puderam assistir o grupo de danças munici-pal “Estrela da Tradição” (pré-mirim e mirim); o segundo momento teve a participação dos alunos do ensino médio, EJA e dos anos finais do ensino fundamental. Para as crianças de educação in-fantil também foi proposto um dia muito divertido. Na EMEI foram criados diferentes ambientes: roda de chimarrão, vaca parada, hora do conto, brincadeiras... no qual as crianças puderam per-correr estes espaços e vivenciar as tradições gaúchas.

junto as suas famílias, seu trabalho, as diversões e a aprendizagem. A seguir os demais distritos, Rincão de Estrela , Rincão São Luiz e Itaúba trouxeram um pouco da sua reli-giosidade, do trabalho, a valorização da família, a educação, as festas, a economia e as lideranças e políticas públicas pre-sentes na vida de todos os estrela-velhenses.

7

Page 8: Revista De A a Z / Estrela Velha

8 98

Outubro variado na EMEF Álvaro Rodrigues Leitão

— outubro

Para reforçar os eventos e datas do mês de outubro a Escola Municipal de Ensino Fundamental Ál-varo Rodrigues Leitão de Estrela Velha foi presen-teada com duas viagens de estudos, interséries, brinquedos e muitas homenagens ao dia das crianças, dos professores e dos servidores públicos.No dia 02 de outubro os alunos dos 5°, 6° e 9° anos receberam uma via-gem de estudo histórico--cultural iniciando o roteiro das visitas na cidade de

Santo Ângelo: à Catedral, à Praça e ao Museu, se-guindo rumo às Missões Jesuíticas de São Miguel. À noite assistiram ao Show de Luzes. Já no dia 17 de outubro os alunos dos 7° e 8° anos foram visitar os pontos turísticos da Capital Gaúcha: Mu-seu, Assembleia Legislati-va, Palácio Piratini, Teatro São Pedro, Estádios do Grêmio e do Internacional, e Aeroporto.Durante a Semana Cultu-ral do Município os alunos tiveram um dia para se

Alunos do 6° ao 9° anos que ganharam as camisetas do dia das crianças do CPM da escola

Professores homenageados e presenteados com as camisetas pelo CPM e direção

Alunos do 5°, 6° e 9º anos em viagem às Missões Jesuíticas de São Miguel/RS (02/10/2014)

Alunos do 7° e 8° anos em viagem à Capital Gaúcha. Visita ao Palácio Piratini (17/10/2014)

Alunos do 1° ao 5° anos que ganharam as camisetas do dia das crianças do CPM da escola

divertirem nos brinque-dos infláveis que estavam instalados no Ginásio Municipal Marisa Mergen do Distrito de Vila Itaúba.Alunos, Professores e ser-vidores foram homenage-ados e presenteados com uma camiseta pelo CPM e Equipe Diretiva da Escola pela passagem do dia da criança, do professor e do

servidor público.Além de outras ativida-des culturais proporcio-nadas pelo Município como danças e teatros, as atividades do mês de outubro encerraram com uma intersérie no último dia 30 a qual envolveu alunos dos 6° ao 9° anos nas modalidades de futsal e voleibol.

eventos na escola

Page 9: Revista De A a Z / Estrela Velha

8 99

Dia dos Avós na EMEI Vó Alzira

Halloween na EMEF 25 de julho

Gincana escolar na EMEF 25 de julho

Na 24 de outubro no turno da tarde, a EMEI Vó Alzira promoveu o “Dia dos Avós na Escola”. A tarde festiva iniciou com a recepção dos avós e autoridades. Diversas atividades foram realiza-das: gincana, apresenta-ção de cantigas e versos pelas crianças e avós. Foi servido um gostoso lanche e a entrega de um mimo aos avós presentes. A direção salienta que a ativi-dade vem ao encontro do projeto “Integração Família e Escola”, desenvolvido na instituição, no decorrer do ano letivo de 2014. O objetivo do projeto é tornar possível a participação da família nas atividades

Este trabalho consistiu em res-gatar a importância das datas comemorativas na Educação Infantil e Fundamental, conhe-cer seu significado e de como estas datas ajudam os alunos a refletirem sobre vivências e ex-periências dando oportunidades de aprenderem conceitos que possam levar para toda vida, como conviver em harmonia, respeitar o próximo, aprender trabalhar coletivamente, ser criativo, ter uma linguagem mais desenvolvida, construir uma leitura de mundo de forma inteligente. Este trabalho foi realizado com todos os alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental 25 de Julho.

No dia 03 de ou-tubro foi realizado uma gincana entre as turmas do 3º, 4º e 5º ano da EMEF 25 de Julho, envolvendo atividades educativas de cooperação e de competição. A gincana integrou a Semana Cultural (desenvolvida no município) e iniciou as atividades alusiva ao Dia da Criança.

desenvolvidas pela escola. Foi um momento marcado pela curiosidade, admira-ção e encantamento que somente encontro entre

eventos na escola

gerações diferente pode proporcionar. A direção agradece com carinho a presença de todos.

Page 10: Revista De A a Z / Estrela Velha

10 11

— novembro

eventos na escola

1_Aplicação da provinha Brasil (INEP/MEC) com alunos do 2º ano da EMEF Santa Terezinha (18/11/2014)

2_Aplicação da prova ANA com alunos do 3º Ano da Emef Álvaro Rodrigues Leitão (21/1 1/2014)

3_ Recreio orientado na Emef Álvaro Rodrigues Leitão (Atividades realizadas no decorrer do ano de 2014)

10

Page 11: Revista De A a Z / Estrela Velha

10 11capa

O IDEB - Índice de Desenvolvimento da

Educação Básica avalia a qualidade do ensino no país, de dois em dois anos, com base em dados sobre aprovação e desem-penho escolar, obtidos por meio de avaliações do MEC. Através dos resulta-dos da Prova Brasil 2013 (Proficiência do 5º ano e 8ª série), divulgados em julho, já se havia observado no município, um desempe-nho muito bom dos alunos nas avaliações. Também, houve diminuição consi-derável de reprovações nas escolas (consequência de melhor aprendizado) e incentivo na fidelização de alunos (busca da não evasão escolar).

Nos anos iniciais da rede municipal de Estrela Velha, o Ideb Observa-do de 2011 (5,1) passou para 6,0 (2013), um ponto acima da meta projetada. Quanto aos anos finais houve um crescimento elevado de 4,0 (2011) para 4,4(2013).

Acredita-se que o grande investimento no projeto de qualificação e de atualização contí-nua dos profissionais da educação e as grandes melhorias na infraestrutura das escolas colaboraram nos resultados.

O Secretário Mu-nicipal da Educação

Resultados significativos no ensino de Estrela Velha

demonstrou muita satis-fação com os resultados, parabenizou os alunos, professores e escolas pelo esforço e dedicação: “O importante é observarmos o conjunto, pois estamos melhorando e avançando. O comprometimento dos profissionais, a partici-pação e investimentos realizados fazem parte do grande desenvolvimento da rede. Sabemos que há necessidade de rediscutir os anos finais, reformular

o currículo. A integração família-escola também é um grande desafio nas escolas, mas estamos trabalhando neste sentido ”, diz Daniel Silveira.

Formação de professores

“O importante é observarmos o conjunto, pois estamos melhorando

e avançando”.

11

Oficinas Pedagógicas Empresa Base 10

Porto Alegre - RS

Page 12: Revista De A a Z / Estrela Velha

12 13espaço do aluno

A Escola Municipal de Ensino Fundamental 25 de Julho, participou da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro, realizada pelo Ministério da Educação (MEC) sendo que a aluna Raíssa Tanise Durigon Quoos, 5º ano, aluna da professora Ana Maria Brixner Somavilla, se clas-sificou a nível municipal com o texto:

Período de 05/11/2014 a 05/12/2014 e de 02/02/2015 a 10/03/2015, tendo como data base para idade de corte 31 de março de 2015, para ingresso na Educação Infantil e 1º ano do Ensino Fundamental, conforme segue:

Para crianças da Educa-ção Infantil:• Escola Municipal de Educação Infantil Vó Alzira, para as crianças que completam 02, 03, 04 ou 05 anos;• Escola Municipal de Ensino Fundamental 25 de Julho, para as crianças que completam 04 ou 05 anos.

O LUGAR ONDE EU VIVO – MEU PARAÍSO

O lugar onde vivoTrabalho, brinco e corroPois é um lugar bonitoTodo cercado de morro

Os pássaros e animaisAqui tem bastante

Nos galhos das árvoresA vida é constante

Com o canto dos pássarosEles parecem que são atriz

Junto com meus irmãos Aqui eu vivo feliz

O lugar onde eu vivoEu acho lindo demais

Com a benção de Deus Eu vivo junto com meus

pais

O lugar onde eu vivoÉ de beleza sem fim

No município de Estrela Velha

Comunidade de Linha Dalcin

Olimpíadas de lingua portuguesa

NÃO ESQUEÇA

Edital de Chamamento Público para o período de matrículas e rematrículas 2015

OBMEP na escola

Os alunos dos anos finais do Ensino Fundamental da EMEF Álvaro Rodrigues Leitão, participaram em 27 de maio de 2014, da 10ª Olimpíada Brasileira de Ma-temática das Escolas Públicas (OBMEP). Foram classificados para a 2ª fase, que ocorreu no dia 13 de setembro, os alunos Carine Gianca Lasch, Chantele Kasten, Gi-liana da Rosa Correa, Julia Pereira Maciel, Maicon Berlt e Vanilsson Alisson Vieira. A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) é uma realização do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada - IMPA - e tem como objetivo estimular o estudo da matemática e revelar talentos na área.

— INFORMES

Para alunos do Ensino Fundamental:• Escola Municipal de Ensino Fundamental 25 de Julho;• Escola Municipal de Ensino Fundamental Santa Terezinha;• Escola Municipal de Ensino Fundamental Álvaro Rodrigues Leitão.

Page 13: Revista De A a Z / Estrela Velha

12 13pelas escolas

Escola Municipal de Educação Infantil Alzira Nunes Ceolin – Vó Alzira

Escola Municipal de Ensino Fundamental Álvaro Rodrigues Leitão – Centro

Escola Municipal de Ensino Fundamental 25 de Julho – Linha São Marcos

Escola Municipal de Ensino Fundamental Santa Terezinhalinha Santa Terezinha

Atos legais Decreto nº 1376, de 5 de agosto de 2013, Lei Municipal nº 1100, de 28 de agosto de 2013

Turmas mantidas Educação in-fantil — creche e pré-escola

Turno Tarde

Número de crianças em setembro de 2014 67 crianças

Equipe 1 diretora/professora; 4 pro-fessoras; 8 servidoras ( monitoras, serventes e secretária de escola)

Atos legais Decreto nº 14 de 28/08/1956; Portaria nº 1190 de 18/12/1990 D.O. 26/12/1990; De-creto nº 086 de 31/08/1998

Turmas mantidas Anos Iniciais e Finais do Ensino Fundamental

Turno Manhã e Tarde

Número de crianças em setem-bro de 2014 240 alunos

Equipe 3 professores na Equipe Di-retiva, 31 professores e 6 servidoras ( serventes e secretária de escola)

Atos legais Decreto nº 567 de 16/12/1980, Portaria 61.764 de 19/12/1984 D.O. 18/01/1985, Decreto nº 086 de 31/08/1998

Turmas mantidas Educação Infantil — Pré A e B e Anos Iniciais do Ensino Fundamental de 09 anos

Turno: Manhã e Tarde

Número de crianças em setembro de 2014: 78 alunos

Equipe 1 Diretora; 7 Professoras; servidoras(monitora e serventes)

Atos legais Decreto 567 de16/12/1980; Portaria 61.764 de 19/12/1984 D.O. 18/01/1985; Decreto nº 086 de 31/08/1998

Turmas mantidas Anos Iniciais do Ensino Fundamental de 09 anos

Turno: Manhã

Número de crianças em setembro de 2014: 13 alunos

Equipe 1 Diretora e 1 servidora

Page 14: Revista De A a Z / Estrela Velha

14 15comunidade

A Escola Municipal de Ensino Fundamental

Álvaro Rodrigues Leitão, numa ação conjunta com os segmentos da comuni-dade escolar, desenvolve a Campanha da Solida-riedade durante o mês de maio. São arrecadados alimentos não perecíveis, material de higiene e limpeza e roupas. A ação é inspirada nos princípios étnicos e morais, a fim de que possam ser vivencia-dos os valores humanos na instituição educativa tornando-o elemento sig-nificativo no currículo, bem como da reconstrução de uma sociedade melhor.

Em 2014, as roupas arrecadadas foram com-partilhadas entre os alunos da escola que mais neces-

Por dentro da comunidadesitavam. Já, os materiais de higiene e limpeza e os alimentos foram entregues a Casa de Amparo de Salto do Jacuí. Durante a entrega estiveram presen-tes os alunos e professo-res do 5° ano e Direção. Na oportunidade os alunos fizeram apresentações artísticas para os idosos da Casa os quais retribu-íram com muita alegria e emoção. A comunidade estrela-velhense também contribuiu através do Gru-po da Amizade na doação de blusas, toucas, mantas de lã para alunos carentes

Campanha da Solidariedade,

reconstruindo uma sociedade melhor

de nossa Escola. A Equipe Diretiva agradece toda a comunidade escolar e local pela contribuição e colaboração nas ativida-des desenvolvidas. Pois,

é através desses gestos que se vivencia o amor e a solidariedade para que crianças e adolescentes desenvolvam os valores humanos integralmente.

Page 15: Revista De A a Z / Estrela Velha

14 15fala professor

Partindo desse pensa-mento posso dizer que a educação em Estrela Velha está em constante avanço sendo oferecidos cursos, encontros de formação, valorização da participação das famílias nas atividades escola-res, assessoramento nas escolas principalmente em infraestrutura. Acredito que, assim como eu, os demais professores do município de Estrela Velha também veem como sendo o maior objetivo de toda nossa classe, fazer uma educação direcionada tanto ao conhecimento quanto à formação de caráter do nosso aluno, e para isso, precisamos sim, trabalhar “por” e “com amor” levar ao educando

Educação é um desafio, é ensinar e aprender. Não é transferir, mas construir o conhecimento com sabe-doria, tendo como funda-mento o resgate da cultura de geração para geração.Neste sentido, a educação de Estrela Velha preocupa--se com a qualidade do ensino oferecendo suporte a toda comunidade escolar através de capacitações dos professores, gestores, viagens culturais, even-

“A educação tem mudado muito nos últimos anos, hoje ensinamos

nossos alunos a pensar, a questionar e a aprender a ler

nossa realidade, para que possam construir opiniões próprias”.

o que temos de melhor, é dividir conhecimento formando cidadãos cons-cientes e preparando-os para um futuro melhor. É ter em mente que quando escolhemos essa profissão sabíamos das dificuldades, precisamos então reali-zar um trabalho coletivo esquecer as diferenças pessoais e pensar no bem do educando, pois é ele o centro do nosso trabalho.Sabemos que muitas vezes nos sentimos pressionados pelo próprio sistema, pois exige do professor que desenvolva o conteúdo pertinente, projetos escolares, traba-lhos e atividades artístico--culturais, participe de cursos de formação, esteja constantemente se atua-

Beloni Margarida Brixner, Professora de Língua

Portuguesa – Anos Finais

Raquel de Castro, Professora de

Matemática – Anos Finais

tos envolvendo os pais, assessorias, bem como dispondo de infraestrutura adequada nos estabele-cimentos de ensino para que ocorra uma aprendi-zagem de qualidade. A Educação não é mérito de um único professor ou de uma única escola, mas é o objetivo de todo docente e de toda comu-nidade escolar. Ninguém escapa da educação, para aprender, para

lizando e consiga traba-lhar envolvendo recursos tecnológicos; tudo isso faz parte do nosso cotidiano, porém, será que todos os professores estão prepara-dos para contemplar todas essas atividades em seu trabalho diário?Com isso não estou diminuindo o trabalho do professor, apenas res-

saltando a importância deste profissional, que as políticas púbicas do munícipio não percam o foco do reconhecimento desta classe tanto no nível municipal quanto estadu-al. Porque ser professor... é sem dúvida uma das profissões mais nobres e importantes.Para finalizar faço uso das palavras de Vanessa C. Bulgraen que afirma: “O educador deve atuar como mediador do conhe-cimento, de forma que os alunos aprendam os sabe-res escolares em interação com o outro, e não apenas recebam-no passivamen-te. É dessa forma que o docente contribuirá para que o aluno desenvolva o senso crítico e possa cada vez mais participar ativamente de sua “práti-ca social” atuando como sujeito em meio à socie-dade, desse modo, cabe ao professor colocar-se como ponte entre aluno e conhecimento e cabe ao aluno participar ativamente desse processo.”

ensinar, para aprender e ensinar. Para saber, para fazer ou para conviver, todos os dias misturamos a vida com a educação.Como professora neste município, posso salientar o envolvimento e o com-prometimento dos seus profissionais, percebidos durante a organização e realização nas ativida-des diárias, prezando a formação integral de seus educandos.

Page 16: Revista De A a Z / Estrela Velha

16 17memória

Para compreender melhor o lugar em

que se vive, situando-se no espaço e tempo, bem como conhecer e valorizar o nosso município resga-tando as memórias desde sua fundação, é de suma importância que os alunos conheçam os aspectos gerais sobre o lugar onde vivem para assim valoriza-rem sua terra. Através des-ta proposta a Professora Leonise Mira Koehler Ros-sato, da Escola Municipal de Ensino Fundamental Álvaro Rodrigues Leitão,

Meu município, minha história

desafiou seus alunos para um trabalho no sentido levá-los a descobrirem seu município, suas particulari-dades, a história das loca-lidades em que residem.

O objetivo foi apro-fundar a história do municí-pio, valorizar o patrimônio e fortalecer a cidadania. Algumas ações que foram realizadas: pesquisa a data de fundação do Município e acontecimentos signifi-cativos; história do nome do município e localidades onde os alunos da turma da 7ºM residem; pesquisa

Turma 7ª M Direção

Rosane Pereira MacielPaulo Roberto Soares

Lindomaura Francisca CorrêaProfessora conselheira

Leonise Mira Koehler Rossato

do site oficial do município; entrevista pessoas das comunidades; palestra com a professora apo-sentada Valda de Casti-lhos; visita e retirada de livros da biblioteca Mário Quintana e diálogo com

Page 17: Revista De A a Z / Estrela Velha

16 17

Construindo gráfico a partir dos dados pesquisados

Palestra sobre o Município

a funcionária responsável Pauline Henker, visita e coleta dados na Prefei-tura Municipal de Estrela Velha com as funcionárias Magda Schweighofer e Eni Lauthart; Construção de gráficos comparativos do ano da emancipação e atual, pesquisa o hino mu-nicipal, bandeira e brasão, confecção de um portfólio com o material.

Origem do Nome

Os dados mais con-cretos sobre a localidade estão relacionados com a construção da famosa “casa branca”. Construída em lugar alto e pintada de branco, tornou-se logo um referencial para moradores dos arredores e viajantes. Foi construída com pedra de areia e coberta com telha francesa. Em sua fachada, esculpida na própria parede, havia uma grande estrela. Tratava-se de casa de comércio, além de servir como residência.

A Casa Comercial, construída em 1912, pertencia ao Senhor João Pinto da Costa, era

memória

a única casa localizada nas margens do corredor (estrada) e, também nesta localidade. Serviu durante muitos anos como ponto de referência aos viajantes que se deslocavam ao norte para os municípios de Cruz Alta e Soledade, e para a região fumicultora de Sobradinho, Santa Cruz e Cachoeira do Sul, além de Julho de Castilhos e Santa Maria, visto que es-tava localizada no corredor e na bifurcação.

Na oportunidade em que foram feitas as esca-vações para construção

População 1995 – 3729 habitantes

2014 – 3628 habitantes

População rural 1995 – 3556 habitantes

2014 – 2461 habitantes

População urbana1995 – 314 habitantes

2014 – 1167 habitantes

desta casa, foi encontrado um escudo que possuía o formato de estrela que fora afixado em uma das por-tas. Era conhecida como “Casa Comercial de Estrela Velha”. Hoje neste local, encontra-se a Sede Social do C.T.G. Estrela do Pago.

Até os dias atuais teve o aumento do número de habitantes; construção de Posto de Saúde;lê-se: iluminação pública; cal-

çamento; redes de água; embelezamento da cidade; número de empregos; construção da Prefeitura e Câmara de Vereado-res; Escolas com boa infra-estrutura; Biblioteca pública com bons acervos; Bancos; Serviços como Brigada Militar e Correios; trabalho de profissionais liberais; lojas, oficinas, empresas, posto de com-bustível.

Com esse trabalho conheceu-se a história das localidades (onde os colegas da turma 7ºM residem); teve-se a opor-

tunidade de ouvir pessoas, cada uma contribuiu de uma maneira especial na realização de nosso projeto. Concluiu-se que o município evolui muito desde sua emancipação e as histórias narradas demostram muita fé e de-dicação do povo. Através do projeto, “Estrela Velha: Meu município, minha his-tória” pesquisou-se dados desde a emancipação até os dias de atuais, valori-zando o nosso município, a nossa Terra e resgatando as memórias desde sua fundação.

Page 18: Revista De A a Z / Estrela Velha

18 19

No dia 23 de setembro de 2014 no município de Ivorá/RS os alunos da Escola Muni-cipal de Ensino Funda-mental Álvaro Rodrigues Leitão e da Escola Estadual de Ensino Mé-dio Estrela Velha ambas do município de Estrela Velha participaram na modalidade Atletismo dos Jogos Estudantis do Rio Grande do Sul - JERGS. Os alunos da Escola Municipal Álvaro Rodrigues Leitão classifi-caram-se em segundo e terceiro lugares receben-do a medalha de prata e bronze respectivamente. E, os alunos da Escola Estadual Estrela Velha classificaram-se em se-gundo lugar recebendo medalha de prata.

EMEF Álvaro Rodrigues LeitãoAtlestimo Mirim MasculinoRaphael Ceolin 2° Lugar 50m 3° lugar 150mPedro Arthur Ravanello Castilhos 2°Lugar 600m 3° Lugar salto em distância

Revezamento 4x502°Lugar Pedro Arthur Ravanello Castilhos, Cleberson Veiga Pe-reira, Raphael Ceolin e Vinicius Ribeiro.

Atletismo Mirim FemininoAndrieli Stoll Correa 2° Lugar no salto em distância

Atletismo Infantil MasculinoLucas Marinho Cabreira 2° Lugar 1000m

esporte

No dia 29 de outubro de 2014, na EMEF Álvaro Rodrigues Lei-tão, foi realizado o Interséries, na modalidade de voleibol e fut-sal masculino e feminino envol-vendo alunos do 6° ao 9° ano.

Jogo de voleibol

Entrega de premiação do futsal Jogos entre professores e alunos durante o recreio

Interséries

Participação do JERGS

Alunos da Educação Infantil e Anos Iniciais foram con-templados com o projeto de Educação Física, com profissionais de formação específica.

Escolas participam todos os anos do “Dia do Desa-fio” que ocorre na última quarta-feira do mês de maio. Nesse dia os cida-dãos participam de uma competição entre cidades com o objetivo de estimular a adoção de hábitos mais saudáveis como a prática diária de esportes e de exercícios físicos.

projetos de educação física

Dia do Desafio

Page 19: Revista De A a Z / Estrela Velha

18 19painel cultural

A Secretaria Mu-nicipal da Educação de Estrela Velha promoveu no dia 30 de outubro, no CTG Estrela do Pago, o 2º Festival de Teatro da Educação Infantil. Foram encenadas várias histórias da literatura infantil pelas crianças da EMEI Vó Alzira e as turmas da Edu-cação Infantil da Escola

Através de uma parceria com o SESC, a Secretaria Municipal da Assistência Social, Cultu-ra e Turismo e Secretaria Municipal da Educação foi promovido três espe-táculos durante 2014, envolvendo as escolas municipais e estaduais do município. Os espetáculos foram realizados no CTG Estrela do Pago, em Estre-la Velha/RS.

20 Festival de Teatro da Educação Infantil

30 Mostra de Teatro

25 de Julho. A atividade teve como objetivo de proporcionar as crianças momentos de fantasia e imaginação vivencian-do os personagens das histórias. O evento contou com a participação de grande número de famílias que se encantaram com a desenvoltura e criatividade das crianças.

No dia 29 de abril alunos da Educação Infantil e Séries Iniciais assistiram ao musical infantil “Salada Mis-ta”, do Teatro Luz & Cena, de Novo Hamburgo. O gru-po teatral, formado por cinco integrantes, trouxe como tema a Alimentação Saudá-vel “Uma viagem ao mundo dos alimentos”, abordando com uma forma lúdica, sobre a importância de uma alimentação saudável.

Já o espetáculo “Como papai e mamãe se apaixonaram” pelo Grupo Makki, foi realizado dia 28 de maio, às 9 horas, e teve como público alvo alunos dos anos finais do ensino fundamental e de ensino médio. Neste espetáculo foi proposto um resgate a ludicidade e ao faz de conta para reconstruir a

história de como papai e mamãe se apaixonaram. No dia 26 de novembro, às 14 horas foi realizado o es-petáculo “Como num livro aberto”, com Eric Chartiot, envolvendo alunos dos anos iniciais do ensino fun-damental. Este espetáculo apresentou a importância da leitura de maneira muito diferente.

Page 20: Revista De A a Z / Estrela Velha

20 21espaço interativo

Quantos anos você pos-sui de experiência no transporte escolar?Luiz Antônio Pires: Vinte dois anos, sendo que, antes da emancipação realizei sozinho, durante cinco anos, o roteiro da região.

O que você percebeu de mudanças no decorrer dos anos?Luiz: Carros com mais condições de andar, modernizados. Estradas melhores de trafegabilida-de. Tudo evoluiu. Só sinto que, antigamente os pais ficavam no nosso lado,

O transporte Escolar de Estrela Velha é composto por uma frota de treze veículos próprios (um veículo reserva). Onze mo-toristas realizam o transporte escolar, perfazendo aproximada-mente 2000 km diários. Além da manutenção, todos os anos a frota do transporte escolar passa por reformas no sentido de proporcionar melhores condições para os alunos.Neste sentido, foi realizada uma entrevista, com Luiz Antônio Pires, motorista com mais anos de experiência da equipe do transporte escolar:

tínhamos mais autorida-de, os alunos eram mais calmos e tranquilos, hoje os alunos fazem o que querem e muitas vezes nos desrespeitam.

P: Qual sua maior aprendizagem durante este período?Luiz: Respeitar as pes-soas e saber lidar com os alunos.

P: Quais as maiores dificuldades que você enfrentou? Luiz: Ônibus velhos, sem condições de uso, muitas vezes sem freios, andando

em trechos de cerro ou de difícil acesso. Quando chovia, havia os conheci-dos “atoladores” e a água atravessava por cima dos pontilhões. Hoje as estra-das estão em melhores condições. Muitas vezes eram realizadas longas caminhadas para buscar ajuda, pois os ônibus estragavam, não havia pneu reserva, em outras situações, furavam vários pneus. Estes aconteci-mentos causavam atra-sos nos horários e muito transtorno.

P: Cite algumas atitudes

e providências que você toma no sentido de oferecer segurança aos alunos?Luiz: Gosto de conferir diariamente o veículo utilizado no transporte escolar se está em boas condições; Reforço cons-tantemente sobre impor-tante do uso do cinto de segurança; Tenho muito cuidado com a velocidade “segurança em primeiro lugar” e, trato do veículo como se fosse o meu. Realizo 160 km por dia e o veículo já ficou 90 dias sem ser necessária nenhu-ma manutenção.

Segurança em primeiro lugar

Page 21: Revista De A a Z / Estrela Velha

20 21

O município de Estrela Velha, desde 2013, participa do Pacto Nacio-nal pela Alfabetização na Idade Certa. O Pacto é um compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e municípios de assegurar que todas as crianças estejam alfabeti-zadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental. O ciclo de alfabetização compreende alunos da 1º, 2º e 3º anos. As Ações do Pacto apoiam-se em quatro eixos de atuação: formação continuada para os professores alfabetiza-dores e seus orientado-res de estudo; materiais didáticos, obras literárias, obras de apoio pedagó-gico, jogos e tecnologias educacionais; avaliações sistemáticas e gestão, mobilização e controle social.

Os encontros de formação de 2014, que

Professores alfabetizadores realizam encontros semanais de formação em Estrela Velha

são realizados com os pro-fessores, acontecem todas as terças-feiras, no turno da noite. Atualmente são dez professores alfabetiza-dores que atuam nas três escolas de ensino funda-mental do município. Nas formações são realizados aprofundamentos teóricos e atividades práticas sobre Alfabetização Matemática: construção do sistema de numeração decimal, operações na resolução de problemas, geometria, grandezas e medidas, educação estatística, saberes matemáticos e outros campos do saber e jogos na alfabetização

produzindo conhecimento

matemática. Além disso, o trabalho busca focar na matemática inclusiva e na matemática do campo. Também são realizados momentos de socialização das práticas desenvolvidas nas escolas. Em 2013, as formações aconteceram

em Alfabetização em Lín-gua Portuguesa.

Conforme a orienta-dora de estudo Professora Janete Zini Nagorsny, é importante a integração da Alfabetização em Língua Portuguesa e da Matemáti-ca; inserir jogos, desenvol-vendo um trabalho lúdico, ampliam as possibilidades no processo de aprendi-zagem. A Coordenadora Local, Mônica Seibert, também reforça: traba-lhar a partir de sequên-cias didáticas possibilita práticas interdisciplinares, integrando as atividades no currículo e melhorando significativamente a quali-dade do ensino.

Page 22: Revista De A a Z / Estrela Velha

22 23

O projeto embe-lezando os acessos da cidade pretende orna-mentar os acessos da cidade com o plantio de 5.000 mudas de hortên-sias e tem como parceria as escolas municipais, estaduais, professores, servidores e pais. Esse projeto busca a sensibili-zação dos cidadãos para o embelezamento do município e a valoriza-ção e aprendizagem dos alunos sobre a preserva-ção do meio ambiente. A prática inicial consistiu na produção das mudas: alunos e professores trouxeram mudas de

O projeto Hortas Escolares e Composteira é de-senvolvido anualmente na Escola Municipal de Ensino Fundamental 25 de Julho, tendo como objetivo auxiliar na formação, incentivando os educandos a valorizar a alimentação diversificada, produzindo hortaliças sem agrotóxicos, sendo esses de grande importância para nossa saúde. Essa relação direta com os alimentos na merenda escolar desperta e contribui na criação de uma cultura nos alunos voltado para o consumo de produtos mais naturais e saudáveis.

hortênsias que foram plantadas em garrafas pet, no qual os alunos

Estrela-Velhenses embelezando os acessos da cidade

Horta escolar e composteira

foram motivados a cuidar durante o seu desen-volvimento. O trabalho está sendo desenvolvido nas escolas municipais e

O projeto de Artes, da Hora do Conto e Educa-ção Física foram implementados em 2014, em todas as Escolas Municipais. Estes projetos têm como ob-jetivo ampliar atividades diversificadas nas escolas e possibilitaram aos professores a Hora Atividade, com a implantação de 1/3 (um terço) da jornada docente para atividades extraclasse, tal como estipulada no § 4º do art. 2º da Lei nº 11.738/2008 (que institui o Piso Salarial Profissional Nacional para os Profissionais do Magistério Público da Educação Básica).

Projetos artes, hora do conto e educação física

estaduais. Um exemplo é a Escola Municipal de Ensino Fundamental 25 de Julho que realizou o trabalho junto com

alunos de pré-escola (A e B), Anos Iniciais do Ensi-no Fundamental, profes-sores e servidoras.

produzindo conhecimento

Page 23: Revista De A a Z / Estrela Velha

22 23

A EMEF Álvaro Ro-drigues Leitão, localizada na sede e EMEF 25 de Julho, no campo, possuem computadores do PROIN-FO (Programa Nacional de Tecnologia Educacional), que tem como principal objetivo promover o uso pedagógico das tecno-logias de informação e comunicação nas redes públicas. As escolas mu-nicipais do campo foram contempladas, em 2013, com o PROUCA (Pro-grama Um Computador

A cada ano é dado continuidade ao Projeto de Saúde Bucal, integrando as secretarias municipais de Saúde e Educação. O programa, além de for-necer aos alunos kits de higiene oral e orientações para desenvolvimento de atividades em sala de aula, busca aliar a pratica da alimentação saudável ao auto cuidado bucal. Também realiza atendimento preventivo e curativo aos alunos da educação infantil e ensino fundamental das redes estadual e munici-pal de ensino.

O dia do aniversário é uma data muito es-pecial na vida de todos nós. Por isso a EMEI Vó Alzira organiza atividades para que todos (crianças, professores e servidores) possam confraternizar o dia do seu aniversário. Todo mês, organiza-se “A Festa dos Aniversarian-tes”, com cardápio elabo-rado pela nutricionista da Secretaria de Educação, Jamile Della Méa Wer-le, onde foram servidos lanches como nega-ma-luca de feijão, cupcake de milho, suco natural, gelatina com frutas, doce de batata doce, cachorro quente, empadão de fran-go com legumes, bolo de laranja, iogurte, salada de fruta entre outros. Para cada “festa” é realizado um planejamento, onde o ambiente era decora-

por Aluno) do FNDE. Isso possibilita desenvolvimento de atividades integrando a tecnologia ao currículo. Na base curricular nos anos fi-nais do Ensino Fundamen-tal está inserida a disciplina de informática e nos anos iniciais são ofertadas aos alunos possibilidades atra-vés dos projetos e pelos professores do currículo. Todas as escolas possuem internet o que facilita a pesquisa e a aprendizagem através de jogos e ativida-des lúdicas.

do com muito carinho e aguardado com entusias-mo principalmente pelas crianças. Para que esta atividade ser possível, a ajuda dos pais sempre é indispensável.

Informática na escola

Saúde bucalIntegração na Educação Infantil

Alunos das EMEF’s Santa Terezinha e 25 de Julho realizando atividades nos laptops

Page 24: Revista De A a Z / Estrela Velha

24 25

O projeto desenvol-vido na EMEI Vó Alzira busca estimular o gosto pela leitura desde a mais tenra idade, promovendo momentos de contação de histórias, manuseio de livros e ampliar o vocabu-lário. Também tem como finalidade proporcionar momentos de leitura com a família a partir da “Sa-cola da Leitura”; reunindo à família e possibilitan-do o diálogo, a troca, a interação e a união entre seus membros; bem

A vida escolar repre-senta um período muito importante para o desen-volvimento da criança. Ela é uma fase de mudanças, pois a criança passa a con-viver com outras pessoas

Projeto Cantinho da Leitura

Família na escola

produzindo conhecimento

como incentivar o registro do momento da leitura pela família e conserva-ção das obras literárias.

buscando assim a sua independência. A família deixa de ser a única refe-rência de mundo. Sendo assim, é de fundamental importância a participação da mesma no desenvolvi-

mento da criança. Neste sentido, a EMEI Vó Alzira procura desenvolver um trabalho coletivo no am-biente escolar incluindo a família no processo de de-senvolvimento da criança, como parceiros e colabora-dores, resgatando o fortale-cimento da autoestima e ressaltando a importância da afetividade na escola e na família. Assim podem-se citar diferentes momentos de integração com mães, pais e avós na escola, através de confraterniza-

ções, gincanas, teatro, sacola da leitura, conver-sação com a família.

Page 25: Revista De A a Z / Estrela Velha

24 25

O projeto “Resga-tando Valores” foi desen-volvido no decorrer do ano letivo 2014, pelas professoras Christiane Raquel Ravanello Castilhos e Lenise Maria Schoenfeldt Rodrigues do quinto ano (turmas I e J), da EMEF Álvaro Rodrigues Leitão de Estrela Velha. As atividades realizadas foram baseadas nos princípios éticos e espirituais, onde os alunos puderam realizar um resgate sobre os valores, vivenciando-os na institui-ção educativa. O objetivo também foi de sensibilizar os alunos quanto aos valores, como elemento fundamental na recons-trução de uma sociedade melhor e, entendendo que a parceria entre escola e família é indispensável nes-te processo.

A capacitação dos docentes circula entre diversas temáticas, tais como: Educação Infantil, Alfabetização, Letramento e Numeramento, Educa-ção Inclusiva, Interdisci-plinaridade, Planejamento Pedagógico, Educação Digital, Identidade da Escola, dentre outros. Além das capacitações é importante ressaltar a necessidade grupo de estudos e reuniões pedagógicas: “um espaço no qual toda a equipe de professores possa debater

O desenvolvimento do projeto culminou no dia 24 de novembro de 2014, no qual os alunos juntamente com suas professoras e diretora da Escola realizaram visitas à casa dos pais de alguns

produzindo conhecimento

Projeto Resgatando Valores

Formação dos profissionais da educação

alunos. No total, vinte três famílias receberam a visita. O passeio iniciou-se às 07:20 horas da manhã e estendeu-se até as 16 ho-ras. O almoço foi realizado na casa da aluna Juliane Scapin da Silva onde foi

oferecido aos visitantes um ótimo cardápio.

Na ocasião foram realizadas entrevistas com os pais dos alunos com o objetivo de manifestarem sua opinião sobre o proje-to desenvolvido.

e organizar o processo educativo naquela uni-dade escolar, discutir e estudar temas relevantes para o seu trabalho e para a qualidade do ensino”, conforme Parecer CNE/CEB nº 18/2012. Também, se faz necessário a quali-ficação dos profissionais que atuam como apoio à educação e ensino, tais como secretárias, merendeiras, serventes e motoristas do transporte escolar, pois estes, assim como os docentes, exer-cem funções importantes

para o desenvolvimento de processos educacionais com qualidade.

Page 26: Revista De A a Z / Estrela Velha

26 27alimentação

O município oferece aos alunos da rede

municipal de educação alimentação diferenciada por modalidade de ensino. A nutricionista respon-sável técnica pelo PNAE - Programa Nacional da Alimentação Escolar, no município, Jamile Della Méa Werle, elabora três cardápios mensais - para as escolas do interior, para a escola urbana e para a escola de educação infantil, todos os cardá-pios estão adequados as necessidades nutricionais diárias dos alunos em kcal, carboidratos, proteínas, lipídios, cálcio, ferro, zinco, magnésio, vitamina A, vita-mina C e adaptados para os alunos portadores de intolerância a lactose.

Para a alimentação escolar ser mais saborosa e nutritiva o município en-tra com contrapartida de recursos financeiros que complementam o repas-se vindo do FNDE para a alimentação escolar.

A partir da Lei 11.947/09 o município iniciou a aquisição de no mínimo 30% do total dos recursos financeiros repassados pelo FNDE, no âmbito do PNAE, em gêne-ros alimentícios diretamente da agricultura familiar e do empreendedor familiar rural ou de suas organizações.

Em 2014 o município esta com este percentual acima do recomendado, estamos adquirindo 90%

Alimentação Escolarem produtos produzidos no município e região. Os produtos são: abobrinha, alface, alho, batata-doce, batata inglesa, bergamo-ta, beterraba, brócolis, cebola, cenoura, chuchu, couve-flor, couve-man-teiga, feijão preto, feijão variedades, laranja, man-dioca, moranga cabotiá, morango, pêssego, repo-lho verde, rúcula, tempero verde e tomate. Além dos produtos da agroindús-tria e cooperativa: açúcar mascavo, bolacha caseira, carne bovina picada, carne bovina moída, carne suína picada, mel colonial e melado colonial.

Para as manipula-doras de alimentos são oferecidas capacitações

sobre boas práticas de fabricação e higiene, assim como aulas práticas para elaboração de receitas com produtos da agricul-tura familiar.

Recentemente o município foi convidado pelo CECANE-UFRGS para apresentar o relato de experiência exitosa na compra de produtos da agricultura familiar no Se-minário realizado em Porto Alegre para mais de 40 municípios do estado que não estavam adquirindo

o percentual preconizado pela legislação.

Também são de-senvolvidas atividades de promoção e incentivo ao consumo da alimentação saudável como oficinas de culinária, teatro educativo, mostra de vídeos educa-tivos, além de avaliação nutricional dos escolares.

Page 27: Revista De A a Z / Estrela Velha

26 27histórias

O envolvimento e a participação da família no ambiente escolar são essenciais para o bom desempenho das institui-ções escolares e para o desenvolvimento integral da criança. Assim, no sentido de valorizar os ensinamentos dos avós, a EMEI Vó Alzira proporciona espaços no qual os avós das crianças podem com-partilhar suas experiências e memórias. Ressalta-se

Histórias da Vovótambém a contação de histórias, cantigas e ativi-dades de culinária. Duran-te o desenvolvimento das atividades há a interação e a troca de conhecimento dos avós com as crianças. As atividades prenderam atenção das crianças, monitores e professores, pela forma diferenciada que foram conduzidas, resga-tando valores e dando a importância ao papel dos avós na família e na escola.

Page 28: Revista De A a Z / Estrela Velha

28 PB

Reges Antonio Scapin Prefeito Municipal

Daniel Silveira Secretário Municipal da Educação

Mônica Olinda Seibert Pedagoga – Supervisora Escolar

Ana Paula Limberger Speth Agente Administrativo Auxiliar

Neiva de Vargas Drum Agente Administrativo Auxiliar

Jamile Della Méa Werle Nutricionista

Rosane Pereira Maciel Diretora da EMEF

Álvaro Rodrigues Leitão

Paulo Roberto Soares Vice-Diretor da EMEF

Álvaro Rodrigues Leitão

Lindomaura Francisca Correa Vice-Diretora da EMEF Álvaro Rodrigues Leitão

Anete Enedy Rossner Zahn Diretora da EMEF 25 de Julho

Jovane Maria Tovo Diretora da EMEF Santa Terezinha

Janete Zini Nagorsny Diretora da EMEI Alzira Nunes Ceolin

Rua João Luiz Billig, 27CEP: 96990-000Estrela Velha – RS

Telefone: (51) 3616 – [email protected]