revista dança gospel (julho e agosto 2011)

36
Companhia Tribo de Dança 10º SEMINÁRIO INTERNACIONAL A DANÇA NO LOUVOR E NA ADORAÇÃO EXPOCRISTÃ ESSENCIAL PARA CRESCER

Upload: luciana-campos

Post on 18-Dec-2014

21.418 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Revista de dança gospel

TRANSCRIPT

Page 1: Revista Dança Gospel (julho e agosto 2011)

Companhia Tribo de Dança

10º Seminário internacional

A dAnçA no Louvor e nA AdorAção

expocriStã essenciAL pArA crescer

Page 2: Revista Dança Gospel (julho e agosto 2011)
Page 3: Revista Dança Gospel (julho e agosto 2011)

diretorA

eLeusA Lourenzoni

JornAListA responsáveL

ivAn GrAndi

Arte / desiGner

LourruAmA morAes

AdministrAtivo

tâniA pLAssA

comerciAL

dAmAris rAfAeL

Atendimento

mAriAnA sAnches

circuLAção

niLson sArAnz e Luiz vittA

contábiL

KAnAmAro & LucAs

Jurídico

mALuf e GerAiGire AdvoGAdos - brAsiL

shepArd muLLin - euA

coLAborAdores

KArinA bernAssi, prisciLLA YoKoi, isAbeL coimbrA, fAbinho dA dAnçA, cristiAne t. menezes e

eLiAs r. de oLiveirA.

tirAGem

10.000 exempLAres

impressão

proL GráficA

distribuição

LoJAs especiALizAdAs, escoLAs pArticipAntes, festivAis e eventos de dAnçA, AssinAntes e mAiLinG.

A revistA dAnçA GospeL® é umA pubLicAção dA db editorA. não se responsAbiLizA por conceitos

emitidos em ArtiGos AssinAdos ou por quALquer conteúdo pubLicitário e comerciAL, sendo este úLtimo de inteirA responsAbiLidAde dos AnunciAntes. os coLAborAdores

não recebem remunerAção diretA do GuiA.

créditos - fotos: Arquivo db press, internet rf.

revistA dAnçA GospeL 2011© 2011 todos os direitos resevAdos

editorA dAnçA brAsiL®ruA João pizArro GAbizo, 21 - sAntAnA

são pAuLo - sp - cep 02038-040teL: (11) 2950.4082www.dbeditorA.com.br

cnpJ: 03.010.729/0001-37

queremos enALtecer A deus por nos con-ceder o primeiro número destA AbençoAdA revistA.

A suA revistA dAnçA GospeL cheGA de formA expressivA, mArcAndo presençA no cenário GospeL pArA quem está interes-sAdo em tudo o que Acontece nA dAnçA cristã. nAs páGinAs dA revistA todos são muito bem vindos, de quALquer LuGAr ou quALquer cuLturA, sem fAzer ALusão A nenhum tipo de reLiGião ou fé.

A dAnçA GospeL é um seGuimento que trAz umA LeGião de dAnçArinos pArA LouvAr A deus e evAnGeLizAr AtrAvés dA dAnçA e, AtrAvés de suAs páGinAs A revistA dAnçA GospeL será o interLocutor potenciALizAn-do o evAnGéLico AtrAvés dA dAnçA cristã.

nestA edição ApresentAmos reportAGens, notíciAs e informAções excLusivAs, que irão AtrAir suA Atenção do começo Ao fim, pois nossA missão é ApresentAr mAtériAs de quALidAde, com um conteúdo sAudáveL e útiL.

deseJAmos umA boA LeiturA A todos dAnçArinos e que deus os Abençoe.

Ivan Grandi

editorialci

A tr

ibo d

e d

AnçA

. div

uLG

Ação

.

Page 4: Revista Dança Gospel (julho e agosto 2011)

definição para dança GospelTanto a música como a dança, são resultados de uma fusão de influências desencadeadas pelo protestantismo avivado, originado nos EUA na década de 50 inicio da de 60. Também conhe-cida como dança cristã, é praticada há muitos anos em apresentações, como forma de evangelismo em praças, escolas e locais públicos, além de pro-gramações especiais em igrejas locais. Já a dança como forma de culto, sendo realizada no altar juntamente com uma equipe musical (cantores e músicos), passou por uma trajetória diferente, surgindo há cerca de 18 anos.

Registros literários traçam a implan-tação da dança nos cultos cristãos no Brasil, a partir da realização da primeira festa dos tabernáculo, realizada pela Embaixada Cristã de Jerusalém em 1982. Essa foi a primeira festa dos tabernáculos liderada por cristãos. Nesta nova Festa dos Tabernáculos, começaram a participar músicos, can-tores e bailarinos cristãos profissionais de todo o mundo que ministravam com música e dança. Em 1994, bailarinos brasileiros que participaram destas festas, trouxeram para o Brasil a visão de como se poderia dançar no culto a Deus. Sua técnica tinha por base a dança clássica.

A dança cristã ou gospel é direcionada a Cristo, sendo em forma de expressão de adoração, ensino, ou evangelismo. Por isso, os valores bíblicos direcionam o figurino, os temas a serem coreogra-fados e até a forma de dançar, mas as técnica seja qual for a modalidade, continua a mesma. A dança cristã é

realizada de duas formas:

Por Karina Bernassi

dança Gospel

IIII Dança Gospel I 4 IIII

O G

OSP

EL 1.Como dança de apresentação (onde se prega o evangelho ou se ensina a palavra)

A dança de apresentação, tem o objetivo de expor uma mensagem, uma idéia. Ela comunica e expressa valores do grupo.

2.Como forma de culto (sendo mais conhecida como dança de adora-ção).

A dança que é realizada no culto, se assemelha à oração. O bailarino voluntariamente se expressa diante de Deus em uma oração feita com movimentos. Não é se apresentar para a igreja, mas levar a igreja a dançar como forma de louvor e adoração. Existe também um simbolismo nas roupas, objetos e desenhos coreográficos. Toda a performance do bailarino em um ambiente de culto, vem carregada de um simbolismo que dá sentido à dança.

fonte: pinheiro dioGo, AdriAnA. AdorAção criAtivA.

GoiAs: vinhA editorA, 1999.

os elementos As roupas usadas nas danças cristãs de adoração não precisam neces-sariamente ter um significado. Mas em determinados momentos, os grupos utilizam cores e formas como elementos simbólicos. Uma dança em roda pode significar unidade entre as pessoas, ou mesmo pro-teção de Deus. Dançar vestido de vermelho pode significar que está coberto com o sangue de Cristo, ou seja, estar protegido contra todo

Page 5: Revista Dança Gospel (julho e agosto 2011)

IIII Dança Gospel I 5 IIII

mal e ainda aliançado com Deus. A cor amarela pode lembrar o ouro, que significa o caráter de Deus. A cor prata aponta para a redenção realizada por Jesus Cristo na cruz do calvário. A cor verde pode significar o óleo da unção, como marca da presença de Deus em uma pessoa. Alguns símbolos judaicos também fazem parte do culto de algumas igrejas evangélicas, como por exemplo, o candelabro (que no protestantismo representa Jesus Cristo), como a luz do mundo e, desta forma, são utilizados por alguns grupos de dança. Todos estes elementos não se fecham necessari-amente em um significado único, mas o significado pode mudar de acordo com o momento da dança.

evolução no BrasilApós 1995 houve um despertar na vida de muitos bailarinos profissionais (cristãos) dentro das igrejas. Em dife-rentes denominações do país e quase ao mesmo tempo, esses bailarinos se apropriam da dança experimental, utilizando-se de tecidos, fitas, entre outros adereços, para enfatizar movi-mentos espontâneos como possibili-dade de fluência na adoração a Deus. Como precursores dessa nova forma de adoração, citamos:

*Isabel Coimbra (Cia Mudança - apoia-da no ministério de Louvor “Diante do Trono”) que de Minas Gerais alcançou grande reconhecimento, frente às igre-jas evangélicas de diferentes denomi-nações, e fez com que aumentasse a aceitação da dança em denominações até então fechadas para esta linguagem artística.

*A Pra. Adriana Pinheiro (Cia Rhema) já

difundia pelo país sua visão e enten-dimento espiritual/artístico sobre o bailarino adorador, através de apostilas e seminários que corriam as igrejas de todo o país e os principais eventos do exterior.

*O Pr. Geraldo Dias (Cia de dança Profe-tica) era bailarino clássico profissional, e recebeu seu chamado profético na festa cristã dos tabernáculos em Jerusalém. Ele ministrou seminários com danças por todo o Brasil.

Em São Paulo a igreja Renascer em Cristo chega a reunir no estádio do Pa-caembu 4.000 dançarinos para partici-par da gravação do seu DVD, além, de implantar grupos de dança como parte integrante de seus cultos, agregando milhares de pessoas, de varias faixas etárias em território nacional.

A partir de 2000, surgem vários outros registros de nomes que começaram a se destacar no trabalho de dança como adoração, influenciando grupos por todo o Brasil, destacamos: Gisela Matos (profetas da dança) em Belo Horizonte, Gláucia Freire (Movimento Companhia de dança) no Rio de Janeiro, Eliane Moura (Cia. Josac) em Brasília, Alcina Villar (Cia Mudança) no Rio de Janeiro, na capital paulista Vivian Lazzerini (Cia Vivian Lazzerini), Carol Marrul (Tribo de Dança), John e Carol Bassi (Cia Praise), Cia Tribus na Praia Grande-SP, Studio do Corpo no Rio Grande do Sul, Corpo e Luz na Paraíba, entre outros.

fonte: pinheiro dioGo, AdriAnA. AdorAção criAtivA. GoiAs: vinhA editorA, 2007. entrevistA extrAídA do site: www.oGALiLeo.com.br

Page 6: Revista Dança Gospel (julho e agosto 2011)

IIII Dança Gospel I 6 IIII

É com grande alegria e satisfação, que compartilho mais um sonho conquistado da Capezio.

Há 2 anos o Empresário Luiz Cavalcante sonhou com uma linha de dança que pudesse além de ser exclusiva, levasse também para todo o país sua gratidão para com Deus.

Este foi um período de estudos nos quais pudemos desenvolver um logo adequado ao público e uma linha completamente moderna.

Hoje vemos que é possível sonhar e conquistar o que desejamos, a mais nova Linha da Capezio é um sucesso graças a Deus e Sua sabedoria entregue ao Luiz.

Desejo de coração que Jesus seja sempre o primeiro lugar de nossas vidas e agradeço a oportunidade dada pelo Ivan Grandi de fazer parte dessa NOVA REVISTA, que acredito eu que possa edificar muitas pessoas e levantar este público Gospel a Exaltar o nome do Senhor diante de toda Nação Brasileira.

Com carinho Priscilla Yokoi

tempo De DanÇar

NO

VID

ADE

linha Gospel

capezio

Page 7: Revista Dança Gospel (julho e agosto 2011)
Page 8: Revista Dança Gospel (julho e agosto 2011)

Dança Gospel: como foi o início da cia?tribo de Dança: A mais ou menos 12 anos atrás, algumas pessoas que hoje integram a Tribo, dançavam em um grupo da igreja. Essas pessoas sempre dançavam juntas e tinham um sonho em comum, o sonho de montar uma Cia profissional de dança gospel.

Começamos então a montar coreogra-fias para dançar em festivais e mostras de dança, a fim de tornar o nosso tra-balho conhecido e adquirir experiência. Nosso primeiro espetáculo foi em 2004, chamava-se “Prepare-se para a Segunda Vinda” foi apresentado no Theatro São Pedro, foi a primeira vez que chama-mos o grupo de Tribo de Dança.

DG: Qual a linha de trabalho de vocês?tD: Gostamos da diversidade e da união que os vários estilos de dança po-

dem somar. A nossa

linha principal de trabalho é a dança contemporânea e o modern jazz, mas estudamos também street dance, dança de salão e ballet clássico.

DG: Qual o contato da cia com outros estilos de dança?tD: Como disse na pergunta anterior, gostamos da diversidade de estilos. Acredito que quando eles se misturam criam um visual incrível. Normalmente nossas coreografias são compostas por mais que um estilo, mesmo que sutil-mente. Procuramos estudar também o Axé, apesar de ser considerado um estilo de dança não muito valorizado, estamos acompanhando uma banda de axé gospel, chamada Banda DOPA (www.bandadopa.com.br). Essa banda já é um sucesso no meio gospel, con-tagia a todos. E a dança não poderia ficar de fora de um ritmo tão animado quanto esse.

DG: De qual igreja vocês participam? Somos todos da Igreja Renascer em Cristo. Mas estamos abertos em receber cristãos de outras denominações.

DG: como é o dia-a-dia da cia?tD: Todos os integrantes da Tribo pos-suem trabalhos paralelos a compan-hia, temos farmacêuticos, advogados, comerciantes, bancários, mas também temos alguns que trabalham integral-mente com dança. Nossos encontros são de duas a três vezes por semana, onde fazemos aula de dança (Profes-

companHia triBo De DanÇa

www.tribodedanca.com.br

IIII Dança Gospel I 8 IIII

ENTR

EVIS

TA

Div

ulga

ção.

Page 9: Revista Dança Gospel (julho e agosto 2011)

sora Carol Marrul), ensaiamos muito e a cima de tudo compartilhamos da pa-lavra de Deus, tendo um momento de oração e comunhão uns com os outros.

DG: Sendo uma cia de dança gospel, o que inspira vocês a dançarem?tD: Jesus vive em nossos corações, ele nos leva muito além dos movimen-tos, permitindo experiências que nos inspiram a criar e devolver a nossa arte-inspiração a ele que é o criador de todas as coisas. Acreditamos que estamos neste mundo por inspiração de Deus, é nele que nos inspiramos para realizar todas as coisas!

DG: Quais são as principais influên-cias do coreógrafo da cia?tD: Sou uma pessoa que sempre buscou e continua buscando informa-ções e atualizações na dança. Minhas principais referências no meio da dança brasileira são: Roseli Rodrigues e Andreia Pivatto, a nível internacional busco referência no trabalho de Alvin Ailey. Mas é claro que como coreógrafa busco a minha própria identidade e faço todos os integrantes se envolverem nas criações.

“Quando Deus criou o mundo estava inspirado,

mas quando criou a dança estava no ápice da sua

inspiração. E é a dança que me inspira

a louvar a Deus todos os dias da minha vida!”

DG: Qual a opinião da cia sobre os festivais competitivos de dança?tD: Nós gostamos de festivais competi-tivos e participamos deles. O problema é quando a competição supera a opor-tunidade, quando falo “oportunidade” me refiro as coisas que um evento como esse pode nos oferecer: troca de experiências, crescimento, acesso a cultura, oportunidade de mostrar o seu trabalho a um público que entende de dança e ainda por cima ser avaliado por bons profissionais. Aliás, acho que os ju-rados poderiam dar um feedback maior aos grupos, sei que normalmente são muitos grupos, mas todos pagam caro para estar em um bom festival e mere-

IIII Dança Gospel I 9 IIIIDiv

ulga

ção.

Page 10: Revista Dança Gospel (julho e agosto 2011)

IIII Dança Gospel I 10 IIII

cem isso. Então, quando a competição em si se torna mais importante do que toda a oportunidade, não é bom.

DG: Fale sobre as oportunidades de Dança Gospel em Festivais.tD: O que difere a dança gospel da dança secular é o que esta dentro de nós, é o sentimento. Nós dedicamos a nossa arte à Deus. A técnica que usamos é a mesma utilizada por qualquer outro grupo. Acho um erro festivais de dança inaugurarem modalidade de “dança gospel”. Os grupos de dança gospel, devem se encaixar nas modalidades que sempre existiram nos festivais: Jazz, Dança Contemporãnea, Danças Urba-nas, Ballet Clássico, Sapateado e etc.

DG: Quais os locais em que a cia de apresenta?tD: Festivais, Mostras de Dança, Igrejas, Shows diversos, Teatros, nas ruas (pra-ças, palcos externos), temos projetos de dançar em comunidades carentes, núcleos assistenciais e presídeos.

DG: o que você destaca na carreira da cia?tD: A principal pessoa a ser destacada é Jesus! Mas sobre as outras coisas, somos destacados pela diversidade, pela excelência técnica (que é difícil de ser encontrada no meio gospel), pela persistência aos nossos sonhos! Nós não temos limites, nós somos levados pelo vento do espírito de Deus, onde ele soprar, iremos. Queremos chegar a lugares altos!

DG: Qual o maior sonho profissional? tD: Temos muitos sonhos, sonhos grandes e pretensiosos, mas prefiro não revelar agora, para não estragar a surpresa...rsrsrs. Mas posso revelar que temos projetos ainda esse ano de levar

o nosso espetáculo a crianças carentes!

DG: o que é a dança para você?tD: Quando Deus criou o mundo estava inspirado, mas quando criou a dança estava no ápice da sua inspiração. E é a dança que me inspira a louvar a Deus todos os dias da minha vida!

ENTR

EVIS

TA

Div

ulga

ção.

Page 11: Revista Dança Gospel (julho e agosto 2011)

IIII Dança Gospel I 11 IIII

riverdance

(que em português seria uma aglu-tinação de “dança do rio”) é um espectáculo de sapateado irlandês, reconhecido pelo rápido movi-mento de pernas dos dançarinos e aparente imobilidade da cintura para cima.A produção de Riverdance foi elaborada para um intervalo de 7 minutos, no Festival da Eurovisão de 1994, por Bill Whelan, a 1 de Abril de 1994. A Irlanda era a anfitriã, por vencer a edição de 1993, tendo escolhido a cultura celta como mote para este espectáculo.

Uma das características do show original eram os números de gos-pel, escritos — como todo o resto — por Whelan e interpretado pelo Reverendo James Ginon, de Atlanta. Estes números iriam alegadamente explorar a sensação de deslocados que os irlandeses e africanos teriam sentido após emigração para o Novo Mundo.

cores na dança GospelAs cores representam um comple-mento na elaboração de figurinos, iluminação e cenário. Todas as cores atraem sentimentos e sen-sações, transmitem mensagem ao nosso cérebro, através de nosso olhos.

As cores influenciam qualquer apresentação cênica ou espe-táculo, assim como a composição dos movimentos na coreográfica, a maquiagem na composição do personagem entre outros aspec-tos.

A dança utiliza gestos e movi-mentos para ministrar o louvor e a adoração a Deus. Utilizando os gestos é ministrado: Clamor, Cura, Adoração, Libertação, Arrependi-mento entre outras.

Os movimentos tem seu signifi-cado e a cor é a profecia lançada sobre a igreja. As profecias apre-sentadas pelo ministério de dança são visuais, por isso, utilizando ainda as cores e cada cor tem um significado profético.

VOCê SABIA?

Div

ulga

ção.

Page 12: Revista Dança Gospel (julho e agosto 2011)

IIII Dança Gospel I 12 IIII

por quê?O Senhor é digno de toda adora-ção. A adoração envolve cânticos, instrumentos e também a dança. Em Lucas 7:32, Jesus fala de uma geração incrédula que não sabe adorá-lo: “E disse o Senhor: A quem, pois, compararei os ho-mens desta geração, e a quem são semelhantes? São semelhantes aos meninos que, assentados nas praças, clamam uns aos outros, e dizem: Tocamo-vos flauta, e não dançastes; cantamo-vos lamenta-ções, e não chorastes.”

ministério artéria

quAndo?O Ministério foi criado em junho de 2002, mas só após um ano de oração de fato começou. A primeira apresentação oficial foi em 2003.

como?Para participar, além de saber dan-çar, é necessário ter no mínimo um ano de conversão, ser batizado e freqüentar uma célula, pois só entra com a indicação do líder de célula.

PERF

IL

onde?Além da Igreja Bola de Neve de São Paulo, o Ministério de Dança está presente nas diversas Igrejas Bola de Neve espalhadas pelo Brasil.

[email protected]/ministerios/arteria

Div

ulga

ção.

Page 13: Revista Dança Gospel (julho e agosto 2011)

IIII Dança Gospel I 13 IIII

a dança nas iGrejasA Dança, esteve durante longos anos fora do contexto das igrejas evan-gélicas e Cristã. Até então associar a dança e a adoração a Deus só era realizada, durante as citações de tex-tos sobre o tema. Nos últimos anos esta realidade mudou. Tanto a igreja como nós temos descoberto que esta forma de louvar e adorar a Deus está disponível, com isso nos entregamos a Deus de corpo e alma.

Grupos da dança são formados entre as igrejas evangélicas e cristã, utili-zando a mesma forma de dança que leva a congregação a se expressar diante de Deus das mais variadas formas, enfim, dançando. No culto a dança como a musica tem se tornado instrumento importante para louvar e adorar a Deus, expressar os sentimen-tos, pensamentos e para representar cenas bíblicas.

Divulgação.

Page 14: Revista Dança Gospel (julho e agosto 2011)

IIII Dança Gospel I 14 IIII

Deus é maravilhoso e é muito bom constatar o Seu mover em todo o tempo e em toda a terra! Hoje em lugares remotos o clamor por Deus vem se ma-terializando na atitude responsiva do Pai através da transformação de vidas e con-quista de vilarejos e cidades. Os verda-deiros convertidos a uma nova vida em Jesus vêm buscando e se expressando intensamente pela presença e o amor de Deus! Nesse processo é notório o cresci-mento da consciência e da liberdade de muitos cristãos em relação á apropriação do significado e da expressão das artes nas suas inúmeras possibilidades no louvor e na adoração ao Grande Rei!Em meio a esse mover, nos deparamos com muitos que como nós, vêm na linguagem da dança uma expressão possível no exercício de chamados min-isteriais seja para o evangelismo, para a ministração da Palavra de Deus, para a profecia ou para as inúmeras oportuni-dades do realizar a boa obra dentro e fora da Igreja de Cristo.Ao longo dos últimos 12 anos temos vivido o mover de Deus em nossas vidas de maneira surpreendente e a dança

tem sido ferramenta

poderosa no exercício do nosso ide ao proclamar as “Boas Novas” a todos os lugares e oportunidades por onde o Senhor tem determinado. Nesse sentido, é que organizamos seminários anuais e compartilhamos sobre o mover do Es-pírito Santo em nossas vidas e ministério. Por isso, é com satisfação que informa-mos a realização da décima versão do Seminário Internacional “A Dança no Louvor e na Adoração”.Gostaríamos de ressaltar que ao longo dos seminários aprendemos que Deus não está preocupado com metodologias, estilos ou performances, mas com a vida de seus filhos e filhas. Por isso, os seminários de dança têm sido verdadei-ras “oficinas” da alma, onde o Senhor tem proporcionado a seus participantes ensino, cura, libertação, restauração, edificação e para alguns a salvação.Neste ano o tema será “O Corpo de Cristo”. Além dos momentos de louvor, ministrações e atos proféticos em dança, teremos também uma macro-oficina dividida em duas partes para melhor nos aprofundarmos no tema. Contamos ainda com convidados especiais de outros ministérios na intenção de com-

10º seminário internAcionAL

a dança no louvor e na adoração

“Aguardo ansiosamente e espero que em nada serei envergonhado. Ao contrário,

com toda a determinação de sempre,também agora Cristo será engrandecido

em meu corpo (…).” fL 1:20b

AGEN

DE-

SE

Page 15: Revista Dança Gospel (julho e agosto 2011)

IIII Dança Gospel I 15 IIII

partilhar contribuições que consideramos relevantes para o enriquecimento do tema central.Cremos que Deus tem planos muito específicos e nominais para nós este ano e as expectativas pelo o que Deus fará nesses dias são imensas e, com certeza, nossas vidas nunca mais serão as mesmas!Não fique fora dessa!

Isabel CoimbraCoordenadora Geralhttp://ciamudanca.wordpress.com/

preletores

•ISABEL COIMBRA E CIA MUDANÇA – IBL / MG

louvor

•MUDANÇA CIA DE DANÇA E ARTES CENICAS – IBL / MG•MINISTÉRIO FLUIR – IGREJA BA-TISTA SOLIDÁRIA / MG

participação especial

•Vasti Gripp - IBL / MG•Vera Lúcia Ferreira - IBL / MG•Felipe Barros - IGREJA BATISTA SOLIDÁRIA / MG

data

26 a 28 de agosto de 2011

local

Hotel Tauá - Roças Novas a km do Centro de Belo Horizonte).End.: BR 381 Roças Novas/ Caeté – MG tel. 31-36517880www.hoteltaua.com.br

informações

[email protected]./fax: 031 34279594

o que levar

BIBLIAHIGIENE PESSOALROUPAS APROPRIADAS PARA OFI-CINA DE DANÇAROUPAS DE ADORAÇÃO (OPCIONAL)ROUPAS PARA LAZER: MAIÔ OU SHORTSREPELENTE CONTRA INSETO

inscrições

Entre no site, preencha os seus dados na ficha de inscrição e clique em AVANÇAR. Você será direcionado ao PAGSEGURO onde irá fazer um novo cadastro e receberá um e-mail de confirmação de cadastro liberando o pagamento PAGSEGURO. Você terá a opção de pagamento via cartão de crédito, cartão de débito ou boleto. Na opção de pagamento via cartão de credito caso você opte por parcelar o valor do seminário será cobrado uma taxa de administração pelo PAGSE-GURO.Logo após confirmação do pagamento você receberá um e-mail confirmando sua inscrição. Junto com o e-mail será enviada a ficha para check-in do Hotel Tauá. A ficha do check-in preenchida deverá ser entregue na recepção do hotel para que as chaves do quarto possam ser entregues a você agilizan-do o processo de entrada no hotel. Por gentileza não esquecer de imprimir e levar a ficha para check-in no Tauá. É necessário apresentar no check-in documentos originais : carteira de identidade, carteira de motorista ou certidão de nascimento. Os quartos serão divididos por ordem de inscrição e cada congressista será acomodado em quartos quádruplos. VALOR INSCRIÇAO R$460,00. www.belcoimbra.com.br/seminario/

Page 16: Revista Dança Gospel (julho e agosto 2011)

IIII Dança Gospel I 16 IIII

Page 17: Revista Dança Gospel (julho e agosto 2011)

IIII Dança Gospel I 17 IIII

Page 18: Revista Dança Gospel (julho e agosto 2011)

IIII Dança Gospel I 18 IIII

julho FeStiVal De DanÇaBallet StaGiUm02 jul sáb20h – 03 jul dom17htAnGAmente - coreografia de DÉCIO OT-ERO. direção teatral MARIKA GIDALI.

BalÉ Da ciDaDe De São paUlo07 jul qui 21h – 08 jul sex 21h09 jul sáb 20h –10 jul dom 17hnos outros (estreia)coreografia LARA PINHEIRO. divinéiA - coreografia JORGE GARCIA. cidAde incertA - coreografia ANDRÉ MES-QUITA.

companHia teatroDanÇa iValDo BertaZZo12 jul ter 21h – 13 jul qua 21hCorpo Vivo - Carrossel das Espéciesconcepção, direção geral e coreografia IVALDO BERTAZZO.

compaGnie pHilippe GentY15 jul sex 21h – 16 jul sáb 20hVoyageurs Immobiles (Viajantes Imóveis)criação PHILIPPE GENTYdireção PHILIPPE GENTY e MARY UN-DERWOOD

São paUlo companHia De DanÇa20 jul qua 21h – 21 jul qui 21h serenAde - coreografia GEORGE BAL-ANCHINE. GnAwA - coreografia NACHO DUATO.préLude à L’Après-midi d´un fAunecoreografia MARIE CHOUINARD.

sechs tänzeconcepção, coreografia, cenografia e figurinos JIRÍ KYLIÁN

ciSne neGro23julsáb20h – 24juldom17hrefLexo do espeLho coreografia PATRICK DELCROIX.

ABACADádireção coreográfica DANY BITTEN-COURT. improvisos coreográficos Bailari-nos da Cisne Negro Cia. de Dança.

cALunGA - Balé afro-

brasileiro, em 10 movimentos coreografia RUI MOREIRA.

GolDen StarS xxx enDa25 jul seg 21h – 26 jul ter 21hRealização: SINDDANÇA

aGoStoBalÉ Da ciDaDe De São paUlo19 ago sex 21h – 20 ago sáb 20h – 21 ago dom 17hwii previsto coreografia, música e vídeos ALEX SOARES.

coisAs que AJudAm A vivercoreografia SUZANA YAMAUSHI em par-ceria com os intérpretes. música original ED CÔRTES.

Ballet KiroV23 ago ter 21h – 24 ago qua 21h – 25 ago qui 21h 27 ago sáb 20h – 28 ago dom 17ho LAGo dos cisnes de PIOTR ILYITCH TCHAIKOVSKYcoreografia MARIUS PETIPA e LEV IVANOV participação da ORQUESTRA SINFÔNICA MUNICIPAL regência BORIS GRUSIN

Ballet KiroV26 ago sex 21hGALA: chopiniAnAmúsica de FREDERIC CHOPIN. coreografia MICHEL FOKINE

simpLe thinGsballet em um ato com música de ARVO PÄRTcoreografia de EMIL FASKI

divertissementmúsica DANIEL AUBERcoreografia V. GVOVSKY

mais informaçõeswww.prefeitura.sp.gov.brPraça Ramos de Azevedo, s/nºTelefone: 3397-0300Bilheteria: 3397-0327

theatro municipal de spPR

OGR

AMAÇ

ÃO

Page 19: Revista Dança Gospel (julho e agosto 2011)

IIII Dança Gospel I 19 IIII

A Capezio Brasil fechou contrato de patrocínio com os produtores do pro-jeto “Arena da Dança” que acontecerá durante a feira Expocristã 2011, no centro de exposições Anhembi na cidade de São Paulo. Mais de 160 mil pessoas passam pela feira todo ano e neste ano, poderão conferir 58 horas de espetáculos no interior do evento patrocinados pela principal empresa do setor de dança no país. Atuando há 35 anos no mercado nacional, a Capezio está a frente de criações e fabricações de roupas e ar-tigos destinados a dança e ao fitness. Ao longo desses anos, vem aprimo-rando seus produtos e desenvolvendo novas marcas e conceitos, propondo sempre inovações dentro do seu ramo de atividade, o que a torna líder de vendas em todo o país.“A Capezio entende que é funda-mental preservar e apoiar as mani-festações culturais que surgem, e o gospel é uma parte importantíssima dessa composição”, explica Sr. Luiz Cavalcante, diretor da Capezio. “Por isso, neste ano, o foco da política de patrocínio da empresa está diversi-ficando seu apoio sociocultural, que desenvolvem projetos e beneficiam a sociedade, além da arte”. O objetivo dos produtores é fazer da estratégia de patrocínios uma plata-forma em que a sociedade seja ben-eficiada por meio do apoio às mani-festações espontâneas, que reflitam uma nova linguagem para a dança

em nosso país, dentro do seguimento Gospel que está em franca expansão. “É muito gratificante ter uma em-presa do porte da Capézio apoiando a Arena da Dança e a cultura Gospel como um todo. É um exemplo a ser seguido”, afirma Karina Bernassi, idealizadora do projeto.O projeto conta com a expertise da agência UaiNot?, que, sob a atuação de Felipe Moraes na área de mar-keting da agência e Renato Freire, mentor de grandes projetos para o segmento, como a “Rua da Adora-ção”, é consultor da Expocristã ao longo dos últimos anos. Ambos vêem na dança uma grande oportunidade de evangelismo. “A Dança Gospel está rompendo barreiras e atraindo público cada vez maior para suas apresentações, faltava apenas, uma plataforma diferenciada para mostrar o potencial artístico e evangelístico que esse trabalho tem para oferecer”, conclui Renato.

capezio Brasil é patrocinadora oficial da arena da dança na expocristã

Empresa de artigos e produtos voltada para a dança apóia o crescimento da dança entre o público cristão

SerViÇoarena da dança – expocristã

Data: dias 20 a 25 de setembroHorário: das 12 às 22 horas de segunda-feira a sexta-feira e das

10h às 22 horas ao sábado e domingoValor: R$ 10,00

Local: Centro de Exposições AnhembiMais informações acesse o site:

www.arenadadanca.com.br

EVENTO

Page 20: Revista Dança Gospel (julho e agosto 2011)

IIII Dança Gospel I 20 IIII

ARTI

GO A promessa que Deus tem para nós muitas vezes pode parecer que nunca vai acontecer:* Pode acontecer com todos, menos comigo * Já se passaram tanto tempo, não vai acontecer * É fora da realidade não vai aconte-cer, é impossível

Pensamentos como estes muitas vezes passam pela nossa cabeça de tempos em tempos até que possa-mos entender que o que determina a concretização desta promessa só depende de uma atitude, atitude essa que faz toda a diferença. O segredo e a decisão sempre estiveram e sempre estarão contigo. O segredo é a ATITUDE!

É importante salientar que Aquele que prometeu Ele mesmo vai cum-prir. Dificuldades e lutas vão apare-cer, pois para receber algo de Deus precisa ter fé e perseverança. Assim como Naamã que era um homem com status e bem visto por todos, chefe do exército da Síria e bem respeitado pelo rei, porém, ele sofria de lepra. A lepra não permitia que Naamã pudesse estar perto de seus queridos,

pois esta doença

lhe impedia de ao menos tocar em seus filhos ou esposa. Mesmo tendo tanta fama ele não podia desfrutar dela, pois além de estar com feridas expostas por toda a pele a doença era de fácil transmissão. Com todas essas realidade lhe forçavam a estar excluído.Mas Naamã tinha uma promessa, a promessa de cura pra suas lepras. Agora Naamã podia sonhar e imagi-nar em novamente acariciar seus filhos, beijar a sua esposa e retornar as suas rotinas de chefe do exército. Naamã tinha uma promessa.

No primeiro momento ele mesmo foi buscar todas as orientações, pois precisava cura. Só que ao se depa-rar com o que devia fazer, chega o momento da dúvida.

Muitas vezes acontecem situações como essa, vamos atrás das orienta-ções daquilo que deve ser feito, mas ao se deparar com as orientações nos vem um momentos de dúvidas. As orientações eram para mergulhar 7 vezes no rio Jordão, eu não sei quais são as suas orientações.

Não sei se é dar prioridade a princí-pios já esquecidos ou se é dar um passo para frente.

será que a promessa vai acontecer?

Por Fabinho da Dança

Page 21: Revista Dança Gospel (julho e agosto 2011)

IIII Dança Gospel I 21 IIII

O que para nós parece fácil para Naamã não era, mergulhar num rio para um chefe de exército como o ele e para uma pessoa que tem aprova-ção de um rei, não era nada fácil se expor a ponto de estar se banhando num rio. Todos o conheciam e o que poderiam pensar do chefe do exér-cito se banhar num rio? Para você pode ser difícil tomar algumas atitudes que trarão muita diferença em sua vida. O que vão pensar de mim? E meus amigos, minha família...?

Perguntas essas que nos fazem parar, como fez Naamã. O que difere é o tempo. Naamã parou diante das ori-entações e logo foi mergulhar. Você tem o poder de fazer a promessa acontecer basta sua atitude. A cura de Naamã estava em sua frente, era só mergulhar 7 vezes no rio Jordão. Ha quanto tempo a sua promessa está a sua frente e nada acontece? Este é o tempo que você deve se levantar e mergulhar.

Naamã deixou toda dúvida e incerteza a cada mergulho. Mer-gulhar no rio Jordão não traz cura para qualquer um que lá mergul-hasse, mas trouxe a cura para aquele que teve fé. Naamã acreditou que ao mergulhar ele receberia a sua promessa. A fé e a atitude de Naamã lhe trouxeram a cura. A sua fé e a sua atitude trarão a sua promessa.

O que é muito interessante é que somente na 7ª vez ele foi curado, somente na 7ª vez. A orientação era

mergulhar 7 vezes. Não questione se você está fazendo tudo direitinho e ainda não aconteceu, as vezes você pode estar no 6º mergulho não pare, não desista. No tempo certo a sua promessa vai acontecer.

Concluo falando SIM, vai acontecer. Só basta uma atitude!!! Eu já tomei a minha e você já decidiu o que vai fazer, ficar parado em frente ao rio em meio as suas dúvidas e incertezas ou vai correndo mergulhar?

“Durante muito tempo ouvia as promessas do Senhor para minha vida, e elas para mim eram inalcan-çável, difícil serem concretizadas. No tempo certo aconteceu, aquilo que um dia eu ouvi hoje eu vivo. Dançar em lugares que eu nunca imaginei participar de uma Cia maravil-hosa e abençoada pelo Senhor é a minha realidade, aquilo que era uma promessa.”

(Baseado em 2º Reis 5:1 -18)

Divulgação.

Page 22: Revista Dança Gospel (julho e agosto 2011)

IIII Dança Gospel I 22 IIII

profetas da Dança

Livro Profetas da Dança - Gisela MatosO que seria o Profeta da Dança? Qual sentido bíblico para tal nomenclatura? Venha através deste livro descobrir como Deus está redimindo a arte para manifestação da sua Glória. E quebrar os preconceitos e paradigmas que atrasam o desenvolvimento espiritual da igreja de Jesus Cristo..

Quando Deus me pediu as Sapatilhas

Livro - Quando Deus me Pediu as

Sapatilhas - Gisela Matos (Lançamento!)Seguindo o grande sucesso do livro Profetas da Dança. Chega ao mercado o novo livro de Gisela Matos. Quando Deus me pediu as Sapatilhas, um livro surpreendente, que irá desafiar você a entregar seu chamado, sua vida por completo ao Senhor.

louvai a Deus com Danças

Louvai a Deus com Danças - Isabel CoimbraDança é uma das manifestações de louvor e adoração mais controversas. As pessoas, por vezes, sentem um estranhamento quando deparam com expressões corporais no seio da Igreja. Entretanto, desde o Antigo Testamento a dança estava presente, expressando gratidão, louvor, júbilo e adoração ao único que é digno de recebê-los, o Sen-hor Jesus, supremo Rei, nosso Salvador, nosso Deus. Este livro procura analisar a relação entre dança, cultura e fé cristã, tendo como alvo sensibilizar e ampliar o olhar do leitor em relação à adoração a Deus por intermédio da linguagem da dança. Este é um livro de cabeceira de todo adorador.

livros soBre dança cristãD

ICAS

DE

LEIT

URA

Page 23: Revista Dança Gospel (julho e agosto 2011)

IIII Dança Gospel I 23 IIII

adorando ao Senhor com Danças

Adorando ao Senhor com DançasRenee M. Handtke

É tempo de Dançar

É tempo de Dançar - Viviane Lazzerini e Marta CedraO conteúdo desse livro irá abranger o seu conhecimento com um conteúdo rico e prático para dançar melhor em louvor e adoração ao Senhor Nele con-tém : A dança na Bíblia Algumas dicas de estudos A dança e a igreja Dançando para Deus ABC do Ballet E muito mais...

Page 24: Revista Dança Gospel (julho e agosto 2011)

IIII Dança Gospel I 24 IIII

A Dança é Bíblica? Qual o Signifi-cado da dança na Bíblia? Vamos analisar neste texto onde e para que a dança era usada nos tempos bíblicos

Vemos a dança presente na Bíblia, como sinal de gratidão a Deus, como no caso de Miriã, dançando com as mulheres de Israel em gratidão ao Senhor pelo livramento que lhes foi dado.

exodo 1520 Então Miriã, a profetisa, irmã de Arão, tomou na mão um tamboril, e todas as mulheres saíram atrás dela com tamboris, e com danças.

21 E Miriã lhes respondia: Cantai ao Senhor, porque gloriosamente triunfou; lançou no mar o cavalo com o seu cavaleiro.

Miriã estava tão alegre com Deus, pelo livramento que foi dado ao povo, que dançava alegremente e ela contagiou as outras mulheres com a sua gratidão a Deus. A nossa gratidão é contagiante. Se estivermos dançando a Deus em forma de Gratidão, vamos contagiar quem está a nossa volta.

A Bíblia não fala que Miriã pegou o tamboril e chamou as outras

mulheres, pelo contrário, diz que

as mulheres saíram atrás dela. A verdadeira Adoração, contagia quem está por perto.

Temos também a situação onde Davi louva ao Senhor com todas as suas forças.

ii samuel 614 E Davi dançava com todas as suas forças diante do Senhor; e estava Davi cingido dum éfode de linho.

15 Assim Davi e toda a casa de Israel subiam, trazendo a arca do Senhor com júbilo e ao som de trombetas.

16 Quando entrava a arca do Senhor na cidade de Davi, Mical, filha de Saul, estava olhando pela janela; e, vendo ao rei Davi saltan-do e dançando diante do senhor, o desprezou no seu coração.

Davi estava comemorando a volta da Arca da Aliança (a presença de Deus) para a cidade de Davi.

A Bíblia fala, que “dançava com todas a s suas forças”, ou seja, ele estava dando o seu melhor ao Sen-hor, era um momento de adoração plena ao Pai. Vemos também, que o povo acompanhava Davi na adora-ção ao Senhor.

dança na BíBliaPO

NTO

DE

VIST

A

Por Cristiane T. Menezes

Page 25: Revista Dança Gospel (julho e agosto 2011)

IIII Dança Gospel I 25 IIII

“...Davi e toda a casa de Israel subiam, trazendo a arca do Senhor com júbilo e ao som de trombetas”

Porém, vemos uma pessoa que, condenou Davi, pela sua atitude.

“...Mical, filha de Saul, estava olhando pela janela; e, vendo ao rei Davi saltando e dançando diante do sen-hor, o desprezou no seu coração”

Vem então a pergunta, por que, Mi-cal condenou a atitude de Davi?

Será que realmente ele estava ultra-passando os limites, já que era um rei, deveria se portar como tal?

Mas, olhando por outro lado, por que Mical havia ficado em casa? Porque não se juntou ao povo para buscar a Arca de Deus?

Ela estava de fora da festa de Ado-ração ao Senhor.

Quando alguém fica de fora, ou seja, não acompanha a adoração, esta pessoa pode ser usada pelo inimigo, para atrapalhar quem está adorando. Com críticas e questiona-mento sem fundamento.

Dançar para Deus, é Forma de Gratidão, Adoração. Quando esta-mos dançando, estamos dando ao Senhor uma adoração com tudo o que temos e com tudo o que somos.

Não importa onde dançamos, no

quarto, na igreja, em um seminário, em um momento de devocional.

Se esta dança é para o Senhor, e exclusivamente pra Ele, ele está recebendo nossa adoração.

Cada pesoa, recebeu um talendo específico para que pudesse adorar ao Senhor. Uns cantam, outros evangelizam, outros pregam, outros fazem teatros. Então, porque não dançar?

As pessoas no mundo, dançam para o diabo, dançam para alimentar a carne, por puro prazer.

Será que Deus merece menos que o Diabo?

Se as pessoas podem dançar para o diabo, porque nós, que servimos aquele que é maior queo diabo, não podemos dançar para adorar nosso Senhor?

Deus tem buscado filhos, apaixona-dos, desesperados, e que façam de tudo para chamar sua atenção.

È por isso que hoje, em muitas igre-jas, noivas apaixonadas danças em louvor e adoração ao Senhor Jesus.

E tempo da igreja ultrapassar as barreiras da religiosidade e se expr-essar em adoração apaixonada ao Senhor...

www.vidanovamusic.com/artigos.asp?nart=148

Page 26: Revista Dança Gospel (julho e agosto 2011)

IIII Dança Gospel I 26 IIII

EVEN

TO

Executivos defendem o uso das novas mídias e profissionalização do setor frente ao crescimento dos evangélicos que, segundo a Sepal, representarão 50% da população.Uma infinidade de oportunidades em um Brasil que em menos de 10 anos terá 109 milhões de evangélicos, quase 50% da população. Este é o cenário que especialistas de mercado apon-taram no Fórum ‘O Brasil de 2020 com mais de 100 milhões de evangélicos’, realizado no Hotel Holiday Inn em São Paulo no dia 29. Promovido pela EBF COMUNICAÇÕES o evento debateu em dois painéis ofertas e Demandas para Igreja e Consumidor Cristão. Mais uma vez a EXPOCRISTÃ se posicionou como o principal evento do setor evangélico para promoção, divulgação dos produ-tos e serviços voltados para os evan-gélicos. Uma oportunidade para quem quer acompanhar este crescimento de 100 milhões em menos de 10 anos apontado no Fórum Brasil 2020.Uma palavra foi comum nos dois painéis: o setor precisa de profission-alização e se relacionar melhor com as novas mídias. No primeiro painel conduzido pelo diretor de marketing da EBF COMUNICAÇÕES, Rogério Barrios, foi apresentado números sobre esta expansão.Após abertura do presidente da EBF, Eduardo Berzin Filho, o missionário e pesquisador da Sepal, Rubens Muzio apresentou dados sobre a evolução dos evangélicos no Brasil. Falou dentre outros números que existem 1,132 mil municípios com menos de 5% de evangélicos e citou o super crescimento

nas Regiões Sudeste e Litoral do Nordeste,

mas lembrou da falta de obreiros nas regiões Sul, Norte e no interior do Nordeste. “È uma janela de oportuni-dade que eventualmente se fechará. Isto acontece a todos os movimentos de despertamento”, enfatizou.Ele citou ainda que há no Brasil 220 mil templos e pontos de pregação e analisou que o grupo dos ‘sem igreja’ e ‘sem religião’ também estão crescendo. “De dez brasileiros, um se considera sem religião. No Rio de Janeiro 12% dos cariocas já se consideram sem Igreja. O grande problema é que a Igreja está fazendo papel de obstetra oferecendo leite básico ao evangelho e não oferecendo algo sólido na dinâmica da fé”.Conversaram neste primeiro encontro o vice-prefeito da cidade de Betim (MG), Alex Amaral; Adilson Ferreira, da Junta de Missões Mundiais; e do pastor Juanribe Pagliarin, levantaram as oportunidades para a Igreja Brasile-ira. Alex Amaral citou os espaços dados aos evangélicos durante a EXPO BETIM CRISTÃ e de como o Poder Público e a Igreja podem caminhar juntos.O vice-prefeito citou os meios de comunicação e os grandes eventos como a EXPO BETIM CRISTÃ, que tem amplo e total apoio da EBF COMUNI-CAÇÕES. “Uma rádio gospel está no segundo lugar em audiência em toda Minas Gerais, isto mostra o crescimento do grupo e, além disto, a profission-alização”. Juanribe Pagliarin, outro convidado, que é diretor presidente da Igreja Paz e Vida/ Rádio Vida de São Paulo ratificou isto e salientou que os grandes anunciantes, como as Compan-hias de Refrigerantes, Lojas de Varejo, Sabão em Pó, ainda não descobriram

expocristã é essencial para quem quer crescer

fórum discute ocrescimento dos evanGélicos

Page 27: Revista Dança Gospel (julho e agosto 2011)

IIII Dança Gospel I 27 IIII

a fidelidade do segmento cristão. “O evangélico consome muito, você não vê evangélico mal vestido, pelo contrário, são todos elegantes”.Adilson Ferreira, da Junta de Missões Mundial defendeu a transformação da sociedade e citou como exemplo a ação dos batistas na Cracolândia. “Há uma abertura maior para o povo evangé-lico no mercado e na mídia em geral. Hoje podemos ver diretores de novelas criando personagens crentes sem a caricatura de ser uma pessoa tapada e ignorante, até porque o evangélico lê muito e é um público informado. Mas não podemos esquecer que precisamos de pessoas capacitadas pra trabalhar no segmento evangélico e partir para algo cada vez mais profissional”.No segundo encontro medidado por Rogério Barrios, foi conversado sobre as Ofertas e Demandas com este cresci-mento e reuniu o diretor artistico da Sony Music, Maurício Soares; diretor executivo da CPAD, Ronaldo Rodrigues; José Paulo Fernandes Júnior, diretor da Universidade Presbiteriana Mackenzie; Alessandro Tostes, diretor da gravadora Novo tempo.No debate assuntos pertinentes como O Livro Digital – a CPAD está preocupada e investirá neste segmento; A música digital e pirataria – como a Sony está investindo neste ramo; Alessandro Tostes – a frente missionária e compro-misso dos meios de comunicação.Maurício Soares da Sony Music exem-plificou que o mercado digital cresceu 42% em 2010 para a Sony. “Isso nos mostra que precisamos nos adaptar à internet. Um exemplo da importância da web pode ser notado através do prêmio que o cantor Marcelo Aguiar ganhou no mês de março onde ele alca-nçou a marca de 150 mil downloads de suas canções”.Neste painel, executivos também concordaram que a EXPOCRISTÃ, que neste ano acontece de 20 a 25 de setembro no Anhembi em São Paulo, é

um exemplo que reforça o crescimento dos evangélicos e possibilita a interação dos mais diferentes eixos deste grupo: o canal de distribuição, lojistas e livreiros e o público final.O presidente da EBF COMUNICAÇÕES, Eduardo Berzin Filho, ficou satisfeito com o resultado dos painéis. Ele adi-anta que antes da EXPOCRISTÃ espera fazer uma nova rodada de debates visando o aprimoramento do setor. “ Este encontro auxilia as entidades a absorver este crescimento confirmado da Sepal”, finalizou.

expo cristã 2011o maior evento de produtos e serviços

para cristãos da américa latina

quando? De 20 a 25 de setembro de 2011

onde? ANHEMBI São Paulo, SP

Avenida Olavo Fontoura, 1209Santana, São Paulo, 02012-021

como cheGar?Localizado junto a duas das principais

vias expressas de São Paulo:Marginal Tietê (acesso às estradas e

zonas leste/oeste) e Av. Santos Dumont (acesso ao centro e zona sul).

DISTÂNCIA DE AEROPORTOSFacilidade de acesso aos aeroportos

de Guarulhos (internacional/nacional) 13Km e Congonhas (nacional e ponte

aérea RJ) 18Km.

Terminal de ônibus TietêEstação Metrô Tietê

Linha de ônibus 278A (Ceasa - Penha) e pontos de táxi nesse Terminal.

preÇoS DoS inGreSSoSR$ 10,00

Entrada Gratuita para pastores, lojistas, crianças até 12 anos e adultos acima

de 60 anos.

www.expocrista.com.br

Page 28: Revista Dança Gospel (julho e agosto 2011)

IIII Dança Gospel I 28 IIII

A dança é um ministério de ado-ração que o Senhor tem levantado em algumas igrejas, mas, como é comum no meio evangélico virou “moda” e praticamente todas as igrejas dispõe de dançarinos de plantão. Eu não sou contrário à existência da dança; creio plenamente que o Espírito de Deus tem feito uso desta forma de expressão corporal para honrar e glorificar ao Todo Poderoso. E, quando esta adoração é externada com temor e amor, o nosso Espírito alegra-se profunda-mente ao contemplá-la.A infidelidade, incredulidade e a conseqüente falta de santidade de muitos povos (igrejas), impos-sibilitam o mover do Espírito Santo, resultando em cultos desprovidos da verdadeira unção que alimenta a alma. Para saírem desta situação, lançam mão, copiando, toda sorte de movimento. Esquecem que é o Espírito de Deus que derrama o óleo e estas práticas desprovidas de unção, são inconsistentes, sem valor diante de Deus. Amados líderes, é preciso ouvir a voz do Espírito Santo, consultá-Lo e conhecer a Sua vontade para a igreja; não tome decisões segundo a sabedoria e ou entendimento humano. Afinal, a Igreja é do Senhor Deus que enviou o Espírito Santo a

edificá-la. Se houver

aprovação do Senhor quanto à existência de um ministério de dança, alguns pontos devem ser observados pelos que serão ungidos. 1- Amor a Deus:“Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo o teu entendimento”. Mt 22.37A nossa condição de servos obriga-nos a sermos desprovidos de vontade própria e sujeitos ao domínio integral do Senhor Deus. Isto significa: Primeiro à vontade de Deus e em segundo plano e em con-formidade com os princípios divinos, o nosso querer. Esta condição é tão real, que o próprio Jesus, quando homem, submeteu-se por completo aos de-sígnios do Pai, a direção de Sua vida não estava mais sob seu controle. Ele disse: “Pai, se queres, afasta de mim este cálice de sofrimento! Porém que não seja feito o que eu quero, mas o que tu queres”. (Lc 22.42)Esta sujeição incondicional era fruto do grande amor do Senhor Jesus, primeiro para com o Todo Poderoso e também pela humanidade que caminha a passos largos em direção à perdição eterna. 2- Temor a Deus: Coração sábio.“Para ser sábio, é preciso primeiro temer a Deus, o SENHOR. Ele dá compreensão aos que obedecem aos

dança na iGrejaPO

NTO

DE

VIST

A II

Por Elias R. de Oliveira

Page 29: Revista Dança Gospel (julho e agosto 2011)

IIII Dança Gospel I 29 IIII

seus mandamentos. Que o SENHOR seja louvado para sempre!” (Sl 111.10)

Temor a Deus significa que devemos possuir sentimento de reverencia e respeito, ao contrário do que pensam alguns, ao associar temor a medo. É inconcebível que vidas impuras, desprovidas de santidade possam tomar lugar no desempenho da obra do Senhor. A falta do temor abre brechas através das quais, o maligno infiltra-se e as obras da carne ganham espaço. As pes-soas que deveriam ser adoradores tornam-se em “dançarinos”, ávidos pelos elogios, sentem prazer quando são glorificados por fazerem bem as coreografias.... Como é que vocês podem crer, se aceitam ser elogiados pelos outros e não tentam conseguir os elogios que somente o único Deus pode dar?... Se eu elogiasse a mim mesmo, os meus elogios não valeriam nada. Quem me elogia é o meu Pai...” (Jo 5.41,44;8.54)Movido pelo amor e temor, Jesus despiu-se da glória celeste, colocan-do-se apenas como instrumento nas mãos de Deus, para ser útil ao Reino, Ele dispensou os elogios, veja: “Eu não procuro ser elogiado pelas pessoas” (Jo 5.41)3- Santos e Puros:“Paulo, servo de Jesus Cristo, chama-do para ser apóstolo, separado para o evangelho de Deus”. (Rm 1:1)A exemplo de Paulo, somos chama-dos para fazermos a obra do Senhor Deus, em diversas áreas no Reino. Separados para a honra e glória do Senhor. Consciente desta condição é preciso que haja uma adequação

da vida ao viver definido por Deus. Você foi chamado pelo Espírito Santo para integrar o ministério de dança? Louvor? Pregação da Pala-vra? Líder na igreja? Oh graças! És bem-aventurado!O mandamento é: Seja Santo! A santidade nos proporciona: -A oportunidade de comungarmos as mesmas idéias do Senhor.-E intimidade profunda com Ele. Quando isto é uma realidade, a nossa alegria é glorificá-Lo com os nossos atos.Os frutos da carne: “... a imorali-dade sexual, a impureza, as ações indecentes, a adoração de ídolos, as feitiçarias, as inimizades, as brigas, as ciumeiras, os acessos de raiva, a ambição egoísta, a desunião, as divisões, as invejas, as bebedeiras, as farras e outras coisas parecidas com essas”. (Gl 5.19-21) São inexis-tente na vida que procura ser santa e pura. Servo leia com atenção esta men-sagem, reflita sobre a tua situação com o Senhor, e jamais permita que sentimentos de orgulho, a soberba e a vaidade penetrem em teu coração, roubando o lugar que é exclusiva-mente do Senhor. Você é ungido a adorar através da dança? Faça isto com perfeição, com satisfação e com todas as tuas forças, para que o Senhor veja e aprove, recebendo como aroma suave a tua adoração. Não permita que a carne sobressaia e queira ouvir dos irmãos palavras afáveis; não tome a glória do Senhor para si.

www.vivos.com.br/203.htm

Page 30: Revista Dança Gospel (julho e agosto 2011)

IIII Dança Gospel I 30 IIII

A Cia Rhema, nasceu em 1992, de um trabalho evangelístico em uma cruzada na cidade de Goiânia – Goiás. A primeira apresentação foi com um elenco de 11 pessoas, sendo que oito eram jogadores de vôlei e apenas três tinham experiência e formação em dança. Em sua camin-hada de 18 anos, o grupo cresceu e se solidificou com apresentações por todos os estados brasileiros e percorrendo vários países da Europa, ásia e Estados Unidos. São mais de

15 espetáculos montados, prêmios conquistados nos mais importantes festivais nacionais, livros e apostilas espalhadas pelo país, e a venda de milhares de exemplares do espe-táculo “Paredes” publicado em vídeo – DVD no ano de 2007. “Deus nos deu talento para criar, interpretar, dançar, cantar, e através da arte po-demos promover a reconciliação do homem com Deus” afirma a Pastora Adriana Pinheiro, fundadora da Cia.A Pastora Adriana Pinheiro iniciou seus estudos em dança e teatro aos 11 anos de idade. Aos 19 anos passou em um teste para dançar em uma importante Cia no Rio de janeiro, quando teve sua trajetória interrompida por um acidente de carro, onde quebrou o fêmur e ficou por um longo tempo afastada dos palcos. De volta para Goiânia passou a integrar um grupo de teatro ligado ao governo do estado e a dar aulas de dança em academias locais. Um ano depois, veio a experiência que mudaria o rumo de todo seu trabalho artístico. “Em uma reunião caseira

deus é o artista supremo

ARTI

GO

A Cia Rhema trabalha não só a arte, mas principalmente o resgate do artista

Por Karina Bernassi

A Dança Rhema. Divulgação.

Page 31: Revista Dança Gospel (julho e agosto 2011)

IIII Dança Gospel I 31 IIII

decidi entregar minha vida para Jesus Cristo e segui-lo sem restrições. Essa atitude deu um novo sentido para minha vida”, lembra a pastora.A companhia trabalha as modali-dades: clássico, contemporâneo, jazz e dança moderna. As aulas e ensaios tem duração de 4 horas diárias, cinco vezes por semana, onde também é separado um tempo para orações e estudos bíblicos. Existe também a Casa de Cultura Cenarte Rhema, onde os mesmos cursos são minis-trados para grupos da cidade além de um trabalho social denominado Projeto Attitude, direcionado para crianças de 6 a 12 anos que além de dançar recebem reforço escolar. A Casa de Cultura possui parceiros em São Paulo (Cenarte Vida, Arte e Movimento – Direção: Vanessa Sena) e Rio de Janeiro (Cenarte Dimen-sões – Direção: Igor Lopes e Alan

Gregório). Todos seguem a mesma visão e propósito. ”Os valores bíbli-cos direcionam o figurino, os temas a serem coreografados e até a forma de dançar, mas a técnica continua a mesma. Em outras palavras o frasco é o mesmo, mas o perfume depende da essência” garante a pastora Luci-ana Pinheiro também diretora da Cia.Uma vez por ano acontece o encon-tro nacional denominado “Festival Rhema” que está em sua 12ª edição e reuni cerca de mil alunos de todo o país, os quais desfrutam de mais de 30 cursos. “Nesse ano direciona-mos o festival especificamente para líderes. Tivemos seis dias intensos de: fóruns, oficinas, palestras, dinâmicas e apresentações de vários grupos de todo o país, além de compartil-har nossas experiências com Deus por meio da dança“, diz a pastora Luciana.

Pra. Luciana Pinheiro no espetáculo “Paredes”. Divulgação.

Page 32: Revista Dança Gospel (julho e agosto 2011)

IIII Dança Gospel I 32 IIII

Longe de ser uma novidade no interior do Estado de São Paulo, o Festival Lou-veira – organizado pela Cia. Louveira de Artes -, está em sua sexta edição e procura cada vez mais aproximar o público das mais diversas manifestações artísticas (dança, teatro, música, circo, fotografia, cinema).O festival, que pela primeira vez será descentralizado, funcionará em três cidades simultaneamente (Louveira,Vinhedo e Jundiaí). O evento não ap-enas envolverá a população local, mas também se utilizará dos belos teatrose cenários das cidades que o hosped-arão. O Teatro Polytheama, na cidade de Jundiaí, que é um dos maiorese mais belos do Estado de São Paulo, será um dos palcos das mostras de arte.Uma das principais características do Festival Louveira é apresentar ramifica-ções artísticas para a sociedade, quede uma forma geral, não tem acesso a esse tipo de cultura. É com esse obje-tivo que acontecerão palestras gratuitascom profissionais da área, como por exemplo, a renomada bailarina Priscilla Yokoi, reconhecida por váriosanos como a melhor bailarina clássica do Brasil.O Festival Louveira é hoje um dos principais eventos artísticos do país, reunindo pessoas de diversos estadosdo Brasil (13 estados diferentes, em sua última edição) e também de todo o estado de São Paulo. Profissionais,amadores e admiradores das artes em geral participam desse evento não so-mente em busca de uma especializaçãoou oportunidade de participar das mostras de artes, mas promovendo a integração entre pessoas do meioartístico que encontram nisso uma oportunidade de se conhecer.O evento conta com o apoio do

Governo do Estado, através da Secretaria

festival louveiraFE

STIV

AL

de Estado da Cultura, por meio doProAC (Programa de Ação Cultural) de 2010, e também com o patrocínio da Empresa Brasileira de Correios eTelégrafos – Correios.Além das oficinas de arte que serão gratuitas, o Festival Louveira conta com as mostras de arte, que acontecerãonos teatros das cidades participantes e com cursos (pagos) que serão ministra-dos pelos profissionais da área nosseis dias do evento.Para os interessados em participar da mostra de artes, as inscrições começarão a partir do mês de março pelo site www.cialouveira.com. As inscrições para os cursos (pagos) e oficinas de arte (gratuitas) também começarão no mesmo mês e deverão ser efetuadas pelo site.O Festival Louveira ainda está em fase de captação e fechamento de novas parcerias e apoios culturais. Os interes-sados podem entrar em contato tam-bém pelo site da Cia. Louveira de Artes.

Data: 18 a 23 de julhoLocal: Louveira, Vinhedo e Jundiaíhttp://www.cialouveira.com/

Ballet DAC - Jundiai. Divulgação.

Page 33: Revista Dança Gospel (julho e agosto 2011)

IIII Dança Gospel I 33 IIII

Propagar a dança cristã e reunir em um único evento os grupos de dança a fim de interagirem entre si, com a unidade do corpo de Cristo, promovendo o conhecimento e o crescimento da dança cristã no Brasil que tem o principal objetivo de adorar o nome do Senhor e com esse evento salvar vidas através dessa arte. realização do evento

A mostra competitiva será realizada em dois dias, nos dias 15 de Julho, com inicio as 20:00h (sexta-feira) e 16 de Julho (sábado), com inicio as 14:00h, no Teatro Paulo Machado de Carvalho, localizado na Alameda Conde de Porto Alegre, 840, Santa Maria - São Caetano do Sul, São Paulo. Gêneros

Ballet Clássico, Jazz, Dança Contem-porânea, Estilo Livre e Danças Urbanas. como efetuar a inscrição

Poderá se inscrever qualquer grupo de dança cristão, proveniente de igrejas cristãs ou grupos independentes cristãos.Para se inscrever é necessário preencher uma ficha de inscrição que estará disponível no site: www.dancarenascer.com.br e enviar para e-mail [email protected] aos cuidados de Bianca Lopes de Paula. Gêneros e suBGêneros

Ballet clássico

Poderão ser inscritos neste gênero, trabalhos tendo base ballet clássico com músicas de louvores cantadas ou instru-mentais, com sapatilhas meias pontas ou pontas. jazz

Poderão ser inscritos neste gênero, todos os trabalhos que sigam a linha de jazz e ramificações como Jazz dance, Modern Jazz, Jazz lírico e Jazz musical.

vi renascer dance festival dança contemporânea

Poderão ser inscritos também neste gênero trabalhos que sigam as linhas de Dança Moderna (Graham, Limón, Labam etc.) e/ou Dança Contemporânea (Dança-Teatro). danças urBanas Poderão ser inscritos neste gênero trabalhos que sigam a linha do hip-hop, break, funk e Black. estilo livre

Poderão ser inscritos nestes gêneros trabalhos que envolvam dois ou mais técnica de dança.

jurados

Os trabalhos inscritos no Renascer Dance Festival serão analisados por uma banca de jurados, composta por 4 integrantes de expressão na dança. Os componentes do Júri não poderão ter qualquer com-prometimento familiar ou profissional com as igrejas ou grupos que participem do evento. critérios para avaliação

Qualidade artística e execução das técnica usadas;•Adequação do tema e/ou interpretação da proposta;•Composição coreográfica;•Figurino e/ou proposta de visual aplicada;•Trilha sonora utilizada e musicalidade do grupo.

mais informações

data: 15 e 16 de julho de 2011local: Theatro Paulo Machado de Car-valho - São Caetano do Sul - [email protected]

FESTIVAL

Page 34: Revista Dança Gospel (julho e agosto 2011)

IIII Dança Gospel I 34 IIII

Mas afinal, o que é crowdfunding?De forma bem simples, é o termo para usar quando a gente fala de iniciativas de financiamento colabo-rativas. Traduzindo para o português seria algo como “financiamento pela multidão”. A ideia é que várias pessoas contribuam, com pequenas quantias, de maneira colaborativa, a viabilizar uma ideia, um negócio, um projeto.

como funciona o crowdfunding?O proponente escolhe uma das plata-formas disponíveis na internet e in-screve seu projeto , diz quanto precisa e até quando quer arrecadar este di-nheiro. Aí você divulga o projeto e as pessoas podem optar por apoiar com qualquer valor a partir de R$ 10 e receber recompensas por isto! Se até o prazo escolhido você tiver atingido o valor que precisa, você recebe o dinheiro. Senão, todo mundo recebe o dinheiro de volta. Simples assim. Este sistema é recomendado para projetos que não precisam de muito dinheiro, e muitas vezes nem podem se beneficiar de leis de incentivo.

sistema de

o crowdfunding que vai mudar o mundoO crowdfunding que vem revolucio-nando o modo de viabilizar projetos. Nesse novo modelo, quem incentiva faz porque gosta e se identifica com os projetos. Surge a oportunidade de fazer parte de algo grande, mesmo contribuindo com pouco! E qualquer um com uma idéia na cabeça pode se utilizar do crowdfunding. Ele é uma maneira de levantar o dinheiro que você precisa, para realizar o que você sonha, através de pessoas que anseiam por te ajudar.

abaixo alguns links de crowdfunding:http://catarse.me/pt/guidelineshttp://multidao.art.br/pthttp://www.incentivador.com.br/http://www.kickstarter.com/

SAIB

A M

AIS! crowdfundinG

Page 35: Revista Dança Gospel (julho e agosto 2011)
Page 36: Revista Dança Gospel (julho e agosto 2011)

DANCE COM OS NOVOS PRODUTOS