revista da luta - primeiro semestre 2015

34
PAQUETÁ ANDERSON SILVA A VOLTA DO SPIDER NEWS PRÊMIO OSVALDO MUAYTHAI OSCAR DO MMA WING CHUN PARA WPJJC 2015

Upload: revista-da-luta

Post on 15-Apr-2017

282 views

Category:

Sports


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Revista da Luta - Primeiro Semestre 2015

PAQUETÁ ANDERSON

SILVA A VOLTA DO

SPIDER

NEWS

PRÊMIO OSVALDO

MUAYTHAI OSCAR DO

MMA WING CHUN PARA

WPJJC 2015

Page 2: Revista da Luta - Primeiro Semestre 2015

EDITORIAL

Grato a oportunidade em que o editorial da 3 edição da Revista

Luta. Entra em campo para mais uma Copa do Mundo de Futebol,

pela segunda vez na história, realizada no Brasil.

Como torcedores, estamos envolvidos com esse sentimento indefi-

nível que é a relação das pessoas com os símbolos dos seus afe-

tos, no caso com a Seleção Brasileira.

Como colaboradores na construção e consolidação de um sistema

público de comunicação, nós, Luta, precisamos ir mais além. Deve-

mos trazer à reflexão o tipo de cobertura esportiva a ser praticada

pelos canais públicos, em especial pelos veículos da EBC.

Em seus diferentes aspectos, longe de configurar ativida de de

nível secundário, a prática desportiva representa uma atividade

social relevante, devendo, por isso mesmo, constituir tema perma-

nente de debate.

Pela dimensão do futebol como fenômeno de massa em nosso

País, como elemento repleto de significações simbólicas, conside-

ramos apropriado patrocinar essa discussão nesse momento. Es-

peramos contribuir para que a cobertura de eventos esportivos

pelos canais públicos possa ser diferente em relação a dos canais

privados. Que possamos assistir a um entretenimento de qualidade

e a um jornalismo livre, que estimule o debate de ideias, de críticas

e dê espaço ao contraditório.

Mais do que uma simples revista de esportes, a Luta é o novo

conceito que une informação e entretenimento.

A revista traz uma linguagem leve que envolve o leitor em um pro-

jeto gráfico agradável, de acordo com o perfil de seu público.

Os temas abordados são relacionados às diversas modalidades e

práticas esportivas e nutrição.

OS.

Supervisão Geral:

Designer Gráfico: VT Design

[email protected]

pág.04

A volta do spider pág.04

pág.04

PRÊMIO OSVAL-DO PAQUETÁ pág. 3

1° OSCAR DO MUAY THAI BRASILEIRO

pág. 15

Page 3: Revista da Luta - Primeiro Semestre 2015

Prêmio Osvaldo Paquetá – Melhores do MMA Brasileiro se solidificou como a mais importante premiação do MMA nacional. Em sua terceira edição, a premiação desembarcou em Belo Horizonte (MG) para entre-gar os troféus para os vencedores das 18 categorias escolhidos pelo voto popular. Confira a lista completa dos vencedores: Troféu Beto Leitão de Honra ao mérito: Maurício Deho pelo lançamento do livro em 12 rounds e Sensei Sérgio Buffara por ser um dos principais incentivadores do esporte desde a era do antigo vale tudo e um dos melhores amigos de Carlson e Paquetá. Lutador: Edvaldo Gameth (Team Master / Babuíno Gold Team) Lutadora: Herica Tiburcio (Gato Team / B9 / Inside) Lutador revelação: Felipe Efrain Luta: Thomas Almeida vs. Vinicius Zani, no MMA Super Heroes Nocaute: Edilson Teixeira, no Imperium MMA PRO 9 Finalização: Livia Renata, no Circuito Talent de MMA 10 Virada: Leleco Guimarães sobre Vinicius Gigantinho, no Coliseu EF 10 Organização: Circuito Talent de MMA Edição: Jungle Fight 71 Treinador: Dedé Pederneiras (Nova União) Equipe: Nova União Árbitro: Roberto Thomaz (Circuito Talent de MMA e outros) Announcer: Ton Munhóz (Circuito Talent de MMA e outros) Personalidade: André Azevedo (Canal Combate) Cage Girl: Jaqueline Marques (MMA Super Heroes) Foto: Gabriel Peres (no evento Showtime Fights) Matéria: Fraude no Bolsa-atleta, de Demétrio Vecchioli (Olimpílulas / Agência Estado)

PRÊMIO OSVALDO PAQUETÁ

Page 4: Revista da Luta - Primeiro Semestre 2015

Anderson Silva voltou ao octógono do UFC e derrotou Nick Diaz sem maiores pro-blemas. É o retorno do maior campeão da franquia de MMA Ele voltou, na última noite Anderson Silva mostrou ao mundo do MMA que sua carreira ainda não acabou, enfrentando o norte-americano Nick Diaz na luta principal do UFC 183, o lu-tador conseguiu dominar todos os rounds do duelo, e vencer a luta com certa facilidade. Nick Diaz começou a luta provocan-do o brasileiro, imitando gestos de Anderson e até a sua lesão se jogando no chão. Ficou claro que os lutadores queria o es-petáculo, mas Anderson estava focado em vencer o duelo in-dependente da maneira. O brasileiro manteve a distancia e guarda alta durante quase todo o primeiro round, e aos poucos foi encontrando brechas para golpear Diaz. O norte-americano veio até melhor no se-gundo round, mas o brasileiro se manteve tranquilo, e chegou a baixar a guarda em algumas ocasiões. Maior e mais forte fisicamente, Anderson não mostrou a mesma agilidade de an-tes, mas utilizou de sua experiência para machucar Diaz, e pontuar. Nick Diaz até tentou, mas Anderson Silva foi crescendo na luta, dei-xando cada vez mais clara a sua vitória no duelo. Anderson até arriscou chutes altos, e chutou bastante a perna e corpo do adversário, mostrando confiança na sua perna recuperada. No fim das contas o brasilei-ro derrotou Nick Diaz por decisão unanime, e não segurou as lágrimas quando foi anunciado como vence-dor. Anderson precisava vencer, mostrar para si mesmo que ainda era capaz, e agora deve gravar o TUF Brasil, e estar de volta no meio do ano em uma possível luta no Brasil.

Ao ser anunciado como vencedor por pontos, Anderson desabou no octógono em lágrimas e foi "consolado" por Nick Diaz, que mostrou esportividade ao reconhecer a vitória do brasileiro. "Obrigado, Deus. Obrigado por ter me dado mais uma oportunidade de estar aqui. Esse momen-to é muito importante para mim, para minha família e para os brasileiros. Queria agradecer todos vocês, todos os brasileiro. Hoje foi muito importante por tudo que sofri nesse último ano, achei até que não voltaria aqui. Tam-bém quero agradecer Dana (White) e Lorenzo (Fertitta). Obrigado", disse Anderson ainda no octógono.

Quando perguntado sobre a dificuldade da luta, Anderson fez ques- tão de elogiar Nick Diaz. "Estou aqui há muito tempo. É a pri-meira vez que luto com alguém mentalmente forte, que tem socos e chutes potentes. Isso aqui é um gran-de show para vocês. Ele não é um homem mau, é apenas Nick Diaz", completou. "Agora vou voltar para minha família, para casa, cuidar das crianças. Só mais uma coisa: esse é o melhor esporte do mundo, tenho que agradecer todos vocês. Obrigado!", concluiu.

Nick Diaz provocando Anderson

ANDERSON SILVA ESTÁ DE VOLTA

Anderson Silva não conteve a emoção com o triunfo

Page 5: Revista da Luta - Primeiro Semestre 2015

No co-evento principal da noite Tyron Woodley e Kelvin Gastelum fizeram uma das piores lutas da noite, Kelvin que teve problemas sérios para bater o peso estava lento e claramente muito mais pesado que o adversário. Woodley trabalhou a distancia e sua velocidade, pontuando o suficiente para vencer por deci-são dividida. Nas outras lutas do card principal Al Iaquinta atropelou Joe Lauzon e os brasileiros não de-cepcionaram. Thales Leites começou perdendo e sofreu um duro knockdown no fim do primeiro round enfrentando Tim Boetsh. No segundo round chegou perto de ser nocauteado, mas se recuperou e finalizou o adversário com um justo katagatame, que colocou Boetsh pra dormir no UFC 183. Já Thiago Pitbull foi outro que co-meçou mal, Jordan Mein venceu claramente o primeiro round. Mas Pitbull se recuperou e ao conectar um duro chute no corpo de Mein, foi pra cima e liquidou o duelo. No card preliminar destaque para outra grande virada, Miesha Tate começou perdendo para Sarah McMann, mas conseguiu dominar o segundo e terceiro round, vencendo por decisão unanime. Rafael Na-tal, Thiago Marreta venceram, Ildemar Marajó e Rick Monstro fizeram a pior luta da noite, e John Lineker mostrou que poderia disputar o cinturão do UFC se tivesse batido o peso na última sexta-feira. McCall começou melhor, dominou o primeiro round por cima no solo. Mas Lineker foi pra cima e com boas combi-nações foi caçando o adversário. McCall foi perdendo o ritmo e cada vez mais virou o um alvo fácil do brasileiro que venceu por decisão unanime, mas deve ir para a categoria dos galos. UFC 183: SILVA VS DIAZ RESULTADOS COMPLETOS: Las Vegas, Estados Unidos Sábado, 31 de janeiro de 2015 Card principal Anderson Silva derrotou Nick Diaz por decisão unanime. Tyron Woodley derrotou Kelvin Gastelum por decisão dividida. Al Iaquinta derrotou Joe Lauzon por nocaute técnico no segundo round. Thales Leites derrotou Tim Boesth por finalização no segundo round. Thiago Pitbull derrotou Jordan Mein por nocaute técnico no segundo round. Card preliminar Miesha Tate derrotou Sarah McMann por decisão majoritária. Derek Brunson derrotou Ed Herman por nocaute técnico no primeiro round. John Lineker derrotou Ian McCall por decisão unanime. Rafael Natal derrotou Tom Watson por decisão unanime. Ildemar Marajó derrotou Rick Monstro por decisão divida. Thiago Marreta derrotou Andy Enz por nocaute técnico no terceiro round. Bônus Luta da noite: Thales Leites vs Tim Boetsh.

O SPIDER VOLTOU!

Page 6: Revista da Luta - Primeiro Semestre 2015

NOME: ROYCE GRACIE ALTURA: 1,80 PESO: 84 KG LUTAS: 15 VITORIAS: 13 DERROTAS: 2

TITULOS: VENCEU K-1 HERO’S DYNAMITE USA VENCEU K-1 PREMIUM 2004 DYNAMITE VENCEU PRIDE SHOCKWAVE 2003 VENCEU PRIDE GRAND PRIX 2000 OPE-NING ROUND VENCEU UFC 4 REVENGE OF THE WARRI-ORS VENCEU UFC 3 THE AMERICAN DREAM VENCEU UFC 2 NO WAY OUT VENCEU UFC 1 THE BEGINNING

Page 7: Revista da Luta - Primeiro Semestre 2015

O “BOTE” NA LUTA E A REAÇÃO... PARA QUEM PRATICA OU QUER PRATICAR COMPETITIVAMENTE A LUTA .

Por Roberto Leitão

U ma coisa é gostar da Luta e praticar mesmo com assiduidade ( ótimo !), mas sem ter aquele compromisso de resultado ,testado em seguidas competições. Com certeza quem objetiva competir fica em outro patamar . Estes tem quase que tirar “leite de pedra “ como dizia meu pai . Outro dia estudando posições

com meu amigo, super-anfitrião o “General da Luta” Livre Hugo Duarte, e a galera inte-ressada ( de bom nível), olhava o que estudávamos, quando aconteceu alguma coisa que vale muito comentar. Hugo por cima e de lado ,e eu com 99.9 % de atenção para o perigo maior ,a cervical rápida e “mortal” que ele aplica, estava um pouco virado dando “meia costas” para ele . Estava correto ? Era seguro ? Claro que não !! Apenas eu confia-va em três coisas básicas : (1) no conhecimento do jogo do amigo,(2) no tempo da minha reação e (3) em mais de 50 (!!) anos de prática... Não recomendo portanto a ninguém fa-zer ,é lógico !! Só que ai aconteceu algo fora do previsível ... Hugo fingindo um ataque normal a cervical, trocou e deu um “bote” caindo para trás para encaixar uma chave de pé.. em que é perito . Agora vai a parte importante : Para quem aplica , o “Bote” precisa ser um movimento único e direto, e a pegada não pode ser complexa ou deixa de ser rá-pida. Para quem leva, a reação tem que começar praticamente junto com o movimento do atacante ou vai atrasar e não vai funcionar...Para isto a percepção não pode ser ape-nas visual !!! Você viu o corpo do outro se movendo, analisou para onde e reagiu... Real-mente não dá tempo !! A percepção TEM QUE SER CORPORAL !! Alguma postura dife-rente, alguma “parada” instantânea estranha que indique mentalmente o “um”, “dois” e ... Já imaginaram então , a velocidade que a “análise e julgamento” tem que ser feita ? É incrível, surpreende até a nós mesmos !! Quando Hugo partiu, eu já estava na fren-te ,com duas missões instantâneas e uma complementar. A pior era “esticar o pé” ou não sairia da pegada forte do companheiro mesmo que mais lenta , a segunda puxar para me desvencilhar, e a “complementar” me descolar com a ajuda do outro pé empurrando, para cessar aquele ataque perigosíssimo ! Vocês não imaginam o prazer ,quando as coisas funcionam... Vai ver que meu ego não me deixou falar de um forte “aliado” natural que tive... meu tamanho ... Se fosse um pouco maior ... já era !! Chave de pé (reta ou calca-nhar) perfeita pois o amigo é um grande especialista. Lição que fica : “conhecimento e reação” são fundamentais, quando a “antecipação “ (sempre a melhor postura !) não pô-de ser usada.( Nota : já falei inúmeras vezes, que antecipar é não deixar começar). Agra-deço muito aos amigos que fazem a” brincadeira” de me atacar em qualquer circunstan-cia e local ( mesmo !! ). É um permanente exercício para melhorar a “reação” e com cer-teza posso assegurar que funciona .Tanto ajuda a parte mecânica, tornando a ação de escape quase imediata ,quanto e principalmente condicionando o cérebro a definir instan-taneamente o melhor contra-ataque ou a alternativa de continuidade. Resumindo : Pode-mos melhorar a velocidade de nossa reação ! Experimentem, tentem, se avaliem e sem-pre lembrem que nada acontece da noite para o dia. Trabalho, insistência, dedicação, es-tudo, ajudam muito ! Um Abraço e Bons Treinos .

Page 8: Revista da Luta - Primeiro Semestre 2015

BELLATOR 132: PITBULL VS STRAUS RESULTADOS COMPLETOS: 16 de Janeiro, 2015 - Pechanga Resort and Casino in Temecula, EUA Cinturão Peso-Pena Patricio Freire venceu Daniel Straus por finalização (Mata-Leão) R4, 4:49 Georgi Karakhanyan venceu Bubba Jenkins por finalização (Guilhotina) R1, 1:49 Virgil Zwicker venceu Houston Alexander por decisão dividida (29-28, 27-30, 29-28) Fernando Gonzalez venceu Marius Zaromskis por decisão unâni-me (30-27, 30-27, 30-27) Card preliminar Everett Cummings venceu Jason Glaza por finalização (Mata-Leão) R2, 1:55 John Salter venceu Dustin Jacoby por finalização (Mata-Leão) R2, 3:33 Steve Kozola venceu Jonathan Rivera por KO (Socos)) R2, 1:25 Derek Anderson venceu Danny Navarro por TKO (Socos) R3, 3:51 Albert Morales venceu Fabian Gonzalez por finalização (Mata-Leão) R2, 3:12 Chris Herrera venceu Luc Bondole por KO (Socos) R2, 3:21

WSOF 17 RESULTADOS COMPLETOS: Las Vegas, Nevada, Estados Unidos - Sábado, 17 de janeiro de 2015 Card principal Jake Shields finalizou Brian Foster no 1R. Joe Condon finalizou Jonathan Nunez no 3R. Krasimir Mladenov derrotou Brendan Kornberger por decisão unâ-nime dos jurados. Bryson Hansen derrotou Judy Morales por decisão unânime dos jurados. Danny Davis Jr. derrotou Adam Cella por decisão unânime dos jurados. Card preliminar Jordan Rinaldi finalizou Soslan Abanokov no 3R. Donavon Frelow derrotou Taylor McCorriston por decisão unânime dos jurados. Trey Williams finalizou Jamie Point no 1R.

UFC FIGHT NIGHT: MCGREGOR X SIVER RESULTADOS COMPLETOS: Boston, Estados Unidos - Domingo, 18 de janeiro de 2015 Conor McGregor derrotou Dennis Siver por TKo no 2R. Donald Cerrone derrotou Ben Henderson por decisão unânime dos jurados. Uriah Hall derrotou Ron Stallings por TKO (interrupção médica) no 1R. Gleison Tibau derrotou Norman Parke por decisão dividida dos jurados. Cathal Pendred derrotou Sean Spencer por decisão unânime dos jurados. Lorenz Larkin derrotou John Howard por TKo no 1R. Chris Wade derrotou Zhang Lipeng por decisão unânime dos jura-dos. Patrick Holohan derrotou Shane Howell por decisão unânime dos jurados. Johnny Case derrotou Frank Perez por TKO no 3R. Charles Rosa finalizou Sean Soriano com um triângulo de mão no 3R. Sean O’Connell derrotou Matt Van Buren por TKO no 3R. Joby Sanchez derrotou Tateki Matsuda por decisão dividida dos jurados.

RESULTADOS DE EVENTOS DE MMA

Page 9: Revista da Luta - Primeiro Semestre 2015

CIRCUITO TN DE MMA RESULTADOS COMPLETOS: Tramandaí, Rio Grande do Sul - Sábado, 10 de janeiro de 2015 Itamar Rosa venceu Willian Steindorff por nocaute técnico no 1° round Janaílson Kevin venceu Thiago Grilo por decisão unânime Fabio Morangiu venceu Patrick Quadros por nocaute técnico no 2° round Marcos Alderete venceu Arisson Dubal por desistência no 2° round Diego Barbosa venceu Douglas Santos por finalização no 1° round Ricardo Souza venceu Willian Bacalhau por interrupção médica no 3° round Marcos Rodrigo venceu Gilmar ‘Hitman’ Jr. por nocaute no 1° round Felipe Boaventura venceu Murilo Rios por nocaute técnico no 1° round Edimar Teixeira venceu Bruno Bier por finalização no 1° round

UFC ON FOX 14 RESULTADOS COMPLETOS: Estocolmo, Suécia - Sábado, 24 de janeiro de 2015 Anthony Johnson derrotou Alexander Gustafsson por TKO no 1R. Gegard Mousasi derrotou Dan Henderson por TKO no 1R. Ryan Bader derrotou Phil Davis por decisão dividida dos jurados. Sam Sicilia nocauteou Akira Corassani no 1R. Albert Tumenov derrotou Nico Musoke por decisão unânime dos jurados. Kenny Robertson derrotou Sultan Aliev por TKO no 1R. Makwan Amirkhani nocauteou Andy Ogle no 1R. Nikita Krylov finalizou Stanislav Nedkov com uma guilhotina no 1R. Mairbek Taisumov nocauteou Anthony Christodoulou no 2R. Mirsad Bektic derrotou Paul Redmond por decisão unânime dos jurados. Viktor Pesta derrotou Konstantin Erokhin por decisão unânime dos jurados. Neil Seery derrotou Chris Beal por decisão unânime dos jurados

UFC 183: SILVA VS DIAZ RESULTADOS COMPLETOS: Las Vegas, Estados Unidos —Sábado, 31 de janeiro de 2015 Card principal Anderson Silva derrotou Nick Diaz por decisão unanime. Tyron Woodley derrotou Kelvin Gastelum por decisão dividida. Al Iaquinta derrotou Joe Lauzon por nocaute técnico no segundo round. Thales Leites derrotou Tim Boesth por finalização no segundo round. Thiago Pitbull derrotou Jordan Mein por nocaute técnico no se-gundo round. Card preliminar Miesha Tate derrotou Sarah McMann por decisão majoritária. Derek Brunson derrotou Ed Herman por nocaute técnico no pri-meiro round. John Lineker derrotou Ian McCall por decisão unanime. Rafael Natal derrotou Tom Watson por decisão unanime. Ildemar Marajó derrotou Rick Monstro por decisão divida. Thiago Marreta derrotou Andy Enz por nocaute técnico no tercei-ro round. Bônus Luta da noite: Thales Leites vs Tim Boetsh. Performances da Noite: Thales Leites e Thiago Pitbull.

Page 10: Revista da Luta - Primeiro Semestre 2015

WSOF 18 MORAES VS HILL RESULTADOS COMPLETOS: Quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015 - Albert, Canadá Marlon Moraes derrotou Josh Hill por decisão unânime dos jura-dos Shane Campbell derrotou Derek Boyle por nocaute técnico no 3R Andrew McInnes derrotou Cody McKenzie por desqualificação (cabeçada intencional) Matt Baker e Ali Mokdad terminou em “No Contest” (cabeçada acidental) Marcus Hicks finalizou Graham Park com um mata-leão no 1R Mard Drummond nocauteou Spencer Jebb no 3R Dan Lariviere finalizou Garret Nybakken com um mata-leão no 1R

UFC: HENDERSON X THATCH RESULTADOS COMPLETOS: Colorado, Estados Unidos - Sábado, 14 de fevereiro de 2015 Card principal Ben Henderson finalizou Brandon Thatch com um mata-leão no 4R Max Holloway derrotou Cole Miller por decisão unânime dos jura-dos Neil Magny finalizou Kiichi Kunimoto com um mata-leão no 3R Daniel Kelly derrotou Patrick Walsh por decisão unânime dos jurados Kevin Lee derrotou Michel Trator por decisão unânime dos jura-dos Ray Borg finalizou Chris Kelades com uma kimura no 3R Card preliminar Efrain Escudero derrotou Rodrigo Monstro por decisão unânime dos jurados Chas Skelly derrotou Jim Alers por nocaute técnico no 2R Zach Makovsky derrotou Tim Elliot por decisão unânime dos jurados James Moontasri finalizou Cody Pfister com um mata-leão no 2R

LEGACY FC 38 "BURROW VS NJOKUANI RESULTADOS COMPLETOS: 13 de Fevereiro, 2015 - Local: Allen Event Center in Allen, Texas Dave Burrow venceu Anthony Njokuani por finalização (Armlock) R3, 1:29 Jason Sampson venceu Joseph Sandoval por TKO (Socos) Rd 1, 1:36 Steven Peterson venceu Caio Machado por finalização (Guilhotina) R1, 3:55 Augusto Mendes venceu Evan Martinez por TKO (Socos) R2, 3:26 Charles Byrd venceu Evan Thompson por TKO (Socos) R1, 4:51 Eli Tamez venceu Saul Elizondo por decisão dividida (29-28, 28-29, 29-28) Andrew Parker venceu Bilal Williams por finalização (Mata-Leão) R1, 4:53

Page 11: Revista da Luta - Primeiro Semestre 2015

BELLATOR 133 RESULTADOS COMPLETOS: Califórnia, Estados Unidos - Sexta, 13 de fevereiro de 2015 Alexanders Shlemenko nocauteou Melvin Manhoef no segundo round. Daniel Weichel venceu Pat Curran após decisão dividida dos jurados. Julia Budd derrotou Gabrielle Holloway por decisão unânime dos jurados. Chris Honeycutt venceu Clayton MacFarlane por nocaute técni-co no terceiro round. Emilio Chavez derrotou Art Arciniega após decisão unânime dos jurados. Blake Watkins venceu George Zuniga por nocaute técnico no primeiro round. Paul Ruiz finalizou Nick Sperling no primeiro round. Nick Bustamente finalizou Luis Jauregu no segundo round. Cody Sons venceu John Paul Elias por nocaute técnico no pri-meiro round. Jonathan Contrestano derrotou Ryan Tobar por nocaute técni-co no primeiro round. Adam Piccolotti venceu Andrew Ramm por decisão unânime dos jurados. Mason Fowler derrotou Marko Damiani por nocaute técnico no primeiro round.

UFC PORTO ALEGRE RESULTADOS COMPLETOS: Porto Alegre, Rio Grande do Sul - Domingo, 22 de fevereiro de 2015 Frank Mir derrotou Antônio Pezão por nocaute técnico no 1R. Michael Johnson derrotou Edson Barboza por decisão unânime dos jurados. Sam Alvey nocauteou Cezar Mutante no 1R. Adriano Martins derrotou Rustam Khabilov por decisão unâni-me dos jurados. Frankie Saenz derrotou Iuri Marajó por decisão unânime dos jurados. Santiago Ponzinibbio derrotou Sean Strickland por decisão unânime dos jurados. Marion Reneau finalizou Jessica Bate-Estaca com um triângulo no 1R. Matt Dwyer nocauteou William Patolino no 1R. Mike De La Torre derrotou Tiago Trator por nocaute técnico no 1R. Douglas D´Silva derrotou Cody Gibson por decisão unânime dos jurados. Ivan Batman derrotou Josh Shockley por decisão unânime dos jurados.

FACE TO FACE 10 RESULTADOS COMPLETOS: Outeiro das Pedras, Itaboraí - RJ - 21 de fevereiro de 2015, 21h Márcio Pedra venceu Sílvio Boxer por finalização a 1m47s do R1 Guilherme Bomba venceu Jorginho Filho por nocaute técnico a 1m16s do R2 Alex Cowboy venceu Joilton Peregrino por decisão unânime André Muniz venceu Rafael Correia por finalização aos 4m58s do R1 Bruno Suema venceu Marcus Cabecinha por decisão unânime Alexandre Dias Cirne venceu Júnior Kamikaze por decisão unânime Ugo Barbosa venceu Clayton Nunes por decisão unânime Andrezão Ramos venceu Marco Aurélio por decisão dividida

Page 12: Revista da Luta - Primeiro Semestre 2015

INVICTA FC 11 RESULTADOS COMPLETOS: Sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015 - Califórnia, Estados Uni-dos Cris Cyborg derroto Charmaine Tweet por nocaute técnico no 1R Alexa Grasso derrotou Mizuki Inoue por decisão unânime dos jurados DeAnna Bennett derrotou Norma Rueda Center por decisão unânime dos jurados Irene Aldana finalizou Colleen Schneider com um mata-leão no 1R Jamie Moyle finalizou J.J. Aldrich com um mata-leão no 1R Amy Cadwell Montenegro derrotou Brianna VanBuren por decisão unânime dos jurados Christine Stanley derrotou Laura Salazar por nocaute técnico no 1R Aspen Ladd derrotou Ana Carolina Vidal por nocaute técnico no 1R

UFC 184 RESULTADOS COMPLETOS: Sábado, 28 de fevereiro de 2015 - Los Angeles, Estados Uni-dos Card Principal Ronda Rousey finalizou Cat Zingano com um arm-lock no 1R Holly Holm derrotou Raquel Pennington por decisão dividida dos jurados Jake Ellenberger finalizou Josh Koscheck com um estrangula-mento no 2R Alan Jouban nocauteou Richard Walsh no 1R Tony Ferguson finalizou Gleison Tibau com um mata-leão no 1R Card Preliminar Roan Jucão finalizou Mark Muñoz com um mata-leão no 1R O duelo entre Norifumi Yamamoto e Roman Salazar terminou em No Contest Tim Means derrotou Dhiego Lima por nocaute técnico no 1R Derrick Lewis derrotou Ruan Potts por nocaute técnico no 2R Valmir Bidu derrotou James Krause por decisão dividida dos jurados Masio Fullen derrotou Alexander Torres por decisão dividida dos jurados

LEGACY FIGHTING CHAMPIONSHIP 39 RESULTADOS COMPLETOS: Leonardo Leite derrotou Larry Crowe por nocaute técnico aos 2:11 do primeiro round Daniel Pineda derrotou Thomas Webb por finalização(triângulo) aos 49 segundos do primeiro round Valentina Schevchenko derrotou Jan Finney por decisão unâ-nime Mike Bronzoulis nocauteou Jon Harris por Nocaute no primei-ro round. Kevin Aguillar nocauteou Alex Black por Nocaute Técnico no terceiro round. Brice Ritani derrotou Dale Mitchell por Nocaute no primeiro round. Card Preliminar Danny Orr derrotou Jens Grau por Decisão Unânime. Mike Trihn derrotou Jacob Norsworthy por Finalização (Armlock) no segundo round. Angel Zamora derrotou Bobby Powers por Nocaute Técnico no primeiro round. Roberto Sanchez derrotou Jacob Silva por Decisão Unânime. Daniel Turner derrotou Jordan Carmona por Decisão Dividida. Chris Soliz derrotou Sunny Quang por Decisão Unânime. Jonathan Davis derrotou Sijian Kurian por Decisão Unânime.

Page 13: Revista da Luta - Primeiro Semestre 2015

CURITIBA FIGHT PRO 3 RESULTADOS COMPLETOS: Luan Chagas finalizou Julio Cesar Bilik no primeiro round Bruno venceu Alex por nocaute técnico no primeiro round Wellington Turman nocauteou Diego no primeiro round. Dony Terrier finalizou Eric Guimaraes no primeiro round. Luis Fernado finalizou Wagner Nega no primeiro round. Bruno venceu Leandro por nocaute técnico no primeiro round. Magnun Max venceu Gabriel "Atleticano" por nocaute técnico no segundo round. Rogerio Bontorin finalizou Diego Santos no segundo round. Karol Mutante finalizou Helaine Ribeiro no primeiro round. Robson Shereder finalizou Michel Indio no primeiro round. Wanderson Santos finalizou Laercio no primeiro round. Alexandre Pit venceu Onofre por decisão unânime dos juízes. Artur Vieira venceu Gustavo Augusto no terceiro round por nocaute técnico. Matheus Almeida finalizou Lucas Javali no primeiro round. Ilson Mazarope venceu Elizeu por nocaute técnico no segun-do round.

CURITIBA TOP FIGHT 9 - O RETORNO RESULTADOS COMPLETOS: Priscila Souza finalizou Marta "Gladiadora" no primeiro round. Elder Lara finalizou Tássio de Paula no primeiro round. Rafael Caçapa venceu Edivaldo Siqueira por nocaute técnico no segundo round. Jady venceu Jéssica por nocaute técnico no segundo round. Isabelly Varella venceu Ariane Lipski na decisão dividida dos juízes. Ronaldo "Juca" Harada venceu Yshori Goulart por nocaute técnico no primeiro round. Michel Mass venceu Loia Ávilla por nocaute técnico no segun-do round. Karol Mutante finalizou Graziella Riccota no segundo round. Claiton Caetano venceu Leonardo Gosling na decisão dividida dos juízes. Sidmar "Neco" finalizou Silvio Fernandes no primeiro round. Vinicius Vina finalizou Antônio "Pajé" no segundo round. Jhon venceu Bruno por nocaute técnico no primeiro round. Gustavo Wurlitzer finalizou Antonuce no segundo round. Cyderlan venceu Caique por nocaute técnico no prmeiro round.

UFC 185 RESULTADOS COMPLETOS Dallas, Estados Unidos - Sábado, 14 de março de 2015 Rafael dos Anjos venceu Anthony Pettis após decisão unâni-me dos jurados Joanna Jedrzejczyk venceu Carla Esparza por nocaute técni-co no 2R Johny Hendricks derrotou Matt Brown após decisão unânime dos jurados Alistair Overeem venceu Roy Nelson depois de decisão unâ-nime dos jurados Henry Cejudo derrotou Chris Cariaso após decisão unânime dos jurados Ross Pearson derrotou Sam Stout por nocaute técnico no 2R Elias Theodorou derrotou Roger Narvaez por nocaute técnico no 2R Beneil Dariush finalizou Daron Cruickshank com um mata-leão no 2R Jared Rosholt derrotou Josh Copeland por nocaute técnico no 3R Ryan Benoit derrotou Sergio Pettis por nocaute técnico no 2R Joseph Duffy nocauteou Jake Lindsey no 1R Germaine derrotou Larissa por nocaute técnico no 2R

Page 14: Revista da Luta - Primeiro Semestre 2015

MIF 5 (MAXIMUM IMPACTO FIGHT) RESULTADOS COMPLETOS Sábado, 14 de março de 2015 - Para Sidrac Junior venceu Fernando Bobassauro por finalização (Arm Lock invertido) 1:22 do 1 round Anderson venceu Lailson Rambinho por finalização (Arm Lock) 3:22 do 1 round Jajá venceu Paturzinho por Tko 0:59 do 1 round João Estrela venceu Adilson Scooby por finalização (Mata Leão) 2:19 do 1 round Durcico venceu Tassio Oliveira por TKO 1:58 do 1 round Arleson Iau venceu Eduardo Bolateli por nocaute 04:15 do 1 round Joba Salinas venceu Rodrigo Pônei por nocaute 02:15 do 3 round

UFC RIO 6 DEMIAN MAIA VS RYAN LAFLARE RESULTADOS COMPLETOS: Sábado, dia 21 de março de 2015 Demian Maia derrotou Ryan LaFlare por decisão unânime dos jurados Erick Silva finalizou Josh Koscheck com uma guilhotina no 1R Gilbert Durinho finalizou Alex Cowboy com um arm-lock no 3R Léo Santos finalizou Tony Martin com um mata-leão 2R Amanda Nunes derrotou Shayna Baszler por nocaute técnico no 1R Godofredo Pepey finalizou Andre Fili com um triângulo no 1R Francisco Massaranduba derrotou Akbarh Arreola por deci-são unânime dos jurados Kevin Souza nocauteou Katsumi Kikuno no 1R Leandro Buscapé finalizou Drew Dober com uma guilhotina no 2R Leonardo Macarrão derrotou Cain Carrizosa por decisão unâ-nime dos jurados Christos Giagos finalizou Jorge Blade com um mata-leão no 1R Fredy Serrano nocauteou Bentley Syler no 3R

BELLATOR 135 RESULTADOS COMPLETOS: Card principal Marcos Galvão finalizou com uma leg-lock no 2R. L.C. Davis derrotou Hideo Tokoro por decisão dividida dos jurados. Francis Carmont derrotou Guilherme Viana por decisão unâ-nime dos jurados. Ryan Couture finalizou Dakota Cochrane com um mata-leão no 1R. Card preliminar Emmanuel Sanchez derrotou Alejandro Villalobos por decisão unânime dos jurados. Rashad Coulter derrotou Jeremiah O’Neal por nocaute técni-co no 1R. Sean Holden derrotou Tim Roman por decisão unânime dos jurados. Neal Ewing derrotou Logan Nail por decisão unânime dos jurados. Stephen Banaszak finalizou Brad Mitchell com uma omoplata no 2R. Klayton Mai finalizou Xavier Siller com um mata-leão no 1R.

Page 15: Revista da Luta - Primeiro Semestre 2015

WSOF 19 RESULTADOS COMPLETOS: Card principal: Justin Gaethje derrotou Luis Palomino por nocaute técnico no 3R Teddy Holder derrotou Thiago Silva por nocaute técnico no 1R Timur Valiev derrotou Ed West por nocaute técnico no 1R Clifford Starks finalizou Jake Heun com um katagatame no 1R Card preliminar: Jimmy Spicuzza derrotou Benny Madrid por decisão dividida dos jurados Joseph Giglioti derrotou Brendan Tierney por nocaute técnico no 3R. Andres Ponce finalizou Juan Archuleta com um mata-leão no 2R. Dan Huber derrotou Israel Aquino por nocaute técnico no 1R. Matthew Frincu nocauteou Eric Regan no 2R. Erik Villalobos derrotou Joe Madrid por decisão unânime dos jurados.

MAX FIGHT 14 RESULTADOS COMPLETOS Sábado, 28 de março de 2015 - Ginásio do Clube Regatas, Campinas (SP) Handesson “Boy Doido” venceu Roberto Facada por nocaute técnico no 2R Wagner Caldeirão venceu Fabiano “Binho” Rodrigues por nocau-te técnico no 1R Matheus Serafim venceu Adriano Sena por decisão unânime dos árbitros Cassiano Tytschyo venceu Daniel Ogro por finalização no 1R Daniel Caporossi venceu Murilo Trevisan por nocaute técnico no 1R Felipe Kazú venceu Fábio Assis por finalização no 1R Ozias “Bull Terrier” venceu Bruno Almeida por decisão unânime dos árbitros Bruna Ellen venceu Elen Torres por decisão unânime dos árbi-tros Eduardo César venceu Rafael Moura por nocaute técnico no 2R Diogo Hannibal venceu Clesio Caveirinha por decisão unânime dos árbitros Wellington Turman venceu Ewerton Ferreira por decisão unâni-me dos árbitros

UFC FIGHT NIGHT 63 RESULTADOS COMPLETOS: Sábado, 4 de abril de 2015 - Fairfax, Virginia, Estados Unidos Chad Mendes derrotou Ricardo Lamas por nocaute técnico no 1R Al Iaquinta derrotou Jorge Masvidal por decisão dividida dos jurados Michael Chiesa derrotou Mitch Clarke por decisão unânime dos jurados Julianna Peña derrotou Milena Dudieva por nocaute técnico no 1R Clay Guida derrotou Robbie Peralta por decisão unânime dos jurados Dustin Poirier derrotou Carlos Diego Ferreira por nocaute técnico no 1R Liz Carmouche derrotou Lauren Murphy por decisão unânime dos jurados Alexander Yakovlev derrotou Gray Maynard por decisão unâni-me dos jurados Timothy Johnson derrotou Shamil Abdurahimov por nocaute técnico no 1R Ron Stallings derrotou Justin Jones por decisão unânime dos jurados

Page 16: Revista da Luta - Primeiro Semestre 2015

BELLATOR 136 RESULTADOS COMPLETOS: Will Brooks derrotou Dave Jansen por decisão unânime dos jurados. Rafael Carvalho derrotou Joe Schilling por decisão dividida dos jurados. Marcin Held finalizou Alexander Sarnavskiy com uma leg-lock no 3R. Tony Johnson derrotou Alexander Volkov por decisão dividi-da dos jurados. Saad Awad derrotou Rob Sinclair por decisão unânime dos jurados. Joey Beltran derrotou Brian Rogers por decisão majoritária dos jurados. John Macapá derrotou Fabricio Guerreiro por decisão dividi-da dos jurados.

WSOF 20 RESULTADOS COMPLETOS: David Branch finalizou Jesse McElligott com um estrangula-mento (Von Flue Choke) no 2R. Nick Newell derrotou Joe Condon decisão unânime dos jurados. Emmanuel Walo derrotou Phoenix Jones por decisão unâni-me dos jurados. Steve Mocco derrotou Juliano Coutinho por nocaute técnico no 1R. Ozzy Dugulubgov derrotou Lucas Montoya por nocaute técnico (interrupção médica) no 1R. Islam Mamedov nocauteou Leon Davis no 1R. Matt Secor derrotou Chip Moraza-Pollard por decisão unâ-nime dos jurados. Saul Almeida derrotou Chris Foster por decisão dividida. Darren Mima derrotou Johnny Campbell por decisão unâni-me dos jurados.

UFC FIGHT NIGHT: GONZAGA VS. CRO COP 2 RESULTADO COMPLETO Mirko Cro Cop nocauteou Gabriel Gonzaga 3m30s do R3 Jimi Manuwa venceu Jan Blachowicz por decisão Pawel Pawlak venceu Sheldon Westcott por decisão Maryna Moroz finalizou Joanne Calderwood aos 1m30s do R1 Leon Edwards nocauteou Seth Baczynski aos 8s do R1 Bartosz Fabinski venceu Garreth McLellan por decisão Serginho Moraes venceu Mickael Lebout por decisão Yaotzin Meza venceu Damian Stasiak por decisão Anthony Hamilton venceu Daniel Omielanczuk por decisão Aleksandra Albu finalizou Izabela Badurek aos 3m34s do R2 Stevie Ray nocauteou Marcin Bandel aos 1m35s do R2 Taylor Lapilus venceu Rocky Lee por decisão

Page 17: Revista da Luta - Primeiro Semestre 2015

UFC ON FOX 15: MACHIDA X ROCKHOLD RESULTADO COMPLETO Luke Rockhold venceu Lyoto Machida por finalização (mata-leão) no segundo round; Ronaldo 'Jacaré' venceu Chris Camozzi por finalização (chave de braço) no primeiro round; Max Holloway venceu Cub Swanson por finalização no ter-ceiro round; Paige VanZant venceu Felice Herrig por decisão unânime dos juízes. Beneil Dariush venceu Jim Miller por decisão unânime dos juízes; Ovince St. Preux venceu Patrick Cummins por nocaute no primeiro round; Gian Villante venceu Corey Anderson por nocaute no tercei-ro round; Aljamain Sterling venceu Takeya Mizugaki por finalização no terceiro round; Tim Means venceu George Sullivan por finalização (katagatame) no segundo round; Diego Brandão venceu Jimy Hettes por intervenção médica no intervalo do primeiro para o segundo round; Chris Dempsey venceu Eddie Gordon por decisão dividida dos juízes.

SHOOTO BRASIL 53 RESULTADOS COMPLETOS: Domingo, 19 de abril de 2015 - Rio de Janeiro, Brasil Felipe Olivieri derrotou Alvaro Pastor por nocaute técnico no 1R Priscila Souza derrotou Luciana Pereira por decisão dividida dos jurados Luciano Benício finalizou Eliel Topete Dourado com um katagatame no 3R Alcides Nunes finalizou Junior Sequela com um triângulo de mão no 1R Ronaldo Candido finalizou Julio Splinter com um mata-leão no 3R Augustin Zás derrotou Heider Prais por desistência no 2R Claudio Coutinho finalizou Danilo Gomes com um arm-lock no 2R

ONE FC 26 RESULTADO COMPLETO Sexta-feira, 24 de abril de 2015 - Pasay, Filipinas Ben Askren x Luis Sapo terminou em “No Contest” Mark Striegl finalizou Casey Suire com um mata-leão no 1R Anatpong Bunrad derrotou Geje Eustaquio por decisão divi-dida dos jurados Eugene Toquero derrotou Brianata Rosadhi por nocaute técnico no 1R Edward Kelly finalizou Jimmy Yabo com um mata-leão no 1R Amir Khan derrotou Bashir Ahmad por nocaute técnico no 3R Xiao Yang Liu nocauteou Nicholas Lee no 1R Ya Wei Wang derrotou Sunoto Peringkat por nocaute técni-co no 3R

Page 18: Revista da Luta - Primeiro Semestre 2015

UFC 186: JOHNSON VS. HORIGUCHI RESULTADO COMPLETO Canadá Montreal Quebec Michael Bisping venceu C.B. Dollaway por decisão unâni-me (triplo 29-28) John Makdessi venceu Shane Campbell por nocaute técni-co aos 4m53s do R1 Thomas Almeida venceu Yves Jabouin por nocaute técnico aos 4m18s do R1 Patrick Cote venceu Joe Riggs por decisão unânime (triplo 29-28) Alexis Davis vence Sarah Kaufman por finalização aos 1m52s do R2 Chad Laprise venceu Bryan Barberena decisão unânime (29-28, 29-28 e 30-27) Olivier Aubin-Mercier venceu David Michaud por finalização a 3m24s do R3 Nordine Taleb venceu Chris Clements por decisão unânime (triplo 30-27) Valerie Letourneau venceu Jessica Rakoczy por decisão unânime (29-28, 29-28 e 30-27) Randa Markos venceu Aisling Daly por decisão unânime (30-27, 28-28 e 29-28)

JUNGLE FIGHT 77 RESULTADOS COMPLETOS: Dirlei Mão de Pedra venceu Alfonso Garrido por finalização aos 4m41s do R2 Bruno Menezes venceu Nildo Katchal por decisão unânime Douglas Bertazini venceu Douglas Moura por nocaute Richard Godoy venceu Dallys Moraes por finalização aos 2m50s do R1 André Lobato venceu Martin La Maquina por nocaute técni-co aos 4m16s do R1 Francisco Valdines Silva venceu Fernando Duarte Guerra por nocaute aos 4m36s do R1 Amanda Lemos venceu Debora Dias por nocaute Vinicius Salvador venceu Arif Lazart por nocaute técnico Jeferson Oliveira venceu Ivan Tulio Benegas por finalização aos 2m57s do R1 Ricelli Lira venceu Edson Chokito por finalização Kelles Albuquerque venceu Edson Jairo por finalização

METAMORIS 6 RESULTADOS COMPLETOS: Califórnia, Estados Unidos - Sábado, 9 de maio de 2015 Josh Barnett finalizou Ryron Gracie com uma americana no pé Chael Sonnen e Renato Babalu terminou empatado Dillon Danis finalizou Joe Lauzon com um d'arce choke Xande Ribeiro e Keenan Cornelius terminou empatado Clark Gracie e Roberto Satoshi terminou empatado Evandro Nunes e Jimmy Friedrich terminou empatado Michael Liera e Morgan Neidlinger terminou empatado Francisico Iturralde finalizou Greg McIntyre com um armlock

Page 19: Revista da Luta - Primeiro Semestre 2015

UFC FIGHT NIGHT: MIOCIC VS. HUNT RESULTADOS COMPLETOS: Adelaide, Austrália - Sábado, 9 de maio de 2015 Stipe Miocic derrotou Mark Hunt por nocaute técnico no 5R Robert Whittaker derrotou Brad Tavares por nocaute técnico Sean O’Connell derrotou Anthony Perosh por nocaute técni-co no 1R James Vick finalizou Jake Matthews com uma guilhotina Daniel Hooker derrotou Hatsu Kioki por nocaute no 2R Kyle Noke derrotou Jonavin Webb por decisão dividida dos jurados Sam Alvey derrotou Daniel Kelly por nocaute técnico Bec Rawlings finalizou Lisa Ellis com um mata-leão no 1R Brad Scott finalizou Dylan Andrews com uma guilhotina Alex Chambers finalizou Kailin Curran com um armlock no 3R Brendan O’Reilly derrotou Vik Grujic por decisão unânime dos jurados Ben Nguyen derrotou Alptekin Ozkilic por TKO no 1R

BELLATOR 137: HALSEY VS. GROVE RESULTADOS COMPLETOS: Sexta, 15 de maio de 2015 - Temecula, Estados Unidos Card principal: Brandon Halsey venceu Kendall Grove por nocaute técnico no 4R Dudu Dantas superou Mike Richman após decisão unânime dos jurados Fernando González finalizou Curtis Millender com uma gui-lhotina no 3R Darrion Caldwell venceu Rafael Morcego após decisão unâ-nime dos jurados Card preliminar: Virgil Zwicker nocauteou Razak Al-Hassan no 1R Joe Taimangio nocauteou Antônio Duarte no 1R Jordan Parsons finalizou Júlio César Morceguinho no 3R Ricky Rainey nocauteou Jesse Juarez no 2R

UFC MANILA - URIJAH FABER VS. FRANKIE ED-GAR RESULTADOS COMPLETOS Manila, Filipinas - Sábado, 16 de março de 2015 Card principal: Frankie Edgar derrotou Urijah Faber por decisão unânime dos jurados Gegard Mousasi superou Costas Philippou por decisão unâ-nime dos jurados Mark Munoz venceu Luke Barnatt por decisão unânime dos jurados Neil Magny superou Hyun Gyu Lim por nocaute técnico no 2R Phillipe Nover venceu Yui Chul Nam após decisão dividida dos jurados Levan Makashvili derrotou Mark Eddiva após decisão dividi-da dos jurados Card preliminar: Jon Tuck finalizou Tae Hyun Bang no 1R Kajan Johnson venceu Zhang Lipeng após decisão unânime dos jurados Li Jingliang nocauteou Dhiego Lima no 1R Ning Guangyou venceu Royston Wee por nocaute técnico n Jon Delos Reyes finalizou Roldan Sangcha-an no 2R Yao Zhuikui derrotou Nolan Ticman após decisão dividida dos jurado

Page 20: Revista da Luta - Primeiro Semestre 2015

SHOOTO BRASIL 54 RESULTADO COMPLETO Felipe Froes venceu Thiago Manchinha por decisão unâni-me dos juízes Ronys Torres venceu Benito Tavares por decisão unânime dos juízes Luiz Banha venceu Felipe Dourado por nocaute técnico aos 49seg do primeiro round Leo Jacaré venceu Julio Splinter por decisão unânime dos juízes Alex Trem Bala venceu Felipe Colen por decisão unânime dos juízes Francivaldo Nego finalizou Ivan Paiva com mata-leão aos 3min e 31seg do primeiro round Elves Oliveira finalizou Carlos Eduardo com mata-leão aos 3min e 8seg do primeiro round Guilherme Doin venceu Denilson Oliveira por decisão dividi-da dos juízes; Matheus Naccache venceu Almir de Oliveira por desistência aos 3min e 2seg do segundo round

UFC 187 CHRIS WEIDMAN VS VITOR BELFORT RESULTADOS COMPLETOS: Las Vegas, Estados Unidos - Sábado, 23 de maio de 2015 Daniel Cormier finalizou Anthony Johnson com um mata-leão no 2º round Chris Weidman nocauteou Vitor Belfort no 1º round Donald Cerrone nocauteou John Makdessi (quebrou a man-díbula) no 2º round Andrei Arlovski nocauteou Travis Browne no 1º round Joseph Benavidez venceu John Moraga por decisão unâni-me John Dodson venceu Zach Makovsky por decisão unânime Dong Hyun Kim finalizou Josh Burkman com um katagatame no 3º round Rafael Sapo Natal venceu Uriah Hall por decisão dividida Colby Covington venceu Mike Pyle por decisão unânime Islam Makhachev finalizou Leo Kuntz com um mata-leão no 2º round Justin Scoggins venceu Josh Sampo por decisão unânime

ONE FC 27 RESULTADOS COMPLETOS: Sexta-feira, 22 de maio de 2015 - Kallang, Singapura Shinya Aoki derrotou Koji Ando por decisão unânime dos jurados Dejdamrong Sor Amnuaysirichok derrotou Roy Doliguez por decisão unânime dos jurados Marat Gafurov finalizou Ev Ting com um mata-leão no 1R Lowen Tynanes derrotou Kuat Khamitov por decisão unâni-me dos jurados Ariel Sexton finalizou Eddie Ng com um mata-leão no 2R Shannon Wiratchai derrotou Amir Khan por decisão dividida dos jurados Angela Lee finalizou Aya Saber com um armlock no 1R Heili Alateng nocauteou Stephen Langdown no 2R Benedict Ang derrotou Waqar Umar por decisão unânime dos jurados Jianbing Yang finalizou Ali Yaakub com um armlock no 2R

Page 21: Revista da Luta - Primeiro Semestre 2015

KSW 31: MATERLA VS DRWAL RESULTADOS COMPLETOS: 23 de Maio, 2015 - Ergo Arena, Gdansk, Pomeranian Voivo-deship, Polônia Michal Materla venceu Tomasz Drwal por TKO (Socos) R3, 4:56 Goran Reljic venceu Attila Vegh por decisão dividida (29-28, 29-28, 28-29) Mariusz Pudzianowski venceu Rolles Gracie por KO (Socos) R1, 0:27 Karol Bedorf venceu Peter Graham por decisão unânime (30-27, 30-27, 30-27) Kamil Szymuszowski venceu Maciej Jewtuszko por decisão unânime (29-28, 29-28, 29-28) Aziz Karaoglu venceu Jay Silva por TKO (Socos) R1, 1:34 Tomasz Narkun venceu Karol Celinski por finalização (Mata-leão) R1, 2:17 Grzegorz Szulakowski venceu Patryk Grudniewski por finali-zação (Mata-leão) R2, 3:38 Jedrzej Mackowlak venceu Marcin Gulas por TKO (Socos) R1, 4:57

MMA COMBATE 8 RESULTADOS COMPLETOS: Para, Brasil - Data 23/05/2015 Luis Gustavo "Búfalo" venceu Fred Almeida "Macapá" por finalização (Leg lock) 02:41 do 1 round Victor Pitbull venceu Rogério Gama por nocaute 01:08 do 1 round Carlos Cunha "Bad Boy" x João Carlos "Pezão" terminou empatada Fransueldo Rodrigues "Sombra" x Adriano Dias "Escorpião" No Contest Rochinha Jr venceu Cristiano Sena por nocaute 0:42 do 1 round Thiago Silva "Tico" venceu Joeris Silva "Pantera" na decisão unânime dos juizes

UFC FIGHT NIGHT: CONDIT X ALVES - GOIÂNIA RESULTADOS COMPLETOS Goiânia, Goiás, Brasil - Sábado, 30 de maio de 2015 Carlod Condit venceu Thiago Alves por nocaute técnico no segundo round; Charles ‘do Bronxs’ venceu Nik Lentz por finalização no 3 round; Alex ‘Cowboy’ venceu K.J. Noons por finalização no 1 round; Francimar ‘Bodão’ venceu Ryan Jimmo por decisão unânime após três rounds; Francisco ‘Massaranduba’ venceu Norman Parke por deci-são dividida após três rounds; Darren Till venceu Wendell por nocaute técnico no 2 round. Rony ‘Jason’ venceu Damon Jackson por finalização no pri-meiro round; Jussier ‘Formiga’ venceu Wilson Reis por decisão unânime Nicolas Dalby venceu Elizeu ‘Capoeira’ por decisão dividida ; Mirsad Bektik venceu Lucas ‘Mineiro’ por nocaute técnico no 2 round; Juliana Lima venceu Ericka Almeida por decisão unânime ; Tom Breese venceu Luiz ‘Besouro’ por nocaute técnico no 1 round

Page 22: Revista da Luta - Primeiro Semestre 2015

UFC 188: VELASQUEZ VS. WERDUM RESULTADOS COMPLETOS: Fabrício Werdum finalizou Cain Velasquez aos 2:13 min do R3 Eddie Alvarez derrotou Gilbert Melendez na decisão dividida dos juízes Kelvin Gastelum derrotou Nate Marquardt por nocaute técni-co no R2 Yair Rodriguez derrotou Charles Rosa na decisão dividida dos juízes Tecia Torres derrotou Angela Hill na decisão unânime dos juízes Henry Cejudo derrotou Chico Camus na decisão unânime dos juízes Efrain Escudero finalizou Drew Dober com uma guilhotina aos 54 segundos do R1 Patrick Williams finalizou Alejandro Perez com uma guilhoti-na aos 23 segundos do R1 Johnny Case derrotou Francisco Trevino na decisão unâni-me dos juízes Cathal Pendred derrotou Augusto “Dodger” Montano na deci-são unânime dos juízes Gabriel Benitez derrotou Clay Collard na decisão unânime dos juízes

BELLATOR 138 RESULTADOS COMPLETOS: Sexta-feira, 19 de junho de 2015 Kimbo Slice derrotou Ken Shamrock por nocaute no 1R Patrício Pitbull derrotou Daniel Weichel por nocaute no 2R Bobby Lashley derrotou Dan Charles por TKO no 2R Daniel Straus finalizou Henry Corrales com uma guilhotina no 2R Michael Chandler finalizou Derek Campos com um mata-leão no 1R

UFC FIGHT NIGHT: MACHIDA X ROMERO RESULTADOS COMPLETOS: Hollywood, Estados Unidos - Sábado, 27 de junho de 2015 Yoel Romero derrotou Lyoto Machida por nocaute no 3R Lorenz Larkin derrotou Santiago Ponzinibbio por nocaute técnico no 2R Antônio Cara de Sapato finalizou Eddie Gordon com um ma-ta-leão no 3R Thiago Marreta derrotou Steve Bosse por nocaute no 1R Hacran Dias derrotou Levan Makashvili por decisão dividida dos árbitros Alex Cowboy derrotou Joe Merritt por decisão unânime dos jurados Leandro Buscapé derrotou Lewis Gonzalez por decisão unâ-nime dos jurados Tony Sims derrotou Steve Montgomery por nocaute técnico no 1R Sirwan Kakai derrotou Danny Martinez por decisão unânime dos jurados

Page 23: Revista da Luta - Primeiro Semestre 2015

JUNGLE FIGHT 79 RESULTADOS COMPLETOS Amanda Ribas venceu Tania Pereda por finalização no 1R Otto Rodrigues venceu Luiz Japeri por finalização no 1R Ary Santos venceu Handerson Martins por nocaute técnico no 1R Javiero Orlando venceu Eduardo Fidelis por finalização no 1R Rodrigo Praia venceu Hugo Rocha por nocaute técnico no 1R Murilo Filho venceu Paulo Cesar Índio por nocaute no 3R Adriano Capitulino venceu Ferrugem por finalização no 2R Claudio Cezário venceu Alex Pavão por finalização no 1R Diogo Pink venceu José Claudio Paraíba por finalização no 2R Denilson Trator venceu por nocaute técnico no 2R Wagner Pezinho venceu por nocaute técnico no 1R Jorge Evangelista venceu por nocaute no 1R Matheus Queimados venceu Wanderson por desqualificação (joelhada irregular no 2R) Elifrank Cariolano venceu por nocaute no 1R Cleberson Menor venceu por nocaute técnico no 1R Kickboxing Vitória por decisão unânime de Jorge Coutinho

INVICTA FC 13 RESULTADOS COMPLETOS: Las Vegas, Estados Unidos - Quinta, 9 de julho de 2015 Cris Cyborg derrotou Faith van Duin por nocaute técnico no 1R Tonya Evinger derrotou Irene Aldana por nocaute técnico no 4R Ayaka Hamasaki derrotou Hérica Tibúrcio por decisão dividi-da dos jurados Pannie Kianzad derrotou Jessica-Rose Clark por decisão unânime dos jurados Amber Brown finalizou Catherine Costigan com um mata-leão no 1R Jamie Moyle derrotou Amy Cadwell Montenegro por decisão dividida dos jurados Amber Leibrock derrotou Marina Shafir por nocaute no 1R

UFC 189: MENDES X MCGREGOR RESULTADOS COMPLETOS: Conor McGregor venceu Chad Mendes por nocaute no se-gundo round e se tornou campeão interino dos penas; Robbie Lawler venceu Rory McDonald por nocaute no quinta round e manteve o cinturão dos meio-médios; Jeremy Stephens venceu Dennis Bermudez por nocaute no terceiro round; Gunnar Nelson venceu Brendan Tatch por finalização (mata-leão) no primeiro round; Thomas Almeida venceu Brad Pickett por nocaute no 1 round. Matt Brown venceu Tim Means por finalização (guilhotina) no primeiro round; Alex Garcia venceu Mike Swick por decisão unânmime dos juízes; John Howard venceu Cathal Pendred por decisão dividida dos juízes; Cody Garbrandt venceu Henry Briones por decisão unânime dos juízes; Louis Smolka venceu Neil Seery por decisão unânime dos juízes; Cody Pfister venceu Yosdenis Cedeno por decisão unânime dos juízes.

Page 24: Revista da Luta - Primeiro Semestre 2015

O ASPECTO MENTAL DA LUTA

Autor: Ross Enamait Tradução: Vitor Miranda

A rte Marcial talvez seja o esporte mais desafiante de todos. Um lutador precisa de uma mistura única de velocidade, força e resistência. Em adição a essas qualidades, ele precisa enfrentar a castigo infligido por um oponente á altura. Para suportar a inevitável dor e fadiga, o lutador deve ter a mente tão dura quanto seu corpo. Lutar não é somen-

te entrar em forma e aperfeiçoar as ferramentas da doce ciência. Um aspecto igualmente impor-tante nesse jogo é ter a bravura mental para proceder. MMA é diferente de outros esportes, sen-do que o lutador tem que ficar sozinho dentro do ringue. Superando a sua Habilidade, chegará o tempo em que você precisa lutar fadigado. Talvez você esteja dolorido ou machucado, mesmo assim forçado a continuar. MMA não é como os outros esportes onde você pode olhar pro juiz e pedir tempo. Em vez disso, você precisa lutar até o gongo soar. Você tem a opção de desistir, mas lutadores de verdade nunca irão. Lutadores de verdade lutam superando as adversidades encaradas dentro do ringue. Uma mente forte pode ajudar durante esses momentos de dificuldade. A mente é uma ferramen-ta poderosa que muitos nunca aprenderam a controlar. Por exemplo, todos os lutadores enten-dem a importância de correr, regular sua dieta, e treinar duro na academia. Porque então que alguns lutadores estão fantasticamente em forma enquanto outros apenas medíocres? Porque alguns lutadores têm dificuldade em perder peso enquanto outros estão no peso o tempo todo? As respostas para essas perguntas estão na disciplina mental dos lutadores. É fácil trapacear na sua dieta e é fácil pular uma corrida. Infelizmente para muitos, luta não é um esporte fácil. Um dia na vida de um lutador consiste em acordar cedo, seguido de uma sessão de corrida. Muitos lutadores acordam 5:30 e correm 6:00 da manhã. Enquanto a maioria das pessoas está roncando, lutadores estão correndo nas ruas. Sessões de corrida geralmente consistem em la-deiras, tiros e intervalos torturantes. Essas sessões matinais estão longe de serem agradáveis, mas por sua importância o lutador se compromete a fazê-la. Haverá dias que você estará cansa-do, talvez você dormiu tarde, talvez estará chovendo ou estará muito frio. MMA é diferente dos esportes de time. Muita das decisões deverá ser tomada por você próprio. Seu treinador não está lá 5:30 da manhã, lembrando a você para acordar e pegar a estrada. É fácil apertar no botão do despertador e voltar para o sonho que foi abruptamente interrompido pelo barulho irritante. O que faz você decidir correr, enquanto outros podem escolher dormir? A decisão geralmente vem lá do fundo. O cara que acorda de manhã pra correr, não corre para se aparecer na praia, na verdade ele corre para se aproximar da vitória. Ele pode estar se preparando para um cam-peonato regional amador, talvez nacional, ou até mesmo o titulo mundial profissional. Em algum momento você precisa decidir, o quanto você realmente quer vencer. Sempre existirão os lutadores que dormem, e outros que acordam. Sempre existirão aqueles que brincam na academia, e aqueles que treinam até as luzes se apagarem. Você terá dias em que vai preferir não treinar. Você deve ser forte mentalmente para vencer nesse esporte. Nin-guém pode tomar a decisão por você de treinar.

Page 25: Revista da Luta - Primeiro Semestre 2015

Essa decisão deve ser tomada num nível individual. Os melhores treinadores do mundo são tão bons quanto seus alunos treinam. Eles podem promover motivação e conselhos, mas definitiva-mente, a decisão ainda esta nas mãos do lutador. Quando você decide no seu coração, que você quer vencer, sua mente tomará o controle. Você começa a tornar a luta seu único propósito na vida. Você tem que comer, dormir e sonhar luta para ser o melhor. Se você não fizer isso, descanse sabendo que alguém fará. Esse não é um esporte que você brinca. Esse é um esporte onde você pode se machucar. Luta é um esporte para guerreiros, aqueles que são fortes mentalmente e fisicamente. Nós todos vamos encarar o medo e a dúvida, mas com dedicação nos treinos e experiência, nós aprenderemos a dominar esses sentimentos. Considere a espera no vestiário antes da luta. Geralmente você está sozinho, enquanto seu trei-nador está trabalhando em outros lutadores, você tenta visualizar a luta na sua cabeça. Tem mo-mentos que você duvida de você mesmo, até questiona o seu condicionamento. Pensamentos correm pela sua cabeça, mas você se mantém calmo e não demonstra nenhuma expressão. Vo-cê precisa esconder a sua preocupação dos lutadores em volta. Você faz uma sombra no ar para soltar a tensão dos seus nervos. Quando a hora da luta chega esses pensamentos somem com-pletamente. Você percebe o quanto treinou e luta com o coração. Com a experiência você irá aprender a superar a ansiedade. Você descobrirá que você não está sozinho, mas sim é mais um de muitos que passaram por esses sentimentos. A espera no vestiário é o suficiente para quebrar o homem comum. A maioria dos homens nunca se envolveu em uma luta justa mano a mano. A maioria nunca socou o rosto de alguém. Por es-sa razão muitos não compreendem o sentimento de sentar e esperar a hora da batalha contra outro homem, que esta com o propósito na alma de nocautear você. Ele suou e sangrou na aca-demia por apenas uma razão, te levar a derrota. Você precisa encarar esse desafio sozinho. Sua família e amigos apenas podem olhar de fora do ringue. A mente pode te pregar truques . Pode fazer você duvidar de você mesmo e de seu treino. Por essa razão você tem que treinar a mente para trabalhar a favor de você e não contra. A única maneira de alcançar esse estado da mente é através de experiência e trabalho duro. Experiência vem com as competições. Você deve lutar e continuar aprendendo. Se você perde, você precisa tomar a decisão de voltar para a luta. Quando um lutador perde, muitos rapidamente o chamam de ruim ou que não leva jeito. Essas pessoas não percebem que luta é como os outros esportes. Leva tempo para aprender e aperfeiçoar as técnicas. Você deve aprender pelas derrotas e sobreviver para lutar novamente. Ninguém pode ensinar a força men-tal e a ética de trabalho necessária para se tornar um campeão. Você precisa cavar fundo, e des-cobrir essas qualidades por conta própria. Treine duro e acredite em você mesmo. Através de muito trabalho, você irá ganhar confiança em seu treinamento. Luta é um esporte que não envolve sorte. Luta é um esporte que recompensa aqueles que trabalham duro e superam obstáculos. Faça a escolha. Treine como um campeão e você se tornará um campeão.

Page 26: Revista da Luta - Primeiro Semestre 2015

1° OSCAR DO MUAY THAI BRASILEIRO

A Confederação Brasileira de Muay Thai, presidida pelo mestre Artur Mariano, premiou os me-lhores de 2014 na modalidade. Foi a primeira edição do prêmio Oscar do Muay Thai, no qual mestres e federações elegeram os vencedores de cada categoria. Além da entrega de troféus para os vencedores, a cerimônia, realizada em

Copacabana, Rio de Janeiro, também contou com home-nagens a importantes nomes do esporte, como os saudo-sos mestres Flavio Molina e Luiz Alves, o ex-lutador Will Ribeiro, que atualmente lidera um projeto social de su-cesso em comunidades do Rio, e Fabio Leão, responsá-vel por tirar homens do crime através da arte marcial. Além dos prêmios simbólicos, o evento também consa-grou promessas e realidades do muay thai brasileiro, que vem formando diversos campeões mundiais, e as melho-res equipes do cenário nacional. No evento compareceram não apenas ícones do muay thai, como grão-mestre Narany, Pedro Paulo Peu e Paulo Borracha, mas também figuras históricas de outras modalidades, como o faixa preta de jiu-jitsu Amaury Bitetti, e Eugênio Tadeu, importante nome da luta-livre esportiva.

Toda a nata do verdadeiro muay thai esteve presente nesta que foi a primeira edição do Oscar do muay thai, maior pre-miação ao esporte nacional. Desde o início do evento um grande clima de confraternização entre os convidados já de-monstrava qual seria o enredo da festa, muitas homenagens e reconhecimento pelo patamar alcançado pelo muay thai nacional. Na abertura do Oscar do muay thai um momento emocionan-te marcou o evento, Fábio Leão, também conhecido como o homem da nextel, deteve a palavra e com seu grande caris-ma e belíssima história de vida conquistou a atenção e a em-

patia de todos. Fábio conseguiu inspirar e deixar sua principal mensagem: o esporte salva vidas e mantém acesa a esperança de uma sociedade de colaboração mútua e que respeita valores individuais e coletivos. Após a emocionante palestra, Mestre Artur Mariano, presidente da CBMT, apresentou aos convidados as conquistas da Confederação, como o bol-sa atleta, o reconhecimento da mídia ao muay thai brasileiro, principal-mente pela cobertura do SPORTV e a elevação do Brasil ao patamar de potência no esporte. A CBMT anunciou também algumas novidades, foi apresentada ao públi-co a nova logo da Confederação que será adotada em breve e usada con-comitantemente à logo antiga. E a mais vibrante novidade: a maior entida-de do muay thai no mundo, a WMF, chancelou a realização do primeiro Panamericano da modalidade que será realizado no Brasil, ainda sem cidade definida. Foi apresentado também o calendário do muay thai para o ano de 2015.

ATLETAS PREMIADOS

PROF. PEU SENDO HOMENAGIADO

TROFEU

Page 27: Revista da Luta - Primeiro Semestre 2015

Destaque para a Narany team que ficou em primeiro lugar entre as equipes, seguida pela Champions Fac-tory/Boxe Thai e pela FGMTE, respectivamente. Em seguida, o Oscar do muay thai 2014 proporcionou aos presentes, um átimo de grandes homenagens. Mestres e professores foram homenageados neste ins-tante que antecedeu a entrega do Oscar. A tão aguardada entrega do Oscar aconteceu no encer-ramento do evento, e a despeito de seu valor simbólico, levou ao delírio os presentes nessa que foi a maior pre-miação dada aos que ajudaram a tornar o nosso país uma potência reconhecida mundialmente no muay thai. Acompanhem os ganhadores do Oscar do muay thai 2014, que já tem sua segunda edição marcada para o fim do ano, encerrando o calendário do esporte no ano de 2015. Antes da entrega do Oscar, que atingiria nesse momento o ápice do evento, houve algumas premiações por equipes e também individuais. OS GANHADORES DE CADA CATEGORIA FORAM: OSCAR LEGADO 2014 - Pedro Paulo Peu MELHOR ÁRBITRO -Ivan de Melo MELHOR JURADO - Marcos Machado JUIZ OU ÁRBITRO REVELAÇÃO - Gilson Coelho MELHOR TREINADOR - Artur Mariano TREINADOR REVELAÇÃO - Alex Didi MELHOR EQUIPE - Champions Factory / Boxe Thai MELHOR LUTADOR - Victor Santos ATLETA REVELAÇÃO - Marlon Santos MELHOR LUTADORA - Monica Serena MELHOR REVISTA - Revista Tatame MELHOR VEÍCULO DE TV- Canal Combate MELHOR SITE - Portal do Vale Tudo TREINADOR CAMPEÃO - Wellington Narany MELHOR FEDERAÇÃO - Federação Gaúcha de Muay Thai Esportivo

MARIANO ARTUR E GRÃO MESTRE NARANY

A NATA DO MUAY THAI ESTEVE PRESENTE

Page 28: Revista da Luta - Primeiro Semestre 2015

COMBINAÇÃO DE CHUTE COM ALAN BELCHER Tendo treinado vários campeões mundiais como Manu Ntoh e Duke Roufus, não é nenhuma surpresa Alan Belcher tem como habilidade principal o Muaythai, que ele colocou em uso nas suas 18 vitórias como profissional de MMA.

JAB-CHUTE NO CORPO

1. Alan está em uma base canhoto. Helio está em uma base ortodoxa. 2. Helio lança um jab de esquerda, que Alan devia para dentro com a mão direita . 3. Alan gira os quadris em um movimento circular e aplica um chute com a perna de tras na par-te superior do corpo de Helio. CHUTE NO FÍGADO

1. Alan está em uma base de canhoto. Helio está em uma base ortodoxa. 2. Helio soca com a mão direita em linha reta. 3. Alan desvia do soco , aplicando um chute de esquerda na barriga desprotegida de Helio. Este chute no fígado tem poder de nocautear o adversário

Page 29: Revista da Luta - Primeiro Semestre 2015

CHUTE EMPURRANDO

1. Alan está em uma base de canhoto. Helio está em uma base ortodoxa. 2. Em vez de esperar para Helio atacar, Alan aplica um chute com a perna de trás levantando o joelho esquerdo e depois esticando a parna em direção do para plexo solar de Helio. O teep tra-seira é um ataque ofensivo que pode acabar com o fôlego de seu oponente. CHUTE NA CABEÇA

1. Alan está em uma base de canhoto. Helio está em uma base ortodoxa. 2. Helio aplica um jab de esquerda, Alan faz um bloqueio interno com a mão da frente . 3. Alan gira os quadris em um movimento circular e aplicar um chute na cabeça do adversário .

Page 30: Revista da Luta - Primeiro Semestre 2015

U S A N D O T É C N I C A S D E W I N G C H U N N O M M A

P o r L u c y H a r o | F o t o s d e R i c k H u s t e a d

N as artes maciais, um pensamento e muito difundido o de que você dever mudar a sua tática de acordo com o adversário que você vai lutar. Por Exemplo: se você vai luta contra um Grappler, você dever mudar imediatamente para o estilo de Grappler. O problema é que você dever trei-nar, de tal forma que suas habilidades de luta no solo sejam maiores que um Grappler.

Se luta no solo seja o melhor no solo e você chute e soca seja o melhor em chute e soco. É uma tarefa difícil, com certeza. Outro pensamento muito difundindo e que sua força e resistência devem se iguais. Não adianta nada te força sem resistência. Outro ponto mantenha uma base que não mostre o que você esta querendo fazer. O Wing Chun mantem uma base bem equilibrada impedido a adversário saber o que você que fazer. A base divide o peso do corpo 50% em cada pé. Isto permite move-se em qualquer direção, a qualquer momento. Ter o máximo de mobilidade , e em qualquer momento, é essencial em uma luta. Isto também permite economiza também mais energia na luta.

1. William Cheung (esquerda) enfrenta seu adversário, Eric Oram, na mesma pos-tura.

2. Eric desfere um Jab, Cheung, defende com a mão direita .

3. O adversário, então, tenta um soco swing, que Cheung bloqueia no coto-velo do adversário.

4. O adversário tenta usa a sua força para aplica o so-co mais Cheung esquiva e mantem o braço do adver-sário preso.

5. Em seguida Cheung apli-car uma cotovelada no ad-versário com a braço direi-to

6. Cheung em seguida aplica uma rasteira no adversário.

7. Prende o adversário

8. E termina com soco na ca-beça do adversário.

Page 31: Revista da Luta - Primeiro Semestre 2015

1. O adversário (à esquerda) avança

2. O adversário (à esquerda) fecha a distância

3. Cheung interrompe o equilí-brio do adversário tirando a pegada e pegando o cotove-lo

4. Então, puxa o adversário a plica um armlock em pé

5. Cheung projeta o adversário para o chão

6. Cheung finaliza a sequencia socando a adversário no chão

ATAQUE O EQUILÍBRIO DO SEU OPONENTE Em qualquer tipo de luta, o equilíbrio é tudo. Esforce para mante o seu durante a luta. Se você ao executa uma técnica faz um movimento de amplitude maior você vai desequilibra o seu corpo neste movimento. Em Wing Chun, você controla o equilíbrio do seu oponente e, em seguida, desvia a força, do seu oponente por meio do controle do cotovelo do seu adversário.

Page 32: Revista da Luta - Primeiro Semestre 2015

CONTROLE O COTOVELO DO SEU OPONENTE Sempre preste a atenção ao cotovelo do seu adversário. Mais por que o cotovelo? Porque sempre que o adversário te atacar o que acontece com o cotovelo. O cotovelo, vai se mover a uma distancia menor em uma velocidade mais lenta, o que significa que ficar melhor para você reagir. Claro, você poder presta atenção ao punho, mais ele se move rapidamente, o que poder acabar com ele no seu rosto. O cotovelo, sendo mais longe do que o punho, é mais fácil de seguir e fácil de ler. Por exem-plo: Durante a execução de um Jab, o cotovelo move-se duas vezes mais lento que o punho. Ao aplicar um cruzado o cotovelo move-se quatro vezes mais lento. Distancia traduz em tempo. Quando você enfrenta um Grappler, olhe os joelhos dele e espere um sinal que ele vai executa uma que-da. Na luta a curta distancia, você estando ciente do que o seu adversário vai fazer você poder dominar o co-tovelo a atacar o adversário com a outra mão. Esse é um dos conceitos fundamentais de wing chun: De-fende com uma mão e ataca com a outra.

1. Quando o oponente (à es-querda) aplica um cruzado, William Cheung executa um bloqueio.

2. Cheung executa o bloquei no cotovelo do adversário.

3. Com isso o seu adversário avança em direção da sua perna

4. Cheung da um passo para trás e se apoia sobre o ad-versário e colocar a mão es-querda sobre o joelho direi-to do adversário.

5. Empurra o joelho do adver-sário.

6. Cheung leva-lo para o chão .

7. E finaliza a luta com soco no adversário no solo.

Page 33: Revista da Luta - Primeiro Semestre 2015

NÃO USE FORÇA CONTRA FORÇA Quando você realiza uma pegada, seu adversário vai tentar opor força com mais força, puxando você vio-lentamente na direção dele. Se ele fizer isto, deixo puxa e pressione o cotovelo dele com o corpo dele. Se ele quiser fazer um movimento contrario em sua direção você vai fazer os seguintes passos. Executa um golpe com a palma da mão (pak sao) no cotovelo do adversário. Certifique-se de esta em uma posição que permita atacar o outro braço.

1. Para demostra esta técnica de solo, William Cheung es-ta deitado de costa no chão e Eric Oram esta montado nele.

2. Usando o mesmo método da luta em pé, Cheung blo-queia um soco cruzado com a palma da mão

3. Em seguida pega o pulso do adversário

4. Force o braço do oponente para o seu lado direito posi-cionando-se, assim, do lado cego do oponente.

5. Cheung agarra o tornozelo do oponente e movimenta a perna do oponente para o seu lado direito .

6. Imobilizando a perna e o braço do oponente .

7. Ficar na posição de monta-da

Page 34: Revista da Luta - Primeiro Semestre 2015

ABU DHABI WORLD PROFESSIONAL JIU-JITSU CHAMPIONSHIP 2015 Abu Dhabi World Pro Jiu-jitsu Championship 2015, o Campeonato Mundial Profissional da modalidade. O prestigiado evento, organiza-do pela Federação de Jiu-jítsu dos Emirados Árabes Unidos (UAEJJF, na sigla em inglês), teve início no dia, 20 de abril de 2015, e contou com a presença das maiores feras do jiu-jítsu atual em cinco dias de competições acirradas. As lutas foram na IPIC Arena, no Zayed Sports City, em Abu Dhabi, com a molecada nos tata-mes, mas os holofotes foram ligados mesmo en-tre os dias 23 (peso) e 25 (absoluto), contou com combates nas categorias adultos e masters nas faixas roxa, marrom e preta. O torneio paga premiação em dinheiro para to-das as categorias adultas e master, no peso e no absoluto, da faixa azul até a preta – o campeão adulto do absoluto na faixa preta levou para casa US$30 mil. O WPJJC 2015 teve uma baixa o faixa-preta da GFTeam e favorito na sua categoria, Rodolfo Vieira, acabou sentindo uma lesão na lombar e ficou de fora da competição. ABU DHABI WORLD PROFESSIONAL JIU-JITSU CHAMPIONSHIP 2015 Data: 25 de Abril de 2015 - Local: IPIC Arena, Zayed Sports City, Abu Dhabi, UAE FAIXA PRETA: Acima de 95kg: Marcus Buchecha (Checkmat) derrubou Alex Trans (UAE Team) no início e venceu por 2 a 0 Até 95kg: Felipe Preguiça (GB) venceu Jackson Sousa (Checkmat) por 8 a 2, ao raspar duas vezes e pegar as costas Até 85kg: Leandro Lo (Cícero Costha) venceu Victor Estima por 3 a 1 nas vanta-gens ao tentar passar e tentar raspar duas vezes Até 75kg: Lucas Lepri (Alliance) estrangulou Gabriel “ Palito” Rollo (Checkmat) pe-las costas Até 65kg: Gianni Grippo (Alliance) venceu Isaque Paiva por uma vantagem da pas-sagem de guarda Feminino acima de 75kg: Gabi Garcia (Alliance) venceu Vanessa Oliveira (GFTeam) por quatro vantagens Até 75kg: Monique Elias (Alliance) venceu Ana Laura Cordeiro (GB) na decisão dos juízes após 0 a 0 Até 65kg: Bia Mesquita (Gracie Humaitá) finalizou Jéssica Arlindo (Miquinho JJ) no armlock Até 55kg: Mackenzie Dern (Gracie Humaitá) raspou Michelle Nicolini (Checkmat) e venceu por 2 a 0

WPJJC 2015