revista cultura em foco

28
FRUTAS DA ESTAÇÃO! SABOROSAS E SAUDÁVEIS, NATURAIS OU EM DELICIOSOS SUCOS. BEM ESTAR DAS ARTES MARCIAIS! CONDICIONAMENTO FÍSICO, DISCIPLINA E INTERAÇÃO. culturaemfoco.com.br Ano 1 . abril 2014 Distribuição Gratuíta ZOO EM OBRAS! MUDANÇAS PARA ATRAIR A ATENÇÃO DOS VISITANTES. CONHEÇA E AJUDE O LAR DA CRIANÇA PADRE CÍCERO PROJETO DA DONA GLÓRIA EM TAGUATINGA Lazer Saúde Esporte

Upload: culturaemfoco

Post on 28-Mar-2016

241 views

Category:

Documents


8 download

DESCRIPTION

Edição 01, Abril 2014

TRANSCRIPT

Page 1: Revista Cultura em Foco

Revista Cultura em foco . Ano 1 . março 2014 1

FRUTAS DA ESTAÇÃO!SABOROSAS E SAUDÁVEIS,

NATURAIS OU EM DELICIOSOS SUCOS.

BEM ESTAR DAS ARTES MARCIAIS!

CONDICIONAMENTO FÍSICO, DISCIPLINA E INTERAÇÃO.

culturaemfoco.com.br Ano 1. abril 2014

Distribuição Gratuíta

LAR DA CRIANÇAPADRE CÍCEROLAR DA CRIANÇAPADRE CÍCEROLAR DA CRIANÇA

ZOO EM OBRAS!MUDANÇAS PARA ATRAIR

A ATENÇÃO DOS VISITANTES.

CONHEÇA E AJUDE O

LAR DA CRIANÇA

PADRE CÍCERO PROJETO DA DONA GLÓRIA EM TAGUATINGA

Lazer Saúde Esporte

Page 2: Revista Cultura em Foco

2 Revista Cultura em foco . Ano 1 . março 2014

ANÚNCIO

2 Revista Cultura em foco . Ano 1 . março 2014

ANÚNCIO

Page 3: Revista Cultura em Foco

Revista Cultura em foco . Ano 1 . março 2014 3

ANÚNCIO

Revista Cultura em foco . Ano 1 . março 2014 3

ANÚNCIO

Page 4: Revista Cultura em Foco

Revista Cultura em foco . Ano 1 . abril 2014

DA REDAÇÃO

Prazer em conhecê-los!

Ás vezes nos deparamos em um momento da nossa vida em que nos vemos amarrados, presos a lugar nenhum. Cheio de idéias na cabeça, com sonhos, planos, disposição e mesmo assim as coisas não funcio-

nam. Quando passei por esse momento não sabia mais o que pensar e o que fazer, estava recém formada com um currículo na mão e um punhado de não.

Comecei a ver que o que faltava pra mim era um passo no escuro. Deus me mostrou que o que Ele ti nha pra mim não era o que eu buscava, Ele ti nha algo a mais. Foi aí que as peças começaram a se encaixar, foi juntando uma pessoa alí, outra aqui e o que eu não ti nha era completado por elas.

Foi assim que nasceu essa revista: eu entrei com uma idéia, o Júnior com a técnica, a Brenda com os textos, o EstudioDuka trouxe o designer criati vo, a Chayene viu a oportunidade de expor seus textos, o Anderson Valle se tornou um grande parceiro. Todos viram no projeto uma óti ma oportunidade de escrever e trabalhar em algo bom não só pra nós, mas pra toda a nossa comunidade.

Não posso dizer que estamos prontos e que não haverá difi culda-des, porém estamos aqui e graças a Deus estamos publicando e chegan-do até você.

Nosso objeti vo é apresentar todo mês um projeto ou insti tuição social das cidades satélites, para que a comunidade conheça e apoie os projetos locais. Não esquecendo os outros temas como saúde, esporte, lazer, agen-da e diversão. Todos com o foco em vocês, leitores e leitoras, publico que faz Brasília funcionar.

Acompanhem pelas redes sociais e mandem suas opiniões para nosso email. Esperamos que essa revista seja tão importante para nossa comunidade como é pra nós.

DEISY SOUZAEditora de Redação

Revista: Cultura em Foco

Direção:Alcemir JúniorDeisy Souza

Idealização:Deisy Souza

Textos:Deisy SouzaBrenda O. Fernandes

Revisor:Rames de Aguiar

Projeto Gráfi co:[email protected]

Colaboração:Roque Pereira da SilvaRamir de AguiarRodgers de AguiarChayene RafaelaAnderson ValleAlcivanio B. Oliveira

Sugestão de pautas e matérias, indicação de projetos sociais edivulgação de eventos:[email protected]

Contato:www.revistaculturaemfoco.com.brfacebook/revistaculturaemfoco@cultemfoco

Anúncios e Patrocínios:www.revistaculturaemfoco.com.br

A revista Cultura em Foco é uma publicação independente, o nosso propósito não é formar conceitos. O conteúdo publicitário é de responsabilidade de seus anunciantes.

Visualização Online

Não descarte em via pública

Cultura em FocoAbril 2013Edição 1.Ano 1.

Foto

: Pau

lo A

nder

son

Nosso objeti vo é apresentar todo mês um projeto ou insti tuição social das cidades satélites, para que a comunidade conheça e apoie os projetos locais. Não esquecendo os outros temas como saúde, esporte, lazer, agen-da e diversão. Todos com o foco em vocês, leitores e leitoras, publico que

Acompanhem pelas redes sociais e mandem suas opiniões para nosso email. Esperamos que essa revista seja tão importante para nossa

DEISY SOUZAEditora de Redação

Ano 1.

Page 5: Revista Cultura em Foco

SUMÁRIO

6

82223

Obras no zooConheça os projetos que aproximam o público dos animais!

Frutas da estaçãoSaborosas, saudáveis, nutriti vas uma óti ma pedida para o verão.

Conheça e ajudeo Lar da Criança Padre Cícero projeto da Dona Glória em TaguatingaO Projeto começou abrigando 90 crianças abandonadas, e agia como voluntária arrecadando recursos e alimentos para os moradores da anti ga invasão “Chaparral”.

O bem estar nas artes marciaisO exercício ideal pra quem busca condicionamento fí sico, resultados rápidos, disciplina, força e interação.

Diversão Cruzadinha Coquetel e Luluzinha Teen

Empresas que fazem “o bem”Projetos que tentam restabelecer algum equilíbrio nessa injusta relação entre o meio ambiente e o homem!

12 20

26

Fique por dentroO que podemos fazer a favor dos animais

Agenda

Page 6: Revista Cultura em Foco

7 Revista Cultura em foco . Ano 1 . abril 2014

Aberto desde o dia 6 de de-zembro de 1957 acredito que ninguém precise de moti vos para visitar o zo-

ológico porque com certeza você já veio aqui em algum momento da sua vida, seja em passeio da escola, ou em um piquenique no feriado em família, ou até mesmo pra mostrar a um parente que não mora aqui em Brasília e você o trouxe para conhe-cer, porém mesmo assim vamos te dar alguns bons argumentos.

O Zoo traz muitos visitantes pela variedade dos animais e pelo espaço para caminhada e ati vidades ao ar livre, é um sucesso entre as crianças que não dispensam os clás-sicos cata-ventos e pipoca doce co-lorida. Os animais são divididos em galerias, separados por espécies, em ambientes diferentes e agradáveis. Eles chegam através de doações e de transferências entre os parques. São aproximadamente no 1.400 animais, distribuídos entre 217 es-pécies, entre aves, répteis, mamífe-ros e artrópodes, 139,7 hectares no qual 12 são desti nados a produção dos alimentos.”.

conheÇa os projetos que aproximam o pÚblico dos animais!

LAZER

O que vamos mostrar aqui são alguns projetos do zoológico que pro-porcionam a aproximação do público com os animais. Iniciati vas como In-clusão social, educação do meio am-

biente, colônia de férias para crianças e adultos, e em breve grandes novi-dades como o teatro arena.

O Zoo noturno é um projeto que por meio de caminhada te faz

Page 7: Revista Cultura em Foco

Revista Cultura em foco . Ano 1 . abril 2014 7

aquário que, dividido em duas eta-pas: água doce e água salgada, irá atrair a atenção de muitos visitan-tes proporcionando grande conhe-cimento sobre a biodiversidade aquática. O projeto inclui mergu-lho com tubarões e espera-se o au-mento de 20% nas visitas.

Brevemente será inaugurado o recinto das ariranhas, feito em dois níveis para que os visitantes possam vê-las por baixo e por cima da água, promovendo uma maior visualização da vida desses animais em todas as suas formas.

No dia 12 de novembro foi reinaugurada uma atração super importante no nosso zoológico responsável por 25% a 35% da visi-tação do zoológico. O museu de Ta-xidermia esteve fechado por mais ou menos um ano e agora voltou a ativa impressionando várias pes-soas com aproximadamente 416 peças animais taxidermizados de forma artística e científica, partes de animais, crânios, estruturas esqueléticas, peças conservadas em meio líquido, material curti-do, entre outros (distribuídos pelo museu e pelo museu itinerário). O Museu de Ciências Naturais apre-senta didaticamente a importância da preservação e conservação de espécies da fauna nativa e exótica.

O Zoológico tem esses e mui-tos outros projetos que ainda virão e estão trabalhando para executar o mais rápido possível para a me-lhoria do jardim e também para to-dos os visitantes.

Se há algum tempo você não visitava o parque programe-se e venha conferir as novidades!

O horário de funcionamento continua o mesmo de Terça a Do-mingo das 09:00 às 17:00, Segun-da-feira é dia de manutenção, e nos feriados o funcionamento é normal. O valor da entrada é de R$2,00, para crianças menores de 5 anos e idosos maiores de 65 anos a entrada é gratuita.

à escolas publicas e parti culares e a grupos organizados e pessoas da co-munidade.

Muitos projetos já estão em andamento como, por exemplo, o

conhecer a ati vidade dos animais e seus comportamentos unindo lazer e educação para que os visitantes aprendam um pouco mais sobre as espécies e o meio ambiente. Aberto

Para outras informações entre em contato:www.zoo.de.gov.brfacebook.com/zoo.bsbfacebook.com/museu.detaxidermia(61) 3445-7043

Page 8: Revista Cultura em Foco

8 Revista Cultura em foco . Ano 1 . abril 2014

SAÚDE

Saborosas, saudáveis, nutriti vas uma óti ma pedida para o verão.

É indicado o consumo de 3 a 5 porções de frutas diariamente, nas férias de verão é importante manter a hidratação do corpo e o bom

funcionamento do intesti no. Vamos ver algumasfrutas da estação e seus benefí cios para a saúde.

Melão: Possui 90% água, cálcio, fósforo, ferro, vitaminas do complexo B e ainda A, C e E. Tem função calmante, diuréti ca, forti fi cante e laxante. Indicado para dietas de baixa caloria.

Pêra: A fruta é rica em vitamina A, C, vitaminas do complexo B, fi bras e água. Uti lizada em tratamentos cardíacos, prisãode ventre, infl amação intesti nal e na bexiga, na formação dos ossos, dentes e sangue, além de auxiliar o sistema nervoso.

Manga: Rica em vitamina C, minerais e anti oxidantes. Indicado no combate à anemia por possuir grande quanti dade de ferro, a bronquite pois tem efeito expectorante e também a acidez estomacal.

Ameixa: Altamente nutriti va rica em fenóis anti oxidantes, fi bras e sais minerais como cálcio, fósforo e ferro, e também em vitaminas do complexo B. Uti lizada principalmente contra prisãode ventre.

Melancia: Rico em água e em vitaminas A e B, cálcio fósforo e ferro. É super diuréti co, limpa o intesti no e o estomago. Contém licopeno que previne câncer de próstata.

Page 9: Revista Cultura em Foco

Revista Cultura em foco . Ano 1 . abril 2014 9

Abacaxi: Auxilia na digestão de carnes e outras proteínas devido a enzima chamada bromelina. É rica em vitamina C, B1, B6, ferro, magnésio e fibras.

Uva: A casca ajuda no controle do colesterol na diminuição da formação de coágulos sanguíneos e na prevenção da trombose. O suco da fruta também combate a acidez sanguínea, auxilia a digestão e possui capacidade desintoxicante, além de combater o envelhecimento.

Mamão: Tem propriedades laxativas e calmantes, fonte da enzima papaína que melhora o processo digestivo. É rico em nutrientes. Contém grandes quantidades de sais minerais, cálcio, fósforo, ferro, sódio e potássio, vitaminas A e C. Rico em fibras, auxilia na prevenção e tratamento de constipação intestinal.

Acerola: Contém vitamina A, B1, B2, B3, cálcio, fósforo e ferro. Dois frutos suprem a necessidade de vitamina C diária.

Algumas pessoas prefe-rem consumir as frutas em forma de sucos. Os mais famosos são os de

laranja, caju, goiaba e limão, e também as misturas laranja com acerola, abacaxi com hortelã, la-ranja com cenoura, água de coco com uva verde.

Vale lembrar que alguns su-cos naturais são considerados hipercalóricos então vale a pena trocar o açúcar por adoçante e preparar os tipos mais leves.

Veja algumas receitas de-liciosas e talvez diferentes para aproveitar nesse verão.

Melancia com GengibreO Gengibre é um ótimo an-tioxidante e aumenta o me-tabolismo deixa o suco bem refrescante. E por descartar a massa da melancia fica mais digestivo que a fruta in natura.4 xícaras de melancia cortada e descascada uma lasca de Gengibre

Abacaxi com LimãoCombinação perfeita e refrescante. Ideal para dias bem quentes e após refeições pesadas. 2 xícaras (chá) de suco de abacaxi. Suco de 2 limões. Adoçar a gosto

Beterraba com Maçã e GengibreAumenta a imunidade, refresca e hidrata. tem ação antiinflamató-ria e digestiva.1 beterraba média, 1 maçã pe-quena sem casca e 3 raspas de Gengibre.

Caju e Manga1 Manga palmer 1 caju gelo 350 ml de água

Page 10: Revista Cultura em Foco

10 Revista Cultura em foco . Ano 1 . abril 2014

VOCÊ SABIA?

Page 11: Revista Cultura em Foco

Revista Cultura em foco . Ano 1 . abril 2014 11

Page 12: Revista Cultura em Foco

12 Revista Cultura em foco . Ano 1 . abril 2014

Criada pela Dona Maria da Glória em 1986 dentro de sua residência na anti ga casa na QNA em Taguati nga, começou abrigando 90 crianças abandonadas, e agia como voluntá-ria arrecadando recursos e alimentos para os moradores da anti ga invasão “Chaparral”.

CONHEÇA E AJUDE O LAR DA CRIANÇA PADRE CÍCERO PROJETO DA DONA GLÓRIA EM TAGUATINGA

FOCO

Page 13: Revista Cultura em Foco

Revista Cultura em foco . Ano 1 . abril 2014 13

O Lar da Criança Padre Cícero hoje situada na QNG área es-pecial 37 em Taguati nga Norte tem um projeto em parceria

com a Vara da Infância e da Juventude do DF que acolhe até 20 crianças de 0 a 2 anos em situação de risco ou que ti veram seus direitos violados. O abrigo cuida dos menores e oferece à família alimenta-ção, vestuário, acompanhamento com a equipe técnica (psicóloga, assistente social entre outros) e às crianças educa-ção, ati vidades psicomotoras, pedagogo etc. O intuito é a reinserção da criança em seu lar de origem. Geralmente os pais são moradores de rua, usuários de droga que não dispõem de condições de criar ou que não querem cuidar dos fi lhos. O atendimento do abrigo é gratui-to as crianças recebem toda atenção e cuidados necessários (quartos separados por idade, berços, roupas, alimentação, vestuário, remédios etc.) Tudo isso feito somente com verba de doações espontâ-neas de pessoas e enti dades.

Page 14: Revista Cultura em Foco

14 Revista Cultura em foco . Ano 1 . março 2014

O PROJETO É DIVIDIDO EM TRÊS ÁREAS:

Berçário: acolhe as crianças en-caminhadas pela vara da Infân-cia, com caráter socioeducati vo e provisório, já que a intenção é reinserir a criança no lar origi-nal. Dispões de quartos, salas de aprendizagem, cozinha e pessoas responsáveis pelo cuidado (mãe social, monitoras, psicóloga, pe-dagogas, nutricionista e assistente social).Reintegração Familiar: Tem o acompanhamento de psicólogas e assistente social, auxilia a família com alimentação e vestuário. Vem cumprindo com sucesso a campa-nha de reinserir as crianças para suas famílias. Durante o período que estão no abrigo as famílias vi-sitam os fi lhos até terem condição (e permissão da vara da infância) para levá-los de volta ao lar. As visitas são acompanhadas pelos

funcionários e pela psicóloga que apresenta para a justi ça em rela-tório a situação e o andamento da reintegração.Creche (Centro de educação In-fanti l Sonho de Criança): o Lar da Criança também conta com uma creche em parceria com a secre-taria de educação oferecendo atendimento integral e gratuito à crianças da sociedade de 6 me-ses a 3 anos. São atendidas 390 crianças em período integral de 10 horas diárias. Uma ação preventi -va que auxilia o desenvolvimento promovendo interação, proteção, alimentação, cultura, lazer, se-gurança e comodidade aos pais que precisam trabalhar. A creche conta com: assistência médica, alimentação balanceada, ati vida-des psicomotoras, recreati vas e esporti vas.

Ajude com doações e contribuições: Banco do BrasilLar da Criança Padre CíceroAgência: 1235-1Conta: 10634-8

Endereço: QNG área especial 37 Taguati nga Norte-DFTelefone: (61) 3354-8290e-mail: [email protected]: 00.574.442/0001-41Coordenadora: Renata Soares

O Lar não é apadrinhado por nenhuma empresa, há somente auxilio da secretaria de educação (custeia a Creche) e da Vara da Infância (Berçário) que cobre os gastos mínimos de funcionamento. A resistência do Lar da Criança Padre Cícero deve-se ao auxilio de pessoas e enti dades, vem em forma de manti mentos, roupas, ma-teriais, brinquedos e utensílios. Porém se faz também necessário o pagamento de despesas de manutenção como luz, água, fraldas, re-médios, leites, exames e muito mais.

Saiba mais sobre a importância em ajudar Acesse nossa fanpage:

facebook.com/revistaculturaemfoco

Foto

: Agê

ncia

Bra

sil

Page 15: Revista Cultura em Foco

Revista Cultura em foco . Ano 1 . abril 2014 15

Page 16: Revista Cultura em Foco

16 Revista Cultura em foco . Ano 1 . março 2014

EstúdioDuka?

Page 17: Revista Cultura em Foco

Revista Cultura em foco . Ano 1 . março 2014 17

Por que você precisa do EstúdioDuka? Porque fazemos Brand Craft como parte de uma estratégia de comunicação. Uti lizando ilustrações, manipulações de imagem e matériais artí sti cos para desenvolvimento de identi dade visual, campanha publicitária e posicionamento de sua marca no mercado. Com criati vidade damos personalidade ao seu projeto!

[email protected] / www.estudioduka.com.br

EstúdioDuka?

Page 18: Revista Cultura em Foco

18 Revista Cultura em foco . Ano 1 . abril 2014

QUE TAL RENOVAR O SEU GUARDA ROUPA SEM GASTAR NADA?

Sabe aquele dia que você abre o closet, olha para todas aquelas roupas largadas lá a um século e fala a tão celebre frase: Eu não tenho o que vesti r!

Todas as mulheres do mundo já se viram na situação de ter um armário abarrotado, mas nada que lhe chamem a atenção, nada que lhe façam se senti r animada para sair na rua. Pois é, venho aqui lhe dar algumas ideias para poder renovar seu guarda roupa.

Chayene Rafaela do blog Girafas de esti mação comparti lha aqui um pouco do seu mundo. Moda, comportamento e coisas fofas serão temas da sua coluna mensalgirafadeesti macao.com.br

Foto: Paulo Anderson | Locação: Lojas Puro Pano Taguati nga Norte | Todas as roupas desse look são do Brechó Nota 10 situado na QNA 18 casa 13. look são do Brechó Nota 10 situado na QNA 18 casa 13. look

MODA

Esta saia foi trocada por uma calça jeans!

A mesma calça jeans rendeu esta blusa descolada!

Uma sapati lha que jánão usava, rendeu este sapato!

A rosa de tecido é parte do acervo da esti lista Tina Marti ns

Page 19: Revista Cultura em Foco

Revista Cultura em foco . Ano 1 . abril 2014 19

OPINIÃO DA BLOGUEIRA. Gosto de ir a brechó por alguns pontos positi vos:Atendimento: é um dos grandes diferenciais as donas te tratam muito bem, depois de um tempo frequentando o mesmo brechó a dona já ira conhecer seu gosto pessoal e com certeza irá guardar peças que ela acha a sua cara.Exclusividade: é impossível você encontrar alguém com uma roupa igual a sua, as peças são exclusivas e com muita personalidade.Preço: caso não exista a possibilidade de escambo pode ter certeza que a roupa do brechó terá um valor bem mais barato do que em qualquer loja de fast-fashion.Variedade: quando você entrar em um brechó pode ter a certeza de que vai encontrar de tudo, por esse moti vo quando entrar em um brechó vá com a mente aberta e com a ideia de que em cada arara sempre tem algo incrível e apaixonante.

DONA DE BRECHÓ. SR. LURDES!Dona Lurdes qual o estado das roupas que a senhora aceita no seu brechó?— Tem que estar em bom estado de conservação, não pode estar manchada ou descosturada, tem que estar pronta para uso, sem defeito nenhum.

A senhora gosta de fazer trocas?— Vale a pena porque são coisas novas, assim renovamos os produtos que temos para oferecer aos clientes.

Páginas de troquinhas facebook

Pink Bazar Compra, venda e Troca: www.facebook.com/groups/366167460113523/

Brechó online www.facebook.com/groups/174434679396006/

Troquinhas *-*www.facebook.com/groups/506305152736868/

DIVULGAÇÃO EM GRUPOS DE TROCAS DO FACEBOOK.No facebook você encontrar milhares de grupinhos de trocas, no qual você pode divulgar as roupas que não quer, e vender ou trocar por outras roupas das parti cipantes.

Tenho certeza que você não irá se arrepender de pensar nessas possibilidades para renovar seu guarda roupa sem gastar nem um centavo.

BRECHÓ. Que tal pegar um fi nal de semana e separar as roupas quais você não tem mais interesse de usar e fazer um escambo em algum brechó? Antes de levar as roupas tenha em mente que elas precisam estar em bom estado, decida um valor justo para cada peça para que na hora você não saia perdendo, antes converse com a dona e veja se ela tem interesse nas peças que você esta disposta a trocar.

CHÁ COM AS AMIGAS. Outra opção e marcar um chá da tarde com as amigas e pedir para que elas levem roupas e sapatos para trocarem entre si, será um óti mo moti vo para reencontrar as amigas colocar as novidades em dia e sair com roupas super legais.

ENCONTRO.Uma possibilidade e ir a um dos encontros realizados todos os sábados na frente das fontes do Conjunto Nacional, varias eninas se encontram para fazer troquinhas e amizades.

Page 20: Revista Cultura em Foco

20 Revista Cultura em foco . Ano 1 . março 2014

Segundo o ministério da saúde, a inati vidade fí sica é responsável por 54% dos riscos de morte, para acabar com essas esta-

tí sti cas só há um modo, prati cando exercícios fí sicos, e um deles podem

ser as artes marciais.Muitos procuram um esporte

que faça bem à saúde, mas não sa-bem que lutar também é um óti mo, porém, ainda existem pessoas que mantêm preconceito com esse es-

porte, profi ssionais vêm a luta como uma forma de extravasar as emo-ções e deliberar o estresse diário.

As lutas trazem grandes bene-fí cios, entre os quais, agilidade, re-fl exo e coordenação, poucos sabem que lutar também é uma forma de moldar o caráter e melhorar o com-portamento, uma maneira de disci-plinar o ser humano.

Mas, como todo exercício, a luta tem também suas indicações: antes de começar o treino é neces-sário fazer a avaliação médica, alon-gamento antes e depois do treino, o ideal é prati car pelo menos três vezes na semana. Como as lutas são ati vidades que exigem contato fí sico, os riscos de contusões ou esti ramen-

O exercício ideal pra quem busca condicionamento fí sico, resultados rápidos, disciplina, força e interação.

O Bem estar nas Artes Marciais

Judô

Jiu-jítsu

Karatê

Taekwondo

ESPORTE

Page 21: Revista Cultura em Foco

Revista Cultura em foco . Ano 1 . março 2014 21

to muscular podem ser maiores se o alongamento for deixado de lado.

Existem vários tipos de lutas, vamos citar algumas mais pratica-das atualmente e seus respectivos benefícios.

Judô e jiu-jítsu- diferenciados por uma faixa colorida no quimono (roupa típica da luta). Essa modali-dade trabalha a coordenação moto-ra, agilidade, força, condicionamen-to físico e cardiovascular. O principal objetivo é imobilizar o adversário.

Karatê e taekwondo - Também são divididas em níveis por uma fai-xa colorida no quimono. Auxilia no condicionamento físico, são típicos os golpes como socos e chutes, sem contato total com o adversário. Para

os mais graduados é obrigatório o uso de equipamentos de proteção como luvas, capacetes e caneleiras.

Boxe e muay-thai – O Boxe tra-balha bastante a parte muscular, ne-cessita de rapidez para se esquivar dos golpes, garante mais agilidade, é necessário o uso de equipamentos de proteção. O Muay-thai é caracte-rizado pelo uso dos punhos, cotove-los, joelhos, canelas e pés, por isso esta luta necessita de muita agilida-de e rapidez, ajuda na coordenação motora, desenvolve o raciocínio, tem benefícios psicológicos e car-diovasculares.

Para as pessoas que desejam perder calorias, buscar definição e aprender a se defender, a luta é o

O aluno de muay-thai e jiu-jitsu Rodgers Aguiar, da academia quattor de Águas claras- Df ,

relata como a luta mudou sua vida:“Desde os 10 anos, eu pratico

artes marciais, eu era indisciplinado e vergonhoso, a luta me deu confiança e respeito ao próximo, aprendi o que é honrar o seu oponente, além do condicionamento físico

adquirido, melhorou tudo na minha vida, como por exemplo a concentração, moldou meu caráter e me trouxe muita felicidade por estar fazendo um esporte que sempre admirei”.

esporte ideal indicada para todas as idades e educa para vida.

É também indicado para crian-ças, pois aprendem desde cedo o significado de caráter, respeito, res-ponsabilidade e outros conceitos que servirão para toda a vida.

Essas lutas ajudam também muitas pessoas a saírem das drogas, das ruas, do mundo do vicio, é um esporte de muita aprendizagem e que cresce a cada dia por ter seu si-nônimo de vida visto por muitos.

Pratique esportes e aumente sua qualidade de vida, procure a aca-demia mais próxima, é importante lembrar-se de fazer todos os procedi-mentos antes de começar a treinar, e o essencial é se alimentar bem.

Boxe

Muay-thaiQuer saber mais sobre eventos, saúde,

cultura e informações de Brasília? Acesse nossa fanpage:

facebook.com/revistaculturaemfoco

Page 22: Revista Cultura em Foco

22 Revista Cultura em foco . Ano 1 . março 2014

FIQUE POR DENTRO

Outro fator importante é a es-colha do dono sobre a castração do animal. Se você tem condição e von-tade de obter fi lhotes, tudo bem, mas lembre-se que difi cilmente a cria gerará apenas um, então se pre-ocupe em o que fazer com os fi lho-tes restantes (doar para familiares e amigos, ou até mesmo vender para pet shops). Porém se não ti ver essas certezas a melhor opção é a castra-ção que infelizmente ainda não é gratuita e depende de uma serie de exames e procedimentos. Pode-se optar também pelos métodos con-tracepti vos para animais.

PROBLEMA SOLUÇÃO

Viagens longas ou mudanças de endereço: o dono não tem como transportar o animal e acaba por soltá-lo na rua.

Doe o animal para uma pessoa que queira ou para um abrigo temporário.

Animais doentes: o animal contrai uma doença e é rejeitado pelos donos.

Procure ONGs que possam ajudar a tratar o animal

Falta de Recursos: O dono se vê desprovido de recursos para manter o animal.

Procure em ONGs doação de manti mentos, ou doe o animal para alguém que possa cuidar.

Os ati vistas ambientais e de defesa do direito dos ani-mais cobram a ação do go-verno, nós da Revista Cul-

tura em Foco donos de um labrador retrivier, dois ramisters, e um peixe beta cumprimos com nossas obriga-ções junto à eles. E você o que pode fazer em favor dos animais?

Em primeiro lugar nós sabemos que ninguém é obrigado a gostar de pets e de animais em geral, e tam-bém muitas pessoas não gostam de todas as espécies, então se você se encaixa nesse quadro ajuda muito não cometendo maus tratos.

Para os que tem animais do-mésti cos primeiramente vamos aos cuidados básicos, parti cipem das campanhas de vacinação e mante-nha o cartão atualizado, vermifugar periodicamente o animal, oferecer alimento de boa qualidade e água. Além do carinho que é indispensável.

Cabe também ao dono do ani-mal (principalmente de cães e gatos) a conscienti zação sobre o abandono. Vamos ver os moti vos mais comuns e algumas soluções cabíveis:

O QUE PODEMOS FAZER A FAVOR DOS

ANIMAIS

Vale lembrar que abandono e maus tratos de animais é crime:

“Arti go 32 da Lei Federal nº. 9.605/98É considerado crime prati car ato de abuso, maus-tratos, ferir ou muti lar animais sil-vestres, domésti co ou domes-ti cados, nati vos ou exóti cos.Pena - Detenção de 3 (três) meses a 1 (um) ano e multa.Parágrafo 1°. - Incorre nas mesmas Penas quem realiza experiência dolorosa ou cruel em animais vivos, ainda que para fi ns didáti cos ou cientí fi -

As delesto et qui dolor susam qui imilit earum inum ra sum eati at aut alit, sumqui

Page 23: Revista Cultura em Foco

cos, quando existi rem recur-sos alternati vos.Parágrafo 2°. - A Pena é au-mentada de 1 (um) terço a 1(um) sexto, se ocorrer a morte do(s) animal(s).»

Ao governo cabe zelar pelo bem de todos, inclusive dos animais. Atual-mente estão parados aguardando votação dos deputados vários pro-jetos de lei em defesa dos animais. Projetos que irão facilitar a vida de quem ama e cuida, como por exem-plo: O hospital veterinário público para famílias de até 3 salários mí-nimos; vacinação gratuita para cães contra leishmaniose; entre outros

Confi ra mais curiosidades sobre este assunto

Acesse nossa fanpage:facebook.com/revistaculturaemfoco

projetos que livram os animais de crueldade e exploração.

ACAMPAMENTO NACIONAL PELOS DIREITOS DOS ANIMAIS

De baixo de sol e chuva durante os dias 17 a 20 de fevereiro esti veram em vigília acampados no gramado em frente ao Congresso Nacional ati vistas, protetores e simpati zan-tes da causa de defesa do direito dos animais, vindos de vários locais do país, dedicados a sensibilizar os congressistas a votarem nos proje-tos de lei que estão parados na casa que tem relação com os animais.

DENTRE OUTROS PEDIDOS O FOCO ESTEVE CONCENTRADO EM 3 PLS.

1. Proibição de animais em circo. PL 7291/2006 Que proíbe animais em circo em todo território nacional, nove estados já proibiram;

2. Esterilização gratuita. PL 3490/2012 Que pede a castração gratuita de cães e gatos para controle sanitário e de nacionalidade;

3. Aumento da pena para maus tratos. PL 2833/2011 Que promove o aumento da pena em caso de maus tratos a animais domésti cos.

23

Page 24: Revista Cultura em Foco

24 Revista Cultura em foco . Ano 1 . março 2014

EXPOSIÇÃO SOBRE OS JOGOS OLÍMPICOS

Museu Nacional da República recebe-rá, a parti r desta quarta-feira (02), a exposição Jogos Olímpicos: Esporte, Cultura e Arte. Organizada pelo Comi-tê Olímpico Brasileiro (COB), a mostra segue na cidade até o dia 11 de maio e é um aquecimento para os Jogos Olímpicos de 2016.Museu Nacional da RepúblicaDe 02 a 11 de maioDas 9h às 18h30 (De terça-feira a domingo).Entrada Franca

EXPOSIÇÃO MÃO BRASILEIRAMostra de artesanato reuni 80 peças dos 27 estados do país.Com curadoria do designer de artesanato Renato Imbroisi, a exibição tem como objeti vo mostrar o diálogo existente entre o artesanato de raiz e tendências contemporâneas da arte e da moda.De 9 a 22 de abril. De segunda a sábado, das 10h às 22h. Domingos e feriados, das 14h às 20h.Entrada franca.Classifi cação indicati va livre.Shopping Iguatemi, SHIN, CA 4, Lt. A, Lago Norte

II BIENAL BRASIL DO LIVRO E DA LEITURA

A II Bienal Brasil do Livro e da Leitura já começa a mostrar sua face. O even-to acontece em Brasília, de 12 a 21 de Abril de 2014 e promete sacudir o uni-verso literário brasileiro com seminá-rios, palestras e a 2ª edição do Prêmio Brasília de Literatura.De 12 a 21 de AbrilBrasília -DFbienalbrasildolivro.com.br/Telefone: (61) 3223- 8138 / 3226- [email protected]

LINHAS TRANÇADOS E CORES: NO REINO DE GILVAN SAMICOA Caixa Cultural Brasília apresenta expo-sição inédita do pernambucano Gilvan Samico, de 19 de março a 11 de maio.homenageia um dos maiores nomes da gravura nacional, que se valia da cultura nordesti na, e revela a magia de mun-dos míti cos e poéti cos narrados em 35 xilogravuras, que compõem a mostra.Abertura: 18 de março, às 19h.De 19 de março a 11 de maio. De terça a domingo, das 9h às 21h.Entrada franca.Classifi cação indicati va livre.Teatro da Caixa Cultural (SBS, Q. 4, Lt. 3/ 4).

OBSESSÃO INFINITAYAYOI KUSAMA

É a primeira exposição apresentada no país que expressa uma pesquisa profunda sobre o trabalho de Kusa-ma, uma das arti stas mais originais e inventi vas do Japão contemporâneo. 19 de fevereiro a 28 de abril 9h às 21hGaleria I do CCBB - SCES - Trecho 2 lote 22Entrada gratuitaTelefone: (61) 3108-7600Classifi cação: Livre

PANORAMA DO CINEMA DE BURKINA FASOO cinema de Burkina Faso é um dos mais signifi cantes de toda África e compõe uma importante parte da história cinematográfi ca da região desde 1969. Em março, o CCBB recebe a seleção de obras dos principais cineastas africanos e o público terá a oportunidade única de entrar em contato com obras de um dos conti nentes mais ricos em cultura e diversidade no mundo. De 28 de março a 06 de abril.Centro Cultural Banco do BrasilEntrada FrancaDe quarta a segunda, das 9h às 21h.Transporte Gratuito

FIQUE POR DENTROEVENTOS ABRIL

Quer saber mais sobre eventos, saúde, cultura e informações de Brasília? Acesse nossa fanpage:facebook.com/revistaculturaemfoco

Page 25: Revista Cultura em Foco

DIVERSÃO

PALAVRAS CRUZADAS DIRETAS

Solução

www.coquetel.com.br © Revistas COQUETEL

Nas baNcas e livrarias

aFie seU peNsameNto

2 volumes+ de 400 Jogos

BANCO 50

DTVIMPUNIDADE

ARIGARDENBECOSAIF

IRTGARITOPEÃES

SOSINFORMEHAVAIDOOM

UIOMERTAETNAKACE

ODNOOMABROMOMALANBAUSODOMC

IRISDUCESARACOTEAR

Covent (?),sede da

Royal Ope-ra House

Distanteno tempo

ou no espa-ço (fem.)

Ruasestreitas e semsaída

Local de higieniza-

ção dealimentos

Empre-gado dalimpezapública

Clássicogame dosanos 90(Inform.)

Pacto desilêncioda Máfia

Elefanteextinto doQuater-nário

Ametal u-sado comoaditivo degasolina

Termina-ção da

3a conju-gação

Cognomede BenitoMussolini

Andar deum lugarpara ooutro

"(?), queSaudades

da Amélia",música de

AtaulfoAlves eMárioLago

Prefixo de"estripar"Multidão

(pop.)

Jogada do tênisLua, eminglês

1(?), mil seguidoresno Instagram

"A Praça É (?)",programa da TV

Maneiras;jeitos

Coulomb(símbolo)

Mala paratralhas

O espec-tro solar

Na pre-sença deMiseri-córdia

Estadonatal deObama(EUA)

Choquede objetosPedido desocorro

NotíciaQue há deacontecer

(fem.)

"A Cabra (?)", livrode Nelson Rodrigues Doenças pulmonarescausadas pelo fumo

Garantias atingidasno crime de plágioMáquina essencial

às lan houses

Metal do filamentoda lâmpada incan-

descente O maiorlagarto do mundo

Pedro (?),Ministro

da Fazen-da de FHC

Fator queestimula a criminali-

dade

Waza-(?),pontuação

do judô

PI

A

4/doom — moon. 5/bromo — malan — vadia. 6/garden — omerta.

PALAVRAS CRUZADAS DIRETAS

Solução

www.coquetel.com.br © Revistas COQUETEL

Nas baNcas e livrarias

aFie seU peNsameNto

2 volumes+ de 400 Jogos

BANCO 50

DTVIMPUNIDADE

ARIGARDENBECOSAIF

IRTGARITOPEÃES

SOSINFORMEHAVAIDOOM

UIOMERTAETNAKACE

ODNOOMABROMOMALANBAUSODOMC

IRISDUCESARACOTEAR

Covent (?),sede da

Royal Ope-ra House

Distanteno tempo

ou no espa-ço (fem.)

Ruasestreitas e semsaída

Local de higieniza-

ção dealimentos

Empre-gado dalimpezapública

Clássicogame dosanos 90(Inform.)

Pacto desilêncioda Máfia

Elefanteextinto doQuater-nário

Ametal u-sado comoaditivo degasolina

Termina-ção da

3a conju-gação

Cognomede BenitoMussolini

Andar deum lugarpara ooutro

"(?), queSaudades

da Amélia",música de

AtaulfoAlves eMárioLago

Prefixo de"estripar"Multidão

(pop.)

Jogada do tênisLua, eminglês

1(?), mil seguidoresno Instagram

"A Praça É (?)",programa da TV

Maneiras;jeitos

Coulomb(símbolo)

Mala paratralhas

O espec-tro solar

Na pre-sença deMiseri-córdia

Estadonatal deObama(EUA)

Choquede objetosPedido desocorro

NotíciaQue há deacontecer

(fem.)

"A Cabra (?)", livrode Nelson Rodrigues Doenças pulmonarescausadas pelo fumo

Garantias atingidasno crime de plágioMáquina essencial

às lan houses

Metal do filamentoda lâmpada incan-

descente O maiorlagarto do mundo

Pedro (?),Ministro

da Fazen-da de FHC

Fator queestimula a criminali-

dade

Waza-(?),pontuação

do judô

PI

A

4/doom — moon. 5/bromo — malan — vadia. 6/garden — omerta.

PALAVRAS CRUZADAS DIRETAS

Solução

www.coquetel.com.br © Revistas COQUETEL

Nas baNcas e livrarias

aFie seU peNsameNto

2 volumes+ de 400 Jogos

BANCO 50

DTVIMPUNIDADE

ARIGARDENBECOSAIF

IRTGARITOPEÃES

SOSINFORMEHAVAIDOOM

UIOMERTAETNAKACE

ODNOOMABROMOMALANBAUSODOMC

IRISDUCESARACOTEAR

Covent (?),sede da

Royal Ope-ra House

Distanteno tempo

ou no espa-ço (fem.)

Ruasestreitas e semsaída

Local de higieniza-

ção dealimentos

Empre-gado dalimpezapública

Clássicogame dosanos 90(Inform.)

Pacto desilêncioda Máfia

Elefanteextinto doQuater-nário

Ametal u-sado comoaditivo degasolina

Termina-ção da

3a conju-gação

Cognomede BenitoMussolini

Andar deum lugarpara ooutro

"(?), queSaudades

da Amélia",música de

AtaulfoAlves eMárioLago

Prefixo de"estripar"Multidão

(pop.)

Jogada do tênisLua, eminglês

1(?), mil seguidoresno Instagram

"A Praça É (?)",programa da TV

Maneiras;jeitos

Coulomb(símbolo)

Mala paratralhas

O espec-tro solar

Na pre-sença deMiseri-córdia

Estadonatal deObama(EUA)

Choquede objetosPedido desocorro

NotíciaQue há deacontecer

(fem.)

"A Cabra (?)", livrode Nelson Rodrigues Doenças pulmonarescausadas pelo fumo

Garantias atingidasno crime de plágioMáquina essencial

às lan houses

Metal do filamentoda lâmpada incan-

descente O maiorlagarto do mundo

Pedro (?),Ministro

da Fazen-da de FHC

Fator queestimula a criminali-

dade

Waza-(?),pontuação

do judô

PI

A

4/doom — moon. 5/bromo — malan — vadia. 6/garden — omerta.

Revista Cultura em foco . Ano 1 . abril 2014 25

Page 26: Revista Cultura em Foco

26 Revista Cultura em foco . Ano 1 . abril 2014

EMPRESAS QUE FAZEM “O BEM”.

A consequência é que alguns projetos dão mais ên-fase à logomarca do patrocinador do que à causa social em si. A propaganda que afi rma que “eu estou fazendo” toma o espaço do que realmente deveria ser feito. Isso é níti do ao observarmos o aumento do número de acidentes que vêm ocorrendo sem a efeti va compensação ambien-tal. Em contraparti da, algumas pequenas empresas que não poluem e não contribuem para a degradação social, moral nem educacional, niti damente percebidas em nos-sas cidades, resolvem manifestar-se, ti rando uma parte do pouco que produzem, com o desenvolvimento de projetos sustentáveis. Essas, sim, devem ser consideradas empresas que fazem “o bem”.

Identi fi car essas empresas é difí cil, pois seus nomes estão estampados em logomarcas simples nos pequenos espaços reservados a projetos sem grandes fi nanciamen-tos. Mesmo assim, essas empresas multi plicam-se a cada dia. Em Brasília, por exemplo, uma gráfi ca, uma empresa

de publicidade e uma de internet apostaram na mesma idéia: apoiar um site com peti ções em prol do meio ambiente, dos animais e da educação (www.andersonvalle.com.br).

A iniciati va tem o objeti vo de anunciar peti ções que se es-palham pela rede internacional de computadores e, de posse das assinaturas, podem ser cobradas dos gestores públicos ati tudes mais coerentes com as causas ambientais. A resposta desses ges-tores ao problema apresentado é devolvida aos assinantes, que têm a possibilidade de analisar o papel social do gestor diante da

situação. Nesse senti do, cabe aos interessados buscarem meios para que empresas pequenas possam parti cipar do processo sustentável, sem custos diretos com patrocínio ou pecúnio. Embuti r esses custos diretamente no trabalho que realizam é uma forma de garanti r que potenciais clien-tes apareçam, moti vados pelo comprometi mento com as causas ambientais e pelo trabalho em si, sem patrocínio fi -nanceiro. Desse modo, o apoio é recompensado. Acreditar nessas empresas e na consequente divulgação pelas mídias é um meio de garanti r a conti nuidade desse apoio. A busca de novos parceiros e a valorização dos já conquistados é também uma forma de mostrar ao mundo que há pessoas comprometi das com o coleti vo. Ati tudes assim tornam-se exemplo para que outras pessoas possam ser agregadas às causas do bem-estar social.

Currículo resumido: é um vegetaria-no militante pelas causas ambientais, biólogo e mestre em comportamento animal. Atualmente, ocupa o cargo de Agente Federal no Ibama.

AMBIENTAL

Existem projetos cujo objeti vo é garanti r a sobrevivência de espécies, reintegrar social-mente alguma comunidade, complementar a precária e inefi ciente educação pública, entre outros problemas pedagógicos, sociais e ambientais, que geralmente são realizados por pequenos grupos de abnegados volun-tários que lutam para o bem-estar de todos,

tentando restabelecer algum equilíbrio nessa injusta rela-ção entre o meio ambiente e o homem. Se contabilizar-mos o dano ambiental, mensurando a quanti dade dos acidentes ambientais, concluiremos que essa relação é mes-mo muito injusta.

Por exemplo, em 2012, foram registrados 645 acidentes envolvendo vazamento de óleos, gases, explosi-vos, produtos infl amáveis, produtos radioati vos, substâncias corrosivas, entre outros. Tais acidentes, geral-mente, são de responsabilidade de grandes empresas e indústrias que, de acordo com o princípio do polui-dor-pagador, são responsabilizadas pela compensação ambiental desses danos. Por causa dos resultados dessa compensação algumas empresas têm se interessado em patrocinar projetos que causem boa impressão na popu-lação, passando uma idéia de empre-sa “boazinha”.

IDENTIFICAR ESSAS EMPRESAS É DIFÍCIL, POIS SEUS NOMES ESTÃO ESTAMPADOS EM LOGOMARCAS SIMPLES NOS PEQUENOS ESPAÇOS RESERVADOSA PROJETOS SEM GRANDES FINANCIAMENTOS.

Page 27: Revista Cultura em Foco

Revista Cultura em foco . Ano 1 . março 2014 27Revista Cultura em foco . Ano 1 . março 2014 27

CirurgiasImplantes

Clínica Geral

Page 28: Revista Cultura em Foco

28 Revista Cultura em foco . Ano 1 . março 2014

Studio Divina Coiffeur

Av Castanheiras, Rua Buri� t 01 oja 6 Resid. Águas de Tambaú 3222 5730/3036 9863

Cabelo de 2ª a 4ª feiraHidratação com escova

Pé e MãoToda 4ª feira

Pacote de Massagens10 sessões

50,00

25,00

250,00

R$

R$

R$

28 Revista Cultura em foco . Ano 1 . março 2014

Studio Divina Coiffeur

Av Castanheiras, Rua Buri� t 01 oja 6 Resid. Águas de Tambaú 3222 5730/3036 9863

Cabelo de 2ª a 4ª feiraHidratação com escova

Pé e MãoToda 4ª feira

Pacote de Massagens10 sessões

50,00

25,00

250,00

R$

R$

R$