revista corretores mais 13

36

Upload: mapfre-seguros

Post on 28-Mar-2016

230 views

Category:

Documents


6 download

DESCRIPTION

Revista destinada aos Corretores MAIS da MAPFRE Seguros

TRANSCRIPT

Page 1: Revista Corretores MAIS 13
Page 2: Revista Corretores MAIS 13
Page 3: Revista Corretores MAIS 13

Uma publicação dirigida aos Corretores MAPFRE. Editada pela Diretoria Geral Rede MAPFRE.

PRESIDENTE: Marcos Eduardo dos Santos Ferreira COORDENAÇÃO EDITORIAL: Dirceu Tiegs e Luciana QuintanaEDITORA-CHEFE: Tatiana Cerezer - JORNALISTA RESPONSÁVEL: André Guerra (MTB 33.675) REDAÇÃO: Guerra Comunicação COLABORADORES: Elizabeth Pinheiro, Bianca Oliveira, Carina Rodrigues, Jacqueline Gomes da Silva. PROJETO GRÁFICO e DIAGRAMAÇÃO: bmew Propaganda - [email protected]: Av. das Nações Unidas, 11.711 - 4º andar CEP 04578-000 - São Paulo - SP -Tel.: (11) 5112-7832 Fax: (11) 5112-7835 [email protected]

Dirceu TiegsDiretor Geral Rede MAPFRE

Boa leitura e bons negócios!

Editorial

É... Não adianta. Sempre queremos MAIS. E, tenho que dizer: ainda bem.A vontade de crescer nos impulsiona e obriga a sermos mais eficientes a cada dia. É assim conosco enquanto seguradora e é assim com os corretores.

O mercado de seguros no Brasil vem aumentando a cada ano e pudemos aproveitar juntos muitas oportunidades que marcaram a história da nossa companhia.

O Programa Corretor MAIS completa 10 anos em 2012, e temos o orgulho de ver a evolução desta iniciativa dentro da companhia, assim como é gratificante ver o crescimento de nossos grandes parceiros, os Corretores MAIS.

Este ano temos muitas comemorações por este aniversário, e a primeira delas é um presente para você: ampliamos a revista Corretores MAIS, que agora conta com o dobro de páginas e é bimestral.

A revista começou há alguns anos, trimestral, em formato de bolso, com apenas 12 páginas, e agora tem formato grande com, 36 páginas, com mais entrevistas, mais corretores e mais do que a consagrou: a troca de experiências entre este grande time formado pelos Corretores MAIS e por nossa Rede Comercial.

Esta edição traz a história de Lucas Generosi, de Caxias do Sul/RS, e uma lição sobre planejamento estratégico em uma corretora de seguros. Já William Meireles, de Juiz de Fora/MG, nos mostra a importância da sinalização interna para uma corretora de seguros. Falando de evolução, Lauro Carelli, de Taubaté/SP, descreve um pouco sua caminhada com a MAPFRE em 25 anos de trajetória. E, como nem tudo na vida são negócios, Patrícia Samel, Niterói/RJ, detalha sua paixão pela fotografia.

Nesta edição você vai conhecer também a Campanha “Conheça MAIS de Perto”, que agitou a companhia e aumentou o conhecimento sobre o programa de Corretores MAIS. Temos também a cobertura de dois eventos importantes: a celebração do Dia Internacional da Mulher com Corretoras MAIS e mais uma visita de nossos parceiros à Matriz, ambos em São Paulo/SP.

Para finalizar, não podemos nos esquecer da capacitação, quando se fala em qualquer tipo de evolução. Por isso, nossa equipe da Revista foi conferir de perto mais um “Desenvolvimento de Líderes” que, com esta edição, completa mais de 250 corretores treinados.

Esta revista traz muitas novidades e, assim como as 12 anteriores, foi feita inteiramente pensando em você. Queremos ser úteis e ter a honra de participar de seus negócios de forma positiva, a fim de consolidar ainda mais nosso relacionamento.

da

3MAIS INFORMAÇÃO FAZ A DIFERENÇA

A Marca Evolução

Page 4: Revista Corretores MAIS 13

ÍNDICEEs

pecia

l

20

08En

trevis

ta 10

Espe

cial

12

Entre

vista 18

Entre

vista

24

Entre

vista

Acompanhando as transformações

Marca forte aumenta as vendas

Mulheres Corretoras MAIS MAPFRE

Paixão por fotografia

Planejar para crescer

Investindo na capacitação

32

Sust

enta

bilid

ade

Medidas de sustentabilidade e compromisso ambiental

DESTAQUES MAIS

06Opinião

26Artigo

30Benefícios

14Conexão Direta

23Quem é quem

29Visita

34Mundo

07Destaque

22Oportunidades

28Novidades

32Sustentabilidade

16Acontece

Page 5: Revista Corretores MAIS 13

5

ESPAÇOdoLEITOREscreva-nos pelo email [email protected]

SER MAIS FAZ A DIFERENÇA 5

Corretor e a padaria

Mix de produtos

A opinião de quem faz a diferença para a MAPFRE sobre a edição anterior

Utilidade

A revista Corretores MAIS é uma publicação que ajuda a nós, corretores de seguros, a estarmos sempre atentos ao mercado segurador. Também é útil para tirarmos algumas ideias das entrevistas, tanto com corretores quanto com colaboradores da MAPFRE.

Todo o conteúdo da revista é simplesmente mais uma forma de a MAPFRE expressar sua parceria e comprometimento conosco.

Dalmo D. PeresDalmo Corretora de Seguros - Ribeirão Preto/SP

Paul

o Pe

pe

Andr

é G

uerr

a

Paul

o Pe

pe

Nossa Corretora completa, em 2012, 26 anos atuando no mercado segurador e é CORRETOR MAIS desde o início do programa. Assim, nós nos mantivemos parceiros desde então.

Quanto à última edição, só temos a parabenizar a iniciativa da MAPFRE em editar informações relevantes para nos agregar conhecimento e atentar para o potencial crescimento que a nossa corretora pode ter com o mix de produtos. Além de prestigiar e ajudar a divulgar os corretores concedendo espaço e liberdade de opinião.

Vita Maria de LimaÓRION Adm. e Corretora de Seguros - Itajubá/MG

Tive a oportunidade de promover a palestra do Wagner Torres aqui em Novo Hamburgo. Sua comparação entre corretor e padaria nos faz abrir a mente para novos produtos e diferentes formas e canais de distribuição.

Uma corretora hoje não pode ser apenas monoproduto. Ela deve envolver seus clientes em diversos produtos, como vida, previdência, residência, auto, entre outros. E a padaria me fez lembrar de outro aspecto interessante: as corretoras devem estar abertas a operar em novos canais de venda, até mesmo em uma padaria ou posto de gasolina, lugares onde o fluxo de pessoas é muito grande. José Alves da Silva NetoGerente Sucursal - Novo Hamburgo/RS

m raa

Page 6: Revista Corretores MAIS 13

Corretor MAIS, um programa para parceiros de verdade. A MAPFRE

inova, e quem acredita faz a diferença.

Arsínio LopesLopes & Romera Corretora de Seguros - Catanduva/SP

CORRETORES MAPFRE MAIS6

Investir no corretor de seguros através do canal CORRETOR MAIS foi o fator

decisivo para o crescimento da MAPFRE no Brasil. Juntos iremos alcançar a liderança do mercado.

Beto AraújoSauer Corretora de SegurosVolta Redonda/RJ

A MAPFRE, com o Programa Corretores MAIS, pontua e sinaliza que, no mundo corporativo,

ainda existem empresas que valorizam e acreditam em princípios e pessoas. Apoteose Corretora + MAPFRE = sucesso certo e seguro.

Marcella FalcãoApoteose Corretora de SegurosJoão Pessoa/PB

Ventos acima de 100 km/h, chuva e granizo... Estar ao lado do cliente após uma

catástrofe dessas e ainda contar com a assistência da MAPFRE... não tem comparação.(Sobre temporal que Blumenau enfrentou recentemente)

André Germano BurgerCondor Corretora de SegurosBlumenau/SC

Escreva para este espaço pelo email [email protected]

Opinião

Quando há parceria não existe domínio sobre o outro. As partes envolvidas

em uma mesma situação comungam suas habilidades e talentos para criar uma meta compartilhada. Caminhar juntos em direção a essa meta, conscientes do processo que isso implica, é a verdadeira parceria, na qual os opostos descobrem que são absolutamente complementares. O CORRETOR MAIS é o principal parceiro da MAPFRE e portanto o objetivo é crescer juntos.

Raphael Bauer de LimaDiretor Territorial Minas Gerais

Todos são unânimes emafirmar que o programa constrói as grandes diferenças.

Page 7: Revista Corretores MAIS 13

“Conheça MAIS de Perto”. Com este nome sugestivo, a campanha proporcionou a todos os colaboradores do Grupo a possibilidade de aprofundarem seu conhecimento sobre o Programa Corretores MAIS, que completa 10 anos.

A ação, que durou um mês, teve participação expressiva dos colaboradores. Com um mecanismo simples, a campanha consistiu em convidar 100% dos colaboradores do Grupo a acessarem um hot site e assistirem a vídeos produzidos a partir de entrevistas com alguns Corretores MAIS.

Assim, além de conhecer melhor esses corretores e suas necessidades, os funcionários também tiveram a oportunidade de sugerir melhorias ao Programa, sendo que as melhores ideias serão premiadas. Quem tirar o primeiro lugar terá direito de conhecer o escritório de um Corretor MAIS em qualquer parte do Brasil e passar um final de semana no local.

Segundo a gerente de Relacionamento e Negócios, Vera Rodrigues Ceolim, a campanha teve resultado excelente. “A adesão foi grande e com certeza vai contribuir para aumentar o conhecimento sobre o programa dentro de nossa companhia”, afirma.

MAPFRE lança campanha internapara divulgar o programa de Corretores MAIS

A MAPFRE agradece aos corretores que colaboraram com a ação

• Levy EustáquioCampos Caldeira Corretora de SegurosVolta Redonda/RJ

• Carlos José PaivaPaiva SegurosSantos/SP

• Ademir CushEstilo Classe A SegurosCuritiba/PR

• Lucas GenerosiConexão Seguros Caxias do Sul/RS

• Eudes LimaRenovebens SegurosSão Paulo/SP

• Maurílio dos SantosSoberana CorretoraPoços de Caldas/MG

• Antonio Vieira JuniorSudoeste CorretoraSão Miguel Arcanjo/SP

• Argeu LeiteJDM CorretoraCampo Grande/MS

MAIS INFOMAÇÃO FAZ A DIFERENÇA 7

DESTAQUE

Page 8: Revista Corretores MAIS 13

8 CORRETORES MAPFRE MAIS

Paixão

Um gesto, uma paisagem, um olhar, a tranquilidade, a segurança... Quando Patrícia Samel nasceu em Miracema,

no norte do estado do Rio de Janeiro, talvez sua família não imaginasse que teria tanto prazer em duas atividades tão diferentes: a fotografia e a venda de seguro s.

Esta Corretora MAIS já trabalhava em seguros desde os 11 anos, ajudando na corretora do pai, a primeira unidade da Samel e Rocha Corretora de Seguros, ainda no interior.

Há 10 anos, a filial de Niterói foi aberta e ficou a cargo da Patrícia. Um pouco antes, quando foi para a cidade cursar faculdade, uma situação marcava seu trajeto diário. Ela passava frequentemente na frente da sede da Sociedade Fluminense de Fotografia, uma referência nacional no segmento.

“Sempre pensava em entrar, em saber o que havia lá dentro, em me inscrever para um curso... Um dia tomei coragem”, lembra com brilho no olhar.

Ela foi muito bem recebida e rapidamente estava participando de exposições coletivas. Era o amor

Fotos: André Guerra/Patrícia Samel

Corretora de Niterói fala

sobre o prazer da fotografia, hábito

que cultiva em seus momentos

de folga.

ENTREVISTA

por fotografia

NITERÓI/RJSamel e Rocha Seguros

Page 9: Revista Corretores MAIS 13

SER MAIS FAZ A DIFERENÇA 9

que tinha desde criança pela fotografia tomando uma nova forma.

Na infância e juventude era comum para Patrícia ser elogiada pela qualidade de suas fotos, e todos diziam que ela deveria se especializar em fotografia. Quis o destino que ela seguisse uma carreira completamente diferente, a de seguros. Mas ela garante que não se arrepende. “A fotografia é muito importante, mas é apenas um hobby. Nunca pensei em transformar isso numa profissão. Para mim, é bem claro”, afirma Patrícia.

Segundo ela, o momento de fotografar significa relaxar, sair da rotina complicada do trabalho na corretora. “Nessa hora é só pensar no enquadramento, na luz, no foco e me desligar completamente dos problemas”.

Patrícia faz alguns trabalhos profissionais como fotógrafa, mas logo avisa aos interessados: “Fora do horário comercial”.

Sobre seu estilo de foto preferida, ela não deixa dúvida: prefere os flagrantes. Registrar algo que não vai se repetir, como alguém numa posição inesperada, numa atitude diferente, com uma expressão inusitada.

Em Niterói, local privilegiado em termos de cenários, costuma fotografar em locais e

A fotografia é muito importante, mas é apenas um hobby. Nunca pensei em transformar isso numa profissão.

horários programados, mas quando está em viagens, anda com sua câmera profissional o tempo todo a tiracolo.

Por esse motivo, explica que suas fotos nem sempre são tecnicamente perfeitas, pois muitas vezes são feitas com muita rapidez.

E, quando não é possível, por algum motivo, estar com o equipamento profissional, Patrícia não deixa por menos: leva consigo uma máquina automática amadora. “Não perco a foto”, brinca.

Mas Patrícia explica que o grande prazer na arte de fotografar vem após revelar e ampliar as fotos, de preferência em preto e branco, feitas com máquinas analógicas (sim, isso mesmo, com rolo de filme). Sentar com um grupo de pessoas, tocar nas fotos e discutir sobre o que elas representam, contar as histórias.

Page 10: Revista Corretores MAIS 13

10 CORRETORES MAPFRE MAIS

Uma tarde agradável e cheia de surpresas. Foi assim o 1º Evento MAPFRE Mulheres Corretoras MAIS realizado no último dia 7 de março

em homenagem ao Dia Internacional da Mulher. O Programa Corretores MAIS completa neste ano o seu 10º aniversário e selecionou um grupo de 20 corretoras para a primeira de muitas comemorações.

O dia contou com a presença de executivos do Grupo destacando o papel e a importância da mulher, entre eles a gerente do Programa Corretores MAIS, Jacqueline Izabel Gomes da Silva, a diretora-geral de Recursos Humanos, Cleide Fonseca Rodrigues, o executivo de Vida, Wagner Torres, o diretor-geral da Rede MAPFRE, Dirceu Tiegs, e a diretora do Programa de Corretores MAIS, Luciana Quintana, além da participação especial da colaboradora Adriana Mendes.

A primeira palestrante foi Cleide Fonseca Rodrigues, que deu as boas-vindas às participantes do evento e destacou a importância da mulher no mundo, bem como o crescimento do número de profissionais femininas em todos os segmentos da MAPFRE.

Segundo a executiva, que está no grupo há 21 anos, hoje 60% do quadro de colaboradores são mulheres. “Elas estão cada vez mais se destacando no mercado de trabalho, em todos os segmentos e em todas as demais áreas da vida, devido a sua grande força. A mulher sabe focar em seus objetivos e atingir os melhores resultados em todas as ocasiões, superando

Em comemoração ao “Dia Internacional da Mulher”, Corretoras

MAIS tem dia especial em visita a matriz

também todas as adversidades. Sendo assim, devemos seguir nossa caminhada sempre em busca do melhor para todos”, destaca Cleide.

Dirceu Tiegs reafirmou esse poder da mulher destacando que mais de 50% dos cargos de liderança da empresa são ocupados por elas. “A MAPFRE promove um ambiente profissional que trata todos os seus colaboradores com igualdade”, ressalta.

A corretora Marilza Guerra Rosário, da SECURSEV Corretora de Seguros (Santos/SP), atua no mercado segurador há 36 anos e é um desses exemplos de força. Com sua história de vida e vitalidade, mesmo após a morte de seu marido, inspirou todas as corretoras presentes a continuar em seu trabalho com seguros. Durante o evento, ela destacou a diferença da MAPFRE em relação ao que costuma ver no mercado. “Geralmente os eventos do mercado segurador são voltados aos homens, e as mulheres sempre acabam em segundo plano. Esta tarde superou todas as expectativas e mostrou o carinho que a seguradora tem com as suas corretoras”, comentou.

Após esse descontraído bate-papo, foi a vez do executivo da Unidade de Vida, Wagner Torres, falar sobre esta data tão especial e destacar a preocupação da empresa em desenvolver um produto exclusivo para o público feminino, como o MAPFRE Vida Você Mulher e sua exclusiva cobertura “Para Vida”. “A mulher passa por diferentes fases em sua vida: filha, esposa, mãe e executiva. Aqui na MAPFRE, temos o propósito de destacar a importância do legado dessa mulher, a

Mulheres Corretoras

MAIS MAPFREESPECIAL

Page 11: Revista Corretores MAIS 13

SER MAIS FAZ A DIFERENÇA 11

grande transformação que proporciona ao mercado e o impacto positivo que seu trabalho pode trazer à vida de suas clientes”, observou.

Para mostrar a importância que um seguro como esse tem em um momento de doença, a unidade de Vida mostrou a história da colaboradora Adriana Mendes, que passou por um diagnóstico de câncer de mama e destacou a importância de a mulher cuidar e prestar atenção em si mesma.

“Foi um convite muito especial vir ao evento falar dessa fase da minha vida. É realmente muito gratificante essa troca de experiência com outras mulheres, pois precisamos sair um pouco da rotina diária e nos permitir coisas novas. E o corretor de seguros tem uma grande responsabilidade em propagar esse tipo de informação, pois o câncer pode atingir qualquer pessoa. Então precisamos estar sempre preparados e também parar e prestar atenção em nós mesmas e ter um tempo para ser mulher, e não apenas mãe, esposa ou profissional”, destaca Adriana.

Para a diretora do Programa de Corretores MAIS, Luciana Quintana, as corretoras são joias de valor inestimável e as grandes responsáveis pelo sucesso do encontro. “Planejamos as ações de hoje com muito amor para essas mulheres de valor, guerreiras, que enfrentam todas as adversidades e se superam a cada dia, as verdadeiras mulheres MAIS da nossa companhia”.

A Corretora MAIS Simone Cristina Favaro Martins, da FACSI Corretora de Seguros (Jundiaí/SP), classificou o evento como um dia diferente, e fez um elogio a todas as corretoras. “Esta foi a primeira vez que participei de um evento assim, um dia dedicado exclusivamente às

mulheres, que mostra todo o cuidado que a seguradora tem conosco e que destaca sempre a importância do papel feminino no mercado de trabalho”.

Magali Paris, da Cabrera Seguros (São Bernardo do Campo/SP), se surpreendeu com a tarde:“Só tenho a agradecer à MAPFRE por este evento. Tivemos um dia maravilhoso e a empresa mais uma vez nos surpreendeu mostrando o quanto valoriza o nosso trabalho. Para mim, é um orgulho ser uma Corretora MAIS e trabalhar com uma empresa que reconhece o valor de nosso trabalho”.

Após o bate-papo, as Corretoras tiveram mais uma surpresa: uma aula de automaquiagem com o grupo O Boticário, em que aprenderam como se cuidar mesmo com a correria do dia a dia .Também tiveram um tempo para se olharem e aprenderem a se valorizar e descobrir a beleza que cada uma tem.

Jacqueline, gerente do Programa Corretores MAIS, finalizou destacando que o dia foi a realização de um sonho: “Este encontro das Corretoras MAIS é algo que já tínhamos grande desejo de realizar, visto que os eventos sempre são voltados para o público masculino. Queríamos trazer as mulheres, que se destacam por ter essa sensibilidade de cuidar da família e de seus negócios, para uma tarde diferente e descontraída, mostrar o quanto elas são importantes e podem impactar muitas vidas com seu trabalho”.

O dia foi finalizado com um delicioso chá da tarde e a entrega de flores e kits do O Boticário para todas as participantes.

Veja um vídeo sobre o evento no site www.negociosmapfre.com.br

Page 12: Revista Corretores MAIS 13

12 CORRETORES MAPFRE MAIS

ENTREVISTA

para crescerPlanejar

Ao terminar seu período no exército, no final da década de 1990, onde serviu num Centro de Preparação de Oficiais,

Lucas Generosi deu seu primeiro passo para se tornar Corretor de Seguros. Com o soldo (salário militar) acumulado no período, comprou mesas e cadeiras, pensando em seguir o ramo de seu tio, hoje com 40 anos de mercado. E este não hesitou em dar-lhe todo o apoio, principalmente técnico.

A partir desse primeiro passo, a empresa teve uma trajetória de constante crescimento. “Com o tempo, começamos a buscar o aprimoramento dos serviços e contratar mais pessoas, mas ainda faltava alguma coisa”, lembra Lucas.

Fotos: André Guerra

Corretor da Serra Gaúcha mostra que o

planejamento pode acelerar e garantir o crescimento de uma

empresa.

Em 2002, a Generosi começou um processo crescente de profissionalização que culminou em 2009, quando este Corretor MAIS tomou a decisão de buscar o que havia de mais moderno em termos de gestão empresarial, pois notou que apesar de estar crescendo, tudo era feito sem foco.

Segundo ele, o primeiro passo foi buscar um consultor para auxiliar no processo. “A empresa estava longe de ser um caos. Não era tão desorganizada, mas não sabíamos para que lado andar”, conta.

A criação de um manual interno de gestão foi mais um avanço. Nele foram catalogadas todas as atividades do dia a dia da corretora, do início ao fim. Estavam contempladas tarefas como emissão de proposta, atendimento, sinistro, etc.

A corretora também começou a estar presente em alguns programas de gestão disponíveis, como os da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ) e, principalmente, do Programa Gaúcho de Qualidade e Produtividade (PGQP).

Lucas explica que o PGQP trabalha com oito critérios de excelência, que abrangem

CAXIAS DO SUL/RSGenerosi Loja de Seguros

Page 13: Revista Corretores MAIS 13

SER MAIS FAZ A DIFERENÇA 13

Com o tempo, começamos a buscar o aprimoramento dos serviços e contratar mais pessoas, mas ainda faltava alguma coisa

tudo que uma empresa precisa para ter sucesso, servindo tanto para uma empresa individual quanto para uma grande corporação.

“Isso foi nos despertando para várias necessidades. Uma delas é que não tínhamos uma seguradora para nos fidelizar, o que nos trazia algumas limitações. E foi por meio das ferramentas de gestão do PGQP que tivemos os parâmetros necessários para escolher a MAPFRE como nossa parceira”, explica.

Em 2010, foi constituído um planejamento estratégico em moldes semelhantes aos de grandes empresas, definido por reuniões com a participação de todos. Nele foram estabelecidas metas anuais até 2014.

O planejamento observou todas as frentes, incluindo redução de custos, aumento de produção e faturamento, entre outras. Em outubro de 2011, Lucas e sua equipe tiveram que reajustar as metas para cima, pois, apesar de ousados, os objetivos iniciais estavam sendo superados com facilidade, conforme já estava sendo detectado num acompanhamento mensal.

Umas das medições feitas constantemente é a satisfação dos clientes. Mensalmente uma amostra de 4% dos clientes é ouvida, e o nível de satisfação tem chegado a 95%.

“Pelo que vejo no nosso mercado, e pelo que eu via antes de implantar o planejamento, muita energia é perdida por não se saber com clareza para onde ir nem as áreas que necessitam de mais atenção”, observa Lucas.

O nível de amadurecimento é tanto que, hoje, antes de sugerir qualquer ideia, os próprios colaboradores da Generosi verificam o potencial de resultado, pois sabem que para

tudo há um estudo de viabilidade rígido, usando as ferramentas de gestão.

O treinamento também é um componente de destaque no PGQP. Isso fez com que a corretora implantasse uma cota mensal obrigatória de 4 horas de treino para cada colaborador. O tema e a forma são livres, mas ele fica obrigado a produzir um relatório sobre a atividade.

“Temos usado preferencialmente formas gratuitas presenciais e remotas. Algumas seguradoras, empresas de assistência e vistoriadoras têm disponibilizado seus profissionais para nos dar palestras pessoalmente e, no campo virtual, existem várias opções on line e sem custo, das quais eu destaco o Portal do MAPFRE Centro de Formação”, relata Lucas.

O site, que pode ser acessado pelo proprietário da corretora e por seus colaboradores, conta hoje com 27 cursos. Dentre os assuntos abordados estão negócios, gestão de pessoas, Pacote Office, vendas e noções básicas de seguros.

Page 14: Revista Corretores MAIS 13

14 CORRETORES MAPFRE MAIS

Realizado nos dias 18 e 19 de fevereiro em São Paulo/SP, o evento Conexão Direta deu a um grupo de 30 pessoas, entre corretores

e colaboradores da Rede MAPFRE, a oportunidade de ter contato diferenciado com as instalações da matriz e outras dependências do grupo.

Os Corretores iniciaram a agenda com uma visita ao Cesvi (Centro de Experimentação e Segurança Viária), um dos maiores centros de pesquisa automotiva da América Latina. Lá, puderam saber um pouco mais sobre como funciona a precificação do seguro e sobre diversos estudos relacionados ao mundo automobilístico.

Houve também uma apresentação sobre a história do Programa de Corretores MAIS, desde sua origem no Programa de Sucursais Delegadas na Espanha até chegar aos cerca de 600 parceiros existentes hoje no Brasil.

Foram apresentados também detalhes da área de assistência, incluindo aspectos relacionados ao acionamento de prestadores. Depois, os Corretores conheceram o SIM 24h (Central de Relacionamento) e puderam conhecer os principais executivos de cada Unidade, incluindo uma participação especial do presidente da MAPFRE Seguros, Marcos Ferreira, que

Presidente da MAPFRErecebe Corretores MAIS

CONEXÃO DIRETA

Page 15: Revista Corretores MAIS 13

SER MAIS FAZ A DIFERENÇA 15

esclareceu a importância dos Corretores MAIS como canal estratégico de distribuição, os rumos de nossa empresa e as expectativas para com esses parceiros.

“A parceria deste grupo de corretores nos motiva a seguir adiante. Temos sempre o objetivo de fazer uma companhia diferente, e é com ajuda deles e a troca de ideais em oportunidades como esta que estamos conseguindo isso a cada dia”, analisa o executivo.

A Corretora Leia Zambelli, da Deriseg Corretora de Seguros, de Descalvado/SP, comentou a presença do presidente: “Tenho certeza de que temos a parceria de uma grande empresa com excelentes profissionais. Temos várias chances de crescimento e estamos ainda mais fortalecidos com a parceria selada a partir de agora. Agradeço ao diretor- geral da Rede MAPFRE, Dirceu Tiegs, e ao presidente, Marcos Ferreira, que reservaram um momento em suas

agendas de compromissos para estarem conosco naquele momento”. Também o diretor territorial de Campinas/SP, Waldemir Couto Fiorio Junior, comentou a importância do evento: “Nós que somos

A parceria deste grupo de corretores nos motiva a seguir adiante. Temos sempre o objetivo de fazer uma companhia diferente e é com ajuda deles e a troca de ideais em oportunidades como esta que estamos conseguindo isso a cada dia.Marcos Eduardo Ferreira, Presidente da MAPFRE Seguros.

da rede, não convivemos diariamente com a realidade da matriz. Então é fundamental que os corretores conheçam a grandeza da MAPFRE, para que tenham uma noção melhor do que a empresa representa, além do contato com os executivos que gentilmente sempre nos recebem com todo o carinho”.

Page 16: Revista Corretores MAIS 13

CORRETORES MAPFRE MAIS

Confira os acontecimentos mais recentes que têm agitado o Programa Corretores MAIS

A segunda etapa da temporada 2012 da Stock Car aconteceu em abril, no autódromo Tarumã, na capital paranaense.

A MAPFRE é a seguradora oficial do evento e 50 corretores foram convidados para acompanhar

a prova num camarote exclusivo. Dentre eles estavam os Corretores MAIS: Maria Helena Henriquez (MHR Corretora), Alcione de Castro (As Dois Mil Corretora), Artur Ribeiro (Ribeiro & Campos), Clovis (Acos Corretora), Dilermano Garcia (Aprovação Corretora) e Robertson Cabral (Spartacus).

Estiveram presentes ao evento também o diretor-deral da Rede MAPFRE, Dirceu Tiegs, o diretor territorial, Vanderlei Scarpanti, o gerente territorial de Seguros Gerais, Luiz Aparecido Pereira, e os gerentes de Sucursal Wagner Tybur (Batel), Osvair Leandro (Curitiba) e Marlon de Souza Santos (Santa Felicidade).

DIRETORIA TERRITORIAL RJ INTERIOR COMEMORA ANIVERSÁRIOS

16

Festa surpresa realizada pela sucursal Volta Redonda/RJ para comemorar o aniversário do Corretor MAIS Beto Araújo, da Sauer Corretora.

Aproveitando a ocasião, Beto foi felicitado por ser um dos ganhadores da campanha Fórmula MAPFRE, um segmento especial da Campanha DNA, que levará 700 participantes para Orlando (EUA). Além disso, o corretor ganhou uma mochila especial do Programa Corretor MAIS.

VOLTA REDONDA/RJSAUER CORRETORA

A Corretora MAIS Tânia Domenico, da Rosatan Corretora de Seguros, também comemorou seu aniversário com o pessoal da MAPFRE, com direito a mochila do Programa.

NOVA FRIBURGO/RJROSATAN CORRETORA DE SEGUROS

A sucursal Volta Redonda promoveu também uma festa surpresa para Luana Mazoto, da Corretora NC BM (Barra Mansa/RJ), que fez aniversário em março. Convidada para um treinamento, a corretora se surpreendeu com bolo e salgados ao entrar na sala.

VOLTA REDONDA/RJCORRETORA NC BM

ACONTECE

CORRETORES MAIS PRESTIGIAM A STOCK CAR EM CURITIBA

EVENTO DIA DAS MULHERES

BELO HORIZONTE/MG

Page 17: Revista Corretores MAIS 13

SER MAIS FAZ A DIFERENÇA 17

BOM JESUS/PISÃO JUDAS TADEU

RECIFE/PEPRECISA CORRETORA DE SEGUROS

BAURU/SPSAPIENZA CORRETORA DE SEGUROS

SÃO JOSÉ DO RIO PRETO/SPAMCAR SEG Corretora de Seguros

NOVAS SINALIZAÇÕES

18ª COMISSÃOBAURU/SPPIN CORRETORA DE SEGUROS

Corretor Deivis Rosa, da Pin Corretora de Seguros, recebendo a 18a comissão.

A Durval Corretora de Seguros (Jacobina/BA) recebeu duas placas de reconhecimento, no último mês de março: uma por ser finalista e outra por ter ficado em segundo lugar em ambito nacional do Prêmio MPE Brasil. O evento foi promovido pela Gerdau, pelo Movimento Brasil Competitivo (MBC), pela Fundação Nacional da Qualidade (FNQ) e pelo Sebrae.

A implantação do MEG (Modelo de Excelência de Gestão) na corretora trouxe resultados expressivos. O crescimento médio de 2008 a 2010 foi de 30%, e em 2011 foi de 80%. Trata-se de um modelo internacional adotado pela Fundação Nacional da Qualidade que preza por oito critérios: Liderança, estratégias e planos, processos, pessoas, clientes, informações e conhecimentos, sociedade e resultados.

CORRETORA BAIANA PREMIADA POR BOA GESTÃO

“Ser reconhecido como segunda melhor microempresa do Brasil levando em consideração os quesitos ‘Gestão e Competitividade’ foi muito gratificante, porém o que mais enriquece o nosso trabalho e todo o esforço que a equipe Durval Corretora de Seguros fez para alcançar isso. Mais de dois anos de consultorias, amadurecimento, padronização de processos, planos de ação, planejamento comercial e estratégico, busca de resultados e a certeza de que não vendemos apólices de seguros, vendemos tranquilidade, cuidando dos sonhos dos nossos clientes”, relata o titular da Corretora.

O corretor recebeu três convites para palestrar sobre o processo de implantação do MEG, na prefeitura de Jacobina, na CDL (Câmara dos Dirigentes Lojistas) e na SEBRAE locais. Durval participou ainda de várias entrevistas sobre a premiação na mídia local, coroando o sucesso de sua corretora.

Os sócios Ithamar Piller do Carmo e Jorge Luiz Correia Massari, além de funcionários e familiares, foram recebidos na Diretoria Territorial SP Sul pela equipe da Rede MAPFRE, representada pelo Diretor Comercial I, Jonson Marques, pelo Diretor da Territorial SP Sul Interior Ricardo José de Souza, pela gerente do Programa Corretores MAIS Jacqueline Gomes da Silva, além de representantes da Sucursal Santo Amaro, que atende a Corretora. A Corretora recebeu ainda uma placa e exemplares da edição da Revista Corretores MAIS

GECALI COMEMORA 35 ANOS DE MERCADO COM A MAPFRE

SÃO PAULO/SPGECALI CORRETORA

Page 18: Revista Corretores MAIS 13

18 CORRETORES MAPFRE MAIS

Ao que parece, as vendas sempre estiveram no sangue deste corretor mineiro de Juiz de Fora.

William Meireles conta que quando tinha 10 anos seu pai estava com pouco dinheiro e o presenteou com um brinquedo barato, um “pega-varetas”. No dia seguinte, depois da escola, o pai perguntou se ele havia gostado. Para espanto do pai, respondeu: “Gostei muito, mas vendi para um colega e já tenho três encomendas”.

Esta pequena história transmite o espírito vendedor de William, que, aos 12 anos, entrou para ajudar o primo numa imobiliária. Ele ficou no mercado de imóveis até os 23 anos, quando houve, em 1998, uma crise no segmento que o levou a tentar a sorte no ramo de seguros, onde está até hoje com a Ícone Business Corretora de Seguros.

Ele explica que, desde o primeiro momento como corretor de seguros, procurou trabalhar com uma seguradora forte, que o atendesse em todos os ramos e que lhe desse condições de crescimento. Dentro dessa filosofia, estreitou o relacionamento com a MAPFRE até se tornar um

Marca forte aumenta as vendas Fotos: André Guerra

Corretor mineiro investe em

sinalização interna da corretora como meio

de incrementar os negócios.

ENTREVISTA

JUIZ DE FORA/MG

Ícone Business corretora de Seguros

Page 19: Revista Corretores MAIS 13

SER MAIS FAZ A DIFERENÇA 19

Em Juiz de Fora acabamos nos tornando referência no mercado, em parte graças à parceria com a MAPFRE, pois hoje nossa imagem se confunde com a da seguradora.Corretor MAIS, o que o habilitou a usar

vários benefícios.

Quando um corretor assina o contrato de parceria, existem algumas condições a serem cumpridas. Uma delas é a sinalização externa compartilhada exclusivamente entre sua marca própria e a marca MAPFRE, o que William acatou prontamente. “Já tinha a marca MAPFRE na minha fachada, foi só fazer uma adequação”, completa.

Desde o primeiro momento como Corretor MAIS, William sempre fez questão de ter uma sinalização também na parte interna da corretora. “Quando alguém entra em nossa casa, percebe, na decoração e nos móveis, algo que queremos expressar. Na corretora não é diferente - precisamos mostrar ao cliente quem somos e com quem estamos juntos”, esclarece.

Na opinião de William, esse aspecto se torna ainda mais importante na corretora, uma vez que os clientes se sentem mais seguros por ter o respaldo de uma marca mundial.

“Em Juiz de Fora acabamos nos tornando referência no mercado, em parte graças à parceria com a MAPFRE, pois hoje nossa imagem se confunde com a da seguradora. Tanto os colegas corretores quanto as outras companhias sabem de nossa relação com a MAPFRE.

Creio que os clientes percebem o fato de que, se não tivéssemos uma história, uma responsabilidade e tradição, uma empresa conceituada não deixaria sua marca aqui junto com a nossa. Sendo assim, eles sentem-se mais seguros ao negociar com a gente”, afirma William.

A Ícone conta internamente com banners, cartazes, porta-folhetos com a

marca MAPFRE e paredes vermelhas que remetem à identidade visual da companhia. Para completar, o café servido na corretora, além do sabor especial, é servido em xícaras com o logo da empresa.

Segundo ele o momento do café é prazeroso e por isso deixa no subconsciente do cliente um impacto positivo, o que facilita o fechamento de negócios envolvendo a MAPFRE.

“Para mim, quem não aproveita esta oportunidade de sinalizar internamente a corretora, além de deixar de lado um importante benefício, está perdendo a oportunidade de se identificar ainda mais com uma marca forte no mercado mundial. Gosto de aproveitar tudo que o programa tem a oferecer, e com a sinalização interna não é diferente”, finaliza.

Page 20: Revista Corretores MAIS 13

20 CORRETORES MAPFRE MAIS

Durante os dias 12 e 13 de março, a MAPFRE Seguros promoveu um encontro com 30 Corretores MAIS em Embu/SP.

A programação incluiu diversos temas, como o impacto da liderança, a análise de competências da equipe, liderança situacional, motivação, criatividade, entre outros.

Desenvolvimento de líderes já certificou mais de 250

profissionais. Agora foi a vez de um grupo de Corretores do Estado de São Paulo e do

Triângulo Mineiro.

Durante os dois dias, os corretores participaram de várias atividades marcadas pela interação. Um dos momentos que mais despertou interesse foi uma simulação de feedback entre gestor e colaborador, com os próprios corretores se revezando nesses papéis.

A importância do planejamento também foi abordada, principalmente a sua relação de dependência com a liderança, ou seja: sem um líder para orientar o grupo, o ato de planejar perde toda a eficácia.

Também foi proposta a reflexão sobre a diferença entre gerenciar e liderar, que reside, principalmente, na capacidade de influenciar as pessoas.

No conteúdo de competências, foi apresentado o conceito do CHA (Conhecimentos, Habilidades e Atitude), uma forma simples e eficaz de analisar o potencial dos membros da equipe.

“Nosso objetivo é aprimorar as aptidões e as capacidades dos profissionais do mercado de seguros. Dessa forma, os participantes têm acesso aos conteúdos de alta qualidade que ajudarão no desempenho do negócio”, afirma Dirceu Tiegs, diretor-geral da Rede MAPFRE.

na capacitaçãoInvestindoESPECIAL

Page 21: Revista Corretores MAIS 13

SER MAIS FAZ A DIFERENÇA 21

“Não tenho dúvidas de que esta chance de reflexão e aprendizado irá me ajudar muito no dia a dia. Pude constatar que as pessoas que participam do processo de nossa empresa, seu grau de conhecimento sobre os objetivos e as metas, bem como as estratégias traçadas, são primordiais para alcançar nosso sucesso.

O principal aprendizado que obtive no curso foi a constatação da necessidade de valorizar minha equipe de trabalho, de rever atitudes como líder e, principalmente, aprender a lidar melhor com as pessoas envolvidas no campo profissional ou familiar.

A primeira aplicação prática do aprendizado foi obter um feedback de meus funcionários quanto a minha atuação profissional.Tive grandes surpresas, positivas e construtivas, que com certeza ajudarão em meucrescimento e o de toda minha equipe e família.”

Carlos Eduardo Melato Kaeseg Corretora de SegurosAraraquara/SP

“É com grande alegria que voltamos às nossas atividades tendo a certeza da oportunidade que a MAPFRE nos deu nesse encontro.

Retornamos com muitas ideias, já fizemos algumas explanações para os membros de nossa equipe, mudamos alguns sistemas

de premiação e instituímos o plano de carreira para incentivá-los.

Posso declarar que esse treinamento nos tirou da zona de conforto e nos lançou para novos rumos. Estamos muito motivados. Fico muito agradecido e afirmo que esta parceria pode se fortalecer ainda mais se mirarmos juntos, Zanetoni e MAPFRE, num futuro promissor.”

Paulo Adriano LemesZanetoni SegurosSão José do Rio Preto/SP

“Primeiro tenho que agradecer toda a equipe da MAPFRE pela atenção e dedicação ao evento e aos corretores presentes.

O curso foi ministrado de maneira bem descontraída e dinâmica, e teve pontos muito interessantes como identificar cada tipo de liderança e a forma como me encaixo em cada uma delas conforme a situação vivida, analisar as características de cada colaborador e identificar o jeito de obter o máximo de cada um, sempre respeitando suas características.

Além disso, pude entender que nem sempre os outros nos veem da mesma maneira que nós nos enxergamos e que é necessário corrigir pequenos desvios de comportamento identificados.

Aprendi também a importância da equipe, como delegar tarefas e para quem delegar cada tarefa, saber falar e principalmente saber ouvir. Agora é nossa a função de colocar em prática todas as ferramentas disponibilizadas para melhorar o dia a dia de nossa corretora.

O hotel diferenciado, específico para reuniões de empresas, de extrema qualidade e infraestrutura completa, propiciou até mesmo momentos de lazer e integração, como karaokê e boliche.”

James Conway SuplicySuplicy Conway CorretoraSantos/SP

Confira a seguir o comentário de alguns participantes:

Page 22: Revista Corretores MAIS 13

22 CORRETORES MAPFRE MAIS

Desde o final do ano passado, a Diretoria Territorial do Paraná iniciou um novo trabalho, identificando

um grupo de corretores com forte atuação na carteira de Automóveis. Estamos promovendo treinamentos para capacitação desses corretores e seus colaboradores com o foco em “Vendas Consultivas”.

Dessa forma, conseguimos mostrar aos nossos parceiros a importância da diversificação de sua carteira para buscar maior fidelização junto a seus clientes.

É possível comparar a evolução dos corretores com o que ocorreu em vários setores do comércio e dos serviços. Podemos tomar como exemplo um posto de gasolina, que no passado vendia apenas combustível e lubrificante. Com o passar dos anos e a agressividade do mercado, suas margens de rentabilidade ficaram extremamente reduzidas, obrigando os proprietários a buscar novas alternativas no mesmo ponto de venda.

A partir daí, foram criadas nos postos de gasolina as “Lojas de Conveniências”, onde os proprietários podem obter lucro superior na venda do conjunto de diversos itens.

É dessa forma que entendemos que o corretor deve atuar junto a sua grade de clientes, pois

vemos que suas margens oriundas de alguns produtos vêm se reduzindo a cada ano.

Há também a preocupação com a fidelização. Estudos apontam que os clientes com apenas um produto têm 90% de chance de mudar de corretora; com dois produtos, esse percentual se reduz para 45% e, com três produtos, a chance é de 10%.

O modelo de “Vendas Consultivas” vem sendo utilizado pelos corretores para venda de seguros de Vida Individual, pois nesse modelo a corretora faz sua prospecção dentro da sua própria base de clientes.

Com isso, consegue-se agendar uma visita com mais facilidade, identificando as reais necessidades dos clientes e, acima de tudo, apresenta-se uma solução de proteção familiar adequada a cada um. Com essa atuação, percebemos que o cliente que recebe esse tratamento diferenciado tende a indicar o corretor para pessoas do seu ciclo que possuem necessidades semelhantes.

Vanderlei ScarpantiDiretor Territorial do Paraná

OPORTUNIDADES

consultivaVenda

Page 23: Revista Corretores MAIS 13

SER MAIS FAZ A DIFERENÇA 23

Essa é a função da Gerência de Comunicação Institucional e Assessoria

de Imprensa, responsável por fazer com que as informações da MAPFRE Seguros cheguem com transparência ao corretor e a seus clientes por diversos canais.

A área é dividida em Comunicação Institucional e Mercadológica, na qual se enquadram a Revista Corretores MAIS e a Revista Negócios MAPFRE. Essa divisão é responsável ainda pelo Blog da Rede (acesso exclusivo aos Colaboradores das Sucursais e Diretorias Territoriais), pelas diversas comunicações direcionadas aos corretores, como MAPFRE EM DIA e Minuto MAPFRE, pelas publicações financeiras, como o Balanço Semestral, e por materiais de caráter institucional, como vídeos e outras peças.

A Assessoria de Imprensa também tem papel fundamental na distribuição de informações. Esse setor é que faz a intermediação do relacionamento entre a companhia e os

De nada adianta ter bons produtos, boas notícias,

informações importantes, entre tantas outras coisas,

se isso não é comunicado no momento exato, na forma

certa e aos públicos corretos.

Comunicação Institucional

jornalistas. Quando há algum lançamento importante, inauguração, divulgação de resultados, entre outros fatos, é por meio dessa equipe que a MAPFRE aparece na mídia.

Por outro lado, mesmo não havendo informações específicas a serem distribuídas aos veículos de comunicação, os executivos do grupo são muito procurados para dar declarações sobre assuntos relevantes aos grandes jornais, revistas e emissoras de rádio e TV, e cabe à Assessoria de Imprensa colocá-los à disposição desses canais.

Complementando a atuação desta gerência, está a área de Relações Públicas, que administra o relacionamento da MAPFRE com diversos públicos, como governo, entidades, sociedade, etc.

Segundo a gerente de Comunicação Institucional e Assessoria de Imprensa,

Tatiana Cerezer, as ferramentas de comunicação do Grupo estão evoluindo a cada dia para que possa ser oferecido o melhor para os corretores de seguros, especialmente aos Corretores MAIS. “Nosso objetivo, a cada matéria, a cada comunicado, a cada revista, é que as informações se convertam em bons negócios. Para isso, contamos com profissionais qualificados que buscam a cada dia conhecer melhor nosso público”, destaca.

Nosso objetivo, a cada matéria, a cada comunicado, a cada revista, é que as informações se convertam em bons negócios. Para isso, contamos com profissionais qualificados que buscam a cada dia conhecer melhor nosso público

QUEM É QUEMGerência dee Assessoria de Imprensa

Page 24: Revista Corretores MAIS 13

ENTREVISTA

TAUBATÉ/SPCarelli Barreto Seguros

Lauro Carelli começou sua carreira em 1985, quando se formou como corretor, seguindo o caminho iniciado

por seu pai e por seu irmão mais velho. Segundo ele, muita coisa mudou de lá para cá: “Naquela época, o assessor comercial atuava de forma muito diferente, pois a quantidade de corretores era bem menor”.

A cidade de Taubaté/SP ainda estava distante dos quase 300 mil habitantes que tem hoje, mas já tinha importância grande na região. De início, Lauro tentou buscar clientes também em cidades vizinhas, mas logo mudou de estratégia e viu que o melhor era se concentrar na cidade e no potencial que estava ali se desenvolvendo em termos de seguros de varejo.

Em um curso que realizou pouco tempo depois, no início da década de 1990, um colega apresentou para Lauro a MAPFRE, que tinha acabado de incorporar a Vera Cruz Seguradora. Foi o começo de uma relação garantida pela identificação imediata, que se deu pelo fato de a filosofia da seguradora coincidir em muitos pontos com a da corretora. “Além disso, a MAPFRE tinha especialização nos produtos em que a Carelli gostaria de focar”, completa.

Acompanhandoas transformações

Fotos: André Guerra

CORRETORES MAPFRE MAIS24

Corretor do Vale do Paraíba reflete sobre os 25 anos

de sua corretora e a evolução de seu

relacionamento com a MAPFRE.

Page 25: Revista Corretores MAIS 13

SER MAIS FAZ A DIFERENÇA 25

De início não imaginava que iríamos nos fidelizar tanto a uma seguradora, mas a MAPFRE foi gradualmente ocupando espaço e hoje é o carro-chefe

Hoje, o vermelho na parede e nas cadeiras da corretora não deixa dúvidas: a fidelização deu certo e ocorreu de forma natural para este Corretor MAIS.

“De início não imaginava que iríamos nos fidelizar tanto a uma seguradora, mas a MAPFRE foi gradualmente ocupando espaço e hoje é o carro-chefe. Uma parceria como esta representa uma evolução do relacionamento, para que ambas as partes tenham algo a oferecer”, avalia.

A imagem de sua corretora se confunde com a da companhia perante os clientes e outros corretores. “Nossa relação comercial com a MAPFRE nos coloca no mercado como uma referência”, completa.

Ainda segundo Lauro, a instalação da Sucursal da MAPFRE em Taubaté foi importante e impulsionou sua produção, pois faz a diferença no dia a dia do cliente e dos corretores ter um atendimento mais ágil.

A relação entre a MAPFRE e este Corretor MAIS teve momentos marcantes e festivos garantidos pelas campanhas de Incentivo da Companhia. Ele relembra com carinho a campanha “Encontro de Gigantes”, que no ano 2000 levou 500 corretores à Europa.

Nessa oportunidade, dentre muitas experiências ímpares, ele participou de um concerto musical dentro de uma caverna e do jantar de premiação no Clube do Principado de Mônaco, onde o teto se abriu para que os vencedores contemplassem as estrelas. Lauro destaca um dos momentos vividos nesta campanha como um dos mais marcantes de sua vida: um encontro com o Papa João Paulo II. “Para mim, uma pessoa de muita fé e religiosidade, isso foi muito importante”, diz emocionado.

Outra campanha significativa para Lauro foi a “Encontro Marcado”, em 1999, quando os corretores foram levados a Comandatuba/BA. O momento principal dessa campanha foi quando os corretores e os colaboradores MAPFRE premiados montaram uma miniescola de samba sob a coordenação do carnavalesco Joãozinho Trinta.

Para Lauro, o que chama mais a atenção nas campanhas é a oportunidade de relacionamento com os altos executivos da MAPFRE e as experiências inesquecíveis. Mas não pode ser esquecida, também, a participação da família. “Seu envolvimento nessas premiações é fundamental, pois essa relação acaba sendo positiva no dia a dia do trabalho.Afinal, a família se engaja conosco no esforço de vitória”, completa.

Page 26: Revista Corretores MAIS 13

26 CORRETORES MAPFRE MAIS

Para se construir uma marca, há que se colocar sutileza, emoção e inteligência. Há que se cuidar antes dos interesses

dos clientes, para depois se colocar os próprios. Há que se saber falar a linguagem do invisível, do subentendido, saber afinar a linguagem numa sintonia tão fina com aqueles que se quer cativar quanto o mais fino fio de cabelo. Andar através dos caminhos da comunicação, como quem anda numa corda bamba. Saber centrar suas mensagens como o mais preciso cobrador de escanteios - bola direta na cabeça do atacante goleador.

Há de se ser preciso, como um arqueiro zen, e de se comunicar da maneira mais simples e direta, como o mais popular dos animadores de auditório. Há que se aprender a disciplina do falar sempre a mesma coisa, porém de maneiras diferentes, e não se perder nunca neste caminho, pois o de ontem tem a ver com o de hoje e vai ter a ver com o de amanhã. Há que se somar esforços, dia após dia, sedimentando uma trilha, e não parando, aos trancos e barrancos, quando os humores dos departamentos financeiros pedem que se pare. Uma marca se constrói com persistência e sedimentação. É melhor fazer um pouco e sempre do que ter grandes arroubos de tempos em tempos.

Contar a história de uma marca é como contar a história das Mil e Uma Noites. Vai-se somando pequenos acontecimentos todos os dias, para que se possa, num determinado momento, contar uma grande história.

Para seconstruir

E uma vez contada a história, tem-se que defender aquilo que se construiu, e ficar atento e vigilante 24 horas por dia, pois não faltarão aqueles para adoçarem a boca com promessas de vendas fáceis e promoções descabidas, que poderão alegrar o departamento comercial vendendo muito num primeiro momento, mas que, depois, pouco a pouco, irão jogar no ralo o maior patrimônio da empresa - a sua marca.

Há que se viver e respirar qualidade. A verdadeira qualidade, não aquela dos manuais e das apostilas. A qualidade percebida, sentida e dita pela boca do cliente valerá sempre muito mais do que qualquer ISO - qualquer coisa.

Há que se ter orgulho e não prepotência. Os funcionários deverão demonstrar que trabalham debaixo de um grande e protetor guarda-chuva

uma marcaARTIGO

Page 27: Revista Corretores MAIS 13

SER MAIS FAZ A DIFERENÇA 27

e farão tudo para justificar pertencerem a alguma “coisa maior”, do que simplesmente a um nome jurídico dos contratos sociais da empresa.

Há que se saber retribuir à comunidade de onde se ganha o pão com ações. As empresas cidadãs, os projetos sociais e de cidadania sempre serão bem-vindos e bem-aceitos, quando feitos e realizados com seriedade e competência. Projetos que visam participar e retribuir, e não apenas ser mais uma meta do departamento de marketing ou de relações públicas. O público não é bobo e sabe muito bem quando a intenção é uma segunda intenção. Uma boa e forte marca é como o deslizar de um rio caudaloso: vai firme desenhando as

Eloi Zanetti

Eloi Zanetti, que durante anos ajudou a construir a marca Bamerindus e O Boticário, consultor de Comunicação e Marketing

suas próprias margens, mostrando seu próprio caminho, deixando um rastro glorioso atrás de si. E todas as ações que qualquer departamento da empresa fizer deverão ser da mesma água, com a mesma salinidade e consistência, pois, ao se misturarem na água maior, formarão um só corpo. E é assim que a marca vai ser percebida. Por isso, cuidado quando você departamentaliza muito as decisões que interferem nas ações do dia a dia da sua marca.

Se você fizer a coisa direito, vai ter milhares de defensores. Serão aquelas pessoas que compram os seus produtos, que torcem para que você dê certo. Aqueles que você nunca viu, mas que moram nas cidades e nos bairros mais esquecidos do mundo. Elas não aparecem nas pesquisas dos seus gerentes de produtos, mas pensam, vivem e usam aquilo que você realiza. E farão tudo para não se decepcionarem com quem lhes cativou a preferência.

A sua marca será cada vez mais universal quanto mais fundo você souber entender, interpretar, participar e vivenciar uma coisa etérea chamada alma. Algo percebido, mas não medido. Inerente a todos os seres humanos e que o seu corpo técnico insiste em chamar de clientes, só chamados, pois nunca deixarão de lado os seus sentimentos, anseios e desejos.

Só se constroem grandes e duradouras marcas quando elas tocam os corações e chamam às ações a favor do seu produto ou serviço através de um outro fator também não mensurável: a emoção.

Para se construir uma grande marca você deve trabalhar como um bom e generoso cozinheiro: uma pitada de emoção, outra de sutileza e muito cuidado com o calor do fogo. Sirva quente e não deixe esfriar nunca.

Uma boa e forte marca é como o deslizar de um rio caudaloso: vai firme desenhando as suas próprias margens, mostrando seu próprio caminho

Page 28: Revista Corretores MAIS 13

28 CORRETORES MAPFRE MAIS

“Em 1982, eu trabalhava como inspetor de Seguros com alguns amigos que hoje são corretores aqui da região. Tínhamos o costume de jogar toda semana na Loteria e telefonávamos para a lotérica para pegar o resultado por telefone. Como não havia internet, era o único jeito.

Em um desses dias, essa turma toda chegou mais cedo na Sucursal, pegou em minha gaveta as cartelas e copiou os números apostados em uma delas.

Mais tarde, um de meus colegas ligou naturalmente para a Casa Lotérica e pegou os resultados e me passou para eu também conferir. Na conferência, lá pelo meio das cartelas, aparecem os números “supostamente” premiados.

Não tive dúvidas. Além de muito comemorar fui até a sala de nosso grande superintendente e amigo que, infelizmente, já não está em nosso meio, abri a porta - invadi literalmente a sala dele - e pedi demissão. Falei que nunca mais iria vender seguros e que ele nunca mais iria me ver. Acho que até mesmo abusei um pouco das palavras ...hehe.

Com o objetivo de agilizar o processo de fechamento de seguro, reduzir custos com impressão e papel e otimizar seu tempo, desde o dia 1°de março

deixamos de solicitar o protocolo/envio da proposta física para seguros contratados eletronicamente.

Com essa alteração, a guarda deste documento e das notas fiscais de compra do veículo zero quilômetro fica sob a responsabilidade do Corretor, bem como o envio deles para a Seguradora, caso eles sejam solicitados para eventual auditoria ou fiscalização.

Para mais informações, os interessados deverão entrar em contato com o gerente da sucursal que o atende, que poderá passar as orientações para efetuar os trâmites dessa transição.

Vale lembrar que devem ser protocoladas na Seguradora as propostas transmitidas antes dessa alteração e

Melhor conferir direito esse bilhete...

PRODUTOS DISPONÍVEIS:0 203 - AutoMais Preciso0 204 - AutoMais Gold 0 207 - AutoMais Caminhão 0 209 - AutoMais Responsável 0 213 - AutoMais Táxi 0 214 - Duas Rodas Special0 215 - AutoMais On Line0 217 - AutoMais Frota0 218 - AutoMais Modular0 314 - Duas Rodas

que, por enquanto, o novo procedimento está disponível apenas para Corretores MAIS.

É importante saber que permanece inalterado o processo de emissão de proposta fora do padrão (emissão manual).

Para minha surpresa, meus amigos, um tanto sacanas, estavam às gargalhadas. E eu paguei o maior mico com nosso superintendente. E assim foram dias de gozações e risadas lembrando desse episódio.

Ah, como ainda estou vendendo seguros, acho que já deu para ver que não voltei a ter sucesso na Loteria... Nem de brincadeira, nem de verdade.

NOVIDADES E HISTÓRIAS CURIOSAS

Fim do envio daproposta física para CORRETORES MAIS

José Bueno F. NetoCAS - Central de Atendimento de SegurosPresidente Prudente/SP

Page 29: Revista Corretores MAIS 13

Olá, amigo corretor. Sei que hoje o dia deve estar corrido, como, aliás, sempre está, mas queria entrar um pouquinho na sua corretora, para falar

de alguns assuntos de seu interesse.

Hoje, gostaria de falar sobre a nossa participação na18ª comissão e sobre o mix de carteira, necessário para conquistar este benefício. A 18ª comissão é a forma que a MAPFRE encontrou para compartilhar com o Corretor os lucros que sua carteira rendeu durante o ano. Portanto é importante que você faça sua parte, administrando sua produção durante todo o período. Uma das variáveis desse cálculo, como você bem sabe, é o sinistro. Logicamente, não dá para prever o sinistro, embora seja possível “filtrar” sua carteira para minimizar os riscos. Mas, mesmo assim, ele ocorre.

Mas, antes que você sirva o café, gostaria de ressaltar algo importante: é possível amenizar parte dessas perdas, por meio do ressarcimento.

Para isso, o primeiro passo é ficar atento. Em caso de colisão de automóveis, informe a MAPFRE os causadores do sinistro e seus contatos, e envie para a companhia uma cópia do Boletim de Ocorrência e de qualquer outro documento que se fizer necessário. Nossa área de Ressarcimentos e venda de salvados tem um trabalho muito focado e de alta eficácia nessas situações. Para se ter uma ideia, em 2011 os ressarcimentos representaram R$ 17,8 milhões para a companhia e a venda de salvados resultou em R$ 152 milhões.

São 14,08% do total de sinistros indenizados revertidos para a carteira dos Corretores, e cada valor amortiza individualmente o sinistro correspondente, de forma a agregar positivamente no resultado do corretor, ou

seja, contribui para um melhor índice combinado, que resulta na conquista da 18ª comissão.

Para os Corretores MAIS isso se torna ainda mais importante, pois os índices combinados na apuração da 18ª comissão são mais abrangentes. Então fique ligado, pois isso significa uma vantagem que vai de 3% a 7% nesse índice.

Ah. Já ia esquecendo de falar sobre o sobre mix de carteira. Atingindo 20% de seguros Massificados (residencial, comércio e serviços, imobiliário, condomínio e empresarial) em seu mix, além de itens nos produtos de Vida como, MAPFRE AP Você Premiado, Vida Empresa e/ou MAPFRE Vida Você Multiflex, a sua 18ª comissão passa a ser auferida pela 2ª tabela do contrato, onde em algumas faixas o corretor pode ganhar ainda mais. Então, o mix de produtos em sua carteira também deve ser cuidadosamente trabalhado todos os meses. Se você deixar a carteira desequilibrada no começo do ano, vai ser necessário produzir muito depois, para atingir o percentual necessário. Portanto cuidado: não perca o foco em apenas um produto, e diversifique sua carteira.

Além disso tudo, ao variar o mix, há o benefício de fidelização de clientes, entre outras vantagens. Quer saber mais? Bom, hoje não dá mais tempo. Fica para a próxima visita, ok?

Benefíciose incentivos

Abraços,

Jacqueline Izabel Gomes da SilvaGerente Nacional do Programa Corretor MAIS

VISITA

29MAIS INFORMAÇÃO FAZ A DIFERENÇA

Page 30: Revista Corretores MAIS 13

30 CORRETORES MAPFRE MAIS

O evento Conexão Direta, que reuniu os corretores na matriz da MAPFRE nos dia 18 e 19 de

fevereiro (veja mais na página 14), teve, dentre suas palestras e apresentações, a participação de diretor da Agger, Fabio Serrano, que apresentou as vantagens do Sistema, um benefício disponível sem custo a todos os Corretores MAIS.

Segundo Serrano, apesar de muitas corretoras ainda trabalharem com planilhas e outros sistemas mais avançados tecnologicamente, é cada vez mais difícil atuar sem o auxílio de um programa de gerenciamento e gestão eletrônica de informações. “O sistema Agger tem contribuído muito com os corretores na atuação de suas empresas, ajudando a diminuir a perda de tempo e de recursos, e preservando a saúde de seus funcionários, com a diminuição do trabalho de redigitação, entre outras facilidades”.

O Corretor MAIS Gilberto Wagner Mendes, da Corretora de Seguros Capivari (Capivari/SP), destaca que utiliza o Agger há 10 anos e que o sistema trouxe muitas facilidades, além de

O uso de sistemas gerenciadores hoje já é uma realidade dentro das corretoras. A “bola da vez” é tirar o servidor do escritório fisicamente.

Corretores conhecem

segurança para sua corretora. “Um programa diferente pela facilidade de acesso aos arquivos e sua assistência remota, que auxilia em caso de qualquer dúvida. Não acredito ser possível um corretor atuar sem um gerenciador, pois ele age como um seguro da carteira, disponibilizando relatórios de vencimento e outras informações fundamentais para o funcionamento da corretora de seguros”.

Na opinião do Corretor Alberto Pereira da Silva Filho, da Bertinho Corretora de Seguros (Pirajuí/SP), que ainda não utiliza o Agger, o recurso primordial do sistema está nas reduções de tempo e gastos com impressão.

O Corretor MAIS Hildemar Silveira, da Hild Corretora de Seguros (Franca/SP) também ainda não conta com o Agger, mas conheceu o produto e destacou sua eficiência e superioridade em relação aos demais programas que estão disponíveis no mercado, pois promove uma unificação de linguagens entre a seguradora e a corretora, o que facilita a interação e o compartilhamento de informações.

“O sistema oferece condições, informações e dados que garantem uma qualidade na corretora. Com o crescimento do negócio, a empresa não pode mais operar amadoramente, precisando profissionalizar seus processos. E ter todos os dados da corretora sempre disponíveis somente é possível com um bom sistema. Com certeza será implantado em minha corretora”, destaca Silveira.

o Sistema Agger em São Paulo

BENEFÍCIOS

André Marques Fabris, Joni Rodaelli e Fabio Marcheri Serrano, da Agger Informática

Gilberto Wagner Mendes

Page 31: Revista Corretores MAIS 13

SER MAIS FAZ A DIFERENÇA 31

O conceito ainda não é definitivo, mas está cada vez mais presente em nosso dia a dia. Saiba, então, o que significa a expressão do momento em tecnologia e entenda os benefícios que ela trará a fornecedores e usuários.

Quando falamos em nuvem, além da imagem de um lindo céu azul com nuvens parecendo algodão em suas mais diversas formas, também nos lembramos dos dias de chuva, raios e trovoadas. Pois bem, quem diria que a tecnologia

iria utilizar esse conceito para ampliar nossas possibilidades e, principalmente, nos aproximar cada vez mais dos nossos clientes e negócios em geral?

Estamos falando da “Computação em Nuvem” (em inglês, Cloud Computing). De forma

bem resumida, imagine que o computador da sua corretora, que tem a função de SERVIDOR, fosse ALUGADO, e em vez de estar FISICAMENTE dentro da sua empresa, estivesse no prédio de uma empresa ESPECIALIZADA EM ALUGAR computadores/servidores.

A denominação começou a ser utilizada em 2008 e tudo indica que ouviremos esse termo ainda por um bom tempo.

Em princípio, é tudo muito interessante, mas é aí que começam a surgir algumas dúvidas e também

inseguranças. Você pode se perguntar como seus outros computadores da empresa se conectariam ao seu servidor estando ele em outro local físico, bem como sobre a segurança de tudo isso, não é?

Surge, então, a aplicação do conceito de “nuvem”, pois as empresas que alugam os servidores investem muito em infraestrutura e os disponibilizam em um ambiente virtual, sendo o acesso aos programas, serviços e arquivos instalados feito remotamente, pela internet.

Dessa forma, o Sistema Agger e seus arquivos poderão ser acessados de qualquer lugar do mundo, a qualquer hora, proporcionando, literalmente, uma “chuva de informações” essenciais para a gestão da sua empresa.

O melhor de todas as facilidades disponibilizadas é que a segurança, a disponibilidade de acesso e os valores dos investimentos proporcionados pelas empresas especializadas (provedores) desses serviços se tornaram uma realidade totalmente possível para a maioria das corretoras, que com isso podem delegar a preocupação tecnológica a quem entende do assunto, direcionando maior tempo e foco a sua especialidade, ou seja, vender e administrar os seguros dos seus clientes.

...Chuva de Informações

Nuvens de Oportunidades...

Alberto Pereira da Silva Filho

Hildemar Silveira

Para mais informações, entre em contato pelo email: [email protected]

Page 32: Revista Corretores MAIS 13

32 CORRETORES MAPFRE MAIS

Todos nós ouvimos muito falar em práticas de sustentabilidade e que, no mundo corporativo, muitas empresas investem

em campanhas verdes, adotando práticas de responsabilidade social e sustentabilidade na sua gestão.

Muitas são as perguntas que tiram o sono dos pequenos e médios empresários, entre elas: “Devo investir meu capital em medidas sustentáveis?”, “Por onde começar?” e “Essas medidas agregarão valor ao meu produto?”. A boa notícia é que é possível, ao mesmo tempo, otimizar resultados e preservar o meio ambiente.

Segundo a Diretora de Sustentabilidade da MAPFRE Seguros, Fátima Lima, o tema está totalmente integrado à estratégia da Companhia. “Em nossas decisões, buscamos sempre o equilíbrio dos aspectos econômico, social e ambiental. Esta é uma forma de perpetuarmos nossos negócios, maximizando a eficiência e alinhando nossos interesses aos dos públicos com os quais nos relacionamos”, ressalta a executiva.

Práticas sustentáveis também estão ao

alcance dos corretores. E podem trazer impactos extremamente positivos

para todos os envolvidos.

Medidas de Sustentabilidadee compromisso ambiental

Para continuar expandindo suas operações e, ao mesmo tempo, preservar o compromisso com a sustentabilidade ambiental, a MAPFRE conta com uma política diferenciada no que tange à sustentabilidade. É signatária do Pacto Global, iniciativa da Organização das Nações Unidas (ONU) para a adoção de políticas de responsabilidade social e sustentabilidade pelas empresas, e é adepta aos Objetivos do Milênio, também da ONU, que definem metas de desenvolvimento socioambientais.

O Corretor MAIS pode e deve estar atento aos princípios e aos valores da MAPFRE Seguros em torno da sustentabilidade, ainda que isso não seja uma exigência contratual. É o que destaca a diretora do Programa Corretores MAIS, Luciana Quintana: “Em razão do compartilhamento de marca, previsto no Programa, é interessante que haja uma sinergia entre as práticas das duas empresas, corretora e seguradora”, explica.

Independentemente do porte da empresa e da fase em que ela se encontra, é certo que ela possui sua cota de influência no ambiente em que atua. Sendo assim, avançar no sentido de adotar ações efetivamente sustentáveis é bastante relevante.É importante dizer que pequenas e médias empresas não precisam temer a sustentabilidade como gasto: com planejamento é possível diminuir o impacto de sua operação no meio em que atua, reduzir custos, aumentar vendas e ainda fortalecer sua imagem no mercado contribuindo verdadeiramente para o equilíbrio entre desenvolvimento e bem-estar socioambiental.

SUSTENTABILIDADESUSTENTABILIDADE

Page 33: Revista Corretores MAIS 13

EIS ALGUMAS DICAS DE AÇÕES QUE PODEM AUXILIAR NA PRÁTICA DE AÇÕES SUSTENTÁVEIS EM SUA REGIÃO:

• Adotar métodos de uso racional de energia e ma téria-prima - atitudes simples, como a impressão apenas do que for necessário e usando a frente e o verso do papel, podem ser o primeiro passo. Separar o lixo também é uma ideia simples e ao alcance de todos.

• Elaborar um Plano de Sustentabilidade - a sustentabilidade é, mais do que tudo, uma mudança de cultura, mas, como tudo na sua empresa, pode ter seu esforço otimizado por meio do planejamento.

• Criar projetos de inteligência coletiva - que envolvam funcionários, comunidade, clientes, fornecedores, etc. A Colaboração mútua gera comprometimento, por isso, envolver outras pessoas sempre ajuda a atingir os objetivos.

• Comunicar de forma eficaz as ações e os resultados, interna e externamente - divulgar é uma forma de reinvestir energia no processo. Além disso, pesquisas indicam que ser uma empresa responsável pode influenciar o consumidor no processo de decisão de compra.

SER MAIS FAZ A DIFERENÇA 33

ECO MAPFREO Programa, em vigor desde 2007, é um mecanismo de ecoeficiência baseado na revisão dos procedimentos internos do Grupo MAPFRE, relacionados à redução de combustível fóssil, papel e tinta de impressão. Os recursos poupados são destinados a um fundo ambiental, que tem

como uma das principais propostas investir em programas de educação ambiental. O primeiro processo certificado com o selo ECO MAPFRE substitui a emissão em papel por emissão eletrônica de apólices para renovações de seguros de automóveis (veja na página 28). Foi adotada também a utilização de papel reciclado e certificado em seus contratos, bem como a subtração de papel em processos, substituído por meios eletrônicos.

Programa Recicla MAPFREO descarte de pilhas e baterias usadas já tem um destino sustentável em 20 pontos de check-up de veículos segurados pela MAPFRE. Nos locais, há coletores nos quais qualquer cidadão pode colocar os produtos usados, como pilhas, baterias e acessórios de celular,

evitando a contaminação por resíduos tecnológicos e possibilitando o reaproveitamento na indústria em 2011 foram recolhidos 565 kilos.

Projeto Villa AmbientalProjeto na área de educação ambiental em parceria com o Governo do Estado de São Paulo, que integra o Programa Criança Ecológica, da Secretaria Estadual do Meio Ambiente, no Parque Villa-Lobos, em São Paulo/SP. Com os recursos economizados com o ECO

MAPRE, a empresa patrocina o funcionamento do espaço inaugurado em março de 2009, onde são desenvolvidas atividades lúdicas e interativas, que promovem consciência ambiental para estudantes do ensino fundamental da rede pública e privada e para os visitantes do parque.

Projeto Pomar UrbanoO Grupo também participa, desde 2007, do projeto Pomar Urbano, realizado pela Secretaria do Meio Ambiente do Governo do Estado de São Paulo, que prevê a revitalização de áreas degradadas às margens do Rio Pinheiros, no município de São Paulo.

Projetos MAPFRE Ambiental

Page 34: Revista Corretores MAIS 13

34 CORRETORES MAPFRE MAIS

O Programa Corretor teve início na Espanha, há mais de quatro décadas, com a denominação de “sucursais delegadas”, se espalhando depois para os outros países onde a empresa atua.

O nome vem da delegação de marca, ou seja, do uso da marca MAPFRE.

Na maioria das vezes é difícil distinguir se a sucursal é própria ou delegada, tamanha a semelhança.

Em diversos países, a contratação de seguro de automóvel e acidentes de trabalho é obrigatória. Para isso, os clientes buscam as lojas MAPFRE, que são as sucursais delegadas.

MUNDO

Aqui, você vai conhecer como é o Programa Corretor MAIS em vários países onde a MAPFRE atua.Espanha

Madri

CordobaCordoba

Cordoba

Page 35: Revista Corretores MAIS 13
Page 36: Revista Corretores MAIS 13

O risco de acidente é 23,2 vezes maior,dados do National Highway Traffic Safety.

Não mande SMS enquanto dirige.

AUTOSeguro

GRUPO SEGURADOR BB E MAPFRE

www.mapfre.com.br

Sinta o impacto.