revista ciranda - ediÇÃo 01

32
CIRANDA REVISTA Elaborado por OS MISTÉRIOS DO CORPO HUMANO. DICAS IMPORTANTES PARA PAIS E FILHOS. Edição 01 . Ano 01 LUIS OTÁVIO SAÚDE CURIOSIDADES

Upload: revista-orange

Post on 17-Mar-2016

226 views

Category:

Documents


4 download

DESCRIPTION

Conheça a Revista Ciranda, um produto da agência Magrela Consultoria de Mídia que mostra dicas de saúde para você e toda sua família.

TRANSCRIPT

Page 1: REVISTA CIRANDA - EDIÇÃO 01

CIRANDAREVISTA

Elaborado por

OS MISTÉRIOS DO CORPO HUMANO.

DICAS IMPORTANTES PARA PAIS E FILHOS.

Edição 01 . Ano 01LU

IS O

TÁVI

O

SAÚDECURIOSIDADES

Page 2: REVISTA CIRANDA - EDIÇÃO 01

Um

produto

Magrela CM

LtdaCN

PJ 12.482.625/0001-1]77 3628.5140 ou 77 9952.4300Rua Pará, Q

d 21, Lt 03, CentroM

ezanino Globo Im

óveisLuís Eduardo M

agalhães . BA

Tiragem 1.000 unidades

Distribuição G

ratuítaIm

pressão: Corel Gráfica

Organizadores:

Clínica VittaIm

unopedD

r. Fabio Minotto

Angelo Cornelli

FotografiasBanco de Im

agens

Studio 55 N

eiva SehnTales G

arcia77 9131.7347

Agradecimentos:

Deus, nossa fam

ília e amigos.

As colunas e artigos assinados

são de responsabilidade de seus autores. O

conteúdo pu-blicitário é de responsabilida-de de seus idealizadores.

Seja benvindo à CIRA

ND

A, um

a revista voltada para o público infantil e adolescente com

con-teúdo inform

ativo e, porque não, lúdico para os nossos pequenos.Com

o profissionais e pais apaixonados nos da-m

os conta de que, com o nascim

ento de nossos filhos, tam

bém nasce um

a série de dúvidas e inseguranças que, m

uitas vezes, são supridas em bate-papos inform

ais, em

uma roda de am

igos, perante algum fam

iliar, ...Considerando esse novo m

undo onde a boa e adequada criação de nossos filhos é nossa prioridade m

áxima opta-

mos a oferecer a você, leitor e parceiro, um

a “revista guia” onde assuntos dos m

ais variados temas serão abordados

a fim de orientar e conduzir a um

a conduta adequada di-ante de tantas e variadas incertezas. Leia, aproveite e curta essa prim

eira edição, pois aqui você encontrará o que tem

os de melhor.

Juliana W. Faccione

Page 3: REVISTA CIRANDA - EDIÇÃO 01

Ao descobrirmos ser pai ou mãe, parece que o mundo gira em torno de dúvidas. Nossos pais se tornam nova-mente amigos e conselheiros, damos mais atenção à fa-mília, a sentimentos e a detalhes até então subjugados por nosso cotidiano. Então, eis que surge a questão de todas nós mães: quem será o pediatra que cuidará de meu herdeiro?Não é fácil, envolve carinho, empatia, familiaridade e amizade, entretanto diz respeito também à disponibi-lidade, a cidade, a cultura, a formação e enfim outro le-que de situações.Mediante a essa situação “interessante”, colocamos al-gumas dicas para encontrarmos o profissional ideal:1) Procure informações ainda quando estiver grávida;2) Ouça a opinião de seu ginecologista e obstetra e tam-bém dos amigos que já tem filhos;3) Confiança: a empatia tem que acontecer na primei-ra consulta. Tanto da família, como do médico pediatra. Nessa situação, você vai sentir que estão em sintonia.4) Pesquise: para ter a certeza de que o profissional é conceituado no mercado. Nesse quesito, todos os pe-diatras de LEM-BA são excelentes!;5) A agenda é lotada? Por melhor que seja o pediatra, se ele só tiver vaga para daqui a três ou quatro meses, talvez não tenha tempo para dar a atenção que você exige;6) Atendimento 24 horas: Se você for uma mãe de pri-meira viagem, provavelmente terá muitas dúvidas. En-tão, procure saber se o pediatra pode atender o celular e atender você nesses momentos de aflição. Sem abusos, é claro.7) Carinho: Para muitas mães, o carinho do médico com seu filho é o fator principal para a escolha. Então, avalie o tamanho da importância disso para você;8) Proximidade: Escolha um médico que atenda próxi-mo a sua casa, assim terá mais tranquilidade na hora de resolver problemas de urgência;9) Consultório: a estrutura do consultório também deve ser de suma importância. Se ele tiver brinquedos para distrair a criança, por exemplo, pode ser uma ferra-menta a mais para observar o desenvolvimento psicos-social e motor;10) Clareza: Escolha um médico que fale sua língua e não saia do consultório com dúvidas.

10 DICASPara escolherum Pediatra

Dra.Rosanna CarrarettoPediatra

77 3628.3531e 77 9133.6530Rua Paraná, 455, Sala 02Edifício Empresarial Ana Luísa, CentroLuís Eduardo Magalhães - BAwww.imunoped.com.br

Page 4: REVISTA CIRANDA - EDIÇÃO 01

Dra. Márcia RibeiroOftalmologista - CRM 9094

A médica baiana, especializada em oftalmologia, Dra. Márcia Ribeiro nos esclarece sobre o TESTE DO OLHINHO.

O Teste do Reflexo Vermelho ou Teste do Olhinho, como é mais conhecido, visa a detecção precoce da Catarata Congênita. Deve ser realizado logo após o nascimento, em alguns grandes centros antes da alta hospitalar; preferencialmente dentro dos primeiros vinte dias de vida do recém-nascido (RN).Este exame é muito simples de ser realizado, por pessoa qualificada; dura em média alguns minutos e é indo-lor. Ele é realizado numa sala escurecida e o aparelho utilizado é o Oftalmoscópio Direto, que incidirá um feixe de luz sobre o olho do bebê. O exame é conside-rado normal quando é observado um reflexo vermelho, homogêneo e simétrico em ambas as pupilas do recém--nascido. A preocupação com a precocidade do exame deve-se ao fato que a Catarata Congênita ser de trata-mento eminentemente cirúrgico e o melhor resultado obtido quando é realizado até o terceiro mês de vida.É muito comum se falar de Catarata em idosos (CATARA-TA SENIL) e grande parcela da população desconhece que esta patologia possa ocorrer em bebês; fiquem sabendo que esta ocorre em 0,4% dos nascidos vivos e é uma importante causa de cegueira infantil no mun-do, especialmente nos países “em desenvolvimento”, devido a alta incidência de infecções congênitas, como a Rubéola.Outras patologias que podem ser detectadas por este teste são: GLAUCOMA CONGÊNITO, TUMORES INTRA OCULARES, e HEMORRAGIAS VÍTREAS.É importante salientar que este exame faz parte da triagem neonatal juntamente com o Teste do Pezinho e da Orelhinha. Caso o bebê seja prematuro (menos de 32 semanas ou com peso inferior a 1.500g) deverá ser encaminhado ao oftalmologista para realizar também o Mapeamento de Retina; entre a 4ª e 6ª semana de vida extra-uterina, para detecção da Retinopatia da Prema-turidade.A VISÃO É O NOSSO SENTIDO MAIS PRECIOSO!

Graduada pela Fundação Baiana para o Desenvolvimento da Medicina. Residência Médica na Universidade

Federal da Bahia-HUPS; Título de Especialista em Oftalmolo-gia pelo C.B.O (Conselho Brasileiro de Oftalmologia).

Atendimento Particular e Convênios

ReflexoPRECIOSO

77 3628.7491Avenida Brasília, qd 51, lt 24

Centro Empresarial Jatobá . Sala 103Luís Eduardo Magalhães - BA

Page 5: REVISTA CIRANDA - EDIÇÃO 01

Após solicitação do pediatra muitos pais se questionam sobre o que é, para que serve e até quando é possível realizar o Teste da

Orelhinha.O Teste da Orelhinha ou Triagem Auditiva Neona-tal é uma exame rápido, indolor, não invasivo e sem contra-indicações que auxilia no diagnóstico precoce da surdez avaliando o funcionamento da cóclea, estrutura que compõe a orelha interna.É considerado um exame de extrema importância para o bebê pois possibilita, além do diagnóstico precoce, um tratamento adequado para suprir e/ou minimizar as dificuldades associadas a priva-ção da audição no desenvolvimento infantil.Antes de sua existência, a suspeita de surdez ocor-ria a partir dos dois anos de idade o que, conse-quentemente, ocasionava um diagnóstico tardio e, sobretudo, uma atraso significativo no desen-volvimento comunicativo, emocional, cognitivo e social do indivíduo em relação as crianças da mes-ma faixa etária.Não existe idade limite para a realização do exa-me, porém indica-se que seja realizado preferen-cialmente até o terceiro mês de vida da criança, pois até esse momento as mesmas são conside-radas mais tranquilas. Como o equipamento que realiza o Teste da Orelhinha é extremamente sen-sível, movimentos da cabeça, braços e pernas, as-sim como o choro e respiração ruidosa, interferem negativamente nos resultados impossibilitando, muitas vezes, a conclusão da avaliação auditiva.Segundo orientação da Sociedade Brasileira de Pediatria, o Teste da Orelhinha deve ser universal, ou seja indicado a todos os recém-nascidos. Se você ainda não realizou o exame no seu filho, soli-cite ao pediatra que o acompanha.

TESTE DAOrelhinha

Juliana Wietzke Faccioni Fonoaudióloga - CRFa 7755/BA

Roberta G. Remolli Reghini Fonoaudióloga - CRFa 10428/BA

77 3628.5874Avenida Brasília, qd 51, lt 24 Centro Empresarial Jatobá . TérreoLuís Eduardo Magalhães - [email protected]

Page 6: REVISTA CIRANDA - EDIÇÃO 01

Suelen M. TombiniNutricionista - CRN 4404/P

A amamentação é um momento de intimi-dade entre mãe e filho e uma das me-lhores formas de se criar vínculo com a

criança. É neste momento que o bebê fica mais próximo à mãe. Para melhorar este ato tão importante na vida do bebê, é importante ressaltar alguns cuidados especiais que podem melhorar a qualidade da alimentação do recém-nascido.

Mantenha uma dieta rica em grãos e cereais integrais, frutas e verduras.

O consumo de gorduras saudáveis como Omega 3 e 6 é benéfico para o bebê elas estão presentes em: abacate, azeite, castanhas, se-mentes e peixes como o salmão, atum são bons exemplos.

Prefira carnes magras, tire a gordura aparente;De preferências para preparações cozidas, assa-das e grelhadas

Evite as gorduras saturadas (frituras, manteiga, biscoitos).

Água é indispensável nessa fase, o corpo femini-no necessita de uma boa reserva para manter a produção láctea.

Evite cafezinhos, chá preto, refrigerantes, pois eles podem deixar o bebê mais agitado.

Evite bebida alcoólica e fumo.

Amamentação bom para a mãe e melhor para o bebê!!!

Pós Graduanda em Nutrição Clínica e Estética.

Alimentaçaõ saudávelNA AMAMENTAÇÃO

77 3628.5874Avenida Brasília, qd 51, lt 24

Centro Empresarial Jatobá . TérreoLuís Eduardo Magalhães - BA

[email protected]

Page 7: REVISTA CIRANDA - EDIÇÃO 01

A odontologia moderna vem passando por inúmeras mudanças, a mais importante delas é a adoção de uma filosofia preven-

tiva ao invés de corretiva. Ou seja, evitar que o problema (cárie, dentes “tortos”, etc) apareça. Isso só é possível, porque algumas mães passa-ram a levar seus filhos ao consultório, ainda be-bês. O dentista também redefiniu seus padrões de atendimento, preocupando-se, não mais, com o material a ser utilizado para restaurar um dente cariado, mas sim, em como evitar o de-senvolvimento da cárie dentária. A higiene bucal exige atenção adequada desde o nascimento do bebê. Quando a criança ainda não tem dente, é preciso limpar bem a boca e a gengiva para retirar resíduos de leite e do áci-do natural produzido pelo organismo. Cuidar dos dentes de leite é garantir a qualidade dos que nascerão quando esses caírem. Os primei-ros dentes servem de referência para os perma-nentes. Ou seja, se estiverem cariados, tortos ou quebrados poderão comprometer a qualidade de seus sucessores. Outra função fundamental dos dentes de leite é estimular o crescimento adequado dos ossos da face, garantindo espaço suficiente para os permanentes. Atualmente, já se fala em odontologia intra-ute-rina, onde mãe/filho são tratados conjuntamen-te para que o organismo da mãe ofereça condi-ções para uma boa formação dos dentinhos do filho, que se inicia dentro do útero. Portanto, a melhor hora de levar seu filho ao dentista é ain-da na barriga, para a mamãe receber as instru-ções adequadas. Mas, se seu filho já está grande, não se preocupe, sempre é uma boa hora para iniciar a prevenção!

Chegou a horade procurar O DENTISTA!

Dra. Cristiany NandiCirurgiã DentistaCRO-BA 10815

77 3628.4762Rua Clériston Andrade, 826, CentroLuís Eduardo Magalhães - BA

Page 8: REVISTA CIRANDA - EDIÇÃO 01

ou boleto bancário*

parcele comacesse:

standbyte.com.br

77 3628.2292

R$ 2.499,00ou 10x 265,00Chip A5 Dual CoreNova Câmera de 8 megapixels e nova lente.iOS 5 e iCloudO Melhor iPhone até agora.

A Standbyte preparou para vocêuma seleção incrível de produtos!

R$ 1.349,00ou 10x 144,00Entre as principais novidades, está a função BRAVIA Sync, que permite controlar XMB do PlayStation3 com o controle remoto de um tele-visor Sony, se ambos estiverem conectados via HDMI, além disto a tv desliga automaticamente o PlayStation3 quando for desligada.

Valo

res

suje

itos

a al

tera

ção

sem

avi

so p

révi

o. Im

agen

s m

eram

ente

ilus

trat

ivas

R$ 1.379,00ou 10x 147,00

Kinect para Xbox 360 traz vida aos jogos e a diversão de uma maneira extraordinária e sem

controles. Imagine controlar filmes e músicas apenas com as mãos ou com sua voz. Com

Kinect, a tecnologia evapora, deixando brotar a magia natural que existe dentro de cada um.

16 gb R$ 2.499,00ou 10x 269,00

Agora com IOS 5 e I Cloud.Incrivelmente fino e leve.

Chip A5 Dual Core e Bateria de 10 Horas.Mais de 100 mil aplicativos só para IPAD.

Page 9: REVISTA CIRANDA - EDIÇÃO 01

Vamos falar um pouco sobre a neces-sidade de jejum na realização de exa-mes laboratoriais. Saibam que para

todos os exames de laboratório, existem parâmetros que afirmam se estão dentro da normalidade ou não; para que isso ocorra, alguns critérios devem ser seguidos, e um deles é o jejum.Na prática, a maioria dos exames de sangue requerem quatro horas de jejum, mas como há a necessidade de associar também o re-pouso, já que a atividade física e o estresse igualmente afetam os resultados, a maioria das amostras de sangue são colhidas pela manhã, com oito ou dez horas sem alimen-tação. No entanto, a dosagem de triglicéri-des pede um tempo mais prolongado de 12 horas sem comer. Isso tudo seguindo a sua dieta normal, não altere o que você come. Por exemplo, se fizer dieta de 4 a 5 dias an-tes de realizar o exame de triglicerídeos, o resultado obtido vai ser falsamente baixo.É importante a orientação antes da realiza-ção do seu exame laboratorial. Sempre que sair do seu médico vá ao nosso laboratório, pois teremos o maior prazer em lhe instruir, para que os resultados dos seus exames se-jam precisos.Para aqueles que não me conhecem sou o Dr. Charlton Barros Castro, Bioquímico res-ponsável técnico pelo Laboratório Carlos Chagas.

JEJUM EM EXAMES é necessário?

Dr. Charlton Barros Castro Farmacêutico - BioquímicoEspecialista em Citologia Clínica pela SBCC

77 3628.0202Rua Clériston Andrade, qd 25, lt 13 e 14Edifício Castro Alves, Sala 04, CentroLuís Eduardo Magalhães - BAACESSE SEUS RESULTADOS PELO SITE:www.cchagaslaboratorio.com.br

CarlosLABORATÓRIO CLÍNICO

ChagasPrecisão, eficiência e qualidade.

Page 10: REVISTA CIRANDA - EDIÇÃO 01

DIGA

XDI

GA X

DIGA

XDI

GA X

DIGA

X Mural

Mural

Mural

04

03

03

05

11

07

07

12

08

08

06

04

04

01 - Henrique e Arthur // 02 - João Alberto // 03 - José Carlos // 04 - Kaleb05 - Leandro // 06 - Manoela // 07 - Luan // 08 - Maria Clara // 09 - Maria Eduarda10 - Matheus // 11 - Natalie // 12 - Rodrigo // 13 - Samuel // 14 - Davi e Maria15 - Gabriel, Júlia e Guilherme

01 - Gustavo // 02 - Natalha // 03 - Sofia // 04 - Maria Luiza05 - Beatriz // 06 - João Vitor // 07 - Naila // 08 - Patrik // 09 - Riquelme10 - Wellington

01 - Mariana // 02 - Jordana // 03 - Bianca // 04 - Cristian05 - Sofia // 06 - Gabriel // 07 - Simone // 08 - Jorge // 09 - Julia // 10 - Luan

Page 11: REVISTA CIRANDA - EDIÇÃO 01

07

05

05

01

01

01

02

02

02

03

08

14 15

10

10

09 10

06

06

13

09

09

Page 12: REVISTA CIRANDA - EDIÇÃO 01

Luis Otávio Câmara Avelar Nogueira,de 7 meses de idade, filho de Eliana e Alexan-

dre Augusto Avelar Nogueira é a nossa capa de lançamento da Revista Ciranda.

NOSSACAPA

Page 13: REVISTA CIRANDA - EDIÇÃO 01

A higienização das mãos é considerada a ação iso-lada mais importante no controle de infecções em serviços de saúde. Porém, a falta de adesão

dos profissionais de saúde a esta prática é uma realida-de que vem sendo constatada ao longo dos anos e tem sido objeto de estudo em diversas partes do mundo.As manifestações de preocupação com a necessidade de lavar as mãos datam do século XI. Entretanto, duran-te os séculos que se seguiram, os hábitos de higiene não passaram de rituais de purificação e beleza, evidencian-do mais os cuidados com a aparência do que propria-mente uma preocupação com a saúde.Mesmo centenas de anos depois, em meados do século XIX, quando Semmelweis produziu a primeira evidência científica de que a higienização das mãos poderia evitar a transmissão da febre puerperal, essa prática não foi compreendida em sua importância e tampouco aceita pelos profissionais da sua época.Muitas décadas se passaram e diversos cientistas e filó-sofos comprovaram e defenderam a causa da assepsia.O tema é de grande interesse científico, com milhares de estudos internacionais publicados anualmente. Em 1988, LARSON revisou 423 artigos publicados entre 1879 – 1986. Mais da metade desses trabalhos (50.8%) avaliava produtos para higienização da pele e 10.9% apresentavam estudos sobre comportamento. Exceto pela especificidade, todos outros elementos para a admissão da relação causal, como temporalidade, im-pacto, plausibilidade e consistência de associação esta-vam presentes. Foi concluído que a ênfase na lavagem das mãos era pertinente e deveria ser mantida. Por outro lado, a frequência aumentada na higienização e o tipo de substância utilizada podem levar a danos na pele e aumentar a liberação de microrganismos no am-biente.Os novos produtos e a racionalização das indicações de higienização das mãos podem contornar este problema e facilitar a adesão de profissionais a essa prática, com consequente redução das infecções.O grande desafio, nos dias atuais, é a adequação das téc-nicas já desenvolvidas, aplicando os produtos disponí-veis, a real necessidade de cada instituição ou pessoa, de acordo com o grau de complexida-de das ações ali desenvolvidas.

LAVAR AS MÃOSe riscos ambientais:Você é exposto?

Dr. Fabrício Prado MonteiroAlergista e Imunologista

77 3628.3531e 77 9133.6530Rua Paraná, 455, Sala 02Edifício Empresarial Ana Luísa, CentroLuís Eduardo Magalhães - BAwww.imunoped.com.br

Page 14: REVISTA CIRANDA - EDIÇÃO 01

As mães e os pais estão sempre preocupados em saber se estão fazendo tudo que podem pelos seus bens mais preciosos, os filhos. E quando o

assunto é saúde, os cuidados são redobrados. Então, aí vão três grandes dicas, as quais eu considero três das mais importantes para o desenvolvimento físico e emo-cional do seu filho, seja ele criança ou adolescente:

1° Identifique possíveis sinais de respiração bucal2° Pesquise sobre a respiração bucal3° Consulte um profissional

O primeiro passo é identificar se o seu filho apresenta alguns sinais de respirador bucal*. Uma boa hora para descobrir se ele é ou está se tornando um respirador bucal, é observá-lo assistindo TV ou dormindo. Em uma dessas situações, veja se ele está, freqüentemente, com a boca aberta. Outros sinais, faceis de identificar, são o ato de babar no travesseiro enquanto dorme, ou comer com a boca aberta. Se você detectar uma ou mais des-tas alterações, de o próximo passo.O segundo passo consiste em pesquisar informações sobre a respiração bucal. E isso pode ser fácil e rápido graças a internet. Digite no google.com.br palavras chave sobre o assunto, tais como “respiração bucal”. Leia e você se surpreenderá como uma simples “boca aberta” pode causar mal nos dentes, na face, na capa-cidade auditiva, na postura, no rendimento escolar, na auto-estima e no comportamento. Após aprender mais sobre o assunto, vamos adiante.O terceiro passo é consultar um profissional. O seu filho será examinado para confirmar se os sinais que você detectou fazem dele um respirador bucal. Em caso afirmativo, o profissional irá orientar os pais a iniciar o tratamento o quanto antes. Muitas vezes, é o Ortodontista o primeiro a ter con-tato com o paciente que respira pela boca. Durante o tratamento, trabalharemos em conjunto com o médico alergologista, o otorrino, a fonoaudióloga, o fisiotera-peuta e até o psicólogo, quando indicado. Tudo para que seu filho ganhe qualidade de vida.Quem respira pelo nariz, vive melhor! Palavra de quem conhece os dois lados, como profissional e como ex--respirador bucal.

* Entenda como respirador bucal, pessoas que respi-ram ora pela boca e ora pelo nariz. Isso já é o suficiente para você procurar orientação profissional.

Especialista em Ortodontia e Ortopedia FacialProfessor do Curso de Pós-Graduação em Ortodontia

3 dicas para saberse o seu filho é umRESPIRADOR BUCAL

77 3628.4762Rua Clériston Andrade, 826, Centro

Luís Eduardo Magalhães - BA

Page 15: REVISTA CIRANDA - EDIÇÃO 01

CIRURGIA DEAmígdalas

Dra. Lara de Souza Castro Clínica São Camilo

77 3628.0011 Rua Piauí, Qd 77, Lt 24 Luís Eduardo Magalhães - BA

Hospital e Maternidade Silvestre

77 3628.9300 Av. Brasília, qd 04, lt 01 Luís Eduardo Magalhães - BA

ENTRE EM CONTATO:[email protected]

As amigdalites de repetição são infecções bacterianas recorrentes das amígda-las, que causam dor ao engolir e febre.

Considera-se 5 ou mais amigdalites em um ano, ou ainda 3 ou mais por ano por vários anos se-guidos, uma quantidade exagerada. No entanto, mais do que simplesmente avaliar quantas amigdalites a criança tem por ano, é preciso observar o uso recorrente de antibióticos, pois estes causam a longo prazo alterações e danos ao organismo da criança Devemos nos ater se as amigdalites esti-verem causando prejuízo ao desenvolvimento da criança e interferindo de forma negativa e significativa em sua qualidade de vida, nestes casos, há que se pensar em remover as amígda-las (cirurgia). Nos Estados Unidos a cirurgia de adenoide e amígdalas está entre as cinco mais realizadas de todas as cirurgias eletivas. Na Inglaterra é a cirurgia mais comum de todas. Nossa experi-ência é que a cirurgia, quando bem indicada, é uma verdadeira guinada para melhoria na qualidade de vida da criança. Não raro as mães usam a expressão “nossa, é outra criança” após o procedimento cirúrgico. É verdade que não se deve remover amíg-dalas sem um motivo forte para isso. A cirurgia, mesmo sendo uma cirurgia menor, nunca deve ser a primeira escolha de tratamento e só se deve lançar mão dessa opção quando o tra-tamento clínico (medicamentoso) não obtém sucesso e quando os malefícios trazidos pelas amigdalites realmente justifiquem o procedi-mento.

Page 16: REVISTA CIRANDA - EDIÇÃO 01
Page 17: REVISTA CIRANDA - EDIÇÃO 01

Por que as nádegas não são uma boa localização para injeções

intramusculares em lactentes?

VOCÊSABIA?

ENVIE SUA

CURIOSI-DADE

Mostre a Língua!

Saliva pra mais de metro!

[email protected]

Qual é o valor da canja de gali-nha nas infecções virais do trato respiratório superior (IVTRS)?

Respire Fundo!

• O músculo glúteo não está completamente desenvolvido em alguns lactentes;

• Existe a possibilidade, remota, de lesão do nervo ciático ou da artéria glútea superior se a injeção for mal aplicada;

• Algumas vacinações podem ser menos eficazes se injetadas no tecido adiposo (p.ex, vacina contra raiva, influenza e hepatite B;

• Se as injeções nas nádegas forem aplicadas em ciranças maiores, o local apropriado é o glúteo médio, no quadrante

superior externo, e não o grande glúteo, que é mais medial.Zuckerman JN: The importance of injecting vacines into muscle. BMJ 321: 1237-1238,2000.

A língua, elemento primordial para a articulação das palavras, tem quatro zonas de sensibilidade: o fundo - que sente o sabor amargo;

as laterais do fundo - o azedo; as laterais da frente - o salgado, e a frente - o doce. As crianças têm maior capacidade de perceber sabores do que os adultos. Elas contam com um terço de células

gustativas a mais. Adaptado de: O Guia dos Curiosos, de Marcelo Duarte. Cia das Letras - 1995

Você sabia que irá produzir 38.432 litros de saliva em toda a sua vida. Seria 1,5 litros de saliva por dia se viver durante 70 anos. Isso é

o suficiente para encher uma grande piscina. Eca!.Adaptado de netdentista.com/2011/09/curiosidades-sobre-a-boca.html

Os benefícios da canja de galinha têm sido apregoados por centenas de anos, iniciando no século XII, quando o médico e filósofo Maimônides exaltou suas virtudes. O mecanismo preciso dos seus benefícios terapêuticos folclóricos permanece indefinido. Um estudo recente na Universidade de Nebraska constatou que os componentes não particulados da canja de galinha in vitro inibiram a migração de neutrófilos, dependen-do da concentração. Esse efeito anti-inflamatório pode ser o mecanismo pelo qual a canja de galinha diminui os sintomas das IVTRS. Rennard BO, Ertl RF, Gossman GL, et al: Chicken soup inhibits neutrophil chemotaxis

in vitro. Chest 118: 1150-1157, 2000.

Você sabia? ...que um atleta que respira pela boca apresenta rendimento físico 21% menor, se comparado ao que respira pelo nariz. Portanto, se você quer ser jogador de futebol, volei-bol, ou se dar bem no jogo da escola, trate de fechar a boca!Adaptado de ativo.com/Canais/Pages/1ForumdeOdontologiadoEsporteparaAtletasdeAltoRendimento.aspx

Page 18: REVISTA CIRANDA - EDIÇÃO 01

Roberto Wagner e Izabella Sfair

77 9933.3050 . 77 9146.4956Rua Paraná, n° 455, Edifício Empresarial Ana Luísa, Sala 104, Centro.

Luís Eduardo Magalhães - BA (ao lado do Banco do Nordeste)

Izabella

JÁ TOMOU SEU

SHAKEHOJE

Antes Depois

Antes99kg 84kg

64kg 54kg

Depois

-10kg

Roberto

Atendimento PersonalizadoAgende o seu horário!

-15kg

Page 19: REVISTA CIRANDA - EDIÇÃO 01

77 3639.0394Rua Paraná, 455, CentroEdifício Ana Luísa, Sala 03Luís Eduardo Magalhães - BA

Identificar lesões na região genital e anus é de grande

importância para o tratamento de pessoas afetadas pelo papilo-ma vírus.A incidência vem aumentando e atinge um nu-mero crescente de jovens, que iniciam sua vida sexual (que é a principal causa de contaminação), podendo transmitir raramente por toalha, sabo-netes e vasos sanitários.As verrugas genitais são causadas pelos subtipos 6 e 11 ditos de baixo risco e nunca evoluem para câncer.As verrugas genitais se assemelham as que sur-gem em outras regiões corporais e geralmente não há sintomas.As verrugas podem ser únicas ou múltiplas, pe-quenas ou grandes, planas ou pediculadas e ter cor de pele ou tonalidade rosa acinzentada e avermelhada. Quando uma pessoa afetada não recebe tratamento ou seu sistema de defesa não as elimina naturalmente, as verrugas tendem a aumentar de tamanho e se multiplicar, nesses ca-sos torna-se parecidas com uma couve-flor, cha-mada de condilomas.Vale lembrar que existem dois grupos de vírus, o de baixo risco e o de alto risco. Para o câncer de colo uterino os de alto risco principais são 16 e 18.A vacinação é sem dúvida a principal arma con-tra o HPV, tendo o poder de eliminar 98% do risco da paciente desenvolver câncer do colo uterino. (a segunda maior causa de morte por câncer nas mulheres brasileiras, perdendo apenas para o câncer de mama.).Já existe disponibilidade das vacinas em Luís Eduardo Magalhães e que deve ser feita em to-das as mulheres que tem vida sexual ativa, princi-palmente as jovens de 9 a 25 anos que serão as maiores beneficiadas com o tratamento. Consulte seu ginecologista para maiores informações.

ULTRASSONOGRAFIA | GINECOLOGIA | OBSTETRÍCIA

SAÚDE DAMULHER

Cuidados com asVerrugas GenitaisCOMBATE PERSISTENTE

Dr. Luciano SeveroCRM 16244 BA

[email protected]

Page 20: REVISTA CIRANDA - EDIÇÃO 01

A infância e adolescência são etapas da vida vivenciadas em grande parte ao ar livre. Aos 20 anos, a maioria das pessoas já se expôs a

cerca de 50-80% da radiação solar de toda a sua vida. Assim, mesmo que se tenha o máximo de cuidado na fotoproteção na vida adulta, o fotodano na infância já ocorreu naquela ocasião. A exposição solar moderada é saudável e estimula a produção de Vitamina D. O que se deve evitar é a exposição excessiva ao sol.

A criança deve fazer uso do protetor solar após os 6 primeiros meses de vida de forma regular e diária, principalmente aquelas crianças de pele clara. A crian-ça também deve evitar expor-se ao sol nos horários de “ pico” de UVB (raios ultra violeta B) , das 10 as 16h , procurando ficar a sombra nesses horários. Durante exposições maiores como praia e piscina, além do protetor solar usar roupas adequadas e chapéus.Os filtros solares devem ser físicos, como o dióxido de titânio, com formulações mais suaves livres de filtros químicos, os quais podem desencadear reações alérgi-cas nos pequenos.

Há estudos que demonstram o beneficio do uso de protetor solar FPS 15 nos primeiros 20 anos de vida com diminuição do risco de câncer de pele em ate 78%. Sendo assim, os pais devem ser orientados para o uso regular de fotoprotetor solar em crianças não só para evitar queimadura solares mas, sobretudo, para a prevenção do câncer de pele e do fotoenvelhecimen-to, resultado do dano solar cumulativo ao longo de anos.

Fotoproteçãona infância

Toxina botulínica . Preenchimento Rejuvenescimento da pele

Depilação a laser . Doenças de pele, cabelo e unhas.

77 3628.0011Rua Piauí, Centro

Luís Eduardo Magalhães - BA

Page 21: REVISTA CIRANDA - EDIÇÃO 01

Para manter a pele dos bebês e das crianças saudável, segurança é o

fator preponderante. Os hidra-tantes infantis são formulações hipoalergênicas, com compo-nentes balanceados, proprie-dades e funções específicas, devendo ser desenvolvidos seguindo as mais rigorosas normas técnicas e adequados às crianças, dependendo da faixa etária, região do corpo e outras características.

Para mais informações, procu-re um dermatologista, ou nos-sa equipe de Farmacêuticos.

SOL AMIGO

Conheça nossas unidades

Luís Eduardo Magalhães77 3628.6662 Rua Pernambuco, 344, Centro

Barreiras77 3611.4020 Rua Princesa Isabel, 550, Centro

Page 22: REVISTA CIRANDA - EDIÇÃO 01

Depressão: Tristeza profunda ou perda do prazer nas atividades durante semanas ou meses, desânimo, falta de energia, choro fácil, pensamentos de suicídio, perda do desejo sexual, insônia ou sono-lência excessiva, falta de apetite ou comer demais para aliviar an-gústia, esquecimento, raciocínio lento, falta de concentração.

Ansiedade Generalizada: Tensão mental e sensação de stress cons-tante, sofrer por antecipação, falta de paciência para esperar, muita irritabilidade, inquietação, dores sem explicação, tensão nos múscu-los do pescoço e às vezes de todo o corpo.Síndrome do Pânico: Crise de ansiedade muito forte que vem de re-pente. A pessoa fica com palpitações (batedeira), falta de ar, mãos e pés suando gelados, enjôo, sensação qeu vai desmaiar ou morrer naquela hora.

Fobia Social: Pessoas extremamente tímidas com grande dificul-dade de estar em lugares com muitas pessoas, principalmente se forem desconhecidas. Falar em público geralmente é uma tortura. O prejuízo é muito grande na vida pessoal e profissional.

Transtorno Bipolar: Pessoas que tem variações muito fortes de humor com períodos de depressão grave, alternado com períodos com sintomas contrários, chamados de “mania”, em que a pessoa fica com muita energia, falante, faz várias coisas ao mesmo tempo, dorme muito pouco, fica com humor bem feliz, “eufórico” ou muito irritado. Pode ficar muito impulsiva nas áreas da sexualidade (vários parceiros), compras excessivas, direção perigosa, uso abusivo do ál-cool e/ou drogas.

Esquizofrenia: Doença mental mais grave em que a pessoa sai da realidade e pode ter alucinações (vozes e visões), delírios em que acredita em coisas que não existem (estão sendo perseguidas, são muito ricas, as pessoas podem ouvir seus pensamentos, etc.)

Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade: Doença que começa na infância em que a criança é extremamente inquieta (cha-ma a atenção de todos), não consegue ficar parada prestando aten-ção em nada com grande prejuízo na escola tanto no aprendizado como no relacionamento.

Álcool, Cigarro e Drogas: Com a liberalização do uso destas subs-tâncias, as crianças e adolescentes cada vez mais acham normal to-mar uma cervejinha, fuma um cigarro ou até mesmo um “baseado” (maconha). O uso destas substâncias são altamente nocivos a saúde e causam dependência.

Preciso de Ajuda?Conheça alguns sintomastratados pela psiquiatria

Dra. Flávia RiskallaPsicólogia . CRP 3916

Dr. Alexandre RiskallaPsiquiatria . CRM 21387

77 3611.0789Av. Benedita Silveira, 108,

Ed. Portinari - 3° Andar - CentroBarreiras - BA

77 3628.6453Avenida Brasília, qd 51, lt 24

Centro Empresarial Jatobá . Sala 203Luís Eduardo Magalhães - BA

Psiquiatria & Psicologia

Conhecer a si mesmo nos dias de hoje é de grande importância para manter-se em equilíbrio. Conheça algumas das principais doenças tratadas pela Psiquiatria.

Page 23: REVISTA CIRANDA - EDIÇÃO 01

PongPing

AmandaThalia Gromann

com

Idade?13 Anos

Onde Estuda?Escola Monteiro Lobato - Objetivo

Qual a profissao quer seguir?Medicina

O que mais gosta de fazer em casa?Assistir Televisao

Qual seu esporte preferido?Tênis de Mesa

Uma ou mais pessoas que considera sensacional?Meus pais

Qual seu cantor(a) preferido(a)?Thalia

E a banda?A dupla sertaneja Jorge e Matheus

Musica que mais gosta?Maria del Bairro

A viagem inesquecivel foi aonde?No estado do Rio Grande do Sul em Vila Progresso

O que você gostaria que tivesse em sua cidade?Shopping

O que nao pode faltar na sua gela-deira?Iogurte

Qual sua comida preferida?Frango frito

Page 24: REVISTA CIRANDA - EDIÇÃO 01

O Transtorno de Déficit e Atenção e Hi-peratividade, também conhecido pela sigla TDAH, é o transtorno mental mais

comum da infância e adolescência e quando não tratado pode acarretar consequencias sérias para vida da criança .Mas será que é doença ou apenas falta de limite?Há evidências científicas que portadores de TDAH possuem alterações na região frontal e suas conexões com o cérebro, sendo responsável pela inibição do comportamento inadequado, pela capacidade de prestar atenção, memória, autocontrole, organização e planejamento. E como isso é importante, não é mesmo?Crianças, adolescentes e adultos com TDAH, pa-recem sempre estar com a cabeça no “mundo da lua”. São desajeitados, estabanados, não páram quietos.Estão sempre mexendo mãos ou pés, falam demais, se intrometem nos assuntos dos outros, vivem “esquecendo” tarefas simples.O quadro do TDAH se caracteriza por sintomas de desatenção, inquietude (agitação) e impulsivi-dade, em maior ou menor intensidade.O diagnóstico é clínico, ou seja, baseado na en-trevista psiquiátrica detalhada, onde se investiga a história da criança desde o seu nascimento até seu comportamento no dia-a-dia.O relato dos pais, professores e a observação do comportamento da criança pelo psiquiatra são ferramentas para o diagnóstico. Exames com-plementares são indicados apenas se houver necessidade.Todavia, a avaliação menos onerosa e mais im-portante é a realizada pelo psiquiatra, pois é esse profissional quem determinará um seguimento viável, considerando o histórico pessoal, familiar e sociocultural de cada criança em questão.Até a próxima!

Médica graduada pela UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ;

Residência em Psiquiatria pelaUNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ;

Curso de Aprofundamento em Psiquiatria da Infância e Adolescência pela Associação

Psiquiátrica de Brasília.

Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade

Doença ou Teimosia?

77 3639.0520Rua Paraná, 455, Centro

Edifício Ana Luísa, Sala 103Luís Eduardo Magalhães - BA

ChristianeDra MagalhãesMédica psiquiatra

Bibliografia consultada: Kaplan e Sadock, Compêndio de Psiquiatria: Ciências do Comportamento e Psiquiatria Clínica, 9ª ed.-Porto Alegre: Artmed 2007, cap.43;

DSM-IV-TR 4º ed. Rev.-Porto Alegre: Artmed, 2002; www.tdah.org.br

Page 25: REVISTA CIRANDA - EDIÇÃO 01

A aprendizagem é uma mudança de comportamento resultante da experiência e depende da interação entre fatores individuais e ambientais. Não há dúvidas

que o aprendizado se processa no sistema nervoso central (SNC) e que a complexa função de aprender envolve princi-palmente as atividades das funções cognitivas. A Neuropsicologia dedica-se ao estudo das relações da ex-pressão comportamental e as funções cerebrais preservadas ou alteradas. Tem por objetivo a investigação das funções corticais superiores, como por exemplo, atenção, funções executivas, memória, linguagem, organização e planejamen-to, autocontrole, percepção, entre outras.O desenvolvimento das habilidades escolares (leitura, escri-ta, cálculo) está relacionado diretamente com a organização de diferentes funções corticais. Por exemplo, no processo de leitura é necessária a integração das informações do proces-samento visual (discriminação, organização visual e visuo--espacial), dos símbolos gráficos (grafemas/letras), auditivo/lingüístico (decodificação fonológica, conversão grafema--fonema) e requerem controle atencional e a mediação das funções executivas.Algumas crianças podem apresentar problemas no aprendi-zado. Em relação a esses aspectos, existe uma classificação em duas categorias: a) Dificuldades (naturais ou secundárias) relacionadas a problemas de origem e ordem pedagógica, conflitos familiares e emocionais ou secundárias a outros quadros diagnósticos e b) Distúrbios de Aprendizagem rela-cionados a uma disfunção no Sistema Nervoso Central (SNC). Os diagnósticos dos Distúrbios de Aprendizagem devem excluir problemas de ordem sensorial, intelectual, motora, cultural, familiar ou outras causas.A Avaliação Neuropsicológica é recomendada em qualquer caso em que haja suspeita de dificuldade cognitiva ou com-portamental. Ela pode auxiliar no diagnóstico e tratamento de diversos problemas neurológicos, de desenvolvimento infantil e comprometimentos psiquiátricos.A Neuropsicologia Infantil identifica precocemente altera-ções no desenvolvimento cognitivo e/ou comportamental e vem tornando-se um dos componentes essenciais das consultas periódicas da saúde infantil.

Principais Indicações:Distúrbios de AprendizagemDistúrbio Específico de Leitura e Escrita (Dislexia)Transtornos do CálculoTranstornos de MemóriaTranstorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH)Transtornos Invasivos do Desenvolvimento/ AutismosTranstornos PsiquiátricosEpilepsias

77 3628.5874 Avenida Brasília, qd 51, lt 24 Centro Empresarial Jatobá . TérreoLuís Eduardo Magalhães - BA

Graduada em Psicologia pela Universidade Estadual de Londrina (UEL)-PR Especialização em Neuropsicologia e Neurologia Infantil pela UNICAMP. Campinas-SPPsicoterapeuta ComportamentalAtendimento crianças e adolescentes.

CRP 03/8185

NeuropsicologiaE APRENDIZAGEM

Page 26: REVISTA CIRANDA - EDIÇÃO 01

ZOONOSE – é um termo utilizado pra definir doen-ças transmitidas para o ser humano ou mesmo com potencial para transmissão entre estes; alguns vírus,

fungos, bactérias, rikettsias, protozoários, helmintos e artrópodes, mas vale ressaltar que o homem também pode transmitir algumas dessas doenças para os animais e tais doenças são de denominadas de zooantroponoses. As zoonoses podem ser divididas em Ciclozoonoses, Meta-zoonoses e Saprozoonoses: as Ciclozoonoses - O agente necessita obrigatoriamente de passar por duas espécies distintas de animais vertebrados para que seu ciclo se com-plete. As Metazoonose são aquelas transmitidas através de vetores invertebrados onde o parasita realiza o uma fase do ciclo durante um determinada tempo. As Saprozoonose quando não há participação efetiva de uma espécie do reino animal, se acontecer seria de forma acidental, essa tipo de zoonoses acontece quando o hospedeiro tem contato com o solo ou plantas que estejam abrigando o agente causador.As formas de transmissão dessas doenças são por: ingestão de alimento contaminados, ingestão acidental de excremen-tos ou secreções, contato direto(pele ou mucosas), ectopara-sitas, mordidas, arranhões, inalação ou inoculação acidental com agulhas seringas ou fômites.É bem verdade que as zoonoses foram motivos de preo-cupação no passado mas graças ao avanço das medidas preventivas, através de vacinas aliados a medidas de higiene e limpeza e principalmente da conscientização pública, o problema foi amenizado. Portanto não há motivo para pânico, porque os benefícios da companhia dos animais domésticos pra o ser humano, são enormes, especialmente para as crianças, as pesquisas comprovam tais afirmações, até mesmo quando os fatores de risco tornam possíveis à transmissão de doenças, as mesmas são atenuadas, ou até mesmo extintas, quando prevenidas, sob os cuidados e orientação criteriosa de um profissional médico veteriná-rio capacitado para esclarecer as questões , tornando seu mascote e sua família mais felizes, saudáveis e com mais qualidade de vida, podendo então usufruir o máximo de um convivência primorosa.

ZoonoseÉ motivo dePreocupação?

Medico Veterinário -CRMV-1853 BA

Clínica geral, Clínica preventiva, Cirurgias, Ultrassonografia, Dermatologia Otoscopia,

Rinoscopia, Vaginoscopia, Citologia-microscopia, Internamento.

Somente Vacinas Importadas.

Farmácia Veterinária Completa.

Estética canina com banho e tosa (banhos medicinais, secadora sem stress, tinturas,

hidratação e tosa de todas as raças e banho a seco)

Pet shop com produtos Rações Royal Cannin e Premier

e uma linha completa de acessórios.

Page 27: REVISTA CIRANDA - EDIÇÃO 01

Encontre nesta página uma seleção de CD´s, DVD´s e Livros para você curtir com as crianças.

CD Kleiton e KledirPar ou ÍmparIdeal para ouvir durante uma viagem em família.

Coleção DisquinhoEstórias que marcaram época remasterizadas em CD´s.

Adriana PartimpimTrabalho de Adriana Calcanhoto

voltado para o público infantil tornou-se sucesso de vendas em

vários países.

CIRANDAINDICA

Galinha Pintadinha I e IIClipes musicais do cancionário

popular brasileiro, fazendo o maior sucesso com crianças de

0 a 3 anos.

O esconderijo das vontadesLivro que nos faz refletir sobre o papel das vontades na nossa rotina.

Passeando com Xereta, o Cão-detetive

Livro interativo que nos conduz à uma aventura investigativa.

O Homenzinho do Sono,7 Histórias para 7 noites. Neste livro “Zé Soninho” se torna parceiro importante na busca de uma boa noite de sono para seu filho.

Boa Noite Vaquinha!O nariz da vaquinha acende!

Uma boa leitura para a hora de dormir.

Page 28: REVISTA CIRANDA - EDIÇÃO 01

A escleroterapia, mais conhecida como “aplicação”, tem por finalidade o tra-tamento de pequenas varizes conhe-

cidas por “vasinhos”. É realizada através da injeção de um medicamento no interior da veia doente, ocasionando o seu desapareci-mento.

Existem muitas substâncias que podem ser usadas, sendo a glicose a mais empregada, por causa da grande tolerabilidade, menoríndice de complicações e por não causar alergia.

Mais recentemente, passa-mos a utilizar um novo mé-todo em nossa clínica, o sis-tema Siberian. Este sistema, anestesia temporariamente a pele através do resfriamen-to de ar, garantindo maior segurança ao paciente, ge-rando uma aplicação muito mais confortável e eficaz

O procedimento deve ser feito sempre por médicos, o que diminui o risco de compli-cações como ulceras e manchas.

Portanto lembre-se, a escleroterapia é um método seguro, eficaz e praticamente indolor. Procure seu angiologista ou cirurgião vascular.

Varizesconheça aEscleroterapia

77 3628.0011Rua Piauí, Centro

Luís Eduardo Magalhães - BA

Doppler Vascular

Dr. Thiago B. Maia

Page 29: REVISTA CIRANDA - EDIÇÃO 01

Assessoria em festasCaligrafaConvites

Faça um Orçamento(77)9964.8600

LembrancinhasScrapbook

Momentos especiais devem ser únicos!

Page 30: REVISTA CIRANDA - EDIÇÃO 01

A Revista Ciranda também está na internet. Acesse:

www.revista

.com.br

Page 31: REVISTA CIRANDA - EDIÇÃO 01

JOGO DA memória

Recorte toda a linha pontilhada. Utilize tesoura sem ponta.

Recorte toda a linha pontilhada. Utilize tesoura sem ponta.

Page 32: REVISTA CIRANDA - EDIÇÃO 01

JOGO DA memória

Recorte toda a linha pontilhada. Utilize tesoura sem ponta.

Recorte toda a linha pontilhada. Utilize tesoura sem ponta.