revista choice - 10.2013

44

Upload: weigel-coaching

Post on 09-Mar-2016

241 views

Category:

Documents


7 download

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

Page 1: Revista Choice - 10.2013
Page 2: Revista Choice - 10.2013

02 choice

Page 3: Revista Choice - 10.2013

05 - Pensamentos da Choice

08 - Colaboradoes

11 - Ferramentas de CoachingCaminhos criativos e inovadorespara avivar e renovar seu negóciode coaching Brinquedos deCoaching para 2013

13 - Livros da ChoiceLivros para melhorar o estilo devida de coachingComemoração da Históriado Coaching

14 - Situações de RigidezPor que muitos coaches falham?Orientações especializadas emassuntos fundamentais decoaching

16 - PerspectivaRomper a relação de tempo pordinheiro Expandir seus serviçose produtos para gerar mais receita

18 - Liderança CorporativaNosso convite é confiável Ummodelo de processo paracontratação eficaz comcompradores

choice MagazineVolume 13 - Número 3

03 choice

Page 4: Revista Choice - 10.2013

EquiPE BRaSiLdiREção ExECutivaJaqueline Weigel

atEndimEntoRosely Kelberman

tRaduçãoSilvia Pilagallo

diREção dE aRtEAlexandre Bittencourt

04 choice

2 REBMUN 11 EMULOV 4

upfront

11 choice books ot hcaorppA hcaoC A

Marketing by Kat Knecht

12 coaching tools Products Reviewed:

emaG gnihcaoC ehT ,uoY fo stnioP • launaM s’renwO nA :nI sI esuM ehT •

For Your Creativity raoZi •

xobporD • hcaocibU •

& satierF ed ardnaS yb Marcy Nelson-Garrison

15 sticky situations gnivil emit-lluf a ekam I od woH“

as a coach?” rraC giarC ,enneirdA loraC yB

& Victoria Trabosh

VOLUME 11 NUMBER 2

5 choice thoughts

8 contributors

PUBLISHER & CEOGarry T. Schleifer, PCC, CMC

CHIEF OPERATING OFFICERJenna Burrow

MANAGING EDITORJanet Lees

PROOFREADERAlly Gaynor

ART DIRECTORMichele Singh

PRODUCTION MANAGERJoleen O’Brien

BUSINESS DEVELOPMENTDIRECTORGarry T. Schleifer

PARTNER AND AUDIENCE RELATIONSHIP MANAGERKim George

CUSTOMER SERVICE, COMMUNICATIONS & WEB SERVICESMonica Lambert, CPCPortable Associate

EDITORIAL BOARDCarol AdrienneTerI-E BelfLaura Berman FortgangRich FettkeDebbie FordC. J. HaydenDorcas KelleyPamela RichardePhil SandahlIyanla Vanzant

2285 Lakeshore Blvd. West,Suite 807Toronto, ON, Canada M8V 3X9Phone/Fax: 1-800-553-3241

P.O. Box 8388Round Rock, TX 78683 USA

The views presented in this magazine are not necessarily those of choice Magazine Inc. Copyright ©2013. All rights reserved. Reproduction in whole or in part without written permission is prohibited.

Printed in the USA June 2013 Issue

choice (ISSN 1708-6116) is published quarterly for $39.95 US per year by choice Magazine Inc., 2285 Lakeshore Blvd. West, Suite 807, Toronto, ON, Canada M8V 3X9.

POSTMASTER: Send address changes to: choice, PO Box 942,

connect with us:facebook.com/choicemagazinetwitter.com/choicemagazinelinkedin.com/group/choicemagazine

45 industry news Steady as she Goes 2013 Executive Coaching Survey 8th

Annual Earnings Report by Ian Lindsay McAfee

pihsredaeL gnihcaoC labolG Award 2013

Frank Bresser honored at World Coaching Congress

A Rare & Special Experience 2nd Annual Gay Coaches Conference by Dave Allen

50

Trading in your ‘to do’ lists for conscious intention of being

by Regina Hellinger

departments

22 - Feature/CelebraçãoO passado, presentee futuro do coaching

36 - ImpactoÉ cedo para celebrar?O que impede os coaches de serembem sucedidos?O que podemos fazer sobre isso?

37 - Noticia da IndústriaO Futuro do coaching nasorganizações Painel de debateinterativo com coachesdo mundo todo durantea Conferência de CoachingAnual do Grupo Global Coaching

40 - ArtigosCoaching para Grupo“Poucos são os coaches capazesde conduzir um grupo ou umaequipe com a metodologiado coaching.”

Supervisão em coaching: conheçaa experiência de quem passoupelo processo

O ser coach executivo - novasperspectivas e posicionamentos

43 - Palavra FinalO coach milenar CompartilhandoPensamentos e sabedoria paraum coaching melhor

Page 5: Revista Choice - 10.2013

Uma vez que celebramos uma década depublicação da Revista Choice, gostariaprimeiramente de reconhecer e agradecer essanossa equipe incrível de profissionais:

• Michele Singh, diretora de arte, que fazcom que toda edição da Choice tenha umvisual espetacular, que gerencia a pressãodo prazo de entrega com graça

• Jenna Burrows, diretora de operações egerente de produção, cuja atenção ehabilidade para manipular múltiplasresponsabilidades é inspiradora

• Monica Lambert, gerente de serviço aoconsumidor, que assegura que nossosassinantes e parceiros de valor tenham amaior atenção, consideração e receptividade

• Ally Gaynor, revisora, com “olhos aguçados”assegura que a Choice mantenha os altospadrões de editoração

• E lógico, Garry Schleifer, editor. Sem sualiderança, confiança e suporte a equipenão poderia seguir adiante.

Durante os últimos setes anos como editoraexecutiva, tenho sido abençoada por trabalharcom uma equipe de profissionais tão talentosos,dedicados, experientes e comprometidos.Somos um grupo pequeno, mas capaz derealizar grandes coisas. O crescimento,sucesso e qualidade da Revista Choice sãoa prova desta equipe maravilhosa.

Pensamentos da Choice

Também gostaria de agradecer às centenasde escritores que tem submetido seus artigospara a Choice nos últimos 10 anos. A boavontade em compartilhar seus conhecimentos,competências e insights com nossos assinantesfaz da Choice uma leitura obrigatória paraos profissionais de coaching. Literalmenteisso não aconteceria sem você, e olhamos àfrente por mais 10 anos com as submissõesde artigos de alto nível.

Nesta edição de Choice, celebramos nosso 10° Aniversário olhando para trás, avaliandoonde chegamos e projetando mais 10 anosà frente da profissão de coach. Nossa reportagem de abertura de Vikki Brockexplora como o coaching de ontem, hojee amanhã desafia todas as tentativas dedefinição e contenção. Depois Leni Wildflowernos leva de volta no tempo, antes do coaching,para mostrar onde estão nossas origens. Efinalmente, o editor Garry Schleifer entrevista acoach pioneira Laura Berman Fortgang sobreo passado, presente e futuro do coaching.

Nossas colunas e departamentos também celebram a história rica do coaching e seufuturo excitante. Em “notícias do setor” oslíderes da ICF e IAC exploram o passado eo futuro de suas respectivas organizações.Nossa especialista “situação de rigidez”questiona porque a maioria dos coachesganha menos que $ 25.000 dólares. Em nossacoluna “perspectiva”, Kim Ades questiona

05 choice

sobre o que impede os coaches de obteremsucesso, e o que podemos fazer a respeito? Emnossa coluna de liderança corporativa, JanetHarvey apresenta um modelo de processopara contratação eficaz com compradores.

Convidamos vocês a celebrar com a genteenquanto você lê esta edição de aniversárioda Choice, e olhar à frente por outros 10 anoscom a revista!

Janet Lees, B.Journ.

Page 6: Revista Choice - 10.2013

06 choice

Alcançamos um marco importante na vida da Choice, a revista do coach profissional.Esta edição marca a data oficial do 10°Aniversário desta publicação mundial. Ummomento de realização.

Somo gratos a muitas pessoas com quemtrabalhamos e encontramos durante essesanos. Meu agradecimento a nossos leitores,parceiros e lógico a equipe que tem dadosuporte ao longo do caminho.

Por favor, pare um instante e dê uma olhadaem nosso cabeçalho do Índice e reflita comalegria junto às pessoas que fizeram destajornada uma grande jornada, muitos delesestão aqui há mais de cinco anos.

Gostaríamos de poder citar todos os leitores,membros de equipe e parceiros ao longo docaminho, mas você sabe quem é e que temum lugar especial em nossos corações. Éatravés de seu comprometimento, dedicaçãoe esforço que fizemos isso para este diaespecial.

Pensamentos da Choice

E meu maior agradecimento vai para meuadorável marido, Patrick Evan, que, emresposta a minha pergunta, “Por que nossosetor não tem uma revista?” disse, “Você éum empresário, faça uma ...” E eu fiz.

Obrigado a todos!

Mas isso não quer dizer que vamos sentar erelaxar nesse momento de gloriosa realização.

Continuamos ativos em criar a melhor revistapara o nosso o setor. Na verdade, temostrabalhado para melhorar a qualidade combase no feedback de nossos leitores.

Temos vistos resultados de relatórios, estudose pesquisas e sentimos que é hora de semover em direção ao magistrado e abraçarnossa nova missão: guiar e dar suporte aosucesso de coaches e a sustentabilidade daprofissão de coaching.

Quando você estiver lendo isso, já teremosdado início a nossa Adesão Interativa daChoice de teleconferências recebendo você num lugar tranquilo e quieto de criação eprática de negócios.

Bem-vindos à nova Choice!

choice thoughts From The Publisher

VOLUME 11 NUMBER 2 5

WWhat a great time it is at choice,

GarryPCC, CMC, CEO & Publisher

Page 7: Revista Choice - 10.2013

07 choice

Pensamentos da Choice

Recado das Coaches

depoimento

por Jaqueline Weigel

A Choice internacional completa 10 anos. NoBrasil estamos na terceira edição traduzida,crescendo e felizes com a receptividade darevista no mercado.

A Choice é um canal direto com a comunidadede coaches global, e agora brasileira. Saber oque acontece no mundo faz com que possamosantecipar tendências .

Nesta edição, o relato de um encontro valiosode coaches de alto nível, discutindo o futurodo coaching nas organizações.

JaquelineDiretora ExecutivaChoice Brasil

A Choice vem se tornando um guia para quecoaches sejam cada vez melhores comoprofissionais e para que tornem-se empreende-dores capazes de criar um negócio de coachingde sucesso.

O mercado brasileiro vem crescendo, e estamodalidade já é reconhecida como a melhormetodologia disponível no mercado. Mesmoinundado de ofertas e de novos profissionais,pessoas sérias vem fazendo um excelentetrabalho, e colaborando para que o Brasil setorne um país melhor.

Coaching é muito mais do que desenvolvercompetências, é recolocar as pessoas emcontato consigo, com seus desejos, seuspapéis e sua vida.

Transformação é uma boa palavra paradescrever o que o processo de coachingproporciona aos coachees.

Boa leitura!

Page 8: Revista Choice - 10.2013

08 choice

Colaboradoes

departamentosCarol adriennePHD, é autora internacionalmente reconhecida,conselheira intuitiva e coach pessoal, cujoslivros já foram traduzidos para mais de 15idiomas. Atuando como mestre em numerologia,líder de workshop, e coach pessoal, já ajudoumilhares de pessoas a eliminar seus paradigmasnegativos, lhes oferecendo ferramentas paraconstruir a vida que eles desejam ter. [email protected]

www.caroladrienne.com

Sarah CarlingÉ uma coach para projetos de vida, especi-alizada em ajudar as pessoas na mudança doprojeto de vida para alcançar plena realização.Depois de reaproveitar sua própria vida setornou procurada internacionalmente, depoisconsultora de marketing on line, construiu 2negócios de marketing de sucesso e dandopalestras em todo o mundo enquanto moravana Costa Rica. Sarah realizou seu sonho deajudar os outros a fazer as mesmas mudançasprofundas em suas próprias [email protected]

Craig CarrPCC, CPCC, tem atuado como terapeuta,Doutor em Medicina Chinesa e membrosênior no Coaches Training Institute. Suavasta clientela de coaching pessoal incluiempreendedores, investidores, executivos,coaches e artistas. Ele é co-autor de TheNew Clietn Guidebook to ProfessionalCoaching e Danger, Sex and Magic: LifeBeyond the Forbidden and Taboo.craigcarr@dsmlifetrainings

www.dangersexmagic.com

Sandra de FreitasÉ coach em tecnologia de ponta, palestrante,treinadora e expert em tecnologia da internet.Ela é fundadora da www.techCoachForCoaches.com

e autora de Does this Blogsite Make my WalltLook Fat?www.wordpressblogsites.com

Jay FisetisO fundador do Código do Autor, presidente do Personal Best Seminars, um autor de bestsellers,mediador e coach. Tem mais de 40.000graduados nos últimos 25 anos em semináriose programas transformacionais. Sua Missãoé viver com paixão de forma positiva eabundante, manifestando liberdade atravésde responsabilidade pessoal na minha vida ena vida dos outros. É dedicado a instigar ummovimento mundial de Autores Conscientesque através da libertação de seus bloqueiose barreiras emocionais escolheram criar vidascom significado e contribuição.www.wordpressblogsites.com

Kat KnechtCPCC, PCC, é coach de relacionamentos,encontros e amor. Junto com seu marido,Curtis, é co-fundadora da RelationshipCoaching Connection. Seu programa, TheArt and Science Romance, ajuda centenasde mulheres a encontrar a vida romântica quedesejam. O Círculo de Coaching semanal queela coordena, ajuda mulheres a melhorar orelacionamento que elas já possuem,encontrarem o amor de suas vidas atravésdo aprendizado de como praticar amorpróprio e como usar seu poder pessoal deforma [email protected]

www.relationshipcoaching.com

Susan R. meyerMMC, BCC é president do Susan R. Meyer,Coaching and Consulting e Life-Work Coach.Ele oferece coaching executive e pessoal eé mediadora em seminários com tópicos queincluem planejamento de vida, inteligênciaemocional, desenvolvimento de liderança,comunicação e habilidades de coachingpara gerentes. www.susanrmeyer.com

magdalena mookÉ diretora executiva e CEO da FederaçãoInternacional de Coach (ICF). Ela se juntoua ICF em 2005 e tem dado suporte a ICFcom extensa experiência em captação derecursos, desenvolvimento, consultoria,e gerência de associação, AnteriormenteMagda trabalhou como diretora assistente daPolícia Nacional e diretora de Desenvolvimentono Council of State Governments (CSG). Seu estudo formal inclui um MS em Economiae Comércio Exterior na Escola de Economiade Varsóvia, Polônia e conclusão do ProgramaAvançado da Escola de Negócios de Cope-nhagen em Consultoria e GerenciamentoInternacional.www.coachfederation.org

marcy nelson-GarrisonMA, LP, CPCC, atua desenvolvendo produtose é fundadora do www.coachingtoys.com,uma loja online de brinquedos e ferramentascriativas para desenvolvimento pessoal.Marcy ajuda conselheiros, consultores ecoaches a alavancar sua própria criatividadevisando impacto e benefícios maiores. Seusprodutos incluem: Q? Basics, Open-EndedQuestions for Coaching Mastery; The ProducPlanner; e Passion to Product. [email protected]

www.ProductMentorCoaching.com

Page 9: Revista Choice - 10.2013

09 choice

victoria traboshÉ coach executiva, palestrante internacionale autora do livro Dead Rita’s Wisdom - Palavrassimples para ajudar você a viver uma vidaextraordinária. Ela é co-anfitrã do programade rádio semanal, Smart Women Talk Radio.Além de atuar em coaching e fazer palestras,ela co-fundou a Itafari Foundation, em 2005,uma organização sem fins lucrativos paramudar e dar suporte ao país de Rwanda. Em 2006, teve a honra de palestrar nasNações Unidas. Frequentemente viaja paraRwanda para dar suporte à fundação e atuarcomo coah com as pessoas que estãomudando a cara do paí[email protected]

Kim adesMBA, é presidente e fundadora do Frameof Mind Coaching e Journal Engine™ Software.Ela é uma das melhores especialistas daAmérica do Norte em desempenho através dogerenciamento de pensamento. Com clientesda Malásia, África do Sul, Canadá e E.U.,Kim e sua equipe de coaches transformaramo processo de coaching e treinamento atravésda criação do JournalEngine™ Software.Escritora, palestrante, empresária, coach, emãe de cinco, Kim desenvolveu um negóciode coaching próspero e implantou uma ideiasimples numa empresa que lidera o setor queagora coaches estão no campo pelo [email protected]

www.journalengine.com

Sylvia Becker-HillMA, PCC, é ganhadora do prêmio de estratégiade mudança executiva, especializada emliderança corporativa em coaching para lidarcom profunda transformação pessoal comresultados mensuráveis e duradouros parasuas empresas. Com 15 anos de experiência,pioneira em coaching nos dois lados doAtlântico, Sylvia usa a última pesquisa emneurociência e inteligência emocional paradar assistência em liderança corporativa comintegração e gerenciamento de mudançaspara treinamento no local e resolução de conflito. Sylvia foi a primeira Alemã PCC em2003. Foi também coach mentora do Capítuloda ICF-Michigan, ex membro da diretoria daICF-Mighigan em 2010 e presidente da ICF naAlemanha em 2005 e fundadora do CapítuloRhein-Ruhr em Duesseldorf/Alemanha em2003 da [email protected]

www.sylviabeckerhill.com

Janet HarveyMCC, CMC, MA, tem 30 anos como executivade negócios para empresários e corporativo.Líder, empresária, mentora de coaches, etreinadora de coaches, Janet foi uma dasprimeiras a adotar a criação de um lugar detrabalho centrado no coach. Nas últimas duas décadas, trabalhou com organizaçõesmundiais e equipe de líderes para definir alta,flexível e generativa cultura de desempenhoatravés de uma abordagem de coaching paradirecionar e gerenciar sucesso. Janet Harvey trazsua experiência como executiva e empresáriacomo presidente para inviteCHANGE, dedicadaao treinamento de certificação de coach eserviços de coaching profissional

Christa SchoeningMCC, é uma das maiores autoridades emcoaching na Alemanha. É fundadora e CEOdo Grupo Global Coaching GmBH, umaempresa de coaching mundial servindoclientes multinacionais pelo mundo. A cadadois anos recebe na Europa a Conferênciado Grupo Global Coaching reunindo coachese executivos de RH de alto escalão. Trabalhoucom centenas de executivos internacionaisde diferentes culturas. Seu foco é o coachingpessoal para executivos, equipes senior degerenciamento de coaching e execução deprogramas de liderança internacional. Comoex membro da diretoria da ICF na Alemanha,promove ativamente alta qualidade e padrõesde ética no coaching. É uma dos oito quepossuem Certificado Master de Coach naAlemanha, alto nível de certificação reconhecidointernacionalmente no [email protected]

www.global-cg.com

ReportagensLaura Berman FortgangMCC, é uma pioneira, veterana com 21 anosno campo de coaching pessoal, dando suporteàs pessoas para encontrarem significado,finalidade e satisfação em suas vidas. Laura étambém uma autora best-seller, palestrantecorporativa, personalidade de TV, ministrade interface. Laura também treina coachescom seu programa de transição de carreirasbaseado em seu livro ,“Now What?”. Um grupode elite que podemos dizer se destacaramno programa The Oprah Winfrey Show, Lauratrabalhou com clientes variando de dona decasa a celebridades e de postos intermediáriosa CEO bem como NASA e The Army Corpsof [email protected]

www.laurabermanfortgang.com

Page 10: Revista Choice - 10.2013

10 choice

Colaboradoes

vikki BrockEMBA, PhD, MCC, trabalha com práticasparticulares como coach de liderançaexecutiva e mentora para coaches desde1995, seguindo uma carreira corporativade 21 anos. Ela define coaching como “crescimento da consciência, de modoque as pessoas estão em nível de escolhaconsciente” e é comprometida com atransformação em nível mundial. Duranteseu ensino na universidade, escrevendo,palestrando internacionalmente, e fazendocoaching, Vikki enfatiza colaboração einclusão. O primeiro livro de Vikki foipublicado em Maio de 2012, Sourcebookof Coaching History, de longe perito noassunto da história do [email protected]

www.vikkibrock.com

Garry SchleiferPCC, CPCC, é um coach de desenvolvimentode negócios especializado em trabalharcom pessoas, principalmente com mulheres,que possuem seus próprios negócios.Ele usa sua experiência de 23 anos em negóciospara dar suporte ao seu coaching. Juntamentecom Concept Synoptic Inc. é também editorda choice, a revista de coaching profissional,distribuída trimestralmente a assinantes em28 países. Gary foi o último presidente do Toronto Chapter Board da ICF e serviu nadiretoria internacional da ICF como [email protected]

www.choice-online.com

Leni WildflowerPhD, PCC, tem mais de 20 anos de experiênciacomo coach executiva, autora e educadoratrabalhando nos E.U. , Reino Unido, Europa,China e América Latina. Ela desenvolveuum programa de coaching baseado emevidência na Fielding Graduate University onde ela ensina agora. Com a ex-presidenteda ICF Diana Breman, Leni co-editou TheHandbook of Knowledge-Based Coaching:From Theory to Practice, (John Wiley andSons, 2011) que é usado nas escolas decoacjhing pela América do Norte. Em seuúltimo livro The Hidden History of Coaching(McGraw Hill, 2013) ela buscou seu interessepelas teorias e movimentos que formaram abase do [email protected]

www.wildflower-consulting.com

Page 11: Revista Choice - 10.2013

11 choice

Ferramentas de Coaching

Produtos Premiadospor Marcy Nelson-Garrison, MA, LP, CPCC

Em comemoração aos maravilhosos 10 anosda Choice Magazine, 10 anos escrevendosobre Ferramentas de Coaching e 10 anosde inauguração da Coaching Toys Store(Loja de Acessórios para Coaching), é comgrande entusiasmo que divulgamos aCoaching Toys 2013 Products Awards (Loja2013 com Produtos Premiados). Ao longodos anos muitas ferramentas incríveis foramdestacadas nessas páginas – é hora dehomenagear os melhores entre os melhores!Criamos três categorias de produtospremiados: Out Of The Box (Além do Padrão);Big Life, Big Action (Uma Grande Ação, UmaGrande Vida); e Art Of The Heart (A Arte doCoração). O vencedor de cada uma teráuma anotação publicada em “Ferramentasde Coaching”. Esta edição homenageia oganhador do Produto Premiado “Big LifeBig Action”.

“Big Life Big action”Ganhador do Produto Premiado

Road to Resilience values Cards Caminho para Resiliência- Cartas de PrincípiosParabéns a “Road to Resilience Values Cards”por ser ganhador do “Big Life Big Action”de Produtos Premiados de Brinquedos deCoanching 2013.

Não importa o tipo de coach que você é, osvalores são parte essencial de seu trabalhocom os clientes. É o ingrediente secreto darealização, propósito e integridade em casae no trabalho. Esta plataforma única fazcom que os valores aconteçam com maisfacilidade e poder.

É única porque na realidade são duasplataformas em uma. Em um lado da cartaestá o valor. Use este lado da plataformapara fazer um processo de ordenação decarta. É um caminho atraente para convidarseus clientes ou membros de equipe aidentificarem seus 5 valores mais importantes.

Caminhos criativos e inovadores para avivare renovar seu negócio de coachingBrinquedos de Coaching para 2013

Na minha experiência, a natureza ativa doprocesso de ordenação de cartas produzum resultado excelente. Virando a carta, naoutra plataforma você encontra um grupode 5 questões relacionadas ao valor. Asquestões oferecem oportunidades parareflexão de acordo com a percepção atravésdo coaching.

Valores são muito importantes. Eles motivam,clareiam e definem quem somos no mundo.Este tipo de clareza e propósito leva a umagrande ação. O “Road to Resilience ValuesDeck” pode ajudar você a trazer esse trabalhoimportante para vida.

HapacusNós todos procuramos felicidade e agora umapesquisa científica nos diz como podemosajudar nossos clientes a alcançar felicidade.Hapacus abraçou a pesquisa e agora estácomprometido em espalhar a ciência da’felicidade. Eles criaram um caminho parafazer isso que oferece uma oportunidade denegócio perfeita para coaches de vida (lifecoaches).

O programa foi construído com base nolivro “The Happiness Journey” (A Viagempara a Felicidade) de Bob e Virginia Pothier.O livro derruba a ciência emergente sobrefelicidade facilitando sua acessibilidade.O modelo Hapacus, chamado de “LearningLoop” (Aprendizagem Contínua) inclui leitura,debate, prática e ensino. Os Pothiers acreditamque você aprende mais quando ensina –verdade!

Eles desenvolveram um curso de quatrosemanas, completo, com livro, guias deaprendizagem e tudo que você precisapara ter sucesso. Como parte do “LearningLoop”, os participantes são convidados aensinar o curso pelo menos uma vez depoisde terminar – mesmo que seja somentepara amigos e família.

A oportunidade de negócios é uma extensãoda parte de ensino do “Learning Loop”.Eles fornecem os materiais, treinamento eassinam o processo para você ensinar a lição “The Happiness Journey” como umprofessor de “faculdade”. Você tem umapequena taxa para ouvir o curso, mas maisalém você coordena suas próprias taxase recebe pelas classes que ensinar. Vocêtambém ganha comissão sobre cada livroque os participantes comprarem. Se vocênão fizer nada mais além disso – você temuma oferta inicial para atrair clientes empotencial com o menor investimento. Se vocêquer realmente alavancar a oportunidade denegócios, Hapacus tem um componente demarketing com vários níveis. Conforme vocêdá suporte aos outros para se tornaremprofessores de “faculdade” do material,você ganha comissão dos trabalhos dele.Isso é de longe uma das oportunidades denegócio orientada com finalidade mais flexívelque já vi usando este tipo de modelo e aciência da felicidade é um tópico picante.Vale a pena checar. Imagine sua própriafelicidade crescendo conforme você ensinae se engaja com o material.

Page 12: Revista Choice - 10.2013

12 choice

Ferramentas de Coaching

quotablesTodo coach adora citações. Você vê nossites, quando atualizam o status nas redessociais, nas margens dos livros e nunca noscansamos de ver. Elas continuam a estimular,inspirar e relembrar. Esta plataforma docede cartas com citações facilita para vocêtrazê-las para workshops, um retiro, umasessão de descoberta ou um evento paraformar uma equipe.

Quotables tem 40 cartas, cada uma comuma citação em um dos lados e uma minibiografia do autor do outro lado. As citaçõessão voltadas para o ensino, aprendizagem e liderança. O pacote também traz sugestõesde como usar.

A primeira vez que me apresentaram esse produto foi em um workshop de educação experimental orientado pela autora daplataforma, Jennifer Stanchfield. No workshopas citações eram usadas como um exercíciocriado intencionalmente: “escolha uma citaçãoque reflita como você quer se engajar com a aprendizagem”. Que grande forma de dar opontapé inicial para começar o dia e fazertodos se engajarem. Existem muitos caminhospara se usar o Quotables: para colocar uma intenção, para se apresentar, para fazer umbalanço de uma atividade, para dar o pontapéinicial para um debate, como um lembretepara um exercício de reflexão, como umaforma de capturar e levar para casa. Quotablesé divertido, um simples produto que pode terum grande impacto. Definitivamente devefazer parte de seu kit de ferramentas.

abundance Life Wheel Game Jogo de Roda para Vidaem Abundânciapor Sandra De Freitas

O quanto a sua vida é abundante? Talvezvocê e seus clientes tenham uma ideia geraldo ponto em que chegaram na vida e porquesentem da forma que sentem, i.e. falta demotivação, empacado, etc.

Não seria divertido jogar um jogo para fazerum balanço sobre até onde você chegou navida? O jogo “Abundance Life Wheel Game”inclui 14 categorias que constituem aexistência humana. Jogue este jogo animadoe descubra exatamente o quanto abundantesua vida é, e saiba onde você está agora.

Descubra de uma forma divertida o quantovocê tem de energia, balanço e momentona sua vida. Uma vez que você tem essaclareza, você precisa perceber os ajustesque são necessários na sua vida para vivera grandeza.

Para jogar, visite o site www.abundancelifewheel.com

e faça seu registro. Quando seus clientesse registrarem, peça que eles coloquemseu endereço de email no campo “E-mail2”assim você também terá uma cópia do resultadodeles. É uma ferramenta fantástica parausar com seus clientes em base contínua.Uma vez registrado, você vai passar porcada uma das 14 categorias e indicar quantaabundância você tem naquela área. No final dojogo seu relatório completo estará disponívelon line e em PDF para você salvar e imprimir.Uma opção muito boa para quem é visual!Se nenhuma categoria estiver ótima, umaquestão de coaching vai motivar você a tomaruma atitude para aumentar a abundâncianessa área.

O criador deste jogo, Scott Epp, acreditafirmemente que coaching e felicidade devemser sinônimos. Ele tem paixão em combinarjogos com coaching para maior eficácia.

Priority matrixJogo de Roda para Vidaem Abundânciapor Sandra De Freitas

Como empresários somos responsáveis pornossa produtividade. Temos controle paraproduzir grandes resultados em nosso negócioe em nossas vidas. Então por que ficamostão chocados quando é hora de almoçar efizemos pouco ou nada? É porque passamosas últimas três horas em casa? É porquepassamos muito tempo navegando na internet?Ou é porque estamos sobrecarregados comuma lista do que fazer e não sabemos poronde começar?

Se você está preparado para parar de perdertempo, gastar seus esforços e pronto parafazer com que a produtividade seja suaprioridade, Priority Matrix é para você. Estesoftware de gerenciamento de tarefas estádisponível para usuários do Mac, Windows,IPads e IPhones.

O software Priority Matrix utiliza o método dos4-quadrantes popularizado pelo StephenCovey. Os 4-quadrantes são

1) Fundamental e Imediato2) Fundamental mas não Imediato3) Não Fundamental mas Imediato4) Não Fundamental e não Imediato

Os nomes destes quadrantes podem sereditados de acordo com seu estilo. Umavez que seus quadrantes estão montados,apenas acrescente suas tarefas a todos osquadrantes relevantes com prazo, porcentagemde conclusão e anotações. Você então podeenviar por email para sua equipe . Falandoem e-mail, você pode puxar os e-mails dooutlook e Apple para seu Priority Matrix paraajudar a priorizar seus e-mails.

Usar o Priority Matrix vai ajudar você a ganhartempo, reduzir seu esforço e aumentar suaprodutividade diária. Vá a uma loja da MacApp ou visite o site www.appfluence.com.

Page 13: Revista Choice - 10.2013

13 choice

Livros da Choice

por Kat Knecht, CPCC, PCC

Queria que a resenha para esta edição daRevista choice fosse sobre um livro especial.Estamos comemorando 10 anos da Revistachoice engajada com a profissão de coachinge quero que os nossos leitores coachessaibam o que temos para comemorar.

Também o fiz por minha própria curiosidade.

Como começou essa profissão incrível?

Quais são as possibilidades para seu futuro?

Milagrosamente, encontrei um livro que contémtodos os elementos de minha curiosidade edesejo e mostra algumas coincidências eligações divertidas que apareceram depoisque descobri o livro.

O livro que escolhi é Sourcebook of CoachingHistory (Guia da História do Coaching) escritopor Vikki G. Brock, PhD. Seu livro apresentauma visão notável, acadêmica e profunda danossa profissão - as raízes do coaching, suaevolução, os criadores e transmissores, asassociações globais e os nichos, foi escritoem 2012 e até hoje bem colocado entre ostops.

Este livro vai lhe dar talvez a melhor imagem atual de como o coaching se encaixa emnossa comunidade global. Sourcebook ofCoaching History mostra para você as raízesdo coaching em relação à economia, história,filosofia, psicologia, esporte, aprendizadoadulto, negócio, crescimento pessoal e forçassociais e econômicas.

Dra. Brock nos leva a uma viagem atravésdos últimos 50 anos durante os quais ocoaching se transformou numa profissãoúnica e distinta e cuja prática se espalhoupelo mundo.

Quem são seus criadores?

Quem transmitiu?

Quem o criou como uma profissão distinta?

Em que a profissão se sustenta?

Por que cresceu tão rápido com amploimpacto na vida pessoal e nos negóciosem todo o mundo? Este livro traz grandesrespostas para todas essas perguntas.

Livros para melhorar o estilode vida de coachingComemoração da História do Coaching

Ela completa essa aventura através de nossaprofissão com uma visão geral de como estáa profissão hoje e onde pode chegar. Vocêquer saber sobre os cursos universitários,práticas baseadas em evidências que sãodocumentadas e sobre as escolas detreinamento e associações que estãoimplantando e promovendo a evolução docoaching? Tudo isso você encontra aqui.

Naturalmente, não seria um livro sobrecoaching se ela não proporcionasse osargumentos sobre o que é possível paranossa profissão e como podemos contribuirpara criar seu futuro.

Imaginem minha surpresa quando descobrique a Dra. Brock é a “Vikki” que vivi numveleiro ancorado, aqui mesmo minha cidade,no porto de Ventura, Califórnia. Ela faz aulasde dança comigo e com meu marido na Nia,nossa escola local. Este é o livro que elamencionava estar trabalhando de tempos emtempos. Adoro quando as coisas acontecemdesta forma.

Minha segunda surpresa foi quando faziauma pesquisa na internet sobre a Vikki,e descobri que ela escreveu um artigomaravilhoso no quinto aniversário da Revistachoice!

E por fim, quando estava passando osolhos sobre os depoimentos em seu livro,encontrei palavras de elogio escritas porGarry Schleifer, editor da choice.

Claramente, o universo dizia que este era olivro para a resenha desta edição da choice.Sourcebook of Coaching History é um livrobem diferente daqueles sobre os quaiscostumo fazer as resenhas. É um volumeacadêmico repleto de informação. Ler o livrodo princípio ao fim é realmente uma tarefa.O valor deste livro está em ler e saborear aolongo do tempo.

O que mais gostei neste livro é que colocanossa profissão num contexto muito maiordo que já imaginei antes. Dra. Brock mostrao coaching de forma não só condizente commeu pensamento, nos últimos 20 anos, mascom uma conjuntura ainda maior.

Sou muito grata à Dra. Brock por sua pesquisae sua paixão com a qual escreveu o livropara todos nós coaches que queremos sabermais sobre nossas origens e opções futuras.Sinto também que este livro me mostrou umnovo caminho para falar sobre o coachingcom aquelas pessoas que encontro e quetem curiosidade sobre coaching, qual suafinalidade e o que ele pode fazer por elas.

Isto é o que estamos comemorando comocoaches. Vamos festejar!

“Este livro me mostrouum novo caminho parafalar sobre o coachingcom aquelas pessoasque encontro e quetem curiosidade sobrecoaching, qual suafinalidade e o que elepode fazer por elas.”

Page 14: Revista Choice - 10.2013

14 choice

Situações de Rigidez

Por que muitos coaches falham?Orientações especializadas em assuntos fundamentais de coaching

Todos os anos, milhares de pessoas vão embusca do desejo de ser a mudança que elasmesmas querem ver, melhorando todo o seudesenvolvimento para servir como coaches,consultores, autores, palestrantes e curandeiros.Apesar da incrível promessa do nosso setor,quando chega o momento desses desejosse transformarem em carreiras, a maioriados coaches falha. O estudo mais recente daICF relata que para os coaches profissionaiscom clientes pagantes, a média anual dosrendimentos é de apenas 25.000 dólares.

Outros estudos mostram que apenas 17 porcento dos coaches ganham mais de 45.000dólares ao ano e 75 por cento dos coachesdesistem em menos de 5 anos.Por quê? O que podemos fazer?

a posição dos especialistasPor Victoria Trabosh, CDC ®

Esta é uma situação de rigidez para a profissãode coaching como um todo e que merecemuita discussão a respeito. Núcleos individuaisem escolas de coaching e associações estãoatentos a essas dinâmicas, e o que vou falaraqui está longe de ser abrangente ou atémesmo novo.

Quero também ser positiva quanto à questão“o que podemos fazer”, apesar de reconhecerque o primeiro passo, para solucionar oproblema, é conhecê-lo o máximo possível.Percebo três coisas sobre as quais os coachesprecisam refletir seriamente sobre quandoescolhem a carreira de coach.

Primeiro, isso tem relação com os 14 anostreinando milhares de coaches (a maior partepara CTI) - eu observei que muitos estudantescomeçavam porque viam nisso uma formade engajar seu próprio crescimento pessoal.Outros evitavam completamente o elemento crescimento pessoal e enxergavam no coachinguma forma de ganhar dinheiro ou porqueé uma profissão “quente” e eles poderiamaproveitar alguma experiência em uma áreaespecífica. Isso não é ruim ou errado emseus extremos. Minha opinião é que estáclaro que suas motivações estão gerandoimpacto no sucesso que podem ou não ter

em seus caminhos. O remédio para isso éter certeza de contratar um coach para vocêque seja mais experiente que você e que sejarigoroso também.

Segundo, devemos reconhecer que a marca decoaching continua a ser manchada. Apesardo esforço de muitos, a verdade é que bastater um cartão de visitas e uma solução paraum problema para se tornar um coach.

Consultores, professores, mentores, médicosconselheiros, terapeutas, vendedores, e muitosoutros se consideram coaches porque podem.Isso não é novidade, mas tem um custo.

Como coaches treinados se distinguem dasmensagens influenciáveis que andam por aí?Este é um problema frustrante que nãoapresenta uma solução rápida e é corrigidosomente com persistência, ficando acimada rixa, da paciência, determinando suas credenciais e sendo o melhor, o mais profissionalque você pode ser.

O terceiro aspecto tem a ver com o negóciodo coaching e há uma grande quantidade decoaches que praticam coaching com coachesneste assunto. Alguns têm seu crédito e fazemum bom trabalho tendo os coaches como nicho de clientela, fornecendo treinamentos,habilidades e ferramentas valiosas. O próximopasso é olhar para as oportunidades deexpansão para a próxima geração de coachese levar o coaching para todos.

O ponto maior é que muitas coisas direcionampara fazer um negócio. É necessário tanto umconjunto de atividades quanto um conjuntode mudanças! Cada coach deve se aprofundarem seu processo pessoal, motivações,inspirações e finalidade para ter longevidadee prosperidade em sua profissão. Não é comoabrir um bar na esquina e certamente nãoé como ter um emprego em uma corporação(não que esses não sejam caminhos paraelucidar!). É apenas diferente e o quanto antesreconhecer, melhor.

Tornar-se um coach de sucesso significaescolher o caminho mais alto e dar os passosnecessários para se tornar o melhor, o maisprofissional que você pode ser.

por Carol Adrienne, PHD

A raiz do problema, como vejo, está numadissonância cognitiva que não é examinadae acontece quando focamos nossa atenção no coaching como um processo interessante,agradável e digno de “ajudar os outros”, eesquecemos que o coaching é um negócio– e 90 por cento de qualquer negócio émarketing. 75 por cento dos que desistemdo coaching em menos de 5 anos estãopresos na esperança de que o cliente vaiencontrá-lo de alguma forma em vez decriarem uma rede de contatos.

Acredito que muitos de nós que tendemosao coaching idealizamos a profissão e seusbenefícios. Por trás deste pensamentoestá a dura realidade de fazer um negócio– qualquer negócio – rentável. Coachesde sucesso estão trabalhando em criarvisibilidade e viabilidade.

Page 15: Revista Choice - 10.2013

15 choice

Primeiro trabalhe o seu círculo interno. Muitoscoaches dedicam de 5 a 10 horas semanaisdurante um ou dois anos para fazer contatocom as pessoas – principalmente fazendosondagem. Comece fazendo uma lista defamília, amigos, ex-colegas, conhecidos,todos que possa conhecer. Faça contato.Deixe que saibam que você agora é um coach.

Dê um passo à frente; ofereça a eles sessõesgratuitas por um tempo determinado. Falesobre algumas sessões específicas – porexemplo, “Descubra Sua Finalidade naSessão”. Cite três resultados que estáprocurando obter ao final de uma sessãoassim eles podem perceber que não vãoperder tempo! Deixe eles saberem qual éo valor normal de uma sessão, e que vocêestá oferecendo essas sessões gratuitas 5(ou 10) vezes por mês.

Sessões gratuitas criam uma dinâmica.Quando você determina um valor real,você pode transformar essas sessões deintrodução em futuros clientes pagantes. Dêuma alavancada em seu empenho. Qualquerprática tem uma determinada quantidadede horas pagáveis. Crie caminhos paraalavancar seu negócio. Procure aliadosnaturais para benefícios recíprocos criandointercâmbios. Desenvolva uma web site evídeos para você aparecer. Blogar deforma consistente cria um fluxo. Organizereuniões com painéis de outros palestrantesprofissionais com tópicos de coachingpara criar abertura com todos. Esta manhã,enquanto pesquisava casualmente, encontreivários sites com dicas úteis para construiruma prática de coaching rentável.

Agregue valor e singularidade. Envie a seusclientes um email com o acompanhamentode alguns pontos trabalhados na sessão.Envie um prospecto informativo esboçandoconselhos e inspirações de coaching queas pessoas gostariam de guardar ou enviarpara um amigo. Crie uma lista com títulospara as sessões que vão ao encontro dasnecessidades de empresários individuais,mães solteiras, atravessando continentes,veteranos a procura de emprego, vocêinventa o nome! Uso no meu trabalho, a

numerologia e outras ferramentas intuitivasque ajudam a diferenciar minha marca.

Mesmo que você decida que ser autônomonão é para você, sua experiência com coachingpode ser uma ferramenta inestimável paraa sua vida e você vai agregar valor real emqualquer outro trabalho ou projeto que vocêqueira realizar.

por Victoria Trabosh, CDC®

Gostaria de oferecer três caminhos por ondevocê pode construir uma prática de coachingde sucesso e dizer, “Através do meu negócioposso, ao mesmo tempo, viver bem e fazermudanças na vida, inclusive na minha!” Voupassar duas coisas que quero que você PAREde fazer e uma que você COMECE a fazer.

Primeiro, PARE de comprar programas decoaching de outros, você os está enriquecendoenquanto batalha! Por favor, compreendaque eu sei que existem muitas ferramentasótimas que vão ajudá-lo a construir suaprática. Mas quantas você comprou, quantasvocê usou e quantas agregaram algum valora você e a seus clientes e que se tornaramLUCRO para você? Comece imediatamentea rever o que comprou, tire da gaveta ecomece a usar. Você tem provavelmenteferramentas o suficiente para atender pelomenos 10 clientes que pagarão bem paravocê ensiná-los a como fazer. Então vocêvai se sentir bem com o dinheiro que investiuem sua prática para benefícios de seusclientes.

Segundo, PARE de cobrar um preço menordo que o normal pelo seu trabalho. Paramuitos de vocês isso significa trabalhar degraça – ou cobrar tão pouco que precisaráter centenas de clientes num mês para ganharalgum dinheiro. Ou, você está negociandoseu trabalho. Leve a sério, de quantasmassagens você precisa? Cobre pelo quevocê faz, e cobre tanto quanto puder comintegridade e confiança. Eu recuso pessoasque não podem pagar o meu preço. Sei queexiste alguém que poderá fazer o coachingpara essas pessoas e não sou a salvadorade ninguém. Mas se você sabe o quantovale seu trabalho, faça o preço e faça valer,

não olhe para trás. A grande mudança depensamento. É agora.

Finalmente, COMECE a trabalhar todos osdias em seu negócio. Se você não recebepelo que adora fazer, então é um hobby.Trabalhar em seu negócio não significa teruma web site perfeita, cartão de visitas, estarno pico, abraçar a causa, etc. É sobre estar conectado a outras pessoas. É sobre fazer melhores perguntas, como “quem você conhece?” ou “o que você precisa?” ou“como posso lhe ser útil?”. Lembre-se, Romanão foi construída em um dia. A grandezatem seu tempo para acontecer. Você vai seenvolver, vai crescer e vai mudar. Mas duranteo processo, faça dinheiro parando com algunscomportamentos e começando outros. Seique isso não é um abraço que venha deum coach. Mas vejo o coaching como umnegócio, não um clube, e algumas vezes setorna necessário falar de forma direta.Se você não está criando essa grandeza,financeira e pessoal, você perde o ponto donegócio de coaching.

Recomece hoje revigorado. Reveja de formacrítica o que está fazendo bem e o que podefazer melhor, e o que deve parar de fazer.Há um grande negócio rentável de sucessoesperando por você. Vá conquistá-lo.

Você está se debatendo com uma situaçãode rigidez? Você não precisa passar por issosozinho. Permita que coaches experientesdeem algumas perspectivas diferentes paravocê considerar.

Envie um email para [email protected]

e coloque no assunto “situação de rigidez”.

Page 16: Revista Choice - 10.2013

16 choice

Perspectiva

Romper a relação de tempo por dinheiroExpandir seus serviços e produtos para gerar mais receita

por Jay FisetÉ claro que houve um momento na históriaque negociar tempo por dinheiro foi um avançoem relação à liberdade, escolha e autonomia.Negociar tempo por dinheiro, o rótulo de serum empregado, é provavelmente um dos maiores desenvolvimentos da revoluçãoindustrial. Imagine ser um agricultor desubsistência, talvez em algum tipo de sistemafeudal, onde você tivesse “outras obrigações”com o latifundiário. Então, de repente, vocêtem opções, escolhas e oportunidades.

Existem pessoas e companhias dispostas apagar pelo seu tempo. Nenhum risco com oclima, nada de “outras obrigações”, relativacoerência, rendimentos ganhos pelas horastrabalhadas.

Parece muito bom. Na realidade, foi tão bomque após centenas de anos grande partedo mundo ainda acredita que é o “caminhopara ter rendimentos”. Isto é bom para agrande maioria, mas na minha humilde opinião,NÃO é bom para os coaches. Para simplificar,esta ideia antiga e desatualizada de tempopor dinheiro prejudica não só seu negócio,mas todo o setor de coaching. Se você nãoacredita, leia o ICF 2012 Global CoachingStudy (Estudo Global de Coaching 2012 doICF). Os números não chegam nem a serinspiradores. Em muitos casos, nem sãosustentáveis.

Então vamos explorar um pouco. O que fariavocê parar de negociar tempo por dinheiro?

Falar a verdade

Nós, e me incluo aí, fizemos isso...

Alguns ainda fazem...

Alguns não têm a dica do que poderiam fazer...

Alguns “sabem” que há outros caminhos,mas tornam a cair no marketing não efetivoe modelos de negócios que com frequêncianão se sustentam. Pensamos “Apenas queroter meu nome aparecendo”.

Alguns se sentem cansados, frustrados eincomodados com a síndrome da “cadeiravazia”.

Alguns pensam em voltar a ter um trabalho.

Alguns simplesmente não conseguem largaro emprego tradicional...

Alguns continuam dizendo para a família epara quem amam (nós mesmos), “Só precisomais quatro clientes e tudo vai ficar bem”.

A finalidade deste artigo é dar suporte paraque você nunca mais pense ou sinta “Estouderrubado, meu(s) cliente(s) chave nãorenovou... Eu preciso dessa receita!” E entãopor onde você começa? Se vamos quebrara relação “tempo por dinheiro”, há algumasquestões importantes e vitais que devemosconsiderar e responder a nós mesmos.

A primeira, é claro: Isto é realmente umnegócio ou um hobby? É apenas um títuloou algum assunto para festas? Se for umhobby, ótimo! Você pode imediatamenteignorar o resto deste artigo.

Entretanto, se você quer compartilhar suamensagem; dar suporte a sua tribo; crescere evoluir enquanto concilia a vida familiar,cuidados pessoais, um grande estilo de vidae rendimentos abundantes, por favor, leia asseguintes perguntas e considere seriamentesuas respostas:

1 - Qual é o seu modelo de negócio?Você tem um modelo de negócio?Como resposta para esta questão, “Eunegocio meu tempo de coaching com aspessoas por dinheiro” NÂO é um modelode negócio.

2 - Como você relaciona seu tempo com ovalor e resultado que seus clientes criam?

3 - O que mais ofereço além do meu tempo?Livros, workshops, adesões, programas,licença, coaching em grupo, etc.

4 - Como uso e integro a tecnologia?

As três questões vitais

A primeira coisa que você deve fazer é criarum modelo de negócio que proporcione osrendimentos e o estilo de vida que você deseja.

As questões estruturadas mais relevantespara guiar você a ter um modelo de negócioapropriado são:

1 - Quanto quero ganhar com meu negócio?

2 - Quanto tempo/energia quero gastar commeu negócio?

3 - Qual o capital ou outras fontes que desejoinvestir?

Não existem respostas “certas” para essasperguntas. O fato é que, a maioria das pessoassuperestimam de forma gritante os rendimentose subestimam o investimento de tempo ecapital. Entretanto, coloque os pés no chãoe reconheça que para criar o que você querimplica em trabalho, estratégia e suporte.

O que é vital compreender é que se você quer ser um coach milionário, trabalhar doisdias na semana, e se sua abordagem é negociar tempo por dinheiro, então nessecaso você terá um caminho duro pela frente.Mas, existem muitas outras opções. Vocêprecisa de um modelo de negócios e umpadrão que faça você pensar diferente sobrecomo criar um negócio que atenda a vocêe a sua vida e que amplie sua contribuiçãopara o mundo e seus clientes.

Page 17: Revista Choice - 10.2013

17 choice

Os 6 elementos

Esse é o momento em que os 6 elementosque cortam essa relação tempo por dinheirose tornam vitais e importantes. Eles são:

• Geração de Oportunidades – Para rompera relação tempo por dinheiro, como coaches,DEVEMOS sistematizar e automatizar umavariedade de estratégias para criar vendaspotenciais. Este simples elemento tomamuito do nosso tempo no negócio. Se nãoé assim, deveria, pelo menos até que vocêcomece a recusar clientes. A falta de focoe ênfase nesse aspecto quando criamos onegócio é uma das razões mais relevantesdo esforço dos coaches.

• Diálogo - Este é para converter o interessadoem um cliente pagante. Uma conversapode ser simples SE sua geração deoportunidades potenciais está atingindo eatraindo o cliente certo. Nota: se você estáatraindo interessados sem convertê-losa clientes, alguma coisa não está clara emseu alvo ou em sua mensagem. Lembreque o diálogo é mais fácil quando o alvoé claro.

• Continuidade – Para simplificar, modelospara dar continuidade se vendem umavez e geram receita a longo prazo. Nãoé vendendo um grande pacote ou fazendoofertas que vai dar continuidade ao seutrabalho. Pense em serviços como telefone,utilidades ou internet. Os consumidorescompram a ideia uma vez e continuampagando. Modelos de dar continuidade quefuncionam são maravilhosos num negócio.Imagine que antes do seu mês começarvocê já sabe que terá um rendimento demais de 10 mil dólares, e que isso se repetirámês após mês. MAIS AINDA, se fizer dojeito certo, você terá uma legião de clientesprontos para aceitar suas ofertas.

• Comunicação – Esta é a área que o coachgeralmente dá mais atenção. Para esteartigo, não vou falar nada além do enormevalor que essa comunicação tem para ocliente certo (tenho certeza que vocêtambém concorda!). Então, procure focarseu tempo e energia em desenvolver SEUmodelo de negócio.

• A escada para o sucesso – Dizendo de outraforma significa que você precisa de conjuntode produtos e serviços integrados. Osprimeiros degraus da escada são baixocusto (mínimo risco para clientes potenciais)e pouco ou nenhum comprometimento detempo do coach. Cada degrau da escadatem um preço mais alto para o cliente eum tempo maior de envolvimento pessoalcom o coach.

Essa é uma área onde a maioria dos coachestêm seus modelos completamente de cabeçapara baixo. A primeira venda é negociar otempo por dinheiro. Frequentemente osclientes conseguem acesso direto e imediatocom o coach. Uma vez isso feito, para ondeo cliente vai?

• O Viral Loop – Nos termos mais simples,o Viral Loop (crescimento viral) é levar osclientes a conectarem você e sua empresaaos círculos de influência deles, de formafácil, consistente e de um modo que ELESdesfrutem! O Viral Loop deve estarincorporado a todos os outros aspectosdo seu modelo de negócio:

• Geração de Oportunidades

• Diálogo

• Continuidade

• Comunicação

• A escada para o sucesso

Aqui está um exemplo bem simples queusamos. Em todo workshop organizamosuma competição. Quem fizer mais postagens(Facebook, Linkedin e Twitter) durante oworkshop, ganha mais um fim de semanade workshop.

As pessoas falam online sobre nós e nosdivertimos muito com isso. Este é apenasum caminho para incorporar o Viral Loopem um dos elementos de seu modelo denegócio. Que três caminhos únicos, poderosose divertidos existem para você criar oViral Loop e todo elemento de seu modelode negócio?

Suporte

Quando compartilho com coaches elementosde trabalho de um modelo de negócio, osolhos deles brilham. A cabeça se movimentapara cima e para baixo enquanto dentro deles

uma voz diz coisas como “isso é muito difícil”,“meu negócio é muito pequeno”, “vamos,apenas preciso de mais três clientes”, “nãoquero matar uma mosca com um revólver”,ou “não uso tecnologia”. Compreendo queisso possa parecer uma quantidade enormede trabalho, mas com toda seriedade, é muitomenos trabalhoso do que ficar parado nanegociação tempo por dinheiro. É mais fácilque conter seus sonhos porque seusrendimentos na verdade não darão suporte.

É mais fácil do que manter um dia de trabalho,assim você pode ser e fazer o que mais ama(coach).

O melhor de tudo é que você não precisacriar você mesmo tudo isso. Existem cadavez mais coaches e sistemas de negócio de coaching no mercado, o que é fantásticopara nossa profissão! Agora você sabe comoavaliá-los.

“você precisade um modelode negócios eum padrão que exija que você pense diferente sobre como criar um negócio queatenda a você e a sua vida e que amplie suacontribuição para o mundo e seus clientes.”

Page 18: Revista Choice - 10.2013

18 choice

Liderança Corporativa

nosso convite é confiávelUm modelo de processo para contratação eficaz com compradores

por Janet Harvey, MA, CMC, MCC

Eu celebro os compradores de serviços decoaching pelo mundo afora que procuramnossa parceria, que se engajam plenamentecom uma visão inspirada e alcançam resultadosmensuráveis que fazem uma diferença muitopositiva. Agradeço a Revista Choice por seruma voz do coaching profissional e estaoportunidade para celebrar a influência e oimpacto do coaching e fixar nosso aprendizadoe sabedoria. Como um profissional de coachingindividual, em grupo e de organizações detipos e tamanhos variados não tive, nosúltimos 30 anos, um dia em que não sentisseadmiração e gratidão por ter o privilégio deservir através do coaching. Esta contribuiçãopara a Edição de 10° Aniversário da Choiceé tanto prática quanto inspiradora paraqualquer profissional no nosso campo comumde coaching. Além do modelo de processopara contratação eficaz com compradores,vamos observar uma história de cliente eassim o leitor vai entender como aplicar naprática as sugestões e ideias oferecidasnesse modelo.

O que acontece quando um profissional eum comprador escolhem fazer uma parceria,engajar e experimentar satisfação e sucesso?Como oferecer conscientemente nosso únicoe confiável convite sempre que nos defrontamoscom um comprador em potencial dos nossosserviços? O que motiva um comprador amanter comprometimento e mudança umavez que o contrato é concluído? Estas trêsquestões dizem respeito à influência e impacto.

Nossa escolha como coach profissional émanter atenção focada nos dois e convidaro cliente a declarar como a escolha paracontratar um coach irá influenciar positiva-mente e ter impacto no indivíduo, no grupoe, caso relevante, na organização que oindivíduo lidera.

modelo de Processo & definiçõesde conceitos

Comunicação – Contexto – Conteúdo:

Três Atributos de uma Cadeira Estável

Todo coaching, independentemente do tipode cliente ou aplicação tanto no domíniopessoal quanto profissional, exige capacidadede comunicação.

As Competências Essenciais de Coachingdo ICF e os treinamentos específicos decoaching relacionados são a fonte para abase da cadeira.Todos os coaches acrescentam experiênciasprofissionais e pessoais, prática, ferramentase modelos para abordar o contexto de umdeterminado cliente. Fazem parte destesexemplos mudanças de fase da vida de umindivíduo como ir de uma carreira de tempointegral para a aposentadoria ou no casode organizações, um determinado foco dosetor. Outro ponto da base desta cadeira éconteúdo específico relevante para o tópicodo coaching e objetivos escolhidos.

Convite, influência, impacto: Campo de atenção

Influência positiva e impacto são essenciaispara gerar convite confiável. Quando ambos,influência e impacto, são explorados navisão do comprador, usando habilidade decomunicação refinada, contratar os serviçosse torna mais fácil, mais pleno e divertido!Quando temos intenção específica de criaruma experiência de diálogo, o resultado éuma parceria consciente. Iniciar um diálogoque revela o entendimento do compradorserá a influência positiva e o impacto donosso trabalho num relacionamento decoaching que começa a construir umaproposta de valor e significativa, elaboradaespecificamente para cada cliente. Ao longodo processo, nossa experiência anterior,nossa estória de impacto e influência positiva,são ferramentas poderosas para gerar maissucesso. Nossas estórias de sucesso mostramque nossa proposta de valor único vaidiretamente ao encontro do que o compradorestá procurando. Nosso passado de sucesso,compartilhado como uma estória mostraalinhamento com a situação do cliente eafirma nosso valor e percepção do problema.Isso é o que gera credibilidade.

O Modelo de Processo para ContrataçãoEficaz é uma estrutura que se aplica noCampo de Atenção. Use isso para preparare engajar numa conversa de contratação comcompradores em potencial. Os elementos eexemplos de perguntas são aplicados paracompradores individuais e também pararesponsáveis dentro das empresas.

aplicação do Cliente

Vamos sair do conceito e processo para aaplicação na prática com os clientes. Umasituação do cliente clareia a aplicação domodelo. O cliente é uma empresa comercialprocurando uma solução para lideranças.A solução sugerida para a organizaçãoincluiu coaching individual e em grupo,duas sessões, 4 horas de treinamento comworkshop com foco na mentalidade e conjunto de habilidades para comunicarusando a abordagem de coaching comoum guia. A experiência gerada focou emcomo influenciar a cultura para adotar umaabordagem treinada para comunicaçãoproduzindo impactos positivos na confiança,responsabilidade e capacitação.

Exemplo de Cliente:

Uma Empresa de Manufaturados em Geral

Durante a fase de perspectiva de umaconversa, o cliente descreve sua situação atual dessa forma. “O novo cargo de gerentede processos em andamento inclui auxiliara transição de gerentes recém-promovidospara que tenham sucesso. Começamosouvindo o quanto havia para conhecer equanto tudo estava sufocante. Tudo o quefaziam era “apagar incêndios”. Como eradifícil o trabalho de um gerente.” Conformea conversa continuava descobrimos osindicadores e atributos que o cliente procurava.“Durante nossas sessões em andamentocomeçamos a perguntar a esses gerentes“O que o levou a se tornar gerente?”. Asrespostas voltaram de forma consistentecom um foco em conectar com as pessoas.Um estudo mais profundo revelou aimportância de estabelecer relações comseus subordinados e mais, todo tempo quehavia era para terminar o trabalho. Existiauma crença sobre desenvolvimento e finalizaro trabalho. Através de um coaching extra(coaches internos) percebemos que este

VOLUME 11 NUMBER 3 19

by Janet Harvey, MA, CMC, MCC

I celebrate purchasers of coaching services around the globe who seek our partnership, engage fully with an in -spired vision and achieve measurable outcomes that make a very positive di�erence. Thank you choice Magazine for being a voice for professional coaching and this op -

coaching and to anchor our learning and wisdom. As a practitioner of coaching with individuals, teams and orga -nizations of various shapes and sizes over the past thirty years, not a single day passes without a sense of wonder and gratitude for the privilege to serve through the modal -ity of coaching. This contribution to the 10th Anniversary issue of choice Magazine is both practical and inspira -

of coaching. In addition to a process model for e�ective contracting with purchasers we will examine a client story so the reader will understand how to apply the practical ideas and suggestions o�ered in the model.

What occurs so that a practitioner and a purchaser choose to partner, engage and experience satisfaction and success? How do we consistently o�er our unique and

credible invitation every time we are in front of a prospec -tive purchaser for our coaching services? What motivates a purchaser to sustain commitment and change once an engagement is complete? These three questions are about

is to focus attention upon both and invite the client to

declare how the choice to engage a coach will positively -

evant, for an organization that individual may lead.

Communication — Context — Content: Three Attributes of a Stable StoolAll coaching, regardless of client type or application in either personal or professional domains, requires a com -munication competence. The ICF Core Coaching Compe -

for this leg of the stool. All coaches add personal and pro -fessional experience, practice, tools and models in order to address a particular client context. Examples include an individual’s life stage transition such as from full time career into retirement or for organizations, a particular

that is relevant to the coaching topic and goals chosen.

are explored from the point of view of the purchaser, -

-ing a conversational experience, a purposeful partnership results. Engaging in dialogue that reveals what a purchaser

-ing with us in a coaching relationship begins to construct

corporate leadership

Our Credible InvitationA process model for e�ective contracting with purchasers

“ When we set intention that

conversational experience, a purposeful partnership results.”

Page 19: Revista Choice - 10.2013

19 choice

desafio apresentado pelos gerentes eravisto como ter uma situação ou outra e nãoambas. Finalmente, queremos dar suportea esses gerentes para responderem estaquestão: “Como posso fazer o que faço deforma diferente para envolver minha equipe?”.

O comprador declarou o indicador para um desenvolvimento saudável bem como qual mudança iria gerar uma satisfação maiorpara os gerentes durante a transição paraas novas funções. Esta declaração criou umaabertura para começar fazer as perguntaspara a fase inspiradora da conversa. Astrês questões chaves do negócio foramidentificadas com especificidade suficiente deque o aprendizado claro resulta de treinamentoe mudança de comportamento decorrente docoaching foram estabelecidas. Com clareza,rapidamente articulamos a terceira fase,quantificar. Era fácil identificar os dadosdisponíveis para apresentar um ponto de

partida de base de referência bem comodefinir o ponto final de sucesso.

O contrato foi discutido, moldado e finalizadoapós três conversas. A cada etapa nossoCampo de Atenção foi primeiro convidaro cliente a falar assim ficava claro para nósqual influência e impacto o cliente procurava.Quando contamos nossas estórias relevantespara afirmar nosso entendimento, alinhamento,capacidade para fazer parceria e experiênciaem situações similares, sempre mostramoscredibilidade. Como em todo coaching eficazessa abordagem de processo convida aliderança do cliente para uma relação desdeo princípio. Uma parceria de confiança nascequando clientes e/ou responsáveis decoaching para um comprador de organizaçãoexperimentam respeito e compromisso numasolução única e sob medida para um contextoespecífico. O cliente reconhece o conhecimentoque eles possuem com relação a conteúdo.

Ele experimenta direta e imediatamentenossa modelagem de conhecimento em umprocesso eficaz.

Questões chaves do negócio foram descritasde forma comportamental e estas foramcomparadas com as competências deliderança que a empresa esperava ter acada nível de gerência. Por sua vez, aquelascompetências foram relevantes para aempresa devido à forma como mediam oenvolvimento do empregado. Juntos formarama base para a pesquisa quantitativa dereferência de base e a pesquisa de impactoapós a solução para determinar o retornode investimento e expectativa.

A Pesquisa de Envolvimento do empregadomostrou um aumento de 20% em respostapositiva quando foram comparados os dadosde referência de base com o período póssolução, coletados quatro meses depois da conclusão. Os próprios gerentes relataram

Passo 1: visualizar

Elementos

• Indicadores de saúde e bem estar• Atributos, qualidades, comportamentos,

competências que são desejados• Descrição da experiência atual como base

de referência ou ponto de partida

Exemplos de perguntas para questionar

• Conhecendo os problemas do negócioobjetivos, o que te faz saber se você ou suaorganização está no caminho certo?

• Qual sua atitude, perspectiva ou disposiçãonos períodos de sucesso e alta satisfação?

• O que você e outros podem alcançar quandoessas qualidades são apresentadas paravocê?

• Em que grau de satisfação você está agora?• Quais forças e competências respondem

pelo sucesso gerado?• Uma escala de 0 a 100%, o quanto você

usa das suas forças?

Passo 2: inspirar

Elementos

• Solução de problemas do negócio/desafiospara satisfazer e maximizar potencial

• Selecionar o perfil do profissional de coachideal baseado nas afinidades

• Ativar o responsável pela definição de metase feedback

Exemplos de perguntas para questionar

• Quais os desafios ou problemas significativosno caminho para seu sucesso?

• Qual potencial você quer desencadear paraalcançar o sucesso?

• Quais as experiências e qualidades maisimportantes para um coach ser um bomparceiro?

• Qual a última experiência sua ou de suaequipe com um coach; o que funcionou eo que não funcionou?

• O que influenciaria, positivamente, seu foconos objetivos escolhidos e no avanço parao objetivo?

• O que você quer de uma relação fundamentalpara dar todo suporte no seu processo dedescoberta?

Passo 3: quantificar

Elementos

• Indicadores de impacto de desenvolvimento,i.e., aumento das habilidades, desejadomais forte/acrescentado, comportamentorealce da satisfação

• Aplicação da prova e descoberta pararegistrar o progresso em direção ao objetivo

• Criar em conjunto metas e marcos deresultados

Exemplos de perguntas para questionar

• Qual o impacto no desempenho que vocêprocura e como irá reconhecê-lo quandoacontecer? (Relacionado ao Passo 1)

• Que oportunidades você tem para aplicar,no seu quotidiano, o que descobre nocoaching.

• Que relacionamentos terão mais influênciae como pode observar essa melhora?

• O que descreve sua experiência de sesentir completo com os objetivos que estátraçando?

• Que métodos você usa para determinaro impacto da escolha de um novo caminhopara ser/pensar/criar?

• Que aumento de porcentagem no usode forças representa uma condição desatisfação e/ou sucesso?

Page 20: Revista Choice - 10.2013

20 choice

que usaram as habilidades e conhecimento em todas as relações de locais de trabalho60% do tempo e uma melhora de 33% narelação de trabalho com supervisor imediato.Quando questionados se houve aumento naqualidade de interações com subordinadosdiretos, 72 por cento dos gerentes relataramque teve melhora de mais de 50 por centoem qualidade. Capacidade de passar maistempo fazendo coaching e desenvolvendosubordinados diretos foi noticiado por 93 porcento da população.

Sustentabilidade

O coach interno que era líder para este projetoapresentou resultados para a liderança dedivisão como uma nova recomendação parainvestir em criar um Grupo de Coaching deLiderança interno dedicado a esta divisão.Quando observamos o modelo de processo- Visualizar - Inspirar - Quantificar - os fatoresque levam a alta credibilidade para este lídersão evidentes.

• A solução foi criada com base nas questõesdo negócio específico da empresa amarradasa medidas relevantes de satisfação esucesso, comprometimento do Empregadoe o impacto positivo no desempenho quandoeste é melhorado.

• Os objetivos foram desenvolvidos baseadosno conhecido modelo de liderança adotadopara gerar um alto desempenho no ambientede trabalho.

• O aprendizado foi pertinente e específicopara as necessidades expressadas pelosgerentes para terem sucesso nas novasfunções gerenciais.

• O coaching reforçou todo aprendizado demodo que os gerentes imediatamenteaplicaram habilidades e comportamentos eexperimentaram visível impacto e influênciapositiva.

O convite do líder para manter resultadospositivos para a divisão através da criação de

um grupo plenamente alinhado de coachesinternos foi aceito, fundado e imediatamenteiniciado. Os coaches têm uma comunicação altamente refinada e mentalidade e conjuntode habilidades relacionadas que tambémpor consequência geram parcerias. Osclientes nessa parceria são iguais, mantendoconhecimento no contexto e conteúdo de suasvidas, pessoal e/ou profissional enquanto estãocomprometidos com um coach profissionalespecializado em processos de visualização,sendo inspirados e quantificando progresso.

O modelo de processo é uma estrutura paraestabelecer acordos que são relevantes, sobmedida, específicos, orientados para ação,e quantitativos para o cliente.

A responsabilidade pelo cliente é grande em virtude de ser o co-criador de encontrar asolução e implementá-la a cada fase. O líderdeste cliente tem uma estória confiável. Ele sabe que a direção da abordagem do coach funciona. Ele compartilhou os resultadosdeclarando a influência positiva na cultura eo impacto no desempenho. Agora sua estóriaé uma metáfora para facilitar e afirmar adescoberta disponível com os clientes internosem todos os mais de 80.000 empregadosda sua região. Em suas próprias palavras, “Eu fico firme na minha crença, fé e verdadenos resultados da abordagem de coach paraliderança porque sei que funcionam. Meuconvite para os outros é para experimentare sentir a abordagem. Certamente é melhordo que continuar a usar abordagens quenão alcançam os resultados desejados.”

Estruturando sua estória através do modelode processo Visualizar - Inspirar – Quantificarfaz sua estória generativa. A influência positivae o impacto permanecem para sempre, que se paga mais a frente por este coach e todocomprador satisfeito que ele contrata. Qualé o resultado? Um convite confiável, geradoconsistentemente com qualquer tipo decliente em qualquer contexto ou conteúdoque escolhemos.

Um convite que consistentemente gera influência e impacto positivos utilizando nosso conjunto de habilidades eficazes como coach realizadas com competência,poder e confiança. Coaches, somos umconvite confiável...viva isso!

Liderança Corporativa

Page 21: Revista Choice - 10.2013

19 choice

FEL-0002-13.AF01 ALTA_Anuncio Neuro Leadership_18x12.5.pdf 1 9/13/13 11:45 PM

Page 22: Revista Choice - 10.2013

.

Dedicamos essa edição para olhar para trás e ver o quanto o coaching cresceunestes últimos 10 anos, destacando etapas fundamentais, o movimento emdireção à profissionalização, e as muitas faces do coaching hoje. Tambémolhamos para à frente, até onde pode chegar o coaching como profissão,como um negócio, e como uma comunidade. O coaching está vivo, forte eem crescimento, e comemoramos a história e o futuro do coaching profissionalnesta edição empolgante da choice.

É o 10° Aniversário da Choice, a revista do coaching profissional!

22 choice

Feature

Dedicamos essa edição para olhar para trás e ver o quanto o coaching cresceunestes últimos 10 anos, destacando etapas fundamentais, o movimento emdireção à profissionalização, e as muitas faces do coaching hoje. Tambémolhamos para à frente, até onde pode chegar o coaching como profissão,como um negócio, e como uma comunidade. O coaching está vivo, forte eem crescimento, e comemoramos a história e o futuro do coaching profissionalnesta edição empolgante da choice.

É o 10° Aniversário da Choice, a revista do coaching profissional!

22 choice

Feature

Page 23: Revista Choice - 10.2013

CelebraçãoO coaching continua a desafiar todas tentativas em definição e contenção

por Vikki Brock, EMBA, PhD, MCC

O coaching é um campo emergente e emevolução, complexo e dinâmico, integrandoa essência de muitos campos e com opensamento inovador de grandes pioneiros.As raízes do coaching remontam à antiguidade.

Filósofos orientais e antigos coaches esportivosestavam entre os primeiros profissionais. NoLeste, o foco do treinamento físico eram asartes marciais, em vez de esportivos. NoOeste, imagens capturadas nas ânforas daantiga Grécia fornecem evidência que coachesesportivos tiveram uma função na culturaOcidental por quase três milênios. Comoacontece nos esportes modernos de hoje,os antigos coaches da Grécia – ex-atletas– ajudavam os competidores do dia a alcançarem excelência pessoal. No cenáriodos comerciantes de sucesso dos anos 30(Norman Vincent Peale, Napoleon Hill,Dale Carnegie), da psicologia humanísticae transpessoal dos anos 60, através doMovimento Potencial Humano dos anos 70,e nos corredores dos negócios dos anos 80– o coaching evoluiu enquanto desafiou todas as tentativas em definição e contenção.

o Coaching ontemEmergente durante o período pós-modernodo século vinte, o coaching como conhecemoshoje, nasceu de uma mudança acelerada de um ambiente sócio econômico e alimentado pela origem das disciplinas de psicologia,filosofia, comércio, esportes e educação deadultos. A filosofia estabeleceu o fundamentopara o coaching. A psicologia forneceu muitasdas teorias essenciais, bem como um conjuntode ferramentas práticas, com foco noindivíduo. O setor do comércio tambémdefiniu ferramentas e teorias – o suporteoferecido aos indivíduos e organizações tevefoco em melhorar o resultado final. O focodos resultados do negócio de coachingenfatizou as métricas como justificativa ecomo comprovação do valor do coaching.

A profissão de coaching alcançou dinâmicanos negócios nos anos 80 e cresceu nosanos 90 com programas de treinamentosespecíficos para coaches, escolas, eassociações profissionais. Setenta e novelivros sobre coaching foram publicadosdurante a década de 90 sendo 62% entre 1998

e 1999. Quando surgiu a era da informação, porvolta de 1995, a propagação do coaching teveum alto movimento através de conferências,workshops e fóruns, tanto em ambientesvirtuais como presenciais.

A competição, as pessoas apontando e criandoobjeções de que isto ou aquilo é ou não écoaching, que estávamos vendo no finalda década de 90 e início do século 21, nãoexistia nos primórdios. Durante esse temponós escutamos: “Só há uma forma de fazercoach, e se você não fizer do meu jeitovocê não está fazendo coaching”. Um exemplo disso aconteceu no final dos anos90, quando alguém não foi aceito no conselhoda associação profissional de coachingporque eram psicólogos. Eu sustento quedesde que o coaching passou a existirestreitamos esta abertura e passamos adizer que “Minha forma de coaching não éigual a sua”, ou “Se você não é credenciadocomo pode ser um coach?”. Em algumasáreas ser credenciado se equipara a nãoganhar o suficiente, enquanto que não sercredenciado é o mesmo que ter um negóciopróspero.

Durante o início dos anos 2000 foram lançadas10 publicações do setor de coach, sendoque seis delas eram especializadas dandosuporte ao coaching baseado em evidências.Desde 2005 o campo do coaching aparecepara se recuperar e está recuando para

intercâmbio e inclusão. Fóruns como WBCSe Conversation Among Masters (diálogo entre veteranos) vem surgindo, nos quaiscoaches com várias formações se encontrame compartilham suas perspectivas comunse únicas.

Agora, aproximadamente 20 anos mais tarde,podemos nos beneficiar com a perspectiva queganhamos com a história curta e explosivado coaching. Em poucos anos de existência,o coanching alcaçou:

• Auto-regulamentação através de associaçõesprofissionais

• Códigos de conduta/ética profissional

• Programas de treinamento específicos paracoach

• Aumento de educação acadêmica baseadaem evidência

• Expansão de base de conhecimento epesquisa específica

• Proliferação de programas internos

• Mudanças influenciadas por disciplinasde origem

• Maior cobertura da mídia e reconhecimentopúblico.

23 choice

Page 24: Revista Choice - 10.2013

24 choice

o Coaching HojeA quantidade geral de coaches conservadoresé de 130.000 ou mais, com 25.000 coachesse formando anualmente. Isso inclui coachesde negócios nos E.U. (50.000), e coaches forados E.U. (50.000), life coaches (coaches devida) pelo mundo (25.000) e pessoas que seintitulam coaches (5.000). Embora a demandapara coaches seja ilimitada, é importantereconhecer que a proporção de “amparadores”em potencial (incluindo assistentes sociais,psicólogos, consultores, etc.) é grande. Épossível dizer que os clientes procuramprimeiro por experiência e em segundo pelacredencial, enquanto os responsáveis decoaching podem procurar primeiro porcredencial já que é requisito para a entrada.

Nestes últimos anos uma volta à colaboraçãoe inclusão que é evidente na profissão decoaching.

Esforços estão em andamento para desenvolveros padrões amplos da profissão em:

• Definição e prática de coaching

• Conjunto de conhecimento

• Competências

• Reconhecimento

• Certificação e avaliação

• Éticas e padrões de conduta

• Práticas e influências culturais.

o Coaching amanhãAgora, décadas mais tarde, confrontamos osdesafios profissionais que o campo enfrenta,podemos nos beneficiar da perspectiva queganhamos dessa história curta e explosiva.Essa história, caracterizada pela interação entreas disciplinas de origem e do desenvolvimentointerdisciplinar, é mais a frente complicadapelas diferenças de geração e formaçõesprofissionais variáveis de seus autores, bemcomo pelas várias mudanças das condiçõessocioeconômicas do período.

Nosso ambiente pós-moderno é caracterizadopelas mudanças rápidas das condiçõessocioeconômicas, do avanço da tecnologia,do crescimento da complexidade, do aumentoda globalização e da crise ambiental. Dá suporteà inovação, criatividade, colaboração, inclusão,flexibilidade, incentiva uma mistura de funções,

Feature

habilidades e conhecimento. A diversidadede formação e diluição das fronteiras entreas disciplinas existentes são ambas naturaise bem-vindas. O conhecimento está disponívele fornece às pessoas caminhos para testar suas próprias habilidades e competências exigidas pelas suas próprias situações enecessidades.

Lembre-se: coaching é um campo emergente eem evolução, complexo e dinâmico, com baseno futuro e ainda fundado pelas disciplinasde origem. Este artigo foi oferecido comouma contribuição para a contínua evoluçãodo coaching, tanto como uma profissãoquanto como um movimento social.“O coaching como conhecemos hoje, nasceude uma mudança acelerada de um ambientesócio econômico e alimentado pela origem dasdisciplinas de filosofia, psicologia, comércio,esportes, e educação de adultos”.

Em 1997 na segunda conferência anual daAssociação de Coaches Pessoal e Profissional(PPCA - Professional and Personal Coaches Association), o tema era “tecendo a tapeçariada vida”. A PPCA preveu que em 20 anos,o que seria 2017, lá é onde o coachingestaria. Eles não disseram se os coachesda forma que conhecemos desapareceriam.Eles disseram que estariam tecidos muitomais na filosofia e psicologia do que sãotecidos em nossa vida hoje.

o Passado do CoachingCinco observações resumem o surgimentodo coaching:

1 - O coaching nasceu simultaneamente emvários locais, fontes independentes edepois se espalhou através de uma sériede relações complexas e de certa formaimprevisíveis.

2 - O coaching tem uma estrutura intelectualampla que abrange teorias e práticas deintercâmbio e sinergia de muitas disciplinas.Esse intercâmbio foi em parte limitadoao início do coaching, devido à formaçãodos que vieram mais tarde para o coachingser menos variada, e os fóruns ondeessas pessoas se encontraram em menornúmero.

3 - As práticas e padrões modernos docoaching são dinâmicos e contextuais.O coaching é personalizado para o coach,

para o cliente, para o contexto, e paraa situação específica. O fluxo natural doambiente moderno do coaching exigeque cada coach se baseie em intuição,criatividade, e flexibilidade, bem em umabase sólida de conhecimento fundamental.

4 - O coaching passou a existir para preencheruma necessidade não atendida em ummundo de mudanças muito rápidas e decomplexidade. Essa necessidade, portradição insatisfeita, terapia centrada napatologia ou modelo de doença apareceudevido à mudança para um modelo debem estar baseado nos princípios dapsicologia humanística, e a perspectivapós moderna de filosofia integrante. Acrescentando práticas complementaresde outros campos, e sem a limitação daspráticas clínicas tradicionais, o coachingse tornava mais interativo, dirigido parao cliente, e com fluidez.

5 - O coaching nasceu do resultado de umarede social integral e mais aberta que temcaracteristica pela diversidade e inclusão.Essa primeira fase do coaching era deestudo e inclusão, e sobre construirrelações através de adaptação mútua.As abordagens eram diversas, celebrandopartilha e colaboração, curiosidadeabundante, e rede social aberta e solta.Para os coaches mais remotos, o objetivoera contribuir para o bem estar e sucessodos outros. Todos eram bem-vindos e suasideias anunciadas com excitamentoQuando esses coaches as ouviam areação era “Ótimo, você também fazcoaching”.

Sua função no futuro1 - Entender as influências e contribuições

do coaching.

2 - Abarcar uma definição ampla de coachingque valoriza a diversidade.

3 - Promover colaboração e agilidade atravésde rede social aberta e integrante.

4 - Dar suporte aos outros para que usemefetivamente o conhecimento de coaching,capacidades e habilidades.

5 - Modelar e viver o coaching a cada momentoem toda interação.

6 - Defender o coaching como um fenômenosocial.

Page 25: Revista Choice - 10.2013

25 choice

Pré-HistóriaA herança rica do coaching pode ser traçada desde a década de 1930

by Leni Wildflower, PhD, PCC

Sim, certamente é motivo de comemoração– a Revista Choice nos últimos 10 anos temtido um papel de liderança em detalhar ocrescimento e o amadurecimento da nossaprofissão de coaching. Durante esses 10anos a base acadêmica de coaching teveum crescimento cada vez mais seguro, amaioria dos órgãos reguladores se tornaram mais amplamente estabelecidos e caminharamem direção a um consenso maior, os princípiosda boa prática vem sendo debatidos edisseminados. Estes desenvolvimentos sãoexcitantes. Parece um bom momento parafazer um balanço e refletir.

Recentemente, minhas próprias reflexõesme levaram ao que você pode chamarde pré-história do coaching – os avançosacadêmicos, os movimentos sociais e asmudanças de atitude que aconteciam antesdo coaching como nós conhecemos hojeforam identificados como atividade específicaou concebidos como profissão. Eu chamoisso de história oculta do coaching. É umacoleção de estórias entrelaçadas com origemno século 20.

movimentos de autoajudada década de 30O movimento de autoajuda, como um poderpara mudança, pode ser traçado pelo menosdesde 1930, quando best-sellers com títulosousados como Think and Grow Rich (Pensee Enriqueça) e How to Win Friends andInfluence People (Como ganhar amigos einfluenciar pessoas) atingiram uma multidãode leitores, muitos dos quais sofriam asconsequências materiais e emocionais daGrande Depressão. Estes livros pregam osbenefícios da autoconfiança, uma perspectivapositiva e interações habilidosas com outros.Ler esses livros agora, embora antigos emalguns caminhos, me surpreendo com oquanto eles anteciparam desenvolvimentosque viriam mais tarde, como teorias sociaisconstrutivistas de como deduzimos o sentidoe avanços na compreensão da inteligênciaemocional.

de qi para qE (quociente deinteligência para quocienteEmocional)O próprio QE é parte de outra questão daestória – o desenvolvimento da psicometria.Como coaches, temos a nossa disposiçãouma grande variedade de medidas capazesde trazer à luz padrões complexos deprioridades, tendências e capacidades queafetam nosso comportamento e podemser usados para ajudar a clarear nossasopções. Vejo este desenvolvimento comoum escape da tirania do QI, o qual, desde omodesto início na França em 1904, cresceurapidamente e se tornou uma força de peso queimperava na metade do século e mais além.

O estranho conceito de um teste tão abundanteque poderia, teoricamente, colocar todo mundonuma simples escala numérica foi finalmente

destronado por uma pesquisa que envolviainteligências múltiplas, e pela consciênciacrescente de que a forma como interagimosé tão importante quanto também a rapidezde funcionamento do nosso cérebro e querelações compatíveis e complementares sãoos blocos da construção do sucesso tantono trabalho quanto na vida.

A celebração da diferença pode ser traçadadesde o livro inovador Psycological Typesde Jung até duas mulheres maravilhosas,Briggs e Myers, que desenvolveram a avaliaçãoMBTI para ajudar mulheres a encontraremempregos satisfatórios em WWIL. Da mesmaimportância foi Will Schutz, cuja pesquisanos anos 50 na marinha dos E.U., levouao Firo-B, e William Marston que, quandonão estava trabalhando no personagem dos quadrinhos da Mulher Maravilha, estavadesenvolvendo a teoria do DISC.

Page 26: Revista Choice - 10.2013

26 choice

Feature

Saindo do sofáTalvez o desenvolvimento mais crucial e únicoem mudar a forma como os seres humanoseram vistos fosse o desenvolvimento de umapsicologia humanística. Trouxe uma mudançaradical, de aliviar a doença para ressaltara saúde, descartar o divã do terapeuta emfavor do reconhecimento da dignidade eautonomia do cliente e abranger o potencialpara a experiência extática da vida comum. Sempre damos crédito a Carl Rogers eAbraham Maslow por essa mudança deparadigma, mas estes dois se engajarame se influenciaram por um leque de outrospensadores que contribuíram para o movimentoPotencial Humano.

Esalen: um lugar e uma ideiaAtravés da década de 1960 o ponto de focogeográfico do movimento Potencial Humanoera o Instituto de Esalen em Big Sur, Califórnia,uma área de clima bom e uma naturezaimpressionantemente bela. Richard Pricee Michael Murphy fundaram Esalen comoum lugar para explorar a ideia de que haveriadimensões relevantes do potencial humanonão desenvolvido. Price e Murphy foraminfluenciados pelo escritor Aldous Huxley,que argumentou em uma palestra queaconteceu em São Francisco em 1960que havia “razão para otimismo moderadoporque ainda existiam muitas potencialidades– para racionalidade, para afeto e bondade,para criatividade – ainda latentes no homem”(“Potencialidades Humanas”, palestra queaconteceu na Universidade da California,Centro Médico de São Francisco, 1960).

Um importante colaborador precoce foiAbraham Maslow, que publicou Toward aPsychology of Being, um livro que inspiroue influenciou muitos. Will Schutz decidiudesistir de seu posto em Harvard e foi paraEsalen, onde acrescentou um elemento físicoao grupo de encontro, proclamando que“virtualmente qualquer sentimento tem uma contraparte física” (Schutz, W.C. - 1971) Here Comes Everbody: bodymind and encounterculture. Nova Iorque: Harper and RowPublishers: 172).

Contribuição de Esalen para oCoachingO número e a variedade de pensadoresinfluentes que ajudaram a formar Esalen eministraram cursos lá nos primeiros temposé espantoso. Além de Carl Rogers, estavamFritz Perls, Abraham Maslow, Virginia Satire B.F. Skinner, bem como uma ecléticamistura de artistas, cientistas, filósofos emestres espirituais, como Aldous Huxley, RamDass, Timothy Leary, Linus Pauling, ArnoldToynbee, Ida Rolf, e Buckminster Fuller.

Outros oradores e visitantes eram dissidentesdo teólogo Católico Matthew Fox, do antro-pologista Gregory Bateson, do mitologistaJoseph Campbell, físicos de livre pensamentoe defensores sustentáveis Fritjof Capra eRichard Feynman, curador espiritual DeepackChopra, psiquiatras Stanislav Grof e R.D.Laing, e psicólogo existencial Rollo May. Foiessa conexão entre pensadores incríveis, estatroca intelectual de ideias revolucionáriassobre potencial humano que ajudaram a criar,desenvolver, e alimentar o que chamamosagora de coaching.

A Esalen de 50 anos atrás não existe mais.Entretanto, alguns coaches de trabalhofornecem um link ao vivo daquele período.Um indivíduo que passou um tempo emEsalen foi Sir John Whitmore. Whitmoretrouxe conceitos de Esalen para UK, e éreconhecido como um dos fundadores docoaching. A meta-ethos do coaching, paraa maioria, é a ideia de que pessoas com umarelativa saúde podem e devem ser capazesde desfrutar uma vida mais rica, mais plena,de maior realização pessoal. Como coaches,somos descendentes de uma história rica ecomplexa.

“Foi essa conexão entre pensadoresincríveis, esta trocaintelectual de ideiasrevolucionárias sobre potencialhumano que ajudaram a criar, desenvolver, e alimentar o que chamamos agora de coaching.”

Page 27: Revista Choice - 10.2013

27 choice

Passado, presente e futuroOnde estávamos, onde estamos, onde vamos chegar – Uma entrevistacom Laura Berman-Fortgang

por Garry Schleifer, PCC, CMC e LauraBerman Fortgang, MCC

Em comemoração ao 10° Aniversário daRevista Choice, entrevistamos uma daspioneiras do coaching – alguém que ainda ésucesso e que permanece hoje na vanguardado coaching. Nós não poderíamos pensarem ninguém melhor que Laura BergmanFortgang, uma veterana há 20 anosinternacionalmente renomada no campodo coaching. Laura é também autora debest-sellers, solicitada como palestrante,personalidade da TV, blogueira HuffingtonPost, porta voz corporativa e ministra deinterface. Ela estava na equipe original naUniversidade de Coach, um dos primeirosmembros na fundação da diretoria daInternacional Coach Federation (ICF), aprimeira autora de um livro sobre coachingnos E.U. e Inglaterra, e a primeira coachpessoal a aparecer no Oprah como tal. Hoje,Laura tem cinco livros publicados, todosbest-sellers no Amazon. Ela é proprietáriae “diretora executiva de tudo” do InnerCoach,Inc./ Now What? Coaching. Abaixo estátranscrita a entrevista com Laura sobre opassado, presente e futuro do coaching.

quando você veio para ocoaching e que experiênciasvocê trouxe?LBF: Vim para o coaching em 1990 ou 1991como cliente e estava em transição da minhaprópria carreira, pensando que precisavaprimeiro deixar de ser atriz, mas primeiroprecisa deixar de ser garçonete, e não sabiao que mais iria fazer. Comecei ensinandohabilidades de apresentação e meu coachestava me ajudando a tomar essa decisãoe a criar uma estratégia quando percebi quenão era sobre como as pessoas falam e oque dizem e o que fazem com as mãos e sesuas vozes são altas o suficiente. Eu trouxe àtona o melhor deles. Estava fazendo coachingcom eles e disse, “Quero fazer o que vocêsfazem”. Então floresceu algo que se destacoude forma prematura em mim, algo cósmicoimportante quando me tornei um coach aos 29,eu havia recuperado de uma fusão maior de três anos uma consciência espiritual queveio daí.

Fui uma estudante do Curso em Milagres(Course in Miracles), que é um curso psico-espiritual e auto didático, e realmente completeio curso. É um curso de um ano, mas eu fiz emum ano e quatro meses, escolhendo repetiralgumas lições e mudou completamente aminha vida.

Então quando me tornei um dos 16 alunos doCoach U, para mim foi como levar um cavaloaté a água e um alinhamento quiropráticoporque tudo que tinha estudado e acreditavaera verdade, alguém colocou na tecnologiapara o sucesso humano e estava eletrizadae fiz acontecer.

você disse que era uma clientede um coach. Como você descobriu esse coach?LBF: Este é dos momentos que só acontecemalgumas vezes na minha vida quando minhaintuição realmente me guia. Encontrei JayPerry, que foi meu mentor quando era atriz.Ele fazia algo incomum. Ele ensinava aosatores o lado comercial do negócio. E semperceber, ele estava fazendo coachingcom as pessoas. Em algum momento eleencontrou Thomas Leonard e sentiu quepoderia encerrar o serviço com uma versão

Page 28: Revista Choice - 10.2013

28 choice

Feature

interpretada e fazer isso pessoalmente semter que ter um escritório. Então tive essaintuição e fiquei dizendo para mim mesma“Ligue para Jay Perry. Ligue para Jay Perry”.Era muito específico, eu sabia que ele tinhapara mim meu próximo trabalho ou carreira.Ignorei a mensagem até que ela começou aficar cada vez mais clara e foi quando pegueiminha agenda de telefones e saí ligando parapessoas quando me lembrei da cidade emque vivia, New Jersey. Eu não o via há anos.Pedindo auxílio ao setor de informaçõesconsegui o número dele. Eu, cheia de medo,apenas liguei. Eu disse, “Não sei se você selembra de mim”, e ele disse, “Sim, eu melembro de você”.

Eu disse, “Estou tentando decidir o que fazerna minha vida”. E respondeu, “Bem, sou umcoach e talvez possa te ajudar”. Depois dissovocê já sabe, me tornei uma cliente.

Então Jay Perry foi obviamenteuma grande influência para você. quem mais teve grande influência desde que você começou no coaching?LBF: Bem, Thomas Leonard. Fui desde meuprimeiro mentor ou como coach Jay Perrye depois na luta para estar entre os 16 daUniversidade do Coach e nem mesmo termineimeu curso, antes me tornei professora echefe do departamento de treinamento,que desenvolveu o treinamento para outroscoaches se tornarem treinadores para Coach.Thomas Leonard foi certamente uma grandeinfluência. Cheryl Richardson, MadeleineHoman e Shirley Anderson foram pessoasque sempre estiveram ao meu lado na épocae que também fizeram coach com eles emalgum momento ou nós todos fizemoscoaching uns com os outros e foi uma curvade aprendizagem pronunciada. Eu me recordode alguns dias irmos dormir porque nãopodíamos mais crescer. Não podia maispensar em crescer. Precisava ir para cama.

Esses foram os anos deformação da profissão de coaching conforme opiniãode todos. vou fazer umasperguntas sobre você e sobreo coaching hoje. Como você sedescreve como uma coach?LBF: Defino com quem estou falando e tenhorespostas diferentes. Essa é a verdade, nãoposso dizer que sou uma coach. É comoemprestar algo para muitos – bem, no início,era uma completa perplexidade. Então eu falodos resultados que crio. Quando as pessoasdizem, “O que você faz?” eu respondo, “Ajudoas pessoas a descobrirem o que elas queremfazer em suas vidas”, ou digo que sou umapalestrante profissional e falo sobre comogerenciar mudança.”Não por ter vergonha da palavra “coach”,mas porque percebi durante os anos, eensino outros coaches, que se você tentaexplicar através do coaching você estáfalando sobre “como” você faz e as pessoasnão se importam com o “como”. As pessoasse importam com o resultado que você cria.Então falo sobre resultados – é assim comome identifico.

Se você olhar 10 anos atrás, oque você diria sobre a situaçãodo coaching na épocaconsiderando o foco,profissionalismo e credenciais?LBF: Bem, em 2003 quando havia se passadosomente 8 meses do atentado de 11 desetembro, penso que teve uma grandeinterrupção no coaching devido ao colapsoeconômico. Penso então, que muitas pessoasoptaram por sair e depois outras pessoasrealmente aproveitaram a oportunidade. Quero dizer tenho para mim que vi umamudança de pessoas querendo seguir emfrente e ganhar mais dinheiro, depois doatentado meu telefone não parava de tocar,as pessoas queriam reinventar suas carreirase suas vidas porque a vida é tão curta equalquer coisa pode acontecer.

Essa tem sido minha especialidade desdeentão. Penso que 2003, nós vimos umamudança, também vimos um aceleramentoporque parece existir uma aceleração e aspessoas tem um senso de urgência sobresuas vidas, reconhecendo que as coisaspodem não ser tão grandes, alegres ouestúpidas como costumavam ser. Podemosser desse jeito, pelo menos EU posso.

Então não sei. Penso que era um tempo demudança, de consequências para algunscoaches e reconhecimento da chamada paraagir vinda de outras pessoas que entravampara o coaching.

Falando em credencial, se não estou enganada,não faz muito tempo falaram sobre mim nojornal de Chicago depois de uma de nossasconferências. Não foi um comentário tãopositivo e aquele repórter desmarcou nossoencontro. Então escolheu escrever sobre algonão verdadeiro a meu respeito.

Tentei para pedir ajuda a ICF para provar queexistiam muitos de nós que são credenciadose a verdade foi chocante pois não haviamtantos. Apenas 60 por cento dos membroseram credenciados, eu era uma delas, não direidevastada porque é muito dramático fiquei muito surpresa, chocada e desapontadacom o aprendido, e nem pude usar minhaestatística para defender essa inverdadesobre quantos são credenciados e somosuma profissão.

Page 29: Revista Choice - 10.2013

29 choice

Acredito que desde então, estamos fazendo um trabalho melhor. Não quero usar a palavra“policiamento”, mas para defender algumnível de credenciamento, público e asorganizações estão falando: “Nós não oconsideremos parte da empresa se não forum MCC”, ou qualquer que seja o caso.Realmente vejo uma mudança desde esseperíodo do credenciamento em se tornarmais importante conforme mais e maispessoas são treinadas nos fins de semana.

você pode elaborar como vêo crescimento do coachingdesde então?LBF: Meu trabalho inicial foi com pessoasquerendo mais dinheiro e seguir adiante atéa década de 1990, pessoas querendo maistempo porque a economia estava realmenteboa, e eles podiam pular de um empregopara o outro, e eles queriam mais férias,dias de trabalho mais curtos. Um balançoentre vida e trabalho era eletrizante. Entãoapós o atentado de 11 de setembro, tinhamais significado e ainda não vi isso parar.

As pessoas querem fazer coisas que tenhammais sentido em suas vidas. Elas queremsentir que suas vidas têm sentido. Questionamo sonho Americano de 2,3 milhões de criançase 1,2 milhões de carros. Você conhece essesonho, o sonho da América do Norte, chegara todos esses marcos; realmente vejo quese torna menos importante para as pessoase brinco que duas gerações antes de meuavô chegaram num barco com 17 anos deidade, eram burgueses, como a classe médiaalta porque ele era um açougueiro. Ele seviraria no túmulo se soubesse que sua netaajuda as pessoas...

Meu pai foi o primeiro a frequentar umafaculdade, e tinha toda promessa corporativaassim que se formou, 32 anos na mesmaempresa e então foi despedido 18 mesesantes de se aposentar. Ele foi tão miserávelenquanto eu crescia que nunca quis ser dessejeito. Nunca quis trabalhar para alguém, nunca. Eu brincava dizendo que a alegria de meus avós era alimentar a família, a do meu pai era entrar no “Sonho Americano” e paramim é como “oh meu Deus não quero nenhumanem outra coisa”.

As pessoas querem se sentir felizes como que fazem. Isso incomoda quem é deduas gerações atrás. Felicidade? Felicidadecom seu trabalho! Felicidade é isso, vocêpodia alimentar sua família. Isso é o que fazvocê feliz. A mudança que vejo são mais emais pessoas questionando a sensatez decomo criamos nossas vidas e qual é o novocritério.

quais, você diria, são os maiores ou mais importantesdesenvolvimentos no coachingdurante os últimos 10 anos? LBF: Certamente penso que é um fato imensoque empresas vem utilizando o coaching ou tem o coaching internamente, cresceramrapidamente e que podem provar o retorno doinvestimento. No lado do coaching pessoal,sempre que há reconhecimento, isso é umacoisa válida. Acho que é a maior realização.

o que você diria que é a coisamais excitante que aconteceuno coaching nos últimos10 anos?LBF: Isso é bem tendencioso da minha parte,diria que é ver a ICF atingir 15 anos e olharo mundo se iluminar, o quanto o coachingavançou e alcançou o mundo afora. Na minha perspectiva, havia 16 pessoas quediziam, “Melhor nos policiarmos ou entãonós poderíamos acabar”, e então 15 anosmais tarde essas bandeiras surgiram emtodo mundo com pessoas dizendo, “Somoscoaches e queremos ser parte disto”. Paramim, isto é gigantesco.

quem e o que influencia vocêhoje no coaching?LBF: Acredito que o Curso em Milagrescontinua como base na minha mente – enão até mesmo está na minha mente. Estáem mim no sentido de que é para mim apesarde outros pensarem que o Curso em Milagresé sobre perdão. Eu era uma pessoa quepensava mais preto no branco. Realmenteme mostrou um caminho para considerartodas as coisas na minha vida. Dizia quehavia apenas dois tipos de pensamento,pensamentos de medo ou pensamentos deamor.

Então ou você está com medo ou você estádefendendo o seu melhor e isso é preto nobranco para mim quando estou escutandoalguém ou fazendo coaching ou até mesmocomigo mesma.

Isso me influencia. Isso é o que levei do Cursoem Milagres e sou muito influenciada porSeth Godin hoje em dia – Seth Godin o gurudo marketing – porque ele fala muito sobreindividualidade e ser indispensavelmenteverdadeiro com você mesmo. Compartilhoa filosofia de que quando tentamos nosajustar para ser alguém que não somosrealmente estamos confundindo e saindodo rumo.

Então quando trabalho com pessoas nodirecionamento de carreiras, não faço nuncabaseada no currículo. É sempre com, “quemé você o que você quer e vamos fazer omundo real colaborar com isso.” Então Cursoem Milagres, Seth Godin é agora.

oh – do espiritual para o prático, praticamente umespectro. Realmente fala bastante dos dois ladosresponsáveis do coaching se você quer, o desenvolvimento para ser sempre o melhor coach e conforme eu digo sempre, seja primeiro uma pessoa de negócios.LBF: Sim, e acho que isso é o que faz realmentea diferença para ser um coach bem sucedido.Não sei se sou a melhor pessoa de negóciosno mundo, Não sou uma MBA. Nunca tiveum treinamento formal, mas quando era atriz,eu era uma das poucas pessoas, que conhecia,que tinha um senso de negócios e que fez a carreira de atriz como um negócio.

Imediatamente trouxe isso para o coachinge realmente vejo que é o que falta na maioriados coaches que não são bem sucedidos, nãoo tratam como um negócio. Tratam como umamissão, que tem suas qualidades altruístase é apaixonante por si só. Mas se ninguémestiver experimentando seu serviço, você nãovai ganhar dinheiro com isso, então não é umserviço porque ninguém está contratando.

Page 30: Revista Choice - 10.2013

30 choice

quando alguém procurapor coaching, qual é asua expectativa?LBF: Nos E.U. esperam resultados imediatos.Eles têm dificuldade com o tempo de umprocesso e penso ou pensava que estariaagonizando agora porque a economia estáum pouco melhor. Ainda encontro pessoas,esta é a parte principal para fazer coaching, tenho que ver os resultados e penso queestá no caminho do processo quem medecada palavra que fala. Mas acredito que osE.U. é voltado para resultados orientadosinstantâneos.

o que o mundo deve esperardo coaching?LBF: “Excelência”, eles devem esperar umaprofissão que protege o público e que oscoaches alcancem os mais altos padrões.Acredito que também possam esperar grandesresultados, mas devem também respeitar oprocesso. Acredito que possam esperar poruma profissão bem respeitada, bem estabe-lecida e bem treinada.

o que você vê para o coachingnos próximos 5 e 10 anos? LBF: Sinto que os próximos cinco anos sãocruciais para a longevidade; se fizermos amarca como profissão nos próximos cincoanos não teremos problemas de existêncianos próximos dez anos ou além. Penso queisso virá dos novos tipos de resultados queserão mostrados, não apenas de estudosde retorno de capital nas organizações, masna verdade alguma coisa acontecendo numcaminho muito maior que inclui o coachingolhado pelo outro lado como uma profissãoviável e aceitável.

Como isso vai acontecer?LBF: Eu não sei. Talvez resulte de todosesses desastres do clima. Quem sabe? Háum grande zumbido, uma cidade finalmentefala, “Sabe o que? Vamos trazer uma equipede coaches. Vou ajudar todos a reinventarsuas vidas após perderem seus empregos esuas cidades”.

É a sensação que tenho que a partir de muitocaos, algum grupo vai reconhecer o valore colocar no mapa de forma diferente, nãoapenas essa coisa particular que as pessoasfazem para seguir em frente ou porque elesrealmente precisam de um terapeuta oualgo semelhante. Da mesma forma que nosdestacamos em todos os meios desde 1996,mas no sentido de, ‘aqui está a comunidadeque fez uma diferença para outra comunidadee oh, talvez haja uma relação’.

oK, você foi clara sobre os cinco anos. alguma diferençapara 10 anos uma vez quefizemos o caminho até 5 anos?LBF: Acredito que se fizermos o caminhoaté cinco, incluindo alguma mudança napercepção, então penso que a visão deThomas Leonard de todos tendo um coachpode se tornar verdade. Da mesma formaque todos têm um contador, todos têm umcoach.

Bem, tem muitos coaches quenão tem um contador, mas estaé outra história.LBF: Oh meu Deus! Então eles não sãocoaches.

Para você, qual é o maiordesafio que o coachingenfrenta hoje?LBF: Ainda acho que temos a percepçãode que é para ‘mariquinhas’ ou você nãoprecisa de pessoas que lhe digam como viversua vida. A percepção de ser um conselheiro,e qualquer um pode ser, e de que se você der um conselho, então você pode ser um coach e acho que esse é o maior obstáculo.

E acredito que houve uma falha no sentidode explicar melhor o conjunto de habilidadesnecessárias, já que não é tão simples como abrir um negócio e dizer às pessoas o queelas têm que fazer; nem que um certoconjunto de habilidades é uma espécie detecnologia de alcance do sucesso, que utilizadeterminadas perguntas a serem feitas a simesmo. Então ainda acredito que a percepçãoé um obstáculo.

Este é um grande desafio parao coaching como um todo. qualo maior desafio que o coachindividual enfrenta?LBF: Que eles não estão ganhando dinheiro.E precisamos abordar isso. O maior obstáculopara os próprios coaches, alguns vão contraa percepção. Disseram que você deve sediferenciar num mercado concorrido, mas amaioria fica parada tentando se diferenciarantes mesmo de ter uma experiência, e comoThomas Leonard me disse, “Você não saberáo que está fazendo até que tenha trabalhadoo coach com 100 pessoas”. Eu repito issopara outros coaches. Até que você façacoaching com 100 pessoas não tente descobrirqual é o seu nicho.

Apenas faça e seu nicho vai te encontrar.Penso que uma vez que está claro para você o conhecimento que está trazendo,então a percepção não é tanto um problemae também penso assim – algumas pessoasnão estão preparadas para trabalhar porconta própria e o coaching é um trabalhoisolado, sozinho pelo telefone. Pessoasacostumadas a trabalhar em escritóriossentem falta de camaradagem, criatividadede trabalhar com outras pessoas, reuniões.

Acredito que existem muitos obstáculospara o coach individual. Muitas pessoasdizem que querem entrar no coaching e,“Oh, você sabe onde posso conseguir umtrabalho?”. Não há tantos lugares quecontratam coaches. Por isso acho que nonível pessoal para um coach existem muitosobstáculos. Percepção, tratar como umnegócio, não muitas oportunidades para sercontratado se você não está interessado emser dono de seu próprio negócio e muitaspessoas não tem jeito para cozinheiro chefee lavador de garrafas.Mas eles adoram as pessoas e adoramesse contato com as pessoas. É a mesmacoisa como alguém que adora jardinageme não sabe como fazer disso um negócio. Éuma desconexão para muitas pessoas, naminha modesta opinião.

Feature

Page 31: Revista Choice - 10.2013

31 choice

Para onde o coaching irá nospróximos 10 anos?LBF: Diria que nos próximos 10 anos ocoaching irá impactar as comunidades enão só os indivíduos. Acho melhor eu mesmatentar isso, agora que eu disse três vezes.Mas isso realmente – Oh, isso me arrepiou!– Isso realmente faz sentido. Se você podeimpactar uma comunidade.

Acabei de apresentar meu primeiro TEDx.Fui mestre de cerimônias de um TEDx emDelray Beach. Foi muito bom. Tinham 23pessoas para eu apresentar e uma delasque me comoveu muito era um homemque veio da Índia para participar, membrodo TED. Ele conseguiu quase 700.000vizualizações com seu vídeo e é um indivíduoque arriscou muito a sua vida na Índia.

Ele parou com a prática de usar ursos,emblemáticos da Índia, mas isso o levou a trabalhar para parar com a caça furtiva de peles e dentes de animais que pessoascaçam para ganhar dinheiro.

Enfrentou muitos problemas pois sua lutanão estava dando certo. Então, ele pensousobre quais são os princípios. Por que aspessoas caçam? Elas caçam porque nãotem outra forma de se manterem.

Assim, terminou com a caça indo às aldeias,compreendeu porque eles não tinham outraforma para viver e os ajudou ensinando comoviver tirando proveito dos animais, mas semmatá-los.

Conseguiu parar a caça em alguns lugares,mas teve que fazer isso mudando toda aaldeia e isso ficou comigo desde que oencontrei – talvez isso é o que respondecomo o coaching pode ir do individual paraa comunidade e mudar uma comunidadee talvez mudar a percepção do coaching.Mas isso não é razão para fazê-lo.

Sou influenciada por aquele homem queencontrei. Ele é um grande exemplo de ir àorigem do problema e não apenas abordaros sintomas, certo? Isso é uma coisa decoaching.

E isso estava faltando em governos e emtodo lugar. Quero dizer que são apenassintomas. Reagir ao que fala mais alto, reagir,reagir, reagir, e nenhuma mudança acontece.

você diria que as perspectivasdo coaching de seguir emfrente são positivas ou você vêcomo um tipo de encruzilhadanesse ponto?LBF: Sim, penso que é tênue. Não tênuecomo se fosse morrer, mas no sentido determos uma oportunidade e responder aessas oportunidades pode ajudar nossalongevidade. Essas interrupções de desastrese a reconstrução, Jersey Shore, Oklahoma,Boston; causam impacto em mudança maisno nível de comunidade do que no nívelindividual.

tudo isso nos leva novamentede volta a palavra “comunidade”LBF: Sim, leva. Uma vez me chamaram paraensinar as habilidades de coaching nacidade de Miami e todos os departamentosparticiparam desse treinamento. Tinha desdeos lixeiros até o administrador – tive um dia. Se soubesse o que iria aprender daquelaexperiência, desejaria ter ficado lá seis meses.

Mas aquele único dia em que eles entenderama linguagem comum e o caminho comum parao objetivo, ou fazer as coisas acontecerem,mudou a dinâmica de como uma unidadeinteira pode trabalhar, certo? Eu tive todasas partes da comunidade em termos dequem dirige o departamento e quem lideraa comunidade, eles não tinham realmentemembros de comunidade. Mas em quantoslugares você tem a oportunidade de treinarlixeiros junto com o prefeito?

Estou curioso sobre o uso da palavra “tênue”. talvez vocêpossa acrescentar algo maissobre porque você vê comotênue.LBF: Eu não sei. Talvez porque passamospela parte tênue, mas o que aconteceu nosúltimos três anos é que o dinheiro permaneceindo e vindo das mãos das pessoas e empresasestão usando menos especialistas. Então seninguém estiver pagando você como coach,você vai ficar? Como você vai ficar ou vocêdesistiu e vai para outro lugar qualquer?

Penso que a parte tênue é refletida grande parte economicamente, mas ainda hácaminhos para percorrer se você desejapermanecer firme. Mas junto com a decisãoeconômica para continuar, se a pessoa vaigastar dinheiro com o coaching ou não, éobstáculo de percepção. É válido? É umapiada? Minha mãe pode fazer isso por mim?Qualquer coisa.

Por tênue, não vejo no sentido de desmoronar,mas penso que todo abismo criado por umacoisa econômica, recessão econômica éapenas outro lugar tênue para o coachingporque a maioria das pessoas considera umluxo e não uma necessidade.

você acha que é provável quehaja uma diminuição ou umaconsolidação de coaches,de modo que o coachingainda estará por aí, maspoderiam ter menos coachesque poderiam ser mais focados?LBF: É o que espero. Isso é o que pensei queteria acontecido até hoje, mas os patamares estão cada vez menores. Você entende oque quero dizer? Assim os novos gruposcontinuam chegando.

isso não ajuda todas as coisassobre as quais falamos.LBF: Não, mas sempre senti como o leiteque ferve inesperadamente. Não prejudica aintegridade do que você faz. Apenas mantémfazendo e eventualmente a prova é o pudim.Existe um novo grupo lá fora tentandocoaching para policiais, se intitulando umcoaching de vida para conselho de governantee eu, “O quê?” O que faz de você um coachde conselho de governante? Bem, eles nãogostaram desta ideia. Eles não gostam dofato de haver regras de ser assim ou assado.Fiz uma pesquisa sobre essa pessoa pelainternet e qualquer pessoa coloca o que quiserna internet. Mas havia coisas suficientementedesagradáveis para minhas antenas se ligareme essa pessoa realmente queira falar comigona conferência porque a conferência foirealmente a primeira coisa que reuniu aspessoas.

Page 32: Revista Choice - 10.2013

32 choice

Feature

Mas o site era de má qualidade. A conferêncianada prometia. Lembrava mais uma formade ganhar dinheiro e a prova dos nove paramim era, “Bem, como você conseguiu meuemail? Em que lista você sabia que eu estava?”

Ele me falou dessa forma que ele estava tãoorgulhoso porque sabia como captar os emailsdas pessoas, entrar nos sites e pegá-los.E minha reação, “Em outras palavras você‘hackeia’ os sites para conseguir os emailsdos coaches”. Um grande silêncio no outrolado do telefone. Ele disse, “Oh, isso querdizer que não vai falar na minha conferência?”e eu, “Nunca estive planejando falar em suaconferência”.

Eu era a única disposta a falar com o rapaz.A maioria das pessoas o ignorou e pergunteia muitos líderes, “vocês já ouviram falar desserapaz? Ele se intitula um coaching para conselhode governante”, Estava disposta a pegaro telefone e falar, “Quem é você?”. E oh, oque há de errado, as pessoas enxergaremnisso uma forma de ganhar dinheiro, masa maioria faz isso – muitas pessoas queremganhar dinheiro como coaches, porque amaior fraqueza dos coaches é ganhar dinheiro,mas eles não sabem como fazer. Eles pensamque tem que pagar para outros lhes dizerem como fazer isso e talvez você tenha que pagaruma vez, mas não tem que pagar ano após ano após ano e mais e mais. Apenas penso que existem muitas armadilhas aí fora para os coaches. Eles estão falando, “Olhe para mim, sou extravagante e bonito, e se você me pagar $100.000 você pode ser assimtambém. Mas a verdade é, eu não falo comninguém. Eu tenho peões que fazem pormim”. Acho que existem tantas armadilhasaí fora para coach bem intencionado que querganhar dinheiro e sua fraqueza é como fazerisso e existem muitas pessoas alimentando essa fraqueza e para mim isso se torna tênue.

qual é sua visão para ocoaching? não sua previsão,mas sua visão?LBF: Acredito realmente que as pessoasno planeta possam ser coach. Não querodizer uma diminuição de pessoas fazendoprofissionalmente. Digo no sentido de terhabilidades, faço o coaching para alguém evocê sabe que toco na vida de centenas depessoas através do coaching e se realmentetemos esse efeito dominó, mudaríamos a forma de ser do ser humano. Isso é o que me faz continuar, que todos podem saber o que sabe um coach sobre como crescer.Se relacione com as pessoas em sua vida,crie resultados na sua vida, seus medossobre você mesmo ou se você pode fazerisso no mundo. Nem tanto porque todosquerem ser coaches profissionais, mas nósespalhamos o estilo e a filosofia ao pontode ser como os seres humanos são. Aoinvés de ser uma notícia para eles, que você pode se comportar dessa forma, é assimque somos.

Isso ainda me alimenta e me instiga. Como,“oh, agora, o que preciso criar para continuardivulgando?”. Esta é a minha visão do queainda me excita.

Fiz uma sessão de coaching com um rapaz por uma hora, tem 47 anos, realmenteestacionado em sua carreira, que sabiada necessidade de fazer algo a mais, tãoassustado. Uma vida de preocupação epensamento preto no branco. Tem um filho,saindo da universidade. O que o filho vaifazer? Ele não tem ideia. Quero ajudá-lo adescobrir. Eu disse, “veja, você estáexatamente aqui para tentar descobrir.Você está tentando descobrir pelo que estáno seu currículo e agora vou mostrar a eleque ele tem ansiedades”. Quando você vivea ansiedade você sente alguma coisa noseu corpo, você diz, “Oh, que ansiedade!Oh, deve estar errado! Como se ele nãotivesse sensibilidade para o que é umasensação certa ou errada no seu corpo.

Seus filhos são iguais. Você vai ter um novocritério para uma boa decisão e vai passarisso para seus filhos. Então, tente não decidirpor ele enquanto está tentando decidir porvocê.

Então se eu for bem sucedida com ele, eletem um novo critério para tomar decisõesno próximo passo, ele não mudará comopai e em como vai direcionar aquele garoto? Para mim, este é o efeito a longo prazo docoaching.

Conceito “Pay it forward”, em outras palavrasLBF: Um ajudar o outro, uma troca de favoresque se paga lá na frente! Faço o que façoporque meu pai odiava seu trabalho e crescicom um homem que odiava trabalhar eimplorava para ele “por favor, vou encontrarum jeito de fazer a faculdade. Não precisapagar por isso. Por favor, seja feliz. Rápido,faça alguma coisa a mais, e ele não ia fazer”. Tenho certeza de que foi assim que encontreimeu caminho para isso. Fui influenciada porisso e quebrei a corrente, e agora meus filhostem uma visão diferente do que significaser feliz em suas carreiras. Você muda alinguagem, a expectativa e o processo detomar decisões que há uma ou duas geraçõesatrás era apenas receber o pagamento e viver. Ninguém se importava com felicidadeou contribuição ou dar um retorno. Você davapara a igreja.

Acredito que assim aconteceu a evolução doser humano, e o coaching pode fazer isso.Não podemos parar. Minha visão é querealmente pode ser este o caminho evolutivoao longo de um conjunto de regras, filosofiase conjunto de habilidades de fazer favoresque fazem uma série de pessoas mais felizes.

Acredito que a maior parte dos coaches são melhores com isso do que a média, mas ainda existe, vi coaches no começo dotipo, “Bem, quero apenas que as pessoasabram seus corações e quero trabalhar nocorporativo e ajudar as pessoas a abriremseus corações”. Bem, você não vai sercontratado se falar em abrir corações. Vocêtem que usar a linguagem que mostre ondequer criar efeito.

“acredito realmente que todasas pessoas no planeta possamser coaches.”

“minha visão é que realmente pode ser este o caminho evolutivo ao longo de um conjunto de regras, filosofias e conjunto de habilidades de fazer favores.”

Page 33: Revista Choice - 10.2013

33 choice

Eva Hirsch Pontes, PCC – Professional Certified Coach pela ICF, acaba de concluir o programa da CSA - Coaching Supervision Academy, um dos pioneiros no credenciamento de supervisores de coaches em todo o mundo.

Vemos essa conquista como mais uma evidência do compromisso dos coaches brasileiros com seu próprio desenvolvimento e com a profissão.

Estamos todos de parabéns!

A REVISTA CHOICE PARABENIZA O MERCADO BRASILEIRO DE COACHING PELA CERTIFICAÇÃO DA PRIMEIRA ACCREDITED COACH SUPERVISOR DA AMÉRICA LATINA!

A COMUNIDADE BRASILEIRA DE COACHING TEM MAIS UMA RAZÃO PARA CELEBRAR !

Page 34: Revista Choice - 10.2013

34 choice

Page 35: Revista Choice - 10.2013

35 choice

Page 36: Revista Choice - 10.2013

by Kim Ades, MBA

o que há para celebrar?Que de acordo com a ICF, não mais que 10%dos coaches alcançam prosperidade como coaches. Isto não parece um motivo paracelebrar, parece mais uma seria preocupaçãopara ser abordada. Vamos nos afastar umpouco dos bolos comemorativos e de brindescom copos de vinhos para examinar o quepossivelmente poderia estar dificultando osucesso de tantos coaches impulsionadose bem intencionados, e discutir o que pode ser melhorado em relação a esta questão. Vamos abordar os cinco pontos que maisenvolvem esforços no coaching e identificaralgumas estratégias chaves para o progresso.

1. transmitir a mensagemA questão é o que faz muitos coachesfalharem quando formulam questões embases contínuas: O que há em meu coachingque faz com que eu me destaque dos outrostantos? Que tipo de experiência eu ofereço? E a questão maior que é com frequêncianegligenciada: O que estou vendendo? Oprimeiro passo para um coaching de sucessoé saber como articular seu processo e suajornada. O importante para um coach éexplicar não onde seus clientes vão chegar,mas como eles chegarão lá. Isso significadelinear os passos do processo do seucoaching e estabelecer credibilidade comoum coach. Significa mostrar valor pelo quevocê está vendendo. Tenho sempre me deparado com coaches que não encontrampalavras quando são questionados sobreo que oferecem e o que os fazem seremúnicos. Exprimir sua receita para o sucessoé tão essencial quanto um coaching serexemplar.

2. Refazer o LoopMuitos coaches se desgastam com a falta deconsistência quando se refere a forneceremserviços contínuos fora de série. Essa imprevi-sibilidade se origina no fluxo de informaçãoentre o cliente e o coach. Quando um coachfala com seu cliente, digamos, semanalmente,muita informação é revelada. Mas muito édeixado de lado. O coach não pode ouvir

impacto

É cedo para celebrar?O que impede os coaches de serem bem sucedidos?

O que podemos fazer sobre isso?

36 choice

uma resposta imediata do cliente para umevento, e somente certa quantidade deinformação pode ser absorvida em umtelefonema. Mas se aquele coach pudessemanter contato diário com o cliente, aquantidade de dados revelados aumentariamuito. É nesse momento que entram osrelatórios. Os clientes que fazem relatórios diários tem contato direto e imediato com seuscoaches. Seus coaches podem responderdesencadeando um diálogo contínuo, indoe vindo. Assim quando o coach for reconectarseu cliente na semana seguinte, a conversapor telefone será mais rica com mais dados.O coach pode extrair de um banco de dadosinformações sobre a crença do cliente, seusvalores, suas experiências e seu ponto devista. Coaching poderoso vem sempre de umacompreensão profunda, informações pessoaissobre seu cliente. Relatórios fornecem essesricos dados.

3. dar a seu Cliente Evidênciado ProgressoTelefonemas entre um coach e um clientepodem ser eficazes e mudar a vida. Podemajudar um cliente a caminhar em frente,influenciar sua produtividade e ajudar asuperar sua insegurança. Ainda assim, existeuma coisa que um telefonema não faz, eé acompanhar o progresso de um clientedurante todo o período de coaching . Relatóriosoferecem provas do progresso, capturandoo desenvolvimento de um pensamento docliente. Durante o processo de coaching epara os anos futuros, o cliente pode reler seusrelatórios e perceber, “nossa, realmentecheguei longe”. Relatórios são evidênciastangíveis de que um coach teve um impactona vida do cliente. Um telefonema pode seresquecido com o passar do tempo, mas osrelatórios oferecem provas permanentes doprogresso.

4. dinheiro, dinheiro, dinheiroEm vez de se preocupar sobre o quantocobrar do cliente, os coaches devem focarna qualidade de seus serviços. Uma vezque você está convicto do valor de seucoaching, não será difícil cobrar preços mais altos. Se um coach fornece qualidade,

coaching de impacto, clientes novos vãoperceber o valor do serviço. A partir daí ocoach pode aumentar os custos de formamais rápida ou não, confiante de que o queoferece tem o valor que está cobrando. Paramuitos coaches, isto significa esclarecer suamentalidade financeira e perceber que o valorcobrado é reflexo do valor do serviço.

5. Ser a Referência de suasindicaçõesDepois de oferecer esses serviços excelentespara um cliente, o melhor agradecimentoque um coach pode receber é uma indicaçãomaravilhosa. Ainda assim muitos coacheslutam por uma lista de clientes baseadaem indicação. Conhecer como conseguirum boletim A+ é uma obrigação no setordo coaching. A melhor forme de pedir umfeedback do cliente é marcar uma conversapara após a finalização do coaching. Então,um coach pode inverter uma situação e pedirpor uma contribuição sobre o crescimentode seu negócio. Ele conhece alguém quepoderia se beneficiar com o seu coaching?Poderia escrever uma referência? Estaconversa faz um cliente ter forte interesseno seu sucesso como coach. Durante estainversão de papéis, o cliente se torna o coach,e pode oferecer um conselho que o ajudaráno futuro. A melhor forma de conseguir umaboa indicação é estar comprometido comseu próprio sucesso como coach, e depoisapenas pedir um feedback. O resto fluirá.

Focando no progresso destas áreas chaves,nós teremos muito mais para celebrar nospróximos anos, de forma mais importante,nosso sucesso!

Page 37: Revista Choice - 10.2013

37 choice

noticia da indústria

o Futuro do coaching nas organizaçõesPainel de debate interativo com coaches do mundo todo durante a Conferência

de Coaching Anual do Grupo Global Coaching

by Sylvia Becker-Hill, MA, PCC& Christa Schoening, MCC

Eles literalmente voaram de todos os cantosdo mundo: 30 coaches executivos e 30representantes de RH que aproveitaram arede, o aprendizado sobre oportunidadese a troca de ideias num ambiente dehospitalidade perfeito no Lago de Starnberg,Alemanha, tendo ao fundo a visão dos Alpesda Baviera cobertos de neve.

Era possível perceber o alto nível de atenção ecuriosidade tangível no ar. É uma conferênciaextraordinária no sentido de que todos oscoaches convidados são uma equipe mundial,recrutada de maneira perfeita por ChristaSchoening, MCC (ICF) e orientada porMonika Mueller, MCC (ICF), quase todoscredenciados no ICF trabalham juntos emdiferentes combinações para as companhiasdo Fortune 500, implementando programasde coaching em larga escala pelo mundo.O Grupo Global Coaching é conhecido por sua “parceria real com os clientes”. Os clientes esperam serviços impecáveis enquanto procuram soluções a longo prazoe resultados sustentáveis. A preferênciadeles é trabalhar responsabilidade, igualmentena parceria e numa visão compartilhada.

Os altos pontos do encontro foram a tônicade Alan Scale de Boston sobre LiderançaTransformacional, dois estudos de casodecorrentes de programas de coaching

de cliente e o painel de debate, que estáabaixo, com cinco coaches executivos, cadaum representando diferentes continentes,respondendo as questões feitas pelo RHna audiência sobre tendências e o futurodo coaching.

abaixo está um especialista do debate mostrando asdiferentes – e obviamentepessoais – perspectivas dasituação mundial do nosso setor.q: O que está acontecendo atualmente nonegócio de coaching?

mB: No Oriente Médio existe uma grandeabertura e disposição para aprender. Fazer coaching no Oriente Médio existe umfrescor, uma curiosidade, sobre objetivosprofissionais, objetivos pessoais.

JH: Na china, onde vivo, o mercado docoaching está se expandindo. Trabalho comempresas multinacionais da Europa e E.U.Não há muitos coaches treinados na China.Menos ainda coaches executivos comexperiência. Eu trabalho com diretoresexecutivos na China. Quando digo que onegócio de coaching está se expandindona China, eu me refiro sobre a quantidadede pessoas que querem se tornar coaches.Eles estão no setor de Recursos Humanos das

empresas e começam a se tornar coaches.Ou veem de empresas de treinamento decoach, fornecedores cadastrados e aprovadosdo ICF.

SBH: Os EUA são um mercado bastanteheterogêneo. Em Michigan onde estouestabelecido sentiu-se muito a forte recessão,principalmente na área ao redor de Detroit.Sob a perspectiva da ICF – eu fazia parteda diretoria da ICF na época - muitos coachesvoltaram para o mercado de trabalho embusca de um ‘emprego’ normal ou saíramde Michigan. O coaching está florescendodevido ao ambiente corporativo principalmenteno Leste – e na costa Oeste.

Diferente da Europa, o entendimento doque é coaching é muito mais amplo nosEUA e Canadá. Você pode encontrar umcoach para qualquer problema, qualquerobjetivo que possa imaginar: coachingdo amor, coaching para perder peso,coaching de parentalidade. Existem muitoshíbridos acontecendo entre consultoria,treinamento e coaching. Por um lado omercado é muito maior, mas o mercadocorporativo está congelado nos últimosanos, mas desde este ano finalmente vemse abrindo.

CS: Na Europa o mercado de coachingestá florescendo, Temos algumas exceçõescomo a Espanha por exemplo. No geral omercado se recupera inundado de coaches.

Page 38: Revista Choice - 10.2013

38 choice

Certificação, estudo e treinamento se tornamcada vez mais importantes. Há uma tendênciadas universidades para oferecer cursose treinamentos em coaching. Seguimos emfrente também com o pensamento de queo coaching é uma relação personalizada.Observamos uma tendência clara para ocoaching coletivo e em nível de mudançaorganizacional ou mudança de nível degestão.

aL: Eu chamei Damian Goldvarg, presidentedo ICF, América do Sul. A América Latinaé impulsionada pelo coaching ontológicodevido à escola de coaching Newfield. Oitoentre dez coaches são ontológicos. Há umafalta de coaches executivos ou de negócios.A outra tendência é que o mercado estáflorescendo. As grandes empresas, vindode fora principalmente, estão procurando ocoaching e há uma grande oportunidadepara os coaches conseguirem um trabalho.

q: Qual a faixa de honorários para coachingpor dia?

SBH: O valor depende do nicho em que apessoa trabalha. Coaches de Vida cobram de$50 a $200 dólares por hora. Coaches paraexecutivos de alto escalão ganham de $500a $1000 dólares por hora. De $250 a $500dólares por hora para gestão intermediária.

JH: Vi uma reportagem que mostrou quea região Asia-Pacífico tem uma expansãode coaching maior do que qualquer outrolugar na terra. O trabalho não tem um valorpor dia. É baseado em pesquisa. Os valoresna região Asia-Pacífico vão de $400 a $1200dólares por hora.

CS: 300 a 1200 euros de taxa honorária.

aL: Preços e taxas são similares à Alemanha.

q: Tenho a impressão de que muitas pessoasdo RH não são fiéis ao coaching. Vocêsobservam muito cepticismo por parte deles?

SBH: Muitas pessoas de RH na Europa sesubmeteram a treinamento como coaches.Durante os 7 anos que morei em Michigan nunca encontrei uma pessoa de RH quetivesse treinamento de coaching. A função deRH nos EUA é principalmente administrativa.

Durante a recessão houve corte de orçamentose muitas pessoas de RH foram dispensadas. Meu mais recente contato de RH corporativo vem direto da faculdade e não sabe muito sobre coaching. É necessário muito estudo.

mB: Tenho trabalhado com RH no ReinoUnido e no Oriente Médio como comprador.A resposta é independência. Alguns de RHse sentem ameaçados usando a intervençãode terceiros. É uma grande questão quedepende de muitos aspectos.

JH: O adepto mais precoce de coachingexecutivo veio do setor de serviços financeiros.Isso foi o que experimentei quando morei emHong Kong e o mesmo aconteceu emSingapura. Como já se passou um bom tempotalvez já não tenha mais todo esse brilho. Quem trabalha no RH não quer coachesfazendo o que eles fazem há 10 anos. Essaé minha especulação.

mB: É uma questão de maturidade do mercado.Quando comparo o setor de serviço financeirodo Oriente Médio com o do Reino Unido, nãopercebo isso no Oriente Médio, mas percebono Reino Unido.

O painel internacional numa fusão cultural da esquerda para a direita: Craig Miller (CM),americano, mora na Espanha e trabalha em toda Europa é o mediador; Martin Braddock (MB),de Manchester, Inglaterra com base em Dubai representa o Reino Unido e o Oriente Médio;Jeff Hasenfratz (JH), originalmente de Ohio morando há mais de 20 em Hong Kong e Shanghairepresenta a Asia; Sylvia Becker-Hill (SBH) da Alemanha mora em Michigan desde 2006representou os E.U. e Canada; Christa Schoening (CS) da Germany representou a Europe; eAndreas Liedtke (AL), um alemão que mora no Chile desde a infância representou a Américado Sul (AL).

aL: O coaching ontológico é tão forte e nãotrouxe bons resultados. O objetivo principalé que o puro coaching ontológico não ajudano mundo corporativo. É importante paraempurrar outros tipos de coaching no mundodos negócios.

CS: O pessoal do RH que tem conhecimentode coaching nunca teve esse problema.No geral observo menos ceticismo. Cadavez mais o coaching é visto e aceito comoum trunfo poderoso para desenvolvimentopessoal e de organizações.

q: Vocês acham que em 3 - 5 - 10 anos,as práticas e metodologia de coachingvão enriquecer através das culturas ondevocês estão trabalhando? Qual a maiorriqueza na diversidade das práticas decoaching?

SBH: Você pode ver a resposta nesta reunião.Nós somos verdadeiramente mundiais. Nãoestamos viajando pelo mundo, mas estamosvivendo nas culturas onde trabalhamos.Somos todos membros do ICF onde existeuma troca enorme e uma comunidade deaprendizado. Fazemos exatamente o quevocê descreveu. A resposta está literalmenteaqui neste espaço.

noticia da indústria

Page 39: Revista Choice - 10.2013

39 choice

artigos

por Jaqueline Weigel, PCC

A indústria do coaching continua crescendoe novas necessidades vão sendo percebidas.Uma delas é oferecer soluções em escala,também para o grande grupo de pessoasde uma empresa não apenas para os altosexecutivos. Coaching em Grupo é uma novaopção.

Sabe-se pouco sobre o assunto no Brasil,mas o Coaching em Grupo é conhecidoem outros países e comprovadamente jáapresenta excelentes resultados. Diferentedo Coaching de Equipe, um pouco maispopular, mas também ainda novo no Brasil,no Coaching em Grupo a metodologia docoaching é aplicada coletivamente, mas otrabalho é interdependente quando se tratade grupos corporativos e independente eindividual quando se trata de grupos abertos.

No cenário corporativo, o trabalho em grupotem como foco principal alinhar as pessoasaos objetivos e estratégias do negócio. Osencontros trazem entendimentos sobre asnecessidades e limitações coletivas do grupode pessoas e o impacto das atitudes individuaisno resultado do grupo.

A troca de experiências é intensa e cria vínculose proximidade entre grupo que passa a buscarsoluções estratégicas e operacionais, trazendovelocidade e resultados acima do esperado.

Entre as vantagens desta modalidade paraa empresa, se destacam:

• Ganho de tempo e otimização de investimento

• Desenvolvimento comportamental de todosos indivíduos e do grupo, fundamental paraalta performance corporativa

• Autonomia e aumento da capacidade decriar soluções do grupo e dos indivíduos

• Clareza da interdependência e integraçãodos gestores e das áreas

• Retenção de pessoas, desenvolvimentoe aprendizado de novas competências

Coaching para Grupo“Poucos são os coaches capazes de conduzir um grupo ou uma equipecom a metodologia do coaching.”

O Coaching em Grupo é usado para ganhareficácia na busca dos objetivos organizacionais,aumentar a produtividade das pessoas e dosgrupos, criar o senso coletivo de relevânciae pertencimento, e união na busca de umsonho comum.

O objetivo principal da aplicação do Coachingem Grupo é maximizar energias combinadas,experiências e consciência para que se entendao que é preciso para alcançar objetivoscorporativos e atender anseios individuaisdiferentes.

Competências do coach que aplica o Coachingem Grupo:

• Escuta ativa em diferentes níveis, já quediversas pessoas interagem ao mesmotempo

• Entender o que acontece no grupo e se istoo afeta; em grupos corporativos entendera dinâmica do grupo, em grupos abertosisto não é relevante, já que as pessoas nãoestão juntas em prol de algum trabalhocompartilhado

• O que é dito e o que não é dito e comotransformar isso em algo tangível validadopelo grupo

• Qual é o contexto atual e desejado pelogrupo e/ou por cada um dos participantes

• Quais são as oportunidades que aparecemdurante o processo, podem ser compartilhasem prol do todo ou individualizadas parao crescimento individual de cada um dosparticipantes

• Ter clareza das diferenças e semelhançasdos participantes

• Capacidade de fazer com que o grupoassuma responsabilidades individualmentee coletiva

• Fazer com que o grupo se auto gerencie;

• Criar um ambiente de confidencialidadee confiança

• Ser capaz de promover colaboração, liderançacompartilhada, introspecção e capacidadede criação de soluções

• Ser capaz de deixar os participantes livrespara se manifestarem e acharem caminhose saídas em busca de um objetivo

Nos cases que já aplicamos, os participantesrelatam os seguintes resultados:

• Maior interação dos gestores de diferentesáreas

• Alinhamento estratégico e operacional

• Maior clareza de como superar todas asdificuldades internas e externas

• Velocidade na busca dos objetivos

• Senso de pertencimento a um grupo embusca de causas relevantes e crescimentopessoal

Cada vez mais o coaching cresce no mercadomundial. Modalidades coletivas passarão afazem parte dos serviços, projetos e das salasde aula. O coaching não é apenas um modelode desenvolvimento de competências decomportamento, mas uma poderosa e prática ferramenta de transformação deindivíduos, grupos e de organizações.

Page 40: Revista Choice - 10.2013

artigos

por Eva Pontes, PCC e Acredited CoachSupervisor

Tendência que desponta na comunidade decoaching, a certificação em supervisão éum conceito relativamente novo em nossosegmento. É comum ainda haver no mercadouma confusão entre supervisão e mentoria.Ambas são atividades importantes para ocrescimento profissional dos coaches, maspossuem propósitos, timing substancialmentediferentes e foco. Enquanto a mentoria émais direcionada às competências críticasde coaching e tende a ser procurada nos estágios iniciais da carreira, a supervisão éuma prática reflexiva para o desenvolvimentocontínuo do coach. Um de seus principaisobjetivos é estimular a observação estruturadade quem ele é e de como se comporta na relaçãocom cada um de seus coachees, sendo buscadaem todas as fases, independentemente dosanos de experiência.

Prática bastante consolidada na Europa,a supervisão em coaching começa a seestabelecer em outros países, assim comono mercado brasileiro, que agora conta comsua primeira supervisora certificada entre um

Supervisão em coaching: conheça aexperiência de quem passou pelo processo

grupo seleto de 100 profissionais capacitadosem todo o mundo. A Choice entrevistoucinco coaches supervisionadas por Eva HirschPontes, única Accredited Coach Supervisorda América Latina a completar uma formaçãoespecífica para atuar em supervisão decoaches em curso oficialmente aprovadopela International Coach Federation (ICF) eacreditado pela EMCC (European Mentoringand Coaching Council). Confira!

Por que você decidiu investirem supervisão?Considero fundamental que qualquer coach profissional invista continuamente em seudesenvolvimento.

Contribuir para o desenvolvimento de alguémpressupõe que uma maestria pessoal quedemanda, além dos conhecimentos técnicose das ferramentas, uma profunda reflexão eanálise do desempenho do coach frente àprática experimentada nos relacionamentoscom os clientes. Fazer supervisão significainvestir no SER do coach. Quando me depareicom essa alternativa, não tive dúvidas deque este investimento seria fundamentalpara avançar na minha profissionalizaçãocomo coach.Rosangela Rezende Pedrosa - Belo Horizonte Coaching Executivo e de Carreira

quais os principais benefíciosdo processo para você, seusclientes e para a profissão?O processo me traz muitos benefícios, entreos quais posso destacar:

• Integração de conhecimento e prática aconstrução de um modelo de trabalhoindividual

• Aprofundamento de reflexões

• O fortalecimento da autoconfiança

• A formulação de diferentes perspectivas eo aprendizado e feedback contínuos

Já meus clientes se beneficiam do refinamentoda escuta e da destreza técnica que asupervisão pode me proporcionar. Além disso,ao escolher um coach que recebe supervisão

periódica, eles sabem que estão trabalhandocom um profissional que leva sua profissão asério e investe em seu próprio desenvolvimento,recebendo orientação e feedback de umcolega mais experiente. Sem dúvida, coma prática da supervisão, a profissão ganhamuito em segurança, ética e credibilidade.

Fernanda Loureiro - Rio de JaneiroCertified master Coach pelo BCi - BehavioralCoaching institute e Coaching Executivo e deCarreira

Como você se sente levandoseus casos para supervisão?Durante a supervisão, me sinto acompanhadae “cuidada” em todos os momentos doprocesso. O que mais me marca é que mesinto livre para ser quem sou, não me sintojulgada, o que permite que o meu melhorcomo coach possa aparecer.

Rosângela Barcellos – mato Grosso do Sul Coaching Executivo, de Carreira e Performance

o que pode dificultar a buscada supervisão? Na minha percepção, pode passar peladificuldade do coach em se colocar no lugarde aprendiz, reconhecendo que precisa deapoio para qualificar sua prática, por exemplo.Eu seria um tanto quanto enfática com relação à necessidade da supervisão, não somente na prática inicial, mas no decorrer de toda nossa atividade como coaches.

Rita michel – Rio Grande do SulCoaching Executivo e de Carreira

você recomendaria a supervisãoa outros coaches? Por quê?Sim. Acredito que todo coach precisa deum espaço de interlocução confiável, parapoder discutir dúvidas, impasses e trazerum novo olhar, lembrar e relembrar práticas,métodos e aspectos éticos.

maria angélica Carneiro - São PauloPCC - Professional Certified Coach pela iCF, co-coordenadora do curso aCtP de Formação de Coaches do instituto Ecosocial e examinadora para credenciamentos de coaches da iCF

40 choice

Page 41: Revista Choice - 10.2013

por Jorge Oliveira

Visto como resposta à uma mudança cultural,num mundo cada vez mais individualizado,o coaching vem atendendo a demandaspessoais organizacionais e tem servido aosmais diferentes propósitos, desde ajustarcomportamentos a apoiar no desenvolvimentode potencial mas ainda dispõe de enormepotencial no sentido de permitir que asorganizações façam um uso estratégicodesta poderosa ferramenta de mudanças.Tradicionalmente tem funcionado como umaforma de premiar o funcionário ou adequá-loao ambiente, ficando sempre circunscrita a elee ao coach a responsabilidade pelo processo.

Na pratica as organizações delegam aocoach o processo de desenvolvimentode seu funcionário. Seu uso terceirizado,no entanto, tem frustrado profissionaisindependentes que ficam à refém dosdepartamentos de Recursos Humanosbuscando demonstrar a sua eficácia notrabalho que realizam com seus clientes – osfuncionários eleitos para usufruir do coaching– ao mesmo tempo em que tentam convenceras organizações dos seus inúmeros benefícios,

o coaching como estratégia de negócios

inclusive, com relação à performance dosnegócios.Ao contratar o coaching desconhecendo asdiversas premissas e em conseqüência osmuitos resultados benéficos que a intervençãopode trazer para as empresas, os RHs acabamdelegando aos coaches uma responsabilidadeque não lhes pertence e que poderia serexplorada com metas específicas e alvoscerteiros, segundo os seus próprios objetivosde crescimento empresarial. O que não existeé uma clareza de que o processo de coachingexecutivo é fundamentalmente uma propostade negócios, onde o profissional coach eo coachee podem trabalhar juntos paraque, direta ou indiretamente, a organizaçãoaperfeiçoe o seu desempenho ou melhoreseus resultados. É desconhecido também opoder de irradiação sistêmica do coaching.

Acontece que quando uma só pessoa fazcoaching essa mudança já repercuteno sistema que se expande e tem efeitomultiplicador. Ou seja, quando um coacheese modifica internamente, ele tenderá amudar o seu entorno, no trabalho, na suacasa, nos diferentes contextos que freqüentee em última análise, na própria sociedade– as mudanças são reais por mais sutis quepossam parecer e por mais difíceis que sejamde serem mensuradas, aparentemente.

Em outras palavras, qualquer que sejamas premissas que levaram as organizações a contratar o coaching, é importante queelas estejam claras, primeiro para que nãohaja confusão de papéis; mas tambémporque quanto maior a consciência, maisimpactos positivos poderão ocorrer para asempresas. Ao assumir essa responsabilidade,as empresas têm condições de criar o ambientefavorável às mudanças que necessitam,alinhando os compromissos de cada um noprocesso, e conseqüentemente, tambémos ganhos. Hoje, já é comum o coachingdesenvolver talentos em conjunto, visandoo desenvolvimento de uma área específicaque irá sustentar uma determinada estratégiade negócios, por exemplo, embora sejaminúmeras as possibilidades de aplicação daferramenta.

Criar uma cultura de coaching torna todoo processo mais transparente, otimizandoas eventuais parcerias e contribuições quevenham a somar no todo e possam abrirmaior espaço para os impactos e avaliaçõesdas mudanças ocorridas individualmentee também no que diz respeito ao ambienteorganizacional. Foi-se o tempo em que asempresas contratavam o coaching apenaspara deixar um executivo mais feliz. Emboraele esteja na crista da onda por atenderprofissionais de uma maneira personalizada,o coaching representa uma boa oportunidadede ampliar a consciência das pessoas dentrodas empresas e a consciência das própriasorganizações. Assim ele deveria ser visto.

Jorge oliveira é membro do instituto EcoSocial,um dos fundadores do curso de Formação deCoaches e presidente da iCF no Brasil.

41 choice

Page 42: Revista Choice - 10.2013

42 choice

artigos

por Agnelson Ricardo Correali psicólogoe coach executivo ACC - ICF

No ambiente empresarial vivemos hoje umabusca incessante por metodologias queauxiliem no processo de desenvolvimentopessoal e profissional, visando desta formacriar um cenário positivo para o alcance deresultados baseados na filosofia “fazer maiscom menos”.

Quer seja pela indicação das empresasou de forma voluntária os executivos têmobservado que o processo de coaching éuma metodologia poderosa, uma vez que,os ajudam a encontrar respostas para váriosdilemas empresariais e principalmente osapoiam no desenvolvimento de novascompetências para que possam lidar comos diversos desafios a que são expostos,confirmando assim a eficácia deste processoem gerar resultados efetivos no curto prazo.

À medida que os executivos experenciam ovalor do coaching, tal qual vem ocorrendonos últimos anos, uma clientela crítica emais exigente começa a surgir. O saber maissobre o processo, sua fundamentação teóricae dos resultados efetivos apresentados,passam a ser questionados pelos interessadosem vivenciar esta jornada de auto superação,além disso, a origem do coach, seus valores,formação e experiência entram em cenacomo elementos diferencias para que o cliente se sinta seguro em optar por este ouaquele prestador de serviço.

Este comportamento do mercado vem exigindoque os verdadeiros coaches se posicionemde forma, a não só mais, garantirem os resultados propagados mas a atuarem comoprofissionais que representam uma classediferenciada, por sua experiência, ética,excelente formação e adoção de práticasde trabalhos que tenham um referencialteórico e científico comprovados.

Como psicólogo há mais de 30 anos e lidandocom coaching executivo nestes últimos 12anos, tenho observado que um mergulharconstante sobre as diversas teorias que dãosuporte ao coaching se faz necessário.

Dentre as diversas teorias, o que vem mesurpreendendo, nestes últimos anos, são osestudos da Neurociência Social que temagregado muito valor à minha prática de

o ser coach executivo - novas perspectivase posicionamentos

coaching, além de observar o encantamentodos executivos em verificarem o quanto estesconhecimentos também os auxiliam a melhorconduzirem suas tomadas de decisões eprincipalmente em lidar com a diversidadeem prol de um ambiente de trabalho maisharmonioso e propício para a utilização detodo potencial humano das equipes. Comodiz David Rock em seu livro LiderançaTranquila - não diga aos outros o que fazer- Ensine-os a Pensar (ed. Campus - 2006),os executivos têm tomado consciência deque o grande sucesso das corporaçõesestá ligado a capacidade de seus líderesem atuarem como facilitadores dospensamentos dos seus colaboradores, paraque novos sentimentos sejam ressiginificadose novos hábitos de trabalho sejam adquiridosem prol de uma performance sempre superior,alinhados à cultura do “fazer mais com menos”.

Observo a cada dia que, como Coach, devo oportunizar ao meu coachee um ambiente extremamente favorável ao seu cérebropara que novas conexões sejam realizadas,pois só a partir deste movimento surgirãoinsights que favorecerão o rápido alcancedas metas estabelecidas no processo decoaching.

Manter-se à frente das necessidades de suaclientela será a grande meta dos Coachesa partir de agora, uma vez que já temosuma massa crítica de clientes que buscamcoaches que dominem processos com maiorefetividade para auxiliá-los a realizarem suasmetas de vidas.

Enquanto coaches deveremos maximizarnossos conhecimentos, mantermos sempreo espírito do estar aberto para aprendermais, e não nos limitarmos somente aquiloque nos revela sucesso, mas arrojarmos,com responsabilidade, em integrarmos todosos nossos conhecimentos em prol dos nossoscoachees.

Sucesso para você que já é Coach e muitaenergia para você que pretende iniciar nestaprofissão.

Page 43: Revista Choice - 10.2013

43 choice

Palavra Final

o coach milenarCompartilhando Pensamentos e sabedoria para um coaching melhor

by Sarah Carling

Eu frequentemente sou mostrada e rotuladacomo sendo parte da geração “milenar”,sempre descrita como narcisista e falida emorando aos 30 na casa dos pais. Mas nãodesminto que sou sim uma milenar – nãoposso imaginar ser outra coisa que não umanativa digital, me sinto perdida sem umsmartphone nas mãos, e um dos primeirosbrinquedos que comprei para minha filhafoi um tablet desenvolvido para criançaspequenas que não vai se quebrar no pisode ladrilho.

Mas o que significa ser um coach milenar,fazer parte de uma profissão que cresceumuito na nossa vida e continua a crescer?Como podemos ajudar a moldar o futurodo coaching e construir sobre o que outrosrealizaram antes de nós?

Enquanto sua juventude é vista como umobstáculo por alguns, não se desmente quemilenares tem uma perspectiva única nomundo. Isso pode ser um grande recursoquando se aplica o coaching com outros denossa geração. Nossas vidas e estilos devida são dominados não pela comunidadefísica, mas pelas comunidades virtuais. Estamos mais próximos de socializar, e atémesmo trabalhar on line ou de forma remota,uma mudança de cultura que deve ser levadaem conta nas nossas práticas de coachingonde mais formas tradicionais de negócioe coaching profissional talvez tenham queser redefinidas para dar suporte a esta novamentalidade de trabalho.

Como uma milenar, sou de uma nova geraçãode coaches e de clientes de coaching. Paranós, o coaching não é novo; é uma parteaceita da nossa caixa de ferramentas e umaque acessamos confortavelmente. Então oque é diferente sobre milenares de coaching,quais são os desafios diferentes que comocoaches precisamos estar conscientes ecomo podemos usar a tecnologia para darsuporte à geração digital?

Enquanto muitos dos desafios que enfrentamosnão são diferentes daqueles enfrentadospor nossos antecessores na mesma fase davida – comprar uma casa, começar umafamília e desenvolver a carreira – e muitosdos objetivos vão ressoar como desejosdas pessoas através da história, nossos

caminhos são diferentes, mudados pelosacontecimentos a nossa volta durante osúltimos 20 anos, e nós, como coaches dageração milenar e para a geração milenar,devemos reconhecer e dar suporte àsdiferenças e às semelhanças.

As oportunidades de coaching fora da nossageração são também abundantes, com muitaspessoas se desgastando para desenvolveruma compreensão e fluência em um novomundo centrado na internet.

Nós como milenares estamos numa posição única de ajudar as pessoas a encontraremrealização pessoal e profissional comassistência de tecnologias on line, utilizandoredes sociais e acesso à informação parafacilitar o crescimento dos clientes.

Entretanto, também devemos ser cuidadosospara reconhecer que somos falíveis, e nãoaplicar nosso próprio paradigma do mundocom as pessoas com quem aplicamos ocoaching. Enquanto pode ser alienígena para nós viver num mundo onde não háresposta digital para toda questão, devemosestar preparados para admitir que a maioriados clientes que encontraremos estão muitomais próximos do físico do que do virtual.

Muitos milenares, como eu, estão apenascomeçando a jornada do coaching, e comotal temos a obrigação de usar a sabedoriae na experiência disponível ser conscienteno desenvolvimento e criação da nossaprática de coaching. Estamos crescendocom uma fundação sólida de éticas e boaspráticas que devemos ter orgulho, enquantoacrescentamos nossas próprias e únicasexperiências e perspectivas para a práticado coaching.

“nós como coachesmilenares estamosnuma posição únicade ajudar as pessoasa encontraremrealização pessoale profissional comassistência detecnologias on line”

Page 44: Revista Choice - 10.2013