revista casa modelo ecodecor

27

Upload: consorcio-pcj

Post on 08-Mar-2016

260 views

Category:

Documents


13 download

DESCRIPTION

Revista produzida para a mostra de construção e decoração sustentável do Consórcio PCJ, Casa Modelo EcoDecor.

TRANSCRIPT

Page 1: Revista Casa Modelo EcoDecor
Page 2: Revista Casa Modelo EcoDecor
Page 3: Revista Casa Modelo EcoDecor

04 Eco Decor | Consórcio PCJ | 2011 Eco Decor | Consórcio PCJ | 2011 05

SUM

ÁRI

OSUMÁRIO

26BANHEIROUso consciente é o destaque nesse ambiente

28 JARDIM DOS FUNDOSAromas, sabores e cores

30GARAGEM | PERGOLADOA construção de um novo modelo

32 RESERVATÓRIO DE ÁGUAA simplicidade genial

34MINI ESTAÇÃO DE ÁGUAMiniatura mostra o tratamento

36 CONSÓRCIO PCJentidade implusiona transformações

39ENTREVISTAPerugini

44 FORNECEDORESSUMÁRIO 06 A CASA

O futuro de nossas cidades

10FACHADAUm novo olhar para um novo modelo

12 RECEPÇÃOUma passagem para o futuro

14HALL E SALÃOAs boas vindas à casa modelo

16 MESANINOEm busca da integração harmoniosa

18ESCRITÓRIOUm ambiente para mil ambientes

20 SALA DE TVAmbiente para a família reunida

22QUARTO INFANTILAlegria e aconchego para as crianças

expe

dien

teConsórcio Intermunicipal das Bacias dos Rios Piracicaba,

Capivari e Jundiai(Consórcio PCJ)

PresidenteAngelo Perugini

Prefeito Hortolândia

Secretário ExecutivoFrancisco Carlos Castro Lahóz

Conselho EditorialSecretaria executiva do Consórcio PCJ

Textos e EdiçãoPaulo San Martin e Veronique Hourcade

Diagramação e Direção de ArteSérgio Braidotti

FotosClodoaldo Santos e Dener Chimelli

ImpressãoGráfica Paineiras

Secretaria executivaAvenida São Jerônimo, 3100 - Morada

do Sol - Americana - SPCEP 13470-310

Fone / Fax 19 [email protected]

consorcio_pcj

consórcio pcj

24 COZINHAResponsabilidade ambiental para o dia a dia

Page 4: Revista Casa Modelo EcoDecor

06 Eco Decor | Consórcio PCJ | 2011

a casa

A Casa Modelo, construída em 2009, em Americana, é considerada uma impor-

tante iniciativa para a divulgação e popularização de modelos cons-trutivos sustentáveis. Ela apresenta alternativas viáveis de construção que aliam conforto com a preser-vação ambiental. Ela foi viabilizada a partir de inú-meras parcerias e com o apoio de um grande número de profissio-nais das mais diversas áreas. Esta atuação conjunta permitiu a busca de soluções para diversos proble-mas comuns. E agora, com a Mostra EcoDecor, e com novas parcerias, o projeto avança ainda mais na sua proposta inicial. Ele mostra que é possível, sim, exercer um viver mais res-ponsável, sem perder a qualidade e amenizando os impactos no meio ambiente.O projeto da Casa Modelo resulta da pesquisa desenvolvida pelo ar-quiteto e urbanista Antonio Carlos Giocondo Cesar. Pesquisador da Escola de Engenharia de São Car-los da Universidade de São Paulo (EESC-USP), Giocondo desenvol-veu o tijolo produzido a partir da escória de aciaria, resíduo da pro-dução de aço.O tijolo foi denominado Blocaço. O trabalho foi objeto da tese de doutorado e contou com a parceria da ArcelorMittal. “A Arcelor Mital é uma empresa consorciada do PCJ e, durante uma reunião na sede do Consórcio, na cidade de Americana, levantou-se a necessidade de construir uma área para educação ambiental. Foi então que se comentou da pesquisa desenvolvida na USP em parceria com a Arcelor, o que despertou bastante interesse por parte do de-partamento ambiental do Consór-cio PCJ, que se empenhou na busca de parceiros para tornar o projeto do espaço de educação ambiental uma realidade”, conta Giocondo.

O futurode nossas cidades

O futurode nossas cidades

EcoDecor na Casa Modelo mostra as parcerias

que garantem uma vida sustentável

EcoDecor na Casa Modelo mostra as parcerias

que garantem uma vida sustentável

Eco Decor | Consórcio PCJ | 2011 07

Page 5: Revista Casa Modelo EcoDecor

08 Eco Decor | Consórcio PCJ | 2011 Eco Decor | Consórcio PCJ | 2011 09

Vantagens do blocoDe acordo com ele, esse bloco estrutural oferece vantagens em relação ao bloco con-vencional. Uma delas é o baixo consumo de areia e de pedra na construção, bem como de argamassa, uma vez que segue o sistema de encaixe dos blocos. Giocondo ressalta que a questão da susten-tabilidade também foi planejada nas demais etapas da construção, com a opção de uso de placas solares, coleta de água da chuva para reuso, questão do esgoto, telhas de tetra pak. “É uma construção viável. Os materiais utili-zados estão disponíveis para consumo”, des-taca Giocondo.Ele explica que um projeto de arquitetu-ra sustentável não se resume a escolha de materiais sustentáveis. “O edifício tem que funcionar corretamente, para isso é pre-ciso ter conhecimento de todas as carac-terísticas térmicas e ambientais de onde o edifício será implantado, entre outras questões. E a casa modelo atende a todas estas questões”, afirma. O formato da casa, por exemplo, é o resul-tado das características térmicas da latitude e longitude da cidade de Americana, onde foi implantada. A inclinação do telhado, aponta o arquiteto, tem o ângulo de melhor aprovei-tamento da luz do sol para as placas foto-vol-taico, que geram energia elétrica, assim como para as placas de aquecimento de água. “Toda a lateral direita do telhado está volta-da exatamente para o norte geográfico onde temos, no hemisfério sul, a maior insolação, ou seja, o melhor aproveitamento energético da luz do sol”, explica.

Ciclo completoPara o controle da temperatura e refri-geração interna, comenta Giocondo, foi criada uma separação no telhado, re-sultando, na parte mais alta da casa, em um sistema de ventilação que controla a temperatura interna da casa, natural-mente, utilizando as correntes de ar exis-tentes no local. Dessa forma, a utilização de aparelhos elétricos de refrigeração de ar se torna desnecessária.Também recebeu atenção especial a questão do reaproveitamento de água de chuva e todo ciclo da água dentro da casa, desde a captação até o trata-mento para consumo e descarte da água utilizada, devolvendo-a limpa ao meio ambiente. “Todas estas questões fazem com que a Casa Modelo seja um exemplo do que há de mais moderno no conceito con-temporâneo de edifícios auto-suficientes energeticamente, e isto só é possível quando se utiliza equipamentos inter-nos de baixo consumo energético, como lâmpadas de LED, chuveiros híbridos, eletrodomésticos de baixo consumo, torneiras de baixo consumo, softwares de gerenciamento de energia elétrica. A Casa Modelo cria um novo conceito de arquitetura contemporânea que atende as necessidades estéticas, funcionais e ambientais das gerações futuras, ser-vindo de exemplo para os edifícios do terceiro milênio, amenizando o impacto ambiental causado pelo desenvolvimen-to urbano”, avalia Giocondo.

EcoDecor: um avançoCom a EcoDecor, a intenção é mostrar justamente essas possibilidades na hora de decorar, mantendo a preocupação com o meio ambiente. Giocondo conta que foi enviado um convite para a Associação dos Engenheiros e Arqui-tetos de Americana para verificar os profissionais com interesse em participar da Mostra. “Recebemos os projetos e selecionamos os que se enquadravam na proposta da Casa”.Para Giocondo, a questão da sustentabilidade é uma tendência geral, que pre-ocupa o mundo todo. “A Casa Modelo é um marco e a Mostra EcoDecor será uma referência, não só para Americana. A preservação ambiental e o consumo consciente passaram a ser questões importantes para a população”.

Page 6: Revista Casa Modelo EcoDecor

A recuperação da fachada da Casa Modelo é um dos princi-pais cartões de visita da Ecode-

cor 2011. O projeto foi idealizado para manter todas as características originais do prédio, um princípio fundamental da sustentabilidade, porém moldando-o às cores e objetivos de sua nova utilização. “E esta mudança acontece justamente na escolha da nova paleta de cores, na con-cepção do jardim lateral e na reforma da cobertura de acesso a entrada”, diz o ar-quiteto Daniel Henrique Medalha, autor do projeto.Medalha conta que os tons de azul e suas nuances foram escolhidos na paleta de cores, pois nos remetem ao principal ele-mento presente em todos os pontos do conceito de projeto: a água, representa-da na porta de entrada da casa por uma imagem digital impressa em vinil jateado aplicado sobre o vidro.

Muitos olharesO pano de vidro da fachada recebe pe-lícula adesiva perfurada com impressão digital, diminuindo os efeitos dos raios solares na absorção do calor. A ideia

fachada

Projeto mantém características do prédio, mas aponta uma nova vida

Um novo olharpara um novo modelo

Autor e responsável técnico

Arquiteto Daniel Henrique MedalhaEmail: [email protected]

Telefone: (19) 3406.1370

Colaboradores

Professores e alunos da EMEF Darcy Ribeiro de Americana/SP

Fornecedores

Vasos e mudasMarina Flores (19) 3462-2571

Viveiro Municipal de Americana (19) 3405-7700

Suporte dos vasos Serralheria Moreno (19) 3458-4663

Impressão digitalFastway Adesivos (19) 3406-1370

Suporte técnico e obrasJW Francis Contrutora

(19) 8808-5077

TintasSherwin Williams (19) 2122-8800

Hydronorth (43) 9918-8965

aponta para um dos princípios da sus-tentabilidade na arquitetura moderna, a do equilíbrio no uso da luz e do calor natural. O jardim lateral de entrada tem funda-mental destaque no paisagismo da mos-tra. Inspirado em paisagens áridas com predominância de cactáceas e suculentas além de solo arenoso coberto por pedras e pedriscos, possui enorme flexibilidade de personalização. “Pode ser temático, representando a caa-tinga, o cerrado, a natureza mexicana ou mesmo os jardins mediterrâneos. Tam-bém é ecológico por economizar água e dispensar o uso de agrotóxicos, resiste ao sol e a ventos fortes”, explica o autor.

CriançasO gazebo de Jardim é construído com pontaletes de eucalipto reflorestado e o mobiliário com pallets reutilizados. Os vasos de cerâmica pintados pelas crianças ganham mudinhas plantadas por elas, visitantes frequentes da Casa Modelo. “A intenção é as conscientizar, desde pequenas, na importância do res-peito pela natureza”.

Daniel Henrique MedalhaArquiteto

10 Eco Decor | Consórcio PCJ | 2011 Eco Decor | Consórcio PCJ | 2011 11

Page 7: Revista Casa Modelo EcoDecor

12 Eco Decor | Consórcio PCJ | 2011

recepção

A Recepção da Casa Mo-delo foi projetada para ser uma continuidade

do caminho já existente, que liga a rua de asfalto até a entrada da casa. A sua estrutura, auto por-tante, é também um elemento estético, valorizado pelo bem acabado tijolo de solo cimento fornecido pela Tijoleco. Heliton Escorpeli, um dos ar-quitetos responsáveis pelo proje-to, lembra que o piso recebeu a aplicação de um revestimento ci-mentício fabricado com agrega-dos naturais. “Estes produtos, em grande parte, são originários do reaproveitamento de resíduos e materiais descartados de pedras nobres, como mármore, granito, quartzo e quartzito, oferecendo resistência e qualidade estética ao ambiente”, relata.

Autores e responsáveis técnicos

Arquiteto Heliton Escorpeli- CREA 5062827060

Email: [email protected]: (19) 3645-2605

Colaboradores

Rosa FiguerobaVictor Chinaglia

Daniela Morelli de LimaMarco Antonio A. Jorge (Vereador Kim)

Fornecedores

IluminaçãoHouseLuz (19) 3471-2808

Nova Tecnologia (11) 2601-1755

CoberturaGruppo Telhas (19) 2114-9500

Telhado Fácil (19) 3466-4909

PisoEcoPietra (19) 3833-4000

TijolosTijoleco (19) 3481-5226

Equipamentos eletrônicos:American World: (19) 3405-2600

Uma passagempara o futuro

A entrada da Casa Modelo aponta para

o caminho da arquitetura sustentável

CoberturaA recepção é composta por dois ambientes: o escritório destinado aos trabalhos administra-tivos, contatos e pequenas reuniões; e a recep-ção propriamente dita. E os dois espaços rece-bem a mesma cobertura térmica.A recepção propriamente dita oferece cober-tura sobre o passeio, permitindo uma pausa para atender os visitantes que estão a caminho da casa. “Utilizamos telhas termo acústicas pré pintadas, que oferecem conforto e acabamento na construção”, explica o arquiteto.

TecnologiaPara demonstrar que o sistema de automação e eficiência energética que deverá equipar as construções do futuro já está disponível, os pontos de luz, tomadas e equipamentos da re-cepção, são controlados pelo sistema da Nova Tecnologia, que permite ligar/desligar cada ponto ou aparelho da casa, de qualquer parte do mundo, usando um smartphone ou tablet dotado de internet.

Heliton Escorpeliarquiteto

Eco Decor | Consórcio PCJ | 2011 13

Page 8: Revista Casa Modelo EcoDecor

hall

As arquitetas Carmen Lúcia de Moraes Fagundes Cunha e Pâmela Decenci trabalharam o hall de entrada e o salão principal com a proposta de deixar estes ambientes com a característica de dar as

boas vindas à casa. Nestes espaços, descontraídos e didáticos, os visitantes terão a oportunidade de conhecer o projeto que envolveu a construção da Casa Modelo e a realiza-ção da mostra Ecodecor. “Sendo o hall o primeiro ambiente interno da casa, ele tem como função uma breve apresentação sobre a construção e o Consórcio PCJ”, explica Pâmela. Maquete, folhetos explicativos sobre o projeto e sobre o Consórcio estão dis-postos em harmonia com o ambiente, fazendo parte da decoração. “Colocamos um pallet na parede que serve para a colocação de folderes”, ressalta Pâmela. Ela lembra que móveis e objetos foram confeccionados pe-las próprias arquitetas responsáveis pelos dois espaços.Como é o caso das cortinas, confeccionadas com retalhos de linhas, ma-lhas, fitas, restos de miçangas e flores com rolos de papel higiênico. “A ideia foi não fechar totalmente, permitindo a claridade natural e a ventilação”, argumenta Carmen. Completando o ambiente, piso em porcelanato imitando tábuas corridas de madeira de demolição uma mandala feita em jornal e uma escada metálica, que leva os visitantes ao mezanino.

salãoe

Autores e responsáveis técnicos

Arquiteta Carmen Lúcia de Moraes Fagundes Cunha – CREA 5062298454

Arquiteta e Urbanista(19) 9120-2896

[email protected]

Arquiteta Pâm ela Decenci – CREA 5062831285

Arquiteta e Urbanista(19) 7807-9222 / (19) 9269-9308

arquitetura@decenciarquitetura.com.brwww.decenciarquitetura.com.br

Fornecedores

PisosVia Rosa (19) 3429-7000

TintaSherwin Williams (19) 2122-8800

IluminaçãoHouseLuz (19) 3471-2808

Sun Lab (11) 4035-2500

Os móveis e objetos foram confeccionados pelas próprias

arquitetas responsáveis pelo espaço.

A opção das arquitetas foi por dei-xar as vigas do mezanino aparentes e na cor original, preto, contrastan-do com o tom claro utilizado para pintar as paredes. “Assim, mante-mos e valorizamos a luminosida-de”, acrescenta Carmen.Levando em consideração a gran-de quantidade de estudantes que irá passar pela Casa, em visitas didáticas, duas mesas de pallets fo-ram criadas, bem como puffs com fuxico de patchwork. A alegria e descontração do am-biente também se às tampas de barricas pintadas e coladas na pa-rede e adesivos ecologicamente corretos recordados com formas geométricas e colados tanto na pa-rede do hall quanto do salão prin-

14 Eco Decor | Consórcio PCJ | 2011

Ambientes apresentam a proposta da Casa Modeloe da mostra aos visitantes

As boas vindas à Casa Modelo

As boas vindas à Casa Modelo

Eco Decor | Consórcio PCJ | 2011 15

Carmen Lúcia de M. Fagundes Cunhaarquiteta

Pâmela Decenciarquiteta

Page 9: Revista Casa Modelo EcoDecor

mezanino

As crianças formam o público--alvo deste ambiente, que terá como finalidade abrigar uma

videoteca para os programas de educa-ção ambiental. Dessa forma, o arquiteto responsável, Beto Rampazzo, elaborou um projeto para atender a finalidade do espaço de forma lúdica, tendo como pano de fundo a temática Água. Mais es-pecificamente, a água dos rios.A ambientação com o tema escolhi-do começa pelo piso. Um carpete todo colorido, com desenhos de ondas. “O carpete 100% feito de fios de garrafas PET recicladas permite que as crianças sentem e façam atividades no chão de forma despojada”, explica. Garrafas plásticas também podem ser transformadas em tecido e neste caso foi utilizado para revestir pufes e almofadas, feitos com design exclusivo. “Com essas peças buscamos proporcionar um envol-vimento ainda maior das crianças com o ambiente”, ressalta Rampazzo, lembrando que foram confeccionadas em formatos diferentes, representando animais e plan-tas aquáticas. São carpas coloridas, sapo, vitória-régia e retalhos azuis.

Espaço é uma videoteca para os programas de

educação ambiental infantil

Como uma onda “No ponto de encontro com o piso do mezanino, fizemos as placas de forro se curvarem em forma de uma onda, dando aconchego e maior aproveitamento ao canto da sala”, justifica. E o ponto foi valorizado com uma faixa de luz LED, refletida na onda. O tema das ondas tam-bém se reproduz com o mesmo material do forro (placas de retalhos de tetra-pac reciclados) nas prateleiras e no forro central suspenso em forma de água corrente. Para completar a ambientação, móbiles de patchwork em forma de peixinhos coloridos e as esculturas naturais feitas com folhas secas de coqueiro jerivá e pintadas como se fossem peixes grandes. Na parede, três peixinhos de acrílico transparente foram colocados, recortados no formato do desenho infantil que fica por trás e foi ba-seado no desenho feito pelo filho do arquiteto, de dois anos de idade. No outro extremo do ambiente foi colocado um aparador e um su-porte tubular para a TV, dando um sentido estético aos coletores de água da calha central da Casa Modelo que passam pelo mezanino.

16 Eco Decor | Consórcio PCJ | 2011

AUTOR E RESPONSÁVEL TÉCNICO

Arquiteto Roberto Rampazzo Gambarato CREA 5060321703

Email: [email protected]: (19) 3406-2376

Fornecedores

CarpeteStyllo Decorações (19) 3406-5951

Pufes e almofadasEcoSimple (19) 3469-4951

Oficina Decorações (19) 3405-9555Atelier de Costura Maria Isabel (19) 3037-8536

Madeira plásticaHecoDesign (19) 3462-3882

PolyRio (21) 3691-2553

Mão de obra do forroOliveira Decorações (19) 4106-0756

TintasSherwin Williams (19) 2122-8800

Hecodesign (19) 3462-3882Solum (11) 3097-8716

IluminaçãoImpério das Lâmpadas (19) 3478-4000

HouseLuz (19) 3471-2808

Móbiles de Patchwork:Cacilda Gambarato (19) 9233-5876

Suporte TV e prateleirasFerroBom (19) 3462-6234

Esculturas com folhas de coqueiroDiogo Gonzales (19) 3407-7433

Livros infantisGostinho de Leitura (19) 3648-0188

Editora Adonis (19) 3471-5608

Em busca daintegração

harmoniosa

Em busca daintegração

harmoniosa

Eco Decor | Consórcio PCJ | 2011 17

Beto Rampazzoarquiteto

Page 10: Revista Casa Modelo EcoDecor

escritório

Modelo contemporâneo com um olhar no futuro

O ambiente do escritório foi pro-jetado com um olhar especial em uma categoria de visitantes

que é fundamental para a consolidação dos modelos sustentáveis apresentados pela Casa Modelo: as crianças que visi-tam o espaço, especialmente em grupos. “O uso de cores e texturas cria um am-biente lúdico que procura ser agradável à exploração e ao desfrute do espaço na forma de local de encontro”, explica a arquiteta Daniela Morelli de Lima, res-ponsável pelo projeto. Mas o espaço terá, também, a fun-ção bastante prática de um escritório

funcional que será usado esporadi-camente para pequenas reuniões do Consórcio PCJ. A idealizadora do projeto explica que o ambiente é flexível e oferece sustenta-bilidade aos diferentes modos contem-porâneos de vida, pois reduz significa-tivamente a necessidade de mobiliários específicos. “Proporcionamos ao usuá-rio a possibilidade de rearranjo do am-biente, conforme o uso que queira fazer dele, utilizando dos mesmos equipa-mentos e móveis”, relata. No caso do escritório os módulos-mesa podem ser usados todos agrupados, for-

Um olhar nos detalhesPisos – Porcelanato Portobello linha Ecollection/Canela de demolição reti-ficada é uma alternativa à extração de madeira. Fabricado a partir do reapro-veitamento de materiais reciclados, com tecnologia de redução de espes-sura indicada para sobreposição em reformas, reduzindo resíduos e econo-mizando energia e recursos.

Pastilhas – Miscelânea em tons de azul Porto Design: produzidas com material reciclado (vidro moído e reforjado).

Forro – Gesso acartonado Knauf. Além do custo-benefício, este tipo de constru-ção seca proporciona menor emissão de poluentes, pois sua extração não gera resíduos tóxicos e requer pouca interfe-rência na superfície, em geral de duração relativamente curta. Na obra, proporcio-na redução de material desperdiçado e, consequentemente, de energia. O gesso acartonado também atua como regula-dor do clima, mantendo o grau de umi-dade do ambiente em equilíbrio, além de ser um isolante térmico e acústico na-tural. Se tratado, este material pode ser reaproveitado no uso agrícola.

Iluminação – Luminárias de embutir com lâmpadas tipo LED e eletrônicas fluores-centes, de baixo consumo e recicláveis.

Pintura – Tinta PVA azul para as pa-redes e branca para o teto. À base de água, dispensam o uso de solventes. As cores claras refletem a luz e reduzem o gasto energético.

Móveis em madeira – Placas de MDF, com fibras de origem de madeira de reflorestamento, como o pinus e o eu-calipto, poupando assim as árvores nati-vas. Serão usadas sobras de marcenaria, combinando vários tipos de acabamento de madeira.

Mobiliário – Pufes com base em gar-rafas PET e almofadas revestidas com tecido de algodão reciclado. Poltrona de garrafas PET, com almofada em tecido de algodão.

Decoração – Almofadas de tecidos de fibras naturais. Quadro de avisos com madeira de reflorestamento e cortiça.

Persiana – Luxaflex Bambu, fabricadas com madeira de certificada.

Um ambientepara mil ambientes

Um ambientepara mil ambientes

mando uma mesa de reunião, em gru-pos de três módulos, alinhados às pare-des laterais, ou ainda individualmente. Da mesma, forma as banquetas são leves e facilmente reorganizáveis.A poltrona configura uma área de aconchego e leitura, servida pela es-tante-árvore.A iluminação distingue-se em três am-bientes, podendo utilizar luz focada para leitura, iluminação dispersa, e ilu-minação de efeito. “E os elementos do conjunto podem ser usados separada-mente”, afirma.

18 Eco Decor | Consórcio PCJ | 2011

Autor e responsável técnico

Arquiteta Daniela Morelli de Lima - CREA 5060539199

Teto Arquitetura e Engenharia Ltda - CREA 0602958 – PMA 65.653

Email: [email protected]: (19) 3407-2779

Colaboradores:Arquiteta Nathália Faé Tenani

Eng. Civil Marcelo Geraldi de Lima

FornecedoresPisos (porcelanato e pastilha)

Comfer Tudo Para Construção Ltda (19) 3408-8000

Porto Design (47) 3248-6100Portobello 0800-6482002

Gesso acartonadoPiragesso Comércio Ltda (19) 3424-2933

Móveis em madeiraGiberti Marcenaria Ltda (19) 3461-4555

Móveis em PETCaroline Vitti Kageyama (16) 9236-0789

EstofadosKayuá Móveis (19) 3462-3844

EcoSimple Tecidos (19) 3469-4951

Persiana e almofadasFatti Lutti Decorações (19) 3461-5343

Luxaflex 0800-147148

TintasSherwin Williams (19) 2122-8800

Cofert (19) 3407-2779

IluminaçãoHouseLuz (19) 3471-2808

Sun Lab (11) 4035-2500

Império das Lâmpadas (19) 3478-4000

SoleiraMarmoraria Paraíso das Pedras

(19) 3407-7645

Eco Decor | Consórcio PCJ | 2011 19

Daniela Morelli de Limaarquiteta

Page 11: Revista Casa Modelo EcoDecor

sala de tv

Responsabilidade ambiental também no momento de lazer

Ambiente para afamília reunida

Um dos ambientes de uma casa no qual a família se reúne é a sala de televisão. O momento de lazer é importante e, por isso, o am-biente deve ser cuidadosamente pensando, levando em conside-

ração o bem-estar de todos. “A sala de TV foi planejada para atender as necessidades de uma família, sem esquecer a sustentabilidade ambiental”, comenta a designer de inte-riores Tânia Di Moraes, responsável pelo projeto do espaço. Ela explica que o piso vinílico utilizado tem como matéria-prima o re-aproveitamento do PVC. “Ele dá um toque de classe, imitando perfeita-mente a madeira, inclusive na sua textura”, ressalta Tânia. Para o sofá e o tapete, a escolha foi por um tecido natural e as cortinas foram fabricadas com palha de milho.

Sobras de tecidoSobras de tecidos foram reaproveitadas e deram formas a almofadas e flo-res. Todos os detalhes foram escolhidos para compor um ambiente harmo-nioso, como é o caso, inclusive, da moldura do televisor feita com madeira de demolição. O conjunto resulta em uma combinação perfeita com a pare-de de tijolos ecológicos à vista.A iluminação se encaixa na proposta. “Toda a iluminação do ambiente é de LED, tecnologia de ponta que permite grande economia de energia e alta durabilidade”, destaca Tânia. Ela confeccionou o lustre central do ambiente, com garrafas PET transpa-rentes, conseguindo um efeito de vidro.

Ambiente para afamília reunida

20 Eco Decor | Consórcio PCJ | 2011 Eco Decor | Consórcio PCJ | 2011 21

Tânia Di Moraesdesigner de interiores

Autor e responsável técnico

Designer de Interiores Tânia Di Moraes ABD 7331

Email: [email protected]

Telefone: (19) 9155-7653

Fornecedores

AbajourDolorez Dhiaz (19) 3407-3278

TelaTheka Olivia (19) 3469-4020

Almofadas e flores de tecidoAtrezzi (19) 9730-4584

Piso e cortinaVersato (19) 3253-0677

Painel da TVCriare (19) 3405-4262

Plantas e vasosPizarro (19) 3306-8598

IluminaçãoImpério das Lâmpadas

(19) 3478-4000

TintasSherwin Williams (19) 2122-8800

Hydronorth (43) 9918-8965

TelevisorLojas Garcia (19) 3461-4074

Page 12: Revista Casa Modelo EcoDecor

quarto infantil

A máxima é o aproveitamento do espaço disponível

Alegria e aconchegopara as crianças

Inserir as crianças na questão do meio am-biente, sem perder conforto e bem-estar. Assim foi pensado o quarto infantil da Casa

Modelo. Pintado com tinta à base de água, o quarto recebeu decoração feita com objetos eco-lógicos, como é o caso da colcha e almofadas confeccionadas por uma artesã local que utili-zou tecido produzido com fios têxteis e garrafas do tipo PET.Os móveis brancos são para dar leveza e flexi-bilidade ao ambiente e contrastam com as cores utilizadas nas paredes e objetos de decoração. “O resultado é um ambiente alegre para a bancada de brincar, que também serve para os estudos, e aconchego na área de descanso”, comenta Káritas Rossi, arquiteta responsável pela criação do quarto.

ReaproveitamentoA base para o mobiliário foi MDF revestido em laminado PET, produzido a partir do reaprovei-tamento das garrafas plásticas.E o piso recebeu revestimento com taco de eucalipto de reflorestamento. O ambiente também possui um painel com cabos de aço para pendurar bilhetinhos, revistas e gibis e a iluminação foi feita com lâmpadas LED, proporcionando maior economia de energia e durabilidade. O resultado é um ambiente alegre, colorido e aconchegante, mas com um apelo permanente ao cuidado com a preservação ambiental.

AUTOR E RESPONSÁVEL TÉCNICO

Arquiteta Káritas Rossi – CREA 5062384210

Email: [email protected]: (19) 3648-0300

FORNECEDORES

PisoPiso Nobre (19) 3468-3491

MobiliárioMadcentro (19) 2109-7999

VA Marcenaria (19) 3468-5144

Persiana e gessoOliveira Decorações (19) 3498-1889

Colchas e almofadasToque da Casa (19) 9773-5250

Ecosimple (19) 3469-4951

IluminaçãoHouseLuz (19) 3471-2808

Sun Lab (11) 4035-2500Império das Lâmpadas (19) 3478-4000

TintaSherwin Williams (19) 2122-8800

SoleiraMarmoraria Paraíso

das Pedras (19) 3407-7645

Cama boxJomara colchões (19) 3626-3999

Alegria e aconchegopara as crianças

22 Eco Decor | Consórcio PCJ | 2011 Eco Decor | Consórcio PCJ | 2011 23

Káritas Rossiarquiteta

Page 13: Revista Casa Modelo EcoDecor

cozinha

Descarte de lixo e minhocário marcam a

praticidade de uma atitude sustentável

Responsabilidade

no dia a dia ambiental

Autor e responsável técnico

Arquiteto Heliton Escorpeli – CREA 5062827060

Email: [email protected]: (19) 3645-2605

Fornecedores

MóveisRA Movelaria (19) 3468-7638

Pia e soleiraAmerican Pedras (19) 3468-2600

Marmoraria Paraíso das Pedras(19) 3407-7645

TintaSherwin Williams (19) 2122-8800

PisoEcoPietra (19) 3833-4000

MetaisDocol (47) 3451-1089

RefrigeradorMóveis Campagnolo (19) 3458-1434

Utensílios domésticosZanini (19) 3462-1940

FogãoJulinel Móveis e Presentes

(19) 3458-2569

A cozinha é um ambiente de des-taque na casa dos brasileiros e nesse espaço o respeito ao

meio ambiente não pode ficar de fora. “O importante aqui é mostrar que po-demos produzir modelos com menos impacto ao meio ambiente de forma prazerosa e envolvendo a todos, pois estamos juntos por um modo de vida sustentável”, comenta Heliton Escorpe-li, o autor do projeto. O foco do trabalho foi o lixo, pensando em formas apropriadas de descarte e integradas ao dia-a-dia. “É importante que as atitudes responsáveis também sejam facilitadas no cotidiano. E, se pensarmos bem, a cozinha é um dos ambientes no qual mais se produz lixo em uma residência”, justifica.Pensando na praticidade, Escorpeli criou na bancada uma plataforma em-butida, própria para o descarte seletivo de materiais recicláveis, como vidro,

papel, plástico e metal. “Para o lixo or-gânico, como restos de comida, casca de ovos e legumes, criamos um nicho no qual acoplamos um minhocário”, apon-ta Escorpeli.O minhocário diminui significativa-mente a quantidade de lixo produzida. “De forma limpa e sem cheiro, se pro-duz adubo orgânico, além de separar o chorume e o transformar em fertilizante de ótima qualidade”, destaca o arquiteto. Nesse cenário, o óleo de cozinha tam-bém recebe destino apropriado, longe das águas. “Esse é um ativo considerado cruel para o meio ambiente, pois é um grande agente contaminante de nossas águas. Por isso pensamos, também, no descarte adequado do óleo, tão ampla-mente utilizado na cozinha, como no preparo de frituras”.Tudo isso, de forma integrada e organi-zada, facilitando a coleta seletiva de for-ma ativa e diária.

MobíliaO mobiliário também foi pen-sado de forma a manter a pro-posta da Casa Modelo. “Após solucionar aspectos do lixo, partimos na busca de material ecologicamente correto para composição do ambiente”. Com a ajuda da RA Movela-ria o arquiteto conta que en-controu soluções inovadoras. “Armários com tecnologia de ponta e 100% de madeira de eucalipto, os painéis MDP (painéis de partículas de média densidade) de reflorestamen-to, o laminado na cor laranja proveniente de garrafas PET, a madeira da bancada em Teka, composta por estilhaços de madeiras de sobra. Todos com processos de fabricação lim-pos, respeitando o meio am-biente”, lembra.

A pia da cozinha é industriali-zada composta de pó de már-more e cristais de vidro. O piso instalado é um destaque espe-cial: 100% feito de materiais originários do reaproveita-mento de resíduos e materiais descartados de pedras no-bres, como mármore, granito, quartzo e quartzito, e de garra-fas de vidro. O fabricante é de Paulínia, reforçando um dos conceitos da sustentabilidade: utilizar os recursos disponíveis na proximidade, diminuindo os efeitos ao meio ambiente provocados pelo transporte.

24 Eco Decor | Consórcio PCJ | 2011 Eco Decor | Consórcio PCJ | 2011 25

Heliton Escorpeliarquiteto

Page 14: Revista Casa Modelo EcoDecor

26 Eco Decor | Consórcio PCJ | 2011

banheiros

As arquitetas Amábille Almei-da e Luciana Galoccio ga-rantem que, quase sempre, é

no banheiro que ocorrem os maiores descuidos com a atitude ecológica res-ponsável. E estes descuidos resultam em significativos desperdícios de água e energia elétrica. E elas alertam ainda que a busca por sustentabilidade envolve também a es-colha de materiais e não apenas o uso racional dos recursos.“O projeto, como um todo, demonstra que a arquitetura, além da funcionali-dade e da estética, pode contribuir para que o ambiente produza um baixo im-pacto ambiental, com a mesma qualida-de, ou até mesmo melhor, do que uma construção convencional”, afirmam. As arquitetas apontam cinco questões que nortearam as escolhas e a definição do projeto e que podem ser usadas sem-pre na construção de banheiros confor-táveis e sustentáveis.

Autores e responsáveis técnicos

Arquiteta Amábille de Almeida – CREA 5062086224

Email: [email protected]: www.ateliepieta.blogspot.com

Arquiteta Luciana Galoccio – CREA 5062244465

Email: [email protected]: (19) 3462-5442

Fornecedores

Luminárias e chuveiro híbrido automatizadoEnerfocus - Eficiência Energética

(41) 3288-6677Energias - Eficiência Energética

(11) 3333-5693

Pisos e cerâmicasArte Viva (19) 3368-2319

Blocos estruturaisEcobuilt (19) 3407-8271

Espelhos e vidrosStefanini Vidros e Esquadrias (19) 4122-3085

Vidraçaria Colla (19) 3408-1073Vidraçaria Paineiras (19) 3461-0535

DivisóriasRoseane Artes (19) 3645-2173

Pias e soleirasMarmoraria Paraíso das Pedras

(19) 3407-7645

MetaisDocol (47) 3451-1089

Pastilhas de vidroGlass Line (19) 3037-1195

PaisagismoFloricultura Cheiro Verde

(19) 3457-8052

Tintas e PinturaSherwin Williams (19) 2122-8800

Lucas Pinturas (19) 9149-8847

AcabamentoGesso Nova Odessa (19) 3466-3769

3C - Construsan Comercial e Construtora (19) 3462-5443

Uso conscienteé o destaque

nesse ambiente

Projeto envolve sanitários feminino, masculino e didático

Eco Decor | Consórcio PCJ | 2011 27

Otimização energética – A eficiência energética foi um dos critérios pri-mordiais na busca da redução do con-sumo de energia. A escolha de lâmpa-das mais eficientes, como também de luminárias adequadas, proporciona aos ambientes uma maior economia, segurança e durabilidade.

Sistema hidráulico – “A água como um recurso natural finito, tanto na sua quantidade quanto na sua qualidade, é indispensável à vida. Portanto, tendo um controle da diminuição de seu con-sumo através de sistemas economizado-res, conseguimos colaborar com o meio ambiente. Torneiras, vasos sanitários e chuveiros, possuem características di-ferenciadas, porém todos voltados para a economia, evitando o desperdício”, apontam.

Revestimentos – Numa área considera-da molhada, o ideal são pisos e revesti-mentos cerâmicos. Uma característica

muito importante é a espessura, que deve ser fina, pois, além de consumir pouca matéria pri-ma e energia em sua queima, diminui a emissão de CO2, facilita o manuseio, o corte, o armazena-mento e o transporte. “Tanto quanto a cerâmica, o vidro também pode ser utilizado, já que é um material 100% reciclável”, sugerem.

Divisórias – Reaproveitamento de materiais e reciclagem. Nesse conceito, a proposta do fecha-mento das divisórias é fundamental. Jornais são transformados em fibras e entrelaçados, pintados e envernizados com produtos naturais. As estru-turas ficam por conta da madeira certificada.

Lavatório – Nos sanitários masculino, feminino e didático os lavatórios são feitos com um compos-to: aglostone, um material que reaproveita partí-culas de mármore, normalmente dispensadas no meio ambiente. Juntamente com uma composi-ção mínima de resina poliéster, as partículas são prensadas e transformadas em placas rígidasVidro – A principal vantagem do vidro está no fato de ser 100% reciclável e o vidro reciclado mantém todas as características do vidro co-mum. Ele pode ser usado e posteriormente utilizado como matéria-prima na fabricação de novos vidros, infinitas vezes sem perda de quali-dade ou pureza do produto.

Amábille de Almeidaarquiteta

e Luciana Galoccioarquiteta

Page 15: Revista Casa Modelo EcoDecor

28 Eco Decor | Consórcio PCJ | 2011

Estimular o contato com a ter-ra, plantar mudas, montar uma horta, cuidar de um jardim. Foi

com essa proposta que a área externa dos fundos da Casa Modelo foi plane-jada e preparada. Os responsáveis pelo projeto – Victor Chinaglia, Paulo Matos Jr. e Guilherme Valarini – afirmam que o cultivo de plantas aromáticas, condi-mentares e medicinais tem sido usado pelos seres humanos desde a sua ori-gem. “Desde as mais remotas culturas, a humanidade aproveitando os sabores, os odores e as fontes de propriedades curativas das plantas”, afirmam.Os canteiros da Casa Modelo foram for-

jardim

Espaço voltado a atividades ambientais desperta o gosto pelo cultivo no bosque urbano

dos fundos

Eco Decor | Consórcio PCJ | 2011 29

mados com tijolos de solo cimento e, para incrementar o bosque, foram cul-tivadas mudas de espécies arbóreas que são atrativas aos pássaros.

Mil atrativosDe acordo com o arquiteto Victor Chi-naglia, a opção foi por ir além de um projeto de arquitetura, mas sim formar um bosque urbano e um jardim de er-vas, tornando o local um ambiente pro-pício e atrativo para as atividades de educação ambiental.O projeto também foi concebido com a intenção de incentivar visitantes a cria-rem bosques urbanos e jardins de ervas

e hortaliças orgânicas em suas casas, espalhando áreas verdes pelas cidades. Para isso, são oferecidas soluções sim-ples e que podem ser utilizadas em to-dos os espaços.“Quem tiver vontade de se dedicar ao cultivo de plantas e dispor de um espa-ço, mesmo que este seja pequeno, pode formar sua horta ou um jardim de ervas, que além de criar um ambiente diferen-ciado estará sendo contemplado com os aromas da natureza”. O arquiteto aponta que esses espaços interligados por um paisagismo contemplativo e sensitivo buscam induzir e não dirigir o aluno nesse roteiro educativo.

Aromas,

e coressabores

Autores e responsáveis técnicos

Arquiteto Victor Chinaglia – CREA 0600129786

Email: [email protected];Telefone: (19) 3461.4505

Paulo Matos Jr. e Guilherme A. Valarini – CREA 5062385960

Telefone: (19) 3475-9400

Colaboradores

Rosa Figueroba Rita WandericoCarlos Andrade

Fornecedores

Mudas e terra adubadaViveiro Municipal de Limeira

(19) 3441-1178Viveiro Municipal de Piracicaba

(19) 3424-1692

TijolosTijoleco (19) 3481-5226

Pedriscos e areiaSolos - Reciclagem da Construção

(19) 3405-5521

IluminaçãoHouseLuz (19) 3471-2808

VasosAteliê de Cerâmica Patrícia Freitas

(19) 3478-3526

Victor Chinagliaarquiteto

Page 16: Revista Casa Modelo EcoDecor

A escolha de materiais, métodos e mo-delos construtivos sustentáveis é uma das principais buscas da arquitetura

contemporânea. O setor da construção civil consome matéria prima em abundância, além de gerar uma grande quantidade de resíduos, interferindo diretamente no ambiente.Para mudar essa situação, a arquitetura sus-tentável busca desenvolver projetos que redu-zam a geração de resíduos e estimulem o uso racional de recursos naturais, como a energia e a água. Esta busca envolve também a utili-zação de materiais ambientalmente corretos.“Acreditamos que podemos e devemos pro-mover um modo de vida mais sustentável através de uma arquitetura de qualidade, que utilize tecnologias e materiais adequa-dos, e estimule a ação ambiental adequada no maior número possível de pessoas. Foi com esta visão que desenvolvemos o projeto da garagem/pergolado para a Casa Modelo do Ecodecor 2011”, explicam as arquitetas Amábille Almeida e Luciana Galoccio, auto-ras do projeto. Elas lembram que, para se adequar aos pa-drões sustentáveis, os materiais devem ser reavaliados a partir de diversos aspectos. “Os principais são os seguintes: funcionali-dade e estética, desempenho e durabilida-de, custos e benefícios, prazos de entrega e execução, manutenção e reposição de mate-riais. Em nosso projeto para a Casa Modelo ficamos rigorosamente atentas em cada um destes detalhes”, afirmam.

Pergolado e Paisagismo“Equilíbrio, bem estar, natureza, sustenta-bilidade e preservação. Estas são algumas das palavras-chave da nossa proposta”, contam as arquitetas. Elas dizem que a busca dos elementos da própria natureza, como a madeira e as plantas, cria um ambiente equilibrado e ao mesmo tempo aconchegante. “O ambiente se torna mais saudável para a revitalização mental e corporal”.Além da composição dos elementos natu-rais, materiais de construções convencio-nais foram selecionados, moídos ou tritu-rados, para o reaproveitamento, realizando uma perfeita combinação entre estética, funcionalidade e durabilidade. “E com o uso de material totalmente reciclado”. O mobiliário também faz parte dessa com-posição ambiental, com mesas e, cadeiras e construídas com madeira de demolição.

garagempergolado

Eco Decor | Consórcio PCJ | 2011 31

Autores e responsáveis técnicos

Arquiteta Amábille de AlmeidaEmail: [email protected]

Site: www.ateliepieta.blogspot.com

Arquiteta Luciana GaloccioEmail: [email protected]

Telefone: (19) 3462-5442

Fornecedores

LumináriasEnerfocus - Eficiência Energética

(41) 3288-6677Energias - Eficiência Energética

(11) 3333-5693

Pedriscos e areiaSolos - Reciclagem da Construção

(19) 3405-5521

MadeiraMadeireira Mato Grosso (19) 3458-2211

Móveis

Espaço Rústico Ateliê (19) 3601-0073

PaisagismoFloricultura Cheiro Verde (19) 3457-8052

Viveiro de Americana (19) 3405-7700

A construção de umnovo modelo

A construção de umnovo modelo Amábille de Almeida

arquiteta e Luciana Galoccio

arquiteta

Projeto busca os modelos de ponta da moderna

arquitetura sustentável

30 Eco Decor | Consórcio PCJ | 2011

Page 17: Revista Casa Modelo EcoDecor

32 Eco Decor | Consórcio PCJ | 2011

A simplicidade Genial

A caixa d´água vertical, utilizada para coleta e aproveitamento da água da chuva, inventada pelo

arquiteto e vereador Marco Antônio Alves Jorge, o Kim, pode ser vista logo na entrada da Casa Modelo. Ela recolhe a água da chuva das calhas e permite o seu aproveitamento para lavar pisos, re-gar plantas e descarga sanitária, entre inúmeras outras finalidades não nobres.O projeto do Kim, que já recebeu o Prê-mio Philips de Simplicidade, disputado por concorrentes de todo o Brasil, é considerado um verdadeiro “ovo-de--colombo”. A ampliação, em larga esca-la, do uso da água da chuva é uma das grandes metas ambientais nas cidades e metrópoles do mundo inteiro. Mas ela

reservatóriode água da chuva

Equipamento premiado é grande alternativa

para um de nossos maiores problemas ambientais

Autor do projeto

Arquiteto Marco Antonio Alves Jorge (vereador Kim) – CREA 0600839955

Email: [email protected]: (19) 3461-4932

Fornecedores

Amanco (19) 3883-8042Ponto Brasil Soluções Sustentáveis (19)

3461-4932Gruppo Telhas (19) 2114-9500

Calhas União (19) 3462-5111

Eco Decor | Consórcio PCJ | 2011 33

esbarra, sempre, no alto custo dos equi-pamentos hoje disponíveis no mercado para este fim, pois a maioria deles uti-lizam bombas que consomem energia e exigem obras e instalações especiais. O equipamento de Kim muda completa-mente este quadro, podendo ser facil-mente instalado inclusive nas edifica-ções já existentes.

A caixa em péO que Kim fez foi colocar a caixa d´água em pé e, com isso, inventou um equi-pamento genial para o uso da água da chuva. O segredo do equipamento é exatamente a simplicidade, que baixa radicalmente os custos e permite a po-

Combate a enchentesAlém de permitir o aproveitamento da água de chuva, a utilização em larga escala do equipamento pode se trans-formar também em um instrumento de combate às enchentes.Kim alimenta o sonho de disseminar não só o sistema de aproveitamento de água de chuva desenvolvido por ele, mas todos os outros sistemas já testa-dos e aprovados, com um objetivo que vai além da economia de água. Para ele, reservatórios de água da chuva dissemi-nados pelas residências poderão funcio-nar como um “mega piscinão”, formado por milhares de células individuais, para conter as enchentes nas cidades.De acordo com Kim, os principais pon-tos críticos de enchentes, em pratica-mente todos os municípios da Bacia do PCJ, estão cercados por bairros urbani-zados e ocupados.“A água armazenada em milhares de construções, com cer-teza diminuiria drasticamente a força das enchentes”.

pularização do sistema.Ao contrário dos sistemas tradicionais, nos quais a água que cai do telhado e é carreada para um reservatório subterrâ-neo, no projeto de Kim a água é drena-da pelas calhas para um tubo de PVC, de 300 milímetros, fixado na parede ou muro da casa por abraçadeiras de aço. “No caso dos sistemas tradicionais, a água tem que ser retirada do reservató-rio através de bombas. No nosso caso, a própria gravidade se encarrega disso, sem custo adicional”, relata ele. Para isso Kim idealizou um sistema de redutores que ampliam a pressão de saída da água e permitem que ela jorre com facilidade pelas torneiras instaladas na base dos

Marcos A. Alves Jorge (Kim)arquiteto

Page 18: Revista Casa Modelo EcoDecor

34 Eco Decor | Consórcio PCJ | 2011

mini estação

Miniatura mostrao tratamento

Projeto auxilia o programa de educação ambiental

A Casa Modelo propõe alternativas na construção civil, levando em consideração o respeito à natu-

reza e a busca pela redução de impactos ambientais. Este também é o objetivo da EcoDecor, mas com enfoque na questão da decoração, com a utilização de objetos e móveis criados a partir do reaproveita-

Autores e responsáveis técnicos

Arquiteto Roberto Rampazzo Gambarato – CREA 5060321703

Email: [email protected]: (19) 3406-2376/9141-5794

Engenheiro Waldemar Luchiari Junior – CREA 0605014101

Email: [email protected]: (19) 9256-7578

Fornecedores

Processo de tratamentoMultiágua (19) 3462-2004

Construção do container em “wood-frame”EngMax (19) 3478-7179

GK Construtor (19) 3405-6409

Madeira eucalipto de reflorestamento e Painéis de OSB

Torina (19) 3468-2090

Toras de eucaliptoElevada (19) 3469-5178

Telhas e montagem do revestimento externoMaferaço (19) 3468-3974

Master Calhas (19) 8286-7000

Letreiros e painéis informativosPlanetColor (19) 3468-4888

de água

Eco Decor | Consórcio PCJ | 2011 35

ContainerEm forma de container, que é acessado por uma passarela de madeira, a mini estação se torna uma galeria, onde foi instalado o inédito expositor do pro-cesso de tratamento em miniatura de-senvolvido pela Multiágua. No fim do túnel, aberturas em círculo permitem a visualização do pomar ao fundo. O container foi construído em wood--frame, um sistema construtivo a seco e que resulta em economia de água na construção. De acordo com os profis-sionais responsáveis pelo projeto, ele é leve, rápido e de baixo impacto am-biental, uma vez que utiliza a estrutura de madeira de eucalipto de refloresta-mento e painéis de OSB. A passarela e as bases de apoio foram executadas com toras de eucalipto e revestidas com tábuas de pinus reapro-veitadas de obras de construção. Todo o revestimento externo foi feito com telhas metálicas e chapas galvanizadas.

Beto Rampazzoarquiteto

Waldemar Luchiari Jr.engenheiro

mento de materiais e madeira de reflo-restamento. Outro foco importante é o consumo consciente de energia elétrica e a diminuição da quantidade de lixo gera-do, entre outros.E nessa proposta não poderia ficar de fora um espaço que mostrasse aos vi-sitantes como funciona uma estação

de tratamento de água. A mini estação é uma simulação de tra-tamento de água para fins didáticos do programa de educação ambiental do Consórcio PCJ. O projeto foi desenvol-vido pelo arquiteto Roberto Rampazzo Gambarato pelo engenheiro Waldemar Luchiari Junior.

Page 19: Revista Casa Modelo EcoDecor

36 Eco Decor | Consórcio PCJ | 2011

Em 1989, um grupo de pesso-as, preocupado com a situa-ção hídrica da região, criou

o Consórcio Intermunicipal das Bacias dos Rios Piracicaba e Capi-vari. Inspirado no modelo francês, o Consórcio tinha como principal programa a Semana da Água. Pas-sados 22 anos, esse programa, jun-to com diversas outras iniciativas desenvolvidas pela entidade, hoje denominada Consórcio PCJ (com a incorporação da bacia do rio Jun-diaí), apresentam resultados im-portantes e o que se vê é uma região em franca transformação.“Temos ainda muito no que avan-çar, mas, sem dúvida, houve mu-danças significativas”, afirma Dal-to Favero Brochi, da Secretaria Executiva do Consórcio. “Esses avanços contaram com a parti-cipação do Consórcio. Mas, sem o envolvimento de todos os seg-mentos da sociedade, não teria sido possível”, ressalta.Um dos grandes avanços é no tratamento de esgoto. Quando o Consórcio iniciou suas atividades, o índice de tratamento de esgoto doméstico era de 3% na região de abrangência da entidade. Atual-mente, o índice gira em torno de 50%. “Com a perspectiva de chegar a 70% em um curto prazo de tem-po”, acrescenta Brochi.A transformação que isso repre-senta é a melhora das condições dos rios. Fato visível, por exemplo, no retorno dos peixes às águas da região. “Voltamos a ter a piracema”, destaca Brochi.

AmadurecimentoUma das principais bandeiras do Consórcio PCJ é a gestão dos re-cursos hídricos, outro importante destaque no processo de transfor-mação da região. O atual secretário executivo da en-tidade, Francisco Lahóz, avalia que o amadurecimento da sociedade em relação à importância da preservação ambiental tem sido fundamental para garantir a gestão. Ele recorda a implantação da taxa de R$ 0,01 por metro cúbico de água e, posteriormente, a cobrança pelo uso da água. Os recursos são revertidos em projetos de recuperação e melho-ria na própria bacia. O Comitê PCJ atua de forma integrada com os sis-temas nacionais e estaduais de gestão de recursos hídricos, defendendo os interesses e benefícios regionais.“A criação da Agência Nacional de Águas, do próprio Comitê PCJ e do Banco de Águas foram conquistas importantes, realizadas ao longo do tempo, e que viabilizam esta gestão”, enumera Lahóz.

Consórcio PCJEntidade intermunicipal impulsiona transformações na região

Eco Decor | Consórcio PCJ | 2011 37

Casa ModeloE agora, o Consórcio inova mais uma vez ao apresentar para a sociedade uma mostra de de-coração que tem como lema a reutilização de materiais, o consumo consciente e a responsa-bilidade ambiental. “A Casa Modelo é um exemplo de que o recicla-do, o reaproveitado é bonito e resistente. É fato que cientistas atestam que a ocorrência de even-tos extremos, com fortes chuvas, tempestades, furacões, será muito mais rotineira nos próximos anos e temos de nos antecipar a isso. Porque não ser resistente e sustentável? A Casa Modelo prova isso" comenta Andréa. A casa dá uma aula de consumo racional e efi-ciente de água e energia elétrica, atrelando a tudo isso a beleza da decoração. "As pessoas podem perguntar se é caro construir uma casa assim. Pode até ser, mas se não é possível fazer uma casa inteira nova, ao menos, a cada vez que for trocar um piso, um vaso sanitário, uma torneira, por que não procurar produtos sustentáveis? Você vai ver que, com o passar dos anos, a sua casa se transformará em uma casa modelo, com respeito ao meio ambiente. Portanto, o primeiro passo é mudar nossa postura, nosso modo de ser”, co-menta Francisco Lahóz, secretário executivo do Consórcio PCJ.

Educação e Sensibilização AmbientalO Consórcio PCJ já capacitou cerca de 4 milhões de pessoas, de forma direta e indireta, em seus programas de treinamento e palestras, sobre a im-portância do uso racional da água, principalmente através do Projeto Semana da Água, considerado referência na área. Além disso, este Programa de-senvolve diversos materiais didáticos para apoio aos educadores dos municípios e empresas con-sorciadas, como jogos, apostilas, vídeos, cartazes, cartilhas, entre outros.

Resíduos SólidosO Programa auxilia municípios e empresas na ges-tão dos resíduos sólidos, por meio da elaboração de diagnósticos, incentivo à criação de consórcios públicos específicos para o tema, elaboração de planos de gerenciamento, estudo de destinação - com destaque aos lodos de Estações de Tratamen-to de Água e Esgoto. A entidade presta assessoria na implantação dos instrumentos previstos pela Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei federal nº 12.305/2010), com destaque à logística reversa e à coleta seletiva.

• Gestão de Recursos Hídricos

• Educação e Sensibilização Ambiental

• Cooperação Institucional

• Integração Regional

• Apoio aos Municípios

• Resíduos Sólidos

• Proteção aos Mananciais

• Saneamento Básico e Racionalização

Os programas do Consórcio PCJ têm o objetivo de desenvolver atividades e ações de recuperação e preservação, além de atender as necessidades de empresas e municípios consorciados.

Conheça alguns programas do Consórcio PCJ

• Sistemas de Monitoramento das Águas

• Programa Especial das Empresas

• Planejamento e Sustentabilidade

• Agência de Água e Cobrança dos Recursos Hídricos

• Parcerias e Captação de Recursos

PCJ

Andréa Borges | Coordenadora de projetos do Consórcio PCJ

Francisco Lahóz | Secretário Executivo Consórcio PCJ

Page 20: Revista Casa Modelo EcoDecor

PCJ

38 Eco Decor | Consórcio PCJ | 2011 Eco Decor | Consórcio PCJ | 2011 39

entrevista

Prefeito, qual a importância hoje, no Brasil e no mundo, do desenvolvimento e implantação de construções sustentáveis como esta Casa Modelo, apresentada pelo Consórcio PCJ?

A preservação do meio ambiente se torna cada vez mais indispensável. As casas ecológicas são alternativas que ga-rantem economia de energia elétrica, água e apresentam soluções para tratamento de esgoto a baixo custo. Outro fator importante da Casa Modelo é a função educativa. Quem visita o local aprende lições importantíssimas sobre o consumo consciente de água e energia por meio do uso de equipamentos como aquecedores solares e cisternas. Nesta edição, a Casa Modelo vai conscientizar ainda sobre como aproveitar na decoração do lar materiais que normalmente vão para o lixo. Então, a EcoDecor tem uma função que vai além da arquitetura. É um chamado para mudança de atitu-de de todos nós em relação ao meio ambiente. Cada cidadão pode, no dia a dia, colocar em prática o princípio básico da sustentabilidade: reduzir, reutilizar e reciclar. Além da divulgação destas tecnologias junto ao público,

As casas ecológicas são alternativas

que garantem economia de energia elétrica, água e apresentam

soluções para tratamento de esgoto

a baixo custo.

Proteção aos MananciaisCerca de 3,5 milhões de mudas de espécies nativas foram plantadas através deste programa, que busca capacitar produtores rurais sobre a importância do re-florestamento, auxilia na elaboração de projeto, plantio, assessoramento e manutenção aos proprietários rurais, empresas e municípios interessados em projetos de re-florestamento.

Saneamento Básico e RacionalizaçãoO Programa presta apoio a municípios e empresas na captação de recursos e gerenciamento de projetos em atendimento a Política Nacional de Saneamento Bási-co. Outra linha de atuação de destaque do Programa é no combate às perdas hídricas, auxilio na busca por recursos, além de fornecer termos de referência para os municípios. No inicio das atividades do consórcio a perda hídrica nas bacias do PCJ era de 51%, atualmente está em 37%.

Programa Especial das EmpresasO Programa Especial das Empresas busca a integração do segmento privado com as atividades do Consórcio PCJ por meio de encontros técnicos, discussões, inter-câmbio de experiências e, principalmente, posiciona-mento em conjunto diante dos desafios do setor. Com foco na responsabilidade socioambiental corporativa, a entidade realiza assessoria técnica nas áreas de gestão em recursos hídricos, reflorestamento, gestão de resídu-os sólidos, educação ambiental e captação de recursos.As empresas associadas ao Consórcio PCJ atualmente representam 90% dos volumes de água captada para uso industrial nas bacias PCJ, demonstrando a impor-tância da participação do setor privado nas tomadas de decisões relacionado às áreas de recursos hídricos e meio ambiente.

Agência de Água e Cobrança dos Recursos HídricosDurante cinco anos o Consórcio atuou como Agência de Água PCJ, sendo muito bem avaliado pelos Comi-tês PCJ, pela Agência Nacional de Águas (ANA) e pelos usuários de águas. Atualmente, atua como Agência de Bacias para o Comitê PJ, na porção mineira de nossa região. Foi pioneiro em aplicar o exercício de cobrança pelo uso da água, utilizando esse dinheiro em projetos de educação ambiental.

Prefeito de Hortolândia e presidente do Consórcio PCJ, faz um balanço dos 22 anos de atuação da entidade em busca da recuperação e proteção das águas na região. Para ele, a aposta continua sendo investimento na educação ambiental para promover mudanças.

Angelo Perugini

Page 21: Revista Casa Modelo EcoDecor

40 Eco Decor | Consórcio PCJ | 2011 Eco Decor | Consórcio PCJ | 2011 41

arquitetos e construtores, o senhor acre-dita que são necessárias ações efetivas do poder público para ampliar a sua utilização em larga escala? Quais ações poderiam ser tomadas neste sentido?

As construções ecológicas têm que se tornar mais viáveis do ponto de vista fi-nanceiro. Esse tipo de obra é mais cara que as comuns porque os materiais eco-lógicos são produzidos em pequena es-cala. Acredito que a educação ambiental é o principal instrumento do poder pú-blico para aumentar a consciência eco-lógica nas pessoas e, consequentemen-te, ampliar a demanda por esse tipo de construção. Mas a Casa Modelo mostra que cada um de nós pode fazer peque-nas mudanças na moradia para reduzir o impacto ambiental dela. Seja na reutili-zação de materiais na hora da decoração ou ao investir no sistema de aquecimento solar, que é compensado pela economia de energia elétrica. Em Hortolândia, en-tregamos 500 moradias populares com sistema de aquecimento solar, uma par-ceria com a CPFL (Companhia Paulista de Força e Luz). Os moradores também receberam lâmpadas ecologicamente corretas que consomem menos energia. Então, o próprio poder público pode utilizar soluções ecologicamente corre-tas em suas construções para educar a população a agir da mesma forma. Prefeito, o Consórcio PCJ completa 22 anos. Faça um balanço dos avanços con-quistados neste período, principalmente ao longo de suas duas gestões.

O PCJ é uma ferramenta de transfor-mação ambiental importantíssima na luta pela água com avanços importan-tes nesses 22 anos. Sua origem é de um tempo em que a região tinha um olhar pequeno para a questão da água. Pouco ou quase nada se falava sobre recupera-ção e preservação dos recursos hídricos. O Consórcio envolveu a sociedade na luta pela preservação da água, exportan-do essa preocupação para todo o Estado. É o surgimento do PCJ que despertou

os empresários da região para a necessidade de ações urgentes para reduzir o impacto da produção industrial nos rios, sob pena de arruinar o desenvolvimento econômico da região, com a escassez dos recursos hídricos, reflexo da poluição.

Hoje há uma nova consciência sobre isso em nossa região?

A união de esforços de todos os pre-sidentes que passaram pela entidade, técnicos, prefeituras, empresas consor-ciadas e sociedade em geral, nessas duas décadas, mudou esse cenário de acomo-dação para uma luta constante e cheia de vitórias em defesa da água, o que faz do Consórcio PCJ uma entidade de renome internacional.

Fale um pouco sobre os avanços e conquis-tas do Consórcio, desde o seu surgimento.

Entre os avanços do Consórcio destaco a discussão sobre a importância da coleta e tratamento de esgoto e recuperação de matas ciliares, saindo da discussão única sobre a água como era inicialmente. Ou-tra conquista importante é o direito de cobrança pelo uso da água, um sucesso. Não podemos esquecer que a participa-ção das empresas públicas e privadas no quadro de associados, a partir de 1996, foi um marco muito positivo para a en-tidade, pois ao agregar esses grandes usuários, deu maior credibilidade, forta-lecimento e maior poder de articulação à nossa instituição. A entidade participou ativamente das discussões dos projetos de lei que resultaram nas políticas esta-duais e nacionais de recursos hídricos e no projeto de lei que criou a Agência Nacional de Águas (ANA). Também teve posicionamento e participação impor-tantes nas negociações da renovação da outorga do Sistema Cantareira, em 2004. A criação de instrumentos de educação ambiental como a Semana da Água e a própria Casa Modelo são atitudes impor-tantes que precisam ser ampliadas.

Acredito que a educação ambiental é

o principal instrumento do poder público para aumentar a

consciência ecológica nas pessoas

entrevista

Page 22: Revista Casa Modelo EcoDecor

Eco Decor | Consórcio PCJ | 2011 4342 Eco Decor | Consórcio PCJ | 2011

exemplo da microbacia da Região Bra-gantina. Tudo isso depende do esforço de todos. O comprometimento da so-ciedade em geral é um desafio. Afinal, a garantia de água hoje e no futuro de-pende de uma série de ações integradas. E qual a missão das cidades da região para atingirmos estas metas?

Cada município tem que fazer sua lição de casa. Em Hortolândia, por exemplo, mais de 50% da cidade já con-ta com coleta e trata-mento de esgoto. Nos-sa meta, junto com a Sabesp, é a de garantir o serviço em 100% do município até o final do ano que vem. Outra

ação ambiental importante em nossa cidade é a construção da usina de re-síduos sólidos que abrigará a usina de reciclagem de resíduos da construção civil, em fase de instalação, além de usina de processamento dos resíduos urbanos (lixo doméstico), cooperativa de reciclagem, usina de processamento de biodiesel e pneus, viveiro municipal, centro de atendimento comunitário, central de caçambas e um ecoponto. O programa terá capacidade para pro-cessar todo o resíduo produzido pelo município. A instalação da usina é re-alizada por meio de convênio entre a Prefeitura de Hortolândia e o Inac (Ins-tituto Nova Agora de Cidadania). O investimento está estimado em R$ 2,5 milhões, por meio de recursos prove-nientes do Banco do Brasil, parceiro do Instituto Inac. Os municípios da região poderão utilizar o espaço. O destino incorreto do lixo é um dos principais vilões do meio ambiente. E os nossos municípios têm que agir para equacio-nar estes problemas. Têm que colocar a questão ambiental e de saneamento en-tre suas grandes prioridades.

projeto é ousado e, além da recuperação dos mananciais, propõe um novo vetor econômico para aquela região, voltado para o ecoturismo e ações preservacio-nistas, como o PSA (Pagamento por Serviços Ambientais). A demanda na região é grande e o Consórcio PCJ bus-ca atender os projetos e atividades con-tidas em seu Plano de Atuação, que é analisado e aprovado por todos os con-sorciados a cada dois anos. Outra questão que esta-mos evidenciando neste momento é quanto à renova-ção da outorga do Sistema Cantareira, que deverá ocorrer somente em agosto de 2014, porém a nossa região já ini-ciou discussões em torno desse tema e o Consórcio PCJ já promove essas discussões com diferentes setores, vi-sando ampliar a oferta de água para as bacias PCJ. Qual a situação hoje de nossas águas, nas bacias PCJ, e qual seria a condição ideal, ou seja, as metas que devería-mos lutar para atingir nos próximos anos?

Nosso desafio continua sendo a educa-ção ambiental para promover a mudan-ça de comportamento das pessoas em relação ao uso dos recursos hídricos. O consumo de água na região do PCJ continua elevado. O índice de perdas de água nos sistemas de abastecimento também preocupa. Para haver o uso ra-cional da água, as pessoas precisam ser educadas a utilizar os recursos hídricos da maneira correta, precisam aprender que a simples ação de jogar um papel de bala na rua vai comprometer a vida dos mananciais. Então, esse é um gran-de desafio. O outro é a conquista de re-cursos para viabilizar a recuperação de mananciais da região que agonizam, a

Para haver o uso racional da água,

as pessoas precisam ser educadas

a utilizar os recursos hídricos

da maneira correta

entrevista

Qual o principal foco da sua gestão à frente do Consórcio e quais os projetos que ainda pretende executar?

Em nossa gestão priorizamos o auxilio aos municípios na busca de recursos financeiros para o saneamento básico, através de programas de governo como o PAC 2, o Reágua, o Água Limpa, entre outros. Também apoiamos na captação de recursos do Fehidro e da Cobrança pelo Uso da Água, aplicados pelos Co-mitês PCJ, além de outras fontes de fi-nanciamento para projetos e ações.

Como está a situação do tratamento de esgoto na região do PCJ?

Há 22 anos, as bacias PCJ tratavam cer-ca de 3% dos esgotos domésticos e hoje tratam mais de 55%. Esse índice tende a crescer no curto prazo, com a entrada em funcionamento de várias estações de tratamento de esgoto em nossa re-gião. Temos também ações em com-bate às perdas de água em sistemas de abastecimento público, em educação e sensibilização ambiental, proteção aos mananciais, resíduos sólidos, gestão dos recursos hídricos, entre outras. Em função das alterações climáticas e prin-cipalmente, pelas fortes chuvas ocorri-das nos últimos dois anos, o Consórcio PCJ está desenvolvendo um projeto de ações quanto a eventos extremos, com capacitação de agentes multiplicadores, com apoio e parceria dos municípios, serviços de água e esgoto, empresas, defesa civil, escolas, enfim instituições públicas e privadas. Prefeito, fale um pouco sobre as pró-ximas metas.

Quanto aos projetos que pretendemos executar, o Consórcio PCJ tem várias propostas, principalmente quanto à revitalização das bacias hidrográficas, como por exemplo, na região das cabe-ceiras dos rios Jaguari e Atibaia, loca-lizadas desde o Sul de Minas Gerais, e o entorno do Sistema Cantareira. Esse

Page 23: Revista Casa Modelo EcoDecor

44 Eco Decor | Consórcio PCJ | 2011 Eco Decor | Consórcio PCJ | 2011 45

fornecedoresEcodecor

ECOSIMPLE IND. COM. TECIDO SUSTENTÁVEL Site: www.ecosimple.com.br

Email: [email protected]: (19) 3469.4951 Endereço: Rua da Seda Natural, 559, Distrito Industrial Abdo Najar, Americana-SP

AMANCO INOVAÇÕES EM TUBOSE CONEXÕES – GRUPO MEXICHEMSite: www.amanco.com.br

ESPAÇO RÚSTICO ATELIÊ (móveis de madeira reaproveitada)Contato: João LibórioTelefone: (19) 3601-0073Endereço: Rua Major Rehder, 178, Centro, Americana-SP

ROSEANE ARTES (Trabalhos em jornal)Email: [email protected]: (19) 3645-2173

MARMORARIA PARAÍSO DAS PEDRAS (lavatórios e soleiras de aglostone e technistone)

Site: www.marmorariaparaisodaspedras.com.brTelefone: (19) 34077645Endereço: Rua Igaratá, 605, Americana-SP COMFER TUDO PARA CONSTRUÇÃO (Porcelanato Ecollection da Portobello e Pastilha de vidro Ezarri da Porto Design)Telefone: (19) 3408-8000 Endereço: Av. Cillos, nº 880 a 892, Jd. São Paulo, Americana-SP

PIRAGESSO COMERCIO(gesso acartonado Knauf)Site: www.piragesso.com.br

Telefone: (19) 3424-2933Endereço: Av. Dois Córregos, 2998, Piracicaba-SP

GIBERTI MARCENARIA (chapas de MDF)Telefone: 3461-4555

Endereço: Rua Icaraí, 472, Jd Ipiranga, Americana-SP

CAROLINE VITTI KAGEYAMA - Arquiteta e Urbanista (pufes de garrafa PET)Site: www.carolkageyama.com.brEmail: [email protected]: (16) 9236-0789

KAYUÁ MÓVEIS (revestimento de tecido)Telefone: (19) 3462-3844Endereço: Rua Ary Meireles, 303, Vila Galo - Americana-SP

FATTI LUTTI DECORAÇÕES(revestimento de tecido)Site: www.fattilutti.com.br

Telefone: (19) 3461-5343 / 3407-4202Endereço: Avenida Campos Salles, 227, Bairro Girassol - Americana/SP

LUXAFLEX (persiana de madeira)Site: www.luxaflex.com.brTelefone: 0800-147148

GLASSLINE SOLUÇÕES EM PASTILHAS DE VIDRO

Site: www.glasslinepastilhas.com.brTel efone: (19) 3037.1195Endereço: Rua do Centeio, 4, Lot. Jd. São Fernando, Santa Bárbara d’Oeste-SP

POLYRIO POLÍMEROS (madeira plástica)Site: www.polyrio.com.br/

Telefone: (21) 3691-2553/3691-1419Endereço: Av. Presidente Tancredo Neves, 3503, Distrito de Engº Pedreira - RJ

TINTA SOLUMSite: www.tintasolum.com.brTelefone: (11) 3097 -8716

HECODESIGN REVESTIMENTOSSite: www.hecodesign.com.br

E-mail: [email protected]: (19) 3462-3882Endereço: Av. São Jerônimo, 780, Jd Bela Vista, Americana-SP

ECOBUILT - SOLUÇÕES INOVADORAS PARA A SUA OBRA

Site: www.ecobuilt.com.br |Email:[email protected]

STEFANINI VIDROS E ESQUADRIASSite: www.stefaninividros.com.brEmail: [email protected]: (19) 4122-3085 / 3407-1354

Endereço: Av. Paulista, 191, Colina – Americana/SP

TIJOLECO TIJOLOSECOLÓGICOS POPULARES

Site:www.tijol-eco.com.br|Email:[email protected]: (19) 3481-5226 / 3483-1054 / 9345-7637Endereço: Av. São Pedro, 204, Nova Aurora, São Pedro/SP

FERRO BOM SerralheriaTelefone: (19) 3462-6234 / 9151-4128Site: www.serralheriaferrobom.com.brEndereço: Rua dos Imigrantes, 435, Jd. Ipiranga, Americana/SP

CACILDA GAMBARATO (Patchwork e Artesanato)Telefone: (19) 9233-5876Email: [email protected] OFICINA DECOR (estofados, cortinas, almofadas e papel de parede)Telefone: (19) 3405-9555Email: [email protected]ço: Rua Hermínio Sacilotto, 905, Vila Sta. Catarina, Americana/SP

OLIVEIRA DECORAÇÕESTelefone: (19) 4106-0756 / 9233-6857 /

7813 9535 / 3498-1889Email: [email protected]ço: Rua Silvio de Paula, 957A, N.S. de Fátima, Nova Odessa/SP

ARTE VIVATelefone: (19) 3368-2319 / 3368-2321

Site: www.artevivacampinas.com.brEndereço: Rua Coronel Quirino, 2196, Cambuí, Campinas/SP

MADEIREIRA MATO GROSSOTelefone: (19) 3458-2211

Site: www.madeireiramatogrosso.com.brEndereço: Rua da Agricultura, 1900, Jardim Pérola, Santa Bárbara d'Oeste/SP

Moreno Perfilados e Ferros LTDASite: www.morenoperfilados.com.brEmail: [email protected]

Telefone: (19) 3458.4663Endereço: Rua da Agricultura, 76, Jardim Pérola, Santa Bárbara D'Oeste/SP

Fastway Impressão DigitalSite: www.fwplacas.com.brEmail: [email protected]

Telefone: (19) 3406.1370Endereço: Rua Quintino Bocaiúva, 452, Centro, Americana/SP

J.W. Francis ConstrutoraEmail: [email protected]

Telefone: (19) 8808.5077

Marina FloresSite: www.marinaflores.com.brEmail: [email protected]

Telefone: (19) 3462.2571Endereço: Rua Florindo Cibim, 331, Jardim São Paulo, Americana/SP

Vidraçaria CollaSite: www.vidracariacolla.com.brEmail: [email protected]

Telefone: (19) 3408.1073 / 9634.1616Endereço: Avenida da Amizade, 1795, Jd. Europa, Santa Bárbara d'Oeste/SP

Page 24: Revista Casa Modelo EcoDecor

46 Eco Decor | Consórcio PCJ | 2011 Eco Decor | Consórcio PCJ | 2011 47

Vidraçaria PaineirasSite: www.vidracariapaineiras.com.brEmail: [email protected]

Telefone: (19) 3461.0535 / 3405.8845Endereço: Rua das Paineiras, 150, Jd. São Paulo, Americana/SP

PortobelloSite: www.portobello.com.br

Telefone: 0800 648 2002

Porto DesignSite: www.portodesign.com.br

Telefone: (47) 3248-6100

ENERFOCUSEFICIÊNCIA ENERGÉTICA

Site: www.enerfocus.com.brEmail: [email protected]: (41) 3288-6677 / 3274-3355Endereço: Rua Jornalista Caio Machado, 678, Santa Quitéria, Curitiba/PR

ENERGIAS EFICIÊNCIA ENERGÉTICA

Site: www.energias.com.brTelefone: (11) 3333-5693Endereço: Rua 24 de Maio, 255, São Paulo/SP

SOLOS - RECICLAGEM DA CONSTRUÇÃOSite: www.solosreciclagem.com.br

Telefone: (19) 3405-5521Endereço: Av. São Jerônimo, 3086, Morada do Sol, Americana/SP

PISO NOBRESite: www.pisonobre.com.brTelefone: (19) 3468-3491 / 7803-6555

Endereço: Av. Nossa Sra. de Fátima, 1427, Americana/SP

MADCENTROSite: www.madcentro.com.brTelefone: (19) 2109-7999

Endereço: Av. Henrique Roberto G. A. Brechmacher, 1601, Jd. Brasil, Americana/SP

TOQUE DA CASASite: http://toquedacasa.blogspot.com

Email: [email protected]: (19) 9773-5250

VA MARCENARIASite: www.vamarcenaria.com.brTelefone: (19)3468-5144

Endereço: Avenida Paschoal Ardito, 1821, Americana/SP

Via RosaSite: www.viarosa.com.br|Telefone: (19) 3429-7000

MAFERAÇO Produtos SiderúrgicosTelefone: (19) 3468-3974

End: R. do Funileiro, 53, Cond. Ind. Werner Plaas, Americana/SP

ELEVADA MadeirasSite: www.elevadamadeiras.com.brEmail: [email protected]

Telefone: (19) 3469-5178 | Endereço: Av. Affonso Pansan, 1161, Vila Bertini, Americana/SP

VIVEIRO MUNICIPAL DE AMERICANATelefone: (19) 3405-7700 (Resp. setor - Eng. agrônomo Edison Silvio Evangelista)Endereço: Rua Izolina Geminiane Rosa, 1550, Res. Horto Florestal Jacyra, Americana/SP

Cheiro Verde Site: www.floriculturacheiroverde.com.brTelefone: (19) 3457.8052 | Endereço:

Rua Gabriel Pereira de Brito, 191, Dona Regina, Santa Bárbara d’Oeste/SP

MULTIÁGUASite: www.multiagua.com.br

Email: [email protected]: (19) 3462-2004 | Endereço: Rua dos Jequiti-bás, 850, Jd. Planalto, Americana/SP

IMPÉRIO DAS LÂMPADASSite: www.imperiolampadas.com.brTelefone: (19) 3478-4000

Endereço: Av. Geraldo Gobbo, 453, Boa Vista, Americana/SP

STYLLO HOME DECOREmail: [email protected]

Telefone: (19) 3407-7844Endereço: Rua das Acácias, 54, Jd. São Paulo, Americana/SP

TORINA MADEIRASEmail: [email protected]: (19) 3468-2090

Endereço: Rua dos Metalúrgicos, 135, Jd. Industrial Werner Plaas, Americana/SP

ENGMAX CONSTRUÇÕES MÁXIMAS LTDA

Telefone: (19) 3478-7179/3478-7178Email: [email protected]ço: Rua do Tecelão, 105, Jd. Ind. Werner Plaas, Americana/SP

CRIARE MÓVEIS PLANEJADOSEmail: [email protected]

Telefone: (19) 3405-4262End.: Av. Campos Salles, 1458, Vila Jones, Americana/SP

ATREZZI CAMA, MESA & BANHOSite: www.atrezzi.com.brEmail: [email protected]

Telefone: (19) 9730-4584/9811-5084

VERSATO ACABAMENTO DE INTERIORESSite: www.versatodecor.com.brTelefone: (19) 3253-0677Endereço: Rua Carlos Guimarães, 340,

Cambuí, Campinas/SP

PIZARRO MÓVEIS E DECORAÇÃO Site: www.pizarromoveis.com.br

Telefone: (19) 3306-8598/3883-6598Endereço: Rua João Francisco Ramos, 396, Sumaré/SP

THEKA OLIVIA – Artista Plástica Email: [email protected]: (19) 3469-4020/9279-8063

DOLOREZ DHIAZ – Artista Plástica Email: [email protected]: (19) 3407-3278/9149-8412

COFERT TINTASSite: www.cofert.com.br

Email: [email protected]: (19) 3461-3441

SERRALHERIA FERRO BOMSite: www.serralheriaferrobom.com.br Telefone: (19) 3462-6234/9151-4128Endereço: Rua dos Imigrantes, 435, Jd. Ipiranga, Americana/ SP

DIOGO GONZALES ARTISTA PLÁSTICOEmail: [email protected]: (19) 8114-1468/9427-8448/3407-7433

GOSTINHO DE LEITURATelefone: (19) 3648-0188Email: www.gostinhodeleitura.com.brEnd.: Rua Florindo Cibin, 329, Vila Medon, Americana/SP

GK CONSTRUTORTelefone: (19) 3405-6409/3601-54098118-0203/8843-7952

ROBERTO MONTANARI CARPINTEIROTelefone: (19) 9148-7656

PLANET COLORSite: www.planetcolorvisual.com.brEmail: [email protected]: (19) 3468-4888/3468-4884

End.: Rua Tamoio, 323, Jd. Sta. Catarina, Americana/SP

AMERICAN PEDRASSite: www.americanpedras.com.brEmail: americanpedras@americanpedras.

com.br | Telefone: (19) 3468-2600Endereço: Rua Celinda Antonia Quaino St. Rosa, 40, Jd. Luciene, Americana/SP

Page 25: Revista Casa Modelo EcoDecor

48 Eco Decor | Consórcio PCJ | 2011

RA MOVELARIASite: www.ramovelaria.com.brEmail: [email protected]

Telefone: (19) 3468-7638Endereço: Rua São Judas Tadeu, 40, São Vito, Americana/SP

ECOPIETRASite: www.ecopietra.com.br

Email: [email protected]: (19) 3833-4000Endereço: Rua Joaquim Árico, 95, Cond. Nossa Sra de Fátima, Betel - Paulínia/SP

JOMARA COLCHÕESTelefone: (19) 3626-3999Endereço: Rua Joaquim de Oliveira, 584, Centro,

Santa Bárbara d’Oeste/SP

ATELIER DE COSTURA MARIA ISABELTelefone: (19) 3037-8536End.: Rua Cabo Oswaldo de Moraes, 266, Americana/SP

GESSO NOVA ODESSASite: www.gessonovaodessa.com.br

Email: [email protected]: (19) 3466-3769Endereço: Rua José de Paiva, 368, Nova Odessa/SP

3C - CONSTRUSAN COMERCIAL E CONSTRUTORA

Site: www.3cconstrutora.com.brEmail: [email protected]: (19) 3462-5443/3462-5442End: Rua João Belotti, 525, Vila Dainese, Americana/SP

NOVA TECNOLOGIASite: www.pensenova.com

Email: [email protected]: (11) 2601-1755Endereço: Rua Barão de Monte Santo, 500, Mooca, São Paulo/SP

LOJAS GARCIASite: www.lojasgarcia.com.brTelefone: (19) 3461-4074Endereço: Avenida São Jerônimo, 1549, Jd. São Domingos, Americana/SP

GRUPO TELHAS

Site: www.gruppotelhas.com.brTelefone: (19) 2114-9500Endereço: Rodovia SP 306, km 34, s/nº, Bairro do Porto, Limeira/SP

TELHADO FÁCILSite: www.telhadofacil.com.brEmail: [email protected]

Telefone: (19) 3466-4909/ 3476-6537Endereço: Estrada Americana/Nova Odessa, km 04, Av. B, 22, Pq. Ind. Harmonia, Nova Odessa/SP

PONTO BRASIL SOLUÇÕES SUSTENTÁVEISEmail: [email protected]

Telefone: (19) 3461-4932

DOCOL METAIS SANITÁRIOSSite: www.docol.com.brEmail: [email protected]

Telefone: (47) 3451-1363Endereço: Av. Edmundo Doubrawa, 1001, Zona Industrial Norte, Joinville/SC

SUNLABSite: www.sunlab.com.br

Email: [email protected]: (11) 4035-2500Endereço: Av. Francisca de Paula Pereira, 450, Distrito Industrial III, São João Del Rey, Bairro Uberaba, Bragança Paulista/SP

HYDRONORTHSite: www.hydronorth.com.br

Telefone: (43) 2101-2000Endereço: Rod. Melo Peixoto, 656, Cambé/PR

SHERWIN WILLIAMSSite: www.sherwin-williams.com.br

Telefone: 0800-7024037

HOUSELUZSite: www.houseluz.com.br

Telefone: (19) 3471-2808Endereço: Rua Dr. Cicero Jones, 305, Vila Rehder, Americana/SP

VIVEIRO MUNICIPAL DE PIRACICABATelefone: (19) 3424-1692

VIVEIRO MUNICIPAL DE LIMEIRATelefone: (19) 3441-1178

CALHAS UNIÃOSite: www.calhasuniao.com.brEmail: [email protected]

Telefone: (19) 3462-5111/3604-1679/9156-4390Endereço: Rua das Castanheiras, 652, Jd. São Paulo, Americana/SP

LUCAS PINTURASTelefone: (19) 9149-8847

MÓVEIS CAMPAGNOLOTelefone: (19) 3458-1434Endereço: Rua do Alumínio 930, Jardim Pântano, Santa Bárbara D'Oeste/SP

ZANINISite: www.zanini.com.brTelefone: (19) 3462-1940Endereço: Avenida Antonio Lobo, Centro, Americana/SP

ATELIÊ DE CERÂMICA PATRÍCIA FREITASSite: www.patriciafreitas.com.brEmail: [email protected]: (19) 3478-3526/9151-4154End. Ruas São Jorge, 125, Jd. São Manoel, Americana/SP

EDITORA ADONISSite: www.editoraadonis.com.brTelefone: (19) 3471-5608Endereço: Rua do Acetato, 189, Distrito Ind. Abdo Najar, Americana/SP

MASTER CALHASSite: www.mastercalhas.com

Telefone: (19) 8286-7000

JULINEL MÓVEIS E PRESENTESEmail: [email protected]: (19) 3458-2569/3458-1453Endereço: Av. da Amizade, 3.167, Jd. Santa Rosa II, Santa Bárbara d’Oeste/SP

CEREJA COMUNICAÇÃOSite: www.cerejacomunicacao.com.br

Email: atendimento@ cerejacomunicacao.com.brTelefone: (19) 3272-4947

PMK3 PROPAGANDA E MARKETINGSite: www.pmk3.com.br

Email: [email protected]: (19) 3402-5774

Eco Decor | Consórcio PCJ | 2011 49

Page 26: Revista Casa Modelo EcoDecor

50 Eco Decor | Consórcio PCJ | 2011 Eco Decor | Consórcio PCJ | 2011 51

Page 27: Revista Casa Modelo EcoDecor