revista brinquedo #67

86
SIGA ATÉ O FIM, SEM PERDER O FOCO! Confira um panorama do mercado e os planos para o 2º semestre www.espacobrinquedo.com.br ano 11 nº 67 jun/jul

Upload: ep-grupo-agencia-de-conteudo

Post on 09-Mar-2016

237 views

Category:

Documents


7 download

DESCRIPTION

SIGA ATÉ O FIM, SEM PERDER O FOCO! Confira um panorama do mercado e os planos para o 2º semestre

TRANSCRIPT

Page 1: Revista Brinquedo #67

SIGA ATÉ O FIM, SEM PERDER O FOCO!Confira um panorama do mercado e os planos para o 2º semestre

www.espacobrinquedo.com.br ano 11 nº 67 jun/jul

Page 2: Revista Brinquedo #67
Page 3: Revista Brinquedo #67
Page 4: Revista Brinquedo #67

Espaço Brinquedo RevistaJunho / Julho 2014

[índice]

6 Opinando

12 Panorama

22 Em foco – Antonio Carlos Giuliani

30 Capa – Panorama do mercado no 2º semestre

42 Gôndola – Tocas e barracas

50 Licenciamento – Peppa Pig

52 Perfil de loja – Vilu Brinquedos

56 Empresa – Brinquedos Estrela

60 Serviço – EF Comex

64 Ponto de Venda

70 Os 5 + – Especial Abrin 2014

76 Representante – RL Representações

80 Se eu fosse criança

82 Está marcado

30 12

50

indice eb 67.indd 3 5/21/14 5:08 PM

Page 5: Revista Brinquedo #67
Page 6: Revista Brinquedo #67

Espaço Brinquedo Revista4

Ano 11 – Ed. 67 – Jun/Jul. – 2014

Espaço Palavra Editora e Arte Ltda.

[ Direção-geral e jornalista responsável ]

Marici Rosana Ferreira (MTb 36727)

[ Revisão ]

Renata Lopes Del Nero

Lu Peixoto

[ Redação ]

Camila Guimarães

Kika Martins

[ Arte ]

Wilson Alves

Rening Masuyama

[ Marketing ]

Lívia Gimenes

[ Departamento comercial ]

Alessandra Aragon Frate

Daiane Miranda

[ Assistentes administrativas ]

Cristina Venâncio

Isabelle Inceli

[ Administração, publicidade e redação ]

Rua Arapapi, 45

Moema - São Paulo/SP

CEP: 04516-020

Tel. (11) 5092-5588 / (11) 5094-0403

E-mail: [email protected]

[ Assinaturas ]

(11) 5092-5588 ou pelo site

www.epgrupo.com.br

As matérias assinadas são de responsabilidade dos autores e podem ser reproduzidas, desde que citada a fonte.As fotos utilizadas nesta edição pertencem ao banco de imagens da Revista Espaço Brinquedo e podem ser utilizadas, desde que citada a fonte.A Revista Espaço Brinquedo possui distribuição nacional para proprietários, diretores, gerentes, compradores, lojistas e demais pessoas envolvidas com lojas de brinquedos, artigos infantis, magazines, supermercados, atacadistas, fabricantes, papelarias, armarinhos e bazares.

Marici Ferreira

Camila Guimarães Kika Martins

Wilson Alves Rening MasuyamaCristina VenâncioLívia Gimenes

Daiane Miranda Alessandra Frate

Seja qual for o segmento de atuação, planejamento é fundamental para o sucesso de um projeto ou alcance de uma meta. Mais do que isso, sem ele não existe profissionalização. No mercado de brinquedos há mais de 15 anos, acompanho de perto a trajetória e o amadurecimento do setor. Não por acaso, fabricantes e lojistas aprenderam a lidar me-

lhor com a instabilidade econômica do país e com a sazonalidade do segmento. Sabemos o preço pago para chegarmos até aqui. Obrigatoriamente, as estratégias empregadas hoje pela indústria e pelo varejo respeitam um novo modelo de negó-cios. O consumidor mudou seu comportamento, o maquinário ganhou tecnologia, a matéria-prima é outra e nós também não podemos ser os mesmos. Pensando sobre isso, realizamos uma matéria de capa sobre a preparação do mercado como um todo para as tão aguardadas vendas do segundo semestre. Entender as estra-tégias do mercado é o primeiro passo para aperfeiçoá-las. Assim, deixamos de ser amadores e partimos para o ataque. Leia e vista a camisa!

Se o mercado interno fosse o mesmo de antes, hoje a Brinquedos Estrela não estaria exportando produtos. Para apurar melhor essa novidade, entrevistamos o presidente da empresa, Carlos Tilkian. Aqui, ele fala sobre o setor, além de esclarecer o trâmite e as perspectivas da companhia. Vale a pena conferir.

Outro destaque da edição é o especial dos brinquedos mais vendidos nos estandes da feira Abrin 2014. Muitos expositores revelaram os cinco produtos destaque nesta edição. Confira e garanta-os em seu mix, antes que eles che-guem à concorrência. Por falar em produtos, indico ainda a gôndola de tocas e barracas. Existem inúmeros modelos em linha e a criançada adora. Faça da sua loja um verdadeiro acampamento!

Somos parte de uma engrenagem, queremos movimentar o mercado e tor-ná-lo ainda mais profissional. Faça o mesmo... Leia nossas matérias, opine, dê sugestões e arme bons negócios.

Marici [email protected]

Agência de Conteúdo

De amador à armador

[editorial]

EditoralEB7.indd 4 5/20/14 4:43 PM

Page 7: Revista Brinquedo #67

EditoralEB7.indd 5 5/20/14 4:43 PM

Page 8: Revista Brinquedo #67

Espaço Brinquedo Revista 6 Junho / Julho 2014

“A preocupação não é apenas com o prejuízo financeiro que a resolução causa, mas principalmente com a censura que ela representa. O exercício da comunicação brasileira não pode

ficar à mercê de pequenos grupos” Rafael Teixeira, vice-presidente da Associação Brasileira de Anunciantes.

Fonte: Portal Veja Brasil – 17/4/2014.

Tenho como foco trazer algumas experiências adotadas no mercado de varejo alimentar, papelaria e informática para a área

de brinquedos. Não precisamos reinventar a roda, podemos utilizar cases de sucesso já alcançados em outros setores e adaptá-los ao mercado de brinquedos, que possui suas

particularidades”Daniel Corrêa, gerente comercial da Long Jump.

Em dias de jogos as pessoas tendem a comprar menos e, notadamente, apenas alguns

setores do varejo têm sido beneficiados pela Copa”

Nabil Sahyoun, presidente da Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (Alshop).Fonte: Diário do Comércio de São Paulo –

16/4/2014.

Decretar o fim da publicidade infantil significa decretar o fim da programação infantil, do conteúdo para crianças. Eu adoraria fazer um site para crianças, e comecei a pensar nisso quando meu filho ainda estava na barriga da mãe. Nunca consegui. Por quê? Porque tem pouca publicidade. De onde vem a grana para pagar os custos?” André Forastieri, jornalista do Blog Portal R7.

[opinando]

Opinando_eb67.indd 6 5/20/14 4:55 PM

Page 9: Revista Brinquedo #67

Opinando_eb67.indd 7 5/20/14 4:55 PM

Page 10: Revista Brinquedo #67

Espaço Brinquedo Revista 8 Junho / Julho 2014

Estamos muito orgulhosos por celebrar esses 15 anos, mas nossas conquistas continuam ano após ano. Com toda a mobilização,

temos condições e queremos cada vez mais mudar o cenário da doença no Brasil, afinal, é preciso erradicar o câncer infantojuvenil e humanizar o tratamento com o carinho e a atenção que nossas

crianças e adolescentes merecem” Francisco Neves, superintendente do Instituto Ronald McDonald.

“Conseguimos ganhar visibilidade com um público diferente, como supermercados e papelarias, que não

estão no dia a dia do nosso mercado, mas que, por conta da Copa, podem contar com a nossa empresa”

Gustavo Lucas, sócio-diretor da Animafest.

Temos uma conexão com o consumidor muito grande, que transcende a visão de consumer e shopper. Isso

propicia insights aos quais muitas vezes a pesquisa

comum não consegue chegar”

Andrea Salgueiro, vice-presidente de cuidados pessoais da Unilever.

Fonte: Meio & Mensagem – 14/4/2014.

É evidente que a comunicação é multiplataforma, mas não é de todas as plataformas. Tem de fazer escolhas de maneira estratégica. Porque estar em todos os lugares ao mesmo tempo é um equívoco. Boa parte das marcas tem de estar em redes sociais, mas algumas não deveriam estar de jeito nenhum. No mundo de hoje você tem de definir sua postura: o que você faz e o que você não faz. É isso o que te define”Nizan Guanaes, sócio-fundador do Grupo ABC.Fonte: Meio & Mensagem – 14/4/2014.

[opinando]

Opinando_eb67.indd 8 5/20/14 4:55 PM

Page 11: Revista Brinquedo #67

Opinando_eb67.indd 9 5/20/14 4:55 PM

Page 12: Revista Brinquedo #67

Opinando_eb67.indd 10 5/20/14 4:55 PM

Page 13: Revista Brinquedo #67

Opinando_eb67.indd 11 5/20/14 4:55 PM

Page 14: Revista Brinquedo #67

Espaço Brinquedo Revista Junho / Julho 201412

[panorama]

Recentemente, a Long Jump anunciou a contratação de Daniel Corrêa para a gerência comercial da empresa. Aos 35 anos de idade, o jovem executivo assumiu o desafio de am-pliar a abrangência e a distribuição de produtos da empresa.

Formado em Administração de Empresas pela FEI, Cor-rêa já atuou como gerente de vendas do canal indireto na P&G e também acumula experiências em empresas como a SC Johnson e a 3M do Brasil.

O foco do trabalho é aumentar a distribuição de produ-tos da Long Jump e melhorar o trabalho de loja nas contas já existentes.

Outra novidade anunciada no início de maio foi a con-tratação de César Fabretti, que assumiu o setor de marke-ting e operações da empresa.

Jolie Clube: Novo portal para as fãs de Jolie!

O Jolie Clube é um portal voltado para as fãs da personagem que gostam de se divertir, aprender, estar com as amigas e ficar por dentro de novidades sobre via-gens, natureza, televisão, animais, moda, beleza e muito mais. Basta acessar www.jolieclube.com.br e conferir os conteúdos. Vídeos, entrevistas com artistas, tutoriais diversos, blogs das per-sonagens, dicas e testes com tudo o que as meninas querem saber são algumas das atrações. O site apresen-ta, com exclusividade, as quatro personagens da linha – Júlia, Olívia, Isabela e Elisa –, trazendo suas histórias e seus perfis. Além disso, a nova plataforma permite que a internauta realize um cadastro pelo Facebook, tornando-se membro do Jolie Clube. Ao associarem-se ao clube, as meninas poderão acessar a um conteúdo exclusivo e poderão imprimir suas carteirinhas de associadas personalizadas!

Além de o Jolie Clube estar presente no Facebook (facebook.com/jolieclube), ele também está no Insta-gram (instagram.com/jolie_clube), no Youtube (canal Jolie Clube) e no Pinterest (pinterest.com/jclube).

Nova gerência comercial da Long Jump

Daniel Corrêa, gerência comercial da Long Jump

César Fabretti, marketing e operações da Long Jump

Panorama_eb67.indd 12 5/20/14 5:14 PM

Page 15: Revista Brinquedo #67

Espaço Brinquedo RevistaJunho / Julho 2014 13

Panorama_eb67.indd 13 5/20/14 5:14 PM

Page 16: Revista Brinquedo #67

[panorama]

Nova loja virtual da Hello KittyOs fãs da Hello Kitty já podem contar com uma opção para ga-

rantir com facilidade produtos da personagem. Lançada recentemen-te para atender todo o Brasil, a loja online (lojadahellokitty.com.br) chega repleta de itens que vão causar frisson entre consumidores kids, teens e adultos.

O e-commerce oferece camisetas em diversas cores e estampas, canecas, squeezes, capas para iPhone e notebooks, tudo com ilus-trações divertidas da Hello Kitty, alguns com temas que remetem ao encanto de Paris e à essência cosmopolita de Londres. Cadernos, pelúcias, mochilas, lancheiras e estojos também podem ser encon-trados em diversas cores e modelos.

Em comemoração aos 40 anos da personagem, foi desenvolvida uma coleção para o site, que segue o guia de estilo do conceito mundial da campanha ”Arigato, abrace muito!”, criada para o seu aniversário.

A loja virtual é administrada pela agência Band Up, especializada em fãs – ideal para a Hello Kitty, con-siderando que ela possui uma legião de pessoas apaixonadas pela marca.

A estimativa é chegar a 800 produtos neste canal de compras, com lançamentos ao longo do ano, nos mais diferentes segmentos, além dos atuais que já estão em linha.

A Sanrio é criadora e licenciadora de personagens nos mais diversos segmentos, como presentes, papelaria, confecção, calçados, brinquedos, acessórios, alimentício, entre outros. A empresa criadora da personagem Hello Kitty – ícone da cultura japonesa no mundo todo e adorada por mulheres de todas as idades - foi fundada em 1960 com base no conceito “Small gift, big smile”, traduzindo a ideia de que um pequeno presente pode trazer um grande sorriso. Atualmente, cerca de 50 mil produtos com a marca Sanrio são comercializados em mais de 100 países. Presente na América do Sul desde 1999 ela conta com mais de 80 empresas licenciadas no Brasil.

Para obter mais informações, acesse: www.sanrio.com.br, www.hellokitty.com.br e www.lojadahellokitty.com.br.

Atendendo aos pedidos dos clientes, a Red Circus lança a linha Basic. A fim de atender à procura por uma linha de fantasias mais populares, mas com qualidade, a empresa investiu em uma coleção com temas bem procurados.

Médico, hippie, rockstar e versões populares de alguns outros personagens estão entre os modelos que compõem esta linha. Su-cessos como o Ninja e o Pirata (modelos feminino e masculino) chegam ao mercado com ótimos preços, segundo a diretora geral da empresa, Aline Fernandes. A expectativa da Red Circus é alta com os lançamentos.

Linha Red Circus Basic

Panorama_eb67.indd 14 5/20/14 5:14 PM

Page 17: Revista Brinquedo #67

Espaço Brinquedo RevistaJunho / Julho 2014 15

Faber-Castell lança produtos exclusivos com o personagem Neymar Jr. 

A Faber-Castell, o Instituto Projeto Neymar Jr. e a Mauricio de Sousa Produções,acabaram de fechar parceria para uma série de ações que visam apoiar os projetos educacionais do Instituto Projeto Neymar Jr. – complexo educacional e esportivo no Jardim Glória, em Praia Grande (SP).

Entre as ações previstas está o lançamento de uma coleção exclusiva inspirada no personagem “Neymar Jr.” – versão do craque do futebol brasileiro para os qua-drinhos de Mauricio de Sousa. Parte das vendas da linha Neymar Jr. será revertida para projetos educacionais do Instituto, que atende cerca de 2.500 crianças de 7 a 14 anos e cerca de 160 professores de quatro escolas da comunidade. Além do lançamento dos produtos, a Faber-Castell adotará a sala de artes da instituição para estimular a criatividade e autoexpressão das crianças, e irá promover atividades mo-tivacionais e um trabalho de profissionalização para educadores da comunidade.

A linha Neymar Jr. traz um visual divertido e desperta o lado lúdico, criativo e esportivo das crianças. Os itens são ideais tanto para uso escolar como para quem adora colecionar artigos exclusivos.

Panorama_eb67.indd 15 21/05/14 10:53

Page 18: Revista Brinquedo #67

Espaço Brinquedo Revista Junho / Julho 201416

[panorama]

As empresas brasileiras estão ampliando seus investimentos para desenvolver produtos específicos e atrativos no segmento de higiene pessoal e beleza. É o caso da linha Bio Extratus Kids, voltada para crianças de 3 a 7 anos de idade, ilustrada pela Turma do Maluquinho, criação do cartunista Ziraldo.

Shampoo, condicionador, spray desembaraçante, másca-ra hidratante, finalizador, shampoo 2 em 1 e gel fixador são alguns dos itens que compõem a linha. Os produtos foram desenvolvidos para não agredir o delicado couro cabeludo das crianças. Livre de parabenos e dermatologicamente testada, a linha possui fórmulas suaves e ativos orgânicos de frutas, tais como banana, morango, uva, maçã, goiaba e mamão.

Os produtos são divididos em tipos diferentes: além das fórmulas para todos os tipos de cabelos, há as específicas tanto para cabelos lisos como para cacheados e para ressecados.

Para obter mais informações, acesse: www.bioextratus.com.br.

Turma do Maluquinho ganha linha Bio Extratus Kids

Durante a Abrin 2014, o artista plástico Lucia-no Martins esteve no estande da Nig Brinquedos para lançar sua linha de jogos e quebra-cabeças.

Radicado em Florianópolis, Luciano Martins ganhou popularidade por seu traço lúdico e in-gênuo e pelo uso de cores vibrantes. Atualmente, suas obras estão espalhadas pelo mundo todo. No mercado de licenciamento, seus personagens estão em grandes marcas nacionais, tais como Cacau Show, Uatt, Marisol (Lilica Ripilica) e Pet Nap, entre outras. Em dezembro de 2013, as obras do artista decoraram o cenário do Domin-gão do Faustão. Agora, a marca estreia no merca-do de brinquedos, com exclusividade pela Nig.

Artista plástico Luciano Martins na Nig

Luciano Martins, ao lado de Cristina e Roberto Caderña, da Nig Brinquedos.

Panorama_eb67.indd 16 5/20/14 5:14 PM

Page 19: Revista Brinquedo #67

Desde o inicio de maio, as crianças têm mais uma op-ção de entretenimento na TV aberta. Estreou na TV Cultu-ra a animação Thomas e Seus Amigos, exibida no Quintal da Cultura, de segunda a sexta-feira, às 10h e às 16h15.

O desenho britânico, voltado para o público infantil com idade entre 2 e 5 anos de idade, é baseado na série de livros do Reverendo W. Awdry, e narra histórias de uma ferrovia situada na fictícia ilha de Sodor, onde con-vivem vários meios de transportes falantes, como locomotivas, vagões, ônibus e um helicóptero. 

Junto com seus amigos James, Percy, Henry, Edward, Emily e Sir. Topham Hatt, a locomotiva Thomas cativa crianças em idade pré-escolar em mais de 185 territórios e 30 idiomas. Eles convidam a garotada a entrar em um mundo de imaginação por meio de trilhos de trem e das muitas aventuras que vivem a cada episódio, sempre trazendo ensinamentos valiosos sobre descobertas, amizade e cooperação.  

Thomas e Seus Amigos estreia na TV Cultura

Panorama_eb67.indd 17 5/20/14 5:14 PM

Page 20: Revista Brinquedo #67

Espaço Brinquedo Revista Junho / Julho 201418

[panorama]

Composto por 236 cromos exclusivos para as crianças colecio-narem e mais 16 cromos especiais, o primeiro álbum de figurinhas da personagem Peppa tem um formato superespecial e diferente. Com várias cores e temas que retratam o cotidiano da personagem e das crianças, tais como a relação familiar, a hora do recreio, um dia de festa ou mesmo um passeio no parque, o livro ilustrado permite que os pequenos registrem os melhores momentos do dia a dia da Peppa! Para a criança aproveitar ainda mais, o álbum conta com 16

cromos especiais, totalizando 252 figuras.Neville Astley e Mark Baker já obtiveram inúmeras premiações. Uma das mais importantes foi o prêmio

Bafta, recebido em 2005 e 2012, como melhor animação para crianças em idade pré-escolar, de 3 a 6 anos de idade. O desenho também tem ótima aceitação entre as crianças maiores, na faixa de 6 a 11 anos de idade.

Apresentando coisas do cotidiano das crianças e de suas famílias, Peppa retrata, por meio dos desenhos, vários ensinamentos que mostram como o dia pode ser mais alegre e prazeroso.

Editora On Line lança livro ilustrado Peppa Pig

Embalagens que se transformam em brinquedosModernização acompanha a expectativa da

chegada ao Brasil do filme Transformers: A era da extinção, no dia 17 de julho. Para deixar o banho dos meninos mais divertido, os novos frascos da linha de higiene da Phisalia ganharam embala-gens que viram brinquedos. As embalagens dos shampoos e condicionadores Transformers agora se transformam. Em pé, os frascos têm o formato dos robôs e deitados viram carros. Com fragrâncias marcantes e fórmulas de alta tecnologia testadas dermatologicamente, os produtos têm rótulos per-

sonalizados que estampam os principais personagens da série de TV, entre eles o carismático robô amarelo Bumblebee, o valente gigante Optimus Prime e o malvado Megatron.

As caixas dos kits também foram reformuladas e, quando fechadas, mostram a figura de um cami-nhão. Já abertas trazem o retrato de um dos heróis da série. A linha Transformers conta com shampoo, condicionador, shampoo 2 em 1, shampoo 2 em 1 vitaminado, shampoo 3 x 1 vitaminado, gel fixador, gel dental e os kits , que surgem nas combinações shampoo + condicionador e shampoo 3 x 1 vitami-nado + gel dental. Para obter mais informações, acesse: www.phisalia.com.br.

Panorama_eb67.indd 18 5/20/14 5:15 PM

Page 21: Revista Brinquedo #67

Espaço Brinquedo RevistaJunho / Julho 2014 19

A Pretty Ugly declara-se muito animada em trabalhar com a LID-Group na criação de um programa abrangente do UGLYDOLL no Brasil. “Com o Brasil sendo parte dos gran-des quatro mercados emergentes, não poderia ter hora me-lhor para inserir nossa marca e oferecer uma extensa série de produtos para nossos fãs”, diz Drew Matilsky, sócio-diretor da Pretty Ugly, LLC. “A LID-Group compartilha da nossa pai-xão e visão pela UGLYDOLL e estamos contentes por saber que seu grupo identificará o melhor dos melhores parceiros de licenciamento e implementar um programa estratégico que agradará consumidores de todas as idades.”

O processo de licenciamento tem como premissa adicionar o reconhecimento e o valor de uma marca em todos os produtos. “Para a LID-Group, trabalhar com a marca UGLYDOLL é um sonho que se realiza”, diz Signý Valbjorg Sigurthorsdottir, sócia-diretora da LID-Group. O conceito, os personagens e as histórias inovadoras, engraçadas e distintas são diferentes de tudo que existe no mercado brasileiro. Isso permitirá o desenvolvimento de uma linguagem que carrega toda a emoção da marca para consumidores de todas as idades. Essa linguagem garantirá os valores e atributos da marca UGLYDOLL para várias categorias de produtos licenciados no mercado brasileiro.

Pretty Ugly, LLC nomeia Lid-Group como agente no Brasil

Panorama_eb67.indd 19 21/05/14 10:54

Page 22: Revista Brinquedo #67

Espaço Brinquedo Revista Junho / Julho 201420

[panorama]

Creature Comforts, série em animação estreia no Muu

O Muu, serviço de video on demand da Globosat, acaba de estrear uma nova série de animação, a Creature Comforts. Baseado no filme de mesmo nome que recebeu o Oscar de Melhor Curta de Ani-mação em 1989, o seriado é uma divertida viagem ao mundo dos animais de um zoológico britânico. O Muu já disponibilizou a primeira temporada completa da série (13 episódios); a segunda temporada chega na íntegra no mês de maio.

Nesse seriado, o foco são os animais e as opiniões que eles têm sobre diversos assuntos. Em cada capítulo, diferentes criaturas são entrevistadas sobre um determinado tema. A série alia um humor simplista feito para agradar as crianças a ironias capazes de divertir os adultos mais exi-gentes. Creature Comforts zomba delicadamente de discursos construídos por pessoas públicas ao serem entrevistadas pela televisão, além de expor temas sociais como vizinhos irritantes, política, saúde, alimentação, saneamento básico, entre outros.

As duas temporadas de Creature Comforts podem ser assistidas no Muu sem custo adicional pelos usuários do serviço de vídeo sob demanda da Globosat, em computadores – pelo site www.muu.tv –, ou por meio de aplicativos para Xbox 360 e Xbox One, TVs conectadas Panasonic, tablets e smartpho-nes (iPads, iPhones e dispositivos Android).

Panorama_eb67.indd 20 5/20/14 5:15 PM

Page 23: Revista Brinquedo #67

Panorama_eb67.indd 21 5/20/14 5:15 PM

Page 24: Revista Brinquedo #67

Espaço Brinquedo Revista 22 Junho / Julho 2014

O varejo precisa acompanhar a inflação em crescimento, a queda no nível de emprego, as taxas de juros e o fornecimento de créditos

Antonio Carlos Giuliani

Em virtude de ser um ano com eventos importantes como Copa do Mundo e

eleições, o varejo deve ser cauteloso na gestão

de seus estoques.

[em foco]

Autor de “Administração de Vare-jo para Pequenas e Médias Em-presas”, Antonio Carlos Giuliani é doutor em Administração Edu-cacional (Unimep), especializa-

do em Marketing  (FGV) e consultor do grupo Notória Consultores Associados e do Ministé-rio da Educação Inep/Sinaes.

Está há mais de 25 anos na consultoria de varejo e de serviços, o que o levou a ser au-tor de 14 livros,  nacionais e internacionais. É coordenador e professor do Programa de Pós--Graduação em Administração da Unimep.

Giuliani conta sobre o atual cenário do va-rejo no Brasil. Acompanhe!

Espaço Brinquedo — Qual o atual contexto do varejo no Brasil?

Giuliani — Trata-se de um setor competiti-vo, considerado o maior empregador do País, gerando um em cada cinco empregos. Cor-responde a 20% do PIB, considerado como o quinto mais desenvolvido do mundo, à frente de Espanha, Japão, Canadá e Itália, estando atrás de França, Estados Unidos, Alemanha e Reino Unido.

EB — Para quais aspectos da economia o empresário do varejo precisa ficar mais atento?

Giuliani — O varejo precisa acompanhar a inflação em crescimento, a queda no nível de emprego, as taxas de juros e o fornecimento de créditos.

[em foco]

EB — Quais circunstâncias são ainda mais relevantes para o varejo especializado?

Giuliani — Com a queda do poder aqui-sitivo gerando baixas vendas, o varejo espe-cializado que trabalha com vendas sazonais precisa ficar atento a gestão de estoques e re-dução do número de fornecedores, mantendo somente os parceiros do negócio.

EB — Existe um formato ideal de varejo para o mercado brasileiro? Qual?

Giuliani — O varejo é um segmento que muda constantemente. Não aponto um mode-lo ideal de formato, mas chamo atenção para fatores importantes que permitem colher bons resultados. Podem ser considerados: a im-portância de gerenciar as atividades com uso da tecnologia, incluir nas relações com seus clientes confiança, compromisso e coopera-ção, trabalhar com redes sociais definindo seu público-alvo e entender que o varejo físico — para se diferenciar do comércio eletrônico — deve priorizar o relacionamento humano.

Em Foco eb66.indd 22 5/20/14 5:22 PM

Page 25: Revista Brinquedo #67

Espaço Brinquedo Revista23Junho / Julho 2014

“Administração de Varejo para Pequenas e Mé-dias Empresas” (Paco Editorial)428 páginas Saiba mais sobre a obra: http://goo.gl/E0cMlz

EB — O que falta ao varejista brasileiro atualmente?

Giuliani — Verifica-se no varejo brasileiro ausência de profissionalização do setor. Falta mão de obra qualificada para atender as ne-cessidades específicas desse setor.

EB — Quais tendências internacionais de comércio devem desembarcar no Brasil a cur-to prazo?

Giuliani — Continuará a internacionaliza-ção do varejo, a integração do e-commerce com loja física (cross channel), novas tecnolo-gias serão utilizadas nos pontos de vendas para auxiliar o consumidor a testar, por exemplo, como poderá ficar determinada roupa mudando de cores, modelos, criando seu próprio modelo.

EB — Qual a melhor referência no varejo nacional hoje? Por quê?

Giuliani — As melhores referências hoje podem ser destacadas para Casas Bahia e Ma-gazine Luiza. Ambos primam por ações de marketing bem definidas ao segmento-alvo, a primeira por ser um exemplo na habilidade em entender as necessidades emocionais e os há-bitos de compra do mercado de baixa renda. A segunda prima por marketing de relaciona-mento, fazendo uma empresa-destaque para se trabalhar, conseguiu fazer com que homem e lucro se tornassem elementos indissociáveis em sua estratégia de negócios.

EB — Quais dicas são fundamentais para que o varejista tenha um bom resultado em 2014?

Giuliani — Em virtude de ser um ano com eventos importantes como Copa do Mundo e eleições, o varejo deve ser cauteloso na gestão de seus estoques. Deve ficar atento para possíveis aumentos de vendas não comprometendo seu flu-xo financeiro, conciliando compra e venda.

Em Foco eb66.indd 23 5/20/14 5:22 PM

Page 26: Revista Brinquedo #67

Em Foco eb66.indd 24 5/20/14 5:22 PM

Page 27: Revista Brinquedo #67

Em Foco eb66.indd 25 5/20/14 5:22 PM

Page 28: Revista Brinquedo #67

Em Foco eb66.indd 26 5/20/14 5:22 PM

Page 29: Revista Brinquedo #67

Em Foco eb66.indd 27 5/20/14 5:22 PM

Page 30: Revista Brinquedo #67

Em Foco eb66.indd 28 5/20/14 5:22 PM

Page 31: Revista Brinquedo #67

Em Foco eb66.indd 29 5/20/14 5:22 PM

Page 32: Revista Brinquedo #67

[capa]

Espaço Brinquedo Revista 30 Junho / Julho 2014

Assim como os demais segmentos da indústria, o ramo de brinquedo está suscetível aos efeitos e às variações econômicas, mas se mantém firme, trabalhando e recriando modelos de

negócios para continuar a crescer de maneira sóli-da e estável.

Em 2013 o setor nacional de brinquedo fatu-rou mais de 4 milhões e meio de reais e a previ-são para este ano é de que o mercado alcance mais de 5 milhões de reais em faturamento, se-gundo a Associação Brasileira dos Fabricantes de Brinquedos (Abrinq), que divulgou recentemente o panorama do setor em números.

São 380 fábricas brasileiras atuando no setor de brinquedo, quantidade superior aos anos an-teriores, das quais 86,2% estão localizadas no estado de São Paulo, seguido pelos estados do Paraná e do Rio Grande do Sul, ambos com 2,8%. A geração de empregos diretos também cresceu, no ano passado, ultrapassando 26 mil vagas e, in-cluindo os indiretos, chegou a quase 30 mil.

Mais de 1.500 lançamentos chegaram ao mer-cado em 2013. Número semelhante à quantidade de novos brinquedos que chegam ao varejo neste ano. Na distribuição dos preços ao consumidor final, do total de lançamentos em 2013, os brin-quedos de R$ 31,00 a R$ 50,00 representaram 22,1%, seguidos dos itens acima de R$ 100,00, que corresponderam a 18,8%.

Os segmentos relacionados ao desenvolvimen-to afetivo e à primeira idade foram os mais repre-sentativos em vendas no ano passado — 20,4% e

Estabilidade é o nome do jogo!

Números do mercado nacional de brinquedo confirmam a força dos players

A previsão para este ano é de

que o mercado alcance mais de 5 milhões de reais em faturamento

Mat capa#67.indd 30 5/20/14 5:39 PM

Page 33: Revista Brinquedo #67

Espaço Brinquedo Revista31Junho / Julho 2014

Os segmentos relacionados ao desenvolvimento afetivo e à primeira idade foram os mais representativos

em vendas no ano passado — 20,4% e 19,1%, respectivamente

As vendas pela internet foram

responsáveis por 15,9% em 2013

19,1%, respectivamente. Bonecas e bonecos em geral e seus acessórios foram responsáveis por 18,1% das vendas de brinquedo em 2013, segui-dos de veículos (14,2%), itens esportivos (10,1%), itens inseridos na chamada “reprodução do mundo real“, como jogos de panela, móveis, kits (9,9%) e jogos (9,8%).

Com relação aos canais de vendas, as lojas especializadas foram responsáveis pela comer-cialização de 38,3% dos brinquedos vendidos. Já os magazines e atacadistas, por mais de 36%, juntos. As vendas pela internet foram responsáveis por 15,9% em 2013. Já referente às vendas por estado, São Paulo destaca-se com mais de 38% das vendas, seguido pelo estado do Rio de Janeiro (12,2%) e por Minas Gerais (7,3%). Já o Acre apa-rece como o menos representativo com apenas 0,2% das vendas.

BALANÇA COMERCIAL Em 2013 o Brasil importou mais de 390 mi-

lhões de dólares em brinquedos e exportou quase 12 milhões de dólares. Os produtos importados da China representaram 81,19% do total que chegou às gôndolas brasileiras. Já o país mais representativo no que diz respeito à exportação das linhas de brinquedo fabricadas no Brasil foi o Paraguai — destino de 42,76% do total, seguido pela Argentina (20,25%).

O SEGUNDO SEMESTRE SE APROXIMA E O SETOR ACELERA!

A relevância do segundo semestre para o setor brasileiro de brinquedo é inquestionável. A sa-zonalidade do segmento -– Dia das Crianças em outubro e Natal em dezembro — comanda o dia a dia do mercado que precisa de um plano de ne-gócios bem definido para um bom desempenho.

Para esboçar o segundo semestre de 2014, montamos um perfil que apresenta as expectati-vas de alguns fornecedores e varejistas.

Mat capa#67.indd 31 5/20/14 5:39 PM

Page 34: Revista Brinquedo #67

[capa]

Espaço Brinquedo Revista 32 Junho / Julho 2014

FORNECEDORES

BANGTOYSNúmero de lançamentos para o segundo semestre: 30.Diferencial desses brinquedos: qualidade com bons preços.Valor médio que será pago pelo consumidor: R$ 59,00.Expectativa: de crescimento devido ao grande número de lan-çamentos com fortes propriedades.

BIG STARNúmero de lançamentos para o segundo semestre: 11.Valor médio que será pago pelo consumidor: de R$ 29,90 a R$ 39,90.Expectativa: é um período fundamental para uma distribui-ção sólida e quantitativamente importante.

BRINQUEDOS ANJONúmero de lançamentos para o segundo semestre: 3.Valor médio que será pago pelo consumidor: R$ 20,00.Expectativa: com os resultados obtidos de janeiro até abril a perspectiva é excelente. Tudo indica que o segundo semestre será promissor.

Mat capa#67.indd 32 5/20/14 5:39 PM

Page 35: Revista Brinquedo #67

Espaço Brinquedo Revista33Junho / Julho 2014

Mat capa#67.indd 33 5/20/14 5:39 PM

Page 36: Revista Brinquedo #67

[capa]

Espaço Brinquedo Revista 34 Junho / Julho 2014

CALIFORNIA TOYSNúmero de lançamentos para o segundo semestre: mais de 30. Valor médio que será pago pelo consumidor: de R$ 9,90 para a linha California Junior 1/64 a R$ 24,90 para a linha California Junior Truck.Expectativa: otimista, pretendendo aumentar o fa-turamento em até 15%. Essa expectativa se traduz na alta aceitação do mercado com os novos pro-dutos e na necessidade por produtos customizados especialmente para o mercado.

CAS BRINQUEDOS/BICHOS DE PANONúmero de lançamentos para o segundo semestre: 23.Valor médio que será pago pelo consumidor: entre R$ 49,90 e R$ 99,00.Expectativa: superar as vendas de 2013, pois muitos visi-tantes estrangeiros estarão por aqui devido à realização da Copa do Mundo.

EPOCH MAGIANúmero de lançamentos para o segundo semestre: 17.Valor médio que será pago pelo consumidor: de R$ 29,90 a R$ 299,00.Expectativa: otimista em relação ao segundo semestre, que deve representar 70% de toda a venda do ano, devido as parcerias e acordos comerciais firma-dos com os principais varejistas do segmento.

Mat capa#67.indd 34 5/20/14 5:39 PM

Page 37: Revista Brinquedo #67

Espaço Brinquedo Revista35Junho / Julho 2014

Mat capa#67.indd 35 5/20/14 5:39 PM

Page 38: Revista Brinquedo #67

[capa]

Espaço Brinquedo Revista 36 Junho / Julho 2014

LIDER BRINQUEDOSNúmero de lançamentos para o segundo semestre: 30.Valor médio que será pago pelo consumidor: de R$ 29,90 a 189,90.Expectativa: igualar os resultados do ano passado, pois não há motivos rele-vantes para altas nem baixas expectativas.

LONG JUMPNúmero de lançamentos para o segundo se-mestre: 20 novos itens de várias linhas.Valor médio que será pago pelo consumidor: depende da variação do dólar, mas deve va-riar entre R$ 80,00 e R$ 120,00.Expectativa: superar o faturamento do ano passado. Essa expectativa é real porque em todos os meses, até agora, já houve melhoras nas vendas em relação ao mesmo período do ano anterior.

MULTIBRINKNúmero de lançamentos para o segundo semestre: mais de 60.Valor médio que será pago pelo consumidor: R$ 99,00.Expectativa: crescer 15% em relação ao ano passado.

Mat capa#67.indd 36 5/20/14 5:39 PM

Page 39: Revista Brinquedo #67

Espaço Brinquedo Revista37Junho / Julho 2014

Mat capa#67.indd 37 5/20/14 5:39 PM

Page 40: Revista Brinquedo #67

[capa]

Espaço Brinquedo Revista 38 Junho / Julho 2014

SID-NYLNúmero de lançamentos para o segundo semestre: 12 bo-necas e 22 fantasias.Valor médio que será pago pelo consumidor: R$40,00.Expectativa: boa, pois os lançamentos fizeram muito su-cesso na Abrin, na qual a empresa recebeu retorno positivo dos clientes.

SULAMERICANA FANTASIASNúmero de lançamentos para o segundo semestre: 80.Valor médio que será pago pelo consumidor: R$ 100,00.Expectativa: manter o crescimento contínuo.

SUNNY BRINQUEDOSNúmero de lançamentos para o segundo semestre: mais de 40.Valor médio que será pago pelo consumidor: R$ 59,90.Expectativa: diante dos lançamentos, acreditam que 2014 será excelente.

TOYNGNúmero de lançamentos para o segundo semestre: cerca de 100.Valor médio que será pago pelo consumidor: R$ 149,90.Expectativa: de crescimento, pois a demanda vem repri-mida desde o ano passado.

Mat capa#67.indd 38 5/20/14 5:39 PM

Page 41: Revista Brinquedo #67

Espaço Brinquedo Revista39Junho / Julho 2014

Mat capa#67.indd 39 5/20/14 5:39 PM

Page 42: Revista Brinquedo #67

[capa]

Espaço Brinquedo Revista 40 Junho / Julho 2014

VAREJISTAS

Fachada da loja no Teresina Shopping

DINOLÂNDIA[Duas lojas em Teresina, PI, e uma loja em São Luís, – MA]

“Buscamos trazer todos os gran-des lançamentos do mercado de brinquedo para que nossos clien-tes possam ter uma variedade de produtos, facilitando sua busca em nossas lojas. A expectativa é

sempre de crescimento, pois traba-lhamos com muita dedicação em busca de melhorias, e o segundo

semestre para o mercado de brin-quedo sem dúvida é o melhor pe-

ríodo, no qual se concentra a maior parte de nosso faturamento”

Mario Magalhães [sócio-gerente]

Fachada da loja Azul e Rosa

AZUL E ROSA BRINQUEDOS EDUCATIVOS[São Paulo]

“Acho que teremos um segundo semes-tre com muitas dificuldades, sem cres-cimento, ou experimentando um cres-cimento pífio. Baseio-me na previsão indesejada de um período com pouca circulação de dinheiro e com eventos

capitalizadores da opinião pública, tais como Copa do Mundo e eleições.”

Vítor Tribuna [proprietário]

Mat capa#67.indd 40 5/20/14 5:39 PM

Page 43: Revista Brinquedo #67

SEMAAN[Distribuidora há mais de 50 anos no mercado. Com grande tradição na região da 25 de Março, em São Paulo, é também reconhecida no Pari, com lojas voltadas para produtos sazonais e miudezas em geral]

“Só de brinquedos são mais de 500 lança-mentos que chegam a nossas lojas, corres-pondendo a 70% dos lançamentos do ano.

Esperamos um aumento de 10%, já que apos-tamos em novas linhas e geramos uma faixa

de preço bem acessível”

Marcelo Mouawad [diretor comercial]

Fachada da loja Pula Pula Brinquedos Criativos

Interior da loja Semaan

PULA PULA BRINQUEDOS CRIATIVOS ([Loja localizada em Bauru – interior de São Paulo]

“Diversos lançamentos chegaram e che-garão à loja porque todos os fabricantes

lançaram novidades, inclusive os que não participaram da Feira Abrin. Nossa expectativa de vendas é bem positiva e otimista com o encerramento dos jogos

da Copa do Mundo”.

Solange Marino Dominguez [proprietária]

Fachada da loja Ri Happy

RI HAPPY/PBKIDS[Pertencentes ao fundo Carlyle, são as duas maiores redes especializadas em brinquedo do País]

“Acreditamos em um crescimento de 10% no ano, sendo o segundo semes-tre fundamental, em função da sazo-nalidade. Estamos preparando inúme-ras campanhas promocionais, o que atrairá consumidores para as lojas”

Mário Honorato [diretor de marketing]

Mat capa#67.indd 41 5/20/14 5:39 PM

Page 44: Revista Brinquedo #67

Espaço Brinquedo Revista 42 Junho / Julho 2014

[gôndola]

Já pra dentro!

A sempre atual e divertida brincadeira de cabaninha ganha a cada ano novos modelos para os mais variados cenários. Seja em casa ou lá fora, a criançada adora entrar nesse espaço lúdico.

O varejo nacional está bem servido nesse segmento. Confira!

Linha Casinhas [Rinke Toys] Fabricadas em plástico injetado, as casinhas são

leves e de fácil montagem, com cores vivas e mui-tos detalhes. Em seus diversos modelos, a linha traz complementos de acordo com diferentes temáticas em casinhas que acomodam de duas a sete crianças — de 1 a 4 anos de idade, dependendo do modelo. Destaque para a Casinha dos Sonhos — ideal para ambientes menores, inclusive internos —, e a Ca-sinha Feliz — com seus detalhes adesivado — e a espaçosa Casinha Completa.

Gondola-EB#67.indd 42 5/20/14 5:43 PM

Page 45: Revista Brinquedo #67

Espaço Brinquedo Revista43Junho / Julho 2014

Lar Doce Lar [Brinquedos Bandeirante]A casinha tem paredes internas com desenhos

em alto relevo, a porta tem chave na parte externa e trinco na parte interna, além de possuir bancada com pia e fogão. A altura é de 103 cm.

Casinha Chalé da Montanha [Xalingo]Fabricada em polipropileno, mede148 x 123

x 152 cm e é indicada para crianças acima de 3 anos de idade. Utiliza como temática uma textura que simula madeira, possui uma chaminé e janela abre e fecha. Na parte interna tem acessórios que simulam uma lareira, um relógio e um armário. Na parte externa possui uma caixa de correio. De fácil montagem e desmontagem, dispensa o uso de parafusos.

Castelo Disney Princesa [Xalingo]Fabricado em polipropileno, mede 169 x 181 x

180 cm e conta com um design único e pomposo baseado nos castelos dos clássicos desenhos das Princesas da Disney. Além de um amplo espaço in-terno, possui janelas em todos os lados, deixando o ambiente mais arejado, e  um telhado composto por peça única.  As portas contam com detalhes de adesivos das Princesas da Disney. Seu diferen-cial são as combinações de cores e seus acessórios como cadeirinha, penteadeira com espelho que reflete de verdade e detalhes como floreira na ja-nela. As paredes internas receberam detalhes em relevo como uma linda fonte e design de trono da princesa, e as torres contam com as tradicionais bandeirinhas. Indicado para crianças a partir de 3 anos de idade.

Gondola-EB#67.indd 43 5/20/14 5:43 PM

Page 46: Revista Brinquedo #67

Espaço Brinquedo Revista 44 Junho / Julho 2014

[gôndola]

Barraca Angry Birds com lâmpada com sensor [Bang Toys]

Em tecido poliéster, a barraca é resistente, fácil de montar, mede 95 x 115 x 95 cm e acomoda duas crianças. Indicada para maiores de 3 anos de idade, traz iluminação led com sensor de presença.

Barraca Ben10 [Lider Brinquedos]Em tecido poliéster, mede 90 x 38 cm e com-

porta duas crianças acima de 3 anos de idade. A barraca acompanha 100 bolinhas e oferece fácil sistema para guardá-la (formando um oito).

Barraca Barbie [Fun – Divirta-se!]Indicada para crianças a partir de 3 anos de idade, a

barraca é fabricada em nylon, mede 90,5 x 76,5 x 73 cm e comporta de duas a três crianças. O produto acompa-nha uma bolsa para transportar a barraca facilmente. Há também a opção que acompanha 100 bolinhas.

Gondola-EB#67.indd 44 5/20/14 5:43 PM

Page 47: Revista Brinquedo #67

Espaço Brinquedo Revista45Junho / Julho 2014

Gondola-EB#67.indd 45 5/20/14 5:43 PM

Page 48: Revista Brinquedo #67

Espaço Brinquedo Revista 46 Junho / Julho 2014

[gôndola]

Tenda Sun Baby [Dican]Dobrável e fácil de transportar, a tenda

de nylon protege o bebê nos momentos de diversão ao sol, pois possui proteção solar UV + 40. Montada mede 140 x 93 x 102 cm de profundidade, acomodando de três a quatro crianças.

Linha Iglus [Multibrink]Em poliéster, medindo 96 x 85 x 85 cm, os iglus têm capacidade para duas crianças acima de 3 anos de

idade. São fáceis de montar e desmontar e práticos para guardar, estão disponíveis com as licenças: Dora, a Aventureira, Galinha Pintadinha, Princesinha Sofia, Bob Esponja, Bubble Guppies, Jelly Jamm, Tartarugas Ninja e Peppa.

Gondola-EB#67.indd 46 5/20/14 5:43 PM

Page 49: Revista Brinquedo #67

Tenda Praia [Zippy Toys]Nas versões Princesas e Homem-Aranha, a ten-

da proporciona diversão e conforto para as crian-ças acima de 3 anos de idade. Confeccionada em poliéster, mede 66 x 70,5 x 144 cm, acomoda uma criança e possui sistema pop-up.

Barraca 5 x 1 Lilica Ripilica [Bang Toys]Em tecido poliéster, vem com túnel, ilumina-

ção de lâmpada patenteada e bolinhas. Mede 100 x 300 x 130 cm, acomodando três até crianças — acima de 3 anos de idade.

Tenda Cama [Zippy Toys]Com a licença de personagens da Disney,

adaptável em camas de solteiro e fácil de montar, a tenda é confeccionada em poliéster, mede 90 x 120 cm, acomodando uma criança a partir de 3 anos de idade.

Espaço Brinquedo Revista47Junho / Julho 2014

Gondola-EB#67.indd 47 5/20/14 5:43 PM

Page 50: Revista Brinquedo #67

Espaço Brinquedo Revista 48 Junho / Julho 2014

[gôndola]

Casinha Malukete [Xalingo]Medindo 106 x 128 x 133 cm, é fabricada

em polipropileno e apresenta um visual dife-renciado: olhos e sobrancelhas móveis que permitem que a criança, a partir de 3 anos de idade, forme várias expressões, dentes bascu-lantes e parede lateral com quadro para giz. Atividades externas: lousa, números, opera-ções matemáticas (+, -, x, /) e vogais. Ativida-des internas: jogos da velha e do pontinho e lousa branca para caneta WBM. Seu tamanho reduzido permite a montagem em pequenos ambientes. De fácil montagem e desmonta-gem, dispensa o uso de parafusos.

Barraca iluminada Chiquititas [Bang Toys]Confeccionada em poliéster e com ilumina-

ção patenteada com sensor de presença, a barraca mede 85 x 85 x 115 cm e acomoda duas crianças acima de 3 anos de idade.

Linha Barracas [Multibrink]Fabricadas em poliéster e algodão, os modelos

Princesinha Sofia, Jelly Jamm e Peppa medem 120 x 92 x 92 cm e têm capacidade para duas crianças a partir de 3 anos de idade.

Gondola-EB#67.indd 48 5/20/14 5:43 PM

Page 51: Revista Brinquedo #67

Espaço Brinquedo Revista49Junho / Julho 2014

Gondola-EB#67.indd 49 5/20/14 5:43 PM

Page 52: Revista Brinquedo #67

Espaço Brinquedo Revista 50 Dezembro 2013 / Janeiro 2014

[licenciamento]

Peppa é uma porquinha amorosa que mora com seus pais e seu irmãozinho, George. Adora brincar de se fantasiar e passa o dia saltando entre as poças de lama ao redor de sua casa. Suas aventu-

ras sempre terminam com muitas gargalhadas.Peppa Pig é uma série que difunde valores como

a generosidade, a amizade e a sinceridade, valendo--se de uma encantadora inocência e de grande senso de humor. As histórias envolvem atividades cotidia-nas em que sempre aparecem o George, irmão mais novo da Peppa, a mamãe e o papai Pig, e    outros amigos (bichinhos)

com características humanas. Os episódios destacam que o dia a dia sempre pode ser repleto de alegria e aprendizado por meio de assuntos com os quais as crianças se identificam.

A estreia da série Peppa Pig no Brasil aconteceu

em abril de 2013 no Canal Discovery Kids, na qual é veiculada atualmente todos os dias em três

faixas de programação

[licenciamento]

A nova queridinha do brinquedo!

Peppa Pig invade o varejo

licenciamento_eb67.indd 50 5/20/14 5:45 PM

Page 53: Revista Brinquedo #67

Espaço Brinquedo Revista51Dezembro 2013 / Janeiro 2014

Apesar de ser recente o sucesso da Peppa Pig no Brasil, a personagem surgiu como série anima-da para televisão na Inglaterra, em 2004, e é su-cesso entre as crianças pequenas, desde então, em diversas plataformas (internet, livros, live shows), incluindo produtos de consumo. Seus criadores são Neville Astley e Mark Baker, o licenciador/dis-tribuidor é a eOne (Entertainment One).

A estreia da série Peppa Pig no Brasil aconte-ceu em abril de 2013 no Canal Discovery Kids, na qual é veiculada atualmente todos os dias em três faixas de programação.

Vencedora de vários prêmios e exibida em mais de 180 países, a série recebeu diversas premiações da indústria da animação, dentre os quais o prêmio Bafta, como melhor animação para crianças em idade pré-escolar; o The British Animation Awards; Prêmio Crystal, como melhor programa de televisão no Festival de Animação Annecy; e dois prêmios Pulcinella, como melhor série pré-escolar.

Programa de licenciamento BrasilO programa da marca foi lançado efetivamen-

te para o mercado em outubro de 2013. Desde en-tão, a Exim Licensing vem implementando as es-tratégias de licenciamento para construir a marca no varejo brasileiro de forma coordenada e com visão a longo prazo, explorando, inicialmente, o desenvolvimento de produto por meio de catego-

rias-chave para a propriedade: brinquedos, editorial, confecção e varejo.

Hoje o programa de licenciamento conta com 26 licenciados dentre os segmentos de editorial, brinquedo, cuidados pessoais, varejo de confec-ção, alimentos (ovos de Páscoa), festas, volta às au-las, presentes e decorações, cama, mesa e banho, entre outros.

Muitos produtos ainda chegarão ao mercado de for-ma gradual e de acordo com o calendário de marketing de cada setor.

No segmento de brinquedo, algumas linhas já estão nas lojas à disposição do consumidor. Os atuais licenciados brinquedeiros de Peppa Pig são: Binquedos Estrela, BBR, Long Jump, Elka, Multilaser, Multibrink e Lider.

Muitos produtos ainda chegarão ao mercado de

forma gradual e de acordo com o calendário de

marketing de cada setor

licenciamento_eb67.indd 51 5/20/14 5:45 PM

Page 54: Revista Brinquedo #67

52Espaço Brinquedo Revista Junho / Julho 2014

[perfil de loja]

“Em comparação ao ano anterior, mês a mês a empresa tem aumentado suas vendas, em média, em15%”

Fundada em 1990, hoje a Vilu Brin-quedos trabalha com praticamente todos os tipos de artigos infantis. Des-de produtos pedagógicos, passando pela linha baby, até os itens mais

tradicionais como bonecos e bonecas, carrinhos eletrônicos, triciclos, jogos e tapetes de ativida-des figuram entre as categorias oferecidas.

Sem imaginar a proporção que o negó-cio tomaria, a diretoria incorporou a venda de playgrounds em material rotomoldado, ferro, madeira tratada e grama sintética. Assim, ficou conhecida pelas escolas da região e passou a atendê-las, fornecendo desde camas elásticas até uma ampla linha pedagógica. “Atualmente, temos um mix completo com mobiliário escolar

e toda linha científica, como microscópios, por exemplo”, conta Lúcio de Carvalho, proprietário e diretor comercial da loja.

Localizada em Ribeirão Preto, no interior de São Paulo, a unidade possui 600 m², com es-tacionamento exclusivo para os clientes. Com preços especiais e grande variedade de marcas, rapidamente a loja conquistou os clientes.

Com o início das vendas pela internet (no-www.vilubrinquedos.com.br) no ano passado, a clientela expandiu-se para as cidades vizinhas. “Aos poucos, estamos desenvolvendo nosso co-mércio eletrônico”. Para clientes distantes, fora da região de Ribeirão Preto, a Vilu oferece os ser-viços de transportadoras, correios ou empresas de ônibus como soluções para as entregas.

Vilu Brinquedos

Perfil de loja_eb67.indd 52 5/20/14 5:54 PM

Page 55: Revista Brinquedo #67

53 Espaço Brinquedo RevistaJunho / Julho 2014

Perfil de loja_eb67.indd 53 5/20/14 5:54 PM

Page 56: Revista Brinquedo #67

[perfil de loja]

Nas vendas de playgrounds, a empresa também procura facilitar ao máximo a vida de seus clien-tes. Para isso, disponibiliza caminhões de entrega e montagem dos produtos sem custo adicional.

Além dos benefícios oferecidos aos consumido-res, o segredo da Vilu Brinquedos é estar sempre antenada às novidades. “Mesmo com um amplo mix de produtos, sempre temos espaço para lança-mentos. Por isso, anualmente visitamos a feira de brinquedos Abrin, em São Paulo”, conta Lúcio.

Hoje, os artigos nacionais dominam o mix. “No momento, 85% de nossos produtos são na-cionais. Porém, não deixamos de oferecer os im-portados, quando se tratam de novidades”.

Para o proprietário, a diversidade de produtos e o atendimento ao consumidor final destacam--se como o grande diferencial da loja. “Além da diversidade de brinquedos oferecida hoje, zela-

mos pelo atendimento e o trabalho de pós-ven-da. Isso é essencial”, observa.

Segundo Lúcio, neste primeiro trimestre, hou-ve um crescimento muito pequeno, assim como no varejo nacional. “Porém, em comparação ao ano anterior, mês a mês a empresa tem aumenta-do suas vendas, em média, em 15%”.

No momento, a loja estuda a melhor opção para expandir a rede. Os lançamentos dos pro-dutos adquiridos na feira Abrin são as principais novidades da Vilu para seus clientes. “Escolhe-mos o mix a dedo. Por isso, temos uma boa pers-pectiva de vendas para o ano”, finaliza.

Serviço:Vilu BrinquedosTel.: (16) 3965-1918/1144.Site: www.vilubrinquedos.com.br

Perfil de loja_eb67.indd 54 5/20/14 5:54 PM

Page 57: Revista Brinquedo #67

55 Espaço Brinquedo RevistaJunho / Julho 2014

Perfil de loja_eb67.indd 55 5/20/14 5:54 PM

Page 58: Revista Brinquedo #67

“Cada vez mais, devemos olhar para a China como um modelo de país que se estruturou para ser a fábrica do mundo, para ser um grande exportador”

Brinquedos Estrela

[empresa]

Historicamente, a Estrela é uma companhia experiente em ex-portação de produtos, dentre outros aspectos. Desde o início dos anos 1980, a empresa já tra-

balhava internacionalmente algumas de suas linhas. “Estávamos tentando resgatar essa frente de atua-ção. Temos a marca registrada em mais de 20 países e sempre exportamos muito para a Europa e para os Estados Unidos. No início, exportamos inúmeros brinquedos de madeira, depois migramos para os produtos da linha tradicional. Mas com a crise no Brasil, entre 1995 e 1996, com a reestruturação e abertura de mercado, voltamos o negócio apenas para o mercado interno”, relembra Carlos Tilkian, presidente da Estrela.

Quando a empresa quis retomar a exportação através do Brasil, foi praticamente impossível — a não ser que fizesse negócios com os países do Mercosul, para ter as vantagens de tarifas e demais benefícios ofe-

Carlos Tilkian, presidente da Estrela

recidos pelo governo. “Como fazemos todas as feiras internacionais, conhecemos muitos agentes, esse públi-co das empresas médias do mundo inteiro, decidimos fazer um teste. Em outubro, montamos um primeiro showroom em Hong Kong, pré-feira, e levamos alguns conceitos. A linha de Cupcakes teve boa aceitação e sua receptividade nos ajudou muito. É incrível como essa boneca encanta o mundo inteiro. Quando você tem um produto muito forte, uma empresa comenta com a outra e, assim, vão sendo puxados mais negó-cios. E isso vale no mercado exterior também”, explica.

Assim, em janeiro de 2014, a empresa voltou a Ásia e já começou a fechar os primeiros pedidos para exportação, por meio da China. Para esse projeto, a Estrela decidiu fabricar alguns jogos e produtos que só eram feitos no Brasil, com moldes novos na China. “Estamos inaugurando aqui um novo conceito e, como subproduto disso, podemos nos aproximar bastante das empresas mundiais médias de brinquedos. Todas elas gravitam quase em torno da mesma coleção. Todo mundo tem dois ou três grandes concorrentes para combater em seus países, tem seus produtos próprios, mas acaba distribuindo artigos de empresas de outros países e, com isso, também começamos a fazer parte desse grupo.” Para o empresário, isso ajudará muito a Estrela a montar uma coleção dessas empresas mé-dias, europeias e americanas, o que dará uma impor-tante vantagem competitiva à fabricante.

Inicialmente, apenas bonecas e jogos compõem o mix de exportação. “Estas são as duas categorias com as quais começamos essa exportação. O merca-do pré-escolar é muito competitivo. Hoje em dia, a maior parte dessa linha também tem o componente eletrônico, para que o brinquedo também ajude no processo da educação. Por enquanto, estamos tra-balhando com a categoria de jogos. Com isso, nos aproximamos cada vez mais do fabricante chinês, vamos conhecendo um número cada vez maior de

Empresa eb67.indd 56 5/20/14 5:59 PM

Page 59: Revista Brinquedo #67

tão severo com o setor que preferimos fazer as coisas devagar, para manter o pé no chão. Além disso, é um processo que demanda tempo. Identificar as empresas confiáveis, com o mesmo padrão de qualidade da sua companhia, com o mesmo nível de respeito ao consu-midor, com um processo produtivo que possa passar por qualquer auditoria e não só do Inmetro, mas em todos os testes europeus e americanos. Se tudo cami-nhar bem, futuramente, a Estrela terá um escritório na China, com uma equipe de marketing, especializado em exportação, formado por pessoas que tenham dis-ponibilidade de morar fora, flexibilidade para percor-rer o mundo, atrás de novidades e de estarem conec-tadas ao que está sendo usado, para que a empresa possa ampliar os itens a serem exportados.

Por enquanto, as negociações no Brasil são coor-denadas pelo próprio presidente, juntamente ao de-partamento de exportação de produtos que controla desde a tomada do pedido até a entrega dos produtos no navio. “Precisamos ter alguém dedicado a isso, por-que cada país tem suas especificações. Por enquanto, esse projeto não influencia nossa equipe do Brasil”, esclarece.

Tudo indica que a linha da Estrela conquista-rá crianças pelo mundo todo. “Já vendemos para a Rússia, a Turquia, a Polônia e estamos em fase final de negociações com os Estados Unidos, o Oriente Médio e a África do Sul. Agora, estamos aguardan-do a decisão para entrar nos países da Benelux, tais como a França, a Espanha, a Itália e outros da Europa. Se conseguirmos, para um primeiro ano, será maravi-lhoso já estarmos nesse nível de mercado, altamente competitivo e desenvolvido. Pelo que vemos nesse mundo de exportação, você não precisa colocar 50 produtos no mercado. Se a empresa tiver dois ou três brinquedos muito fortes por ano, já são suficientes para abrir portas e fazer volume de exportação, tor-nando-a um player importante no mundo”, observa Carlos. Cupcake e Fofolete já estão sendo exporta-das, enquanto a boneca Feijãozinho ainda está sendo analisada por alguns países.

Como em outubro foram poucos clientes da América Latina para a China, o primeiro contato dos empresários de fora com a marca brasileira aconteceu

inventores, o que nos dá a oportunidade de achar um produto para colocar o ovo em pé, de novo. Porque, nesse segmento, ter um produto de sucesso em um ano não garante nada para o ano seguinte. É preciso inovar sempre”, salienta Carlos.

Segundo Tilkian, a equipe da Estrela está muito sa-tisfeita por usufruir de um novo mundo, um patamar acima na indústria de brinquedos. “Abrimos uma em-presa em dois dias na China, a Estrela Hong Kong Ltda. Cada vez mais, devemos olhar para a China como um modelo de país que se estruturou para ser a fábrica do mundo, para ser um grande exportador. Lá você tem fluxo para o mundo inteiro, tem porto que trabalha 24 horas, 7 dias por semana, tem infraestrutura e logística barata e eficiente, abertura simples de empresa. Quer dizer, são exemplos para o Brasil poder criar seu pró-prio projeto de desenvolvimento industrial.”

Produzir mais no Brasil para contribuir com o de-senvolvimento interno e a geração de empregos no país, não deixa de ser uma preocupação. Porém, o governo brasileiro nem sempre vê isso como o me-lhor programa social, alerta Tilkian. Neste início do processo, o trabalho está sendo feito pelos próprios chineses. “Se Deus quiser, seguiremos o mesmo mo-delo das empresas europeias médias que, ao ganhar massa crítica, justifica-se colocar alguns engenheiros, profissionais de marketing, desenvolvedores de emba-lagens, conceitos novos etc. Mas isso será feito com cuidado, aos poucos. O passado recente do Brasil foi

Empresa eb67.indd 57 5/20/14 5:59 PM

Page 60: Revista Brinquedo #67

[empresa]

em janeiro. Na ocasião, muitos já tinham fechado a coleção. Carlos explica que levará um tempo para to-marem conhecimento da nova marca. “Em outubro deste ano, quando estivermos novamente em Hong Kong, conseguiremos expandir consideravelmente nossa visibilidade”. Diferentemente do Brasil, no ex-terior também existe a sazonalidade do Natal, mas os chineses têm estratégias mais definidas por trimestres. “Eles têm linhas para a Primavera, linhas para o início de ano e, depois, a coleção. Então, neste ano, voltare-mos com tempo para fechar mais negócios. Acredito que tem um grande potencial de crescimento, mas de-pende também de a Estrela conseguir cada vez mais aumentar sua oferta de produtos. Para mostrar consis-tência na exportação. Estaremos em Hong Kong em janeiro também”, explica Carlos.

Com representantes espalhados por regiões, tais como a América do Norte (para atender Canadá, Estados Unidos e México), Europa, América Latina (do México para baixo), Oriente Médio e Ásia, a empresa vai destrinchando seus conceitos pelo mundo. ”No momento, tem um produto da Estrela sendo avaliado por um distribuidor de Hong Kong. Se tivermos a fe-licidade de entrar no mercado chinês com um artigo que seja, o volume é tão absurdo que já vale a pena. Essa é a nossa busca: produto que vá muito bem em cada um desses mercados”, aposta Tilkian.

Sobre as diferenças em termos de perfil de con-sumidor, o empresário garante não ser mais um obstáculo. “As coisas são tão mais globalizadas que hoje, com exceção de algumas especificidades cul-turais muito fortes, os brinquedos têm características globais, são do mundo. Por exemplo, na Alemanha, as crianças têm um gosto particular por trens. Eles amam trem porque desde pequenos dependem de-les, mas são alguns casos isolados”.

O fato de a Estrela desenvolver seus produ-tos dentro do padrão mundial de qualidade hoje tornou-se uma vantagem competitiva para a em-presa que nem precisou adaptar os produtos para passar para outros mercados. “Tem sido um pro-cesso tranquilo. A Cupcake Surpresa acabou sen-do o item de melhor aceitação fora do País. Lá, não existia nenhuma boneca igual. Existem ape-nas artigos similares.”

Sobre a importância do licenciamento para a in-dústria de brinquedos, Carlos não contesta. “Neste ano, começamos com o licenciamento da Peppa, que está se mostrando muito positivo. Mas, do mesmo jeito que acertamos com essa escolha, já erramos também.” Para ele, a força do licenciamento vem da capacida-de de o dono da propriedade colocá-la na televisão de outros países. “Somente desse modo temos espaço aberto para fabricar produtos licenciados no merca-do internacional. Quando você entra para o mercado de exportação com uma licença, automaticamente, o mercado internacional, que também a licencia, se interessa por sua coleção para complementar a linha dele.” Portanto, o licenciamento também abre portas em outros mercados.

Por fim, Carlos falou sobre o prestígio da marca ao longo de mais de 70 anos. “Diversos fatores justifi-cam nosso desempenho até aqui. O principal sempre foi a capacidade de encantar as crianças, nas diversas décadas pelas quais passamos. Até o final dos anos 1980, a Estrela sempre foi a empresa de brinquedos do Brasil que trazia as grandes novidades porque, além de sua coleção de brinquedos, sempre representamos as maiores indústrias americanas e europeias do seg-mento que não estavam aqui com suas próprias ope-rações, pelo fato de não terem perfil de multinacional. Em segundo lugar, a Estrela sempre teve um nível de respeito muito grande pela criança. Não é fácil traba-lhar com o universo infantil. Desde sua fundação, a empresa sempre entendeu os produtos não apenas como de entretenimento, mas como um contribuin-te na formação e na educação das crianças. Ou seja, um complemento do desenvolvimento dos brasileiros. Em terceiro, o bom relacionamento da Estrela com o público externo, clientes, acionistas etc.” Assim, ten-do sido uma das primeiras empresas do Brasil a abrir seu capital, a ter laboratório próprio certificado pelo Inmetro e selo ISO 9000 em seus produtos, entre ou-tros pioneirismos, a Estrela inicia agora uma nova e histórica fase. “Ao longo de tantos anos, não é fácil manter uma marca forte como a nossa. Mas, nos mo-mentos difíceis de reestruturação de mercado, todos esses componentes nos ajudaram a ter força para dar a volta por cima”, finaliza.

Empresa eb67.indd 58 5/20/14 5:59 PM

Page 61: Revista Brinquedo #67

Espaço Brinquedo Revista59Junho / Julho 2014

Empresa eb67.indd 59 5/20/14 5:59 PM

Page 62: Revista Brinquedo #67

[serviço]

Espaço Brinquedo Revista 60 Junho / Julho 2014

A EF Comex é uma empresa especia-lizada e certificada para operar com logística internacional. A compa-nhia oferece também serviços de as-sessoria aduaneira pelos quais estru-

tura operações de importação e exportação, atuando como provedor logístico completo. “Iniciamos nos-sas atividades em meados de 2006, como empresa especializada em assessoria aduaneira. Formada por profissionais com vasta experiência na área de comércio exterior, a empresa cresceu muito nos úl-timos anos, adaptando-se à contínua exigência e à necessidade dos clientes internacionais”, conta o diretor comercial da empresa, Edison Silva.

Com localização estratégica na capital paulis-ta, naturalmente surgiram solicitações de opera-ções de embarques internacionais e, com o tem-po, a empresa ampliou seu mercado de atuação. “Assim, começamos a atuar também como agen-

tes de carga.” Na matriz, a empresa conta com 78 colaboradores.

Por meio da expertise em comércio exterior e logística internacional, hoje a EF Comex propor-ciona soluções inovadoras, com foco na redução de custos e otimização do tempo de entrega das mercadorias. “Garantimos maior desempenho em transit time para nossos clientes”, enfatiza Edison. Atualmente, a companhia oferece uma gama de serviços adaptados às necessidades de seus clien-tes. Consultoria, Planejamento e Projetos são os principais focos de atuação da empresa. “Visamos demonstrar ao cliente se a operação é viável, se ele deve iniciar-se na importação / exportação e se possui as condições indicadas.”

O principal foco da empresa sempre foi o mercado de brinquedo. “Há quase uma década, atuamos com uma equipe voltada unicamente a esse nicho. Somos referência no setor e grandes

Equipe Innac

Equipe EF Comex.

Servico_EB67.indd 60 5/20/14 6:06 PM

Page 63: Revista Brinquedo #67

Espaço Brinquedo Revista61Junho / Julho 2014

clientes nos procuram quando necessitam de so-luções ou inovações que garantam a competiti-vidade nesse mercado tão saturado.”

Com habilitação no Rastreamento da Atuação dos Intervenientes Aduaneiros (Radar), mecanismo exigido para qualquer operação direta em comércio exterior e assessoria aduaneira, a empresa possui es-pecialistas em legislação e gestão de diferentes pro-dutos, especialmente, na área de brinquedos, artigos pesados, primeira infância, chupetas, mamadeiras, e é extremamente focada em classificação, análise de custos, viabilidade logística do processo, levan-tamento e apontamento de melhorias etc. “Quando se pensa em brinquedos, deve-se ter em mente não só as peculiaridades legais, mas também uma série de procedimentos que devem ser adotados visando a competitividade do produto final”, explica.

De acordo com Edison, a empresa trabalha ainda com projetos especiais de drawback, ex-ta-rifário, importação de maquinário usado e linha fabril. A logística internacional envolve ampla rede de agentes, correspondentes e escritórios no exterior, permitindo abrangência em larga escala. “Só negociamos com armadores de primeira li-nha, com o melhor custo x benefício.”

Outro ponto positivo é a armazenagem de cargas secas e não perigosas, cuja acomodação é feita em um espaço próprio da empresa em Guarulhos. “Temos nossa negociação voltada para brinquedos em Santos, para redução de valo-res de armazenagem alfandegada. Para químicos e produtos perigosos, temos nossa própria nego-ciação com um armazém parceiro.”

A EF Cargo é a transportadora do grupo, im-portante ferramenta na logística integrada dos clientes, cuja frota é composta por veículos pe-quenos e médios no armazém de Guarulhos e, os veículos de grande porte (caminhões-baús e carretas) ficam em Santos para melhor logística.

Para Edison, a capacidade de adaptação, a re-siliência e o planejamento contínuo são os prin-cipais diferenciais da empresa. “Nossos colabora-dores são periodicamente treinados, atualizados com cursos específicos, e os clientes são bene-ficiados com um serviço mais completo, livre de vícios e erros básicos.”

Regiões atendidas• Brasil – Todos os portos e regiões.• Ásia – China, Índia, Japão, Paquistão, Bangladesh, Vietnã, Cingapura, Indonésia, Malásia, Coreia do Sul, Tailândia e Filipinas.• Oceania – Austrália.• Europa – Alemanha, Bélgica, Holanda, Portugal, Espanha, França, Itália, Rússia e Leste Europeu.• América do Norte – Estados Unidos e México.• América do Sul – Argentina, Uruguai, Chile, Paraguai, Peru e Colômbia.

As parcerias mundiais da empresa auxiliam no feedback, na agilidade de transbordos e na utili-zação da pesquisa entre os melhores serviços dis-poníveis, tanto marítimos quanto aéreos. “A pre-sença global garante apoio logístico e legal, em qualquer localidade, de tal forma que somente as melhores rotas serão capazes de facilitar o con-trole do estoque e das vendas. Existe uma sinergia que permite ao cliente simplesmente cuidar de seus assuntos nacionais, enquanto a logística não mais causará transtornos.”

Para 2014, a empresa prevê um crescimento de aproximadamente 20%. “Temos convicção de que, até o final do ano, o valor será atingido ou melhorado em até 25%”, finaliza Edison.

Nichos de mercado• Brinquedos• Maquinários• Autopeças• Alimentos e Bebidas• Têxteis• Informática e Tecnologia• Químicos e Farmacêuticos

Servico_EB67.indd 61 5/20/14 6:06 PM

Page 64: Revista Brinquedo #67

Servico_EB67.indd 62 5/20/14 6:06 PM

Page 65: Revista Brinquedo #67

Servico_EB67.indd 63 5/20/14 6:06 PM

Page 66: Revista Brinquedo #67

Espaço Brinquedo Revista 64 Junho/Julho 2014

por Marcelo Rossi

[ponto de venda]

Supervisor on-line

Segunda-feira cedo. O promotor sai do bar no qual tomou seu café e se diri-ge à loja de brinquedos ao lado. Entra, cumprimenta algumas pessoas e saca seu smartphone, onde anota a opção

“entrada na loja”. Daí em diante, todo seu trabalho será monitorado eletronicamente.

O sistema aciona a localização pelo GPS e confirma a presença do promotor na loja, regis-tra o horário de sua entrada e define qual a roti-na a ser seguida nesse cliente. Cada cliente tem um roteiro específico a ser seguido e o sistema garante que o promotor cumpra rigorosamente cada atividade apontada pelo sistema. Enquan-to a última tarefa solicitada não for totalmente cumprida, o sistema não disponibilizará novas telas de registro de informações.

O promotor faz a contagem do estoque na área de vendas e registra no smartphone. Segue ao estoque, faz a contagem e registra novamente. Desce os produtos para a área de vendas, orga-niza as prateleiras e registra a ação concretiza-da. O smartphone, como se fosse um supervisor presente fisicamente na loja, vai orientando cada nova atividade que deverá ser feita pelo promo-tor e disponibilizando telas com tabelas a serem

preenchidas. Ao final, algo novo: o sistema avisa que é dia de coleta de preços e abre os mapas dos produtos de cada concorrente cujos preços devem ser coletados.

Frequentemente, o promotor cumpre diferen-tes roteiros de atividades que serão informadas pelo sistema ao mesmo tempo em que registra as informações que estão sendo solicitadas por seu “supervisor on-line”, sempre com precisão e sem perder tempo tendo que decidir qual tarefa e de qual forma a cumprirá primeiro.

Ao final de sua atividade na loja, o promotor usa o próprio smartphone para tirar uma foto da área de vendas com todo material de merchandi-sing colocado, registrando que a última atividade do roteiro nessa loja foi cumprida.

Concluído o trabalho, o promotor vai se des-pedir do encarregado da loja e colocar a conversa em dia — com atividades devidamente planeja-das sempre sobra algum tempo para trabalhar o relacionamento com os profissionais da loja.

Quando finalmente registra sua saída da loja, o sistema avisa imediatamente qual a próxima loja que deve ser visitada. Surpreso ao notar que a próxima loja não é a habitual desse roteiro, o promotor descobrirá que uma pesquisa relâmpa-

Merchandising de performance

Análise PDV_67.indd 64 5/20/14 6:25 PM

Page 67: Revista Brinquedo #67

Espaço Brinquedo Revista65Junho/Julho 2014

Análise PDV_67.indd 65 5/20/14 6:25 PM

Page 68: Revista Brinquedo #67

Espaço Brinquedo Revista 66 Junho/Julho 2014

[ponto de venda]

caiu 17% na média de todos os promotores, o que ampliou a cobertura da equipe.

Ao contrário do que se imaginava numa pri-meira análise, os promotores aceitaram bem o novo processo e aprenderam rapidamente a tirar benefício do novo sistema. Livraram-se dos re-latórios e da necessidade de coletar assinaturas para comprovar as visitas. Ficou fácil fazer o tra-balho da forma correta, uma vez que o próprio sistema monitorava a rotina em cada cliente e os bons profissionais passaram a ter uma ferramenta de reconhecimento ao trabalho de qualidade que estava sendo realizado.

Parte do segredo do sucesso do novo sistema não está no software ou no equipamento de tra-balho, mas na gestão estratégica que fica por trás das orientações à equipe de campo.

Quem está habituado à rotina de gerencia-mento de equipes de merchandising sabe que a maior dificuldade está na cadeia da comunica-ção e controle, onde temos que fazer com que as orientações cheguem até a ponta do ponto de venda com precisão e rapidez. Contar com uma ferramenta que faça isso em tempo quase imedia-to e que obrigue cada promotor a fazer a seguir rigorosamente o roteiro de trabalho estabelecido gera uma vantagem gigantesca entre outras equi-pes que atuam no mesmo ponto de venda. Em nosso caso, temos um analista de trade marketing que fica acompanhando as informações geradas

go de distribuição foi acionada por seu supervisor a poucas horas e que ele deverá dirigir-se ime-diatamente ao endereço indicado, onde um novo roteiro, que acabou de ser definido na empresa, já foi registrado no sistema, envolvendo todos os promotores da região.

Este deve ser um dos sonhos de consumo de todo supervisor de merchandising, não apenas do setor de brinquedos, mas de qualquer segmento de mercado no qual o controle do ambiente de loja é fator fundamental no processo de compra dos consumidores.

Na verdade, já podemos dizer que isso será realidade para algumas empresas do setor de brinquedos ainda no primeiro semestre. O novo sistema de monitoramento e supervisão on-line de promotores implantado em abril nos trabalhos de gestão da PDV Active já pode proporcionar trabalhos com elevados níveis de precisão e in-formação on-line para as empresas.

O sistema permite trazer aos clientes informa-ções, imagens e possibilidades de implantação de novas ações no ponto de venda em poucas horas após a solicitação do cliente. Ele é parte do pacote de gestão de ponto de vendas que a PDV Active disponibiliza aos clientes que contratam esse serviço.

O objetivo é automatizar o processo de su-pervisão, estando “presente virtualmente” com cada promotor em campo, orientando as ativi-dades e respondendo rapidamente a cada ação da concorrência ou aproveitando cada oportu-nidade do mercado. Ao mesmo tempo, há um aproveitamento melhor do tempo dos promoto-res — em loja e fora delas, quando se dirige de um ponto a outro do roteiro, consegue-se um trabalho melhor, com informações monitoradas e a um custo menor.

No projeto onde iniciamos o trabalho com o supervisor on-line, pudemos notar que o tempo médio das visitas e de deslocamento entre lojas

O sistema permite trazer aos clientes

informações, imagens e possibilidades de

implantação de novas ações no ponto de venda

Análise PDV_67.indd 66 5/20/14 6:25 PM

Page 69: Revista Brinquedo #67

Espaço Brinquedo Revista67Junho/Julho 2014

Análise PDV_67.indd 67 5/20/14 6:25 PM

Page 70: Revista Brinquedo #67

Espaço Brinquedo Revista 68 Junho/Julho 2014

[ponto de venda]

MARCELO ROSSI é diretor da PDV Active – Gestão de Pontos de [email protected] – (11) 2359-2026

ao longo do dia, identificando problemas e opor-tunidades para corrigir atividades do plano de trabalho do dia seguinte. Ao mesmo tempo, os relatórios que são enviados aos clientes são gera-dos pelo próprio sistema, evitando as tabulações, contagens e envios que sempre implicam alguma demora.

O supervisor on-line gera um trabalho tão sofisticado e à prova de fraudes que até fotos tiradas há mais de duas horas não podem ser enviadas nos relatórios de campo, obrigando os promotores a tirarem fotos em tempo real do ponto de vendas e não utilizarem fotos antigas para comprovar a colocação do material ou a conquista dos pontos extras.

Para quem está fornecendo o serviço de ges-tão de ponto de venda, os ganhos são palpáveis em cada detalhe. Além de rentabilizar ao máxi-mo o tempo de trabalho do promotor, a equipe vai se autosselecionando na medida em que os profissionais de baixa performance acabam de-nunciados pelo próprio sistema. Quem costuma colocar informação adulterada nos relatórios perde completamente espaço e nenhuma fraude pode ser usada em casos de ações trabalhistas. Ao contrário, o sistema é muito bem aceito em casos de litígio como comprovante de ponto eletrônico, com monitoramento por GPS.

Com informação on-line diariamente, a gestão de ponto de venda pode acompanhar a perfor-mance de produtos diariamente — nos períodos de alta sazonalidade ou em períodos menores em outros meses do ano, de acordo com a necessi-dade de cada cliente. Naturalmente que infor-mações mais frequentes demandarão ações mais frequentes e cada cliente deve saber seu potencial de reação para não gerar mais relatório do que dá conta de analisar.

O processo de gestão de ponto de venda, ago-ra com supervisão on-line, custa mais caro?

Ao contrário!O processo maximiza o trabalho de campo,

reduz o tempo com atividades desnecessárias, gera um foco do trabalho nas lojas onde real-mente interessa e minimiza perdas no trabalho dos promotores. Todos esses ganhos são repassa-dos ao processo, que, além de trazer uma visão analítica de trade marketing mais profissional e voltada para resultados, reduz o custo de cober-tura por loja.

Além disso, o custo de gestão de ponto de ven-da fora da área da grande São Paulo, a maximiza-ção na utilização dos promotores e a precisão nos resultados obtidos fazem com que toda gestão na-cional dos pontos de venda de sua empresa possa ser concentrada numa única empresa, gerando grande sinergia entre o trabalho, menores custos, maior abrangência e resultados mais precisos.

Esta é a nova geração de trabalho de campo com foco estratégico que está sendo adotada por empresas de diversos segmentos. Acreditamos que a partir deste ano também seja uma realida-de no segmento de brinquedos e que as empresas que saírem na frente olharão seus competidores pelo retrovisor.

Ficou fácil fazer o trabalho da forma

correta, uma vez que o próprio sistema

monitorava a rotina em cada cliente

Análise PDV_67.indd 68 5/20/14 6:25 PM

Page 71: Revista Brinquedo #67

Espaço Brinquedo Revista69Junho/Julho 2014

Análise PDV_67.indd 69 5/20/14 6:25 PM

Page 72: Revista Brinquedo #67

[os 5 +]

Abrin 2014Confira os brinquedos mais vendidos durante a maior feira

de brinquedos do país.

Apolo1º Cornetas 1 a 9.2º Piscina de bolinhas Penélope Charmosa.3º Mesa e cadeira Moranguinho.4º Bola na Caixa Marie.5º Bola na Caixa Avengers.

Bichos de Pano1º Ornotorrinco.2º Schnauzer - com filhote na barriga.3º Lobo-guará.4º Tamanduá-bandeira.5º Onça negra – com filhote na barriga.

Big Star1º Bombeiro em Ação.2º Esquadrão de Elite.3º Racer Sport.4º Blocos Criativos.5º Big Cozinha.

CAS Brinquedos1º Coleção Gira-Gira.2º Boliche Baby Gatas.3º Bola interativa Múltipla.4º Palhaço de encaixe.5º Calendário Bordado.

BBRA1º Stephany Ama Disney (Baby Brink).2º Maria Joaquina Patrulha Salvadora (Baby Brink).3º Boneca Hello Kitty Parabéns (Baby Brink).4º Boliche Divertido (Rosita).5º Boneco Robyn Teen Titans Go! (Rosita).

Biemme1º Audi R8 branco 2. 2º Sprint Custon preta.3º Mini Cooper vermelho. 4º Sprint Turbo 2.5º BMW X5 preta.

Brinquedos Junges1º Caminhão porta 20 carrinhos.2º Tábua de passar – Baby c/ ferrinho.3º Casinha de bonecas c/ móveis.4º Lousa Branca de Neve.5º Jogo de botão c/ trave (2 times).

Candide1º Tablets Android.2º Carros de rádio controle Hot Wheels.3º Os dois modelos da Carruagem das Princesas.4º Pelúcia da Minnie com reconhecimento de voz.5º Boneco Batman com reconhecimento de voz.

Califórnia Toys1º Kombi Escolar – Califónia Collectibles 1/64.2º Ford F-100 1956 – Jada 1/24.3º McLaren MP4/4 Honda Ayrton Senna 1988 – Kyosho 1/64.4º Porsche Carrera GT – California Collectibles 1/24.5º Cadillac Ecto 1 Caça Fantasmas – Hot Wheels Elite 1/18.

Os 5+_eb67.indd 70 5/20/14 6:31 PM

Page 73: Revista Brinquedo #67

Espaço Brinquedo Revista71Junho / Julho 2014

Os 5+_eb67.indd 71 5/20/14 6:31 PM

Page 74: Revista Brinquedo #67

Espaço Brinquedo Revista 72 Junho / Julho 2014

[os 5 +]

Cia Trade1º Magic Villa.2º Rancho.3º Funtivity.4º Smartseat – cadeira para bebê.5º Garden.

Lider Brinquedos1º Pipoqueira.2º Bola na Caixa Peppa.3º Galinha Pintadinha individual.4º Arco e flecha Ben10.5º Batedeira/Liquidificador/Microondas Barbie.

DTC1º Robofish.2º Boom Boom Balão.3º Trash Wheels.4º Zelfos.5º Uglly’s.

Grow1º Bonecos Fuleco.2º Bonecos Hora de Aventura.3º Linha Rio 2.4º Caxirolas.5º Bonecos Angry Birds.

Epoch Magia1º Família dos Coelhos Chocolate Sylvanian Families.2º Minha Primeira Casa Sylvanian Families. 3º De Bicicleta com a Mamãe Sylvanian Families.4º Família dos Porcos Sylvanian Families.5º Casa da Cidade com Luzes Sylvanian Families.

Conthey1º Caderno Furby.2º Forno da Chef My Little Pony.3º Kit Patins MLP – Equestria Girls.4º Tapetes Transformers.5º Decora porta Transformers.

Crayola1º Silly Puttty.2º Marker Airbrush.3º Color Wonder Hot Wheels.4º Color Wonder Barbie.5º Crayola Doodle Magic Color Mat.

Dismat Brinquedos1º Boomball.2º Dismatcar.3º Brinkadeira Tic Tac.4º Mesinha de atividade.5º Puxa e Cai.

Intek1º Glitzi Globes.2º Caixa registradora Barbie.3º B-Book Barbie.4º Bolsa porta-bonecas Monster High.5º Diário Mágico Monster High.

Carlu1º Casinha Colorida – telhado vermelho.2º Borboleta do Alfabeto.3º Empurre e Estimule o Patinho.4º Empurre e Estimule o Gira-Gira.5º Robotetris.

Os 5+_eb67.indd 72 5/20/14 6:31 PM

Page 75: Revista Brinquedo #67

Os 5+_eb67.indd 73 5/20/14 6:31 PM

Page 76: Revista Brinquedo #67

Espaço Brinquedo Revista 74 Junho / Julho 2014

Long Jump1º Peppa Pig – Pelúcia de 70 cm.2º Passe de Mágica – envelope com uma mágica sortida.3º Olaf – Pelúcia do personagem do filme Frozen de 40 cm.4º Pelúcias miniaturas de 20 cm da Turma do Mickey.5º Skate de Dedo X-Games.

Multikids 1º Peppa Pig.2º Tartarugas Ninjas.3º Minecrafts.4º Hora de Aventura.5º Regular Show.

Nig Brinquedos1º Conjunto Paneleiro.2º Quebra-cabeça Madeira Chiquititas.3º Quebra-cabeça Brasil é o Bicho!4º Jogo da Memória Patati Patatá.5º 10 Jogos Reunidos.

Toyng1° Cachorrinhos Happy’s.2° Minion.3° Buzz Lightyear.4° Peppa.5° Pista Vingadores.

Multibrink1º Boneca de vinil e boneca de Pelúcia Musical Princesa Sofia.2º Bonecos de Vinil – Peppa e George.3º Linha Dora (Fofinha, Dora com falas, Dora Rock e Dora Amorosa).4º Bonecos de pelúcia – Bob Esponja e Patrick.5º Bonecos de pelúcia Jelly Jamm.

Semaan1º Torre Maluca Turma Guará.2º Descobrindo a Matemática Turma Guará.3º Descobrindo as Palavras Turma Guará.4º Castelo Medieval Turma Guará.5º Castelo Princesas Turma Guará.

Yellow Brinquedos 1º Sands Alive.2º Macqueen Roda Livre.3º Mate Roda Livre. 4º Carros Fricção Avengers.5º Galinha Divertida.

Xalingo1º Novo Refrigerador Princesas Side By Side.2º Novo Fogão Chef Gourmet Princesas.3º Triciclo 3 x 1 Confort Ride.4º Linha de rodados Minnie Bowtique.5º Linha de rodados Spider-man.

Sunny Brinquedos1º Power Ranger Figura gigante 30 cm. 2º Dragão 2-Kit de Batalha Final. 3º Pelúcia Cantora Rio 2.4º Bondinho com Base e Cabos. 5º Maleta Massinha Galinha Pintadinha.

[os 5 +]

Os 5+_eb67.indd 74 5/20/14 6:31 PM

Page 77: Revista Brinquedo #67

Untitled-1 1 5/21/14 11:02 AM

Page 78: Revista Brinquedo #67

O bom relacionamento e a faci-lidade de comunicação des-pertaram o interesse de Rafael Lofego da Costa pelo universo da representação comercial.

Nascido em Vitória, capital do Espírito Santo, o jovem entrou para o mercado em 2007. Da pro-ximidade com um colega da Brinquedos Estrela, veio o convite para trabalhar como representante. Formado em Administração de Empresas, Rafael deixou a gerência de uma loja de brinquedos e papelaria para abrir seu próprio escritório.

Atualmente, a RL Representações opera mar-cas conhecidas, tais como Mimo Brinquedos e Diplomata Maxtoy – empresa de mochilas infan-tis – na região. “Procuro ser parceiro dos meus clientes, trabalho com transparência e praticida-de, passando o máximo de informações sobre os produtos e dando atenção também no pós-ven-da”, observa Rafael.

Recentemente, o escritório passou a integrar a equipe de representantes da DTC na região do Es-pírito Santo. “Este é um negócio importante para a RL, uma vez que a empresa está entre as principais fabricantes de brinquedos do Brasil”, conta Rafael.

Para ele, o fato de uma grande parcela da po-pulação hoje ter acesso a canais de TV fechada e a internet é o principal responsável pela nova dinâmica do varejo. “Esses meios concentram a maior parte de divulgação dos produtos infantis e isso aumenta, consideravelmente, as vendas do setor”, explica.

“O mercado de brinquedos está se consolidando de tal forma que as vendas estão mantendo constância durante o ano todo”

De acordo com Rafael, além das principais datas para se vender artigos infantis no Brasil, Dia das Crianças e Natal, o mercado de brin-quedos está se consolidando de tal forma que as vendas estão mantendo constância durante o ano todo.

Para quem estiver entrando no mercado, o re-presentante alerta que é preciso ter muita paciên-cia, persistência e sinceridade nas parcerias. “É fundamental passar a verdade aos clientes”, aler-ta. Atender com respeito e presteza, direcionando o cliente sobre os produtos, de acordo com a sua real necessidade, sem insistir em mercadorias que não terão giro, são algumas das orientações dadas pelo profissional.

Serviço:RL Representações – Tel.: (27) 3376-3447

Andressa Aguiar, ajudante do marido Rafael L. da Costa.

RLRepresentações

[representante]

Espaço Brinquedo Revista 76 Junho / Julho 2014

Representante_eb67.indd 76 5/20/14 6:36 PM

Page 79: Revista Brinquedo #67

Espaço Brinquedo Revista77Junho / Julho 2014

Representante_eb67.indd 77 5/20/14 6:36 PM

Page 80: Revista Brinquedo #67

Representante_eb67.indd 78 5/20/14 6:36 PM

Page 81: Revista Brinquedo #67

Untitled-1 1 5/21/14 11:06 AM

Page 82: Revista Brinquedo #67

Espaço Brinquedo Revista 80Junho / Julho 2014

[se eu fosse criança]

RODRIGO DOMICIANO[Azzurra Kids]

Se eu fosse criança hoje, gostaria muito de ter um carrinho chamado Camaro Amarelo, da Brinquedos Bandeirante. Além

de o pai direcionar a criança com o controle remoto, esse produto une a paixão por carros de duas gerações. Por meio

dele, é possível voltar a ser criança junto dos filhos.Quando era pequeno, também curtia as animações do Super-

Homem. Durante muito tempo, sonhava estar voando e, ao acordar, achava que realmente era um herói. Várias vezes tentei voar. Certamente, adoraria os incríveis bonecos do

personagem vendidos hoje em dia. De qualquer forma, foi uma

infância muito marcante.

DORA CASIMIRO COSTA[Brinquedos Verde-Limão]Se fosse criança hoje, gostaria de ter um desses joguinhos eletrônicos. Acho os movimentos muito interessantes, a rapidez dos efeitos, a qualidade das imagens, sons e, sobretudo, os desafios propostos. Esses jogos estimulam o raciocínio, a tomada de decisões, a noção de perda/ganho, a compreensão de regras e o estabelecimento de metas, entre outras funções.Sou a mais velha de cinco filhos. Nem sempre meus pais podiam nos levar para brincar juntos, até pela diferença de idades. Tinha a liberdade de brincar em espaços ao ar livre, mas dificilmente sozinha e

imagino que os jogos eletrônicos tenham essa proposta individual.Até para assistir aos desenhos do Tom & Jerry era sempre todo mundo junto, em um cinema visto de dentro do carro. Era uma bagunça!

Se eu fosse crianca#67.indd 80 5/20/14 6:39 PM

Page 83: Revista Brinquedo #67

Espaço Brinquedo Revista81Junho / Julho 2014

Se eu fosse crianca#67.indd 81 5/20/14 6:39 PM

Page 84: Revista Brinquedo #67

Espaço Brinquedo Revista Junho / Julho 201482

[está marcado!]

Francal – Feira de Calçados e Acessórios[15 a 18 de julho]Local: São Paulo, Brasil.Site: www.feirafrancal.com.br

Children Baby Maternity Expo – CBME[26 a 28 de agosto]Local: São Paulo, Brasil.Site: www.cbmesa.com.br

Office Brasil Escolar 2014[11 a 14 de agosto]Local: São Paulo, Brasil.Site: www.escolarpaperbrasil.com.br

Expo Licensing Brasil[30 de setembro e 1º de outubro]

Local: São Paulo, Brasil.Site: www.expolb.com.br

22ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo[22 a 31 de agosto]Local: São Paulo, Brasil.Site: www.bienaldolivrosp.com.br

Eventos

Anote em sua agenda!Muitas feiras de negócios ligadas ao setor serão realizadas nos próximos meses, programe-se!

Astra’s Marketplace & Academy[8 a 11 de junho]Local: Arizona, Estados Unidos.Site: www.astramarketplace.org

E3 – Electronic Entertainment Expo[10 a 12 de junho]Local: Los Angeles, Estados Unidos.Site: www.e3expo.com

Esta marcado eb67.indd 82 5/20/14 6:41 PM

Page 85: Revista Brinquedo #67

Espaço Brinquedo RevistaJunho / Julho 2014 83

[zoom]

Esta marcado eb67.indd 83 5/20/14 6:41 PM

Page 86: Revista Brinquedo #67

Esta marcado eb67.indd 84 5/20/14 6:42 PM