revista bemviver nº 1

36
Abril - Maio 2010

Upload: luis-teodoro

Post on 10-Mar-2016

214 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Revista com matérias diversas da região de Atibaia-SP. Nada como uma boa foto

TRANSCRIPT

Page 1: Revista BemViver nº 1

Abril - Maio 2010

Page 2: Revista BemViver nº 1

2

Expediente:

Diretoras / EditorasOlga N. Bagattini Assaf

Priscila Móra

Conselho EditorialTelma L. Bagattini Cruz

R. Virgínia Bagattini de Souza

Jornalista Selma Bueno Miranda Gonçalves

Projeto Gráfico Eduardo La Selva

DiagramaçãoLuis Carlos Teodoro

PublicidadeRepresentante Comercial

Felipe Lozzi Navas

Tiragem5 mil exemplares

Impressão*******

Redação e AdministraçãoAv. Terceiro Centenário, 426

Terceiro Centenário Atibaia, SP – CEP: 12944-650

Contatos: (0xx11) 9639-3875 (0xx11) 7263-9752

[email protected]

Revista BemViver é uma publicação da TelviMark Editora. A reprodução total ou

parcial desta obra é proibida sem a prévia autorização do editor.

A Revista BemViver não se responsabiliza pelo conteúdo e pelos conceitos nos

artigos assinados, que não representam necessariamente a opinião da revista.

*Distribuição Gratuita nas principais em-presas e condomínios de Atibaia e região.

Nada Melhor que sair-mos vitoriosos de um desafio. Afinal, colocamos nossa capa-cidade de superação à prova, mostramos que com muito tra-balho, dedicação e amor é pos-sível, e por último, tornar realida-de o sonho e vermos o nosso trabalho concretizado. Vencemos muitas bar-reiras e agora comemoramos com todos aqueles que acre-ditaram no nosso trabalho essa grande vitória. A BemViver está aqui para ajudar você a alcançar

suas metas com mais facilidade, e assim colecionar vitórias e se supe-rar diariamente. Não há palavras suficientes que possam descrever nossa emoção ao ver nosso sonho concretizado. Agradecemos a todos os colaboradores, amigos, família e anunciantes que acreditaram em nosso trabalho. Nossos corações se en-chem de alegria ao ver que tudo que fizemos alcançou seu objetivo. Desfrute de BemViver que foi pen-sada e elaborada especialmente pra você!

Boa leitura e até a próxima

sessões

Superação

Page 3: Revista BemViver nº 1

Esporte e Lazer

Localizada próxima à capi-tal paulista pela Rodovia Fernão Dias, e próxima à

Campinas pela Rodovia D. Pe-dro I, possui boa infra-estrutura hoteleira, ótimos restaurantes e um turismo bem desenvolvido, que recebe nos finais de sema-na uma grande quantidade de visitantes. Atibaia não pode ser es-quecida por quem procura tran-qüilidade: seus belos parques, museus, balneário e clubes ga-rantem a paz necessária para o merecido descanso. Para quem

busca aventura, nada como parti-cipar das competições de vôo li-vre, ou simplesmente observar os jovens praticantes, que se deliciam com muitas ‘adrenalinas’, nos vales e montanhas da região.

Teleférico de AtibaiaInaugurado em: 02/02/2008.Horário Funcionamento: Terça à Sexta das 12:00 às 18:00 hs. Sábados, domingos e feriados: das 10:00 às 18:00 hs. Crianças até 7 anos e por-tadores de necessidades especiais não pagam. Usuários acima de 60

anos têm 50% desconto.

Centro de Convenções Victor Brecheret Possui anfiteatro para 400 pessoas, espaço para convenções, eventos e estacionamento, além de ampla área verde para passeios e contemplação de bela paisagem. Uma arena com capacida-de para 5 mil pessoas, onde acon-tecem muitos eventos, shows, apresentações que movimentam e enriquecem a cidade nas de áreas cultura, lazer, esporte, educação e saúde.

Viva novas Atibaiaexperiências

em

3

Centro de Convenções Victor BrecheretTeleférico de Atibaia

Page 4: Revista BemViver nº 1

4

B.V - Você já competiu o Rally dos Sertões duas vezes, participou do Paulista de velocidade, do Mineiro, Brasileiro e também da Copa Peuge-ot. Recentemente esteve no Dakar 2010. Como foi pra você competir com seus ídolos no esporte?Konig - A realização de um sonho. Desde criança, vi esses nomes jo-gando videogame, e agora estou entre eles. Participar deste evento foi algo inesquecível, realmente para contar aos netos. Representar nos-sos país em uma competição desse tamanho é algo indescritível. O Dakar é implacável, gigante e respeitável, o público argentino nos recebeu super bem. Fico honrado de fazer parte desta família.

B.V - O Vale do Paraíba teve como

representantes os irmãos André e Jean Azevedo, que disputaram o Rally Dakar pela equipe Petrobrás. Já a nossa região esteve represen-tada por você. Como foi a repercus-são e apoio da nossa região pra sua carreira? Konig - A repercussão foi ótima, vol-tar para Atibaia e receber o carinho do público é algo mágico. Quanto ao apoio, em meio as dificuldades de encontrar patrocínio, tive apoio do CNA que me ajudou com o idio-ma e a Lucena Academia que fez uma plano de atividades físicas vol-tadas pra mim.

B.V - Piloto, navegador de Rally, publicitário, professor e cineasta. Como fica a agenda para conciliar os treinamentos?

Konig - O Rally é minha priorida-de. Mas como todo atleta precisa de disciplina, é através dela que consigo organizar minha agenda e dar o melhor de mim em todas as atividades.

B.V - Até hoje, poucos brasileiros chegaram ao final da competição, quais suas expectativas para o Dakar 2011?Konig - As melhores, estou trei-nando muito para isso e sei que chegar a final da competição já é uma grande vitória. Para se ter uma idéia, cerca de 250 carros participam da prova, mas só 58 chegam a final. Estou me dedi-cando muito para vencer o lado implacável do rally Dakar e deixar verde e amarelo o pódio.

Entrevista - Rodrigo Konig

Rally Rodrigo Konig tem 32 anos, mora em Atibaia desde os 3, e é um dos novos nomes que

despontam no cenário do rally nacio-

nal, começou como piloto de rally de regularidade há 12 anos como forma de lazer e hoje, participa do pódio ao lado de grandes nomes

do Rally. Em janeiro, Rodrigo partici-

pou do Dakar 2010, o maior evento de Rally

do mundo.

Esporte e lazer

foto: Reprodução Internet

Page 5: Revista BemViver nº 1

5

Qualidade

As pessoas, hoje em dia, estão acostumadas a ver nos meios de comunica-

ção, receitas milagrosas, orien-tações sobre exercícios físicos e promessas fantásticas, sobre regimes e como perder peso. Na maioria das vezes são corretos e funcionam, mas se não acompanhados por profis-sionais de saúde e de Educação Física, podem trazer sérios pro-blemas, transtornos e compro-meter muito a saúde daqueles que buscam qualidade de vida. No caso das dietas mila-grosas, o feitiço pode virar con-tra o feiticeiro depois de alguns meses, e a pessoa vir a ganhar mais peso do que perdeu, ge-rando frustração e o conhecido efeito “sanfona”. Portanto, não adianta pres-sa, assim como, não há milagres.

A obtenção do sucesso vem com o cuidado na alimenta-ção e a prática de exercícios físi-cos diários, sempre com acompa-nhamento de um Profissional de Educação Física. O grande problema: precisa ter vontade e começar. Na maioria das vezes vai precisar “suar a camisa”. A OMS (Organização Mun-dial de Saúde) projeta que em 2015 o número de idosos será igual ao nú-mero de nascimentos e que em 2050 o número de idosos será maior. Por isso, o conselho é mes-mo buscar qualidade de vida e saú-de com a prática de exercícios físi-cos e alimentação saudável. Com isso o fator idade lhe trará menos restrições. Quem quer viver melhor tem que apostar na atividade física, dieta equilibrada e menos estresse. Salte da teoria para a prática.

Por Helder Luiz de Araújo Costa Felício - Ed. Física/Personal – FMU/SP

Esporte e lazer

de vida

foto

: Rep

rod

ução

Page 6: Revista BemViver nº 1

6

Recupere

já sua auto-estima

Vida nova e recuperação da auto-estima para pessoas que perderam seus cabe-

los, calvície precoce, pouco vo-lume, alopecias e outras doenças do couro cabeludo podem levar homens e mulheres a perda de seus cabelos. Em muitos casos trata-se de uma situação que abala emocionalmente estas pessoas e pode desencadear quadros mais sérios como isolamento social ou depressão. Existem muitas novi-dades e técnicas avançadas que resolvem o problema sem cirurgia ou tratamento. Trazida da Argentina as próteses capilares GIC INTERNA-TIONAL HAIR, chamada de im-plante capilar não cirúrgico.

As próteses são compostas de uma base sintética hipoalergêni-ca na qual é implantado o cabelo natural feito com um polímero de-senvolvido com exclusividade, esta base chamada de micro skin com textura semelhante a pele humana que se adapta perfeitamente ao formato e temperatura do couro ca-beludo, não causando problemas com o uso mesmo nos dias mais quentes. O usuário da prótese não precisa modificar seu estilo de vida

ele pode continuar a prática de na-tação, futebol, tênis e até esportes radicais e ter uma vida normal. To-dos os produtos utilizados incluindo os de fixação da prótese estão au-torizados pela ANVISA. O atendimento é persona-lizado e discreto. A partir de uma consulta gratuita, o cliente passa por um diagnóstico no qual será avaliado sua real necessidade. O uso da prótese com certeza terá um aspecto natural proporcionando conforto e segurança.

foto: Reprodução

Page 7: Revista BemViver nº 1

9

O Outono e o Inverno são, nor-malmente, estações maravi-lhosas para os amantes de

belas vozes. Uma excelente época para enriquecer a casa com sons quen-tes e vibrantes, próprios do barroco, para prepará-la para os dias mais curtos e frios de Inverno e enche-la de orquídeas das mais puras varie-dades e curtir cada instante.

Chegam o outono e o inverno, as arvores ficam desfo-lhadas o chão repleto de folhas deixando-o com um colorido amarelado... O céu é límpido de um azul sem par, que se costuma dizer “céu azul de brigadeiro”. Os dias ficam mais calmos, mais cur-tos e com clima ameno... Surgem as frutas gostosas típicas da épo-ca e muito saborosas. Meses da bela música, da bela moda, de bem viver! Uma manhã de outono e inverno... Calma, bela, relaxante, céu azul e sol brilhante... ... Muitas manhãs de Bem Viver pra você!

Seja Bem Vindo Outono Inverno

Moda e beleza

foto

: Rep

rod

ução

Page 8: Revista BemViver nº 1

Tendências que

prometem

no inverno 2010

Estilo militar: Junte utilitarismo, boa alfaiataria, uma pitada de luxo e pegada street. Eis a cara da tendência que leva o uni-forme militar a um novo e respeitável patamar fashion.

Volume: Tendência fortíssima nesta estação, está localizada em saias, calças, vestidos e principalmente nos ombros.

Depois que apareceu no desfile de Alexander Wang no NY Fashion Week, a calça Jogging ganhou admiradoras em todos os cantos e

promete ser peça disputada no inverno. A jogging fashion é larguinha em cima e mais justas nos tornoze-los. Além disso, devem ser usadas com cintura baixa e de modo relaxado (evidenciando o estilo cool). As que tem perna afunilada podem ser usadas compridas ou um pouco levantadas até metade da canela. Com-bine a calça, além com o salto obrigatório, com peças mais elegantes para contrabalancear o look.

Calça jogging:

virar “hit”

Moda e belezaPor Mari Malpighi

8

Page 9: Revista BemViver nº 1

9

Materiais puídos, camise-tas e calças detonados. Os desfiles anunciam que o look mendigo está na moda. Produções pu-ídas viraram inspiração para editoriais e campa-nhas badaladas. Virou tendência ser low (e high ao mesmo tempo, claro) e depois do neogrunge dos anos 2000 (re) nasceu o homeless chic, que desde a última temporada dá as caras entre as fashion weeks.

Comprimento mini:O comprimento subiu e as saias e ves-tidos apareceram bem curtos. Nos dias de outono ganham a companhia de acessórios pesados: sandálias meia pa-tas, ankle boots e open boots. E quando o frio chegar mesmo entram em cena os leggings, meias, meias calças com textura e as botas longas e longuíssimas que ultrapassam e muito os joelhos.

Homeless – chic (look detonado ou podrinho):

Estilo rock:O rock vem muito forte para o inverno 2010. Vem as raízes do rock, punk e heavy me-tal e traz nas roupas o preto, mas não simples. Ele vem bem carregado e rebuscado com renda, zíper, muito brilho, transparências, correntes, ta-chas e ilhos de todos os tipos,

desde as mais roqueiras até as mais patricinhas, que preferirem o dourado.

Brilho:

O glamour dos anos 1980 continua no inverno. O

paetê surge em vestidos, saias e detalhes. Tecidos metalizados e lurex reforçam a tendência. A estação é para arrasar.

Tricô:Em tons fortes e diferentes mis-turas de cores, as tramas da es-tação tem pontos mais abertos e aparecem em vestidos, casacos e coletes.

Leggings e calças skinny:Os jeans skinny chegam com tudo novamente, em lavagens manchadas e rasgadas, fazendo um estilo bad boy com jaquetas de couro e muita roupa preta. As leggings estampadas fazem sucesso nesse inverno rock. Invista em leegings com estam-pas xadrez vermelhas grandes ou imitando couro, e use-as com a parte de cima em jeans ou couro.

Page 10: Revista BemViver nº 1

10

Podemos referir as mulheres gregas como o início do estudo sobre qual a função

da mulher em nossa sociedade, porém vale destacar que tais con-teúdos foram feitos por homens em épocas muito distantes. Por exemplo, para Aristóteles as mu-lheres seriam cidadãs, e trazendo nova importância para esta diferen-temente do que é pensado como uma mulher submissa e que tinha um trabalho restrito ao lar, pois em seu relato diria “que só gozariam de direitos políticos aquelas cujos pais fossem ambos cidadãos”. Demonstrando que a mu-

lher teria uma função de grande im-portância na sociedade mesmo que na antiguidade elas em sua grande maioria ocupam um lugar no interior do lar, cuidando de seus afazeres. É certo que educam seus filhos e es-cutam e conversam com seus mari-dos, continuam sendo as geradoras de futuros cidadãos com atuação política. No entanto, também sabe-mos que ela ganhou maior espaço e diferentes funções nos planos so-ciais, político e econômico. Muitas vezes lhe são oferecidos valores e funções superiores aos dos ho-mens na sociedade atual, caracte-rizando um novo mercado que em

A Mulher no Trabalho

Por Thales Sarraf Giunti Ribeiro - Historiador

sua maioria é preenchido somente pelo feminino. Com tantas mudanças, ain-da predomina a crença entre alguns ou algumas culturas da inferiorida-de do feminino. Muitos continuam a pensar que a mulher, o feminino ou os feminismos não são temas de pesquisa ou não merecem ser. Creio que são poucos os que pen-sam assim, no entanto, é evidente que na sociedade atual a atuação das mulheres já se tornou gigantes-ca sendo que elas efetuam as mes-mas tarefas que os homens e em grande parte são o pilar que susten-ta a economia da casa.

foto

: Rep

rod

ução

Cur

iosi

da

de

s

Page 11: Revista BemViver nº 1

11

Cultura e Educação

Há algumas décadas, a criança era vista como um ser humano imperfei-

to, que deveria ser cuidado até chegar á fase adulta, quando fi-nalmente poderia aprender algo útil, provavelmente uma função que exerceria pelo resto da vida. Jean Piaget, em meados do sé-culo passado revolucionou a vi-são que se tinha das crianças. Mostrou que elas não são me-nos inteligentes, mas sim que pensam sob uma lógica diferen-te da que os adultos usam. As comparações sobre a capacida-de de aprendizado e o estágio de desenvolvimento passaram a ser feitas entre os da mesma idade e não com adultos. Com o passar dos anos, nós adultos aprendemos a ser menos espontâneos, agir com menos naturalidade. É comum ouvir as pessoas afirmando que têm que repreender, bater ou reclamar para que os outros mu-dem. Ora, violência, seja ela ver-bal ou física não ensinam nada de construtivo a ninguém, não são ações educativas. Educa-ção tem a ver com amor, com-preensão e atenção. Queremos ter a sensação de que somos

importantes para alguém, que so-mos amados. É através do que fa-lam de nós que descobrimos quem somos, que formamos nosso auto-conceito. Ao observarmos atenta-mente o comportamento humano, podemos perceber que é muito frequente fazer as coisas pra cha-mar a atenção, receber o reconhe-cimento pelo que fazemos ou pelo que somos. Isto acontece de ma-neira mais disfarçada entre adultos e mais aberta no mundo infantil. Por esta perspectiva, pode-mos entender um pouco do com-portamento da criança. Vejamos uma mesma situação pela lógica dos pais e dos filhos: Pais: Adoro quando meus filhos estão quietinhos e compor-tados porque assim tenho tempo para fazer minhas coisas tranqui-lamente. Quando eles fazem ba-gunça eu tenho que repreender, porque aí eles não vão ficar mais comportados para não serem punidos. Filhos: Quando eu estou quietinho e comporta-do meus pais me ignoram. É horrível ser ignorado. Quando faço bagunça eles brigam comigo, mas neste momento

eles estão dando atenção exclusiva pra mim. Dói, mas dói menos que ser ignorado. Pense então na relação que você leva com as pessoas mais im-portantes da sua vida e lembre-se: repetimos o comportamento que nos traz recompensas e evitamos a puni-ção. Temos que avaliar nossos reais valores. Ser ignorado é punição. Ter a atenção das pessoas que amamos é recompensa (doa o que doer).

CRIANÇAS PENSAM

Por Luciano C. Bagattini - Psicólogo

COMO AS

foto

: Rep

rod

ução

Page 12: Revista BemViver nº 1

Cultura e EducaçãoPor Equipe SERNOVO

A difícil tarefa de escolher a melhor escola para os filhos, deixa os pais preocupados com as diferentes linhas pedagógicas adotadas por

cada escola. É muito importante que os pais co-nheçam e compreendam a metodologia e as princi-pais linhas educacionais utilizadas nas instituições. Só assim poderão optar pela escola que melhor atenda à filosofia, valores e às expectativas da famí-lia. Afinal, o que realmente importa? A verdade é que existem diferentes formas de educar. O principal é desenvolver a potencia-lidade de cada criança respeitando sua individualidade. Na hora da decisão, os pais devem visitar as institui-ções de seu interesse acompa-

12

Page 13: Revista BemViver nº 1

Cultura e Educação

nhados dos filhos, pois é necessá-rio que as crianças se identifiquem com a escola para que tenham sucesso em sua adaptação, após tomada a decisão, eles devem de-legar. É um erro bastante comum atravessar o ano letivo discutindo com a escola os procedimentos dos professores no dia-a-dia. Feita a matrícula, dê o ne-cessário voto de confiança.

O que analisar? Profissionais: observe se os profissionais que vão cuidar do seu filho são pessoas carinho-sas e distribuem atenção entre várias crianças, por exemplo. Para cada sala de 10 a 12 alunos muito pequenos, são precisos pelo me-nos dois profissionais para prestar os devidos cuidados. A criança de um ou dois anos deve ser atendi-da prontamente, ela não tem idade para desenvolver a qualidade da

paciência. Faça uma visita durante o horário es-

colar para ver

se a relação dos profissionais com as crianças é afetuosa e se as crianças estão felizes. Preste atenção também no perfil do profissional que lhe atende. Se você for recebido por um coor-denador ou professor capaz de ex-plicar os métodos pedagógicos, é um sinal de que a escola valoriza o diálogo com os pais. Instalações: observe os aspectos físicos da escola. O pré-dio não precisa ser bonito e moder-no, mas tem de ser seguro e aco-lher adequadamente as crianças, ou seja, satisfazer as necessidades específicas da faixa etária dos alu-nos. As escadas e as janelas ofe-recem perigo? O vaso sanitário é baixo? A criança tem fácil acesso às pias? As salas são arejadas? Há es-paços abertos e ensolarados para a criança brincar? Há elementos como água, terra e areia? Verifique também as condições de higiene. O material escolar não precisa ser de primei-ra qualidade, mas deve ser limpo e adequado à idade de seu filho. Rotina: analise a rotina da escola, é importante que ela seja adequada ao ritmo do seu filho. Por exemplo: ele poderá dormir no horá-rio em que está acostumado? Como a escola trata o uso de fralda e de

chupeta? Pergunte também so-bre o lanche. Se for feito na

escola, veja se é adequado para seu filho e se há ne-cessidade de complemen-

tação alimentar. Linha pedagógica: nessa fase, o fundamental é que a criança seja bem acolhida emocionalmente, mas é importante também verificar quais são os desafios propostos para o seu desenvolvimento cog-nitivo e motor. Os escorregadores, por exemplo, são muito pequenos ou muito grandes? Os brinquedos estimulam a movimentação física? Pergunte também quais são os de-safios propostos para o aprendizado e a alfabetização. Seja qual for a opção da es-cola, preste muita atenção à reação de seu filho, ele é um termômetro valioso. Se estiver feliz e interessado em aprender, é um sinal de que a escolha foi boa.

13

Page 14: Revista BemViver nº 1

14

Cultura e Educação

Atibaia: cidade das Flores, dos Morangos e da Sétima Arte.

Que Atibaia é a terra do morango, todo mundo já sabe. A novidade agora é

o mais novo conceito de vitrine que a cidade conquistou sobre tudo aquilo que diz respeito a atividades artístico-culturais. Selecionada para exibir atrações do Circuito Cultural

Paulista pelo terceiro ano consecu-tivo, provedor de eventos gratuitos relacionados ao teatro e palco de discussões sobre arte contempo-rânea, o município tem se revelado também, um verdadeiro pólo refe-rencial quando o assunto é o Au-diovisual, incluindo a Sétima Arte em sua lista de atrativos. O maior exemplo disso foi a inscrição de seis atibaienses no Festival do Mi-nuto, um projeto cuja 18ª edição foi encerrada no dia 10 de março, dentro das instalações do Museu de Artes de São Paulo (MASP). De caráter mundial, a com-petição acontece todos os anos,

desde 1991, selecionando e pre-miando as melhores produções audiovisuais – amadoras ou pro-fissionais - de até 1 minuto de duração. O publicitário Vinícius Souza, produtor do curta-me-tragem “Entre Carros e Claves”, foi um dos que se inscreveram na 18ª edição do projeto, que trazia a cidade como tema: “eu sempre gostei dos filmes do fes-tival e na primeira oportunidade que tive, achei interessante me inscrever.” Tanto é verdade, que nem mesmo a entrega do Troféu Minuto ao mineiro Lucas Paio, com o curta “Sólido, Líquido

Atibaienses participam do Festival do Minuto.

Por Mariana Pedroso

foto: Reprodução

Com uma agenda repleta de atrações artístico-culturais. Atibaienses e visitantes aproveitem tudo o que há de bom na cidade.

Page 15: Revista BemViver nº 1

e Gasoso”, interferiu no modo como ele analisa a sua própria participação. Para Vinícius, “é muito satisfatório estar ao lado de cineastas de todos os luga-res do Brasil.” Realmente, é. Além de ser a chave para aqueles que ainda estão começando, o fes-tival dá a oportunidade para que o trabalho de cineastas diploma-dos ou amadores seja avaliado por um verdadeiro time de es-pecialistas. O júri dessa edição, por exemplo, esteve composto por sete profissionais de grande presença no cenário cinemato-gráfico. São eles: André Dahmer (cartunista e criador das tirinhas “Malvados”), Evaldo Mocarzel (jornalista e cineasta), Felipe Hirsch (diretor de teatro e cine-asta), Ines Cardoso (cineasta), Marina Person (VJ da MTV e ci-neasta), Rodrigo Barros (realiza-

dor de um dos vídeos vencedores dos Melhores Minutos de 2008) e Tata Amaral (cineasta). Para o cartunista Dahmer, o festival “é um bom incentivo”. De acordo com ele, haviam ótimos curtas para serem analisados, “muito bem realizados do ponto de vista técnico e de conteúdo”. Dahmer, que já publicou quatro livros e realizou trabalhos para grandes jornais e portais da rede, contou ainda para a repor-tagem sobre um projeto novo, em parceria com Terêncio Porto. O trabalho se chama Uniforme e trata-se, justamente, de um curta-metragem, onde diversos traba-lhadores uniformizados relatam a experiência do primeiro beijo. De acordo com Terêncio, foram re-colhidos depoimentos de um gari, uma garçonete, um balconista, um bombeiro, dois peões de obra, um vigia, um garçom e uma frentista

num único dia. O projeto já está em fase de acabamento. Na cidade, são realizados, anualmente, dois eventos muito importantes no ramo de cinema: o Festival de Atibaia Internacional do Audiovisual (em janeiro), e o Curta Atibaia (em outubro). De acordo com Caio Cé-sar Brasil, da Secretaria da Cultura da cidade, o segundo evento che-ga receber cerca de 50 inscrições audiovisuais por ano, e a grande parte dos produtores, pertence à população de Atibaia. Caio ainda ressalta que muitas pessoas da região “trabalham com produção e realização audiovisual, mas não inscrevem suas obras no Curta Atibaia”. Isso, provavelmente, au-menta ainda mais o número de in-teressados.

(Para mais informações, acesse:

www.difusaoculturalatibaia.org.br)

15

foto: Reprodução Internet

Page 16: Revista BemViver nº 1

As Danças Clássicas da ÍndiaPor Andrea Albergaria

Cultura e Educação

Para transmitir à humanidade a dança cósmica do univer-so, Brahma, o deus hindu

da criação, ensinou os movimentos ao sábio Bharata, e este, por sua vez, compilou os ensinamentos em um tratado chamado Natya Shastra (do sânscrito: natya-dança/arte e shastra-estudo), por volta do sé-culo II a.C. Neste tratado todos os tópicos usados nas artes performá-ticas da Índia são descritos através de capítulos minuciosamente expli-cativos. O uso das mãos (mudras), dos olhos (dristi), das posturas corporais (anga), das expressões (abhinaya), do ritmo(talas), das vestimentas(aharya), da disposição

dos músicos, atores e dançarinos no natya mandap (parte do templo reservado as apresentações devo-cionais) são exemplos do que se encontra no livro de Bharata. A Índia possui menos que uma dezena de danças conside-radas clássicas, e destacam-se as seguintes: Odissi(leste), Bharat Na-tyam, Mohiniattam, Kathakali e Ku-chipudi (sul da Índia), Kathak (norte), e Manipuri(nordeste). Apresentam diferenças posturais e rítmicas, bem como de indumentária e musical, mas todas têm sua base no Natya Shastra, e surgiram com o propó-sito ritualístico Inicialmente dançada apenas nos templos, a dança clás-

sica indiana fazia parte do ritual hindu de adoração à divindade e dançarinas eram consagradas como devadasis(servidoras de Deus). Mesmo saindo dos templos, ao longo dos séculos de história, e deslocando-se para palcos, migrando para fora de seus locais de origem, as danças clás-sicas da Índia mantêm o caráter de ligação com o divino e, através de seus gestos e expressões são transmitidos os feitos dos deuses hindus. Com a independência da Índia, em 1947, o sentimento

16

de patriotismo fortalece a revi-talização das artes e as danças clássicas são reestruturadas e reafirmadas. A dança Odissi, por exemplo, nesta época, não era muito conhecida nem mes-mo na própria Índia, e graças ao trabalho de grandes gurus como Kelucharan Mohapatra (in me-morian) e Mayadhar Raut, pres-tes a completar oitenta anos, hoje é dançada em todos os continentes. Há algumas dé-cadas bailarinos brasileiros vem se tornando discípulos de mes-tres indianos e se dedicam à pesquisa, a divulgação e ensino dos diversos estilos clássicos. Ritmo e devoção temos de so-bra aqui no Brasil, cabe agora exercemos um respeito ainda maior com esta tradição milenar, sabendo diferenciar os caminhos que levam à verdadeira dança clássica da Índia dos modismos passageiros de entretenimento sem conteúdo.

Formada em Letras e Artes Cênicas, é

pesquisadora das danças clássicas da

Índia desde 1994. Estudou em Orissa,

Índia e apresenta-se pelo Brasil, África

e na própria Índia sob orientação do

Guru Mayadhar Raut. É professora da

rede SESC e Centro Cultural São Paulo,

e coordena a Cia Mahari de Dança In-

diana em Atibaia.

Page 17: Revista BemViver nº 1

17

Cultura e Educação

Page 18: Revista BemViver nº 1

18

Cultura e Educação

Os Correios emitiram no úl-timo dia 25 de março, na Catedral Basílica Menor

de Nossa Senhora da Luz, em Curitiba (PR), um selo postal (emis-são especial) em homenagem a médica Zilda Arns Neumann. Este selo postal, relativo à emissão anual dos países do Mercosul, é o reconhecimento ao importante trabalho desen-volvido pela médica pediatra e sanitarista Drª. Zilda Arns, que, com seu trabalho e dedicação em prol das crianças brasileiras, exerceu suas funções de profis-sional com amor extremo, abra-çando em plenitude sua cidada-nia. É também uma referência à conclusão da Década da Cultura de Paz 2001/2010, instituída, em 1998, pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas – ONU. Nascida em 25 de agos-to de 1934 em Forquilhinha, uma pequena cidade de Santa Cata-

rina, Zilda Arns formou-se em me-dicina e especializou-se em Saúde Pública, Pediatria e Sanitarismo. Dedicou-se, em sua especialidade, a salvar crianças pobres da mortali-dade e da desnutrição.

Em 1983, fundou a Pastoral da Criança, órgão de ação social da Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Neste período, mais de 260 mil voluntários levaram solidariedade e conhecimento so-bre saúde, nutrição, educação e ci-dadania para as comunidades mais pobres, criando condições para que elas se tornassem protagonistas de sua própria transformação social. A

Pastoral já acompanhou cerca de 2 milhões de gestantes e crianças com menos de seis anos e mais de um milhão de famílias pobres, em 4.063 municípios brasileiros. Em 2004, a Drª. Zilda re-cebeu a missão da CNBB de fundar, organizar e coordenar a Pastoral da Pessoa Idosa. Atual-mente, mais de 150 mil idosos são acompanhados mensal-mente por 17 mil voluntários em 740 municípios brasileiros. A Pastoral da Criança está pre-sente em 20 países da América Latina e Caribe, África e Ásia.

Vítima fatal do terremoto de sete graus na escala Richter que causou milhares de mortos e deixou centenas de milhares de desabrigados no Haiti no último dia 12 de janeiro, Zilda Arns dei-xou como exemplo a sua história de luta e o seu trabalho em favor da Paz.

www.correios.com.br/correiosonline.

Zilda Arns é homenageada em selo pelos Correios

Por Carlos Roberto Favarão

Page 19: Revista BemViver nº 1

19

Altemar Dutra Jr. agitando a multidão no centro de Convenções

Victor Brecheret no carnaval de Atibaia

foto

: Div

ulg

ação

Cultura e Educação

Filho de dois grandes no-mes da música popular brasileira, Altemar Dutra

e Martha Mendonça, Altemar Dutra Júnior teve a música como cenário principal para sua infância e adolescência. Acompanhava o pai em suas turnês e teve a música sempre presente. Para lidar com a perda de um pai tão querido e presen-te, que morreu em Nova Iorque aos 43 anos, Altemar se dedica às artes marciais, inicialmente treinando karatê, e chegando ao full-contact (kick-boxing), o que lhe rendeu os títulos de campeão brasileiro e sul-ameri-cano. Formou-se em Educação Física e começou a dar aulas. Enquanto isso, nos momentos

de lazer, o cantar estava sempre presente, junto ao violão. Completando 15 anos de carreira este ano, tem em sua ba-gagem profissional quatro CDs, várias participações em CDs de grandes artistas, milhares de sho-ws pelo Brasil e shows internacio-nais em Angola e no Uruguai. No início da carreira, Alte-mar apresentava as canções do pai Altemar Dutra. Trilhando seu próprio caminho, inseriu MPB, sambas tradicionais e, mantendo os boleros, imprimiu a sua ver-satilidade no show. Dono de um carisma que contagia a plateia, escolheu Atibaia para morar e ver crescer suas filhas, e fala de nos-sa cidade em toda oportunidade. “Além disso, aqui posso desen-volver diferentes projetos, a acei-

tação é enorme e o público aceita quando inovo no repertório”, co-menta. Com diversas apresen-tações beneficentes em Atibaia, o cantor recebeu o Título de Ci-dadão Benemérito da Cidade de Atibaia, através da Câmara, proje-to de autoria dos vereadores Luiz Fernando Pugliesi e Paulo Patara. Este ano, pela sétima vez consecutiva, animou o carnaval de marchinhas que lotou a arena do Centro de Convenções com mais de 10 mil pessoas que chegavam com pôr-do-sol. Jovens, crianças e adultos; famílias inteiras acom-panharam o percurso dos bone-cões que saíam da igreja da ma-triz e curtiram o show de Altemar e a apresentação das escolas de samba.

Altemar Dutra JúniorCidadão Benemérito

Page 20: Revista BemViver nº 1

20

Casa e conforto

1. Planeje sua obra e compre os materiais com antecedência;2. Não contrate qualquer um

para ser seu construtor, peça refe-rências;3. Fique atento. Um traço errado no reboco, no concreto, ou um ferro mal dimensionado pode levar à ra-chaduras e fissuras;4. A profundidade do alicerce é im-portante, deve ficar colocado sobre terreno firme;5. Uma parede mal planejada pode ser dinheiro no lixo, você pode ter que derrubá-la, por arrependimento;6. É muito comum em nosso país as obras sem a presença do En-genheiro. Em nossas andanças por obras constatamos o seguinte: a) Os pedreiros e mestre de obras costumam , no momento de estimar a armadura das estrutu-ras, subdimensionar as vigas e su-perdimensionar as lajes ; b) Uma armadura super-dimensionada pode levar a gastos maiores com mão de obra e mate-rial e subdimensionada acarretará certamente fissuras indesejáveis, que proporcionarão ao proprietário a sensação de medo enquanto não for corrigido o problema, e aí virão novos gastos. De qualquer forma você aca-bará gastando mais do que deveria ;

12 Dicas para a construção da sua casa

7. Quem de nós ainda não viu aquelas fissuras ou trincas nos can-tos inferiores das janelas ??A solução é a seguinte: mande quebrar no local e em volta em tor-no de 50 cm até chegar no tijolo, e coloque uma custura de ferro apropriada no lugar onde existiam as fissuras (já existem no mercado materiais para este fim). Daí faça uma argamassa no traço 1:3 (1 volume de cimento para 3 volumes de areia fina) e cubra a área a ser recuperada! Pronto! Provavelmente as trincas não aparecerão mais. 8. Em lojas de materiais de demoli-ção, é possível encontrar produtos de qualidade em bom estado por

um preço abaixo do mercado. Por exemplo: grades, portas, ti-jolos e outros.9. Procure projetar banheiros lado a lado para economizar na metragem da tubulação. 10. A tinta epóxi ou a borracha clorada, são ótimos substitutos do azulejo para áreas molhadas. 11. Para o piso, o granilite é eco-nômico e resistente, sendo uma ótima opção para substituir már-more ou granito. 12. Em um projeto rústico, con-sulte seu arquiteto sobre a pos-sibilidade de deixar internamente visível o telhado (sem forro).

www.construirnet.com

foto: Reprodução

Page 21: Revista BemViver nº 1

21

História de BrasíliaA história de Brasília surge com as primeiras idéias de uma capital brasileira no centro do

país. O Marquês de Pombal, em 1761, sugeriu pela primeira vez a necessidade de interiorizar a capital do país. Em 1821, José Bonifácio de Andrada e Silva, estadista brasileiro, retoma o assunto da interiorização da capital, sugerindo o nome Brasília. Brasília é a capital da Repúbli-ca Federativa do Brasil, localizada no território do Distrito Federal. Inaugura-da em 21 de abril de 1960, pelo en-tão presidente Juscelino Kubitschek, sendo a 3ª capítal do Brasil. A partir desta data iniciou-se a transferência dos principais órgãos da administração federal para a nova capital com a mudança das sedes dos pode-res Executivo, Legislativo e Judiciário federais. No dia 02 de outubro de 1956, em campo aberto, o presidente Kubitschek assinou o primeiro ato no local da futura capital, lançou então a se-guinte proclamação: “Deste planalto central desta solidão que em breve se transformará em cérebro das altas decisões nacionais, lanço os olhos mais uma vez sobre o amanhã do meu país e antevejo esta alvorada com fé inquebrantável e uma confian-ça sem limites no seu grande destino.”

Nossa capital faz 50 anos... Parabéns Brasília!!!!

urio

sid

ad

es

Programação dos 50 anos de Brasília é anun-ciada por organizadores A comissão dos organizadores da festa de 50 anos de Brasília anunciou, na manhã desta terça-feira (9/3), no Museu da Republica, a programação

oficial das celebrações que vão ocorrer no dia 21 de abril, na Esplanada dos Mi-nistérios. NX Zero, Luan Santana, Daniela Mercury, Paralamas do Sucesso e Bruno e Marrone farão shows de graça para os brasilienses. Diferente do que foi especulado na semana passada, após uma reunião no gabinete do governador em exercí-cio, Wilson Lima, no Buriti, as cantoras Shakira e Ivete Sangalo não farão parte

das festividades. Segundo o secretário de comu-nicação do GDF, André Duda, isso deve baixar os custos da festa de R$ 10 milhões para R$ 5 mi-lhões. A programação oficial ainda será divulgada pela Brasiliatur. A festa está planejada para durar das 7h à meia noite, na Esplanada dos Ministérios. Além dos shows musicais confirmados, uma etapa do Circui-to Mundial de Volei de Praia e barracas do Sesi vão entreter o público.

Fontes: Wikipédia e www.correiobraziliense.com.br

Page 22: Revista BemViver nº 1

22

es...

Reflexões BemViver

Certo dia parei para observar as mulheres e só pude concluir uma coisa: elas não são hu-manas. São espiãs. Espiãs de Deus, disfar-

çadas entre nós. Pare para refletir sobre o sexto-sentido. Al-guém dúvida de que ele exista? E como explicar que ela saiba exatamente qual mulher, entre as presentes, em uma reunião, seja aquela que dá em cima de você? E quando ela antecipa que alguém tem algo contra você, que alguém está ficando doente ou que você quer terminar o relacionamento? E quando ela diz que vai fazer frio e man-da você levar um casaco? Rio de Janeiro, 40 graus, você vai pegar um avião pra São Paulo. Só meia-hora

de vôo. Ela fala pra você levar um casaco, porque “vai fazer frio”. Você não leva. O que acontece? O avião fica preso no tráfego, em terra, por quase duas horas, depois que você já entrou, an-tes de decolar. O ar condicionado chega a pingar gelo de tanto frio que faz lá dentro! “Leve um sapato extra na mala, querido. Vai que você pisa numa poça...” Se você não levar o “sapato extra”, meu ami-go, leve dinheiro extra para comprar outro. Pois o seu estará, sem dúvida, molhado... O sexto-sentido não faz sentido! É a comunicação direta com Deus! Assim é muito fácil... As mulheres são mães!

Mulheres “

foto: Reprodução

Page 23: Revista BemViver nº 1

E preparam, literalmente, gente dentro de si. Será que Deus confiaria tamanha responsa-bilidade a um reles mortal? E não satisfeitas em ensinar a vida elas insis-tem em ensinar a vivê-la, de forma íntegra, oferecen-do amor incondicional e disponibilidade integral. Fala-se em “praga de mãe”, “amor de mãe”, “coração de mãe”... Tudo isso é meio mágico... Talvez Ele tenha instalado o dispositivo “cora-ção de mãe” nos “anjos da guarda” de Seus filhos (que, aliás, foram criados à Sua imagem e semelhança). As mulheres choram. Ou vazam? Ou extra-vasam? Homens também choram, mas é um choro diferente. As lágrimas das mulheres têm um não sei quê que não quer chorar, um não sei quê de fragili-dade, um não sei quê de amor, um não sei quê de tempero divino, que tem um efeito devastador sobre os homens... É choro feminino. É choro de mulher... Já viram como as mulheres conversam com os olhos? Elas conseguem pedir uma à outra para mu-dar de assunto com apenas um olhar. Elas fazem um comentário sarcástico com outro olhar. E apontam uma terceira pessoa com ou-tro olhar. Quantos tipos de olhar existem? Elas conhecem todos... Parece que freqüentam escolas diferentes das que freqüentam os homens! E é com um desses milhões de olhares que elas enfeitiçam os homens. EN-FEI-TI-ÇAM ! E tem mais! No tocante às profissões, por

que se concentram nas áreas de Humanas? Para estudar os homens, é claro! Embora algumas disfarcem e estudem Exatas... Nem mesmo Freud se arriscou a adentrar nessa seara. Ele, que estudou, como poucos, o comportamento humano, disse que a mulher era “um continente obscuro”. Quer evidência maior do que essa? Qualquer um que ama se aproxima de Deus. E com as mulheres também é assim. O amor as leva para perto dEle, já que Ele é o próprio amor. Por isso dizem “estar nas nuvens”, quando apaixonadas. É sabido que as mulheres confundem sexo e amor. E isso seria uma falha, se não obrigasse os homens a uma atitude mais sensível e respeitosa com a própria vida. Pena que eles nunca verão as mulheres-anjos que têm ao lado. Com todo esse amor de mãe, esposa e amiga, elas ainda são mulheres a maior parte do tempo. Mas elas são anjos depois do sexo-amor. É nessa hora que elas se sen-tem o próprio amor encarnado e voltam a ser anjos. E levitam. Algumas até voam. Mas os homens não sabem disso. E nem poderiam. Porque são to-mados por um encanta-mento que os faz dormir nessa hora.”

Luís Fernando Veríssimo

Isso não é uma homenagem as mulheres mães...É um muito obrigada da Bem Viver por tanta

inspiração!

Reflexões BemViver

foto: Reprodução

Page 24: Revista BemViver nº 1

24

A circulação venosa dos membros inferiores corre por dois sistemas: o superficial e o profundo. O sistema su-

perficial pode se visto olhando as pernas e é constituído por dois troncos principais: a veia safena interna que os cirurgiões retiram quan-do fazem a ponte-safena e a safena externa. A primeira corre pela lateral interna da coxa e da perna, passa pelo tornozelo e alcança o hálux, o dedo grande do pé. Nela desagua o sangue recolhido por uma rede su-perficial de veias que funcionam como seus afluentes. A safena externa passa pela parte pos-terior do tornozelo e da perna e sobe até che-gar na região inguinal. O sistema profundo é invisível porque está dentro dos músculos. É um sistema importante porque por nele caminham 90% do sangue recolhido nos membro sinferiores para ser oxigenado nos pulmões. Esses dois sistemas não são estanques.

A comunicação entre um e outro é exercida pelas veias perfurantes, as-sim chamadas porque atravessam a faseia e o músculo até cair no siste-

ma venoso interno. As veias conseguem impulsionar o sangue para cima, contrariando a lei da gra-vidade, porque são dotadas de válvulas, es-truturas que se fecham depois que o sangue passou por elas, impedindo seu retorno.

Quando as válvulas apresentam um defeito qualquer, perdem a elasticidade e o peso da coluna de sangue que está em cima força o

escape de sangue para baixo. Esse aumen-to de pressão por insuficiência de contensão das válvulas faz com que as veias se dilatem progressivamente, formando as varizes. Mui-ta gente acha que tem varizes, mas não tem. Tem apenas veias superficiais.

Saúde e bem-estar

VA

RIZE

S,o

que

é is

so?

Por Dr. Humberto M. Cruz

foto: Reprodução

Page 25: Revista BemViver nº 1
Page 26: Revista BemViver nº 1

26

Além da importância estética os den-tes bem posicionados permitem uma mastigação eficiente dos ali-

mentos facilitando o processo de digestão evitando problemas de estômago. Nos dias de hoje independente da idade podemos realizar tratamen-to ortodôntico para recuperar o correto posicionamento dos dentes e obter um sorriso mais bonito e uma mastigação mais eficiente. Foi se o tempo que se acreditava que usar aparelhos era só para crianças, com a tecnologia atual e aparelhos diferenciados todos nós podemos ter o sorriso ideal e todas as espe-cialidades odontológicas atuando a seu favor. Existem aparelhos que diminuem o tem-po de tratamento e reduz o número de visitas ao consultório, indicado especialmente para pes-soas com tempo reduzido, mas que também querem investir na sua estética e melhorar sua qualidade de vida. Para isso é preciso contar com profissio-

Saúde e bem-estar

Qual a importância do seu sorriso?

nais experientes e especializados nas diversas áreas odontológicas para proporcionar a me-lhor solução para cada caso. Consultar seus amigos, verificar a idoneidade do profissional faz toda a diferença quando o assunto é sorrir.

Centro Integrado Atibaia www.ciatibaia.com.brDra. Karla Diniz GrecoEspecialista em Ortodontia – CRO 55.294Dr. Ricardo Gomes GrecoReabilitação Oral - CRO 54.705

foto: Reprodução

Page 27: Revista BemViver nº 1

Saúde e bem-estar

DRENAGEM LINFÁTICA MANUAL

Massagem aplicada no sistema circulatório do corpo humano, estimulando a eliminação do excesso de líquido do tecido intersticial.

Podemos aplicá-la nos tratamentos estéticos facial e corporal, como parte do protocolo, na limpe-za de pele, no tratamento da acne e revitalização do envelhecimento da pele, no corporal e no tratamento de celulite. No pré e pós cirúrgico, sempre com a indica-ção do médico. Cirurgia plástica facial, corporal e lipoaspiração. Também indicada para cirurgia vascular, on-cologia e dentárias, principalmente nos implantes.

DRENAGEM LINFÁTICA TERAPÊUTICA

Indicada como coadjuvante nos tratamentos de sinusite, otite, prisão de ventre intestinal, sistema circula-tório, varizes e nos edemas em geral.

foto

: Rep

rod

ução

Centro de Estética Maria Alice ReicherRua Jose Bim, 105 – Centro, Atibaia – SPTel.: 4413.0952 Maria Alice Reicher Borges- HCSP - São Paulo- Escola Dr. Vodder Schuler - Suíça- Terapia Vacuumlinfatica Manuale - Itália- Terapia Vacuumlinfatica Manuale - Terapia Descongestiva Dal Microcirculo - Itália

Page 28: Revista BemViver nº 1

28

Saúde e bem-estar

A princípio, serão alvo da inspe-ção ônibus, vans, táxis e veí-culos que prestam serviços

para o poder público e empreiteiras contratadas pelo mesmo. A frota alvo do programa poderá ser am-pliada a critério do Poder Executivo, de acordo com os resultados ante-riores e as necessidades locais. Além da redução dos gases poluentes na atmosfera, melhoran-do a qualidade ambiental, o progra-ma tem como objetivo conscientizar a população em relação ao tema, promover economia no gasto com combustíveis através da regulação

Inspeção veicular controlará

a emissão de poluentes

dos motores e tornar o município um pólo de difusão do Programa de Ins-peção Veicular, conforme a resolu-ção 18/86 do CONAMA (Conselho Nacional de Meio Ambiente). É tam-bém o órgão que define os limites máximos de emissão de poluentes atmosféricos pela frota circulante no município. O projeto prevê parceria entre as secretarias de Transporte e Meio Ambiente para a implanta-ção do programa e realização de campanhas. Estudo realizado pela USP - Universidade de São Paulo, revela

que os paulistanos têm uma ex-pectativa de vida dois anos menor do que a do resto do país, devido às condições do ar da cidade de São Paulo. Atibaia se conscientiza, nossos representantes estão preocupados e lançam discus-sões sobre o assunto, Beto Tricoli Secretário de Urbanismo e Meio Ambiente de Atibaia, acompanha de perto todos os assuntos.

Fonte: Assessoria de

Imprensa Câmara Municipal

da Estância de Atibaia

Reduzir a poluição atmosférica através do controle de emissão de poluentes pelos veículos que circulam pela cidade.

Page 29: Revista BemViver nº 1

29

Culinária

Ingredientes:- 1 xícara (chá) de suco de laranja- Suco de 1 limão- 1 xícara (chá) de água- 1 fatia de abacaxi- 1 beterraba- 1 colher (sopa) de açúcar- Cerejas e abacaxi a gosto

Coquetéis UAUUUUU!

Fácil, fácil...

Ingredientes:- 1 carambola média em fatias- 1 fatia pequena de melão em pedaços- 4 doses de suco de abacaxi pronto para beber (200 ml)- 2 doses de gim (100 ml)- 2 cubos de gelo - Açúcar a gosto

Modo de Preparo: 1. Reserve uma fatia de carambola para decoração do copo. 2. Bata o restante no liquidificador com melão, o suco de abacaxi, o gim e os cubos de gelo, até obter uma mistura homogênea. 3. Se necessário, acrescente o açúcar.4. Despeje a bebida em um copo, decore com a fatia de carambola reservada e sirva.

Modo de Preparo:1. Descasque e corte todos os ingredientes2. Misture tudo no liquidificador3. Peneire em seguida4. Coloque o coquetel em taças5. Decore com cereja e carambolas6. Sirva gelado

Coquetel de Frutas sem álcool

Coquetel Delícia

foto: Reprodução

Page 30: Revista BemViver nº 1

38

Marketing

PAI - escolhi uma ótima moça para você casar.FILHO - Mas , pai, eu prefiro escolher a

minha mulher.PAI - Meu filho, ela é filha do Bill Gates…FILHO - Bem , neste caso, eu aceito. Então, o pai negociador vai encontrar o Bill Gates. PAI - Bill, eu tenho o marido para a sua filha!BILL GATES - Mas a minha filha é muito jovem para casar!PAI - Mas este jovem é vice-presidente do Banco Mundial…BILL GATES - Neste caso, tudo bem.

Finalmente, o pai negociador vai ao Presi-dente do Banco Mundial. PAI - Senhor Presidente, eu tenho um jovem re-comendado para ser vice-presidente do Banco Mundial.PRES. BANCO MUNDIAL - Mas eu já tenho muitos vice-presidentes, mais do que o necessário.PAI - Mas, senhor, este jovem é genro do Bill Gates.PRES. BANCO MUNDIAL - Neste caso ele pode começar amanhã mesmo!

Moral da história: Não existe negociação perdida. Tudo depende da estratégia.

“Pense como um homem que age. Aja como um homem que pensa.”

Henry Bérgson

A arte de negociar

foto: Reprodução

Page 31: Revista BemViver nº 1

Otwitter já é o maior suces-so da internet dos últimos tempos, e está se tornan-

do cada vez mais popular entre os internautas. E inevitavelmente muita gente começa a se pergun-tar o que é Twitter? Para que serve o Twitter? Como criar um Twitter? Twitter (pronuncia-se “tuí-ter”) é uma rede social e servidor para microblogues que permite aos usuários que enviem e leiam atualizações pessoais de outros

contatos (em textos de até 140 ca-racteres, conhecidos como “tweets”), através da própria da internet. De acordo com uma pesqui-sa realizada por uma agência ame-ricana, a maioria (61%) dos usuários do Twitter no Brasil é composta por homens na faixa de 21 a 30 anos, solteiros, localizados nos estados São Paulo e Rio de Janeiro. Na maior parte, são pessoas com ensino su-perior completo e renda mensal compreendida entre R$ 1001 e R$ 5000. Ainda segundo a pesquisa, esse público gasta cerca de 50h se-manais conectados à Internet. O objetivo básico do Twitter

era permitir que seus amigos ficas-sem sabendo o que você está fa-zendo naquele minuto. Mas agora já é uma ferramenta muito usada para fazer cobertura ao vivo de eventos, discutir assuntos atuais e comparti-lhar links interessantes. Tem gente que interage com a galera e tem até uns deses-perados que sorteiam brindes pra ganhar mais seguidores! Enfim, se o twitter vai sobreviver ao modismo a gente ainda não sabe, mas até lá podemos usá-lo para matarmos tempo, nos divertir e se informar, além de manter amigos em conta-to. ‘Follow me!’

MarketingPor Carlos Arena - Analises de Sistema, Auditor de Sistemas no Varejo. | Twitter @arenabr | [email protected]

Page 32: Revista BemViver nº 1

32

Marketing

A Revista Bem Viver...

Alcança - As revistas pos-suem amplo alcance de pú-blico e de território.

Traz a beleza - A qualida-de gráfica das revistas. A imagem estática permite a análise de de-talhes como cores e formas com toda a calma e tempo. Perfeito para produtos em que a beleza e o

A importância de se anunciar na revista.São muitos os motivos para você fazer parte dela

design são diferenciais. Impacta – Bons textos + Imagens estimulantes é perfeito para produzir impacto no consu-midor e deixar as mensagens re-gistradas em sua mente por muito mais tempo. Chega até nós - Hoje, é possível adquirir revistas nos mais diversos lugares, como supermer-cados, cabeleireiros, cafés, con-

domínios, quiosques e hospi-tais, por exemplo. Esses novos canais aumentam a compra por impulso e oferecem maior co-modidade ao consumidor. É selecionada – O Pú-blico é ativo, é ele quem selecio-na quais assuntos quer ler, é o leitor quem faz o horário nobre. Educa - Revistas de-senvolvem o hábito da leitura,

“ Para o sucesso, atitude é igualmente

tão importante quanto a capacidade.”

Harry F. Banks

Por Priscila Móra

foto: Reprodução

Page 33: Revista BemViver nº 1

33

Marketing

importante a ser iniciado ainda da fase infantil, criando interes-se por temas diversificados em linguagem acessível. Elas tam-bém fornecem informações complementares aos livros di-dáticos com dinamismo e atu-alização. Atualiza - As reda-ções estão sempre antenadas e sintonizadas com todas as áreas de desenvolvimento hu-mano, trazendo informações constantemente atualizadas sobre os mais diversos assun-tos e temas. Possibilita ler, consultar e colecionar - A revista permite consultas a qualquer momen-to e por longo tempo, o leitor pode retornar a ela quando quiser. Os leitores tornam-se também colecionadores, pois boa parte deles a guarda. Ago-ra vem a melhor parte!: O seu anúncio também permanece por todo esse tempo. Isso sig-nifica mais impactos sem cus-tos adicionais. Transmite credi-bilidade – A Revista con-tém informações confiáveis e transferem esse respeito aos produtos anunciados. Tudo está aqui, escrito e assinado pelo anunciante, os consumi-dores acreditam mais e con-fiam mais no anúncio da revista do que em qualquer outra mí-dia, pois serve de prova durá-vel e confiável. Um Estudo da Simmons’ Multi-Media Enga-

gement Study indica que revistas recebem pontuação mais elevada em confiabilidade do que a TV ou a Internet. Permite novas expe-riências - As revistas possuem diversos recursos gráficos que surpreendem os leitores com for-matos diferenciados. Facas es-peciais, aplicação de vernizes, amostras grátis, texturas e cheiros: as possibilidades vão até aonde a criatividade chegar. Trazendo mais intimidade a quem a lê. Potencializa as men-sagens – A Revista permite o aprofundamento das mensagens, potencializando os conteúdos de maneira única. Pesquisas reali-zadas pelo Instituto Millard Brown (EUA) comprovam que as campa-nhas que utilizam revistas são 30% mais eficientes. Segundo pesquisa da Affinity, os leitores têm proba-bilidade 35% maior de tomar uma atitude em resposta à publicidade em revistas. Acompanha – A Revista acompanha o consumidor aonde quer que ele esteja, sendo impac-tado nos mais diferentes lugares sempre à mão. Inclusive, nos pon-tos-de venda onde são decididas as compras. Facilita - As redações uti-lizam linguagem clara, objetiva e de fácil compreensão, uma linguagem acessível feita por especialistas, de forma que o público compreenda. Possui público qualifi-cado – O público leitor é um con-sumidor altamente qualificado que,

além de adquirir produtos, propa-ga suas qualidades. Entre todas as mídias, as revistas são as que possuem menor índice de disper-são o público se envolve ao ler. Segundo uma pesquisa recente da JackMyers, a mídia com maior grau de atenção dos consumido-res às mensagens publicitárias é a revista. É regional - A publicação regional permite direcionar men-sagens para determinadas áreas geográficas, gerando economia e foco, falando assim diretamente com seu público. Presta Serviço – A re-vista além de tudo é uma grande prestadora de serviços aos leito-res, informa, explica e traz o que ele procura e precisa. Destaca – O editorial va-loriza e dá credibilidade aos anún-cios. Os anúncios são feitos para a matéria e ambos para os consu-midores. Há uma relação de troca em que todos ganham: consumi-dores, anunciantes, agencias e editora. Valoriza – A revista é boa de ler, bonita de ver e gostosas de pegar. Você tem prazer de pe-gar uma revista com bom acaba-mento, tocar num papel de quali-dade e sentir a textura, tudo isso valoriza e muito as mensagens anunciadas, que provocam diver-sas reações. As pessoas riem, rememoram, analisam, desejam. Enfim, se emocionam e se conec-tam intensamente com as marcas anunciadas.

Page 34: Revista BemViver nº 1

Gratuito e aberto à participação popular.Cronograma:•Preparação e Produção: de 18 de janeiro a 31 de agosto de 2010.•Inscrições: de 25 de janeiro a 04 de junho de 2010.•Abertura do Festival e Premiação: 03 de julho de 2010, 19h no Centro de Convenções Victor Brecheret – Atibaia – SP.•Exposição: de 03 de julho a 29 de agosto de 2010.•Mais informações: 11 - 4414 - 2139 / 4414 – 2139.

Circuito Cultural PaulistaProgramação: de março e abrilData: 05/03 - 20h. Em Alguma Margem, no Rio - Coletivo Bruto [TEATRO].•Duração: 50 min.•ClassificaçãoIndicativa: 14anos.•Local: Centro de Convenções Victor Brecheret.•Data:19/03 - 20h - Montestória - Núcleo Omstrab [DANÇA].•Duração: 50 min.•ClassificaçãoIndicativa: Livre.•Local: Centro de Convenções Victor Brecheret.•Data: 09/04-20h. Minhas Criadas - Cia de Teatro São Genésio [TEATRO].•Duração: 100min.•ClassificaçãoIndicativa: 14 anos.•Local: Centro de Convenções Victor Brecheret.Data: 23/04 - 20h - Isca de Polícia [MÚSICA]. Artistas interessados em integrar a programação (agosto a novembro), encaminhar material ou entrar em contato com a Equipe de Programação, responsável pela seleção. •Mais informações: Unidade de Fomento e Difusão de Produção Cultural (UFDPC)•Promoção: Secretaria Municipal de Cultura e Eventos, o Circuito Cultural Paulista•Coordenador: André Sturm - [email protected]

Torneio dos Trabalhadores 30ª edição - Esportes e Lazer•Data: 5 de março a 6 de maio.•Mais informações: 4414-2270.•Promoção: Secretaria de Esporte e Lazer da Prefeitura da Estância de Atibaia.

EPATESPO 2010 Encontro Paulista dos Administradores e Técnicos do Serviço Pú-blico Odontológico 10ª edição e o COPOSC 2010 – Congresso Paulista de Odontologia em Saúde Coletiva 9ª edição.•Data: 12 a 14 de maio de 2010•Horário: 8h30 às 18h.•Local: Hotel Gran Roca, localizado na Avenida Walter En-gracia de Oliveira, n° 229, bairro Estância Lynce, Atibaia (SP).•Cerimônia de abertura: Centro de Convenções Victor Brecheret, localizado na Al. Lucas Nogueira Garcêz , nº 511, Centro, Atibaia (SP).•Inscrições para Participação nos Cursos: de 8 de fevereiro a 11 de maio de 2010.Serão aceitas inscrições no próprio evento.•Promoção: Secretaria de Estado da Saúde e a Secretaria de Saúde da Prefeitura da Estância de Atibaia•Mais informações: [email protected]

Corpus Christi Procissão sobre Tapete Ornamental •Data: 13 de Maio.

19º Encontro de Artes Plásticas de Atibaia – 2010•Data: Acontecerá de 03 de julho a 29 de agosto de 2010.•Local: Centro de Convenções Victor Brecheret, Atibaia.•Dias e horários: de terça a sábado, das 9 às 17h, •As atividades principais são: Exposição de Artes com monitoria, apresentações musicais, teaatrais e de dança. Oficinas e palestras te-máticas, distribuídas nos meses de julho e agosto de 2010. Na abertura do evento acontecerá um show musical, convidado pela curadoria do evento.

Água e Luz

SAAE..............................4414-3500

Elektro....................0800-701-0102

Emergência e Saúde

Ambulância resgate...................192

Hospital Albert Sabin.......4414-5000

Hospital Novo.................4414-6000

Santa Casa....................4412-3059

Secr. Da Saúde..............4414-2220

Vig. Sanitária..................4414-3350

Polícia

Defesa Civil...............................199

Delegacia de Polícia........4412-9511

Guarda Municipal............4413-0127

Polícia Ambiental............4412-7613

Polícia Militar................................190

PolíciaRod. Estadual.........4411-0264

Polícia Rod. Federal.........4412-3116

Documentos e outros

Câmara Municipal............2129-1100

Cartório Eleitoral ..............4412-6136

Ministério do Trabalho.......4412-6399

Prefeitura.........................4414-2000

Rodoviária........................4411-4276

Setor de Identidade..........4412-8593

Viação Atibaia...................4411-0215

Correios...........................4413-2843

Bombeiro....................................193

Disk-Denuncia.............................181

Serviços Delivery - Disk

China Inbox......................4412-2440

Frutaria Sata Rita...............4412-0211

Lanchonte kava’s..............4413-3484

Lanchonte Delícia...........4412-0779

Pizzaria Ponto da Pizza....4412-5089

Pizzaria Prime..................2427-6999

Pizzaria Gordo................4412-3036

Pizzaria e Lanchonete Celio’s Pizzaria..

.......................................4411-7426

Restaurante Haru Natsu...4411-2231

Água Lindoya.................4412- 0542

Água Comercial Beb’ Água.................

......................................4411-6112

Água Transágua..............4411-0308

Água Virtuosa..................4412-6163

Água e Gás Atibaia..........4411-9850

Água e Gás Nacional.......4411-0165

Gás Ati Gás....................4412-7653

Gás Ayres Gás................4413-2952

Gás Ultragaz...................4411-0044

Gás Gás Cerejeiras.........4411-2459

Gás Souza Gás..............4412-7268

Gás Supergasbas...........4413-1406

Drograria Aliança.............4412-0525

Drograria Sol Nascente....4412-2974

Drograria MK Drogaria......4412-2167

Drograria Farmanossa......4411-1252

Farmácia São Sebastião...4412-7977

TELEFONES ÚTEIS

Agenda

34

Page 35: Revista BemViver nº 1

Foco total nos consumidores que procuram as melhores atrações, melhores empresas, produtos e serviços da sua cidade. A revista de Atibaia e região. Além de contar o que acontece de mais rele-

vante na vida da nossa região e com seus personagens, tem também o compromisso de apresentar ao leitor, em reportagens e roteiros, as me-lhores opções em matéria de entretenimento, lazer, programas, moda, casa, culinária e bem estar, saúde e serviço, tudo para o Bem Viver. Bem Viver é uma publicação para as pessoas que querem tra-balhar com mais alegria, cuidar da aparência sem descuidar da essên-cia, se relacionando muito mais com o ambiente onde vive e com as pessoas que direta ou indiretamente fazem parte do seu dia a dia. Com leveza apresenta informações, curiosidades e dicas. Uma revista que oferece prazer a quem lê, fazendo os consumidores observarem que o melhor está bem perto e que tudo que precisam encontram aqui. Desenvolvida por uma equipe comprometida e com colabora-dores de muita credibilidade. A Bem Viver fala diretamente com o con-sumidor potencial e o formador de opinião. Investir nesta publicação é ampliar o retorno de seus produtos, serviços e publicidade, já que a visibilidade de sua comunicação será ampliada através destas rodas informais que surgem através da revista. Esteja no local certo, na hora exata com o público certo!

Page 36: Revista BemViver nº 1