revista bem viver 8ª edição

44
Ano II | 8ªEdição | Dezembro de 2012 BELEZA Passo a passo para arrasar na maquiagem de fim de ano MODA Confira dicas da moda Verão para as gordinhas RETROSPECTIVA Confira as fotos dos eventos mais badalados deste ano Rosilhane Faria Sonhadora e determinada. A mulher que é a cara da Revista Bem Viver! Distribuição Gratuíta foto: Thereza Zambotti DE CORAÇÃO PARA CORAÇÃO Os benefícios da equoterapia no tratamento de crianças com deficiência ESPORTE A febre da prática do MMA entre as mulheres

Upload: marcelo-hanickel

Post on 30-Mar-2016

234 views

Category:

Documents


4 download

DESCRIPTION

8ª Edição da Revista Bem Viver., com Rosilhane Faria na capa.

TRANSCRIPT

Page 1: Revista Bem Viver 8ª Edição

Ano II | 8ªEdição | Dezembro de 2012

BELEZAPasso a passo para arrasarna maquiagemde fim de ano

MODA Confira dicas

da modaVerão para

as gordinhas

RETROSPECTIVAConfira as fotosdos eventos mais

badalados deste ano

Rosilhane FariaSonhadora e determinada. A mulher que é a cara da Revista Bem Viver!

Distribuição Gratuíta

foto

: Th

ereza Zam

botti

DE CORAÇÃOPARA CORAÇÃOOs benefíciosda equoterapiano tratamentode criançascom deficiência

ESPORTEA febre da práticado MMA entreas mulheres

Page 2: Revista Bem Viver 8ª Edição

Setembro 20122

Page 3: Revista Bem Viver 8ª Edição

Setembro 2012 3

Page 4: Revista Bem Viver 8ª Edição

Fim de ano é época de comemorar e para nós, da Revista Bem Viver, a comemoração é em dobro. Neste mês de dezembro com-pletamos dois anos de circulação ininterrupta na cidade de Varginha e na região. E isso signifi ca uma grande vitória, principal-

mente para mim, que abracei esse sonho de fazer essa revista dedicada às mulheres guerreiras e tão queridas. E como todas nós sabemos, os sonhos, para se tornarem realidade, precisam de muita perseverança, fé e luta. E como lutamos! Lutamos a cada dia na busca de conseguir encontrar os melhores conteúdos para serem oferecidos para você, que é muito especial para a Revista Bem Viver. E as batalhas têm sido vencidas. A cada edição recebemos mais e mais elogios, sugestões e até mesmo críticas, que nos colocam para frente, tentando fazer o melhor sempre.

Agora, antes de começarmos a apreciar a revista, queria fazer um agradecimento especial. Quero falar de sonhos. O sonho só é possível se tornar realidade, em primeiro lugar, se você acredita nele e em segundo, quando você percebe que sozinho é im-

possível conseguir caminhar e realizá-lo. A Revista Bem Viver nasceu, sim, de um sonho, porém, ele não seria possível se eu não tivesse pessoas comprometidas, responsáveis e que acreditassem que uma simples ideia poderia virar realidade. Tudo é um pro-cesso. Vamos garimpando dali, daqui, até acertarmos a mão. E com a revista não foi diferente. Para falar a verdade foi de primeira e fui feliz em escolher pessoas, profi ssionais qualifi cados, dedicados e comprometidos. Hoje, a equipe Bem Viver é composta por jor-nalista, design gráfi co, editor de arte e editora-chefe. Todos trabalham com muito amor para poder levar o melhor a nossas leitoras e leitores. Meus sinceros agradecimentos a esta geração de jovens profi ssionais, que trazem consigo muita energia, criatividade, competência, bom humor e, principalmente, acreditam que juntos tudo é possível e que a troca de conhecimentos e experiência é uma somatória para se colher os frutos.

Com carinho, Rosilhane Faria - Diretora Responsável

Então, para celebrar as vitórias, vamos às comemorações! E nada melhor para comemorar do que fazer uma edição es-

pecial da Revista Bem Viver. Nesta edição, a personagem de capa sou eu. Sempre buscamos colocar na nossa capa mulhe-res de destaque na sociedade e que se destacam na vida de algum modo. Começamos com a Juliana Neves Figueiredo, que perdeu mais de 50 quilos após fazer uma cirurgia de redução do estômago. Depois, conseguimos trazer com exclusivida-de uma matéria com Maria da Penha, que também foi um su-cesso, pois divulgamos sua história de lutas e vitórias. Nossa terceira personagem foi a jovem empreendedora da cidade de Três Pontas, Vanessa Vilela, proprietária da Kapeh.

Depois veio a história inspiradora de uma senhora que con-quistou muitas pessoas. A Dona Eubea, que com quase

70 anos voltou a estudar. Na sequência, destacamos a vida da fotógrafa, Th ereza Zambotti, que conquistou muitas leito-ras que ainda não conheciam sua personalidade marcante. A nossa sexta capa foi ilustrada pela empresária, Cléia Andrade. Uma mulher forte, batalhadora e que inspirou muitas pesso-as que puderam conhecer sua história. A última revista nossa teve como destaque a Diva da Autoestima, Nelma Penteado. Nelma é um show à parte e mostrou isso na sua entrevista. Agora, para nossa oitava edição, a equipe da Revista Bem Viver reuniu-se para decidir quem seria o destaque e todos optaram para que eu fosse a personagem da capa. O motivo é que vo-cês conheçam um pouco da minha história e de como surgiu essa revista que hoje é companheira de muitas mulheres. Espero que vocês gostem das novidades que estamos im-plantando e queremos convidá-los, também, para nos acom-panhar na internet. Temos um blog: revistabemviveronline.blo-gspot.com.br e também estamos no Facebook. Assim, nossa interação vai ser diária e não só quando a revista for publicada.

Dezembro 20124

Editorial

José Paulo(Designer Gráfi co)

Marcelo Hanickel(Direção de Arte)

Adriene Olímpio (Editora-Chefe),Rosilhane Faria (Diretora) e Mirella Penha (Jornalista)

Page 5: Revista Bem Viver 8ª Edição

Diretora ResponsávelRosilhane Faria

Editora-ChefeAdriene Olímpio

Jornalista ResponsávelMirella Penha – MTB 13314

Edição e Direção de ArteMarcelo Hanickel

Fotografi aVaninha Bíscaro

ColaboradoresIvanise Toledo, Prof. Me. Nilton dos Santos

Portugal, Aryanne Ribeiro, RestauranteBrasileiríssimo

CapaFoto e Maquiagem: Th ereza Zambotti

Cabelo: Studio Netto Comunian

ComercialAvenida Ana Jacinta, 719, Bom Pastor

Varginha/MG – CEP: 37014-240E-mail: [email protected]

Telefone: (35) 3067.2600 ou (35) 8847.7288

Tiragem: 5.000 exemplares

CirculaçãoVarginha e cidades circunvizinhas

As opiniões, em matérias assinadas, são de exclusiva responsabilidade de seus autores,

bem como os anúncios publicados que são de responsabilidade dos anunciantes.

Curta nossa página no Facebook

Expediente

Depoimentos

Dezembro 20125

Em dois anos da Revista Bem Viver pudemos contar histó-rias de vida surpreendentes, principalmente as das mulhe-

res que foram destaque em nossas capas. Reunimos aqui os depoimentos delas, que nos contam a importância deste mo-mento em suas vidas.

“Foi uma honra ter sido capa da RBV. Prin-cipalmente a primeira capa! Fiquei imensa-

mente feliz em poder, através da publicação, compartilhar com as pessoas uma história tão importante e de tanto sucesso em meu “mun-do particular”. Creio que através dessa matéria, posso ter ajudado as pessoas a acreditar que uma nova história sempre poderá ser escrita!”

Juliana Neves Figueiredo

“Foi uma honra e grande privilégio ter minha trajetória destacada na Bem Viver, pois me identifi co muito com esta revista, que trata de temas tão interessantes do cotidiano femini-no e que, assim como a Kapeh, é marcada por uma trajetória de muita credibilidade, cons-truída com muita dedicação, profi ssionalismo e amor e que tem a frente uma mulher com-petente e batalhadora como a Rosilhane! Pa-rabéns a toda equipe pelos seus 2 anos!”

Vanessa Vilela

“ Fiquei mais conhecida como exemplo de perseverança e coragem de voltar às aulas numa idade avançada. A matéria repercutiu muito para aqueles que estavam fora dos estudos. Para mim, foi muito importante ser entrevistada pela RBV, porque fez com que eu me sentisse com mais responsabilidade social. A revista circulou na capital de São Paulo, Franca, Londres (Inglaterra), onde amigos e familiares que há muito tempo não me viam, tiveram oportunidade de saber como eu estou hoje”!

Eubea Petrone

“Fiquei muito feliz com o convite e aceitei por ser uma revista séria para o público feminino, na qual pude mostrar um pouco de minha vida e da importância da mulher na nossa socieda-de. Depois da minha entrevista, pelo reconheci-mento das pessoas que se manifestaram, pude concluir que nós mulheres sempre temos mui-tas histórias de vida para contar”!

Th ereza Zambotti

“Foi muito bom eu ter saído na capa da Revis-ta Bem Viver, porque várias pessoas que não me conheciam, passaram a me conhecer, tanto em foto, quanto a trajetória da minha vida, que foi de muita luta e muito trabalho. Conheceram, também, um pouco da minha família, dos meus sonhos, enfi m, um pouco de tudo. Gostaria de agradecer a vocês da revista pela oportunidade que me deram de ser capa desta conceituada e respeitada publicação”.

Cléia Andrade

“Para mim, foi de uma importância absoluta. Acompanho o trabalho da Revista Bem Viver, a qual acho de um bom gosto extremo e com ma-térias que realmente interessam e nos levam a uma refl exão para maior felicidade e qualidade de vida. Então, fi quei honradíssima com o convite. Os elogios foram muitos”.

Nelma Penteado

Page 6: Revista Bem Viver 8ª Edição

Setembro 20126

MODAModaVerãoPlus Size

16

SAÚDEMulher x Tabagismo .................................................................10

BELEZAFique linda neste verão ............................................................ 12Maquiagem de fi m de ano .......................................................14

MODAOs acessórios do Verão 2013 .................................................18Perfume importado – um desejo irresistível ................... 20

DE CORAÇÃO PARA CORAÇÃOEquoterapia ................................................................................. 26

EDUCAÇÃODiferença entre os cursos superiores ................................ 28

VIVA BEMArquitetura Sustentável .........................................................30

ENTRETENIMENTOWorkshop Mulher Diamante ................................................. 32Laura Toledo - Meus 15 anos .................................................34Lagamar Grupo .......................................................................... 36AMAR - Baile Túnel do Tempo ............................................... 36UNIS - Medalha do Mérito Educacional .......................... 37

ESPORTEMulheres no MMA .....................................................................38

VICE-VERSAAmizade ......................................................................................40

VIVA CULTURA50 tons de cinza ..........................................................................41

BEM CASADOBacalhau à Brasileiríssimo...................................................... 42

EM CENAConheça a história

de Rosilhane Faria

22

BEM ESTARPrazer em

se exercitar

8

Dezembro 20126

Sumário

Page 7: Revista Bem Viver 8ª Edição

Foto

: Ju

liano

Lem

es

Rua Santa Cruz, 191, Centro | Varginha | MG

(35) 3222.7693

VOCÊ SIMPLESMENTE ÚNICA

[email protected] Netto Comunian

Rua Santa Cruz, 191, Centro | Varginha | MG

(35) 3222.7693

VOCÊ SIMPLESMENTE ÚNICA

[email protected] Netto Comunian

Page 8: Revista Bem Viver 8ª Edição

Dezembro 20128

Bem Estar

Já estamos cansadas de ouvir que praticar uma atividade físi-ca só traz benefícios, tanto para o corpo, quanto para a saúde.

Quando nos exercitamos, há uma melhora do sistema cardiorres-piratório e a circulação, além de fortalecimento da musculatura e, de quebra, deixar o corpo mais enxuto. Até aí, tudo bem. Só que tem aquela simples palavrinha que precisamos ter todos os dias para conseguir atingir nossa meta: disposição. É preciso, primei-ro, vencer a preguiça e fazer com que os exercícios se tornem um hábito. E como fazer isso? Uma dica é escolher alguma ativida-de que tenha mais a ver com você, com seu estilo de vida, e que garanta a sua satisfação, diminuindo as chances de abandonar a atividade e voltar ao sedentarismo.O personal trainer e consultor da farmácia online Desejo Saúde, Leandro Coltro, diz que o exercício ideal é aquele que vai ao en-contro do perfil do aluno, seus objetivos e histórico de saúde. “Em todos os casos, deve-se estabelecer uma rotina personalizada, que seja do agrado da pessoa, adequada ao seu estilo de vida e que possa trazer resultados seguros e graduais. E antes de iniciar qualquer atividade física, deve ser feita uma avaliação médica”, afirma.Abaixo, informações do personal trainer sobre cada modalidade. Escolha a sua preferida:

Corrida: Pode ser praticada em qualquer idade, dos 5 aos 80 anos. Além de ajudar a emagrecer, a corrida trabalha a muscula-tura, beneficia a circulação sanguínea, regula o sono, e estimula a produção de endorfina (também chamada de “hormônio da fe-licidade”), uma das responsáveis pela sensação de prazer, bem estar e diminuição do estresse.

Danças: É uma atividade mais descontraída, ideal para quem quer emagrecer com prazer, se soltar um pouco mais, e até me-lhorar a concentração. Os benefícios são muitos: melhoram a coordenação motora, fortalecem a musculatura, ajudam a ema-grecer, favorecem a memória, a expressão corporal, a capacidade cardiorrespiratória e estimula o espírito de equipe. Indicada dos 3 aos 70 anos.

Futebol: A paixão nacional agrada pessoas de ambos os sexos e idades diversificadas, que gostam de praticar atividades físicas em grupo. Melhora a agilidade e a coordenação, trabalha a mus-culatura, favorece o sistema cardiorrespiratório e o trabalho em equipe, e diminui a gordura corporal.

Ciclismo: Indicado a partir dos 8 anos, pode ser praticado ao ar livre, para quem gosta de diversão, ou em ambientes fechados, como na academia. O ciclismo melhora o condicionamento físico, fortalece a musculatura em geral (em especial o quadríceps), me-lhora o sistema cardiovascular e o respiratório e não causa grande impacto nas articulações. Com treino bem orientado, ajuda a con-trolar os níveis do colesterol, da pressão arterial e ainda a baixar o percentual de gordura corporal.

Hidroginástica: Para pessoas que não gostam de salas fe-chadas e preferem aulas dinâmicas, em grupo. A hidroginástica pode ser praticada dos 25 aos 90 anos, incluindo aqueles que têm problemas na coluna, atletas lesionados, gestantes e idosos, pois não causa impacto nas articulações. A prática regular ajuda a emagrecer, fortalece a musculatura, melhora a coordenação mo-tora, a flexibilidade, a circulação sanguínea e a respiração e regula a pressão arterial.

Prazer emse exercitar

Page 9: Revista Bem Viver 8ª Edição

Setembro 2012 9

Musculação: É a preferida por quem se preocupa com a boa forma física e que desejam desenvolver a musculatura, deixan-do-a mais defi nida. Em alguns meses de prática, ajuda a ema-grecer, favorece a qualidade do sono, reduz o risco de problemas cardíacos, diabetes, colesterol alto e hipertensão.

Natação: Ideal para todas as idades. Está entre as atividades físicas mais completas. Trabalha todos os músculos, melhora a coordenação, o sistema respiratório, regula a pressão arterial, reduz a frequência cardíaca e ajuda a emagrecer. É um exercí-cio leve (que pode ser praticado também de forma intensa) e de baixo impacto, indicado para quem quer perder peso ou apenas abandonar hábitos sedentários. Também é um bom complemen-to para praticantes de corrida ou musculação, pois ajuda a relaxar a musculatura.

Pilates: Indicado para quem quer melhorar a resistência mus-cular e fugir do estresse do dia a dia. O pilates unifi ca treino cor-poral e mental, e pode ser praticado dos 18 aos 80 anos. Ajuda ainda a corrigir a postura, trabalhar a concentração, a respiração, aumentar a fl exibilidade e emagrecer.

Yoga: Por ser dividida em diferentes linhas, pode agradar vários tipos de pessoas, das mais “zen” às mais agitadas. Pode ser pra-ticada desde a mais tenra idade até os 90 anos. A yoga aumenta a fl exibilidade, ajuda a regularizar a respiração e o metabolismo, relaxa o sistema digestório e a circulação sanguínea, fortalece a musculatura e trabalha a concentração.

Fonte: www.bolsademulher.com

TRATAMENTOS CORPORAIScelulite, gordura localizada, flacidez,

pré e pós-operatório

TRATAMENTOS FACIAISmaquiagem definitiva, limpeza de pele,

tratamentos de acne e rejuvenescimento

MASSAGENSrelaxantes, terapêuticas e pedras quentes

PARA 2013, MAIS UMA NOVIDADENA RL CENTRO DE ESTÉTICA E SAÚDE

Pilates associado à plataforma vibratória

PROFISSIONAISEstética e Cosmética: Rosane Marques,

Lilian Mantovani e Leilane MeneguciFisioterapeuta: Drª Keila Ap. Teixeira

Rua Armando Nogueira, 290, Santa Maria | Varginha | MG | Telefone: (35) 3214.4828

É Natal...

Tempo de sonhar e acreditar que o mundo pode ficar ainda melhor.

Que a luz do Natal traga muitas realizações, sucesso e que você

tenha sempre o melhor que a vida possa oferecer.

Desejamos paz, alegria e muitas vitórias para o próximo ano

3214.4828

NA RL CENTRO DE ESTÉTICA E SAÚDENA RL CENTRO DE ESTÉTICA E SAÚDE

Page 10: Revista Bem Viver 8ª Edição

A maioria das pessoas sabe que fumar não é saudável, mas as mulheres fumantes devem fi car ainda mais atentas

para os prejuízos do cigarro. O risco é que elas, além das doen-ças respiratórios que qualquer um pode ter, são mais suscetí-veis aos malefícios do fumo, devido às peculiaridades próprias do sexo, como gestação e o uso de pílula anticoncepcional. Outro problema é que o número de mulheres fumantes tem aumentado mais do que dos homens fumantes. “A incidência e prevalência de mulheres tabagistas está aumentando em relação aos homens e, com isso, tem-se observado maior ocorrência de doenças pulmonares, como: enfi sema, bronqui-te crônica , câncer de pulmão e outras doenças, neste seg-mento da sociedade. Os efeitos da nicotina incluem a perda de peso e sensação de bem estar, com diminuição da ansie-dade, o que talvez justifi que seu uso pelas pessoas de modo geral”, explica o médico pneumologista, Dr. Fábio A. Gomes.De acordo com dados da Organização Mundial de Saúde – OMS – estima-se que 250 milhões de mulheres fumam dia-riamente. Entre os anos de 1950 e 2000, cerca de 10 milhões fumantes do sexo feminino morreram devido ao consumo de tabaco. As estimativas para o futuro são ainda mais assusta-doras. A expectativa é que até 2030, esse número de mortas chegue a 40 milhões.Não querendo fazer parte desses tristes números, Lucélia Ma-ria Dionísio Vivaldi largou o vício que mantinha há 32 anos.

Faz quatro anos que ela decidiu, defi nitivamente, não colocar mais um cigarro na boca e o que a motivou foi a vontade de viver. “Um dia fui parar no hospital passando muito mal. Eu quase não conseguia respirar e descobri que estava com en-fi sema pulmonar. Se eu continuasse fumando, com certeza já teria morrido”, conta Lucélia.Só que abandonar algo que causa dependência química é muito difícil. Quem já conseguiu sabe como são muitas as provações. O jeito é ser firme e tentar encontrar algo que te ajude a superar o vício. “Como eu fumava o dia inteiro, mais de um maço por dia, precisava encontrar outra ocupa-ção para as minhas mãos que não fosse segurar o cigarro. O que usei para me distrair foi fazer palavras-cruzadas. Eu comprava aquelas revistinhas e ficava fazendo palavras--cruzadas. Assim, mantinha minhas mãos e minha cabeça ocupadas. Graças a Deus deu certo e hoje não suporto nem o cheiro do cigarro”, explica Lucélia.

Vida nova

Passados os apertos para largar o vício, vêm os resultados positivos. Hoje, Lucélia, que nem aguentava ir à esquina à pé, consegue correr na esteira. A alimentação também fi cou mais saudável, além da autoestima, pois ela sabe que é uma vitoriosa. “Só quem fuma e consegue parar tem a noção do quanto é difícil. Todo mundo sabe que o cigarro faz mal, mas para largar é preciso ter muita força de vontade e isso nin-guém pode dar para a gente. Só nós que temos a condição de ter. Agora, a vida depois de largar o vício é outra e eu só tenho a agradecer. Hoje, posso curtir minha netinha, que completa um ano em abril e que, com certeza, eu não teria conhecido se não tivesse parado de fumar”, comemora.

Quais os prejuízos

que o usodo cigarro

traz paraa mulher

Saúde

Faz quatro anos que ela decidiu, defi nitivamente, não colocar mais um cigarro na boca e o que a motivou foi a vontade de viver. “Um dia fui parar no hospital passando muito mal. Eu quase não conseguia respirar e descobri que estava com en-fi sema pulmonar. Se eu continuasse fumando, com certeza já teria morrido”, conta Lucélia.Só que abandonar algo que causa dependência química é muito difícil. Quem já conseguiu sabe como são muitas as provações. O jeito é ser firme e tentar encontrar algo que te ajude a superar o vício. “Como eu fumava o dia inteiro,

os

do

Saúde

Dezembro 201210

Page 11: Revista Bem Viver 8ª Edição
Page 12: Revista Bem Viver 8ª Edição

Dezembro 201212

Chegou a época de pernas de fora, cabelos ao vento e cor-po mais à mostra. Para algumas, uma delícia. Para outras,

um desespero em pensar que não se cuidou a tempo de po-der curtir livre, leve e solta. Mas temos uma boa notícia! Ainda dá para melhorar a aparência e, de quebra, passar um verão de forma mais saudável. As dicas que vamos listar são imprescin-díveis durante o ano todo, só que quem ainda não tem hábito de segui-las, deve começar agora mesmo.Com a adoção desses hábitos saudáveis, você vai passar a sentir-se linda o ano todo e quando chegar essa época nova-mente, não vai estar desesperada correndo atrás do prejuízo. Então, vamos lá!

1. Beba muita águaNão é repetitivo dizer o quanto a água é boa para o nosso or-ganismo. Se você não tem o hábito de beber esse líquido mila-groso, comece a tomar dois litros por dia, no mínimo. Por ficar com o corpo bem mais hidratado, sua pele fica mais bonita.

2. Cuidado com a celuliteAlém de beber bastante água, evite a ingestão de refrigeran-tes e açúcar. Assim você previne a aparição de novas celulites. Agora, se já possui muitos furinhos, além desses cuidados é

aconselhável realizar tratamentos estéticos que poderão aju-dar você com esse problema.

3. Tome cháOs chás devem ser companhia diária de quem quer ter boa saúde e um corpo bonito. Para isso, invista nos chás verde e branco, que são excelentes para desintoxicar o organismo e também são ótimos diuréticos.

4. Use protetor solar sempreMesmo nos dias mais nublados é essencial passar o protetor solar. Você não deve esquecer o protetor de jeito nenhum! Cuide de sua pele, evite manchas e fique linda para se bronzear com saúde durante o verão.

5. Mantenha uma dieta equilibradaO que significa isso? Preferir alimentos saudáveis e comer de tudo um pouco, sem exageros. Se você não possui o hábito de comer verduras, frutas e legumes, crie-o já! Esses alimentos são essenciais para o nosso organismo, pois possuem muitas vitaminas que oferecem os mais diversos benefícios. Também não deixe de comer aquele docinho que você adora, de vez em quando. Equilíbrio é a chave para o seu sucesso!

Fique linda neste verão

Beleza

Seguindo essas dez dicas, você vai aproveitar ainda mais o queo calor nos proporciona

Page 13: Revista Bem Viver 8ª Edição

6. Pratique exercícios físicosAssim como ter uma dieta saudável, a prática de exercícios fí-sicos também é essencial para uma boa saúde e um belo cor-po. Entretanto, o melhor exercício para você praticar varia de acordo com o seu objetivo e estilo (confi ra matéria na página 8). Se o seu desejo é emagrecer, sem dúvida deve dar prefe-rência aos aeróbicos, como caminhada, corrida, bike, etc.; ago-ra, se você quer apenas tornear os músculos, opte pela musculação.

7. Cuide de seus pésMuitas mulheres cuidam de todo o corpo e se esquecem dos pés. Gente! Verão é época de sandálias, rasteirinhas, chinelos...Fique de olho em tratamentos para mau cheiro, calosidades, entre outros problemas. Não se esqueça de hidratar sempre os pés e deixar as unhas bem cuidadas.

8. Cuide de seu intestinoFicar com prisão de ventre regularmente, além de desagra-dável, não faz bem à saúde. Para evitar esse tipo de situação, consuma alimentos fi brosos e, novamente, beba muita água.

9. De olho na depilaçãoFique de olho no momento mais adequado de realizar a depi-lação. Justamente por o processo de depilação retirar uma ca-mada que protege a pele, tomar sol logo em seguida não é uma ótima ideia. Por isso, programe-se direitinho antes de ir à praia ou à piscina.

10. Cuide também da mentePoucas pessoas acreditam, mas a beleza não depende apenas de cuidados estéticos. Uma pessoa que se sente bonita, real-mente fi ca mais bonita. Isso acontece através da autoestima elevada, da confi ança e de muitos outros fatores. Justamente por esse motivo, passe a lidar melhor com o estresse, tenha sempre um hobby, leia mais, passeie mais e cuide sempre do seu humor.

Fonte: www.oqueeh.com.br

Atendimento com hora marcada

(35) 3223.2550Av. Zoroastro Franco de Carvalho, 144 • Santa Maria • Varginha • MG

• Reposição de Botox• Reposição de Queratina• Manicure e Pedicure• Tratamento de unhas encravadas• Hidratação dos pés• Depilação• Maquiagens• Penteados: debutantes, damas, noivas e madrinhas• Tratamento corporal e facial• Micropigmentação• Maquiagem definitiva

Cortes masculino e feminino •Selagem •

Progressiva definitiva •Coloração •

Luzes •Reflexos •

Ombré Hair •Californianas •

Balaiagem •Hidratação •

Cauterização •

Suzana Ferrari e Grasieli Martins

Page 14: Revista Bem Viver 8ª Edição

Setembro 201214

10. Use um batom nas cores pêssego ou gloss clarinho para não carregar a maquiagem.

11. Passe o blush de dentro para fora, sem exageros.

12. É muito importante tomar cuidado na hora de aplicar o blush, muitas mulheres acabam exagerando, deixando a maquiagem muito artifi cial.

Dezembro 201214

Beleza

Final de ano chegou e, com ele, as festas. É o momento opor-tuno para darmos uma arrumada no cabelo, comprar aquela

roupa bacana e usar aquela maquiagem. Como os gastos são muitos nesta época, decidimos trazer nesta edição da Revista Bem Viver dicas de como se maquiar em casa para as festas de fi nal de ano. Assim, você economiza e pode distribuir mais pre-sentes - para os outros ou para si mesma.

1. Primeiro passo e mais importante é observar o seu tipo de pele e comprar o produto indicado para ela.

2. Com os produtos indicados em mãos, faça uma limpeza de pele, retirando todos os resíduos, fi nalizando com soro fi siológico que ajuda a refrescar a pele para receber a maquiagem.

3. Aplique a base, de preferência misturada com o fi ltro solar,assim ela não fi ca pesada e deixa a pele protegida.

4. Passe o pó compacto para não deixar oleosa.

5. Passe o lápis nos olhos contornando-o de leve.

6. Use uma sombra preta ou marrom terroso para esfumar os olhos de fora para dentro fazendo o contorno dos olhos.

7. Aplique a sombra dourada ou cintilante de dentro para fora completando a maquiagem.

8. Passe o delineador rente aos cílios.

9. Aplique a máscara dando destaque nos cílios.

Passo a passo paraarrasarna maquiagemde fim de ano

12

5

8 9

Page 15: Revista Bem Viver 8ª Edição

Setembro 2012 151515

Rua Genis Rossignoli Rocha, 271 • Damasco • Varginha • MG 35 3223.5018

Corte, Escova, Tratamento dos Fios com

Hidratações Específicas para cada tipo

de cabelo, Realinhamento dos Fios,

Terapia Capilar, Selagem Térmica,

Relaxamento, Texturização, Cauterização,

Luzes, Mechas, Coloração, Penteado,

Maquiagem, Depilação, Depilação

Egípcia, Desing de Sobrancelha,

Limpeza Facial.

Page 16: Revista Bem Viver 8ª Edição

Setembro 201216

Quase metade da população feminina brasileira está acima do peso. E muitas dessas mulheres, com a

autoestima em dia, não estão preocupadas em emagre-cer. Sendo assim, precisam encontrar roupas adequadas que valorizem o corpo e realcem seu estilo. É por isso que o mercado de roupas pluz size (tamanho grande, em português) cresce a cada dia, com peças que procuram evidenciar o que cada pessoa tem de bonito, indepen-dente do seu peso.Então, com a intenção de orientar essas consumidoras neste verão de 2013 a Revista Bem Viver preparou uma matéria especial com as tendências para a estação mais colorida e divertida do ano. Consultamos blogs famosos na internet por abordarem a moda plus size e encontra-mos algumas dicas.Aí vão elas:

MetalizadosOs metalizados estão em alta, mas o brilho em excesso aumenta e dá a sensação de volume. Para evitar esse efeito, aposte nos tons dourados e metálicos para os acessórios ou detalhes das roupas. Peças inteiras meta-lizadas podem não fi car bem. Fonte: www.papofeminino.uol.com.br

EstampasA mesma dica vale para as estampas. Evite um visual inteiroestampado, mas use a estampa na parte inferior ou na superiore contraste com uma cor mais escura. As melhores estampassão as que têm fundo escuro.

Colo em destaqueNeste verão, estarão em evidência decotes diferenciados e pro-duções repletas de acessórios, como os maxicolares. O ideal é apostar em decotes em V, que ajudam a alongar a silhueta. Se tiver o busto muito grande, não invista nos maxicolares, pois podem dar a sensação de volume ainda maior.

Cores fortes e vibrantesAs gordinhas também podem investir nas cores, que vão estar com tudo neste calor. O truque é optar por usar peças mais escuras onde o corpo tem mais volume e as coloridas para contrastar.

Movimento e levezaPeças ultrafi nas, assimétricas e com leveza dão movimento à moda. As gordinhas podem investir nas peças mais soltinhas, que disfarçam as gordurinhas, aliadas a peças estruturadas, que ajudam a delinear as curvas do corpo.

Calça justaCalça justa é amiga das gordinhas, sim. Não agarradas, que marcam muito o corpo, mas ajustadas ao shape, que não ampliam maisa forma, como fazem as roupas muito largas.

MulletsSaias, vestidos e blusas com modela-gem mais curta na frente e comprida atrás ganham destaque na temporada de moda. Esse modelo alonga a si-lhueta e favorece também as chei-nhas. Mas apenas as peças da parte debaixo devem ser mullets, porque blusinhas nesta modelagem deixam o corpo disforme, dando muito volume à barriga.

Mais dicas sobre moda pluz size podem ser encontradas na internet: grandesmulheres.com.br e lookspara-grandesmulheres.tumblr.com

Con� ra dicas da moda Verãopara as gordinhas

Cheinhade estilo

Dezembro 201216

Moda

Con� ra dicas da moda Verão Con� ra dicas da moda Verão

Cheinhade estilode estilo

Moda

Page 17: Revista Bem Viver 8ª Edição

Setembro 201217

Casamento | 15 anos | Books para Gestantes,Bebês, Infantil e Adulto | Ensaio Sensual

Agende seu Horário

Setembro 201217

Rua Presidente Antonio Carlos, 217 | Centro | Varginha | MG | Tel.: (35) 3222.1578www.vaninhabiscaro.com.br | www.facebook.com/vaninhabiscaro | [email protected]

Uma Rede com 26 Anosagora aqui em Varginha

Varginha/MG - Rua Presidente Antônio Carlos, 598 - Centro - Tel.: (35) 3212.8549Taubaté/SP - Rua Carneiro de Sousa, 39 - Centro - Tel.: (12) 3633.5970Taubaté/SP – Shopping Via Vale GardenCaçapava/SP - Rua Capitão João Ramos, 114 - Centro - Tel.: (15) 3652.5671Cruzeiro/SP - Av. Jorge Tibiriçá, 493 - Centro - Tel.: (12) 3144.8003

Cruzeiro/SP - Av. Jorge Tibiriçá, 631 - Centro - Tel.: (12) 3144.2489Itanhandu/MG - Praça Amador Guedes, 94 - Centro - Tel.: (35) 3361.1944Caxambu/MG - Rua Major Penha, 773 - Centro - Tel.: (35) 3341.1520Passo Quatro/MG - Rua Tenente Viotti, 294 - Centro - Tel.: (35) 3371.1864Resende/RJ – Shopping Patiomix

- Av. Jorge Tibiriçá, 631 - Centro - Tel.: (12) 3144.2489 - Praça Amador Guedes, 94 - Centro - Tel.: (35) 3361.1944

- Rua Major Penha, 773 - Centro - Tel.: (35) 3341.1520 - Rua Tenente Viotti, 294 - Centro - Tel.: (35) 3371.1864

Resende/RJ – Shopping Patiomix

Page 18: Revista Bem Viver 8ª Edição

Setembro 201218 Dezembro 201218

De acordo com o que foi visto nas tendências em roupas e acessórios, o brilho continua em alta, assim como as cores

vibrantes e maxi acessórios. Abaixo as principais tendências em acessórios, bolsas e sapatos.

Pulseiras maxi

As tendências para as pulseiras no próximo verão continuam com o mix de itens fi nos, gros-sos e de amarração, e as maxis. A pedida é de quanto mais pulseiras, mais estiloso fi ca o visual. Para quem adora misturar estilos, pode continuar apostando nessa tendência. Os modelos vêm com pingentes, bolinhas, franjas, penduricalhos de referências religiosas, caveiras e de bichos, além de suas versões mais sofi sticadas de pulseiras grossas em marfi m ou madrepérola.

Bolsa metalizada

Os metalizados não saem de cena. Além de aparecerem em peças de roupas como saias, calças, shorts e jaquetas, e nos sapatos, o estilo também reluz em bolsas e clutches para o verão 2012/2013.Os modelos vêm inteiros metalizados (com brilho ou em tom fosco), predominando os de tons de dourado, ou em detalhes espelhados. A tendência pode deixar uma produção mais sóbria fi car supersofi sticada e moderna.

Con� ra as tendências queestão com tudo para

a próxima estação

Moda

Os acessóriosdo verão 2013verão 2013verão 2013

Chapéus de vários estilos e cores

Os chapéus são apostas certas para o verão. Tanto para quem prefere um modelo mais sóbrio quanto para quem adora uma opção mais colorida e divertida.

Maxicolares

Forte tendência no verão, os maxicolares vêm em diversos estilos. Dos geométricos aos étnicos, de inspiração art decó, com pedrarias e spikes. Os maxicolares podem fazer a diferença numa produção simples, deixando-a sofi sticada e fashion. As opções são bem coloridas, mas para quem gosta de mais sobriedade, é pos-sível incluir na composição colares em ouro velho e de metal desgastado.

Page 19: Revista Bem Viver 8ª Edição

Setembro 2012 19

Maxibrincos

Brincos que batem na altura do ombro ou até ultrapassam abaixo do pescoço foram fortes destaque nas passarelas e estão tomando conta dos visuais de celebridades.De inspiração étnica, artesanal, geométrica, romântica ou moder-na, os maxibrincos vieram para arrasar na próxima estação, deixando o look po-deroso. Os modelos dourados também predominam na tendência com de-talhes em pedras e vazados.Se você acha que essa opção não combina com você, mas quer experi-mentar, comece com opções me-nos amplas para se acostumar.Se gostar, adqui-ra novas peças maiores.

Sapatos bicolores

Supercharmosos e elegantes, os sapatos bico-lores fazem parte das tendências que vieram para fi car. Vistos nas lojas e passarelas desde a temporada de inverno, esses modelos combi-nam tanto com uma produção de festa quanto com uma composição de visual para o dia. Assim como as bolsas, esses sapatos podem mesclar duas ou mais cores (vibrantes ou não), sendo ainda de estilo cap toe ou envernizados.Nas tendências de sapatos ainda estão os mo-delos de saltos grossos, meia-pata, sapatilhas e sandálias com detalhes de materiais naturais como a cortiça, madeira, corda e tecidos de ori-gem vegetal. Além disso, modelos com tecidos estampados, com brilho e amarrações também estão em alta.

Fonte: www.todaela.uol.com.br

Chic é fazer o seu estilo. Venha conferir nossos ótimos preços e aproveite

para conhecer as melhores tendências da temporada.

Avenida Doutor José Justiniano do Reis, 1640 • Jd. Sion • Varginha • MG • 35 3223.3982

Page 20: Revista Bem Viver 8ª Edição

As mulheres brasileiras estão cada vez mais exigentes quan-to aos perfumes que utilizam. Assim, a opção pelos impor-

tados tem sido cada vez maior. Muitos deles, atualmente, pos-suem preços que todas as classes sociais podem pagar. Assim, o quê a primeira vista pode parecer simplesmente um acessó-rio, agora é uma parte importante da sua personalidade, que é versátil e adequada para as muitas situações da vida moderna. A tradição dos perfumes importados faz com que tenham uma qualidade quase que inatingível pelos nacionais. Também apre-sentam uma fi xação bem maior na pele e isso faz com que du-rem mais tempo, sem falar nos ingredientes com que eles são compostos, obtendo um resultado fi nal com a composição das mais fi nas notas.Aproveite o verão para usar fragrâncias mais refrescantes. A grande aposta são os fl orais-frutais com toque sensual e fresh, como pede a estação mais quente do ano. Confi ra e escolha a fragrância que mais combina com a sua personalidade:

Florais: Realçam o aspecto romântico e destacam a feminili-dade da mulher.

Cítricos: Estão mais ligados à vitalidade e força. Refrescantes para o dia.

Amadeirados: Identifi cados com a irreverência e a capacidade de renovação. Ótima durabilidade e ideais para a noite.

Amadeirados Orientais: Ressaltam a sensualidade e o instinto, além de marcantes.

Frutal: São mais doces e sensuais, ótimos para usar na balada.

Dicas:1. Carolina Herrera 212 Sexy

O próprio nome do perfume já diz tudo. Um dos mais dese-jados perfumes fl orais carrega notas de bergamota, pétalas de fl ores, pimenta rosa, baunilha e outros componentes que tornam sua fragrância super sensual. Ideal para mulheres que

querem ser percebidas como sofi sticadas e modernas,o Carolina Herrera 212 Sexy é o perfume.

2. Christian Dior J’Adore

Surpreendente. O Christian Dior J’Adore pode ser defi nido assim:para quem está dentro de um rotina de trabalho, jan-tares, encontros, comemorações e acha difícil encontrar um tempo livre. Este perfume é ideal em qualquer momento. Ele combina fl ores como rosas, orquídeas e violetas com ma-deira amarante. Um dos perfumes casuais mais marcantes do mundo.

3. Th ierry Mugler Angel

Se você procura um perfume doce e jovem, o Th ierry Mugler Angel é a sua escolha. Com essência oriental e amadeirado, o perfume é atração entre mulheres divertidas e ousadas. Além de tudo, a embalagem é um show à parte. Se você for se en-tregar a eventos noturnos, a dica é fazer uso deste maravilho-so perfume. 4. Britney Spears Fantasy

O perfume Britney Spears Fantasy é sucesso por onde pas-sa. Para descrevê-lo podemos começar pela embalagem, um frasco com cristais Swarovski. Um luxo! Ainda mais com um anel de caminhos de pedras lindas.O perfume é uma provoca-ção contínua por ter em sua composição um mix de elementos sedutores . 5. Hilfi ger Tommy Girl

Uma saída clássica, destaque em vendas. Super sedutora, a fragrância Tommy Girl associa combinações fl orais cheias de energia e sedução como as fl ores de maçã e cassis, tornando--se um dos perfumes importados mais recomendados para um dia de festa na praia. Suas fl ores silvestres levam o frescor e a doçura ao seu corpo, deixando você irresistível. Para quem quer demonstrar feminilidade e se deixar levar nesse verão, o Tommy Girl é ideal. 6. Paco Rabanne

Lady Million Seguindo o sucesso da fragrância masculina de One Million, Paco Rabanne revelou sua versão feminina: Lady Million. Um perfume vibrante e sensual, como um néctar de fl ores voluptuosas. Floral-amadeirada, é um grande diamante com o brilho das barras de ouro que decora a tampa.

Colaboradora: Ivanise Toledo

Perfume Importado:um Desejo Irresistível

Dezembro 201220

Moda

Page 21: Revista Bem Viver 8ª Edição

Desafios: adquira mais força e confiança diante do seu dia a dia.

Sedução: como você pode aplicar o poder da sensualidadepara ter uma vida ainda mais feliz.

Corpo: um momento para a mulher conhecer o próprio corpo.O que lhe ajuda a ter mais saúde também.

Rotina: crie, invente ideias avassaladoras para o seu relacionamentonunca mais cair na rotina. Quebre tabus e seja ousada.

Vencedora: como colocar ideias e desejos em prática em todasas áreas de sua vida.

Sensualidade: como incorporar 50 tons de sensualidadeem todos os alvos da vida a dois.

Venha elevar a sua autoestima, sensualidade e melhorar os relacionamentos afetivos.Fique por dentro das mais variadas dicas de sedução e aprenda a fazer massagem sensual,

a tocar, relaxar e vencer toda sua timidez. Venha se tornar uma mulher marcante e inesquecível.

COMO TORNAR SUA VIDA REPLETADE TONS DE ALEGRIA, SENSUALIDADE

E FELICIDADE! Workshop Autoestima e Sensualidade

com a Diva Nelma Penteado - Curso de 4 horas

Intensifique seu poder Feminino!

Dia 28 de fevereiro de 2013 Horário: 19h às 23h

Faça já sua reserva pelos telefones: (35) 3067.26008847.7288 | [email protected]

Page 22: Revista Bem Viver 8ª Edição

Dezembro 201222

emocionada ao ver mais de quatro mil mulheres, todas gritando, reivindicando seus direitos de forma tão democrática e civilizada. É algo para se encher de orgulho. Em primeiro lugar, de ser mulher e em segundo, de acreditar que quando nos unimos, tudo é capaz de se transformar.

RBV: Durante esse tempo de lutas, o que foi mais gratificante?Rosilhane: São várias coisas, mas uma delas foi ter sido eleita presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Var-ginha, em 2008. Durante aquele ano foi uma grande luta e mui-tas experiências que pude vivenciar junto do grupo de mulheres denominadas conselheiras. Todas representantes dos órgãos governamentais e da sociedade civil. Desta maneira, iniciaram-se as atividades do CMDM em Varginha. Então, vejo como foi impor-tante toda a luta, dedicação, as viagens, enfim, todo o aprendiza-do que obtive junto daquelas mulheres. Porque quando nos per-mitimos olhar para todos os lados, fica mais fácil se sentir capaz e saber que a sua voz ecoou de alguma forma e que foi ouvida e atendida, em beneficio de alguém. Assim, podemos ter a certeza que de alguma forma contribuímos com a sociedade e na con-quista de um futuro melhor para as mulheres, seus filhos e toda uma geração.

RBV: E a revista? Como surgiu a ideia de criar uma publicação di-recionada para o público feminino?Rosilhane: Tudo começou através desta luta pelos direitos da mulher. Ao me afastar das atividades do conselho, percebi que não dava para ficar indiferente a uma realidade tão cruel, precon-ceituosa, em que a mulher ainda vive, em pleno século XXI. Então, pensei: por que não criar um veículo de comunicação que falasse direto para a mulher, que abordasse assuntos relacionados a algo que a surpreendesse, pois elas já não se satisfazem com o “co-mum” e deixam claro sua predileção pelo exclusivo. E assim nasce a Revista Bem Viver, uma revista feminina, prática, que auxilia a

Nesta edição comemorativa pelos dois anos da Revista Bem Viver, nada mais adequado do que trazermos uma entrevista

com a mulher que idealizou essa publicação. Se não fosse o entu-siasmo e garra de Rosilhane Faria, as leitoras não poderiam contar com esse espaço tão especial que destaca o mundo feminino. Sempre envolvida em questões ligadas à luta pelos direitos da mulher, Rosilhane se empenha há muito tempo para que a igual-dade de oportunidades e de direitos entre as pessoas exista. A entrevista que segue conta um pouco mais da história des-sa mulher sonhadora, empreendedora e, acima de tudo, que busca realizar os seus sonhos, pois como diz o escritor Paulo Coelho, “o mundo está nas mãos daqueles que têm a coragem de sonhar e correr o risco de viver seus sonhos”.

RBV: Você sempre trabalhou pelos direitos da mulher. Como co-meçaram esses trabalhos?Rosilhane: Tudo começou no ano de 2006, quando eu realizei o evento Mulher em Cena. Foi um dia todo com prestação de ser-viços, como: aferição de pressão, expedição de documento de identidade, aulas de artesanatos e, também, uma palestrante foi convidada para contar sobre a história de violência doméstica que quase a levou à morte. O Mulher em Cena foi um sucesso e a partir dessa ótima experiência que tive com o evento, com a palestran-te, tudo foi levando para que eu me envolvesse com questões que assegurassem a participação da mulher nas atividades políticas, econômicas e culturais do país. Daí em diante não parei mais. No ano de 2008 fui convidada por um grupo de mulheres de Varginha para participar de uma reunião onde seria discutido como montar um Conselho Municipal dos Direitos da Mulher - CMDM. Depois disso, realizamos a 1ª Conferencia Municipal de Políticas Públicas para Mulheres, na cidade de Varginha e, logo depois, participamos das conferências em âmbito estadual e nacional. Confesso nunca ter vivido tamanha emoção ao ver tantas mulheres reunidas em um só lugar para lutar pelos seus direitos. Em Brasília, fiquei muito

Em Cena

O sonho de uma mulher compartilhado com vocês

Conheça a história deRosilhane Faria, diretorada Revista Bem Viver

Page 23: Revista Bem Viver 8ª Edição

concluir o meu curso.A Revista Bem Viver é um sonho da época da faculdade. Quando eu cursava, criei o jornal “O Giro” e era um jornal, modéstia par-te, muito bom. Consegui chegar com ele até a sexta edição, mas depois não deu. Quando surgiu a ideia da revista, foi como se eu tivesse retomando aquele jornal, mas com outros objetivos, mais preparada. Enfi m, desta vez seria algo ainda melhor. Então, muitas vezes tive que abrir mão de algumas coisas para conseguir outras, mas tenho comigo sempre uma vontade enor-me de ver as coisas acontecerem. Eu sonho e muito, até deliro, mas eu faço acontecer, porque eu não desisto do que quero e também não tenho medo. Hoje, obviamente, calculo os riscos, mas sigo em frente sempre. Eu agarro nas mãos de Deus e digo: “vamos que vamos”! O senhor me guia e me dá juízo, porque o resto eu corro atrás. E é por isto que a Revista Bem Viver é uma realidade.

RBV: Para poder oferecer sempre novidades para as leitoras, você acaba trabalhando muito. Como consegue conciliar a vida profi s-sional, a vida social e os cuidados que precisa ter com você?Rosilhane: Olha, desde a hora que você opta por ter um negócio próprio, tem que ter a total consciência que irá trabalhar em dobro. As responsabilidades são muito maiores, temos que estar ante-nados o tempo inteiro, nos qualifi car para encararmos o mercado, que a todo momento passa por mudanças constantes. E, desta forma, conciliar vida profi ssional, social, afetiva, às vezes, é muito difícil. Eu sou solteira, não tenho fi lhos, mas tenho família. Adoro meus sobrinhos e confesso que nesta correria perdi a infância das minhas crianças. Hoje já estão bem crescidinhos, mas consigo estar mais perto deles. A vantagem de ter família grande é que tenho sobrinhos de to-das as idades. A caçulinha, Sophia, está com um aninho e a pri-mogênita, com 31 anos. Quando você passa dos 40 anos, a sua vida começa a ter um novo sentido. Você passa a reavaliar seus projetos de vida. Não estou velha, mas já caminho para casa dos

50, então é hora de repensar em qualidade de vida, em aproveitar um pouco mais, em prestar mais atenção nas coisas mais sim-ples, em ter um olhar mais atento, ter um tempo para bater um

mulher contemporânea a cuidar de seu bem estar, a se atualizar, a lidar com as questões do dia a dia e a conquistar seu espaço, sem perder a sua principal característica, a feminilidade.

RBV: Dois anos depois dessa criação, como você analisa a reper-cussão que a revista teve? Rosilhane: Confesso estar muito surpresa com os caminhos que a Bem Viver foi seguindo. A cada edição eu e minha equipe fi cá-vamos apreensivas. Como seria a repercussão daquela edição? Só que o resultado é surpreendente. As pessoas fi cam esperan-do pela revista. Eu, como contato comercial da revista, levo susto quando chego para entregar e o que mais ouço é: “Nossa! Eu amo esta revista. “Nossa! Eu estava esperando esta edição”. A Bem Viver foi conquistando seu espaço, suas leitoras e leitores, pois como costumamos dizer, a revista é feminina, sim, mas também é lida e apreciada pelo homem. Trabalhamos muito para que a revista seguisse um posicionamento de ser vista como uma re-vista feminina, que falasse uma linguagem simples e direta, com textos e anúncios que sempre agregassem valores. Uma troca que fosse benéfi ca para o leitor e para o anunciante.Hoje estou muito feliz por estes dois anos. Muita luta, sim. Muitas lágrimas, noites sem dormir e ainda continuo perdendo o sono, mas vale a pena. Eu e minha equipe adoramos escrever, montar a pauta com os mais variados assuntos, para que cada leitor (a) possa receber o que há de melhor.

RBV: Não deve ser nada fácil investir assim em um sonho, não é? Já teve vontade de abrir mão de alguma coisa?Rosilhane: Várias vezes tive vontade de parar. Muitas vezes fui obrigada a recuar e, também, muitas vezes tive vontade de jogar tudo paro o alto. Sempre fui muito atrevida, sonhadora, impulsiva e, também, empreendedora. Costumo dizer que caí de paraque-das em minha profi ssão. Nunca tinha trabalhado na área de co-municação e, de repente, conheci uma grande mulher, Alessan-dra Oliveira, de Campos Gerais, que chegou até mim falando em agência de publicidade, campanhas, inserções e eu ali, totalmente imersa a tudo. E foi assim que me tornei uma publicitária, embora muitos achem que eu sou jornalista por conta da revista. Mas sou graduada em Comunicação Social com ênfase em Publicidade e Propaganda pelo Unis- MG e estou cursando MBA em Marketing, Comunicação Empresarial e Eventos.Comecei tudo no peito e na raça e muitas vezes foi necessário re-cuar. A faculdade mesmo tive que trancar por um ano e isto me doeu muito na época. Separar da minha turma não foi fácil, mas Graças a Deus e a ajuda do meu pai, eu consegui retornar e, assim,

Dezembro 2012 23

Rosilhane com o pai José Cardoso e com os irmãosFlavio (primeiro à esq) e Mariano (dir)

A irmã Rosana Faria (segunda da esquerda p/ a direita) e as sobrinhas, Lana, Nayara e Janaína

Irmãos, Cristian Faria e Sônia Helena

Page 24: Revista Bem Viver 8ª Edição

Dezembro 201224

papo com meu pai, com meus irmãos, com um amigo, ouvir uma boa música, enfi m, olhar as belezas da vida. Porque nesta correria não vejo nada e tudo passa. Então, ando me reavaliando e, é claro, estou em processo de paixão. Ando muito apaixonada por mim e pela vida. E é assim que venho tentando conciliar todas as coisas.

RBV: Falando em família, você tem uma história bonita de vida, tendo convivido com duas mães. Conte um pouquinho disso para gente.Rosilhane: Costumo dizer que sou privilegiada. Deus foi mui-to bom comigo. Eu fui criada pelos meus tios, pois minhas mães eram irmãs. Houve, então, uma inversão de papeis. Aqueles que eram mãe e pai, passaram a ser tia e tio, e aqueles que eram tia e tio, passaram a ser mãe e pai. E assim começa minha história de vida. Minha mãe biológica teve tuberculose. Era uma doença grave naquela época. Então, eu tinha apenas seis meses de vida e não pude fi car com ela. Aí fui fi car com minha tia Lazinha por uns tem-pos, mas aí eu fui fi cando, fi cando e os laços de amor só crescen-do. Com quase um ano de vida tinha chegado a hora de voltar pra casa, mas eu não queria ir de jeito nenhum. Chorava muito e mi-nha mãe adotiva também. Minha mãe biológica conta que minha tia falava para deixar eu fi car com ela, pois ela não tinha nenhum fi lho e minha mãe biológica tinha muitos. Assim, eu fi quei em defi -nitivo com meus pais de criação.Fui uma criança muito doente. Segundo os médicos, na hora do meu nascimento, faltou oxigenação no cérebro e isso causou al-gumas sequelas, que afetaram parte dos meus movimentos. Eu não andava, não sentava, só fi cava na cama. Graças a toda dedi-cação, amor, carinho e cuidado da minha mãe Lazinha, que nunca desistiu de mim, eu fui curada. Mesmo indo contra todos os diag-nósticos, ela seguia à risca tudo o que passavam e, aos três anos, eu andei. E sabem onde dei meus primeiros passos? Na Praça da Fonte. Meu pai conta que estava comigo no meio de suas pernas e, quando me viu, eu já ia cambaleando, mas em pé. Ele disse que não teve reação e fi cou parado de tanta emoção. Eu só tenho a agradecer aos meus pais de criação por terem me amado tanto e nunca me deixado. Minha mãe adotiva faleceu há 11anos. Morreu jovem demais e deixou uma saudade enorme, mas me ensinou como é maravilhoso o poder do amor. Sou grata a Deus todos os dias por ter me dado ela de presente. Obrigada, mãe. Te amo. Obrigada, pai (José Cardoso). Você é o meu bem maior, meu tesouro.E, claro, não posso deixar de falar aqui dos meus pais biológicos. Meu tio (pai), morreu há quatro anos e minha tia (mãe), graças a Deus está conosco. Sou grata a eles pela minha vida e por eles terem permitido que eu fosse criada por pessoas que me ama-ram e me amam demais. E, com tudo isto, só tive a ganhar. Tenho duas lindas famílias. No total, foram seis irmãos (três já falecidos), três irmãs e 11 sobrinhos.

RBV: Depois de tantas lutas, você agora está colhendo frutos. Ainda falta muita coisa para realizar seus sonhos?Rosilhane: O colher frutos, costumo ver da seguinte for-ma. Colhemos a todo instan-te. Desde a hora que se planta boas sementes, até o processo da colheita. Assim, passa a ser tudo muito prazeroso, mesmo enfrentando obstáculos. Em relação aos sonhos, falta

muita coisa ainda para realizar. Quero mais do que nunca poder fazer da Revista Bem Viver um meio de comunicação que tome grandes proporções de mercado e que leve o que há de melhor em informação. Então, não vou desistir do meu sonho de fazer da Bem Viver uma referência de revista feminina.

RBV: O que representa a Revista Bem Viver na sua vida?Rosilhane: Pergunta fácil, porém difícil (risos). Tudo é uma sen-sação de querer sempre mais. Quando digo querer mais, é poder, de alguma forma, ecoar todos os conhecimentos e, ao mesmo tempo, poder fazer ainda mais. De contribuir, de poder gritar aos quatro cantos do mundo como nós mulheres somos capazes, que temos uma força inigualável, que somos uma mistura de fra-gilidade com força, que somos mil e uma utilidades e damos conta de tudo. Aguentamos qualquer tranco, não fugimos da luta hora nenhuma, somos guerreiras, determinadas, poderosas, persis-tentes e corajosas. E fazer a Bem Viver é tudo isto. É uma forma de estar mais próxima de cada mulher, de poder dividir com cada uma suas alegrias, tristezas, decepções, dúvidas, vitórias. Enfi m, poder proporcionar uma qualidade de vida melhor a todas as mu-lheres e fazerem elas se sentirem cada vez mais capazes.

Sonhar sempre e acreditar, porque o medo de perder faz você perder. Então, não tenha medo de arriscar!

Rosilhane Faria, com todo carinho!!!

Os sobrinhos Andreia Almeidae Vinicius

Sobrinhos Rosana Fariae Gustavo

O sobrinho, Rafael Cardosoe a namorada Priscila

A mãe Lazinha

As sobrinhas Alessandrae Sophia

Em Cena

Rosilhane e o sobrinhoMatheus

Page 25: Revista Bem Viver 8ª Edição
Page 26: Revista Bem Viver 8ª Edição

Dezembro 201226

De coração para coração

Para quem não conhece, é difícil imaginar como são enormes os benefícios que a equoterapia (terapia que utiliza o cavalo

como agente de mudanças) proporciona no tratamento de di-versas patologias. Mas as dúvidas em relação à efi cácia deste tratamento somem rapidamente quando se chega ao Centro de Equitação e Equoterapia do Sul de Minas, a Equosaúde, que fi ca no bairro da Vargem, em Varginha. Quem vai até o local sai im-pressionado de ver o quanto é bonita a relação entre paciente e cavalo e como ela faz bem para ambos.A Equosaúde é uma Organização Não Governamental, que tem como presidente Renata Barra Gazola, que foi quem criou o pro-jeto e também é a proprietária do sítio onde são realizadas as sessões de equoterapia. “Eu conheci e me encantei com a equo-terapia uns 18 anos atrás. Depois disso, fi z cursos, aprendi mais sobre o assunto e em 2007 decidi montar a ONG aqui em Vargi-nha. Minha inspiração para começar esse trabalho foi minha mãe. Ela sempre dizia que era para ajudarmos as pessoas, de qualquer forma. Como eu sempre fui apaixonada por cavalos, pensava que a forma que eu teria para ajudar tinha que ter os animais envol-vidos. Então, investi na equoterapia e há cinco anos só tenho re-compensas por este trabalho”, conta Renata.Por causa do incansável trabalho de Renata e da ajuda de pessoas que apadrinharam a causa, hoje, a Equosaúde atende 65 pacien-tes, que possuem as mais diversas patologias. Há alunos de Var-ginha e também das cidades de Elói Mendes, Santana da Vargem, Três Corações e Três Pontas. Angelita Geraldo da Silva é mãe da Maria Vitória, de sete anos. A menina é atendida pela ONG desde os dois anos de idade e teve progressos satisfatórios. “A Maria Vitória nasceu com uma pequena paralisia cerebral que afetou os membros inferiores dela. Então, aos dois anos de idade, ela nem sentava. Fui a diversos médicos, ela fez fi sioterapia, mas foi aqui na Equosaúde que ela começou a apresentar melhoras signifi ca-tivas. Hoje, posso dizer que minha fi lha melhorou 90%. Está muito mais independente. É uma grande vitória para a gente”, comemo-ra Angelita.

Os padrinhos

Além das atividades da ONG, no centro de treinamento tam-bém há aulas para quem quer aprender equitação. Essas aulas, que são pagas, ajudam a custear o que é necessário para o an-damento dos trabalhos da equoterapia, já que apesar de muito valiosas, as doações dos padrinhos não conseguem suprir todo o gasto necessário, como com pessoal e manutenção da estrutu-ra. “Nós atendemos 65 pessoas. 40 destas foram apadrinhadas por empresas de Varginha, empresas da região e amigos meus que sabem como eu amo o que faço e me ajudam. As outras 25 que não têm padrinhos, a gente custeia o tratamento delas com as aulas particulares de equitação e, às vezes, eu tiro dinheiro do meu bolso. Conseguimos agora ter o projeto aprovado no Conse-lho de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente de Vargi-nha - Comdedica – o que nos deu a oportunidade de aumentar o atendimento, mas a fi la de espera ainda é grande”, conta Renata.As pessoas que estiverem interessadas em apadrinhar, podem ir conhecer o projeto primeiro. Lá, vão ter mais informações de como podem fazer as doações e até mesmo conhecer seu “afi -lhado”. Não há limites para apadrinhamento e quanto mais pes-soas ajudarem à ONG, maior poderá ser o número de atendidos por este belo trabalho.

Para mais informações:www.equosaude.com

35 9702.9113

O amore a amizadecomo formade tratamento

Equoterapia

Maria Vitória adora as aulas de equoterapia. O tratamento foi indicado quando ela tinha dois anos de idade e nem sentava sozinha ainda.

Renata Gazola (direita) brinca com Maria Vitória, que está acom-panhada da mãe, Angelita.

Para mais informações:

Page 27: Revista Bem Viver 8ª Edição

Setembro 2012 27

Seu consultório dispõe de equipamentos modernos de diag-nósticos, cabine para audiometria e realização de exames por vídeo, para melhor atender os pacientes em suas consultas e exames especializados, com horário previamente agendado.

• Audiometria

• Impedânciometria

• Videolaringoscopia

• Videonasofibroscopia

• Videotoscopia

• Cirurgia ORL

• Tratamento com vacina Intra Nasal.

Uma dica do Médico: O desequilíbrio é uma das queixas mais comuns no consultório, principalmente nos dias quentes. Em geral, estão ligadas ao labirinto, órgão do sistema nervoso que está relacionado à audição e à percepção de posição do corpo. Esses desequilíbrios são comuns em dias de muito calor e, para evitar que isso aconteça, é importante se hidratar, ingerir líquidos e alimentos mais leves. Segundo Dr. Nelson, as pessoas devem também evitar movimentos bruscos durante os dias muito quentes. Ao acordar e levantar, é ideal que os movimentos sejam realizados lentamente para que não desencadeie crises de tontura, popularmente conhe-cido como labirintite.

Dr. Nelson Rodrigues do Prado Junior,

médico otorrinolaringologista em

Varginha, esteve no 42º Congresso

Brasileiro de Otorrinolaringologia

e Cirurgia Cervico Facial em Recife (PE),

de 13 a 17 de novembro, atualizando os

meios de diagnósticos e tratamentos.

Avenida São José, 317 • Sala 05 • Centro • Varginha • MG • 35 3221.5366R. Cristiano do Prado, 254 • Centro • Paraguaçu - MG • 35 3267.1911 / 3267.2344

Que neste Natal você sinta mais forte ainda o significado da palavra amor. Que traga raios de luz que iluminem o seu caminho e transformem o seu coração a cada dia, fazendo que você viva sempre com muita felicidade. E aproveite este ano que está chegando para realizar todos os seus sonhos! Feliz Natal e um Próspero Ano Novo!

Page 28: Revista Bem Viver 8ª Edição

Prof. Me. Nilton dos Santos Portugal

Educação

Dezembro 201228

Ao optar pelo ensino superior, além de ter que se preo-cupar com que curso fazer, o estudante precisa ter em mente que tipo de curso pretende seguir. Existem al-

gumas opções de graduação: bacharelado, licenciatura e curso tecnológico.A principal diferença, além do conteúdo, é o tempo que o aluno passa estudando: enquanto um bacharelado leva, em média, quatro anos para ser concluído, um curso tecnoló-gico pode levar dois.Vamos detalhar mais. A diferença é simples. O bacharelado é o curso superior que confere ao diplomado competências em determinado campo do saber para o exercício de atividade acadêmica ou profi ssional. A licenciatura, por sua vez, prepara o estudante para atuar na área da educação. Quem prefere a licenciatura pode ter maté-rias específi cas, mais focadas em aspectos pedagógicos. Já os cursos tecnológicos são cursos superiores que também

garantem o diploma de Nível Superior, e acontecem geralmen-te em um período reduzido (entre 2 e 3 anos). A formação visa à prática e o mercado de trabalho. Nos cursos de tecnologia, o estudante adquire competências profi ssionais que os tornam aptos para a inserção em setores profi ssionais nos quais haja utilização de tecnologias. Eles incentivam o empreendedoris-mo, a compreensão do processo tecnológico, o desenvolvi-mento de competência, entre outros. Independente da escolha que você faça, procure uma insti-tuição de ensino de qualidade, que te conecta ao mundo e ao mercado de trabalho. É de suma importância que além do di-ploma, você alcance conhecimentos que te tornarão um pro-fi ssional competente e uma pessoa que faz a diferença!

Prof. Me. Nilton dos Santos Portugal,Superintendente Acadêmico do Grupo Educacional Unis

Diferença entre Cursosde Bacharelado,Licenciatura e CursosTecnológicos

Dezembro 201228

Page 29: Revista Bem Viver 8ª Edição

• Mestre em Implantodontia pela UNISA São Paulo/SP

• Coordenador dos cursos de Aperfeiçoamento e Especialização em Implantodontia da ABOMG / Funorte Regional Varginha MG.

• Especialista em Implantodontia pela ABO-MG Regional Alfenas/MG

• Coordenador do Curso de Aperfeiçoamento em Implantodontia pela ABO-MG - Varginha/MG

VARGINHA - Rua Alferes Joaquim Antônio, 13 - Sala 101 - Vila Pinto - Tel.: (35) 3222.1089CAMBUQUIRA - Av. Virgílio de Melo Franco, 431 - Sala C - Centro - Tel.: (35) 3251.2407

E-mail: [email protected]

Page 30: Revista Bem Viver 8ª Edição

Dezembro 201230

Viva bem

Quando se fala em sustentabilidade, pensamos logo em algo que vai salvar o mundo. E de fato, podemos sim fazer parte

desse sistema, dessa corrente tão falada nos últimos tempos. Mas essa tal sustentabilidade pode ser aplicada em todo tipo de construção? A resposta é: sim, pode!Desse modo, além das estratégias bioclimáticas, que são funda-mentais em qualquer projeto de arquitetura, devem ser sempre levados em consideração aspectos subjetivos que levem para o caminho da sustentabilidade socioeconômica. A arquitetura sustentável visa uma melhor utilização dos re-cursos naturais. Por esse motivo, se evitam uma série de des-perdícios, principalmente em relação à água e à energia elétrica, visando um melhor aproveitamento de ambos. Podemos, por exemplo: aproveitar a água da chuva e utilizar energia solar. Tam-bém aumentar a quantidade ou tamanho de janelas para evitar o uso de energia elétrica, bem como escolha de lâmpadas mais econômicas (as lâmpadas fl uorescentes) no lugar das lâmpadas usuais, ventilação mais natural nos ambientes, ao invés de ar--condicionado ou aquecedores, que são altamente poluentes à natureza. Desta maneira, todas as construções, das menores às maiores, podem e devem ser pensadas deste modo.Outra preocupação na hora da construção e durante o projeto arquitetônico é a utilização de materiais renováveis e ecologica-mente indicados, como a preferência de eucaliptos e fi bras de ba-naneiras no lugar da madeira extraídas das fl orestas. Do mesmo modo, se opta por uma tintura que não possua as toxinas que degradam o meio ambiente. E logo em seguida vem a pergunta: a construção sustentável não custa mais caro? Não, ela não custa mais caro, desde que integra-da e pensada na etapa de concepção da casa ou edifício. As construções chamadas sustentáveis, a médio e longo prazo, minimizam os custos de água com a obtenção através de poços ou através da coleta de água da chuva armazenada em reserva-tórios ou cisternas. Essa água pode ser reaproveitada para regar plantas e jardins, lavar as áreas externas e ser usada nas descar-gas sanitárias. Desta forma, a economia é absurda e pode che-gar até a trinta por cento em relação a uma construção “normal”. Com o uso de energia solar, também se economiza muito, pois reduzem bastante os valores das contas de energia. Enfi m, se vai construir ou reformar, pense bem nessas dicas e converse muito com seu arquiteto. Se já tem sua residência, te-nha atitudes simples, mas que vão contribuir muito para uma

sociedade melhor, como o uso de materiais e móveis verdes, não queimando lixo ou outros detritos e reciclando o lixo orgâni-co transformando-o em adubo. Jamais jogue lixo nas ruas ou em locais impróprios, desligue as luzes ao sair do ambiente iluminado, tome banho com o chuveiro elétrico na posição “verão”, barbeie--se, escove os dentes ou lave roupas com a torneira fechada nos momentos em que a água não é necessária, abra a geladeira ape-nas quando precisar, recicle os plásticos, latas e outros resíduos sólidos que iriam parar no lixão ou nos rios e cursos d’água. São ações simples e fáceis como essas, e que qualquer pessoa pode praticar, que fazem a diferença quando falamos da preservação de nosso planeta. Ou seja, atitudes sustentáveis que proporcio-nam às famílias uma enorme economia em curtíssimo prazo.Com isso, o dilema de como aplicar a sustentabilidade em casa será vencido e mais e mais lares se apresentarão para adotar as “boas práticas” e fomentar a formação de uma cultura da arquite-tura sustentável e a sustentabilidade doméstica.

Colaboradora: Aryanne Ribeiro - Arquiteta e UrbanistaEspecialista em EAS / CAU nº 56513-0

Arquiteturasustentável:TODOS PODEMOSTER UMA!

Page 31: Revista Bem Viver 8ª Edição

35 3221.7334Av. Miguel Alves, 44 | Ipiranga | Varginha | MG

www.formatoconstrutora.com

HospitalSão Lucas

Residencia

KapehVarginhaKapehVarginhaKapeh

Pouso Alegre

www.formatoconstrutora.comwww.formatoconstrutora.comwww.formatoconstrutora.com

Hyundai

Hospital

PedroFotogra�as

Page 32: Revista Bem Viver 8ª Edição

Dezembro 201232

Entretenimento

Em comemoração aos dois anos da Revista Bem Viver, as leito-ras foram presenteadas com uma palestra da Diva da Autoes-

tima, Nelma Penteado. O evento ocorreu no dia 20 de setembro, no Theatro Capitólio de Varginha e reuniu cerca de 400 mulheres, que saíram de lá revigoradas e com a autoestima em dia. A dire-tora da Revista Bem Viver, Rosilhane Faria, acredita que foram alcançados resultados muito positivos com a realização da pales-tra. “Com certeza acertamos na escolha. O público todo gostou e já estamos pensando em um próximo evento com ela”, come-mora a diretora.

Abaixo, flashes da palestra:

Workshop Mulher Diamante com Nelma Penteado

Mirella Penha, jornalista Bem Viver,entrevista Silvinha Cabeleireira

O programa Mais Alterosa tambémmarcou presença com Marina Azze.

Nelma faz pose para o click de Vaninha Bíscaro

Page 33: Revista Bem Viver 8ª Edição

Dezembro 201233

Maria José, mãe de nossa editora,também marcou presença.

Nelma Penteado realizou várias atividades dinâmicas com a plateia

Nelma Penteado e Elisete, proprietáriada Luanova Pijamas

Nelma, Rosilhane e Adriene

Mirella e NelmaNelma e Vanderlei

Nelma com as meninas “bemvivetes”:Grazi, Keyla e Mayara

A palestra teve diversão e surpresas do início ao fi m

Nelma Penteado e Elaine,da Sakey Comunicações Nelma e Alice ,

proprietáriada loja Carpe Diem

Além de descontração, as mulheres também tiveram momentos de refl exão

Page 34: Revista Bem Viver 8ª Edição

Com seu irmão, Lucas

Dezembro 201234

A Broadway foi o tema da festa de quinze anos da linda Laura Toledo de Castro. Com muito requinte, o aniversário foi comemorado no dia 25 de agosto, no Salão Nobre do Varginha Tênis Clube. A bela Laura é fi lha dos empresários, Antônio Cezar Saher de Castro e Ivani-

se Fagundes Toledo de Castro e irmã de Luíza Toledo de Castro e Lucas Toledo de Castro.Vários profi ssionais foram contratados para realizar a festa dos sonhos da debutante. O buff et e decoração fi caram a cargo de Pedro Buff et; fotos e maquiagens foram feitas pela competente Th ereza Zambotti; clips e homenagens, HD Eventos; produção artística, Kennedy Basílio; apre-sentação, Rodrigo Pereira; poesia, Eugênio Toledo; cabelos, Renata Brazz Cabeleireira; fi lmagem, Otaviano Filmagens e Produções e animação musical, Banda Show ExtaZ.

Meus 15 anosLaura Toledo

Hora da valsa:Laura com o pai Cezar

Laura com a turma da valsa (com o tema Fantasma da Ópera da Broadway)

Laura e sua mãe, Ivanise

Sua irmã Luízae o namorado Rafael Millani

Bolo temático com o temada festa da Broadway

Laura apagando as 15 velaspara iniciar a valsa

A belissíma decoração de entrada do Salão Nobre com tapete vermelho e holofotes

Entretenimento

Os pais, Ivanise e Cezar e o irmão, Lucas

Decoração da Festa

Page 35: Revista Bem Viver 8ª Edição

R. Deputado Ribeiro de Rezende, 382 - Centro (ao lado do Clube de Varginha) (35) 3221.5084

Tecidos, cama, mesa, banho e decoraçãoTecidos, cama, mesa, banho e decoração

* Crediário sujeito a análise

Pagamento em10 vezes nos cartões*

Toda a loja em até 10 vezes sem juros

nos cartões ou até 4 vezes no crediário.*

Pagamento em10 vezes nos cartões*

Toda a loja em até 10 vezes sem juros

nos cartões ou até 4 vezes no crediário.*

Desejamos a todos um Feliz Natale um próspero 2013

Desejamos a todos um Feliz Natale um próspero 2013

Page 36: Revista Bem Viver 8ª Edição

Dezembro 201236

No dia 8 de novembro foi inaugurado, em Varginha, o La-gamar Grupo, que é composto pelo Premier Centro, um local para a realização de qualquer tipo de evento; o Co-

pacabana Condomínio, que é um hotel com 48 apartamentos e vista panorâmica para o Lago de Furnas; Lagamar Marina, com um amplo píer e serviços completos de embarque e desem-barque e o Horizon Restaurante, que reúne culinária de boa qualidade a um ambiente agradável.A diretora da Revista Bem Viver, Rosilhane Faria, esteve pre-sente no evento, que foi realizado no Premier Centro, inaugu-rando o local. Confira fotos abaixo:

Público prestigia o anúncio do lançamento do empreendimento

Um dos responsáveis peloempreendimento Lagamar Grupo,

Wagner Victor da Silva e a sua esposa, Maria do Carmo Pereira

Rosilhane Faria ao lado de Fábioe Guilherme, da TV Alterosa

Da esquerda para direita:o diretor do Senai de Varginha,

Wagner Frade e a esposa, Sandra; Cida e Zener Rocha da Entheos

Consultoria e a diretorada Revista Bem Viver, Rosilhane

Faria

Empresários anunciam o novoempreendimento em Varginha

Lagamar GrupoBaile Túneldo Tempo

Thereza Zambotti,Drª Sandra Sene

e Vilma Carvalho

Túlio Sene

e Paula

Ferreira

Carvalho

Drª Sandra Sene e Drº Paulo Sene

No dia 15 de setembro, no Salão Nobre do VTC, foi realizado o Baile Túnel do Tempo, promovido pela ONG Amar – Amparo às Mães de Alto Risco. A fina-

lidade, com a realização do baile, era arrecadar recursos para iniciar a construção do Centro de Convivência da Amar, um espaço de lazer e descontração para as mães de bebês internados na UTI-Neonatal e gestantes de alto risco acolhidas na Casa de Apoio à Gestante e Puér-pera. No centro também vai ter um espaço de incentivo e fomento à cultura, onde serão comercializados os arte-sanatos produzidos pelas voluntárias da ONG, uma cafe-teria e locação de um salão de convenções.O objetivo foi alcançado e o baile foi um sucesso. A partir de agora, a Amar vai realizar um evento festivo por ano para continuar a angariar fundos para suprir as necessi-dades da ONG. Para o ano que vem a data já está marca-da: 14 de setembro.

Entretenimento

Page 37: Revista Bem Viver 8ª Edição

Setembro 2012 37

Como nos anos anteriores, a di-reção do Centro Universitário do Sul de Minas – Unis/MG, uniu as

comemorações de final de ano às ho-menagens dedicadas às pessoas que contribuem com a educação do país. A solenidade de Outorga da Medalha do Mérito Educacional e a festa de con-fraternização foram realizadas no dia 24 de novembro, no Thermas do Sul de Minas.

O Conselho Universitário agraciou com a Medalha do Mérito Educacio-nal a Universidade Metodista de Pi-racicaba – Unimep e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mi-nas Gerais – Fapemig.Já os colaboradores do Unis agracia-dos com o Destaque Institucional de 2012 foram os professores: Mestre Guaracy Silva e Mestre Luiz Carlos Vieira Guedes.

Medalha do MéritoEducacional

Presidente do Grupo Unis, prof, Stefano Barra Gazzola, entregando a medalha à professora

Maria Nazaré da Cruz, coordenadora do Mes-trado em Educação da UNIMEP, Universidade

Metodista de Piracicaba

Visão geral do Salão durante a Solenidadede outorga da Medalha do Mérito Educacional

Composição da Mesa de Honra da Solenidade de outorga da Medalha do Mérito Educacional

O grupo Partideiros da Serrinha chamou a atenção dos convidados com uma animada

roda de samba

Rosilhane Faria e Renata Gazola

Presidente do Grupo Unis, prof, Stefano Barra Gazzola, entregando a homenagem

ao Prof. Marcelo Henrique dos Santos, membro do Conselho Curador da FAPEMIG, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado

de Minas Gerais.

Av São José , 106Centro - Varginha

Tel 35 3222.8011

Perfumes importadosmais de 70 marcas.

NESTE NATAL PRESENTEIE

COM ALGO DIFERENTE...

...DÊ PERFUMES IMPORTADOS.

Page 38: Revista Bem Viver 8ª Edição

Dezembro 201238

A busca pelo corpo perfeito é uma luta que as mulheres enfren-tam. Literalmente.

Com a intenção de perder gordura, melhorar o condicionamento físico e eliminar os quilinhos indesejáveis, elas estão lotando as academias de MMA – Mixed Martial Arts, ou Artes Marciais Mis-tas, em português – e suando as camisas.O professor Marcelo Ribas tem uma academia em Varginha e também supervisiona turmas em algumas cidades da região. Ao todo, ele contabiliza cerca de 370 alunas que frequentam as aulas religiosamente. “Esse número é sem contar as “fogo de palha”. Estou falando das que estão firme nas aulas. O MMA está cres-cendo cada vez mais no meio feminino”, analisa Marcelo.De acordo com o professor, um aluno pode perder até três mil calorias em uma hora de treino e isso motiva muitas pessoas a continuar no esporte. Para mulheres, a outra vantagem do MMA é a questão da segurança pessoal. Como são utilizados golpes de artes marciais, a atleta acaba aprendendo táticas de autodefesa, que são muito importantes hoje em dia.Há também quem busca o MMA como esporte mesmo e até investe na carreira. Este é o exemplo de Jéssica Montovani Ro-drigues, de 21 anos. Ela treina há dois anos, mas foi em 2012 que decidiu competir e está motivada pelos resultados alcan-çados. “Eu tenho três lutas e três vitórias na minha carreira. Meu objetivo agora é conseguir me dedicar somente ao es-porte e me preparar ainda mais para as competições, que es-tão cada vez mais frequentes ultimamente”, comenta Jéssica, que luta jiu-jitsu e muay thai.

Cresce o número de mulheresque praticam MMA

EsporteLutando e suando a camisa

Jéssica Montovani Rodrigues leva o MMA a sério. Ela tem três lutase três vitórias em sua carreira

Page 39: Revista Bem Viver 8ª Edição

Setembro 2012 39

Como consequência desse aumento do número de competições e competidoras, começa a diminuir o preconceito em torno do esporte, que era considerado apenas como “coisa de homem”. O professor, Marcelo Ribas, acredita que o segmento tende a me-lhorar ainda mais. “Parece que o Ultimate Fighting Championship – UFC – vai começar a colocar lutas femininas a partir do ano que vem”, comenta.

Menos 10 quilos

Em busca de competir no esporte é que Liliane Trolezi Marques, de 31 anos, começou a praticar MMA. De lambuja, eliminou 10 qui-los e agora está focada em sua primeira luta, no mês de dezem-bro, em Lambari. “Eu comecei a praticar artes marciais aos 11 anos de idade, mas depois parei, tive três fi lhos e agora estou voltando, 20 anos depois”, comemora.

Muito movimento

A equipe de reportagem da Revista Bem Viver acompanhou uma aula de MMA na academia do professor Marcelo Ribas. No início da aula, apenas no aquecimento, alguns alunos já estavam com a camisa suada. Quando começou a aula, pra valer, dava para notar o esforço físico que faziam. “As aulas são muito dinâmicas e além de fi car com um corpo legal, os alunos aprendem a se de-fender. É uma atividade muito completa”, conclui o professor. Liliane Trolezi Marques pega pesado no treino.

O resultado: já perdeu 10 quilos

Dezembro 201239

Page 40: Revista Bem Viver 8ª Edição

Vice Versa

A coluna Vice-Versa desta edição da Revista Bem Viver está diferente. Ao invés de divulgarmos a opinião de cada pessoa sobre determinado assunto, vamos

colocar em destaque todo um grupo. São casais de amigos que se conhecem de longa data e que nunca perdem o contato. Toda semana se reúnem para colocar o papo em dia e fortalecer ainda mais a amizade. As reuniões são sempre na área externa da casa de Juliana e Juninho e, por isso, o nome do grupo virou Varanda´s.É na varanda que fazem churrasco, tomam cerveja e se divertem. Tudo em um cli-ma amistoso, de uma boa conversa e de amizade. A receita dá tão certo que já faz 10 anos que esse encontro se tornou rotina na vida desses amigos. Agora, engana-se quem acredita que o casal anfi trião está cansado das recep-ções. Pelo contrário. “Sentimos muito felizes em receber nossos amigos, pois, prezamos muito a amizade que temos”, afi rmam Juliana e Juninho. Um belo exemplo de como a amizade verdadeira nunca morre.Ao lado e acima, fotos de um dia de reunião. Grande parte da turma estava nes-te dia, mas alguns amigos não puderam comparecer. Apesar de não estarem na-quela data, vão frequentemente aos encontros e merecem ser citados. São eles: Daniela e Anderson, Paulo e Andreia, Toninho, Rogério Lino e Andreia, Roodnei e Juliana e Cássio e Gorete.

Amizade sem fim

Da esquerda para a direita: Katyelle Pires e Marco Antonio Faria (dois anos de Varanda´s); Wagner Manoel Frade e Sandra Siqueira Cardoso Frade (10 anos de Varanda´s); Agenor Siqueira Cardoso

Junior e Juliana Guimarães Cardoso (10 anos de Varanda´s); Luiz Carlos Francisco e Katia Maronjo(10 anos de Varanda´s) e Ricardo Cadamuro e Roseli Cadamuro (cinco anos de Varanda´s)

Muitas integrantes do Varanda´s se conhecem desdea adolescência

O bate-papo semanal é um ingrediente a mais parafortalecer os vínculos de amizade

É na varanda que as reuniões sempre acontecem.Foi daí que surgiu o nome do grupo: Varanda´s

O casal anfi trião, Juliana e Juninho (Agenor)

Um blog feito para você!revistabemviveronline.blogspot.com.br

Blog

"Bem Viver, é viver intensamente cadamomento de sua vida".

(Eriton F. Lima - leitor da Revista Bem Viverparticipação através do Facebook da revista)

Curta nossa página!

Page 41: Revista Bem Viver 8ª Edição

Setembro 2012 41

Em uma sociedade cada vez mais colorida, é até de se estra-nhar que o maior sucesso editorial dos últimos tempos tenha

o nome de “50 Tons de Cinza”. Com certeza, é o livro mais vendido do mundo neste ano de 2012, inclusive, com quebra de recordes no Brasil, chegando a 260 mil cópias vendidas no país em ape-nas 40 dias. Em Varginha, de acordo com o gerente da Livraria da Cultura (antiga Livraria do Alessandro), Jorge Brito, o público que compra o livro é o mais variado. “São mulheres solteiras, mulheres casadas, esposas que compram para o marido ler e tem maridos que também compram para presentear as esposas. É um suces-so de venda”, conta Jorge.Qual seria, então, o motivo para esse interesse todo envolvendo um romance entre um homem e uma mulher? A resposta que encontramos é: sexo. A realidade com que a escritora descreve as relações sexuais do casal é de inspirar alguns e assustar outros.Em 50 Tons de Cinza, a autora, E. L. James, de 48 anos, conta a história da submissa jovem estudante Anastasia Estelle, que se envolve com o bilionário bonitão e dominador, Christian Grey. O livro é recheado de sexo explícito e sadomasoquismo e parece que essa receita agradou às leitoras. Depois de 50 Tons de Cin-za, foram lançados 50 Tons Mais Escuros e Cinquenta Tons de Li-berdade, que compuseram a trilogia, dando sequência à história de amor, domínio, medo, liberdade e outras sensações sentidas por Ana e Christian. Sensações essas, que também estão inti-mamente ligadas à vida da maioria das leitoras. “Muitas mulheres se identifi cam com Ana, que era cheia de preconceitos, pudores e que, com este relacionamento, descobre um novo mundo, pra-zeroso e permitido. Muitas pessoas se associam a estas leituras, sentindo-se socialmente adequadas e sem perversões”, analisa a psicóloga e psicanalista, Isabela Paula da Silva Amaral.Também tem as que não concordam com o estilo da relação, mas que, apesar disso, gostaram da história de romance entre os pro-tagonistas. Foi o que aconteceu com a estudante, Letícia Lima, de 20 anos. “Devo confessar que comecei a ler com muito pre-conceito, mas depois acabei gostando do livro, não das partes de sexo (já que não concordo com uma relação sadomasoquista), mas sim das partes em que há o romance entre os personagens. Por fi m, acabei gostando tanto que virei a noite lendo o livro (co-mecei a ler às 21h de um sábado e terminei as 5h do domingo) e

em seguida comecei os outros dois”, opina a estudante.A gerente de operações, Camili Aparecida Silva, de 30 anos, tam-bém gostou do romance, mas não do sadomasoquismo e sexo explícito . “A autora usou palavras na lata, de uma forma nada atraente. Poderia ser melhor se ela não colocasse o sexo como algo tão escancarado. A historia é boa, o cara é meio paranoico, mas quando ele se apaixona, se entrega. O que me deixa chatea-da é que ela fala do sexo tão escancarado e ele bate. Qual mulher quer ter uma relação com um cara que bate nela? Que sente pra-zer em vê-la humilhada? Eu acredito no amor, quero histórias bo-nitas. Vivo um relacionamento tão bacana. Agora, se bateu a saga Harry Potter é porque muita mulher está querendo levar uns ta-pas pra ver se acorda, ou porque seus parceiros não fazem nada além de jogar videogame”, conclui Camili.Agora, se a arte imita mesmo a vida, nesse caso específi co, pode haver contradições, como comenta a psicóloga. “Embora o su-cesso dos livros seja crescente, muitas mulheres questionam se relações deste tipo são saudáveis, se aceitariam viver sob tais pressões, abdicando suas vontades, submetendo-se a situa-ções inaceitáveis a fi m de engatar um relacionamento com um cara lindo, bem sucedido e cobiçado por diversas mulheres. A tri-logia mexe com o imaginário feminino, despertando a curiosidade sobre o que aconteceria posteriormente diante de cada exigência e/ou punição imposta por Grey. Mas eu arrisco-me a dizer que as mulheres ainda gostam e se encantam por aquele cara român-tico, prestativo e carinhoso, que as tratam com toda gentileza e cortesia”, conclui Isabela.

Os tonsdo amor

e daintimidade

A autora, E.L. James, de 48 anos, é fã da saga Crepúsculo e não imaginava que

sua história poderia fazer tanto sucesso quanto a dos vampiros.

E você, leitora da Revista Bem Viver?Opine sobre o que pensa da históriada trilogia 50 Tons. Estamos noFacebook e também no blog:

http://revistabemviveronline.blogspot.com.br/

Por que será que livros como 50 Tons de Cinza fazem tanto sucesso?

Viva Cultura

Dezembro 201241

Page 42: Revista Bem Viver 8ª Edição

Setembro 201242 Setembro 201242

Ingredientes:

• 1 posta de bacalhau• Batata doce• Azeite• Alho• Cebola• Azeitona preta• Aspargos• Louro• Pão amanhecido

Bacalhauà Brasileiríssimo

Bem Casado

Modo de preparo:

1. Demolhar o bacalhau bem para tirar o sal e depois secar bem.

2. Num tabuleiro, coloque o alho com casca esmagado, louro, grão de pimenta preta, regue bem com azeite e leve ao forno a 70 graus durante 1 hora.

3. Para acompanhar, faça um purê de batata doce, aspargos grelhados e pão amanhecido triturado (triture o pão amanheci-do e leve-o a uma frigideira com azeite para fritar até que fi que crocante)

Montagem do prato:

Espalhe sobre o prato o pão triturado. Em seguida, coloque o purê de batata doce, os aspargos grelhados e entre os dois coloque a posta de bacalhau. Decore com azeitona preta, salsa e espalhe mais um pouco de pão triturado sobre o bacalhau.

Ass. Chef Abraão Junior Restaurante Brasileiríssimo

Com os melhores cumprimentos,

GerênciaIvan Rodrigues

O autor de novelas e proprietário do Brasileiríssimo Aguinaldo Silva e o Chef Abraão Júnior

Page 43: Revista Bem Viver 8ª Edição
Page 44: Revista Bem Viver 8ª Edição