revista bellas 44

40
Itabuna, BA, 21 de julho de 2012 - Ano IV - N. 44 - R$ 3,00 www.revistabellas.com.br talento e dedicação Arquiteto e urbanista itabunense comemora 13 anos de sucesso na profissão Doutor Resolve chega a Itabuna Como ter pele bonita e saudável no inverno Mitos e verdades da depilação

Upload: alessandro-dantas

Post on 29-Jan-2016

229 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Revista Bellas 44

TRANSCRIPT

Page 1: Revista Bellas 44

Itabuna, BA, 21 de julho de 2012 - Ano IV - N. 44 - R$ 3,00www.revistabellas.com.br

talento e dedicação

Matheus Esquivel

Arquiteto e urbanistaitabunense comemora 13

anos de sucesso na profissão

Doutor Resolvechega a Itabuna

Como ter pele bonita e saudável no inverno

Mitos e verdadesda depilação

Page 2: Revista Bellas 44
Page 3: Revista Bellas 44

Por Simone Nascimento

Irreverência, ousadia e versatilidade. Estas são apenas algumas caracte-rísticas da arte pop, um estilo que caiu no gosto do público, “invadiu” as re-des sociais e conquistou o coração da artista plástica itabunense Karine Lopes, que, até então, trabalha-va com pintura clássica. Depois de 10 anos, ela re-solveu inovar sua carreira, “brincando” com rostos de personalidades e ami-gos, que ganharam traços e contornos pra lá de es-peciais.

Karine nasceu no “ber-ço da arte”. O dom é uma herança da avó, que tinha habilidades em borda-dos, pinturas e esculturas. Além da artista plástica, uma tia e algumas pri-mas acabaram seguindo o mesmo destino artístico da matriarca da família.

Karine Lopesdo clássico à arte pop, um estilo irreverente e ousado

SERVIÇO/ITABUNAPÁGINA 3 > REVISTA BELLAS > jULhO > 2012

Page 4: Revista Bellas 44

SERVIÇO/ITABUNAPÁGINA 4 > REVISTA BELLAS > JUlHO > 2012

Cara à tapaO talento nato, a sensibilidade

e o bom gosto de Karine eram usa-dos para ensinar crianças e ajudar pessoas deficientes, depressivas ou com síndrome do pânico a colocar para fora seus sentimentos, através da pintura sobre tela – a chamada arte terapia. “É muito complexo você expor suas ideias através de uma obra. Nunca tinha colocado minha cara à tapa com a pintura clássica. Tanto eu como meu es-poso, que é o meu crítico de arte, achávamos que o mercado ia ser muito contundente nas críticas”, disse a artista, justificando o fato de nunca ter tido a coragem de fazer uma exposição.

Mas isso era a certo tempo atrás, pois, em meio à transfor-mação profissional pela qual está passando, Karine se despiu tam-bém do medo e da insegurança e expõe, pela primeira vez, seus qua-dros pintados, ousadamente, no estilo pop. Nessa fase cheia de des-cobertas e experiências novas, ela retrata em sua telas rostos famosos como Jorge Amado, Gonzaguinha e a morena “Gabriela”, com direito a duas versões: Sônia Braga e Julia-na Paes.

Nem mesmo os amigos escapa-ram dos pincéis da artista. Manuela Berbert, Fábio Carvalho, Ana Paula Spínola e Kaliane Rocha, uma das administradoras do Shopping Je-quitibá, também fazem parte do acervo.

As aulas, por enquanto, estão suspensas. Agora, Karine se dedica a um “moderno” desafio. “É um es-tilo que está levantando o mercado. Você pega as fotos de quem quer que seja e transforma. É uma arte que alia tecnologia a pinceladas precisas. Para quem sempre traba-lhou com pintura clássica, é até um pouco difícil você aceitar essa mo-dernidade. Mas quem manda no mercado é o público”, admite.

Page 5: Revista Bellas 44

SERVIÇO/ITABUNA REVISTA BELLAS > jULhO > 2012 > PÁGINA 5

Page 6: Revista Bellas 44

SERVIÇO/ITABUNA REVISTA BELLAS > jULhO > 2012 > PÁGINA 6

A arte pop vem sendo “xave-cada” pela artista há dois anos. “Não é uma criação minha. Tenho pesquisado, procurado, temos a internet o tempo todo a nosso fa-vor. Tenho acompanhado o traba-lho de outros artistas e vi pessoas que já fazem esta arte fora do Bra-sil”, justifica. Atender à exigência do público é uma preocupação de Karine, que não esconde a alegria e a expectativa proporcionadas pelo novo momento.

“Eu queria algo novo, algo que chocasse e eu acredito que essa foi a melhor forma de me apresentar novamente ao público. Todo mun-do conhecia a Karine que dava au-

las de artes plásticas, de desenhos, ampliações, reduções, ensinando a criança a se desenvolver nesse am-biente. Aí, de repente, surge esse novo estilo. Foi bem impactante”, reconhece a artista.

Retratosda VidaKarine “mergulhou” na arte

pop e durante mais de quatro me-ses trabalhou, arduamente, na ela-boração das telas que estão expos-tas no Jequitibá Plaza Shopping, desde a última quarta-feira (18), quando o evento foi lançado.

A exposição “Retratos da Vida”, que além de trazer personalidades famosas e amigos já citados pela artista plástica, revela também a bela pintura da catedral de São Se-bastião, em Ilhéus. Quem quiser conferir a arte pop na versão de Karine Lopes ainda dá tempo. As telas ficarão expostas até o próxi-mo dia 1º de agosto.

A artista adianta que as en-comendas poderão ser feitas a partir do dia 06 de agosto. “Quem não conhece essa arte está na hora de apreciar. É uma coisa gostosa, irreverente e uma ótima opção de presente”, con-vida Karine.

Page 7: Revista Bellas 44
Page 8: Revista Bellas 44
Page 9: Revista Bellas 44
Page 10: Revista Bellas 44

HOROSCÓPOPÁGINA 10 > REVISTA BELLAS > JULHO > 2012

Áries de 20/03 a 20/04 TOUrO de 21/04 a 20/05 GêmeOs de 21/05 a 20/06 CânCer de 21/06 a 21/07

LeãO de 22/07 a 22/08 VirGem de 23/08 a 22/09 Libra de 23/09 a 22/10 esCOrpiãO de 23/10 a 21/11

saGiTÁriO de 22/11 a 21/12 CapriCórniO de 22/12 a 21/01 aqUÁriO de 21/01 a 18/02 peixes de 19/02 a 19/03

este será um mês em que sentirá necessidade de traçar novos rumos, uma vez que es-tará mais focado no seu futuro e em atingir objetivos. O seu magnetismo e boa energia, irão contagiar quem o rodeia e poderá tirar partido de qual-quer que seja a situação.

este será um mês completa-mente ligado à parte emo-cional e sobretudo à família. Touro estará mais paciente nesta fase, o que será valio-so, uma vez que será visto com outros olhos pelas pesso-as que o rodeiam.

Julho chega cheio de energia positiva e muito divertimen-to. pois, para além de estar mais sociável terá também a oportunidade de alargar os seus conhecimentos, fazendo assim novas amizades que serão produtivas no futuro.

este mês será ligado sobretudo à resolução de problemas. não só referentes a este nativo, mas tam-bém às pessoas que o rodeiam. O fato de verem em si alguém com uma capacidade mental muito grande pode fazer com que sejam criados sentimentos de alguma dependência.

Julho será um mês de gran-des lutas, mas também de grandes vitórias e deverá sobretudo acreditar no seu potencial. poderá contar com o apoio das pessoas que o ro-deiam para resolver algumas situações menos positivas.

este será um mês sobretudo dedicado ás pessoas que o rodeiam, levando a que por vezes se esqueça de si próprio. O seu lar assim como as tarefas domésticas serão de grande importância para você.

O mês de Julho será sobretu-do ligado ao seu bem-estar e ao que pretende, podendo até passar para fora a imagem de egocêntrico. no entanto, é importante que não se deixe afetar por isto, uma vez que passa a maior parte do tempo a cuidar dos outros.

este será um mês em que a parte profissional será muito importante assim como a sua independência financeira. Conseguir cumprir os objeti-vos a que se propôs é uma das metas para este nativo durante Julho.

a partilha e a união serão de grande importância durante o mês de Julho. O reencon-tro, inesperado com alguém do seu passado, pode agora levar a grandes surpresas.

O mês será de análise quer a nível profissional, quer a nível pessoal. Terá necessidade sobretudo de esclarecer al-gumas situações pendentes, que de alguma forma o têm preocupado.

a instabilidade será a palavra chave para este mês. estará mais centrado em si uma vez que irá experimentar senti-mentos de alguma tristeza, mas também de melancolia.

este será um mês de mudan-ças positivas, quer a nível pro-fissional quer a nível pessoal, o que será muito importante para você. Uma vez que se encontrava numa fase, de estagnação e rotina.

riCardO TOpVeL GUTO nasCimenTO JOsé mOreira Lay T ynher heLen CarLOs sanTOs

Lara Fernandes de JesUs marCeLO sanJUan Ganem KÁTia Lima ananias JúniOr

rOberTO COrdeirO e beTinhOWaLdeCK CariChiO Tina anGeLa mUniz

Page 11: Revista Bellas 44
Page 12: Revista Bellas 44

Matheus Esquivel sucesso garantido com talento e dedicação

Page 13: Revista Bellas 44

Um longo caminho marcado por dedicação, investimento e, so-bretudo, crença no potencial da

profissão. Todos esses ingredientes resul-taram na receita de indiscutível sucesso que marca os 13 anos de trajetória do arquiteto e urbanista itabunense Ma-theus Esquivel.

Graduado pela Faculdade de Arqui-tetura e Urbanismo UNIFENAS/MG, o profissional já é um dos mais procura-dos – e reconhecidos – da região. Ciente do papel social da arquitetura, ele ressal-ta o quanto esse ramo faz diferença no cotidiano de uma sociedade. Daí a razão pela qual é fundamental se apostar num profissional ético e preparado para essa atividade.

Nesta entrevista à revista Bellas, por-tanto, ele conta um pouco de sua expe-riência profissional, que considera estar apenas no início. Acompanhe!

Bellas – COMO FORAM ESSES ANOS DE TRABALHO EM ITABUNA E REGIÃO?

Matheus Esquivel – Foram anos de muita superação e aprendizado, existin-do alguns momentos de altos e baixos, sendo que o mais importante, porém, foi acreditar e investir na profissão, se-guindo sempre em frente, trabalhando com seriedade e dedicação, procurando atender e satisfazer às expectativas dos clientes. Contei no início de minha car-reira com a parceria e apoio do amigo Moacyr Croesy, detentor de larga expe-riência no ramo, facilitando e minimi-zando as primeiras dificuldades encon-tradas. A dificuldade da oferta de mão de obra especializada é um dos grandes problemas para a execução dos proje-tos.

Bellas – QUAL A IMPORTÂNCIA DA ARQUITETURA PARA A SOCIE-DADE?

ME – Historicamente sabe-se que a Arquitetura enquanto atividade é um campo multidisciplinar, incluindo em sua base a matemática, as ciências, as artes, a tecnologia, a história, a filoso-fia, entre outros. Sendo uma atividade complexa, é difícil concebê-la de forma precisa. Segundo que o trabalho do ar-quiteto envolve toda a escala da vida do

Matheus Esquivel sucesso garantido com talento e dedicação

Cobertura duplex/bairro São Judas

Foto

: Er

aldo

Dan

tas

Page 14: Revista Bellas 44

cidadão.A Arquitetura deve ser volta-

da para todas as classes sociais, estando presente no cotidiano de nossas vidas, daí a sua importância para o bem-estar do homem, seja em qualquer ambiente: familiar, convívio na escola, trabalho, hos-pital, restaurante, teatro etc. Um ambiente bem projetado e harmo-nizado, com espaços delimitados necessariamente deve ser acon-chegante e confortável, onde tudo funciona melhor. A cidade que possui praças, ruas e avenidas ade-quadamente urbanizadas, interfere positivamente na qualidade de vida de seus habitantes.

Bellas – TODOS QUE VÃO CONSTRUIR PODEM CONTRA-TAR UM ARQUITETO?

ME – Podem sim. Aos que pensam iniciar uma construção, a nossa recomendação é que procu-rem um profissional habilitado no Conselho de Arquitetura e Urba-nismo (CAU) ou no CREA, para que sua obra, além de possuir um pla-nejamento adequado seja também economicamente viável, evitando-se os desperdícios e os graves er-ros que encarecem a construção final. Os projetos são calculados por metro quadrado e por catego-ria. Por exemplo, o valor cobrado pelo projeto de uma casa popular é diferenciado de uma casa de alto padrão. Além disso, os índices que servem de cálculo para definição do orçamento de um projeto estão disponibilizados pela Associação de Engenheiros e Arquitetos da Região (ARENA), que disponibiliza tabela a ser seguida por todos os Profissio-nais Cadastrados, tornando viável aos interessados na contratação do profissional habilitado.

Bellas – VOCÊ SE CONSIDE-RA REALIZADO COMO PRO-FISSIONAL?

ME – Considero-me um pro-

fissional feliz com aquilo que tenho feito, porém, aos meus 35 anos, ainda tenho muitas coisas para aprender e fazer acontecer. Uma Arquitetura considerada bonita e confortável da porta para dentro é muito pouco, para mim. Pretendo como Arquiteto e Cidadão, colabo-rar para que nossa Cidade torne-se mais humanizada, agradável, proporcionando mais qualidade de vida para seus habitantes, ade-quando-a de espaços apropriados, com mais áreas de convivência para caminhada, ciclovia e prática de esportes. Sonho com tudo isso.

Bellas – DE QUE FORMA PRETENDE AJUDAR PARA QUE ISSO ACONTEÇA?

ME – Todo cidadão deve ter compromisso social. Sempre me coloquei à disposição dos gestores, independentemente de partido po-lítico e, nas poucas vezes em que fui solicitado, procurei colaborar com projetos, sendo que alguns deles não saíram do papel. Creio que todo cidadão deve fazer sua parte. No momento em que hou-ver união da comunidade com

o objetivo do bem comum, cer-tamente teremos um lugar mais seguro e agradável para se viver. Está na hora das entidades existen-tes, tais como, Maçonaria, Igrejas, Clubes de Serviço (Rotary, Lions), Associações de Moradores, Grupo de Ação Comunitária se mobilizem junto à comunidade, exigindo dos governantes a implementação dos serviços e obras essenciais.

Bellas – O QUE PENSA PARA O FUTURO DA CARREI-RA E PARA A ARQUITETURA EM GERAL?

ME – Minha carreira está ape-nas no início e considero-me ainda um “APRENDIZ”. No momento estamos investindo em nova sede para a Empresa – ARK Arquitetura e Construção, em local visível e de fácil acessibilidade, com amplo es-paço para melhor acolher os clien-tes. Ampliaremos a equipe de pro-fissionais, da qual contamos desde o início com os préstimos de Joana Paula na administração e Neomar Fernandes, cursando Engenharia Civil e prestando serviço na equipe de projetos. Contamos atualmente

ARQUITETURA/ITABUNAPÁGINA 14 > REVISTA BELLAS > jULho > 2012

Residencial/Cidade Jardim

Foto: André Gomes

Page 15: Revista Bellas 44

Foto

: G

eral

do B

orge

s

em nossa equipe com um acadê-mico do Curso de Arquitetura da UNIME, detentora de profissionais competentes e envolvidos na for-mação de futuros talentos regio-nais.

Pensamos que para haver cres-cimento, torna-se necessário agre-gar bons profissionais. Outra meta da Empresa é a construção civil, sendo que recentemente adquiri-mos uma área em parceria com a Empresa MIRASUL onde pretende-mos construir um empreendimen-to comercial. Quanto à Arquitetura em geral, creio que o futuro está na SUSTENTABILIDADE e para que isso aconteça é preciso encará-la como prioridade. As novas edifica-ções devem ser projetadas pensan-do-se em economizar água e con-sumir menos energia, utilizando-se meios alternativos de geração de energia, aproveitamento de água, luz e ventilação naturais. SUSTEN-TABILIDADE e RECICLAGEM não são modismos, mas sim a garantia para um futuro melhor. Todos têm o dever de tomar consciência dessa realidade. Estudos atuais têm de-monstrado o agravamento da taxa de emissão de gases poluentes na atmosfera, que já estão ocorrendo de forma intermitente.

É preciso ter ATITUDE e CONS-CIÊNCIA. Uma mansão de luxo ou uma cobertura de milhões de reais, nada valerão sem ÁGUA.

ARQUITETURA/ITABUNA REVISTA BELLAS > jUho > 2012 > PÁGINA 15

Residencia/bairro São Judas

Restaurante Gengibre

Residencia/bairro São Judas

Foto

: A

ndré

Gom

es

Foto: Geraldo Borges

ARQUITETURA/ITABUNA REVISTA BELLAS > jUho > 2012 > PÁGINA 16

Residencia/Jardim das Acácias

Salão La Luna

Edifício Residencial Gisa Cavalcanti Centro Médico Acácio Cardoso

Interior da cobertura

Interior de residência

Foto

: A

ndré

Gom

es

Foto

: A

ndré

Gom

esFo

to:

And

ré G

omes

Foto

: A

ndré

Gom

es

Foto

: A

ndré

Gom

es

Edifício Residencial/bairro Santo Antônio

Foto

: Er

aldo

Dan

tas

Page 16: Revista Bellas 44

ARQUITETURA/ITABUNA REVISTA BELLAS > jUho > 2012 > PÁGINA 16

Residencia/Jardim das Acácias

Salão La Luna

Edifício Residencial Gisa Cavalcanti Centro Médico Acácio Cardoso

Interior da cobertura

Interior de residência

Foto

: A

ndré

Gom

es

Foto

: A

ndré

Gom

esFo

to:

And

ré G

omes

Foto

: A

ndré

Gom

es

Foto

: A

ndré

Gom

es

Edifício Residencial/bairro Santo Antônio

Foto

: Er

aldo

Dan

tas

Page 17: Revista Bellas 44
Page 18: Revista Bellas 44

São João/ITABUNAPÁGINA 18 > REVISTA BELLAS > JULho > 2012

Page 19: Revista Bellas 44

São João/ITABUNA REVISTA BELLAS > JULho > 2012 > PÁGINA 19

Page 20: Revista Bellas 44
Page 21: Revista Bellas 44
Page 22: Revista Bellas 44

CIRCO/ITABUNAPÁGINA 22 > REVISTA BELLAS > jULhO > 2012

“Nosso espetáculo faz, pri-meiro, uma reverência à cultura brasileira, mostrando as várias regiões do nosso país. Nossa mis-são hoje é essa: formar uma nova geração de artistas de circo no Brasil. É a maneira que eu tenho de contribuir para que o circo sempre permaneça, se renove, se reinvente”. Este foi um resumo feito por Marcos Frota sobre o seu trabalho, em entrevista a Bellas, realizada no dia 5 deste mês, data em que o circo do artista estreou no estacionamento do Jequitibá Plaza Shopping, em Itabuna.

Frota disse ter ficado surpreso com a transformação ocorrida na cidade desde quando ele esteve aqui pela primeira vez, há 10 anos. “Teve uma mudança muito grande. Acho que o crescimento econômico e social do país refletiu não só nas grandes capitais, como nas principais cidades do interior. Quando cheguei aqui, me assus-tei com a movimentação, com o trânsito, com o shopping. Itabuna realmente cumpriu com sua voca-ção, com seu destino de ser uma cidade polo de toda a região”, elogiou.

Questionado sobre a caracte-rística do espetáculo do seu circo, Marcos explicou que a música é o carro forte das apresentações. “A gente mistura um pouco da dança, um pouco das imagens no telão e o talento dos artistas, passando pela cultura brasileira de todas as regiões. A música é a parte mais forte do nosso espetáculo. É atra-vés das canções da MPB, da Músi-ca Popular Brasileira, que a gente pontua os melhores e os maiores momentos do nosso espetáculo”, reforçou.

Aos 57 anos, 30 deles dedica-dos à sua carreira, Frota disse que não consegue mais se imaginar longe da arte circense. “O circo me dá hoje algo que talvez não ofereça a nenhum artista, que é cidadania. Se eu tenho muito para emprestar ao circo, minha popula-ridade, minha visibilidade através da televisão, minha credibilidade, o circo também me dá a oportu-nidade de continuar viajando por esse país afora. Qualquer cidade que eu chego, é essa festa, é esse carinho, esse respeito”, justificou.

Marcos Frota também falou dos problemas enfrentados pelo circo brasileiro, como a falta de apoio financeiro. “O circo en-frenta todas as dificuldades, mas permanece. Hoje, temos mais de 200 circos espalhados pelo Brasil inteiro e muitas escolas de circo. A atividade circense está presente no balé, na ópera, nas novelas

e no cinema também. O Selton Mello acabou de fazer um filme sobre o circo, chamado o Palhaço. Acho que o circo no Brasil está revigorado, tem pujança, tem público. E as crianças não perdem essa emoção, essa curiosidade pelo circo”, defendeu o artista, otimista e orgulhoso do que faz.

Ainda durante a entrevista, Frota destacou um projeto social que ele realiza com crianças ca-rentes da comunidade na Quinta da Boa Vista, no Rio de Janeiro. “Fundamos a primeira Universi-dade Livre do Circo no Brasil, a Unicirco. São 800 crianças que, sábado e domingo, estão fazendo espetáculo. Durante a semana, têm aulas gratuitas de cultura e arte circense para as crianças da comunidade e das periferias. O social é a base do nosso projeto, assinado, graças a Deus, pela Petrobras”.

Itabuna tem vocação para crescer, diz Marcos Frota

Marcos Frota, quando dava

entrevista à imprensa em Itabuna

Page 23: Revista Bellas 44
Page 24: Revista Bellas 44

A degeneração macular relacionada à idade (DMRI) tem como característica o

crescimento anormal dos vasos sob a retina, e freqüentemente está ligada ao envelhecimento do indi-víduo. Sem causa ainda conhecida, este problema afeta diretamente a mácula, ou seja, a porção central da retina, responsável pela visão detalhada e central, o que provoca a baixa da visão.

Existem dois tipos de degene-ração: o seco (atrófica) e o úmido (exsudativo). A médica oftalmolo-gista, Tâmara Lopes, explica que na maioria dos casos, a forma atrófica é a mais comum, e é caracterizada por apresentar atrofia lenta dos fotorreceptores, epitélio pigmentá-rio retiniano e coriocapilar, tendo como consequência a perda da visão central de modo gradual.

Já a forma exsudativa repre-senta 10 a 15% dos pacientes. Este tipo de degeneração é o mais agressivo, pois os vasos sanguí-neos anormais ou neovasos são formados sob a mácula, permitin-do a ocorrência de vazamentos e hemorragias que comprometem a integridade de partes da retina, prejudicando a visão central. “Por este motivo, pessoas que apresen-tam este tipo de degeneração são incapazes de ler, ver as horas ou reconhecer rostos comuns, mesmo com a parte periférica da visão preservada”, informa a especialista. Além disso, ela destaca que cerca de 90% dos pacientes com esta forma de degeneração apresenta cegueira ou incapacitação.

A DMRI pode afetar apenas um olho ou os dois, dependendo da forma como ela se apresenta.

Primeiramente, o que ocorre no in-divíduo é o bloqueio da visão cen-tral por um ponto negro, após um tempo este ponto se transforma em uma lacuna branca ou cinza. A médica Tâmara Lopes informa que outros sintomas também podem ser notados pelo paciente, como: visualização de cores pálidas; ao olhar linhas retas, elas parecem onduladas; as palavras ficam borra-das, e sensação de visão dupla.

Possíveis causasA Drª. Tâmara esclarece que a

degeneração pode ter como causa a exposição excessiva à luz solar, principalmente naquelas pessoas que possuem a cor da íris clara (azul ou verde). Além disso, vários estudos registraram que a doença também tem relações com a hiper-metropia e o tabagismo.

Para evitar esta doença, é preciso ingerir alimentos pobres em gordura, e ricos em vegetais e folhas verdes, principalmente vita-minas C, E e A, além de minerais,

como selênio, zinco, manganês e cobre. Outra forma de prevenir a degeneração é proteger os olhos contra os raios ultravioletas usando óculos de sol com proteção UV. “Praticar exercícios físicos regula-mente, e parar de fumar também são fundamentais”, ressalta a médica. Ela informa que para pa-cientes com risco de desenvolver a doença, são receitados suplemen-tos alimentares com antioxidantes ricos em vitaminas e minerais como precaução.

Em relação ao tratamento, a oftalmologista esclarece que na manifestação do tipo exsudativo, ainda não há cura. “O que temos são medicamentos que estão sendo avaliados em estudos clínicos, e que têm apresentado resultados impressionantes”, diz. Ela acres-centa que infelizmente os danos causados à visão central são irre-versíveis, mas a detecção precoce, e os cuidados com supervisão de um especialista podem ajudar a controlar a doença.

SAÚDE/ITABUNAPÁGINA xxx > REVISTA BELLAS > JULHO > 2012

Degeneração macular relacionada à idade

Dra.Tâmara Lopes

Page 25: Revista Bellas 44

SERVIÇO/ITABUNAPÁGINA 26 > REVISTA BELLAS > JUlHO > 2012

Jamilly e Joamylly Cordeiro

Alessandra Lopes, Kyrianne Silva, Franqueados Jamilly e Elio, Alessandra Chaves, Ana Paula Lessa, Mariana Lessa, Joamylly Cordeiro e Rosangela Gomes

Miguel Pinheiro, Jamilly Cordeiro, Liane Nou, Luise Velanes, Elenise Velanes, Elio Almeida Jr.Elio Almeida, Jamilly, Carlos Alberto, Jaime

Cordeiro, Paulo Margran, Eduardo Carqueja

Luiz Roberto, Eduardo Fontes, Eduardo Carqueja, José Adauto, Rider Cedro, Elio Almeida Jr., Jamilly Cordeiro, Jaime Cordeiro, José Carlos, Ramiro Aquino, Waldeck Caricchio Arquitetos Mariana Lessa, Carla

Emanuela e Matheus Esquivel.

José Carlos (Master Ba-Se ), Rider Cedro, Elio, Jamilly e Jaime Cordeiro

Dr. Fabricio Matos, Alessandra Lopes e Dra. Alessandra Chaves

Os moradores de Itabuna e região já podem contar com profis-sionais especializados em serviços de reparos e reformas em residên-cias e espaços comerciais. A Doutor Resolve, rede de franquias que é fe-nômeno brasileiro no setor, acaba de inaugurar sua primeira unidade para prestação de serviços de repa-ros hidráulicos e elétricos, pinturas, jardinagem, alvenaria, entre outros. Com garantia de qualidade e pre-ços acessíveis, a franquia é a opção ideal para quem deseja reformar o ambiente de forma segura, evitan-do contratempos e desperdícios de tempo e materiais.

A franquia, em forte processo de expansão, foi inaugurada no úl-

timo dia 05 de junho, na avenida Juracy Magalhães, 51, centro da cidade, pelos empresários Jaime Cordeiro, Jamilly Cordeiro e Elio Almeida Jr. Eles asseguram que que a equipe da Doutor Resolve aceita qualquer natureza e tamanho de trabalho em reforma e manuten-ção de residências e prédios co-merciais, desde um simples vaza-mento de torneira até uma reforma completa no imóvel. A administra-dora da franquia, Jamilly Cordeiro, aposta no sucesso da empresa em Itabuna, sobretudo, em virtude do aquecimento de obras no setor re-sidencial e comercial.

Fundada em 2010, a Doutor Resolve já conta com mais de 500

franquias no país. Suas unidades oferecem soluções para o seg-mento da construção civil, prin-cipalmente no que diz respeito à falta de mão-de-obra qualificada disponível no mercado. “É preciso confiança para contratar um pro-fissional da área. Em muitos casos, a falta de capacitação de terceiros acarreta em obras mal feitas e, consequentemente, em dores de cabeça aos clientes. O nosso ob-jetivo é suprir essa lacuna levando qualidade e segurança ao consu-midor por meio dos nossos profis-sionais treinados”, explica Jamilly.

A seguir, confira imagens do co-quetel de lançamento da Dr. Resolve em Itabuna. (Fotos Gil Fran)

Nova opção de prestação de serviço em Itabuna

Jamilly e seu pai Jaime Cordeiro

SERVIÇO/ITABUNAPÁGINA 25 > REVISTA BELLAS > JULHO > 2012

Page 26: Revista Bellas 44

SERVIÇO/ITABUNAPÁGINA 26 > REVISTA BELLAS > JUlHO > 2012

Jamilly e Joamylly Cordeiro

Alessandra Lopes, Kyrianne Silva, Franqueados Jamilly e Elio, Alessandra Chaves, Ana Paula Lessa, Mariana Lessa, Joamylly Cordeiro e Rosangela Gomes

Miguel Pinheiro, Jamilly Cordeiro, Liane Nou, Luise Velanes, Elenise Velanes, Elio Almeida Jr.Elio Almeida, Jamilly, Carlos Alberto, Jaime

Cordeiro, Paulo Margran, Eduardo Carqueja

Luiz Roberto, Eduardo Fontes, Eduardo Carqueja, José Adauto, Rider Cedro, Elio Almeida Jr., Jamilly Cordeiro, Jaime Cordeiro, José Carlos, Ramiro Aquino, Waldeck Caricchio Arquitetos Mariana Lessa, Carla

Emanuela e Matheus Esquivel.

José Carlos (Master Ba-Se ), Rider Cedro, Elio, Jamilly e Jaime Cordeiro

Dr. Fabricio Matos, Alessandra Lopes e Dra. Alessandra Chaves

Avenida Juracy Magalhães, nº 51 A, Alto Mirante,Centro.Mais informações – e chamados – podem ser feitos através do telefo-ne: (73) 3211-1510 ou do e-mail [email protected].

Equipe Dr. Resolve de Itabuna

Jamilly e Carol Allegretti

Elio Almeida, Jamilly Cordeiro, Ana Claudia e Luiz Orlei Soares

Elio Almeida, Carlinhos Almeida, Jamilly, Nailton Ramos Jr e Rider Cedro ( Franqueado Eunápolis)

Edson e Rita Dantas, Elio Almeida, Jamilly Cordeiro e Geraldo e Zenaide Matos

SERVIÇO/ITABUNA REVISTA BELLAS > JULHO > 2012 > PÁGINA 27

Jamilly Cordeiro e Elio Almeida

Maria José Cordeiro, Jamilly e Zenóbia Lopes

Jaime Cordeiro, Maria José Cordeiro, Jamilly Cordeiro, Elio Neto, Elio Almeida Jr., Isabella Cordeiro e Joamylly Cordeiro

Page 27: Revista Bellas 44

SERVIÇO/ITABUNAPÁGINA 26 > REVISTA BELLAS > JUlHO > 2012

Jamilly e Joamylly Cordeiro

Alessandra Lopes, Kyrianne Silva, Franqueados Jamilly e Elio, Alessandra Chaves, Ana Paula Lessa, Mariana Lessa, Joamylly Cordeiro e Rosangela Gomes

Miguel Pinheiro, Jamilly Cordeiro, Liane Nou, Luise Velanes, Elenise Velanes, Elio Almeida Jr.Elio Almeida, Jamilly, Carlos Alberto, Jaime

Cordeiro, Paulo Margran, Eduardo Carqueja

Luiz Roberto, Eduardo Fontes, Eduardo Carqueja, José Adauto, Rider Cedro, Elio Almeida Jr., Jamilly Cordeiro, Jaime Cordeiro, José Carlos, Ramiro Aquino, Waldeck Caricchio Arquitetos Mariana Lessa, Carla

Emanuela e Matheus Esquivel.

José Carlos (Master Ba-Se ), Rider Cedro, Elio, Jamilly e Jaime Cordeiro

Dr. Fabricio Matos, Alessandra Lopes e Dra. Alessandra Chaves

Avenida Juracy Magalhães, nº 51 A, Alto Mirante,Centro.Mais informações – e chamados – podem ser feitos através do telefo-ne: (73) 3211-1510 ou do e-mail [email protected].

Equipe Dr. Resolve de Itabuna

Jamilly e Carol Allegretti

Elio Almeida, Jamilly Cordeiro, Ana Claudia e Luiz Orlei Soares

Elio Almeida, Carlinhos Almeida, Jamilly, Nailton Ramos Jr e Rider Cedro ( Franqueado Eunápolis)

Edson e Rita Dantas, Elio Almeida, Jamilly Cordeiro e Geraldo e Zenaide Matos

SERVIÇO/ITABUNA REVISTA BELLAS > JULHO > 2012 > PÁGINA 27

Jamilly Cordeiro e Elio Almeida

Maria José Cordeiro, Jamilly e Zenóbia Lopes

Jaime Cordeiro, Maria José Cordeiro, Jamilly Cordeiro, Elio Neto, Elio Almeida Jr., Isabella Cordeiro e Joamylly Cordeiro

Page 28: Revista Bellas 44

Toda mulher quer estar com a pele lisinha, sem aqueles pêlos indesejáveis, mas gostaria de se ver livre dos transtor-nos da cera, não? Para completar, essa modalidade de depi-lação fomenta toda sorte de mitos e pouco se sabe do que é mesmo verdade em relação às reações provocadas.

Para esclarecer mais sobre o assunto, Bellas conversou com a massoterapeuta e esteticista Luane Lins, que acumula larga experiência no quesito embelezar a mulherada. “Mui-ta gente não sabe o que é verdade ou não sobre a depilação com cera e acaba confundindo crença popular com cuida-dos importantes, tanto para a beleza como para a saúde”, alerta a profissional.

1. Afirmação: A cera quente faz os vasinhos das pernas se rom-perem e pode causar varizes.

Resposta: mito.A cera quente ao ser aplicada

tem ação superficial. As veias ou microvasos ficam localizados mui-

to abaixo da hipoderme, onde os efeitos da cera não podem chegar.

2. Afirmação: A cera quen-te aplicada com muita frequência pode causar flacidez, principal-mente em regiões onde a pele é

mais fina, como abaixo da sobran-celha e buço.

Resposta: mito.Nem somente o calor, sem o

movimento de “puxar a cera”, al-tera o tônus da pele. Esse estímulo é apenas superficial. A flacidez é causada pelo enfraquecimento das fibras de colágeno e elastina, que não são atingidas durante o pro-cesso de depilação. Quem quer driblar o problema da flacidez precisa evitar o sol e as lâmpadas infravermelhas, principalmente nas pálpebras, pois a exposição excessiva à radiação causa prejuízo às fibras colágenas e elásticas que sustentam a pele.

3. Afirmação: Quem tem problemas de alergias na pele não pode fazer depilação com cera.

Resposta: Mito.Primeiro é preciso avaliar quais

são os produtos e componentes causadores da alergia.

4. Afirmação: A depilação com a cera quente dói menos do que com a cera fria.

Resposta: Verdade.A cera quente atua como re-

laxante sobre a pele, dilatando os poros, o que facilita a retirada do pêlo com mais facilidade e menos dor.

5. Afirmação: A reutilização da cera não traz problemas de

Luane Lins explica 10 mitos e verdadesda depilação com cera quente

estética/itaBUNaPÁGiNa 28 > ReVista BeLLas > jULhO > 2012

Page 29: Revista Bellas 44

estética/itaBUNaPÁGiNa 10 > ReVista BeLLas > jUho > 2012

LUaNe LiNs caVaLcaNte atende na academia clin Fitness, de segunda a sexta-feira, das 14h30min às 21 horas. aos sábados, das 8h30min às 13 horas.

endereço: Rua sergipe, 96, Bairro jardim Vitória, tel (73) 3 617-3308 / 73-88222916

pele, pois ela é fervida novamente em altas temperaturas, matando qualquer tipo de bactéria.

Resposta: Mito Reutilizar cera depilatória, uti-

lizando o processo de fervura, não mata bactérias mais resistentes.

6. Afirmação: É aconselhável que as gestantes de nove meses de gravidez realizem a depilação ínti-ma completa (tricotomia) para agi-lizar os preparativos do parto.

Resposta: Verdade.Este procedimento realmen-

te ajuda a facilitar os preparativos do parto, porém é recomendável que a depilação seja feita, paula-tinamente, a partir do 5º mês de gestação, para evitar a sensibilida-de maior que as mulheres apresen-tam no 9º mês de gestação.

7. Afirmação: A depilação com cera quente faz os pêlos cres-cerem mais depressa do que a de-pilação com cera fria.

Resposta: Mito.Toda depilação realizada com

a retirada dos pêlos pela raiz faz com que os pêlos levem, em mé-dia, de 20 a 25 dias para crescer novamente.

8. Afirmação: Depilações em áreas íntimas tiram a proteção que os pêlos dão às mucosas, causando coceira quando os pêlos começam a crescer.

Resposta: mito.Quando os pêlos são retira-

dos com cera quente e pela raiz, nascem mais finos e a depilação não causa coceira ou qualquer ir-ritação. O mesmo não acontece quando a depilação é feita com lâmina de barbear, já que os pêlos engrossam e, ao romperem a pele, podem irritá-la.

9. Afirmação: Depois que a depilação com cera é realizada, não se deve utilizar a pinça para a retirada de pêlos que sobraram, pois isso faz com que eles fiquem mais fortes quando nascerem.

Resposta: Mito.Os pêlos que resistem à depila-

ção devem ser retirados com pin-ça para acabamento do trabalho realizado. Na depilação com cera quente, a pele fica relaxada e os poros dilatados, fazendo com que os pêlos fiquem praticamente des-prendidos de sua raiz, facilitando a extração.

10. Afirmação: É sempre bom intercalar uma depilação com cera e uma depilação com aparelho de barbear, para não irritar muito a pele.

Resposta: Mito.A depilação com cera quente

não irrita a pele. Esse procedimen-to só deve ser adotado em casos graves de pêlos encravados. Aí sim, a lâmina vai esfoliar a pele, soltar os pêlos encravados e deixá-los pontiagudos, facilitando a saída do pelo quando crescer.

Isis Portugal Pedreira, gra-duada em Turismo e empresá-ria. “Temos que reconhecer o excelente profissionalismo da esteticista Luane Lins”.

Daniela Abade, administrado-ra de laboratório, pós-graduada em Logística e Negócios Interna-cionais, cliente assídua de Luane Lins. “Recomendo a depilação para as mulheres que querem estar mais belas e saudáveis”.

Page 30: Revista Bellas 44
Page 31: Revista Bellas 44
Page 32: Revista Bellas 44

Os jovens Macedinho e Andrei, filhos dos empresários Rolem-

berg e Betânia Macedo, or-ganizaram o “Esquenta Laje”, festa junina que, pelo quarto ano consecutivo, reuniu os amigos mais chegados da fa-mília. Sob o comando musical de Xandão, o forró rolou até o dia amanhecer, quando foi servido um café da manhã. Comidas típicas e bebida à vontade deixaram a galera disposta a curtir durante toda a noite. Um dos destaques do Esquenta Laje” foi a eleição da “Rainha do Milho”, concurso vencido pela advogada Laris-sa Carneiro. Como prêmio, ela ganhou um passaporte para o Brega Light. Felizes da vida com o sucesso da festa, os irmãos Rolemberg Macedo Filho (Macedinho) e Andrei anunciaram: “Ano que vem tem mais, gente!”.

A laje esquentou!

SÃO JOÃO/ITABUNAPÁGINA 32 > REVISTA BELLAS > JULhO > 2012

Page 33: Revista Bellas 44

SÃO JOÃO/ITABUNA REVISTA BELLAS > JULhO > 2012 > PÁGINA 33

Page 34: Revista Bellas 44

Pele bonita e saudável no inverno

A temperatura já está mais amena, principalmente à noite, e é sempre bom voltar a destacar as dicas que vão ajudar a manter sua pele bonita e saudável mesmo du-rante a estação mais fria do ano. Tudo bem que aqui na nossa região nem faz tanto frio assim e o inver-no não é nada rigoroso, mas com o clima mais seco e a tentação irresis-tível de abusar dos banhos longos e quentes, fatalmente a pele sofre agressões, apresentando resseca-mento, inflamação e descamação. Então aí vão as dicas básicas para passar pelo inverno com a pele im-pecável:

- Pode ser delicioso... mas o banho quente e demorado facilita o ressecamento da pele e dos ca-belos. Claro que ninguém merece água fria nesta época, mas escaldar-se todos os dias nem pensar! O ide-al é a temperatura média e tomar até dois banhos por dia, evitando a esfoliação porque a remoção das células mortas pode comprometer a proteção natural da pele.

- A escolha do sabonete é mui-to importante nesta época. Prefira sabonete hidratante para quem tem pele seca e sabonete que controla a oleosidade para quem tem pele oleo-sa. Não use sabão de coco, pois pode causar alergia e ressecar a pele. Sabo-nete líquido com ph neutro é ótimo para estes dias mais frios.

- Hidratar é o verbo do inverno. Após o banho, é sempre importan-te passar em todo o corpo produtos à base de uréia, lactato de amônia, ceramidas, pantenol, semente de uva, óleo de amêndoas ou de ma-cadâmia. Atenção redobrada nos joelhos, cotovelos, mãos e pés. E não é só a hidratação com cosmé-ticos que é importante. Beber mui-ta água é fundamental, pois com o frio, a sede diminui e muitas pesso-as ficam desidratadas e, além disso, aumenta o consumo de álcool com os licores de São João e aquela taça de vinho deliciosa. Todo mundo já sabe que álcool desidrata. Motivos de sobra para beber no mínimo dois litros de água por dia.

- Para controlar o ressecamen-to dos lábios, compre e use batons hidratantes e com protetor solar.

Existem inclusive cremes hidratan-tes em bastão próprios para ho-mens. Sem esta proteção, os lábios podem rachar e ficar feridos.

- Filtro solar, aliás, não é apenas para verão, também é necessário no inverno. Mesmo nos dias nublados e frios, os raios ultravioleta podem danificar a pele. É preciso passar pelo menos três vezes ao dia prote-tor com fator mínimo de 15.

Outra coisa importante para os cuidados com a pele nesta época, é que este é o período mais adequa-do para fazer procedimentos como peeling. Sem o sol forte do verão, os riscos de manchas são bem meno-res. Enfim, observando estas dicas, com certeza você vai passar o inver-no com uma pele bonita e saudável, com tudo para arrasar na primavera e no verão!

Alyne Hussel, é médica pós-graduada em dermatologia clínica e estética. Dúvidas e sugestões: [email protected]

SAÚDE & BELEZAPÁGINA 34 > REVISTA BELLAS > JuLho > 2012

Page 35: Revista Bellas 44
Page 36: Revista Bellas 44

Há seis anos no mercado, a Toque Mágico, trabalha com moda infanto-juvenil, brin-quedos, moda bebe, enxoval personalizado e asessórios. A seguir, as marcas que deixam a criançada pra lá de feliz.

BIBE, ANJOS BABY, ZIG MUN-DI, NORUEGA, DIFORINI, PAQUITA, MINI & KIDS, PUPI, BABY FASHION, VERIVE, TUR-MA DA MALHA, MATINEE, RIFFER, CHICCO, MASTER BAG, TOK, BETHE BEBÊ Adenilsa Vasconcelos, dona da Toque Mágico

Endereço: Rua Nações Unidas, 615, Itabuna. Tel.: 3215-2249/3212-5725

Page 37: Revista Bellas 44
Page 38: Revista Bellas 44

Falando de saúde ReVIsTa Bellas > junho > 2012 > PÁGIna 38

Alessandra Sanchez ChavesMédica pós-graduada em Pneumologia Infantil no Hospital Universitário Professor Edgar Santos - UFBA, e em

Alergia e Imunologia Clínica – IPEMED / São Paulo.

Vamos falar de tosse?

PArA eStAbeleCer o diAgnóStiCo diferenCiAl dA CAuSA de toSSe deVemoS AVAliAr:

- História e exame clínico do paciente- exames de laboratoriais- exame do escarro(contagem de eosinófilos)- rx de tórax PA e Perfil- tomografia computadorizada dos seios da face- teste cutâneo alérgico,- Prova de função pulmonar(espirometria)- endoscopia digestiva alta,- manometria esôfágica com pHmetria de 24horas de 2 canais fibrobroncoscopia,- endoscopia nasal,- teste de broncoprovocação brônquica- estudo radiológico do esôfago.

A tosse não é uma doença e sim um sintoma de alguma doença. Portanto, o tratamento depende diretamente de que o diagnóstico seja estabelecido e a causa inteiramente determinada.

Tosse é o reflexo natural

do aparelho respiratório que

surge como consequ-

ência de um

proces-so irritati-vo sendo,

em muitos aspectos, bené-fico, pois ajuda

a expulsar secreção ou corpos estranhos.

Pode se apresentar seca ou produtiva. Na produtiva

a secreção se movimenta e é eliminada e na seca, o catar-

ro parece não existir.

reComendAçõeS:-beba bastante água, que é o melhor antitussígeno que se conhece, pois facilita a movimentação do muco;-dê preferência aos líquidos quen-tes, que costumam trazer alívio sintomático, como chá com limão e mel,de camomila,erva cidreira,erva doce. evitar chá preto e mate por causa da cafeína;-mantenha a cabeça elevada, à noite;-os ambientes devem ser ventilados;-Aumentar a umidade do ar com umidificadores ou vaporizadores, e tomar banhos quentes prolongados para respirar bastante vapor;-não tome remédios por conta própria, procure assistência médica para diagnóstico e tratamento.

Também pode ser aguda (até 3 semanas), subaguda(3 a 8semanas) ou crônica (mais tempo que 8 semanas).

Alguns sintomas estão associados à tosse como a secreção nasal (coriza), sensação de secreção que escorre do fundo da garganta, chiado no peito ou falta de ar, tosse com se-creção purulenta ou sangue (mais raro).

Quando a tosse surge, podemos suspei-tar de: Alérgenos; Irritantes; Rinossinusites; Síndrome do gotejamento pós-nasal;

Asma Brônquica; Bronquite aguda ou crônica; Refluxo gastroesofágico;

Pneumonias virais ou bacterianas; Bron-quiectasias; Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica(DPOC); Tuberculose pulmonar; Ex-posição ocupacional;

Tabagismo; Uso de medicamen-tos para controle da hipertensão arterial (exemplo:captopril); Psicogênica; Idiopática e outras causas.

Page 39: Revista Bellas 44
Page 40: Revista Bellas 44