revista atuaserra inverno

36
EDIÇÃO INVERNO I 2014 | 1 Serra Gaúcha Turismo nas Quatro Estações TURISMO ESTAÇÕES edição INVERNO

Upload: cristiane-moro

Post on 01-Apr-2016

216 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Revista com informações sobre os atrativos da Serra Gaúcha nos meses de inverno

TRANSCRIPT

Page 1: Revista atuaserra inverno

EDIÇÃO INVERNO I 2014 | 1

Serra GaúchaTurismo nas Quatro Estações

TURISMO

ESTAÇÕES

edição INVERNO

Page 2: Revista atuaserra inverno

EDIÇÃO INVERNO 2014 | 2

ExpedientePRESIDENTEJuliano Brandalise

VICE-PRESIDENTERoberto Dalle Molle

TESOUREIROTarcísio Michelon

SECRETÁRIORafael da Silva

CONSELHO FISCAL (TITULAR)Paulo SalviRomeo TedescoFernando Postal

CONSELHO FISCAL (SUPLENTE)Gilberto DuranteNeurides M. GriguolÁureo Bertelli

COLABORADORESDiretora Executiva: Beatriz PaulusAssistente Administrativa: Franciele T. Cigolini

COMITÊ GESTORFancielle de LimaLis CaberlonGilberto DuranteAdemir TrentiniCláudia MazzarolloFlávio MarcolinIvane FáveroThiago Pasa

CIDADES ASSOCIADASAntônio PradoBarãoBento GonçalvesCarlos BarbosaCascaCotiporã

FarroupilhaFlores da CunhaGaribaldiGuaporéMonte Belo do SulNova AraçáNova BassanoNova PáduaNova PrataNova Roma do SulProtásio AlvesSanta TerezaSanto Antônio do PalmaSão MarcosSerafina CorrêaVeranópolisVila Flores

ENTIDADES ASSOCIADASACECORSACI Carlos BarbosaACIC CascaACIV Veranópolis

Ajoli GuaporéApeme GaribaldiApromontesBento Convention BureauCDL GuaporéCIC Antônio PradoCIC GuaporéCIC Nova PrataCIC GaribaldiCDL Nova PrataSHRBS GaribaldiSHRBS Uva e VinhoSindilojas Nova Prata

PROJETO GRÁFICOAna Cristina Paulus

REVISÃOCristiane Moro

Page 3: Revista atuaserra inverno

EDIÇÃO INVERNO I 2014 | 03

Cidades04 ................Antônio Prado

06 ............ Bento Gonçalves

08 ................Carlos Barbosa

10 ..................................Casca

12 ............................ Cotiporã

14 ......................Farroupilha

16 ...............Flores da Cunha

18 ........................... Garibaldi

20 ........................... Guaporé

22 ..........Nova Roma do Sul

24 .................Protásio Alves

26 ....................Santa Tereza

28 ...................... São Marcos

30 ...............Serafina Corrêa

32 ..................... Veranópolis

34 ........................Vila Flores

Page 4: Revista atuaserra inverno

EDIÇÃO INVERNO 2014 | 04

AntônioPrado

Semana do Patrimônio e 34ª Noite Italianate convidam para conhecer Antônio Prado

De 11 a 17 de agosto, o município promove a Semana do Patrimônio, com programação repleta de atividades de sensibilização da comunidade e visitantes para a importância da preservação do patrimônio material e imaterial existente na cidade. Além disso, fomenta atividades que agreguem conhecimento para explorar este patrimônio de forma susten-tável. A data é comemorada no município há seis anos.Ainda em agosto, nos dias 9, 16 e 23, ocorre a 34ª Noite Italiana. O evento tem início sempre às 20h, no Centro de Eventos de Antônio Prado. É a principal festa referente à imigração italiana no Estado. O cardápio oferece frango menarosto e à passarinho, po-lenta frita e brustolada, batata doce, copa, queijo, pepino, pão, grostoli, bolos, cucas, café, biscoito colonial, vinho, suco de uva, merengue, frutas, doces e muita diversão ao som de diversos grupos musicais.

Page 5: Revista atuaserra inverno

EDIÇÃO INVERNO I 2014 | 05

Antônio Prado

Antônio PradoEntre em contato:

www.antonioprado.com.br [email protected]

CONHEÇA ANTÔNIO PRADO

Semana da Pátria.

Divulgação Semtur

34ª Noite Italiana.

Divulgação Semtur

Page 6: Revista atuaserra inverno

EDIÇÃO INVERNO 2014 | 06

A 3° edição do Bento Sensação | Estação Outono Inverno, promovido pela Secretaria Municipal de Turismo (Setur), segue até o dia 3 de agosto, totali-zando 60 eventos. Destaque para alguns eventos: CURSOS DE DEGUSTAÇÃO DE VINHOS E ESPUMANTESMinistrados nos hotéis e promovidos pela Secretaria de Turismo e Associa-ção Brasileira de Enologia, ocorre sempre aos sábados, às 18h:12/07: Vinhos Larentis, no Dall’Onder Vittória; 19/07: Vinícola Aurora, no Laghetto Viverone;26/07: Domno do Brasil, no Dall’Onder Grande Hotel; 02/08: Vinícola Salton, no Farina Park Hotel.

A programação completa está disponível no www.turismobento.com.br.

Bento Sensação segue até3 de agosto

BentoGonçalves

Bento GonçalvesEntre em contato:

[email protected]

Cursos de Degustação estão entre as atraçõe.

Divulgação Semtur

Page 7: Revista atuaserra inverno

EDIÇÃO INVERNO I 2014 | 07

BentoGonçalves

A estação convida a apreciar a gastronomia e os vinhos produzidos no município.

Divulgação Spa do Vinho

Page 8: Revista atuaserra inverno

EDIÇÃO INVERNO 2014 | 08

25ª edição do Festiqueijo ocorre em julho

CarlosBarbosa

Carlos Barbosa se prepara para receber milhares de pessoas na 25ª edição do Fes-tiqueijo. O evento contemplará os visitantes com inúmeras apresentações de ar-tistas locais e regionais. O Festiqueijo 2014 ocorre de 3 a 27 de julho, sempre nas sextas, sábados e domingos, no Salão Paroquial da Igreja Matriz de Carlos Barbosa. O evento promete ampliar o cardápio de aromas e sabores que estarão à disposi-ção do público. Ao entrar no Festival, o visitante pode degustar mais de 40 tipos de queijos, pastéis, pizzas, cucas e outras delícias da culinária típica acompanha-dos por vinhos e espumantes premiados no Brasil e no exterior. Paralelamente ao evento, uma intensa programação é organizada para atrair ain-da mais visitantes e mostrar as potencialidades do município. Destaque para a Feira de Compras da Associação do Comércio, Indústria e Serviços (ACI), que é realizada na Rua Coberta e, em 2014, chega à sua 18ª edição. Junto ao evento, está o Varejo Festiqueijo, onde são comercializados pelo Movimento Assistencial Barbosense (MAB) os produtos consumidos pelos participantes do Festival.

Chega também à quarta edição neste ano a Olimpíada Colonial Festiqueijo. Realizada no Parque da Estação, a competição reúne provas das mais variadas e divertidas modali-dades, como arremesso de queijo, corrida do saco, corrida de carrinho de mão, prova do ovo, revezamento de salame, cabo de guerra, pau-de-sebo, debulhar milho e transportar leite. A competição reúne centenas de pessoas que confraternizam com as inusitadas provas. A Olimpíada retrata um pouco do cotidiano do interior do município nos tempos passados.Também fazem parte da programação do Festiqueijo eventos esportivos como Torneio de Bolão Masculino e Feminino; Torneio Aberto de Truco Cego; Torneio de Bochas Mascu-lino e Feminino; Torneio de Futsal Feminino; Rústica e Minirrústica Festiqueijo/Sesc, além do 17º Seminário Nacional e Internacional de Queijo e Leite. Mais informações sobre o Festival podem ser obtidas no site www.festiqueijo.com.br.

O Festiqueijo ocorre de 3 a 27 de julho, sempre nas sextas, sábados e domingos.

Marlene Stúdio

Carlos Barbosa - RS03 a 27 de julho

Page 9: Revista atuaserra inverno

EDIÇÃO INVERNO I 2014 | 09

Carlos Barbosacompleta 55 anos

Carlos Barbosa

CONHEÇA CARLOS BARBOSA

Carlos BarbosaEntre em contato:

[email protected]

Festival da Cançãopotencializa talentos locais

No dia 6 de setembro, Carlos Barbosa realizará o Festival da Canção, visando incentivar a diversidade e potencializar os talentos dos artistas locais, através do apoio à cultura musical. O Festival busca resgatar na comunidade a nostalgia dos grandes festivais reali-zados nas décadas de 80 e 90, rememorar os anos dourados e os grandes momentos dos Festivais da Canção realizados em Carlos Barbosa naquela época.

Com cerca de 27 mil habitantes, Carlos Barbosa comemora, em 25 de setembro, 55 anos de emancipação política com programação especial durante todo o mês de setembro.O município conquistou, recentemente, o primeiro lugar no Estado no Índice de Desen-volvimento Socioeconômico (Idese), medido pela Fundação de Economia e Estatística do Rio Grande do Sul. Está em segundo lugar no Estado no Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) da Organização das Nações Unidas (ONU) e em segundo lugar no Ranking de Distribuição de Renda no Brasil, de acordo com pesquisa da Fundação Getúlio Vargas, que apontou que 93,69% das famílias se encontram nas classes A, B e C, com rendimen-tos acima de R$ 1.200 mensais.O turista que chegar à pequena cidade de Carlos Barbosa, na Serra Gaúcha, irá se encan-tar. Os ares europeus, a tranquilidade, as belezas naturais, o passeio de Maria Fumaça (loco-motiva a vapor) e a saborosa gastronomia típica italiana estão entre os maiores atrativos. Carlos Barbosa é a terra da centenária Tramontina – uma das maiores empresas produto-ras de artigos de aço inox do mundo; da centenária Cooperativa Santa Clara – uma das maiores produtoras de laticínios e derivados do Brasil e da ACBF – equipe bi-campeã Mundial de Futsal. Estes atrativos levam ao município, anualmente, milhares de visitan-tes.

Page 10: Revista atuaserra inverno

EDIÇÃO INVERNO 2014 | 10

Casca

Outros eventos que marcam o inverno no município

XIV CAFÉ COLORIDOData: 30 de agosto de 2014Local: Salão ParoquialHorário: 20hUma deliciosa e divertida refeição típica italiana oferecida à população casquense e região, pela Associação Conviver e Renovar, um grupo formado por pessoas da Melhor Idade de Casca. O evento é regado à culiná-ria, música e apresentações artísticas. No Café Colorido tudo realmente é colorido, as louças, os talheres e algumas das delícias servidas no café.

XX BÓIA CAMPEIRA E XV FESTIVAL DO DOCE GAUCHESCOData: 13 de setembro de 2014Local: CTG Laço da AmizadeHorário: 20 horasO evento tem como objetivo preservar a cultura e a tradição gaúcha. A Boia Campeira é uma festa tradi-cionalista organizada pelo CTG Laço da Amizade na Semana Farroupilha, com o apoio de entidades do município. São servidas comidas típicas gaúchas onde a peculiaridade está na tradição, no preparo e nos temperos. Acompanham as comidas salgados, delícias de Doce Campeiro.

Casca, a Capital Gaúcha do Leite, lança Roteiro dos

SaboresO município de Casca irá lançar, dentro da programação da 1ª Sema-na Municipal da Agricultura Familiar, o Roteiro dos Sabores, formado por 31 agroindústrias. O lançamento ocorre no dia 23 de julho, às 19h.1ª SEMANA MUNICIPAL DA AGRICULTURA FAMILIAR: Realizada de 21 a 25 de julho, o evento inclui uma série de palestras sobre a impor-tância da agricultura familiar, cadastro florestal, entre outros temas. Também no dia 23 ocorre a Feira das Agroindústrias.O encerramento do evento, no dia 25, conta com jantar de premia-ção aos maiores produtores de leite, suínos, aves, grãos e fruticulto-res do município.

CONHEÇA CASCA

Entre em contatoCasca

[email protected]

Page 11: Revista atuaserra inverno

EDIÇÃO INVERNO I 2014 | 11

Casca

Festa da Bóia Campeira e XV Festival do Doce Gauchesco.

Divulgação/Prefeitura

Café Colorido.

Divulgação/Prefeitura

Page 12: Revista atuaserra inverno

EDIÇÃO INVERNO 2014 | 12

Cotiporã

Encontro Regional da 3ª Idade ocorre em julho

Cotiporã convida a idade mais bonita e alegre de toda a região para comer, dançar, rir e interagir em um só grupo no dia 27 de julho, no Encontro Regional da 3ª Idade, que ocorre no Ginásio Municipal de Esportes.

Toda a trajetória que uma pessoa percorre, vive e carrega de experiências até alcançar essa fase da vida, deve ser abraçada carinhosamente, com delicadeza, para que essas pessoas sintam o quanto são especiais, o quanto tem a ensinar.

Feira do Livro e Mostra Cultural ocorrem em

A Feira do Livro nesse ano de 2014 ocorre junto à Mostra Cultural de Cotiporã. Durante os três 14, 15 3 16 de agosto, cotiporanenses e visitantes poderão, além de comprar livros, apreciar tudo o que o município desenvolve no âmbito cultural. A programação ocorre na Praça Maurício Cardoso.

Page 13: Revista atuaserra inverno

EDIÇÃO INVERNO I 2014 | 13

Cotiporã

Divulgação

Festa do Colonoe Filó Italiano

Também, em agosto, no dia 3, ocorre a Festa do Colono e o Filó Italiano. A programação e o local serão divulgados em breve.

CONHEÇA COTIPORÃ

CotipoãEntre em contato:

[email protected]

Festa do Colono ocorre no dia 3 de agosto.

Page 14: Revista atuaserra inverno

EDIÇÃO INVERNO 2014 | 14

Farroupilha

Confi ra os principais eventos para o período de inverno em Farroupilha

21ª FENAKIWIQuando: 18/07 à 03/08/2014Onde: Avenida Pref. Arno Domingos Busetti, s/nº, Parque Cinquentenário

Um evento gastronômico com praça de alimentação, exposição, atrações artísticas, shows musicais, espaço cultural, feira comercial e pratos típicos desenvolvidos com o Kiwi em inúmeras variedades. A pujança econômica da região é um dos destaques de todas as edições da Fenakiwi, em um esta-do que se orgulha de celebrar os frutos do trabalho e celeiros industriais da região, oferecendo uma programação para todos os gostos.

FEIRA DE ARTESANATO DA FENAKIWIQuando: 18/07 à 03/08/2014Onde: Avenida Pref. Arno Domingos Busetti, s/nº Parque Cinquentenário

Um trabalho manual, produzido por artesãos locais, mantendo sua própria identidade. Muitos utilizam matéria-prima regional como palhas de milho e trigo, para confecção de produtos belíssimos, ricos em criatividade e beleza. O artesanato faz parte do folclore e revela costumes, tradições e caracterís-ticas de cada região. Parcela dos artesãos utiliza a matéria-prima a partir dos resíduos sólidos como couro, pet, tecidos, esponjas, malhas, isopor, madei-ras, papel e EVA, seguindo a idéia da sustentabilidade.

Page 15: Revista atuaserra inverno

EDIÇÃO INVERNO I 2014 | 15

Farroupilha

FESTIVAL DO MOSCATELQuando: 05, 06 , 07 e 12, 13 e 14/09 Onde: Avenida Pref. Arno Domingos Busetti, s/nº Parque Cinquentenário

LANÇAMENTO DA 9ª SELEÇÃO DE VINHOSQuando: 12/08/2014Onde: Saguão da Prefeitura Municipal de Farroupilha/RSEnaltecer a qualidade no setor vitivinícola, através da coleta e análise das amostras dos melhores sabores de vinhos selecionados da região, um in-centivo à pesquisa, que premia as vinícolas através de um resgate histórico do maior município produtor de uvas moscatéis do País. O lançamento da Seleção de Vinhos é o início de um longo trabalho que tem como objetivo fi-nal, enaltecer os produtos elaborados em Farroupilha, valorizando a produ-ção vinícola de qualidade existente no município e buscando a promoção de tais produtos junto aos mais diversos públicos, estimulando o consumo.

3ª EXPOSIÇÃO ESTADUAL DE CYMBIDIUM-FARROUPILHA/RSQuando: 15,16, e 17/08 Onde: Centro Comunitário Evangélico (Luterano)Feira e exposição de orquídeas que são destaques na região da serra gaú-cha, amostra, cultivo, visita e comercialização de plantas. Também aconte-cerá exposições de quadros de artistas plásticos e mateada. Uma das espé-cies que se destaca na exposição é a Cymbidium, que sobrevive em habitat natural de altitudes mais elevadas e é típica do clima frio, por isso se desen-volve bem na região da serra. A Feira é um encontro que atrai turistas, que além da exposição podem conferir os demais atrativos do município.

FEIRA DA PRIMAVERA (FEIRA DO ARTESANATO)Quando: 06 e 07/09 Onde: Caravaggio -1º Distrito de FarroupilhaUm trabalho manual, produzido por artesãos locais, que mantêm sua pró-pria identidade utilizando matéria-prima regional como palhas de milho e trigo, confeccionando assim produtos belíssimos, ricos em criatividade e beleza. O artesanato faz parte do folclore e revela costumes, tradições e características de cada região. Parcela dos artesãos utiliza matéria-prima a partir dos resíduos sólidos como couro, pet, tecidos, esponjas, malhas, iso-por, madeiras, papel e EVA, seguindo a idéia da sustentabilidade.

Divulgação/ Prefeitura

Fesrival do Moscatel corre em outubro.

CONHEÇA FARROUPILHA

FarroupilhaEntre em contato:

[email protected]

Page 16: Revista atuaserra inverno

EDIÇÃO INVERNO 2014 | 16

FloresDaCunha

A Feira de Inverno de Flores da Cunha chega à sua 25ª edição consagrada como o evento que mora no coração dos gaúchos. Realizada em Flores da Cunha, a feira faz parte da vida de pessoas que vivem na região da Serra Gaúcha e tam-bém de turistas e visitantes de todo o Estado, que vêm para Flores da Cunha prestigiar o evento de compras mais aguardado do ano! São cerca de 100 ex-positores dos setores de malhas, confecções, móveis, vinhos, artigos para casa e artesanato, prontos para receber a todos com uma vasta programação de shows, encontros e atrações culturais. A tradição dos produtos de qualidade, os preços diretos de fábrica, a entrada e o estacionamento gratuitos e a farta gastronomia completam o evento, que tem por objetivo oportunizar a você e a sua família muito lazer e diversão. 25ª Feira de Inverno faz parte da sua vida!

Estrutura da FeiraRealizada no Parque da Vindima Eloy Kunz, um completo espaço para lazer e tu-rismo, a 25ª Feira de Inverno de Flores da Cunha possui estandes personalizados para cada setor comercial e espaços exclusivos para a administração do evento e sala de imprensa. Para receber o visitante sempre da melhor forma, a Feira de Inverno possui ainda a Casa do Turista, onde são disponibilizadas informações turísticas de Flores da Cunha e sobre o evento, além de ambientes como o da recreação infantil, espaço multimídia com computadores com acesso à Internet, Lounge da Copa, Wifi para os visitantes, praça de alimentação, restaurante, flo-ricultura, palco externo e coberto para shows e mirante com vista para a cidade de Flores da Cunha.

25ª Feira de

FLORES DA CUNHA

Flores da CunhaEntre em contato:

[email protected]

Page 17: Revista atuaserra inverno

EDIÇÃO INVERNO I 2014 | 17

FloresDaCunha

Ocorre nos dias 25, 26 e 27 de julho a 41ª Festa da Colônia, na comunidade de Otávio Rocha. A programação do evento enaltece a gastronomia, a religiosi-dade e as tradições do município.

41ª Festa da Colônia

Divulgação/ Prefeitura

Gastronomia é um dos atrativos do evento.

Page 18: Revista atuaserra inverno

EDIÇÃO INVERNO 2014 | 18

Garibaldi

CONHEÇA GARIBALDI

GaribaldiEntre em contato:

[email protected]

Garibaldi apresenta programação de

invernoDesde o dia 21 de junho até o dia 23 de setembro, Garibal-di volta sua atenção para estação de inverno. A programa-ção “Sabores de Inverno” contempla a típica gastronomia italiana, exaltando o aconchego na estação mais fria do ano.O destaque da programação fica por conta do Festival Gastronômico Sabores de Inverno, que ocorre no dia 4 de julho. O evento ocorre na Praça Loureiro da Silva e, após, durante os finais de semana de julho, em alguns restau-rantes de Garibaldi. Também se destaca o tradicional Festival do Frango e do Vinho que, em sua 26ª edição, será realizado no Parque da Fenachamp, no dia 9 de agosto. A programação inclui, ain-da, os tradicionais filós do interior e encontros culturais.“Sabores de Inverno” é uma realização é da Prefeitura de Garibaldi, por meio da Secretaria de Turismo e Cultura, e conta com o apoio do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares (SHRBS) de Garibaldi. Mais informações pelo telefone (54) 3462 8235.

6 de julhoFesta Santa Maria Goretti - 10h30: Missa | 12h: Almoço - Linha Paese. Promoção: Paróquia São Pedro

9 de julhoClube de Leitura - 19h - Biblioteca Pública Frei Miguel. Pro-moção: Biblioteca Pública Frei Miguel e Leo Clube

10 de julhoVI Jantar do Comerciante e Comerciário - 20h – Salão San-to Antônio. Promoção: CDL

12 de julhoFiló Italiano do Bairro Chácaras - 20h – Salão Comunitário Bairro Chácaras. Promoção: Clube de Mães e Bochófilos

13 de julhoFesta de Nossa Senhora do Carmo - 10h30: Missa | 12h: Al-moço - Bairro Alfândega. Promoção: Paróquia São Pedro

24 de julhoConcertos didáticos da Orquestra Municipal de Garibaldi - 9h30 e 14h – Clube Integração. Promoção: Orquestra Mu-nicipal de Garibaldi

25 de julhoFesta do Colono em Nossa Senhora das Graças - 10h30: Missa | 12h: Almoço - Linha Brasília.

27 de julhoFesta São Luiz Gonzaga - 10h30: Missa | 12h: Almoço - Li-nha Araripe. Promoção: Paróquia São Pedro

PROGRAMAÇÃO4 de julhoFestival Gastronômico “Sabores de Inverno” e apresenta-ção da programação dos estabelecimentos para o perí-odo - 19h – Praça Loureiro da Silva. Promoção: Prefeitura/SHRBS

29 de julhoDa Filosofia ao Rock: Uma viagem filosófica pelo rock na-cional dos anos 80 - 19h - Biblioteca Pública Municipal. Promoção: Prefeitura Municipal/ Secretaria de Turismo e Cultura e Giovani Mattiello

1 de agostoConexsul - Congresso de Executivos das Associações Em-presariais do Extremo Sul - 8h30 às 18h – Auditório da CIC. Promoção: CIC

9 de agosto26º Festival do Frango e do Vinho - 20h – Parque da Fena-champ. Promoção: CEC

10 de agostoCostelão Dia dos Pais - Sede CTG Sentinela da Serra. Pro-moção: CTG Sentinela da Serra

10 de agostoFesta de São Roque. 10h30: Missa |12h: Almoço - Bairro Borghetto. Promoção: Paróquia São Pedro

16 de agostoBaile comemorativo de 55 anos do LIONS CLUBE Garibaldi - 20h30 – Sede Social AMG. Promoção: LIONS

Page 19: Revista atuaserra inverno

EDIÇÃO INVERNO I 2014 | 19

Garibaldi

Programação vai até 23 de setembro.

Edevar Zorrer

Page 20: Revista atuaserra inverno

EDIÇÃO INVERNO 2014 | 20

GuaporéRevitalização do prédio do antigo Curtume Termignoni ocorre

junto o lançamento do Documentário Antílope

“O jovem passante que hoje vem distraído mal pode ima-ginar o que no passado abrigaram essas velhas constru-ções abandonadas, agora imersas no silêncio, circundadas apenas pela recordação de todos aqueles que ao longo dos anos, aqui foram construindo suas vidas e deixando um pouco de si. Por mais de setenta anos, este lugar foi o orgulho de Guaporé, um universo dinâmico e pujante, movimentado por milhares de vidas, gerações de famílias guaporenses que dele dependiam e ao seu redor se desen-volviam, em meio a dança incessante dos enormes fulões da curtição, do calor das caldeiras, em torno das máquinas e do cheiro de tinta do setor de tingição, dos couros”. Este texto, escrito por Susana Termignoni, faz parte da abertura do documentário Antílope, e reflete com extrema clareza o significado de uma das mais importantes empresas do setor coureiro da América do Sul, para o desenvolvimento da comunidade guaporense e regional.É impossível caminhar por essas ruas cheias de vida, cru-zar por moradores como os Marca, os Genari, os Pasquali e tantos outros, sem recordar com saudosismo, uma época de brilhante empreendedorismo e de sonhos. Nem mes-mo o italiano Carlo Termigmoni ao chegar à Guaporé, em 1913 poderia imaginar que o Curtume que iria erguer no Bairro Borgo, após cem anos, se transformaria em um íco-ne cultural e de progresso.O crescimento da indústria oferecia trabalho a centenas de moradores de Guaporé e região, que além do curti-mento do couro, fabricavam correias de transmissão, cou-ros técnicos para indústrias têxteis, para vestuário, luvas, malas, chinelos e outros artigos, vendidos para as princi-pais capitais do país, Europa e Estados Unidos.

Alguns anos após a morte de seu fundador, Carlo Termig-noni e alguns obstáculos, o curtume fechou as portas, sendo reaberto novamente na década de 70 quando foi repassado, através de renegociação das dívidas, para o Grupo Berger que na época era uma das maiores e mais importantes empresas do setor de couro e calçados do Brasil. Nos anos 90, o antigo Curtume encerrou suas ativi-dades definitivamente.Anos de abandono se seguiram até 2012, quando o imó-vel com 30 mil metros quadrados foi adquirido pelo Poder Público Municipal, que através de ação empreendedora, visando a valorização histórica e econômica do espaço, inicia a reforma interna e externa do prédio aonde funcio-nava a administração e expedição do Curtume Termigno-ni.Setembro de 2013 é marcado por um novo momento his-tórico na vida do velho Curtume. Começam neste mês, as obras que tem o valor de R$ 708.982,78, provenientes de recursos do próprio município.De acordo com o Prefeito de Guaporé, Paulo Mazutti, a in-tenção é transferir alguns setores da administração para o local, como forma de economizar verbas públicas com alugueis de prédios que atualmente abrigam várias secre-tarias. Com a reforma, a população também irá se benefi-ciar, pois, terá um local amplo e moderno de atendimento, serviços e lazer. “Nosso objetivo é que o progresso retorne à região sul do município”, explica.PROJETO ANTÍLOPECom tanta história rondando as velhas ruínas, seria incom-pleto esquecer a importância cultural do Curtume para as futuras gerações.

Foi ponderada, então, uma forma de preservação do patri-mônio histórico e cultural do local, porém, que não ficasse restrito somente aos prédios abandonados. Dedicados em contar e preservar a história do Município, o site Caminhos de Guaporé (www.caminhosdeguapore.com.br) procurou auxiliar o Poder Público Municipal na preservação do Curtume Termignoni. “Recebemos com grande alegria a notícia de sua revitali-zação. O curtume foi uma das mais importantes indústrias de Guaporé em todos os tempos e esta ação de resgate e preservação de parte de seu patrimônio histórico é a pro-va de que ainda podemos agir em favor de nossa riqueza arquitetônica, antes que seja tarde demais”, conta o ideali-zador do Projeto, Gilberto Dal Mas. Desta forma, surgiu o Projeto Memorial Curtume de Guaporé, batizado de “Projeto Antílope”, que remete a marca da empresa, e desde junho de 2013 juntamente com voluntários, trabalha no sentido de resgatar e revitali-zar a história do antigo Curtume.Entre as propostas está a preservação, revitalização e ocu-pação de parte da arquitetura histórica do Curtume de Guaporé. O grupo do projeto arquitetônico formado pelos arquite-tos André Melati, Fernanda Lanzarin, Lisiane Benvenutti e Paulo Tortelli realizaram o levantamento inicial da situa-ção dos locais mencionados na proposta. Após seis meses de trabalho, em dezembro de 2013, acon-teceu a apresentação do projeto 3D do Memorial do Cur-tume, sendo aprovado por unanimidade pelo restante do grupo.

Page 21: Revista atuaserra inverno

EDIÇÃO INVERNO I 2014 | 21

Guaporé

GuaporéEntre em contato:

[email protected]

CONHEÇA GUAPORÉ

ANTÍLOPE – DOCUMENTÁRIO Histórias de trabalho, alegrias e dedicação de guaporen-ses e suas famílias ao redor da principal fonte de renda por várias décadas, estão aproximando-se de 60 minutos de documentário. Juntamente com Caminhos de Guaporé, Projeto Antílope e RGA Stúdio, a BSCtv (www.bsctv.com.br) aderiu ao projeto a partir do mês de agosto, quando começaram as gravações de um ambicioso projeto áudio visual, jamais realizado no município. Em cada uma das 14 residências onde foram captadas as imagens, muitas lembranças e histórias do passado se fun-diram com a realidade do Curtume Termignoni. Um exem-plo disso é o relato dos 30 anos trabalhados, da ex-fun-cionária Nair Marca. Uma vida simples, alegrias, tristezas e desencontros são descritas através de lembranças que jamais se apagarão. Estre elas, a morte do marido dentro do Curtume, quando um temporal derrubou o telhado de um pavilhão onde trabalhava. “Seria impossível realizar uma obra de tamanha grande-za, com a seleção de uma infinidade de imagens e infor-mações, se não fosse o empenho de dezenas de pessoas durante aproximadamente doze meses, no trabalho de produção”, explica o Diretor do Documentário, Cleber Montier. Participando ativamente em todas as fases do docu-mentário, Marina Termignoni, neta de Carlo Termignoni, fundador do curtume conta que durante a realização do Documentário Antílope, a equipe de produção foi caloro-samente recebida em cada residência de ex-funcionários do Curtume. “

Compartilhamos muitas histórias, fotos antigas, foram momentos inesquecíveis para nós. Constatamos que para muitas daquelas pessoas, assim como para nossa famí-lia, o Curtume não havia sido apenas um meio de vida, de subsistência, mas uma parte da vida que deixou sau-dades. está prevista para o segundo semestre de 2014, juntamente com o lançamento oficial do documentário Antílope. Este documentário é de certa forma, uma home-nagem não apenas ao meu avô, Carlo Termignoni funda-dor do Curtume mas aos milhares de homens e mulheres que ao longo de setenta anos trabalharam arduamente, transformando o Curtume em uma das maiores empresas brasileiras do setor, impulsionando como nenhuma outra, antes ou depois dela, a economia de Guaporé”.A inauguração do prédio restaurado está prevista para o segundo semestre de 2014, junto ao lançamento oficial do documentário Antílope.

Divulgação/Prefeitura

Prédio do antigo curtume.

Divulgação/Prefeitura

Gravações do Documentário.

Page 22: Revista atuaserra inverno

EDIÇÃO INVERNO 2014 | 22

NovaRomaDoSul

Há apenas 160km da capital Porto Alegre, seguindo por um caminho ladeado pela vegetação densa, com inúmeras cascatas e riachos, viaja-se por vales onde o azul do céu entra em contraste com o verde dos vales. Assim é Nova Roma do Sul, um charmoso município localizado no coração da Serra Gaúcha, envolto pela brisa fria que serpenteia as construções centenárias e se dissipa nos vinhedos em repouso. Torne seu passeio em uma verdadeira aventura, conheça Nova Roma do Sul!

Encante-se com o Charme do Inverno Serrano em Nova Roma do Sul

Divulgação/Prefeitura

Turismo de Aventura é destaque no município.

Divulgação/Prefeitura

A tranquilidade da região permite o descanso em meio à natureza.

Page 23: Revista atuaserra inverno

EDIÇÃO INVERNO I 2014 | 23

NovaRomaDoSul

Nova Roma do SulEntre em contato:

[email protected]

CONHEÇA NOVA ROMA DO SUL

Divulgação/Prefeitura

O céu azul contrasta com o verde dos vales.

Page 24: Revista atuaserra inverno

EDIÇÃO INVERNO 2014 | 24

ProtásioAlves

A Festa do Colono e do Motorista ocorre desde 1967, sempre no mês julho. Neste ano, ocorre no dia 27. A festa é dedicada aos trabalhadores da terra e àqueles que abaste-cem o país transportando os alimentos cultivados com tanto esforço.Dando ênfase à colonização e cultura Italiana, a festa proporciona um resgate às tradi-ções ítalo-gaúchas, através do almoço comunitário no Salão Paroquial onde é servido o típico churrasco, sopa de capeletti, massa e outros pratos. Na praça central, uma feira expõe o que é tendência em máquinas agrícolas, venda de produtos coloniais e artesa-nato do município e região.Como destaque no artesanato, tem-se a arte da dressa (trança feita com a palha de trigo), costume trazido pelas nonas e que é preservado até hoje pelas mãos das mulhe-res do município. Esta é uma das mais fortes expressões da cultura italiana, traduzida através dos movimentos ágeis e precisos de quem trança a palha formando verdadeiras obras de arte, como as “sportas” e chapéus.

Festejando a fé e a cultura em Protásio

Outro destaque do lugar e que é festejado neste evento é a religiosidade. A festa do Co-lono e do Motorista homenageia o protetor dos colonos, Santo Isidoro, e São Cristóvão, protetor dos motoristas.A missa é rezada às 10h na Igreja Nossa Senhora do Rosário. Após a missa, os motoristas recebem a benção de São Cristóvão sobre seus carros, caminhões e tratores.A feira na praça central segue durante toda a tarde e conta também com o tradicional sorteio de prêmios para os produtores e motoristas do município. Para finalizar o dia de festejos, à noite ocorre no salão paroquial um baile. A animação será do grupo gaúcho Os Quatro Gaudérios.Para mais informações: (54) 3276-13212 (Casa da Cultura) ou 3276-1225 (Prefeitura).

Protásio AlvesEntre em contato:

[email protected]

CONHEÇA PROTÁSIO ALVES

Divulgação/Prefeitura

Festa do Colono e do Motorista ocorre no dia 27 de julho.

Page 25: Revista atuaserra inverno

EDIÇÃO INVERNO I 2014 | 25

ProtásioAlves

Divulgação/Prefeitura

Feira de Artesanato.

Page 26: Revista atuaserra inverno

EDIÇÃO INVERNO 2014 | 26

SantaTereza

Confira os atrativos de Inverno de Santa Tereza

Temperaturas baixas, raios de sol, atrativos e muito calor humano. Estas são as características do inverno em Santa Tereza. Com a chegada do frio, Santa Tereza investe em aquecer os moradores e visitantes com festividades típi-cas da época.

FESTAS JUNINASO ciclo das festas juninas aquecem as noites de inverno acompanhadas da culinária específica: pinhão, quentão, pipoca, grostoli, docinhos. Além dos variados pratos, as festas contarão com brincadeiras, casamento caipira e arrasta pé.Os Festejos iniciam no dia 28 de junho com a promoção do Clube Santa Tereza na sede do município. No dia 5 de julho, a Comunidade da Linha Graciema Baixa realiza a festa junina no salão da comunidade. As comemorações seguem, no dia 12 de julho com comunidade da Linha Pederneira.

FESTA DO AGRICULTOREm reconhecimento a todos os agricultores que compõe as comunidades do município, a Prefeitura de Santa Tereza, em parceria com a Paróquia de Santa Tereza, EMATER/ASCAR, Cooperativa Santa Tereza e Sindicato dos Tra-balhadores Rurais realiza, no dia 19 de julho. As festividades terão início às 18 horas, com Missa às 19h30min. Todas as comunidades que fazem parte do município receberão prêmios, às 20 horas ocorre o jantar típico, a família do agricultor traz sua cesta com alimentos da agricultura familiar após é realizado um grande baile de confraternização.

FESTIVAL DO LEITÃO, FRANGO E VINHOEste ano será a 23ª edição e ocorre no dia 2 de agosto, no Clube Santa Te-reza. É uma festa gastronômica à base das delícias da carne suína e seus derivados, acompanhados de frango, cucas e saladas. Tudo isso regado ao bom vinho da região. A animação fica por conta da banda Munich de Santa Cruz do Sul.

Page 27: Revista atuaserra inverno

EDIÇÃO INVERNO I 2014 | 27

SantaTereza

Santa TerezaEntre em contato:

[email protected]

CONHEÇA SANTA TEREZA

Carlos Ben

Santa Tereza investe em aquecer turistas e moradores no inverno.

Page 28: Revista atuaserra inverno

EDIÇÃO INVERNO 2014 | 28

SãoMarcos

Seis filós são realizados até julhoA Secretaria de Cultura, Desporto e Turismo de São Marcos promove, até o dia 25 de julho, seis Filós, que tem como objetivo propiciar aos descendentes de italianos um resgate de sua cultura e seus costumes. Para participar, basta levar um prato para confraternização.Os Filós são realizados pelo poder público do município desde 1996. Além de ser um evento tradicional, os Filós promovem a socialização dos moradores. Os encontros também propiciam divertimento por meio de brincadeiras e apresentações musicais de cantores locais. Para mais informações, contate com a Secretaria de Cultura, Desporto e Turismo pelo telefone (54) 3291-9921/3291-9930, ou pelo e-mail [email protected].

DIAS DE FILÓ NOS BAIRROS04/07 – São Francisco Xavier11/07 – Industrial18/07 – Santo Antônio dos Polidoros25/07 – Alexandre Zaniol*Sempre às 20h

HISTÓRIA DO FILÓ

Uma das contribuições mais fortes deixadas pela imigração italiana foram os filós, que consistiam em encontros (principalmente das famílias) na casa de alguém durante os primeiros anos de estadia na nova terra. Nestes encontros as pessoas rezavam, dialo-gavam, jogavam, faziam trabalhos manuais, contavam casos e cantavam. Mas o objeti-vo principal era se reunir para diminuir a solidão e a saudade do país de origem e dos familiares.

Os homens costumavam ir para um ambiente e jogar, beber vinho, tratar dos negócios, confeccionar instrumentos de trabalho e contar causos. As mulheres iam para outro ambiente onde falavam sobre a família, fiavam linho e lã de ovelha (para vestes), fa-ziam trança de palha para confeccionar chapéus (dressa), cestas de palha (sporta) e bordados. Tudo isso regado a pinhão, batata doce, amendoim, pipoca, fregolá e vinho.

Page 29: Revista atuaserra inverno

EDIÇÃO INVERNO I 2014 | 29

SãoMarcos

São MarcosEntre em contato:

[email protected]

CONHEÇA SÃO MARCOS

Divulgação/SEMTUR

Filós vão até 25 de julho.

Page 30: Revista atuaserra inverno

EDIÇÃO INVERNO 2014 | 30

SerafinaCorrêa

Serafina Corrêa prepara mais uma edição do Festipizza

Nos dias 18 e 19, 25 e 26 de julho, das 18h às 22h, ocorre mais uma edição do melhor festival de pizza da Serra Gaúcha – o Festipizza. Este importante evento marca o cenário regional, fomenta o turismo, resgata a cultura italiana, desenvolve o comércio, a indústria e, além dis-so, cultiva e resgata valores. O Festival é pro-movido pela Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Serafina Corrêa (ACISCO) em parceria com a Prefeitura Municipal e Câmara de Vereadores e será realizado no Ginásio Mu-nicipal Irceu Antônio Gasparin, na Rua Padre Luiz Pedrazzani, no centro de Serafina Corrêa/RS. O evento também é uma oportunidade para promover a pizza, que é um prato típico e que lembra a imigração italiana. É mais um atrati-vo para os visitantes e auxilia na promoção do turismo, no crescimento e no desenvolvimen-to econômico do município. O Festipizza quer mostrar a força gastronômica e as potenciali-dades econômicas de Serafina Corrêa para a região, o estado e o país, levando em conta a cultura, a força produtiva e turística, proporcio-nando lazer, entretenimento e integração.

No festival, os visitantes podem apreciar mais de 40 sabores de pizzas, entre doces e salga-das, vinhos, espumantes, cerveja, refrigerantes e água. É tempo de saborear as melhores piz-zas, vinhos e espumantes da Serra Gaúcha, um lugar onde reina a alegria e vive-se com qua-lidade.

SOBRE SERAFINA CORRÊALocalizada entre montanhas, na Serra do Rio Grande do Sul, Serafina Corrêa é uma cidade hospitaleira, considerada um pedaço da Itália no Brasil. Um lugar cheio de belezas naturais e com grande diversidade cultural. Colonizado por imigrantes italianos, o município tem cerca de 15 mil habitantes e tem o Talian como lín-gua co-oficial. Serafina Corrêa destaca-se pelo resgate à cultura e às tradições, valorizando a história de seu povo.

FESTIPIZZA 2013A primeira edição, realizada no ano passado, superou todas as expectativas. Mais de 2.800 pessoas prestigiaram o evento. O consumo médio foi de uma pizza por pessoa.

INGRESSOSOs ingressos podem ser adquiridos através do site: www.festipizza.com.br, diretamente na ACISCO, ou nas Lojas Benoit em Serafina Cor-rêa, Casca e Guaporé. Ao comprar seu ingresso, você terá direito a pizzas doces e salgadas, re-frigerante, água e uma taça de vinho ou espu-mante ou uma cerveja. As demais bebidas serão comercializadas no local. Ingresso Adulto nas sextas-feiras: R$ 45; Antecipado: R$ 35. Nos sá-bados: R$ 50; Antecipado: R$ 40. Infantil (de 7 a 12 anos): R$ 40; Antecipado: R$ 30.

ATRAÇÕES MUSICAISPodem ser conferidas paralelas à degustação. No dia 18 de julho, Douglas Carraro sobe ao palco. No sábado, dia 19, Gerson Muller anima o público. Na sexta-feira, dia 25 de julho, é a vez de Jaime Pastre. Para encerrar o evento, no dia 26 (sábado), Zimah Acústico realiza sua apre-sentação. Todas as noites Dj Cris.

Page 31: Revista atuaserra inverno

EDIÇÃO INVERNO I 2014 | 31

SerafinaCorrêa

EXPOSITORESO Festipizza conta com a presença dos seguin-tes expositores: Bebidas Fruki, Casa Valduga, Doces e Salgados Paladar, Padaria e Confeitaria Della Nona, Padaria e Confeitaria Nostro Pane, Pizzaria Grão de Bico, Restaurante Zanella e Vi-nícola Aurora.

PATROCINADORES E APOIADORES O Festipizza já tem o patrocínio confirmado das Lojas Benoit e da Casa Valduga e o apoio da Be-bidas Fruki e do Moinho Sangalli. Mais informações: www.festipizza.com.br.

Serafina CorreaEntre em contato:

www.serafinacorrea.rs.gov.br/[email protected]

CONHEÇA SERAFINA CORREA

Eventos em comemoração ao aniversário de Serafina Corrêa

11 DE JULHO DE 201419h– Distrito de Silva JardimJantar Italiano com apresentação do Grupo Ra-gazzi Dei Monti. Valor do Ingresso: R$ 25,00

16 A 25 DE JULHO DE 2014Concurso de Vitrines

18 E 19 DE JULHO DE 201418h - Ginásio Irceu Antônio GasparinFestipizza

Divulgação/SEMTUR

26 DE JULHO DE 20148h – Largada no Largo da Prefeitura Mu-nicipal de Serafina CorrêaVII Trilha de Jipeiros do Feijão Cru

25 E 26 DE JULHO DE 201418 – Ginásio Irceu Antônio GasparinFestipizzaMissa in Talian

São mais de 40 sabores de pizza.

Page 32: Revista atuaserra inverno

EDIÇÃO INVERNO 2014 | 32

Veranópolis

O inverno no Agroecoturismo Tedesco Villa d’Asolo

A estação de inverno no Agroecoturis-mo Tedesco Villa d’Asolo é repleta de atrativos voltados a Cultura Italiana e sua interação com a natureza na época mais romântica do ano, então venha co-nhecer nossas atrações curtindo o calor junto ao ‘fologolaro’:

Atrativos CulturaisHistórico da polenta, solstício de inver-no, devoção a Santo Antônio e jogo do quatrilho;

Atrativos FísicosNascimento de cordeirinhos e trato com mamadeira, colheita de ovos azuis/ver-des, casa do feno, Capitel e Campanário de São Francisco/Santo Antônio, podas em frutíferas, trilhas com túnel, mirante e pinguela;

Atrativos GastronômicosMel em favo, doce de moranga, batata doce, amendoim, pinhão na grimpa, po-lenta brustolada, aipim, salame, queijo, pão de forno a lenha, vinhos tintos e chá de hibiscos.

Com sorte, você pode vivenciar belas geadas pela amanha, e curtir o sol sau-dável da tarde. Mais informações pelo e-mail: [email protected].

VeranópolisEntre em contato:

[email protected]

CONHEÇA VERANÓPOLIS

Festa em Homenagem ao Dia

A força vem da terra, mas o talento e o trabalho vêm do homem. Homens e mulheres da roça, com mãos caleja-das, pés doloridos, olhar cansado, e o suor no rosto que com seu trabalho e sua responsabilidade ajudaram a construir o progresso da cidade e da região. Como forma de homenagear aos colonos, será realizada, no dia 27 de julho, a Festa em Homenagem ao Dia do Colono. O even-to ocorre na comunidade de São Valentin. A realização é da Prefeitura de Veranópolis, Comunidade de São Valen-tin e Emater/Ascar.

Divulgação/Tedesco Villa d’Asolo

Estação apresenta diversos atrativos no local.

Page 33: Revista atuaserra inverno

EDIÇÃO INVERNO I 2014 | 33

Veranópolis

Lançamento da Safra de Vinhos 2013/2014

Divulgar a qualidade dos vinhos vera-nenses, bem como a atração de turistas para o município, contemplando desta forma o principal potencial turístico da região através do enoturismo. Este é o objetivo do evento, que ocorre no dia 8 de agosto, no restaurante Mirante da Serra.O cardápio inclui pão, queijo, salame, copa, polenta, e mini porções de pratos quentes. Os ingressos custar R$ 95,00 para casais; R$ 55,00 individual masculi-no e R$ 45,00 individual feminino.

A realização é Realização é da Secretaria de Turismo de Veranópolis, Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares (SHRBS), Emater/Ascar, Associação das Vinícolas de Veranópolis e Restaurante Mirante da Serra.

Page 34: Revista atuaserra inverno

EDIÇÃO INVERNO 2014 | 34

VilaFlores

... Alegria do Filó Italiano!

... Cultura, História e Arte: na Larte Ceccato!

...Aconchego na Pousada dos Capuchinhos!

...Fazendo Arte na Casa do Artesão!

...Conversando no ambiente caloroso do Paradouro Mascaron!

Aqueça o seu Inverno em Vila Flores com

Eventos Culturais para o período de inverno

FESTA DOS MANDOLATESQuando: 13 de julhoHorário: 10h30minOnde: Comunidade Nossa Senhora do CarmoO que é: Festa religiosa em homenagem à Nossa Senhora do Carmo com almoço tradicional e mandolates caseiros.

SAGRA NOSTRA GENTE I NOSTRI VALORIQuando: 26 de maioHorário: 18hOnde: Comunidade Nossa Senhora de de Caravaggio O que é: Encontro de Corais, com cantorias italianas e farta gastronomia

Filó Italiano.

Charles Cecagno

Page 35: Revista atuaserra inverno

EDIÇÃO INVERNO I 2014 | 35

VilaFlores

Vila FloresEntre em contato:

[email protected]

CONHEÇA VILA FLORES

Ana Cris Paulus

Restaurante Mascaron.

Ana Cris Paulus

Villa do Pão.

Page 36: Revista atuaserra inverno

EDIÇÃO INVERNO 2014 | 36

Conheça a Serra GaúchaSerra Gaúchawww.serragaucha.com