revista assesp ed 26 - caderno especial verão

12

Upload: revista-assesp

Post on 08-Apr-2016

221 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Esta revista contempla o trabalho dos policiais civis e militares e dos bombeiros militares durante a Operação Verão.

TRANSCRIPT

Page 1: Revista ASSESP Ed 26 - Caderno Especial Verão
Page 2: Revista ASSESP Ed 26 - Caderno Especial Verão

EditorialDe repente, você sai da sua ci-dade, passa dias e dias longe da família e da casa, porque se dispõe a trabalhar no litoral do estado cuidando da segurança dos veranistas, contando com um benefício extra, para auxiliar no pagamento de alimentação e moradia fora da sua cidade. Ao menos era assim que deveria ocorrer. Foi assim nos últimos dez anos. Mas, infelizmente, no mês de janeiro, elas simplesmente não aconteceram dessa maneira.

02

EDIT

ORIA

L

muito boa leitura!

Os policiais civis e os policiais e bombeiros militares estavam lá, fazendo o que deveriam. Pren-deram bandidos (um total de 188 só na primeira fase - 18 de dezembro a 16 de janeiro), sal-varam banhistas em apuros (601) e mantiveram a tranquilidade pos-sível nas praias.

No entanto, nem mesmo tais grat-ificantes feitos foram suficientes para que o Estado lembrasse que eles precisavam receber o paga-

mento justo no dia correto. Atra-sou a parcela da primeira quinzena e a da segunda foi paga somente em 11 de fevereiro. Aqueles que saíram de suas cidades, precis-aram escolher entre a fome e a vergonha, foram chamados de caloteiros, por já não terem din-heiro para pagar a comida e a estadia. Trabalharam duro e não receberam o reconhecimento do Estado. Como apoio, publicamos este caderno especial.

Caderno Especial - Operação Verão 2014-15 | Revista ASSESP

Page 3: Revista ASSESP Ed 26 - Caderno Especial Verão

03

PARANÁ

ação das polícias reduz criminalidade no litoral

om queda de 12% nos casos de furtos ou roubos e aumento de 57% nas

prisões em apenas um mês de Operação Verão, os moradores e veranistas do litoral do Paraná já puderam comemorar a segu-rança na região. O trabalho inten-sivo dos policiais civis e militares e dos bombeiros têm dado resul-tados positivos.

Iniciada em 18 de dezembro, a Operação Verão reúne uma série de ações do governo estadual nas áreas de segurança, saúde, meio ambiente, energia, sanea-mento e turismo para apoiar os municípios do Litoral e da Costa Oeste e atender moradores e ve-ranistas.

NÚMEROS – Desde o início da Operação Verão, a Polícia Militar realizou 19.265 abordagens nos municípios litorâneos, um aumen-to de 84,7% na comparação com o mesmo período da temporada passada, quando foram feitas 10.426 abordagens. O número de prisões cresceu 57% - foram reg-istradas 188 desde 18 de dezem-bro, contra 120 no mesmo perío-do da temporada 2013/2014.

Aconteceram três homicídios, todos relacionados ao tráfico de drogas. Os casos de furtos e roubos caíram 12,9% (354 reg-istros nesta temporada, contra 308 casos no mesmo período da operação verão anterior). Houve

apreensão de 15 armas de fogo, aumento de 36,3%, frente às 11 apreensões. A recuperação de veículos cresceu 112,5% (17 ag-ora e 8 no verão passado). A Polícia Ambiental prendeu cinco pessoas e emitiu 39 termos cir-cunstanciados.

Foram registradas mais de 328 autuações por perturbação do sossego e da tranquilidade – au-mento de 22% na comparação com a temporada passada –com a apreensão de 123 equipamen-tos de som e 1.750 notificações de trânsito. Foram detidos 140 veículos e feitos 192 teste de bafômetro, com 24 prisões em flagrante.

Para esta temporada, o Governo do Estado convocou para o tra-balho no Litoral 3,2 mil policiais, entre civis, militares e científicos. Também foram instalados 99 postos guarda-vidas para atender os veranistas em toda orla maríti-ma.

Assessoria de Imprensa SESP

C

Caderno Especial - Operação Verão 2014-15 | Revista ASSESP

Page 4: Revista ASSESP Ed 26 - Caderno Especial Verão

BOM

BEIR

OS

04

Fo

to: Jon

as oliveira / aen

bombeiros capacitam surfistas para a realização de salvamentos e primeiros socorros

lém de heróis das águas, os bombeiros que estão atuando na Operação Verão têm tido outro tra-

balho, o de ensinar a salvar vidas. No projeto Salva-surf, durante três dias, os bombeiros militares min-istram aulas práticas e teóricas de salvamento aquático com e sem equipamentos, salvamento aquático com auxílio de embar-cações, salvamento com pran-chas de surf e suporte básico de vida ao afogado.

No mês de janeiro, mais de 40 surfistas realizaram o curso, min-istrado por socorristas e guar-da-vidas do 8º Grupamento de Bombeiros (8º GB), responsável pelo litoral do estado. Foram seis turmas no total, sendo uma em matinhos, três na Ilha do Mel, uma em Guaratuba e outra em Pontal do Paraná.

A adesão dos atletas tem deixado os bombeiros contentes, uma vez que entende que os surfistas são desportistas com alto potencial

para atuação em ações de salva-mento em mar, não somente pela boa capacidade física, mas tam-bém pela excelente percepção da dinâmica marinha, em especial na linha de arrebentação.

O projeto, realizado pelo 8º Grupamento, tem a parceria e a ONG Parceiros do Mar, que, den-tre outros, apoia a ação por meio do contato com as Associações

de Surf, que promove e entrega os certificados de conclusão e a vestimenta (produzida com mate-rial de elastano, também conhe-cido por “Lycra”) que simboliza o salva-surfer.

Idionara BortolossiJornalista ASSESP

A

Caderno Especial - Operação Verão 2014-15 | Revista ASSESP

Page 5: Revista ASSESP Ed 26 - Caderno Especial Verão

BOMBEIRO

S

05

Fo

to: Divu

ltação PMPr

em 30 dias, foram registrados mais de 500salvamentos e de 23,3 mil advertências

Marcia SantosJornalista PMPR

Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Paraná realizou nos primeiros 30 dias da “Operação

Verão Paraná 2014/2015” mais de 550 salvamentos, 23.390 ad-vertências, 39.190 orientações e registrou 1.598 queimaduras por água-viva nas praias da Costa Leste (litoral paranaense). Os da-dos estão no relatório da “Oper-ação Verão Paraná 2013/2014” que foi apresentado na tarde de-sta sexta-feira (16/01) ao Gover-nador do Estado Beto Richa e ao Secretário de Segurança Públi-ca e Administração Penitenciária Fernando Francischini, durante reunião de trabalho, em Matin-hos, no litoral.

O estudo também aponta a en-trega de 30.461 pulseirinhas para crianças, 41 combates a incêndio (incluindo a faixa de continente de abrangência do Grupamento) e 298 atendimentos, entre pré-hos-pitalares e de trânsito. Foram contabilizados, nestes 30 dias de operação, também, apenas dois

óbitos, contra seis no mesmo período da temporada anterior.

“A redução é de 47,1% no número de afogamentos graves [aqueles que podem levar, ou já levaram, à parada cardiorrespiratória ou respiratória; que apresentam maior grau de letalidade] em relação ao total, de 13/14 para 14/15”, explica o major Paulo Henrique de Souza, Comandante

do 8º Grupamento do Corpo de Bombeiros, responsável por todo o litoral. “Quanto maior for a pre-venção feita pelos guarda-vidas e maior a conscientização da pop-ulação, menor é o risco de morte por afogamento”, garante o oficial.

Matéria completa disponível em:http://goo.gl/c06Gqj

O

Caderno Especial - Operação Verão 2014-15 | Revista ASSESP

Page 6: Revista ASSESP Ed 26 - Caderno Especial Verão

Caderno Especial - Operação Verão 2014-15 | Revista ASSESP

um ato heroico e de cor-agem, dois policiais mil-itares arriscaram suas próprias vidas na escu-

ridão da madrugada e nas águas do mar no dia 26/01 para sal-var a vida de um andarilho, que caiu na baía, próximo à praia dos Namorados, no município de Guaratuba (PR), na região li-torânea do Paraná. Em menos de cinco minutos a dupla tirou o homem do oceano, apesar da imensa dificuldade.

“Não somos bombeiros e nem te-

mos treinamento adequado para socorro no mar, pois esta não é a nossa missão, mas quando vi-mos aquele homem pedindo por socorro, não pensamos em mais nada a não ser salva-lo”, relata o soldado Marcos Aurélio de Souza, do Batalhão de Operações Espe-ciais (BOPE), que juntamente com o também soldado Marcio Jesus dos Santos, do Regimento de Polícia Montada (RPMon), resga-tou o homem. Ambos os policiais estão prestando serviços na Op-eração Verão Paraná 2014/2015.

“Nós policiais militares temos como missão reestabelecer a or-dem e proteger a vida, foi neste sentido que, juntamente com meu parceiro, pulei na água na tentativa de salvar a vida daquele homem. Não pensamos no risco às nossas vidas, tivemos dificul-dades por conta da escuridão e da profundidade, além disso, como ele estava se debatendo, ia se afastando da margem, mas não hesitei por um minuto, ape-nas queria tira-lo dali”, descreve Jesus.

06

POLÍ

CIA

MIL

ITAR

Foto

s: te

nen

te C

aro

lin

e Bai

l

policiais militares do bope, Jesus e aurélio, salvam vida de andarilho que caiu no mar

Marcia SantosJornalista PMPR

Nnas Fotos, os solDaDos Jesus (rPMon) e aurélio (BoPe), aléM Do anDarilho; logo aPós realizareM a ação De salvaMento, ele Foi enCaMinhaDo à uniDaDe De Pronto atenDiMento (uPa) De guaratuBa

Matéria com

pleta disponível em: http://goo.gl/O

cuhy9

Page 7: Revista ASSESP Ed 26 - Caderno Especial Verão

Caderno Especial - Operação Verão 2014-15 | Revista ASSESP

07

POLÍCIA MILITAR

pm registra aumento de 57% no número de prisões e redução de 19% nos roubos

Marcia SantosJornalista PMPR

primeiro mês da Operação Verão Paraná 2014/2015 aponta aumento de 57% no número de pessoas

presas (de 120 no mesmo perío-do da temporada anterior para 188 nesta) e de 37% no de armas apreendidas (subindo de 11 para 15). Em contrapartida diminuiu o índice de roubos (de todos os tipos) em 19%, caindo de 64 casos no primeiro mês da tempo-rada passada para 54, nesta. Os dados estão no relatório da “Op-eração Verão Paraná 2014/2015” da Polícia Militar do Paraná apre-sentado na tarde desta sexta-feira (16/01) ao Governador do Estado Beto Richa e ao Secretário de Se-gurança Pública e Administração Peniteciária Fernando Francischi-ni durante reunião de trabalho, em

Matinhos, no litoral.

A Polícia Militar do Paraná, por meio das equipes policiais atu-antes na “Operação Verão Paraná 2014/2015”, abordou 19.265 pes-soas, contra 10.426 no mesmo período da temporada anterior, um aumento de 85 %. Também houve aumento de 27% no índice de adolescentes apreendidos, subindo de 30 para 38, da outra temporada para esta. “É impor-tante apreender adolescentes, principalmente porque eles são utilizados pelos marginais”, enfati-za o Comandante-Geral em exer-cício, Coronel Nerino Mariano de Brito.

Ao contrário do que ocorreu nos primeiros 20 dias, agora o núme-

ro de notificações de trânsito ur-bano (dentro das cidades e bal-neários) diminuiu em 13%, caindo de 2.407 no mesmo período da temporada anterior, para 2.122 nesta. “As pessoas começam a perceber a presença da PM e no decorrer dos dias parecem se conscientizar mais; entre os prob-lemas ainda restantes, estão algu-mas situações de estacionamen-to irregular e veículos na calçada. Algumas pessoas também ainda não entenderam que não dá para beber e dirigir, e nem perturbar o sossego alheio, e nestes casos estamos agindo intensamente”, destaca o major Nivaldo Marce-los, Comandante da Operação Verão Costa Leste 2014/2015.

O

Matéria com

pleta disponível em: http://goo.gl/idTxeE

Page 8: Revista ASSESP Ed 26 - Caderno Especial Verão

Polícia Civil também tra-balha a todo vapor na Op-eração Verão. Nestes dias, as fiscalizações em diver-

sos estabelecimentos das praias virou rotina. Com o apoio de out-ros órgãos de segurança e saúde pública, o objetivo é verificar a regularidade das empresas, bem como fiscalizar o uso e o tráfico de drogas na região, para o com-bate ao tráfico de drogas e a con-scientização da população.

Na noite do dia 08/01, sob o co-mando do delegado-titular da

A D e l e g a c i a de Antonina, André Gus-tavo Feltes, com o apoio dos polici-ais da Oper-ação Verão, do Corpo de Bombe i ros da Polícia A mb ien t a l , de fiscais da Vigilância Sanitária e da Receita Municipal da Prefeitura de Antonina, foi re-

alizada uma dessas op-e r a ç õ e s , em Anton-ina. Foram fiscalizados um total de 27 estabe-lecimentos dos bairros: Bairro Alto, C a c h o e i -ra, Rio do Nunes e Cacatu.

“A realização de operações inte-gradas com as demais forças poli-ciais e com órgãos de fiscalização do município é muito importante, já que o objetivo é combater o tráfico de drogas, crimes ambien-tais, além de fiscalizar a regular-idade das atividades comerciais. Assim, trabalhando em conjunto e com o apoio da população con-seguimos uma maior efetividade em nossas ações”, destacou o delegado.

A Ilha do Mel também foi palco de uma grande operação, des-

Fo

to: iDio

nara B

orto

lossi

POLÍ

CIA

CIVI

L

08

com fiscalizações, polícia civil combate

o tráfico de drogas e irregularidades no litoral

aCiMa, a equiPe FisCaliza uM estaBeleCiMento eM antonina e, aBaixo, os PoliCiais Civis estão Prontos Para as orientações De CoMBate ao tráFiCo De Drogas na ilha Do Mel

Caderno Especial - Operação Verão 2014-15 | Revista ASSESP

Page 9: Revista ASSESP Ed 26 - Caderno Especial Verão

POLÍCIA CIVIL

09

duzido por, Sérgio Luiz Czarny, 53 anos, que morreu na hora.

Ao ser submetido a um teste de bafômetro, Tavares constatou o indice de 0,81 mg/l, o que config-ura embriaguez. Diante da grave situação, o delegado arbitrou uma fiança de R$ 50 mil, que foi paga pelo empresário, que responderá pelo crime em liberdade.

Policiais civis da Operação Verão de Guaratuba, coordenados pelo delegado Jorge Luiz Wolker, pren-deram, na noite do dia 31/01, o empresário Francisco dos Santos Tavares, de 60 anos, por homicí-dio com dolo eventual. Após in-gerir bebida alcoólica, Tavares dirigia em sua Captiva branca, na Avenida Curitiba, em Guaratuba, quando fez uma ultrapassagem proibida em faixa contínua e co-lidiu com um Uno vermelho con- Assessoria de imprensa

Polícia Civil do PR

Por embriaguez, empresário é pre-so por homicídio doloso após

causar acidente

ta vez, o intuito foi o combate ao tráfico de drogas. O Núcleo Met-ropolitano da Divisão Estadual de Narcóticos (Denarc), coordena-dos pelo delegado Cássio Con-ceição, com o apoio de policiais do Canil da Denarc, da Força Es-pecial de Repressão ao Antitóxico (Fera), da 1ª SDP de Paranaguá e da Guarda Municipal de Para-naguá realizaram a ação nos dias 04 e 05/01.

“As ações realizadas neste final de semana foram extremamente produtivas e esperamos que as orientações surtam os efeitos almejados”, afirmou o delegado Conceição, logo após a ação em conjunto. “Aproveito para agrade-cer a todos os policiais que se esforçaram ao máximo, para a re-alização das orientações, e tam-bém a população, que se mos-trou bastante receptiva e contente com o trabalho que estava sen-do desenvolvido”, enalteceu-os o corrdenador.

Idionara Bortolossicom Polícia Civil do PR

Caderno Especial - Operação Verão 2014-15 | Revista ASSESP

Page 10: Revista ASSESP Ed 26 - Caderno Especial Verão

Foto

s Po

líCi

a Civ

il: M

ario

Ces

ar r

iBas

/ as

sesP

Foto

: agê

nCi

a est

aDu

al D

e no

tíCi

as

Foto

: 8ºg

B

homenagem aos policiais civis e militares e bombeiros militares

que participaram da operação verão

Caderno Especial - Operação Verão 2014-15 | Revista ASSESP

Page 11: Revista ASSESP Ed 26 - Caderno Especial Verão

Fo

tos P

olíCia M

ilitar: CB D

aniel M

enegh

etti / CB v

alDeM

ir Da l

uz

Foto

: 8ºg

B

Caderno Especial - Operação Verão 2014-15 | Revista ASSESP

Page 12: Revista ASSESP Ed 26 - Caderno Especial Verão