revista anual crtr-sp

20
CONSELHO REGIONAL DE TÉCNICOS E TECNÓLOGOS EM RADIOLOGIA

Upload: crtr-sp

Post on 09-Mar-2016

223 views

Category:

Documents


7 download

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

Page 1: Revista anual CRTR-SP

CON

SELH

O R

EGIO

NA

L D

E TÉ

CNIC

OS

E TE

CNÓ

LOG

OS

EM R

AD

IOLO

GIA

Page 2: Revista anual CRTR-SP

rela

tório

anu

al d

e at

ivid

ades

Page 3: Revista anual CRTR-SP

CON

SELH

O R

EGIO

NA

L D

E TÉ

CNIC

OS

E TE

CNÓ

LOG

OS

EM R

AD

IOLO

GIA

CASA EM ORDEM!

Amigos, com esta publicação mostramos que as finanças do Conselho Regional dos Técnicos em Radio-logia - 5ª Região estão em ordem. Seguindo as regras dos serviços públicos, damos publicidade dos números financeiros do Conselho. As contas apresentadas aqui são auditadas por três instâncias diferentes: por uma comissão de tomada de contas interna, pelo Conter e pelo Tribunal de Contas da União. As contas do atual Corpo de Conselheiros sempre foram aprovadas.

Muitos avanços foram conquistados neste ano, como a inauguração de duas delegacias regionais (Presi-dente Prudente e Santo André), totalizando nove delegacias no interior do estado. As fiscalizações estão cada vez mais eficientes, graças ao investimento nas equipes e na estrutura de fiscalização (por ano, mais de 1583 empresas são visitadas em mais de 292 cidades de São Paulo). Diversas capacitações profissionais também foram realizadas pelo Conselho - foram mais de 75 eventos como congressos e seminários, atualizações profissionais. E vem muito mais por aí!

A seriedade desta gestão mostra que as funções do Conselho estão além de apenas fiscalizar a profis-são. A valorização profissional é de extrema importância, afinal a sociedade precisa saber que nós também cuidamos da saúde pública. Somos profissionais fundamentais para certos tipos de diagnósticos e muitas vezes passamos despercebidos. Ainda existem pessoas que pensam que em um hospital trabalham apenas médicos e enfermeiros...

Por isso precisamos valorizar, defender mais nossa profissão. O Conselho luta pela profissão em diversas frentes, principalmente a jurídica: temos vários processos importantes aguardando resultados na Justiça. Fala-remos sobre isso com mais detalhes no próximo número.

E falando sobre o balanço financeiro apresentado nesta edição, a preocupação com valores é sempre muito grande. Sabemos que com uma boa administração, menos dinheiro pode virar mais benefícios. É assim em casa e pode ser assim no trabalho.

Por isso, nós, do CRTR-SP, pedimos ao CONTER - o Conselho Nacional de Técnicos em Radiologia, que baixasse a anuidade em 10%. Temos certeza que a diminuição do valor também diminuiria a inadimplên-cia e com isso todos ganhariam. Ainda se a arrecadação permanecesse igual, com soluções criativas, econo-mia e priorização dos recursos, os serviços do Conselho não seriam prejudicados.

Infelizmente, de acordo com a lei, quem determina o valor da anuidade é o CONTER. Ele leva em consi-deração a opinião dos 19 Conselhos Regionais. E esse ano a sugestão do Regional de São Paulo foi minoria.

Mas o recado deste número é importante para 2014: é ano de eleição para renovação do Corpo de Conselheiros do CRTR-SP. Você que é Técnico ou Tecnólogo e deseja fazer parte do Conselho, monte sua chapa! Inscreva-se para a eleição; as regras estão em nosso site: www.crtrsp.org.br. Participe!

Se você não pretende concorrer, conheça as chapas e seus candidatos. Analise as propostas de cada um e faça valer o seu direito de escolha: vote de forma consciente! É apenas com base na democracia que a sociedade pode crescer.

Corpo de Conselheiros - CRTR-SP

3

Page 4: Revista anual CRTR-SP

rela

tório

anu

al d

e at

ivid

ades

COMPOSIÇÃO DO 4º CORPO DE CONSELHEIROS E DA DIRETORIA EXECUTIVA DO CRTR - 5ª REGIÃO

O mandato de cinco anos dos atuais membros do 4º Corpo de Conselheiros do CRTR-SP teve início em setembro de 2009 e se encerrará em setembro de 2014.

DIRETORIA EXECUTIVADiretor-Presidente - José Paixão de NovaesDiretor-Secretário - Cássio Valendorf Xavier MonteiroDiretor-Tesoureiro - Fábio Barbieri

CONSELHEIROS EFETIVOSJosé Paixão de NovaesGabriel Gonçalo Copque DaltroRubens Sant’anaTereza TravaginJoão Lucas de França FilhoMarcelino Silvestre dos SantosLázaro Domingos SobrinhoCássio Valendorf Xavier Monteiro

CONSELHEIROS SUPLENTESJerre Carlos de OliveiraArnaldo Honorato de AmorimFábio BarbieriJailton Coutinho dos SantosJosé Carlos FerrazLuiz Carlos FrezzaSilvana Aparecida MarqueziFranciele Cristina Gomes Silveira

DELEGADOS REGIONAISFranciele Cristina Gomes Silveira - BarretosRubens José Grandi - Bauru Silvana Aparecida Marquezi - CampinasGlaucia Aparecida Damasceno - Presidente PrudenteMarcelino Silvestre dos Santos - Ribeirão PretoCarlos da Silva - Santo AndréMaria Cilene Tessarolo - SantosLázaro Domingos Sobrinho - SorocabaFrancisco Paulo Galcez - Taubaté

PRODUÇÃO EDITORIALJornalista responsávelRicardo Café (MTB: 32.477)

FotoClébia Alves Nascimento Garcia

Projeto Gráfico e diagramaçãoIV5 - Inteligência em Comunicação e Marketing

Revista CRTR - 5ª Região - SP, dos profissionais das técnicas radiológicas, é uma publicação do Conse-lho Regional dos Técnicos em Radiologia de São Paulo, distribuída gratuitamente aos profissionais com registro no Conselho.Revista CRTR-5ª Região-SP, 47ª edição - Dezem-bro de 2013 - Tiragem: 25.000 exemplares.

Editorial:Casa em ordem............................................................................................................................................3

Expediente...................................................................................................................................................4

Balanço Anual:Síntese do relatório de gestão do CRTR-SP....................................................................................................5

Ética Profissional:Empresas desrespeitam leis e normas em busca de lucro.............................................................................16

Valorização Profissional:Resultado das fiscalizações do CRTR-SP........................................................................................................17CRTR-SP na internet - agilidade na divulgação de informações.....................................................................18

4

ÍNDICE

Page 5: Revista anual CRTR-SP

CON

SELH

O R

EGIO

NA

L D

E TÉ

CNIC

OS

E TE

CNÓ

LOG

OS

EM R

AD

IOLO

GIA

SÍNTESE DO RELATÓRIO DE GESTÃO DO CRTR - 5ª REGIÃO/SP - 2012

O Conselho Regional de Técnicos em Radiologia - 5ª Região apresenta uma síntese de suas atividades no exercício do ano de 2011, originadas por deliberações do 4º Corpo de Conselheiros e da Diretoria Exe-cutiva, bem como resultantes das rotinas das áreas internas do Conselho Regional no desenvolvimento de atividades administrativas diversas.

Compete ao CRTR-SP defender a sociedade por meio da efetiva fiscalização e autuação do exercício ilegal das técnicas radiológicas, bem como zelar pelo fiel cumprimento do Código de ética Profissional e pela valori-zação das profissões de Tecnólogo, Técnico e Auxiliar em Radiologia.

Seguem detalhados quantitativamente os resultados apurados nos trabalhos de rotina do órgão, além do re-gistro descritivo dos acontecimentos relevantes e dos atos administrativos de prestação de serviços internos e de terceiros.

O Conselho Regional de São Paulo encerrou o exercício de 2012 com um resultado financeiro positivo, superando todas as expectativas, graças ao comprometimento dos membros da sua Diretoria Executiva, dos seus Conselheiros e do seu corpo de funcionários.

Foram abertos 70 processos administrativos decorrentes de autos de infração. Nota-se que houve uma redu-ção se comparada ao número estimado (100), visto que o Conselho Regional passou a notificar os profissio-nais na maioria dos casos.

REUNIÕES DE DIRETORIA E PLENÁRIAS DO CRTR-SP

CONTROLES INTERNOS

Processos administrativos

Processos econômicos

No período de janeiro a dezembro de 2012, foram realizadas 82 reuniões.

Deliberativas da Diretoria Executiva - 4º Corpo 110 67 60,90

Contas a pagar/compromissos 1.550 1.821 117%

Ordinárias do 4º Corpo de Conselheiros 03 02 66,66

Extraordinárias do 4º Corpo de Conselheiros - plenárias, compostas por diversas sessões 12 13 100,00

Reuniões em %RealizadasPrevistas

Especificação AlcançadoRealizadoPrevisto

5

Page 6: Revista anual CRTR-SP

rela

tório

anu

al d

e at

ivid

ades ACOMPANHAMENTO DE PROCESSOS JUDICIAIS E AÇÕES TRABALHISTAS

EVOLUÇÃO DO QUADRO GERAL DE CONTRIBUINTES DO CRTR-SP

Acompanhamento de ações em andamento (execuções fiscais) 4.750

Novas ações de execuções fiscais distribuídas em 2012 1.404

Informação jurídica em processos de registro de PF 28

Histórico Quantidade

QUADRO DE PESSOAS FÍSICAS

NOVOS PROCESSOS ABERTOS E OUTRAS SOLICITAÇÕES DE PESSOAS FÍSICAS (2012)

REGISTRO DE PESSOAS FÍSICAS DEFERIDOS EM 2012

Categoriaprofissional

Número deprofissionais(dez. 2011)

Número denovos profissionais

(2012)

Número deprofissionais ativos

(dez. 2012)

Previsão decrescimento em %

Resultadoatingido em %

Novosprocessos dePessoa Física

Transferênciapara o

CRTR-SP

Inscriçãosecundária para

o CRTR-SP

Inclusão de especialidade

Revisãode registro

Reintegraçãoprofissional

Mês

Auxiliares 1.430 15 1.445 3,00 1,05

2.468 26 6 21 50 146

Técnicos 22.113 2.073 24.186 13,00 9,37

Tecnólogos 1.753 356 2.109 30,00 20,31

Subtotal 25.296 2.444 27.740 9,66

Técnicos Tecnólogos Auxiliares

Janeiro 184 21 4

Fevereiro 153 25 1

Março 238 62 1

Abril 96 20 2

Maio 241 45 0

Junho 156 18 0

Julho 154 42 0

Agosto 135 16 0

Setembro 168 42 3

Outubro 282 40 3

Novembro 186 18 1

Dezembro 80 7 0

Total por categoria

Total de registrosdeferiados

2.073 356

2.444

15

6

Page 7: Revista anual CRTR-SP

CON

SELH

O R

EGIO

NA

L D

E TÉ

CNIC

OS

E TE

CNÓ

LOG

OS

EM R

AD

IOLO

GIA

VARIAÇÕES NO QUADRO DE ATIVOS E PROPORÇÃO DE INADIMPLENTES: PESSOAS FÍSICAS (PF) E PESSOAS JURÍDICAS (PJ) - 2008 A 2012

QUADRO GERAL DE INSCRITOS: PESSOAS FÍSICAS ATIVAS E INATIVAS

QUADRO GERAL DE PESSOAS JURÍDICAS ATIVAS E INATIVAS (DEZ. 2012)

PESSOAS JURÍDICAS DEFERIDAS E BAIXAS (2012)

BAIXAS, SUSPENSÕES OU CANCELAMENTO DE REGISTROS DE PESSOAS FÍSICAS (2012)

Ativos emnúmeros

Ativos emnúmeros

Registrosnovos

Ativosem %

Ativosem %

% sobreregistros ativos

Inativos emnúmeros

Inativos emnúmeros

Registrosbaixados

Inativosem %

Inativosem %

% sobreregistros baixados

Total

Total

Solicitações de baixadeferidas em plenárias (2012)

Janeiro 280

Fevereiro 105

Março 326

Abril 67

Maio 70

Junho 72Julho 67

Agosto 76

Setembro 63Outubro 119Novembro 92Dezembro 161

Janeiro 126

Fevereiro 126

Março 141

Abril 127

Maio 88

Junho 57Julho 62

Agosto 42

Setembro 69Outubro 125Novembro 71Dezembro 0

Janeiro 1

Fevereiro 0

Março 2

Abril 0

Maio 0

Junho 0Julho 1

Agosto 0

Setembro 0Outubro 3Novembro 0Dezembro 2

Solicitações de baixa comdébitos (suspensões) deferidas emreuniões de diretoria (2012)

Cancelamentos de registrosdeferidos em plenárias (2012)

25.199

621

4

61%

36,18%

0,64%

17.535

1.095

78

39%

63,82%

7,12%

45.275

1.716

Total 1,498 Total 1.034 Total 9

7

Page 8: Revista anual CRTR-SP

rela

tório

anu

al d

e at

ivid

ades

8

VARIAÇÃO NO QUADRO DE ATIVOS E PROPORÇÃO DE INADIMPLENTES: PESSOAS FÍSICAS (PF) E PESSOAS JURÍDICAS (PJ) - 2008 A 2012

REGISTROS NOVOS E BAIXAS DE 2008 A 2012

PROPORÇÃO DE INADIMPLENTES SOBRE O QUADRO DE ATIVOS PF E PJ

2008

2008

2009

2009

2010

2010

2011

2011

2012

2012

24.117

9.956

25.740

10.836

26.336

10.814

25.643

11.273

25.199

8.823

-

41,28

12,10%

42,10

7,08%

41,06

-2,63%

43,96

-1,73%

35,01

647

273

646

299

648

279

651

304

621

201

-

42,19

- 0,15%

46,28

3,09%

43,06

4,62%

46,70

-4,60%

32,36

Média em 5 anos

Média em 5 anos

Exercício

Exercício

25.407

10.340

Ativos Pessoa Física

Pessoas Físicas

-

40,69

Variação em %

Proporção

642

271

Ativos Pessoa Jurídica

Pessoas Jurídicas

-

42,21

Variação em %

Proporção

Os quadros a seguir demonstram os resultados dos trabalhos executados nas Delegacias Regionais dos municípios de Bauru, Barretos, Campinas, Ribeirão Preto, Santos, Sorocaba e Taubaté que possibilitaram o atendimento aos profissionais das suas respectivas regiões, evitando deslocamento destes até a capital.

As atividades foram realizadas por funcionários admitidos por concurso público e sob orientação de seus respectivos Delegados Regionais. Entre os atendimentos destacam-se: inscrição profissional, baixa de registro, entrega de Cédulas de Identidade Profissional (CIP), negociação de débitos e acordos firmados e outras solici-tações (troca de CIP, reativação de registro, ressarcimento, inclusão de especialidade, transferência, etc).

DELEGACIAS REGINAIS DO CRTR-5ª REGIÃO: RESULTADOS DE ATIVIDADES

Entrega de cédulas de Identidade Profissional - Pessoas Físicas (2012)Delegacias Regionais do CRTR-5ª REGIÃO

MESES QUANT.

BAURU

QUANT.

CAMPINAS

QUANT.

RIBEIRÃOPRETO

QUANT.

SANTOS

QUANT.

SOROCABA

QUANT.QUANT.

TAUBATÉBARRETOS

TOTAL

Todas asDelegacias

EM %

JaneiroFevereiroMarçoAbrilMaioJunhoJulhoAgostoSetembroOutubro

20191622261933322933

16146

11126

1221158

31161910572820422818

610009

202229

19

141

145

1759

19207

119

1411193

216

134

0000011000

98696959

14082

11812211489

8,295,845,844,99

11,846,949,98

10,329,647,53

Page 9: Revista anual CRTR-SP

CON

SELH

O R

EGIO

NA

L D

E TÉ

CNIC

OS

E TE

CNÓ

LOG

OS

EM R

AD

IOLO

GIA

9

MESES

TOTAL

TOTAL

% (em relaçãoàs demaisDelegacias)

% (em relaçãoàs demaisDelegacias)

QUANT.

304

90

25,72

26,79

BAURU

QUANT.

141

45

11,93

13,39

CAMPINAS

QUANT.

124

12

10,49

3,57

RIBEIRÃOPRETO

QUANT.

140

20

11,84

5,95

SANTOS

QUANT.

134

130

11,34

38,69

SOROCABA

QUANT.

2

15

0,17

4,47

QUANT.

337

24

28,51

7,14

TAUBATÉBARRETOS

TOTAL

1.182

336

Todas asDelegacias

EM %

100,0

100,0

100,0

100,0

Novembro

Novembro

Dezembro

Dezembro

36

3

19

3

9

1

11

3

39

4

29

1

15

1

12

0

27

0

2

1

11

14

12

4

0

0

0

2

137

23

85

16

11,59

6,85

7,20

4,77

Negociações de débitos e acordos firmados - Pessoas Físicas DELEGACIAS REGIONAIS DO CRTR-5ª REGIÃO

MESES QUANT.

BAURU

QUANT.

CAMPINAS

QUANT.

RIBEIRÃOPRETO

QUANT.

SANTOS

QUANT.

SOROCABA

QUANT.QUANT.

TAUBATÉBARRETOS

TOTAL

Todas asDelegacias

EM %

JaneiroFevereiroMarçoAbrilMaioJunhoJulhoAgostoSetembroOutubro

145

12156169

113

001

10224

1570

4130250013

0010002323

4430000035

181248

17135

127

16

5220100111

45242633282117403231

13,397,147,749,828,336,255,06

11,909,529,23

Demais solicitações dos profissionais: troca de CIP, reativação de registro, ressarcimento, inclusão de especialidade, transferência e outras em 2012DELEGACIAS REGIONAIS DO CRTR-5ª REGIÃO

MESES QUANT.

BAURU

QUANT.

CAMPINAS

QUANT.

RIBEIRÃOPRETO

QUANT.

SANTOS

QUANT.

SOROCABA

QUANT.QUANT.

TAUBATÉBARRETOS

TOTAL

Todas asDelegacias

EM %

JaneiroFevereiroMarçoAbrilMaioJunhoJulhoAgostoSetembroOutubro

2345327331

1516124

13121411138

1412247

11152718256

209767

1534

12

6749457

15106

27382335431051272819

241852294015191738

9094

12896

12066

140948660

7,768,10

11,048,28

10,345,69

12,078,107,415,17

Page 10: Revista anual CRTR-SP

rela

tório

anu

al d

e at

ivid

ades

10

Atendimento a denúncias

(NOTA: As delegacias de Santo André e Presidente Pridente são recém inauguradas e ainda não possuem dados consolidados)

Com a nova metodologia de fiscalização, as equipes do CRTR-SP passaram a notificar diretamente os empregadores em relação a aspectos trabalhistas (como falta de registro em carteira, respeito à jornada de 24 horas semanais e piso salarial) e sanitários (como fornecimento de epi’s, dosímetros, levantamento radiométrico e alvarás da Vigilância Sanitária).

Com isso, vários resultados positivos foram alcançados em 2012/2013 mediante a fiscalização de denúncias recebidas, como o registro em Carteira de Trabalho de trabalhadores em situação irregular, a criação de vagas para suprir a demanda, a garantia da segurança do trabalhador com o fornecimento de Equipamentos de Proteção Individual e dosímetros, o registro de Boletins de Ocorrência por exercício ilegal da profissão e a interdição de locais inadequados pela Vigilância Sanitária. Veja os resultados:

Campo Limpo Pta.

Morungaba

2

-

-

2

2

2

-

-

-

1

Casa Branca

Paranapanema

-

2

-

2

-

2

-

-

1

-

Diadema

Santa Branca

-

-

2

-

-

-

-

-

1

1

Monte Azul Pta.

Santo André

Taboão da Serra

-

1

-

1

-

-

-

-

1

1

-

-

1

-

-

Monte Mor

São Paulo

Várzea Paulista

-

1

2

2

2

-

-

2

2

1

2

-

-

-

-

Cidade Registro em carteira Vagas criadas EPI’s fornecidos Exercício ilegal Locais

interditados (V.S.)

TOTAL

% (em relaçãoàs demaisDelegacias)

37

3,19

134

11,55

73

6,29

92

7,93

367

31,64

275

23,71

182

15,69

1.160 100,0

100,0

NovembroDezembro

22

610

1211

35

181

4323

2822

11274

9,666,38

MESES QUANT.

BAURU

QUANT.

CAMPINAS

QUANT.

RIBEIRÃOPRETO

QUANT.

SANTOS

QUANT.

SOROCABA

QUANT.QUANT.

TAUBATÉBARRETOS

TOTAL

Todas asDelegacias

EM %

As denúncias de situações irregulares devem ser feitas pelo e-mail [email protected]

RESULTADO TOTAL DAS FISCALIZAÇÕES REALIZADAS DE JANEIRO A DEZEMBRO DE 2012

256

Cidades visitadas

1.971

Empresasfiscalizadas

1.230

Empresasnotificadas

236

Profissionaisnotificados

1.388

CredenciamentoSATR

Abertura de novas Delegacias RegionaisConforme planejamento, duas novas Delegacias Regionais do CRTR-SP foram inauguradas em 2013: Uma em Presidente Prudente e outra em Santo André.

Page 11: Revista anual CRTR-SP

CON

SELH

O R

EGIO

NA

L D

E TÉ

CNIC

OS

E TE

CNÓ

LOG

OS

EM R

AD

IOLO

GIA

11

Expedições

EmpresasAtivas

Evento

Expedições

Categoria

Número de certificados/registro PJ expedidos

Categoria

Tipo/Registro

Percentualsobre total PJ

Tipo/Registro

Previsto

Certificadosdo SATR

CidadeData

Previsto

Alcançado

Alcançado

15

621

Reunião no CONTERLançamento Nacional Frente Parlamentar Mista paraFortalecimento da Gestão PúblicaCongresso de Radiologia de Itapeva e RegiãoV Congresso de Radiologia de Técnicos, Tecnólogos e Auxiliares de Bauru Fórum dos Conselhos Federais da Área da Saúde - FCFAS Congresso dos Profissionais de Barretos e RegiãoIV Congresso Tecnológico de Radiologia de Ribeirão Preto e RegiãoI Congresso de Radiologia de São José do Rio Pardo e Região II Congresso Técnico “Técnicas Radiológicas”Audiência Pública no Congresso NacionalEscola Técnica ETEC - Faculdade Barretos

03

2.194

1.169

365

248

Auxiliar em Radiologia

379

Auxiliar em Radiologia

Técnico em Radiologia

Técnico em Radiologia

Tecnólogo em Radiologia

Tecnólogo em Radiologia

Definitivo

61,03%

Definitivo

Provisório+definitivo

Definitivo

Provisório

Definitivo

44

1.442

Brasília/DF

Brasília/DF

Itapeva/SPBauru/SP

Brasília/DFBarretos/SP

Ribeirão Preto/SPS. J. Rio Pardo/SP

Embu das Artes/SPBrasília/DFBarretos/SP

04 e 05/05/2012

19/06/2012

23/06/201214 e 18/09/201219 e 20/09/201228 e 29/09/201219 e 20/10/201205 e 09/11/2012

17/11/201206/12/201216/12/2012

10

2.830

2.050

500

290

34%

30%

77%

57%

73%

85%

EXPEDIÇÃO DE CÉDULAS DE IDENTIDADE PROFISSIONAL POR CATEGORIA

EXPEDIÇÃO DE CERTIFICADOS DE PESSOAS JURÍDICAS E SATR

PARTICIPAÇÕES EM CONGRESSOS, JORNADAS, ENCONTROS E OUTROS EVENTOS CIENTÍFICOS

Novos registros: expedição de habilitação de Tecnólogos, Técnicos ou Auxiliares em Radiologia

Expedição de Certificados de Registro Profissional de Pessoas Jurídicas e de Certificados de Supervisor/SATR

O CRTR-SP apoiou e/ou organizou eventos científicos (palestras, cursos e encontros) que possibilitaram o aprimoramento dos profissionais das Técnicas Radiológicas.

Seguem demonstrados no quadro abaixo os principais eventos científicos e administrativos dos quais participaram os membros da Diretoria Executiva, Conselheiros e/ou convidados.

Expedição de habilitação de Auxiliares, Técnicos e Tecnólogos: substituição de Carteiras de Identificação Profissional (modelo antigo) ou troca das carteiras provisórias por definitivas

Page 12: Revista anual CRTR-SP

rela

tório

anu

al d

e at

ivid

ades

12

Convênios com instituições de ensinoO CRTR-SP manteve e firmou novos convênios com instituições de ensino para a concessão de descontos nos valores das mensalidades dos cursos de Tecnólogo em Radiologia ou de especialização na área. Veja a lista:

UNISANTANA

INACI

SENAC

FACULDADE MÉTODO

ESCOLA TÉCNICA MÉTODO

UNI ÍTALO

TERNA SEGUROS

Diversos cursos

Técnico em Radio-logia e especiali-zação na área de Radiologia

Cursos de tecnolo-gia e pós-gradua-ção em radiodiag-nóstico

Todos os cursos

Todos os cursos

Cursos e pós-gra-duação

50% na primeira matrícula 15% a 30% de acordo com o curso e horário escolhido

25% na mensalidade

20% na mensalidade

50% na matrícula15% a 20% na mensalidade

70% na matrícula18% na mensalidade

10% na matrícula10% na mensalidade

25% nos produtos indepen-dentemente do perfil

Pagamento até o 6º dia útil do mês / Desconto vá-lido também para esposa (o), filhos, pais e irmãos

Pagamento até 1º dia útil do mês

Não menciona dataespecífica para o paga-mento da mensalidade

Pagamento até o dia 8Desconto válido também para dependentes

Pagamento até o dia 8Desconto válido também para dependentes

Não se estende aosdependentes

Não se estende aosdependentes

Instituição Curso Desconto Condições Gerais

CONVÊNIOS CRTR-SP

Page 13: Revista anual CRTR-SP

CON

SELH

O R

EGIO

NA

L D

E TÉ

CNIC

OS

E TE

CNÓ

LOG

OS

EM R

AD

IOLO

GIA

13

1

2

3

4

5

18/06/2012

07/08/2012

08/10/2012

23/10/2012

23/10/2012

Dispensa de Licitação nº 01/2012 - Aquisição de software e licenças do Windows Server

Pregão presencial nº 01/2012 - Aquisição de servi-ços gráficos para a edição nº44 da revista CRTR-SP

Dispensa de Licitação nº 02/2012 - Aquisição de servidor de rede + pacote de softwares - Open Windows Server Standart 2012, licenças para

máquina CAL 2012

Dispensa de Licitação nº 03/2012 - Contratação de serviços especializados para ampliação de

energia elétrica e instalações elétricas

Tomada de Preços nº 02/2012 - Aquisição de materiais elétricos para ampliação da rede de

energia elétrica e instalações elétricas

54

55

56

57

58

PA nº Data Assunto Folha nº

Em 2012, foram abertos os seguintes processos administrativos de licitações, registrados no respectivo Livro Eletrônico nº 001:

PROCESSOS DE LICITAÇÕES; CONTRATAÇÕES DE SERVIÇOS, RENOVAÇÕESE RESCISÕES

Abertura de processos licitatórios (licitações realizadas ou dispensa)

Page 14: Revista anual CRTR-SP

rela

tório

anu

al d

e at

ivid

ades

14

Categoria

PrevistoAlcançadoEm %

Anuidades PF e PJ Acordos PF e PJ Execução fiscal Taxa de carteira Outros créditos Juros e multas

Quadro deinadimplente

INADIMPLENTES: ANUIDADES DE 2012

ARRECADAÇÃO DE RECEITA - CONTA COMPARTILHADA: CRTR-SP x CONTER

TOTAL DE RECEITA ORÇAMENTÁRIA DE 2012

INADIMPLENTES: DÉBITOS DE EXERCÍCIOSANTERIORES INSCRITOS EM DÍVIDA ATIVA

Inadimplentesem dez. 2012

Total decertidões 2012

Montante(em R$)

Montantelançado em R$

Valor médio(em R$)

Valor médio(em R$)

Pessoas Física

Pessoas Física

Pessoa Jurídica

Pessoa Jurídica

Total

Total de CDAs

8.823

R$ 5.058.528,00

R$ 2.971.419,18

58,73%

R$ 1.354.160,00

R$ 1.890.142,57

139,58%

R$ 202.775,00

R$ 45.407,37

22,39%

R$ 91.520,00

R$ 100.896,78

110,24%

R$ 2.000,00

R$ 629,92

31,49%

R$ 365.000,00

R$ 508.004,15

139,17%

1.766

201

118

9.024

1.884

2.880.224,44

R$ 7.661.594,00Total da receita arrecadada em 2012

Receitas correntesMontante

R$ 6.337.741,39Percentual alcançado

82,72%Cota parte Conter

2.015.271,46

1.457.283,18

156.658,09

194.155,87

3.036.882,53

1.651.439,05

326,44

100%

825,19

779,40

1.645,39

336,56

2.470,58

Inadimplentes: anuidades 2012

Inadimplentes: débitos de exercícios anteriores inscritos em dívida ativa

A Diretoria Executiva definiu que ações coordenadas por parte dos setores de Fiscalização, de Cobrança e do Jurídico fossem tomadas no sentido de promover a cobrança amigável e/ou a inscrição de débitos dos inadimplentes em Dívida Ativa. Para tal finalizade, foram triados milhares de processos dos inadimplentes, que resultaram na expedição de 1.884 Certidões de Inscrição de Débitos em Dívida Ativa e geraram inúmeros acordos firmados por inadimplentes de anuidades (Pessoas Físicas e Jurídicas).

Da previsão de receita orçamentária para o exercício de 2012, foram atingidos 82,72% do total das receitas orçadas, nas duas contas de arrecadação de receitas, conforme demostrado abaixo:

ACOMPANHAMENTO DA PREVISÃO ORÇAMENTÁRIA DE 2012

Receitas correntes em 2012

Page 15: Revista anual CRTR-SP

CON

SELH

O R

EGIO

NA

L D

E TÉ

CNIC

OS

E TE

CNÓ

LOG

OS

EM R

AD

IOLO

GIA

15

Despesas correntes realizadas em 2012

Orçado

Despesas de pessoal

Realizado Em %

Despesas decusteio (em R$)

Total realizada

Exercício 2012 ContribuiçãoPIS (em R$)

% sem despesasde custeio

Cota parteConter (em R$)

Despesas decusteio realizada

DespesasCorrentes (em R$)

Despesas decapital (em R$)

Despesas: orçada xrealizada (em R$)

DEMONSTRATIVO DAS DESPESAS CORRENTES ORÇADAS x REALIZADAS EM 2012

DESPESAS DE PESSOAL x DESPESAS DE CUSTEIO

4.621.000,00

R$ 3.017.291,37

3.767.674,92

81,53

16.087,00

80,08%

15.216,26

97,58

2.419.007,00

R$ 3.767.674,92

1.984.085,46

82,02

7.056.094,00

5.766.976,64

81,73

235.000,00

32.946,73

14,01

7.661.594,00

5.799.923,37

75,70

Todas as despesas realizadas mo exercício de 2012 foram muito abaixo do que seria permitido, como é possível ver abaixo:

Page 16: Revista anual CRTR-SP

rela

tório

anu

al d

e at

ivid

ades

16

EMPRESAS DESRESPEITAM LEIS E NORMAS EM BUSCA DE LUCRO

Conselho estuda implantar projeto para normatização de empresas do setor Radiológico

O Conselho Regional dos Técnicos em radiologia - 5ª Região estuda um projeto para normatizar a ins-crição das empresas do setor Radiológico. “É importante observar se as empresas respeitam o piso salarial, a carga horária semanal, as portarias da Anvisa sobre proteção radiológica, entre outras obrigações”, disse Fabio Barbieri, um dos diretores do CRTR-SP.

O estudo para a implantação desse projeto ocorre por conta de vários casos envolvendo empresas mal intencionadas. A atuação destes “empreendedores” no mercado de trabalho só vem prejudicando a catego-ria de técnicos e tecnólogos. Tais empresários passam por cima de leis e normas para aumentar os próprios lucros. Além do prejuízo para o serviço de má qualidade prestado à população, outros profissionais acabam ficando fora do mercado de trabalho.

Não é difícil encontrais tais situações; um tecnólogo que tem uma empresa publicou na internet um desabafo sobre uma concorrência desleal que sofreu. Ele perdeu um serviço porque os concorrentes colo-caram o preço muito abaixo do valor de mercado. O tecnólogo falou sobre o assunto, mas preferiu não ser identificado: “foi um valor muito pequeno colocado pelos concorrentes; é praticamente impossível prestar o serviço solicitado por aquele valor estando dentro de todas as regras, pagando todos os impostos. Infeliz-mente, quem é honesto e cumpre com todas as obrigações acaba ficando de fora em alguns casos,” disse o profissional.

O Código de Ética dos Profissionais das Técnicas Radiológicas proíbe tal conduta. O parágrafo 1º do arti-go 7 diz que “é vedado Tecnólogo, Técnico e Auxiliar em Radiologia participar de qualquer ato de concorrên-cia desleal contra colegas”.

Já no artigo 18, parágrafo 1º, o Código diz que “o Tecnólogo, Técnico e Auxiliar em Radiologia devem observar em sua conduta os princípios éticos e morais, primar pela dignida-de da profissão e zelar por sua reputação pessoal e profissional.”

No caso visto acima, claramente os dois artigos do Código de Ética foram desrespeitados.

“Sabemos que muitas empresas buscam terceirizar o serviço e fazem isso da forma correta, mas isso também dá margem para os empresários inescrupulosos, que infringem as leis apenas para conseguir o lucro fácil, às custas do esforço de trabalhadores e arriscando a saúde da população. É por isso que o Con-selho está estudando este novo projeto para normatizar a inscrição das empresas”, finalizou Barbieri.

O código de ética dos profissionais das Técnicas Radiológicas está disponível no site do CRTR-SP:www.crtrsp.org.br/legislacao

Serviço:

Fabio Barbieri, diretor do CRTR-SP

ÉTICA PROFISSIONAL

Page 17: Revista anual CRTR-SP

CON

SELH

O R

EGIO

NA

L D

E TÉ

CNIC

OS

E TE

CNÓ

LOG

OS

EM R

AD

IOLO

GIA

17

RESULTADOS DAS FISCALIZAÇÕES – CRTR 5ª Região

Confira os destaques das últimas ações de fiscalização:

-As equipes de fiscalização do CRTR-SP encontraram diversas irregularidades no Serviço de Radiologia da prefeitura de Morungaba, interior de São Paulo. O setor foi interditado, mas a prefeitura já informou que a sala de exames foi regularizada e que dois profissionais foram contratados (sob regime CLT) para a aárea de Radiologia.

Depois do alerta do Conselho, a prefeitura de Morungaba também contratou uma empresa de dosime-tria para o fornecimento dos dosímetros pessoais.

-No fim de agosto nossas equipes estiveram em uma clínica ortopédica no município de Diadema, na Grande São Paulo, onde o serviço era terceirizado. Após a fiscalização e emissão de notificações, a clínica nos enviou documentos comprovando o cancelamento do contrato com a empresa terceirizadora.

Depois disso, a clínica contratou dois profissionais sob regime CLT para o setor de Radiologia.

VALORIZAÇÃO PROFISSIONAL

Se você sabe de algum tipo de irregularidade, denuncie para que o CRTR-SP possa acionar o setor de fiscalização.Não precisa se identificar! Nos ajude a valorizar os profissionais das técnicas radiológicas, mande uma e-mail para:[email protected] ligue para o (11) 2189-5400.

Os nomes foram suprimidos, pois não é intenção do CRTR-SP expor ninguém. O objetivo é o cumprimento da lei, já que a fiscalização não é apenas punitiva, mas também educativa.Os profissionais que tiverem interesse podem consultar na íntegra os documentos que estão à disposição no setor de fiscalização do CRTR-SP.

DENUNCIE

Page 18: Revista anual CRTR-SP

rela

tório

anu

al d

e at

ivid

ades

18

CRTR-SP NA INTERNET - AGILIDADE NA DIVULGAÇÃO DE INFORMAÇÕES

Nova página do Conselho na internet já tem mais de 3 mil fãs

Priorizar a comunicação pela internet foi uma das metas do Conselho Regional de Técnicos em Radiologia - 5ª Região para o ano de 2013. E os principais canais utilizados foram dois: o novo site do CRTR-SP e a rede social Facebook.

“A internet é uma forma de comunicação rápida entre o Conselho e os profissionais da categoria. Pos-tagens diárias são feitas com informações relevantes, resultados das fiscalizações e divulgação de cursos de aprimoramento. As campanhas de valorização da profissão, poe exemplo, sempre são divulgadas primeiro na rede,” disse o diretor secretário do CRTR-SP, Cássio Valendorf.

O site foi reformulado, com novas ferramentas de pesquisa e mais facilidade nos serviços online. A mu-dança teve o objetivo de deixar o layout mais intuitivo e simplificar a navegação. Pelo site é possível atualizar o cadastro do profissional, encontrar a legislação sobre a profissão, se informar sobre concursos e licitações, ter informações sobre a retirada dos registros profissionais, entre outros serviços.

Mas é no Facebook, a rede social mais utilizada na internet, que o Conselho vem se destacando. Uma nova página foi criada em 2013 e em poucos meses mais de 3 mil pessoas “curtiram” a fanpage. Agora, estas pessoas são avisadas sempre que uma atualização é postada e têm condição de se informar em tempo real.

Ainda há um novo grupo de discussões, onde os profissionais debatem questões técnicas, trocam experiencias e também divulgam congressos

e eventos importantes para o setor da Radiologia. No grupo oficial do CRTR-SP são mais de 4 mil participantes e ele pode ser acessado pela

página do Conselho no Facebook.

“A internet é uma ferramenta valiosa e muita gente está conectada. Não é apenas com o computador em casa ou no trabalho, mas também com os dispotivos móveis, que estão cada vez mais acessíveis. As pessoas compartilham as informa-ções e uma rede é criada: em poucos minutos centenas, às vezes milhares de profissionais já sabem o que está aconte-cendo e se atualizam. Não podemos deixar de usar este canal de comunicação tão eficiente”, concluiu Valendorf.

VALORIZAÇÃO PROFISSIONAL

Cassio Valendorf, diretor do CRTR-SP

Novo site do CRTR-SP na internet Página do CRTR-SP no Facebook

Page 19: Revista anual CRTR-SP

CON

SELH

O R

EGIO

NA

L D

E TÉ

CNIC

OS

E TE

CNÓ

LOG

OS

EM R

AD

IOLO

GIA

Page 20: Revista anual CRTR-SP

rela

tório

anu

al d

e at

ivid

ades