revista anglo araras

20
Quem faz faz diferença! Anglo Revista Informativa - Liceu Anglo Araras - outubro 2009 Edição 006

Upload: cursoanglo-vestibulares

Post on 30-Mar-2016

276 views

Category:

Documents


7 download

DESCRIPTION

Revista Anglo Araras

TRANSCRIPT

Page 1: Revista Anglo Araras

Quem faz faz diferença!

Anglo

Revista Informativa - Liceu Anglo Araras - outubro 2009 Edição 006

Page 2: Revista Anglo Araras

ConsultórioRua João Mellari, 340

Jd. Copacabana - Araras/SP

Tel: (19) 3544-7334 / 9135-3949

Dra. Gláucia Rodrigues MoreiraCirurgiã Dentista - CROSP 73482

Clínica Geral

Suplementos Alimentares

Pág 02 Revista Informativa - Liceu Anglo Araras

Apoio

Page 3: Revista Anglo Araras

Pág 03Revista Informativa - Liceu Anglo Araras

O Ensino Médio do Liceu Araras, desde sua formação, tem uma preocupação muito grande com a formação integral dos nossos alu-nos, que vai além da sa-la de aula. Acreditamos que um cidadão se for-ma desenvolvendo suas habilidades intelectuais, sociais, culturais, filosó-ficas e outras.

Pensando nisso a nossa escola promove vários projetos, que pro-

curam viabilizar o desen-volvimento integral de nossos jovens. Podemos des-tacar as viagens culturais, que proporcionam uma leitura diferenciada do nosso mundo, os trei-namentos esportivos que desenvolvem o perder e ganhar do nosso cotidiano, o Anglo Festival Artes, que além de descobrir novos talentos artísticos, promove a comunicação e a expressão dos alunos, a Orientação Vocacional dá o embasamento necessário para uma escolha segura da futura profissão e o voluntariado desenvolve a cidadania, tentando diminuir as diferenças sociais.

Todos esses projetos procuram desenvolver nos nossos alunos a preparação necessária para uma vida adulta autônoma, enriquecida de relações interpessoais para o pleno desenvolvimento da cidadania.

Samuel Altieri, coordenador do Anglo Araras

Os projetos têm um valor pedagógico impor-tante. Em sua prática está implícita a concepção de que a educação é um pro-cesso de vida, não a vida futura, mas a presente. Na vida, somos protagonis-tas, no sentido de que nós, somente nós, resolvemos as situações problemas com as quais nos depara-mos. Para tal é preciso agir com lucidez, ter um reper-tório de conhecimentos que nos habilite a apren-der, a tomar decisões e elaborar estratégias para, superando problemas, con-cretizar nossas metas. Nesse protagonismo consciente, somos sujeitos culturais, temos direito de ter nossas próprias opiniões e reconhecemos que as pessoas com as quais convivemos também têm esse direito. Para tanto é preciso construir um código de valores: responsa-bilidade, respeito, cooperação e sentido de comunidade. Esse código de valores e esse repertório de conhe-cimentos pressupõem o desenvolvimento moral e cog-nitivo, que se constroem por alunos sujeitos, par-ticipantes ativos do processo ensino-aprendizagem. Os projetos possibilitam tudo isso. E mais: os conteúdos disciplinares de todas as áreas passam a ter relevância maior, pois, ao serem colocados em prática pelos alunos, ganham novos significados, ampliam sua formação aos colocá-los em interação com a realidade. Por isso os projetos são importantes na estrutura do Anglo Araras. Os projetos pedagógicos, os projetos de integração e os projetos recreativos. São vários: Expo Anglo, Grupos de estudo, Excursões, Viagens Culturais, Cine-anglo, Anglo Kids, SIP, Orientação Vocacional, Turmas de Treina-mento, Coral, Teatro, Dança, Anglo Festival Artes, Gincananglo, Encontros Essenciais, Acolhimento de pais novos, Festa Junina, Semana da Família (dia das mães e dos pais). Eles tornam visível a crença de que escola é mais do que sala de aula, é mais do que ambiente escolar. Escola é ambiente cultural, um modo de fazer educação que confere identidade própria ao Anglo Araras e nos mantém mobilizados para concretizar os fundamentos básicos da educação para o início do século XXI: o aprender a aprender, o aprender a fazer, o aprender a conviver e o aprender a ser.

José Mafra David,diretor do Anglo Araras

Expediente

O Boletim Informativo Anglo Araras é uma publicação do Liceu Araras e do Liceu Araras Júnior, cuja redação pode ser contatada pelo telefone (19) 3542-5955.Jornalista responsável: Talita Carpini – MTB: 33512.Diagramação/ Arte final: Talita Carpini, Luciano Nunes e Cássio Inarelli Mori.Textos e organização geral: Talita Carpini, Cássio Mori, Samuel Altieri e José Mafra David. Revisão: José Mafra David.Impressão: Gráfica Odeon.

Tiragem: 6.500 exemplares

Em prol do pleno desenvolvimento

da cidadania

Educação como processo

de vida

Editoriais

Page 4: Revista Anglo Araras

Dentro dos projetos culturais e artísticos oferecidos pelo Anglo Araras destacam-se as aulas de esculturas e as viagens culturais, muito bem aceitas pela direção do colégio como forma de expressão e que no futuro contribuirão e muito para transformar os alunos em profissionais preparados para o mercado de trabalho. As aulas de escultura acontecem às quartas-feiras, no período vespertino, nas quais, entre outras matérias práticas das Artes Plásticas, também é desenvolvido um curso de desenho durante o segundo semestre.

Participam das aulas de 20 a 30 alunos. No primeiro semestre são ministradas aulas de História da Arte, música, exercícios diversos, tendo como meta a relação interdisciplinar entre as matérias.

Questionado sobre o objetivo das aulas de escultura e os avanços que podem ser destacados na vida do aluno que participa das aulas, o professor Jonas Bueno afirma que a capacidade de concentração, pesquisa, autoconhecimento, transposição de desafios (coletivos e individuais), desenvolvimento da criatividade, sociabilidade, certamente, estarão presentes no repertório da memória escolar de cada aluno.

Outra experiência marcante na vida dos alunos são as viagens culturais orga-nizadas pelos professores e pela direção do Anglo Araras. Delas participam alunos da educação infantil, do ensino fundamental, do ensino médio e do pré-vestibular. Elas são escolhidas segundo os critérios da faixa etária e do interesse dos alunos e possibilitam que eles vivenciem os conteúdos trabalhados na sala de aula, os quais podem ser melhor assimilados, enriquecendo o aprendizado dos estudantes.

Segundo o professor Marcelo Daniel, mais conhecido como Mussa, que sempre acompanha as turmas do ensino médio nas viagens, os roteiros geralmente incluem a cidade de São Paulo, onde ocorrem interes-santes exposições e belos espetáculos teatrais. "Creio que a experiência que mais marcou foi o espetáculo “Ricardo III”, com direção de Jô Soares e com um elenco composto por consagrados atores da televisão e do teatro. Logo após o espetáculo teve um bom bate papo entre os alunos do Anglo e o elenco".

“Mão na massa”e viagens culturais

Pág 04 Revista Informativa - Liceu Anglo Araras

Projetos Culturais

Page 5: Revista Anglo Araras

Os dois corais mantidos pelo colégio, o Infantil e o Anglo em Canções, farão um tributo ao compositor e cantor brasileiro Chico Buarque de Holanda, a ser apresentado no Anglo Festival Artes, que acontecerá de 13 a 24 de outubro, no Centro Cultural de Araras.

Os ensaios acontecem todas as segundas-feiras. O infantil das 17h30 às 18h30 e o Anglo em Canções das 18h45 às 21 horas. A formação atual do Anglo em Canções é de 12 integrantes. Do coral Infantil participam aproximadamente 20 crianças.

A professora e regente, Cris Naga, diz que as crianças têm uma relação muito intensa com a música cantada, na faixa etária entre 6 e 12 anos. “Acredito que neste período o ato de cantar integra um conjunto de ações prazerosas para a criança, porque envolvem um desafio para sua linguagem e um domínio do seu corpo por meio da voz. Para ela cantar é como ser percebida de maneira agradável, bela e encantadora. Depois dessa idade, a cultura em que vivemos, privilegia ações mais enérgicas, mais agressivas e aí cantar passa a ser uma ação passiva e infantil. No coral Anglo em Canções, cantar é um exercício de sensibilidade, uma maneira de manter-se viva perante a alienação cotidiana, que na maioria das vezes traz afazeres repetitivos e rotineiros. Nesse cenário, a música vem como um exercício de cultura, uma forma de manter-se em contato com a arte, praticando-a através da voz”.

De acordo com a professora, existe um carinho muito grande por parte de toda a escola com os corais. “A iniciativa de se criar um coral é ousada, afinal é uma arte que pode ser associada a algo ingênuo e simplista. Mas ao contrário, como já foi dito, pela direção, é um diferencial”.

ApresentaçõesSegundo Cris Naga, alguns anos são mais intensos em

termos de apresentações dos corais. “Já chegamos a fazer de 7 a 8 apresentações por ano. Hoje essa média caiu, pois as condições acústicas oferecidas pelos eventos não são favoráveis, o que gera frustração nos integrantes, e o público não tem acesso ao ambiente adequado, ao silêncio necessário, e à postura da platéia para admirar essa forma de arte. Atualmente consumimos conceitos, valores e idéias vinculados pelos meios de comunicação de massa, em que a arte é a passarela para a fama. Canto coral não tem nada a ver com isso. É a arte como trajetória, caminho, percurso do indivíduo na construção da cultura. Cultura, como sabemos, hoje tão negligenciada pela indústria do entretenimento. É possível consumir entretenimento, mas não é possível consumir cultura, pois ela é interlocução, a cultura nos coloca na posição de sujeitos, por isso ela é tão importante para o desenvolvimento humano”.

O projeto de gravação de um CD iniciou-se neste ano para comemorar os 5 anos de vida dos corais do Anglo. A pesquisa de repertório já começou. “Queremos uma gravação com a nossa cara, com o nosso jeito, isso inclui um procedimento com pesquisa, busca de conceito do CD, e esse processo tem um tempo de aprimoramento. Não existem muitos corais de mães por aí. A arte deve ter uma memória, uma história, sem ela não há cultura”, finalizou Cris.

Tributo a Chico Buarque

Pág 05Revista Informativa - Liceu Anglo Araras

Coral

Page 6: Revista Anglo Araras

O Tablado do Leão, companhia teatral do Anglo Araras, formada em 2001, conta atualmente com seis grupos em atividade. Esses grupos preparam seis espetáculos para o Anglo Festival Artes, que será de 13 a 24 de outubro, no Teatro Estadual “Maestro Francisco Paulo Russo” e no Centro Cultural de Araras. Montagens como “A Nova Roupa do Rei”, “Chapeuzinho Vermelho”, “Sonhos de uma noite de verão”, “Contadores de histórias”, “O Homem e suas histórias” e “Aniversário de vida, aniversário de morte” serão apresentadas para convidados.

Segundo o diretor teatral e professor de teatro do Anglo Araras, Marcelo Daniel, o Mussa, além da estrutura que o colégio tem para oferecer esse projeto artístico e cultural, é gratificante ver o desenvolvimento do aluno durante o processo de trabalho. “O teatro aproxima o aluno do professor e a relação se torna mais forte e verdadeira. O teatro ajuda a incentivar a coletividade e outros valores éticos, como trocar, dividir, respeitar, ajudar, ouvir, contemplar o trabalho do colega. Contribui para a formação de cidadãos éticos e pensantes. É uma forma de expressão, educação, socialização e é também formador de opinião. Não há aluno melhor ou pior, mais ou menos talentoso, mas sim maneiras de expressões individuais e diferenciadas”.

Quando questionado sobre grupos mais engajados ou que foram mais vistos ou premiados em todo esse tempo de teatro no Anglo, Mussa declarou que todos os trabalhos já foram vistos por muitas pessoas. “É difícil destacar um espetáculo, pois tenho o maior carinho por todos”.

As aulas de teatro no Anglo são ministradas para alunos do ensino fundamental e também para alunos do ensino médio, no período inverso ao escolar. E os ensaios para apresentações de espetáculos são realizados no período noturno e começam dois meses antes do evento.

Tablado do Leão completa oito anos com seis grupos em atividade

Pág 06 Revista Informativa - Liceu Anglo Araras

Teatro

Page 7: Revista Anglo Araras

O Grupo Ácqua foi criado há 5 anos para atender às necessidades de um pequeno grupo de alunas do ensino médio que desejavam por em prática a arte da dança. Com o passar do tempo e o aumento do número de pessoas interessadas nas aulas, foram se formando novas turmas. As aulas atualmente são ministradas no ensino médio pelo professor e coreógrafo Eduardo Denardi e no ensino funda-mental pela professora Natália Berto-lini.

A rotina do Ácqua segue os moldes de toda companhia de dança. Aulas semanais, em uma sala especialmente equipada pelo Colégio Anglo, usando técnicas de dança clássica (na barra e no centro), além das técnicas de dança contem-porânea, jazz e outras, com variações em diagonais e no espaço cênico. “São milhares de pliés, elevés, developpés, battements, alongamentos, saltos, deslocamentos, piruetas e tudo o que é necessário a uma boa performance”,

acrescenta Dú Denardi, como é mais conhecido.

Já as aulas do grupo de dança infantil acontecem às sextas-feiras no ensino fundamental e no ensino médio. São aulas lúdicas, que inserem a criança no mundo das danças, nas mais variadas modalidades (balé, jazz, street dance, danças de salão, danças circulares), nas quais ocorre a união das técnicas aprendidas com movi-mentos que as crianças apresentam habitualmente e/ou inserem nas aulas, em momentos de criação. “A dança estimula e ensina noções básicas de direção, espaço, trabalho em grupo, consciência corporal, além de ritmo, atenção e postura”, afirma Natália. O grupo já se apresentou no Anglo Festival Artes, nas aberturas da Expo Anglo, no 2º Encontro de Danças Belazartes e em apresentações de Dia das Mães.

De acordo com Dú Denardi, quando tem início as montagens e os ensaios a rotina de aulas muda um pouco. “Além das aulas que normalmente existem, fazemos uso de um tempo extra para o novo projeto de coreografia. São apresentadas uma música e um tema. Esse tema é discutido com os bailarinos até que todos estejam cientes do assunto que será tratado. A partir disso é feita uma partitura, onde são assinaladas todas as nuances musicais, os compassos, os blocos e frases coreográficas, os solos, duos e outras composições de grupo. Estudando a partitura, o coreógrafo sabe exatamente como e quando os bailarinos entram e saem de cena e qual será seu comportamento no palco durante a execução do trabalho. Uma vez definido isso, inicia-se a criação propriamente dita. É quando o coreógrafo transmite todos os movi-mentos aos bailarinos. São feitas mui-tas repetições de um mesmo bloco de movimentos até que sejam assimi-lados - ainda de forma mecânica.

Depois disso é feita uma limpeza na coreografia toda, uma espécie de "sintonia fina", além dos exercícios de interpretação do tema,

até que o grupo esteja coeso e os movimentos sejam executados de forma a transmitir a mensagem ao público da maneira mais clara possível. Enquanto esse processo está em andamento são criados os figurinos e adereços, o “design” da maquiagem e dos cabelos, de maneira que tudo esteja pronto para os testes e as primeiras apresentações”.

Nesses 5 anos de existência, o Grupo Ácqua tem se apresentado com brilhantismo em vários eventos produzidos pelo Colégio Anglo, além de atender a convites para apresen-tações em outros locais como Teatro de Rio Claro, Teatro de Santa Bárbara, Unesp, Uniararas, Sesc de Piracicaba, e festivais e concursos de dança em nossa região, com prêmios de primei-ro lugar em todos. A última apresen-tação do grupo foi na marquise do Parque Ibirapuera em evento que reuniu cerca de 5 mil pessoas.

O próximo trabalho é inti-tulado "Caravane" (caravana, em francês) e enfoca um grupo de nômades em travessia por um deserto imaginário. Estreia no dia 17 de outubro e será reapresentado no dia 24, na mostra regional de dança, que acontece dentro da programação do Anglo Festival Artes.

Elenco do Grupo Ácqua

Aniela Rovani, Beatriz Píspico, Andréa Cavalheiro, Carolina, Eduarda Proni, Huelton Duda, Gabriela Barbato, Isabela Gibello, Isabela Giorgiano, Marina Grachet, Marina Marchetti, Natália Mattioli e Poliana Proni.

Pág 07Revista Informativa - Liceu Anglo Araras

Dança

Boas performances são conquistadascom muitos pliés, elevés, developpés

Page 8: Revista Anglo Araras

Futsal, handebol, basquete, xadrez, tênis de mesa e vôlei para alunos e pais são as modalidades esportivas ofereci-das no Anglo Araras para cerca de 250 alunos/atletas. Essas atividades são coordenadas pelo professor de educação física Ivo Fernando Tofolo, com apoio da também professora de educação física Caroline Mathiensen, e são divididas por idade e por série. Por exemplo: 6º e 7º ano, 8º e 9º, Ensino Médio. Apenas o futsal é iniciado desde o 1º ano do Ensino Fundamental I, formando as seguintes turmas: 1º e 2º ano manhã, 1º e 2º ano tarde, 3º, 4º e 5º manhã e 3º, 4º e 5º tarde. São divididas entre alunos com no máximo três anos de diferença, para que os mesmos possam aproveitar o treinamento e desenvolver um bom rendimento e aprendizado.

Para Ivo Tofolo, 30 anos e há oito como professor do Anglo Araras, existe muita diferença entre a educação física ministrada hoje nos colégios e a que era ministrada há 15 anos.“Hoje trabalhamos com vários estilos de atividades. Entre as modalidades esportivas, utilizamos bastante os jogos recreativos e cooperativos para desenvolver nosso trabalho”.

Segundo o professor, a educação física no currículo escolar do aluno é de extrema importância porque os alunos, além das atividades esportivas, desenvolvem conceitos de regras, compreensão de suas possibilidades e limites corporais na interação com outros alunos e consigo mesmo, levando esse aprendizado para toda a vida. “É dentro da escola que a maioria dos alunos tem o primeiro contato com o esporte, e a partir daí começam a se interessar por uma modalidade esportiva e procuram um treinamento mais aprofundado em clubes ou academias para que possam ter rendimento e aperfeiçoamento melhores”. Tofolo sempre gostou de esporte, mas não chegou a ser atleta .

Jogou futsal e futebol de campo pelo Sayão Futebol Clube e pelos colégios Vicente Ferreira dos Santos e Dr. Cesário Coimbra, representando-os em torneios municipais e estaduais, conquistando até mesmo alguns títulos regionais e municipais.

“Sempre gostei das aulas de educação física quando estava na escola, e sempre tive bons professores, inclusive hoje tenho a oportunidade de dar aula a minha ex-professora Silvia Marques (que participa do grupo de vôlei dos pais no colégio) e para seu filho Thiago, que naquela época nem era nascido. No ensino médio tive até que pedir dispensa, pois ajudava meu pai no Supermercado, mas sempre que podia dava uma escapadinha para poder participar das aulas com a minha sala.

Quando chegou a época dos vestibulares não tive dúvida, e fui prestar educação física, pois sempre me identifiquei com esportes e com as aulas na escola. Passei e a partir daí comecei a me dedicar a algumas áreas, como a educação física escolar e a recreação em hotéis e acampamentos, onde trabalho há 11 anos. Por esses motivos a educação física sempre fez parte da minha vida”.

Pág 08 Revista Informativa - Liceu Anglo Araras

Esportes

Projetos esportivos contamcom cerca de 250 alunos/atletas

Page 9: Revista Anglo Araras

O Anglo Araras confirmou presença em 2009 nas Olimpíadas Estudantis em três categorias. Na I com alunos nascidos em 1992 e 1993, na II com nascidos em 1994 e 1995 e na III com alunos nascidos em 1996 e 1997. O colégio entrou com equipes de futsal, handebol, vôlei, basquete, xadrez e tênis de mesa. E para isso fez inúmeros amistosos ao longo do primeiro semestre e terceiro trimestre como preparação. As Olimpíadas Estudantis envolvem escolas municipais, estaduais e particulares de Araras e começaram em setembro, com as disputas da categoria I.

Antes dessa competição, as equipes que fazem parte dos projetos esportivos do Anglo não haviam participado de nenhum certame oficial em 2009, apenas de jogos amistosos. Pois, na verdade, os projetos esportivos têm o intuito de oferecer ao aluno a prática e melhoria de seu desenvolvi-

mento na modalidade que ele tem maior interesse e não tem cunho competitivo.

Os treinamentos são realizados no próprio colégio e alguns alunos mais velhos buscam melhorar o desempenho em atividades extras, como no caso da musculação, para conquistar um fortalecimento muscular, por vontade própria. E além dos treinamentos esportivos existe também a recreação. As atividades recreativas são oferecidas e realizadas durante as aulas de educação física. Os objetivos são desenvolver nos alunos todo o seu lado lúdico, com jogos, e também a integração de colegas e professores.

Pág 09Revista Informativa - Liceu Anglo Araras

Esportes

Anglo participa das OlimpíadasEstudantis em três categorias

Page 10: Revista Anglo Araras

Competição: Copa Vivax em Americana - 2006Categoria: 11 e 12 anos Colocação: 4º lugarAtletas: Vitor Baldin, Leandro Dezotti, João Filipe Lucredi, Pedro Campiche, Vitor Quevedo, Luis Roberto Olímpio Jr., Lucas Benjamin, Gabriel Finardi, Gilberto Del Bel Neto e Gabriel Campanha.

Competição: JEESP (Jogos Estudantis do Estado de São Paulo) 2006, em Penápolis Categoria: Futsal sub-17Colocação: 4º lugar entre as escolas particulares do estado de São Paulo.Atletas: Vitor Luperini, Evandro Faina, Rafael Lopes, João Luciano Madrilis, Bruno Barbato, Diego Justino, Rodrigo Acioli, João Batista Furlan, Kioshi Uemura Jr., Tomás Fernandes, José Guilherme Amuhastegui e Henrique Rodrigues.

Campeão da região de Campinas com os seguintes resultados:Anglo Araras 9 x 4 Alberto Feres (Araras)Anglo Araras 7 x 2 COC (Araras)Anglo Araras 10 x 4 Objetivo (Araras)Anglo Araras 4 x 0 Cotil (Limeira) Anglo Araras 3 x 0 Objetivo (Mogi Mirim)Anglo Araras 4 x 3 Colégio Veritas (Sorocaba)

Na fase final em Penápolis o Anglo conquistou os seguintes resultados:Anglo Araras 7 x 3 Anglo (Araraquara)Anglo Araras 3 x 4 PenapólisAnglo Araras 1 x 0 São Caetanno (W.O.)Semi Final:Anglo Araras 4 x 6 Anglo Araraquara PenápolisDisputa de 3º e 4º lugarAnglo Araras 3 x 5 Penápolis

Competição: JEESP (Jogos Estudantis do Estado de São Paulo) 2006, em BarretosCategoria: Handebol sub-15Colocação: 4º lugar entre as escolas particulares do estado de São Paulo.Atletas: Luiz Paulo Franzini, João Vitor Salinas, Haroldo Lucredi Jr., Fernando Beloto, Vinícius Pierobon, Santiago Florit, Rodolfo Bergamin, Pedro Carpini, Vítor Guimarães, Lucas Battel e Willian Nunes.

Campeão da região de Campinas com os seguintes resultados:Anglo Araras 12 x 8 Einstein (Limeira),Anglo Araras 18 x 9 Anglo (Atibaia) Anglo Araras 21 x 19 Anglo (Sorocaba).

Na fase final em Barretos, confira os seguintes jogos:Anglo Araras 18 x 21 Colégio Metodista (São Paulo)Anglo Araras 12 x 20 Colégio Ribeirão Preto (Ribeirão Preto), Anglo Araras 12 x 13 Colégio Brasília (São Paulo)

Competição: Jema (Jogos Estudantis do Município de Araras) Bi Campeão Geral da Categoria 1 (Alunos do Ensino Médio) 2007/2008.lBi Campeão Geral da Categoria 2 (Alunos dos 8º e 9º anos) 2007/2008.l 3º lugar geral da categoria 3 (Aluno dos 6º e 7º anos) 2007.

Títulos por modalidades conquistados no últimos 3 anos:

l Tri Campeão no Basquete Masculino (06/07/08) e Tetra Campeã Feminino (05/06/07/08);l Campeão no Futsal masculino (2008) e feminino (2007);l Bi Campeão no Vôlei feminino (2006/2007) e Vice no masculino (2007/2008);l Campeão no Handebol masculino (2008) e feminino (2008);l Campeão no Xadrez masculino (2008) e Vice no feminino (2008);l Bi Campeão no Atletismo masculino(2007/2008) e campeão no feminino(2008).

Pág 10 Revista Informativa - Liceu Anglo Araras

Esportes

Confira os campeonatos disputadosnos últimos anos pelas equipes esportivas

Page 11: Revista Anglo Araras

A Expo Anglo é um projeto pedagógico que dá a oportunidade de os alunos aplicarem o conhecimento teórico desenvolvido em sala de aula, por meio de temas cuja diversidade e multidisciplinaridade envol-vem diferentes áreas do conhecimento.

Segundo a coorde-nadora do Ensino Funda-mental, Ana Galetti “essa é a direção da educação do século XXI, apontada pela Unesco e sintetizada nos quatro pilares em que a educação deve assentar-se: aprender a aprender, aprender a fazer, aprender a conviver e aprender a ser”.

A Expo Anglo é um evento no qual os alunos da Educação Infantil ao 9° ano do Fundamental, colocam em prática o que apren-deram na sala de aula. O "Aprender a Aprender" e o "Aprender a fazer" se con-cretizam em projetos e os alunos são protagonistas do processo ensino apren-dizagem. Em 2003 o tema proposto foi “Respeito pela d i fe rença” , em 2004 “Água”, em 2005 “O Homem”, em 2006 “A bola no mundo. O mundo da bola”, em 2007 o tema foi livre, em 2008 “Anglo Araras: 10 anos” e em 2009 o tema foi “Linguagens e Natureza”.

O evento é aberto a outras unidades de Ensino por dois dias, pois os visi-tantes apreciam os traba-lhos e acompanham todos os projetos com interesse. “Os nossos alunos sentem-se valorizados pelos seus esforços e entusiasmados

em poder compartilhar suas produções e conhecimen-tos”, declara Ana.

São expostos em média 15 a 20 projetos, envolvendo desde a Educa-ção Infantil até o 9º ano do Fundamental.“Os alunos da Educação Infantil partici-pam de toda a execução dos projetos, que são fotogra-fados durante todo o pro-cesso. Por fim visitam suas salas, que são transforma-das com os trabalhos desen-volvidos.

Os alunos do 1º ao 5º ano preparam suas ex-posições tendo prazer em dividir com os visitantes seus conhecimentos.

Já os alunos do 6º ao 9º ano participam tam-

bém da escolha dos temas a serem desenvolvidos nos projetos e trabalham com um grau de autonomia maior. Todos, sem exceção, gostam de compartilhar seus conhecimentos e per-

cebemos que envolvem in-clusive a família. Os pais são convidados a participar da exposição e comparecem durante o período de visi-tação”, acrescenta Ana.

Pág 11Revista Informativa - Liceu Anglo Araras

Expoanglo

ExpoAnglo: aprender a aprender, aprendera fazer, aprender a conviver e aprender a ser

Page 12: Revista Anglo Araras

Pág 12 Revista Informativa - Liceu Anglo Araras

Expoanglo

Page 13: Revista Anglo Araras

Os alunos do ensino médio e do curso pré-vesti-bular contam com ajudas extras que objetivam excelentes resultados no vestibular e na vida profissional. São grupos de estudos, Cine Anglo com debates, orientação voca-cional e organização da SIP (Semana de Informação Pro-fissional). Os professores também trabalham a orientação profissional e vocacional em sala de aula. Segundo o coor-denador do Ensino Médio, Samuel Altieri, “a orientação vocacional inicia-se na 1ª série do Ensino Médio, com grupos de encontro, nos quais os alunos passam a conhecer as diversas profissões. Na 2ª série este trabalho é aprofundado com debates e pesquisas, sendo lapidado um perfil com as características de cada aluno, para uma escolha profissional consciente. Todo esse trabalho é conduzido por um profissional da área de Psicologia”.

A SIP (Semana de Informação Profissional) é uma amostra das profissões escolhidas pelos alunos. São convidados profissionais de destaque em pelo menos 5 áreas diferentes para discorrer sobre a profissão. Suas

dificuldades, facilidades, mercado de trabalho, faixa salarial, e muitos outros detalhes que, porventura, os alunos queiram saber.

Quanto ao Cine Anglo, mensalmente um filme é escolhido por um grupo de professores da escola e após a sua exibição é feito um debate entre professores e alunos para discutir aspectos sociais, culturais e filosóficos que o filme proporciona. Uma forma também de levar o aluno a compreender e debater determinados assuntos históricos ou da modernidade. E de acordo com Samuel Altieri, “é importante participar de um trabalho voluntariado, pois, além de desenvolver a cidadania dos alunos, futuramente lhes será muito útil porque grandes empresas dão muita importância a esse quesito na seleção de candidatos. Pensando nisso criamos o Projeto Voluntariado. Temos uma parceria com uma instituição de auxílio a crianças, onde nossos alunos atuam como contadores de histórias, apresentam peças teatrais e servem de monitores para as crianças com dificuldades escolares”.

Pág 13Revista Informativa - Liceu Anglo Araras

Orientação Vocacional

Futuro profissionaldo aluno Anglo em questão

Page 14: Revista Anglo Araras

O Anglo realiza eventos em datas comemorativas para integrar pais, alunos e professores. Datas como Dia dos Pais e Dia das Mães, além do Dia do Amigo devem sempre constar no calendário de eventos do colégio. O desfile de 7 de Setembro também acaba sendo um acontecimento de integração e civismo.

O objetivo principal dessas festas é reunir a família e com isso mostrar aos pais que além de educação qualificada e projetos extracurriculares o Anglo também proporciona as relações interpessoais.

As celebrações dessas datas merecem mobilização total da direção, coordenação, professores e funcionários para que tudo saia perfeito. As coreografias de dança, coral, e esquetes de teatro são cuidadosamente

preparadas e ensaiadas para as apresentações nos eventos.

Em média os alunos que se apresentam em eventos como esses ensaiam de um a dois meses, sempre no período inverso ao escolar e durante as aulas de teatro, dança e coral.

Segundo a coordenadora da Educação Infantil, Fátima Ricci, “o Dia do Amigo, por exemplo, é uma data voltada a integrar o aluno com os alunos de outras salas e de outras escolas. Porque acreditamos que o incentivo à convivência social é muito importante na educação de uma criança. Isso é o que a escola faz em todos os eventos que realiza”.

Em 2009, o Dia do Amigo será dia 17 de outubro.

Pág 14 Revista Informativa - Liceu Anglo Araras

Eventos

Mães, pais e amigossão lembrados com festa

Page 15: Revista Anglo Araras

O Teatro Estadual “Maestro Francisco Paulo Russo” e o Centro Cultural de Araras irão sediar de 13 a 24 de outubro o Anglo Festival Artes, evento em que ocorrem as apresentações artísticas e culturais desenvolvidas em âmbito escolar pelos alunos do Anglo Araras.

A abertura será no Teatro Estadual, às 20 horas do dia 13, com a apresentação da peça “Sonho de uma noite de verão” pelos alunos do 6º e 7º ano do Ensino Fundamental II e, exposição de obras de alunos, pais, professores e amigos, intitulada “Cultura em todo Canto”, que poderá ser visitada até o último dia de Festival.

A única apresentação do Anglo Festival Artes no Centro Cultural de Araras acontecerá no dia 22, a partir das 20 horas, com o Coral Infantil e o Coral de Mães.

O encerramento será também no Teatro, dia 24, às 20 horas, com o Festival de Dança organizado pelo professor Eduardo Denardi.

Programação – Anglo Festival Artes – de 13 a 24 de outubro de 2009

Dia 13 (terça-feira) - 20 horas – Teatro EstadualSonho de uma noite de verão (6º e 7º ano)

Dia 14 (quarta-feira) - 20 horas – Teatro EstadualO Homem e suas histórias (Ensino Médio)

Dia 15 (quinta-feira) - 20 horas – Teatro EstadualO homem e suas histórias (Ensino Médio)

Dia 17 (sábado) - 20 horas – Teatro EstadualFestival de dança

Dia 20 (terça-feira) - 20 horas –Teatro EstadualDança InfantilChapeuzinho Vermelho (5º ano)A Roupa Nova do Rei (4º e 5º ano)

Dia 21 (quarta-feira) - 20 horas – Teatro EstadualO Homem e suas histórias (Ensino Médio)

Dia 22 (quinta-feira) - 10 e 15 horas – Teatro EstadualContadores de histórias (8º e 9º ano)

Dia 22 (quinta-feira) - 20 horasCentro Cultural de ArarasCoral Infantil e Coral das Mães

Dia 24 (sábado) – 20 horasTeatro EstadualFestival de Dança

Exposição - 13 a 24 de outubro“Cultura em todo Canto”Obras de alunos, pais, professores e amigos do Colégio Anglo

Sinopses dos Espetáculos

O Homem e suas histórias - Ensino MédioBaseado no texto de Millôr Fernandes, a peça traça um grande painel da trajetória humana de Adão até a Bomba H, esmiuçando os seus sentimentos, medos, mesquinha-rias, lutas e sua capacidade de criar e destruir. Como "colagem", a peça se desenvolve com a inserção freqüente de citações de autores consagrados como Shakespeare, Gonçalves Dias, Rubem Braga, Joyce, etc... É o homem fazendo e contando a história.

Contadores de Histórias – 8º e 9º anosPor meio do manuseio de bonecos, lenços, latas, objetos e instrumentos, o grupo faz criar no palco uma fábula sobre a procura da liberdade e o preço disso. É um inventar e criar. É um espetáculo convidativo para crianças e adultos.

Sonho de uma noite de verão – 6º e 7º anosSonho de uma noite de verão é um convite ao prazer e ao riso. A peça mais lírica e mágica de Shakespeare traz consigo o desejo de sonhar de olhos abertos. Com maestria, a obra mistura personagens da mitologia grega com duendes, nobres e plebeus. Em Sonho de uma noite de verão, os duendes da floresta atrapalham a vida de alguns e salvam o amor de outros.

Chapeuzinho Vermelho – 5º anoO Chapeuzinho Vermelho traz um lobo perverso e medroso, que termina reconduzido ao zoológico, uma avó surda, uma mãe mineira e troncos e fadas que comentam, bisbilhotam e dançam em torno de Chapeuzinho.

A Roupa Nova do Rei – 4º e 5º anosConta a história de um rei vaidoso e de vigaristas que se fizeram passar por tecelões de um tecido maravilhoso com a propriedade de parecer invisível aos estúpidos. Como ninguém queria passar por burro, todos, inclusive o rei, fingem ver o tecido que eles teciam a peso de ouro.

Pág 15Revista Informativa - Liceu Anglo Araras

Anglo Festival Artes seráde 13 a 24 de outubro

Cultura e Arte

Page 16: Revista Anglo Araras

A Gincananglo é uma das atividades mais tradicionais do colégio. Existe desde que o Anglo oferecia em Araras apenas o curso pré-vestibular. Perdura até hoje por ter um grande objetivo, que é o de integrar todos os alunos do colégio, além, é claro, de estimular a organização, o trabalho em equipe e a socialização.

O evento sempre é realizado no segundo semestre e dividido em 4 etapas. Em outubro acontece a Gincananglo do Ensino Médio. Em novembro a Gincananglo do Ensino Fundamental I e II. E em dezembro a Gincananglo da Educação Infantil.

As disputas realizadas na Gincananglo são de caráter esportivo, cultural, artístico e musical.

Desde Educação Infantil até o Ensino Médio cerca de 750 alunos participam das gincanas. No colégio há uma equipe de 12 alunos do Ensino Médio chamada Golpho, que contribui em todos os eventos realizados na Educação Infantil e no Ensino Fundamental I e II.

Quando há eventos no Ensino Médio, o professor e coordenador de educação física, Ivo Tofolo conta com a ajuda dos ex-alunos que faziam parte da Equipe Golpho e

hoje estão na Equipe Os Lendários, sempre presentes nos eventos do colégio. Além, é claro, da ajuda de todos os professores que estão envolvidos.

Há também um cunho social na Gincananglo. Os alunos têm que arrecadar alimentos que são doados, posteriormente, a alguma instituição de Araras por meio das provas cumpridas e cada equipe tem uma meta para atingir.

No ano passado foram arrecadadas quase 5 toneladas de alimentos em todas as gincanas, que foram doadas para mais de 15 instituições de caridade. Foram arrecadados alimentos, produtos de limpeza e de higiene pessoal.

As provas sempre são feitas em lugares fechados, como no próprio colégio e na Associação Atlética Ararense.

A preocupação da direção e dos professores é sempre com a segurança e com o bem estar dos alunos, por isso sempre são oferecidas boas estruturas para a realização das atividades.

Trabalho em equipe, organização, integração e socialização na Gincananglo

Pág 16 Revista Informativa - Liceu Anglo Araras

Gincananglo

Page 17: Revista Anglo Araras

Festa Junina é um evento que não pode faltar em escolas, associações, clubes e instituições. E o Anglo já escreveu na história de Araras a sua festa. Depois de várias semanas de ensaios, os alunos participam com apresentações de quadrilhas e danças, divididas por salas de aula ou séries. Sem falar no serviço de comes e bebes típicos oferecidos aos alunos, pais e convidados.Professores, coordenadores e diretores envolvidos na organização desta festa familiar declaram ser um prazer realizar o evento, pois além dos alunos, muitos amigos e familiares comparecem.

A Festa Junina já virou tradição na cidade, pois a cada ano o público aumenta. Nesse ano o colégio recebeu quase 2 mil pessoas. E o mais importante é que todos além de prestigiar participam e entram no clima.

Foram apresentadas 10 danças/qua-drilhas.

Músicas / Cantor/ Séries

1º - Maria Chiquinha / Sandy e Jr. 1º, 2º e 3º ano da tarde.2º - Cai cai Balão / Músicas Típicas Mini maternal manhã e tarde.3º - Borboletas / Vitor e Léo 1º e 2º ano da manhã.4º - Capelinha de Melão / Músicas Típicas Maternal manhã e tarde.5º - Meu Anjo / Hugo Pena e Gabriel 3º ano manhã.6º - Pula Fogueira / Músicas Típicas Nível I manhã e tarde.7º - Chegou a hora da fogueira/Músicas típicas Nível II manhã e tarde.8º - Chora, me liga / João Bosco e Vinícius 4º e 5º anos.9º - Quadrilha tradicional / Mário Zan 6º ao 9 º anos.10º - Quadrilha do trocado / Mário Zan Ensino Médio.

As danças da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I foram ensaiadas pela professora Cris Cerri e acompanhadas pelas professoras das séries correspondentes. A dança do Ensino Fundamental II foi ensaiada pelo professor Ivo Tofolo.

Os pontos altos da festa foram as danças sertanejas, country e quadrilhas apresentadas pelos alunos e professores.

Fotos: Gabriela Galembeck

Pág 17Revista Informativa - Liceu Anglo Araras

Festa Junina

Festa Junina: quadrilhas,barracas típicas e muita animação

Page 18: Revista Anglo Araras

2009

416

MARIA EDUARDAAPROVADA EMPUBLICIDADE EPROPAGANDA.

Toda história de sucesso

tem um passado, um presente

um futuro. O sucesso dos

alunos-Anglo nos vestibulares é

o resultado de uma longa tradição

de eficiência e qualidade no ensino.

Um trabalho iniciado no passado,

consolidado no presente e que lança

seus olhos para o futuro, porque

se renova a cada ano, no rosto

de cada aluno aprovado.

Como você pode conferir no

gráfico abaixo, o Anglo Araras

tem muita história para contar.

Anglo Araras foi a melhor escola particular da cidade no último

Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM)

Pág 18 Revista Informativa - Liceu Anglo Araras

Resultados 2009

Page 19: Revista Anglo Araras

C O R R E T O R A D E S E G U R O S

"A LASTRO OFERECE A SEUS CLIENTES SERVIÇOS

DIFERENCIADOS, A MELHOR OPÇÃO PARA COMPRA E

VENDA DE MOEDA ESTRANGEIRA COM EXPERIÊNCIA E

CREDIBILIDADE.

ALÉM DE CONTAR TAMBÉM COM O CARTÃO CASH

PASSPORT, A MANEIRA MAIS MODERNA E PRATICA PARA

VOCE LEVAR DINHEIRO EM SUAS VIAGENS. PODE SER

CARREGÁVEL EM DOLAR AMERICANO, EURO E LIBRA E

USADO EM COMPRAS E SAQUES SEMPRE NA MOEDA

LOCAL DO SEU DESTINO.

AGENTE WESTERN UNION

LASTRO SERVICOS FINANCEIROS – ARARAS, LIMEIRA,

PIRACICABA, RIBEIRÃO PRETO, SÃO CARLOS E SÃO

CAETANO DO SUL – www.lastro.com.br"

Araras - (19) 3543.3400 - Limeira - (19) 3442.5792 Sao Carlos - (16) 3374.9797 - Piracicaba - (19) 3432.3614

Ribeirao Preto - (16) 3621.6796

Pág 19Revista Informativa - Liceu Anglo Araras

Apoio

Page 20: Revista Anglo Araras