revista alvo leste

40
Entrevista alvo LESTE ANO 5 Nº 60 Outubro/2011 - distribuição gratuita KLARA CASTANHO Alter do Chão, o Caribe brasileiro TURISMO O quarto que toda criança quer DECORAÇÃO Pais e filhos interliga- dos na rede EDUCAÇÃO Para meninos e meninas SUGESTÃO DE PRESENTES Foto: Alexandre Cattan

Upload: revista-alvo-leste

Post on 23-Mar-2016

228 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

Edição 60 - outubro de 2011 da Revista Alvo Leste

TRANSCRIPT

Entrevista

alvoLESTEANO 5 Nº 60 Outubro/2011 - distribuição gratuita

KLARA CASTANHO

Alter do Chão, o Caribe brasileiro

TURISMO

O quarto que toda criança quer

DECORAÇÃO

Pais e filhos interliga-dos na rede

EDUCAÇÃO

Para meninos e meninas

SUGESTÃO DE PRESENTES

Foto

: Ale

xand

re C

atta

n

[email protected]

R. Cumanachós, 54 - Penha - (11) 2684-5035 / 2791-8477

APOIO PEDAGÓGICO

A Escola que forma campeões

“Com estudo você voa e alcança seu sonho.”Neymar, 19 anos, craque do Santos e da

Seleção Brasileira

[email protected]

R. Cumanachós, 54 - Penha - (11) 2684-5035 / 2791-8477

APOIO PEDAGÓGICO

A Escola que forma campeões

“Com estudo você voa e alcança seu sonho.”Neymar, 19 anos, craque do Santos e da

Seleção Brasileira

alvoLESTE

editorial

Tel.: (11) 2225-3435/Fax.: (11) 2225-3396 [email protected]

Para anunciar

Envie suas críticas e sugestões para o e-mail: [email protected] pelo fax (11) 2225-3396

Espaço do Leitor

Diretor: Nilo Targino da Silva - Projeto gráfico: Alvo Certo Publicidade Ltda - Edição de arte e diagramação: Yone Shinzato - Produção: Izilda Delza de Godoi - Gerência comercial: Alzira A. Feitosa - Colaboradores: Ativa Ass.Com. / Céu Com. / Ecco Press Com. / Imagem Corporativa / In Press Ass.Imp.Com. / In Press Porter Novelli Ass.Com. / Máquina Public Relations / Maquinário Ass.Com. / Midia Help Ass.Planej. / MKT Mix Ass.Com. / Prefeitura Municipal de Santarém / Prestige Ass.Com. / Primeira Página Ass.Com. / Ralcoh Com. / RP1 Com. Jornalista responsável e redação: Douglas Martins MTB - 57.627- Distribuição: Tatuapé, Vila Carrão, Vila Formosa, Vila Matilde, Jd. Aricanduva, Penha, Parque do Carmo, Jd. Têxtil e Vila Sta. Isabel. Impressão: Neoband Soluções Gráficas - Tiragem desta edição: 15.000 exemplares.A Revista Alvo Leste não se responsabiliza por eventuais mudanças na programação fornecida, bem como pelas opiniões emitidas nesta edição e o conteúdo dos anúncios publicados, que são de total responsabilidade dos anunciantes.

Brincadeira de criançaQuem não se lembra das antigas brincadeiras, como pular corda, amarelinha, rodar peão ou jogar, nos campos de terra, bolinha de gude. Hoje, os brinquedos almejados são outros. O velotrol e o jogo de botão deram lugar aos com-putadores, celulares e games de ultima geração. De qualquer forma, o Dia das Crianças continua a ser aquela data tão esperada pelos ‘pequenos’.

Na edição do mês das crianças, trouxemos uma entrevista especial com a atriz mirim Klara Castanho, a Tonica, de Morde e Assopra. Ela nos conta que apesar de sua carreira artística, aproveita cada momento de sua infância ao lado da família e amigos. Trouxemos também matérias sobre: talentos precoces, decoração na brinquedoteca e os lançamentos da moda infantil.

Outro importante tema abordado é: Educação e Internet, pais que entram em sites de relacionamento com objetivo de acompanhar os passos dos filhos, os cuidados para que esta relação não proporcione situações constrangedo-ras na rede. Destaque para a editoria Turismo, o destino desta edição é Alter do Chão, um paraíso da região norte do País, pouco conhecido pelos paulistas, mas que possui cenários encantadores com uma das praias de água doce mais lindas do mundo.

Tudo isso e muito mais você só encontra aqui!

Tenha uma excelente leitura!Equipe Alvo Leste

10 PSICOLOGIATalentos precoces

12 GASTRONOMIAChá para toda hora

14 MODA INFANTILTendências divertidas e coloridas

18 BELEZACabelos. Hora de mudar?

20 ENTREVISTAKlara Castanho

24 CURIOSIDADESVocê sabia?

26 RECEITA FÁCILBauru de forno Bolo de chocolate na caneca

28 SUGESTÃO DE PRESENTESPara eles e para elas

EDUCAÇÃOPais conectados

08

32 TURISMOAlter do Chão, um paraíso de água doce

índice

36 DECORAÇÃOAmbientes infantis

Foto: Alexandre Cattan

Foto: Edson Lorenzzo

alvoLESTE

8

ElEs Entram nas rEdEs sociais, participam dE comunidadEs virtuais E batE-papos instan-tânEos, tudo para ficar mais pErto dos filhos. vEja a importância dEstE tipo dE acompa-nhamEnto na Educação das crianças, mas com oriEntação, sEm constrangimEnto

Elas já não são mais crianças, mas são acompanha-das de perto pela mãe quando acessam as redes

sociais. A síndica Conceição Aparecida ingressou nos sites de relacionamento com o objetivo de seguir suas duas filhas, de 19 e 22 anos de idade, e conhecer quem são os amigos virtuais das meninas. Cada recado suspei-to ou “mal intencionado” nas páginas delas é deletado e a bronca vem de forma real ou virtual.

“Eu sempre fui de trazer os amigos delas para casa, saber com quem andam, quem são as pessoas que conversam e, na internet, não é diferente, já barrei muita conversa por causa de recados mais ‘calientes’, manda-va apagar, dava bronca nela e em quem havia enviado a mensagem”, conta. “Eu acredito que o envolvimento com amizades erradas é que chama a criança para o uso de drogas, prostituição, coisas ruins na vida deles”, opina.

Conceição se preocupa com um dado que chama atenção. Uma pesquisa realizada pela Associação Safer-net Brasil com alunos e educadores da rede pública e particular de quatro estados brasileiros aponta que 32% dos jovens nunca tiveram acompanhamento quando es-

tão online e 65% deles acham importante e não se inco-modam quando os pais lhe impõem regras. Em pesquisa anterior com os pais, 24% dos participantes não soube-ram informar se o filho tem ou não amigos virtuais.

A internet se populariza dia após dia e atinge um pú-blico cada vez mais jovem. Muitos pais acompanham este desenvolvimento, atualizam-se sobre as novas ferramentas tecnológicas e interagem com os filhos. Porém, é preciso dosar este relacionamento para que, nos momentos de chamar a atenção deles por algum motivo, não criem uma exposição desnecessária e, às vezes, constrangedora.

Para a especialista em Direito Digital e idealizadora do Movimento Criança Mais Segura na Internet, Patrícia Peck Pinheiro, é preciso que os pais participem efetivamente da vida digital de seus filhos, conversando e estando sempre atentos às mudanças de comportamento. “Os pais de-vem, sim, sentar ao lado dos filhos no computador e par-ticipar deste processo de descoberta ao invés de proibir. Ser amigo dos filhos em redes sociais e no comunicador instantâneo é praticamente regra. Só assim é possível

PAIS CONECTADOS

EDUCAÇÃO

acompanhar os passos das crianças, monitorar o que fa-lam e as informações que recebem online”, orienta.

As pesquisas indicam que a maioria dos pais não con-trola o tempo de seus filhos diante do computador e tam-bém que, em muitos lares, os computadores estão justa-mente no quarto das crianças, onde os pais não sabem o que está ocorrendo com elas na web.

Para se aproximar do “mundo virtual” do filho sem ex-por ou criar situações vexatórias, a especialista afirma que uma boa conversa com orientação é o mais indicado. “Acreditamos que o ideal é ser ‘amigo’ dos filhos em re-des sociais, sem criar situações constrangedoras, manter uma relação próxima, mas não intimidadora. Acessar o perfil do filho de vez em quando, deixar um “Oi” é impor-tante, principalmente para o caso de haver pessoas mal intencionadas tentando iniciar uma amizade com a crian-ça. Isso acaba inibindo a ação dos criminosos”, explica.

Dessa forma, Conceição se relaciona com suas fi-lhas, respeito, amizade e proximidade, seja on ou offli-ne. “Os pais que não se preocupam com os filhos, não entram nas redes sociais e têm vergonha de participar da vida deles. Não há, em casa, um relacionamento aberto. É preciso se falar de tudo para melhor orientá-los”, finaliza a mãe.

Perigos na redeVeja como os pais devem proceder em caso de en-

contrar algo perigoso, suspeito ou inadequado no perfil da rede social do filho:

FontesConceição Aparecida – SíndicaPatrícia Peck Pinheiro, especialista em Direito Digital e idealizadora do Movimento Criança Mais Segura na Internet - www.criancamaissegura.com.brSafernet Brasil - www.safernet.org.br

- Converse com o filho e procure saber todos os deta-lhes do ocorrido;

- Comunique a escola - se o incidente aconteceu nas dependências da instituição de ensino;

- Guarde todas as provas eletrônicas;- Registre um Boletim de Ocorrência na delegacia mais

próxima;- Faça denúncia através do canal de contato do site;- Notifique extrajudicialmente caso haja necessidade

de remoção de conteúdo;- Procure um advogado especializado.

Criança + Segura na internet

O trabalhO deSenvOlvidO pelO MOviMentO Criança MaiS Segura na internet COnteMpla a realizaçãO de paleStraS OrientativaS, realizadaS eM eSCOlaS, COM a preSença de CriançaS e adOleSCenteS, prOfeSSOreS e paiS. O ObjetivO é inStruir e alertar para que Se tOrneM uSuáriOS digitalMente COrretOS.

10

e as escolhas para a carreira profissional

crianças E adolEscEntEs quE dEscobrEm logo cEdo suas vocaçõEs utilizam ha-bilidadEs para dEsEnvolvEr atividadEs dE adultos, mas é prEciso oriEntação para quE, no futuro, sE tornEm pEssoas rEalizadas, sEm “pul ar” nEnhuma Etapa da vida

Elas estão por toda a parte, cumprem tarefas que muitos acreditam que somente adultos seriam

capazes de realizar. São os conhecidos “talentos preco-ces”, crianças e adolescentes que exercem funções de ‘gente grande’, revelam habilidades e uma clara aptidão para o desenvolvimento da carreira profissional.

Músicos, modelos, artistas plásticos, atores, atletas. Independente da área que o prodígio desenvolva seu potencial, seja um dom natural ou por influência dos

pais, é preciso ter cuidado para que elas não absor-vam uma responsabilidade precoce e prejudicial ao seu amadurecimento.

A psicóloga Talita Cristina Oliveira afirma que há prós e contras referentes às crianças que definem muito cedo suas profissões. “Quando a decisão realmente é tomada pela pessoa, ela costuma ser positiva, mesmo que futuramente observe que não se identifica com a carreira desejada. Ao menos, houve uma tentativa de

PSICOLOGIA

TALENTOS PRECOCES

Fonte:Talita Cristina da Silva Oliveira - Psicóloga www.clinicaequillybryo.com.br

seguir aquilo que ela acreditou que poderia dar certo”, afirma. “É saudável que os filhos tenham a oportunidade de optar se querem ser modelos, advogados, médicos, dançarinos, entre outras profissões”.

Os contras referem-se aos casos em que as decisões precoces recebem grandes influências dos familiares, pois, possivelmente, esta trajetória profissional pode não dar certo e isso pode gerar frustração, tanto na pessoa, como em seus familiares que ainda poderão ser respon-sabilizados pela interferência no momento da escolha. “Se conseguir refletir e definir quais áreas profissionais são compatíveis com o perfil técnico, hierárquico e com as características comportamentais, provavelmente será assertiva a escolha, com grande chance de se desen-volver com o passar do tempo, mantendo o interesse, a motivação e produtividade”, explica.

Segundo a psicóloga, nos últimos anos houve um aumento significativo de pessoas que tomam as de-cisões antes de iniciarem sua trajetória profissional. A preferência por determinada carreira, muitas vezes, inicia-se com a escolha da graduação, de um curso técnico ou profissionalizante.

Atualmente, há diversas ferramentas que podem auxi-liar os “talentos precoces” a ingressarem no mercado de trabalho, assim como também é possível e recomendado a Orientação Profissional àqueles que buscam uma me-

lhoria em sua desenvoltura ou até mesmo uma recoloca-ção. “Descobrir o talento cedo possibilita o profissional a se especializar, se focar e aumentar as estratégias para o melhor resultado da função exercida, porém, em alguns casos, a pessoa pode ainda não ter maturidade suficiente ou uma visão global das atividades a serem realizadas”.

Descobrir o talentoPara aqueles que não reconheceram desde criança

sua aptidão para uma carreira, é preciso tranquilidade para não criar uma expectativa e depois gerar arrependi-mentos com a profissão. A psicóloga orienta que o primei-ro passo é se conhecer, saber das habilidades, interesses, valores e limites. “Fazer escolhas é um processo difícil que requer um direcionamento que tenha significado porque, a partir deste momento, estaremos abrindo mão de ou-tras oportunidades e para tudo isso é necessária uma elaboração”, alerta.

12

CHÁ para toda hora

dEpois da água, é considErada a bEbida mais consumida no mundo. sEus difErEnciados saborEs ganham Espaço no gosto do brasilEiro quE já conta com lojas EspEcializadas

Quando falamos em chá, qual é a primeira lembran-ça que vem à cabeça? Dias frios? Uma receita

natural para o tratamento de gripes? O mate feito pela vovó? Pois bem, os tempos mudaram e o brasileiro está descobrindo cada vez mais que o número de opções de sabores desta bebida é maior do que se imagina. Atual-mente, existem centenas de tipos, para todos os públicos, paladares ou estações do ano.

O chá já foi considerado moeda de troca dos povos chineses, a bebida de soldados britânicos durante a 2ª Guerra Mundial e, seu nome, usado para batizar viaduto paulistano. A história conta que, há milhares de anos, ele não era servido como hoje, muitos povos o comiam ou mascavam suas folhas ao invés de preparar para bebê-lo. Segundo a lenda, por acaso, uma folha de chá caiu na água fervente de um chinês, assim percebeu-se que poderia ser consumido também como infusão, somente a partir daí, passou a ser considerado como uma bebida.

Muitas são as histórias, porém o verdadeiro chá é o que tem origem da planta “Camellia Sinensis”, erva da qual são extraídos quatro tipos: preto, branco, verde e oo-

long, dependendo do tipo de seu processamento. Outras bebidas feitas a partir de infusões de folhas de plantas, frutos ou árvores acabaram popularmente conhecidas também pelo mesmo nome, tais como os de cidreira, hor-telã ou de limão, no entanto, são bebidas distintas, mas também saborosas.

Para os dias quentes, a alternativa que combina é to-mar o chá gelado, uma forma já bem conhecida pelos bra-sileiros. Diferente do café, por exemplo, o chá possui a van-tagem de possuir variados sabores, aromas e cores, tem os mais doces, com aroma de frutas ou flores, com muita, pouca ou nenhuma cafeína, encorpado ou refrescante.

Mariana Schvartsman, uma das proprietárias da loja Talchá, especializada neste tipo de bebida, afirma que o público que consome os chás vem crescendo no Brasil por ser uma tendência de sofisticação do paladar, além da conscientização das pessoas com os benefícios que ele proporciona para a saúde.

“É uma tendência brasileira, já passamos por esse processo com o café, o vinho e o chocolate. As gôndolas de supermercado já refletem essa tendência. O chá era

GASTRONOMIA

uma das únicas coisas que faltavam”, explica a especia-lista. “O de saquinho é um produto muito inferior do que os a granel, tanto do ponto de vista de sabor, quanto de benefícios para saúde”.

TalcháForam mais de dois anos de estudos profundos sobre

o chá, considerada a segunda bebida mais consumida no mundo. Depois de algumas viagens pelo exterior, onde casas de chás são mais comuns, a idealizadora da marca Talchá, Mônica Renno, abriu, no final do ano passado, no Shopping Pátio Higienópolis, juntamente com sua filha Mariana, a loja especializada.

Segundo Mariana, a maior parte dos clientes são jo-vens de 25 a 35 anos, mas há desde crianças a senho-res. “Tem uma parcela que são aqueles que já possuem o hábito de tomar chá gourmet, mas tinham dificulda-de de comprar no Brasil e acabavam trazendo de fora do País, mas a maioria são os curiosos, que querem conhecer e aprender mais sobre o universo dos chás gourmet”, explica.

Na loja, os chás de maior sucesso são as infusões de frutas, seguido do verde e preto com aromas marcantes. O “Rooibos”, erva da África do Sul sem cafeína, também está caindo no gosto dos brasileiros, por ser naturalmente adocicada. Um top de vendas é o verde com aroma de cereja: “Cherry Rose”. Vale a pena experimentar!

Fonte:Mariana Schvartsmanwww. talcha.com.br

14MODA

Tendências

a criançada também gosta dE Estar bEm vEstida, mas com pEças quE não tirEm do visual suas caractErísti-cas infantis. confira as dicas para montar um ‘look’ confortávEl para brincar, corrEr E pul ar

Ganhar presentes no Dia das Crianças é o que faz meninos e meninas aguardarem ansiosamente

para saber qual será a surpresa do ano. O brinquedo é preferência de muitos, porém peças de roupas para com-por um visual bonito e atual, de acordo com a moda e com sua faixa etária, é uma escolha de sucesso entre o público mirim.

A consultora de moda Paula Castro explica que a moda infantil ganhará novidades com a chegada do ca-lor. “O verão infantil será recheado de cores e estampas vibrantes, a tendência ‘color blocking’ vem com força total para misturar diversos tons e garantir um visual super divertido”, afirma.

As roupas infantis possuem suas próprias característi-cas que enaltecem esta singela época da vida, entretanto há estilos que buscam seguir a moda adulta em “versões menores”. Para a especialista, essa tendência é benéfica, mas é preciso cuidados para não exagerar. “Gosto bas-tante dessa referência de modelos adultos adaptados às crianças, porém tome muito cuidado para não envelhecer seu filho. Evite sobrecarregar a produção com muitas ou todas as peças, use uma ou outra que tenha referência do guarda-roupa adulto”.

Para deixar as crianças com um “look” bonito sem per-der as características infantis, a recomendação é usar peças com modelagens mais soltas e garantir o confor-to, além de apostar nas peças com estampas divertidas como camisetas de personagens, para os meninos, e as saias de renda com babados, para as meninas.

A consultora acredita que algumas peças são funda-mentais, versáteis para diferentes ocasiões. Para elas: short jeans, camisetas de algodão, rasteirinhas, acessó-rios ou sobreposições enriquecem a produção. Já para os garotos, são indicadas camisetas com estampas ale-gres, calça jeans e bonés para se protegerem do verão intenso que está por vir. Aposte nos modelos de sandálias masculinas, pois além de serem confortáveis, elas ficam divertidas e completam o ‘look’.

divertidas e coloridas

Camiseta de algodão comestampa silk C&ASAC: 2131-0004www.cea.com.br

Body BabuskaPuket Tel.: (11) 3024-3930www.puket.com.br

Pijama de sorvetePuket

Tel.: (11) 3024-3930www.puket.com.br

Educação para suas próximas conquistas.

www.colegiopenhadefranca.com.br

COLÉGIOPENHA DE FRANÇA

Rua Maria Teresa Assunção, 441 • Penha/SP

Informações: 2641-7136Da Educação Infantil ao Médio

AGENDE UMA VISITA!ABERTAS MATRÍCULAS

2012

Educação Infantil

Curso Técnico em AdministraçãoNOVO

• Atividades culturais e temáticas • Passeios culturais e de lazer• Datas comemorativas

• Atividades em laboratório de ciências e informática• Modalidades esportivas• Atividades culturais• Reforço escolar

RESERVE JÁ A SUA VAGA!

Ensino Fundamental

EstruturaEnsino Médio

• Ciclo de Palestras 2011• Eventos Culturais • Palestra Jovem Pan

• Simulados Anglo

“Campanha pela vida contra as drogas”

Sapatilha de couro de matelasse CapodarteTel.: (11) 3086-3779www.capodarte.com.br

Sapatilha com tira de trança e algodão + tecido xadrez pic nic ContramãoSAC : (48) 3265-0112www.contramao.com.br

Oxford em couro atanado e tecido floral Contramão

SAC : (48) 3265-0112www.contramao.com.br

Tênis Flex Anatômico de couroKidy

www.kidy.com.br

Pingente Cachorrinho em ouro amarelo e diamanteThe Graceswww.thegraces.com.br

Camisa manga longaBaseTel.: 0800-701-9194www.baseco.com.br

Sapato de festa rosa Pampili

Tel.: (11) 3047-6272

dicas dE produção

para as mEninas: apostE sEmprE nos ‘looks fashions’ E nEutros. saias dE babados, pEças com paEtês, sapatilhas fo-fas E acEssórios dE cabElo. roupas florais também vêm com força total.para os mEninos: as bErmudas ainda rEinam absolutas Em divErsos ma-tEriais. as quEridinhas podEm sEr dE ‘tactEl’, para ir à praia E, dE sarja, para dEixá-los ElEgantEs. aliadas a uma bEl a camisa pólo, ficará incrívEl E sEu filho não pErdErá o conforto.

Sapato floralPampiliTel.: (11) 3047-6272

Fonte:Paula CastroConsultora de modawww.wix.com/paulikacastro

Boné da Hello KittyC&A

SAC: 2131-0004www.cea.com.br

18BELEZA

longos, curtos, loiros, ruivos ou Escuros. indEpEndEntE do Estilo, sEmprE chEga a hora dE pEnsar Em mudar o visual. para isso, confira as tEndências para o vErão nos tipos dE cortEs, corEs ou pEntEados

CABELOSHora de mudar?

Assim como as peças de roupas, que entram e saem da moda, os cabelos também têm suas

tendências de acordo com as estações do ano e com períodos em que determinados estilos fazem mais sucesso do que outros. Com a chegada do verão, o mercado da beleza já se movimenta para mostrar as novidades mais quentes deste ano.

Segundo a hairstylist Marta Barreto Braga, da Única Estética, as tendências para o verão são cabelos sofisti-cados com tom de urbanidade, visuais com franjas estão em alta a fim de proporcionar um toque pessoal em cada rosto. “Os Chignon, ou seja, coques chiques e modernos com muito ou pouco volume serão os penteados da nova coleção Primavera/Verão 2011/2012, de Paris”, afirma.

Para as mulheres que sempre tiveram vontade de usar um corte curto, mas ficaram com medo de se arrepende-rem depois, este é um momento propício para ousar. Os curtos estão mais sedutores e, ao mesmo tempo, podem ser agressivos, delicados e completamente urbanos. A

especialista afirma que a mudança é sempre inspiradora e, muitas vezes, necessária, para isso, vale procurar um profissional que esteja atualizado.

Para as conservadoras, que preferem manter os cabe-los mais cumpridos, as tendências para o verão os trazem bem tratados, naturais, com brilho intenso, cores vibrantes e com franjas, das mais variadas: retas, curtas, longas e até na diagonal.

O visual está diretamente relacionado à maneira de ser e de viver da pessoa. Este fato é importante e deve ser levado em consideração na hora da mudança, para não resultar, mais tarde, em arrependimentos. “Nosso trabalho é disponibilizar verdadeiras inspirações e adequar tudo que existe de mais moderno neste universo da beleza ao estilo de cada cliente que nos procura”, conclui a hairstyle.

VisagismoPara mudar de estilo, uma dica importante é procurar

um profissional que tenha noção de visagismo, técnica capaz de criar uma imagem pessoal que revela as quali-

dades interiores de uma pessoa, de acordo com as ca-racterísticas físicas, ou seja, harmonia no tipo de corte, penteado ou cor dos cabelos com o formato do rosto e personalidade.

“Por exemplo, se você precisa passar a imagem de uma pessoa segura e tem um rosto menor na parte do queixo, a dica é deixar os cabelos médios e com certo volume na

altura do pescoço (visto de frente)”, explica Marta. Mudar é fundamental e transforma uma imagem já co-

nhecida. Escolha bem seu estilo e curta o resultado do “novo” cabelo, o que naturalmente eleva a autoestima de qualquer mulher. Fonte:Marta Barreto Braga – hairstylistwww.unicaestetica.com.br

Ela ainda é uma criança, mas já possui uma longa carreira

artística composta por novelas e co-merciais de TV. Um talento que con-quistou o público com seus expres-sivos personagens e campanhas publicitárias. Estamos falando de Klara Castanho, a Tonica, de “Morde e Assopra”, da Rede Globo.

Nascida em 6 de outubro de 2000, na cidade de São Bernardo do Cam-po, mora atualmente com seus pais e irmão, em Santo André, no Grande ABC. Logo aos nove meses, ela des-pertou a atenção da mídia e fez seu primeiro catálogo de moda para uma confecção infantil. De lá para cá, vários outros trabalhos surgiram, inclusive na dramaturgia, com a série “Mothern”,

da GNT, as novelas “Revelação”, do SBT, “Viver a vida” e “Morde e As-

sopra”, da Globo.Apesar de todo seu trabalho

na TV, Klara aproveita cada momento de sua infância ao lado de amigos, na escola e no ambiente familiar. Ado-ra uma brincadeira e de escolher suas roupas e sapatos. Em entrevista à Alvo Leste, a atriz mirim conta como é lidar com a fama aos 10 anos de idade sem mudar sua rotina de criança. Vale a pena conferir!

KLARA CASTANHO:

Foto: Alexandre Cattan

ENTREVISTA20

carisma de criança e talento de “gente grande”

Alvo Leste - Você se inspira em algum ator ou atriz para in-terpretar seus personagens?

K.C. - Não, nunca. Assim que re-cebo a sinopse, eu entendo como deve ser e faço.

Alvo Leste - Do que você mais gosta no seu trabalho?

K.C. - Sempre brincar de faz de conta.

Alvo Leste - Já pagou algum ‘mico’ nas gravações?

K.C. - Sempre acontece, mas uma inesquecível foi cair de pernas pra cima com vestido.

Alvo Leste - Como foi inter-pretar a Rafaela, em ‘Viver a Vida’, ao lado de atrizes como Giovanna Antonelli e Thais Araújo?

K.C. - Aprendi tudo com elas, foi o melhor começo que poderia ter.

Alvo Leste - Para gravar a novela ‘Viver a Vida’, você foi morar com a avó no Rio de Janeiro. Como foi a experiên-cia de mudar de cidade?

K.C. - Deu muito medo, ansieda-de, mas depois eu me acostumei e percebi que só ganhei amigos e uma nova família.

Alvo Leste - Quando você iniciou a carreira gravando comerciais, já imaginava o su-cesso que poderia se tornar?

K.C. - Eu iniciei em Santo André, onde moro, e sempre fiz comerciais para o Brasil todo, mas nunca imagi-nei que ia parar em novelas.

Alvo Leste - Sua família sem-pre te incentivou a seguir car-reira artística?

K.C. - Sim, minha família faz tudo por mim.

Alvo Leste - Em que mo-mento da sua vida você teve a certeza de que seria atriz?

K.C. - Desde “Viver a Vida”, porque antes eu era muito pequenininha, mas depois da novela comecei a entender melhor.

Alvo Leste - Como você concilia trabalhos, estudos e momentos de lazer?

K.C. - Eu estudo na parte da ma-nhã e gravo, no máximo, duas vezes por semana, então não tem pro-blema nenhum. Dá tempo de fazer tudo normalmente, como as minhas amigas, e é até melhor porque não fico de bobeira em casa.

Fotos: Alexandre Cattan

Alvo Leste - Como está sendo fazer uma per-sonagem “caipira”, em ‘Morde e Assopra’? Teve dificuldades para aprender o sotaque?

K.C. - Muito legal fazer a Tonica, fazer coisas que não é de meu costume, como brincar na fazenda, ter contato com animais e coisas típicas da roça, sabe? Já o sotaque não foi difícil porque eu já sou um ‘tiquinho’ caipira.

Alvo Leste - Você adora sapatos. Você se considera vaidosa?

K.C. - Adoro sapatos, sou muito vaidosa, escolho mi-nhas roupas para vestir, mas ainda quem compra é minha mãe. Ela sabe o que é mais adequado para minha idade.

Alvo Leste - Você gosta de animais de esti-mação?

K.C. - Amo! Tenho um Yorkshire (cachorro) que se cha-ma Bebê e ganhei da Xuxa.

Alvo Leste - Na escola, você se considera uma boa aluna ou gosta mais de conversar com as colegas durante as aulas?

K.C. - Sou muito amiga, mas sou muito boa aluna! Uma das primeiras da classe.

Alvo Leste - Você entrevistou a Xuxa no qua-dro Papo X. Você tem interesse em, futuramen-te, desenvolver outras habilidades como apre-sentadora?

K.C. - Sim, tenho muita vontade de apresentar um dia o TV Globinho.

Alvo Leste - Você tem algum sonho que pre-tende realizar?

K.C. - Tenho sim, muitos, mas um deles é viajar com a minha família inteira para Orlando, nos parques.

Alvo Leste - Quais dicas você daria às crian-ças que querem seguir carreira artística?

K.C. - Tem que insistir bastante porque não é fácil con-seguir, é difícil, mas tudo que é fácil é sem graça.

sobrE o quE mais gosta na carrEira dE atriz:

“sEmprE brincar dE faz dE conta”

k.c.

jogo rápido

comida – japonEsa

lugar – minha casa

ídolo – xuxa

mania – mExEr no cabElo

música – rihanna

filmE – E sE Eu fossE você

dEsEnho – turma da mônica

brincadEira – na piscina

trabalho – minha fElicidadE

família - tudo

Foto

: Ale

xand

re C

atta

n

24

...o cabelo é o tecido humano que mais cresce no cor-po? O fio de cabelo pode suportar em média até 100 gra-mas de peso antes de se romper. O ser humano possui em média 100 mil fios de cabelo. Em geral, 90% deles estão em crescimento e 10% em repouso.

...quando a pessoa beija, ela movimenta 29 músculos, sendo 12 dos lábios e 17 da língua? Um beijo pode repassar 250 vírus e diferentes tipos de bactérias. Os resíduos da saliva da pessoa beijada permanecem na boca da outra por três dias.

...que a zona leste de São Paulo possui o maior centro de compras, lazer e entretenimento da América Latina? Trata-se do centro comercial Aricanduva; tem também o segundo maior parque da cidade – O Parque do Carmo (só perde para o Anhanguera em tamanho). O número de habitantes é superior a de muitos estados brasileiros, 35% da população da cidade se concentra nesta região.

... que a cada 10 segundos, 126 mil pessoas tomam algum produto da Coca-Cola no mundo. A Coca-Cola chegou ao Brasil em 1942, em barris, e era engarrafada aqui. Em 1985, a fórmula da Coca-Cola foi alterada, po-rém o consumidor não gostou e a bebida voltou como Coca-Cola Classic.

... que das sete maravilhas do mundo antigo, oitenta pi-râmides são as únicas sobreviventes. Foram construídas por volta de 2690 a.C., a 10 km do Cairo, capital do Egito. A maior de todas é a Grande Pirâmide, com 147 m de altura. Se enfileirássemos os blocos de granito das três mais famosas pirâmides, eles dariam a volta ao mundo.

... que a empresa Microsoft começou com dois funcioná-rios: Bill Gates e Paul Allen. Hoje, emprega mais de 60 mil pessoas em 80 países, sendo cerca de 40 mil nos Esta-dos Unidos, onde 75% da equipe é formada por homens.

... que em média 200 mil pessoas se cadastram no Facebook todos os dias e permanecem 55 minutos no site. As pessoas gastam mais de 500 bilhões de mi-nutos por mês neste site de relacionamento. O logotipo original do serviço era o rosto do ator Al Pacino.

... que as calorias contidas numa barra de chocolate de 45g equivalem a três e meio pães franceses ou a quatro copos médios (200 ml) de leite, ou seja, qualquer pessoa saudável deve consumir chocolate, no máximo, de uma a duas vezes por semana.

Fonte:www.vocesabia.net

VOCÊSABIA QUE...

CURIOSIDADES

Desafio Cultural 2012

Séries participantes: Maternal, Jardim e Pré-Escola, Ensino Fundamental (1º, 2º e 6º anos), Ensino Médio (1ª série)

Preparar-se para os desafios faz parte da vida. Escolher um bom colégio é parte dessa preparação. As escolas do Grupo Educacional Drummond possuem estruturas modernas e profissionais experientes,

que preparam seu filho para os desafios de sua vida social, universitária e profissional. Para comprovar isto, convidamos você e seus filhos a participarem do Desafio Cultural do Colégio Drummond, Escola João XXIII

e Colégio Alvorada no próximo dia 16 de outubro, às 9 horas.

Tatuapé | Rua Prof. Pedreira de Freitas, 401/415 Telefone: 2942-1488.Ponte Rasa | Avenida São Miguel, 4335 Telefone: 2214-6644.

Vila Formosa | Praça Nossa Senhora das Vitórias, 92 Telefone: 2076-4600.Penha | Avenida Penha de França, 35 Telefone: 2227-8400.

Enquanto você conhece a nossa escola, nós reconhecemos

o valor do seu filho.

Bolsas de

estudo

Data16/10/11 às 9:00h

Inscrições gratuitas

21 X 28.indd 1 15/09/11 17:32

RECEITA FÁCIL

BAURU DE FORNO

BOLO DE CHOCOLATENA CANECA

26

Fonte: Cozinha Experimental ETTI

Ingredientes:8 fatias de pão de forma sem casca150g de queijo mussarela ralado1 embalagem de cream cheese50g de queijo provolone ralado150g de presunto ralado1 lata de Salsaretti Pizza1 colher (sopa) de Molho de Mostarda ETTI1 xícara (chá) de creme de leite½ xícara (chá) de leiteNoz moscada ralada a gostoTempero Pronto Aves, Peixes, Legumes e Saladas

ETTI a gosto50g de queijo parmesão ralado

Modo de Preparo:No fundo de um refratário médio, arrume 4 fatias de

pão. Reserve. Misture bem a mussarela, o cream cheese, o provolone, o presunto, o Salsaretti Pizza e a Mostarda ETTI. Distribua a mistura sobre as fatias de pão reserva-das. Cubra com as 4 fatias de pão restantes. Misture o creme de leite com o leite, a noz moscada e o Tempero Pronto ETTI e regue as fatias de pão. Polvilhe o queijo parmesão ralado e leve para gratinar em fogo médio, pré-aquecido (180C), por 15 a 20 minutos ou até que esteja bem dourado.

Rendimento: 4 a 6 porções.

Ingredientes:1 ovo pequeno2 colheres (sopa) de açúcar2 colheres (chá) de chocolate em pó2 colheres (sopa) de óleo3 colheres (sopa) de ADES original3 colheres (sopa) de farinha de trigomeia colher (chá) de fermento em pó

Modo de preparo:1- Em uma caneca (250 ml), coloque o ovo e bata

bem com um garfo. Junte o açúcar, o chocolate em pó, o óleo e misture bem.

2- Acrescente, alternadamente, o ADES original e a fari-nha, misturando bem a cada adição.

3- Junte o fermento e misture delicadamente até ficar homogêneo.

4- Leve ao forno de microondas na potência máxima por 2 minutos, até que um palito, depois de espetado na massa, saia limpo. Sirva em seguida.

Rendimento: 1 unidade

Tempo de preparo: 7 minutos

Fonte: Studio Gourmet Unilever/Ades

28SUGESTÃO DE PRESENTES

Jogo da Vida - Jogo de CartasEstrelaSAC 0800-704-5520 www.estrela.com.br

Joypad USB Multilaser POS4Multicoisaswww.multicoisas.com.br

Caneta Risca/saiMulticoisaswww.multicoisas.com.br

Avon Disney Pixar Cars 2 Colonia para MeninoAvonSAC: 0800 708 2866www.avon.com.br

Netbook Hot Wheels Battle Force 5 – Oregon ScientificSAC Mattel: 0800-550780www.mattel.com

Skate com duas rodas Hot Wheels – BarãoSAC Mattel: 0800-550780www.mattel.com

Motokey XTwww.motorola.com.br

PARA ELESbrinquEdos E acEssórios para agradar os mEninos quE EspEram pEl a data EspEcial. confira nossas dicas E acErtE na hora da Escolha!

Camiseta Raglan (meia malha cinza mescla)Referência 2774Camu CamúTel.: (11) 2495-3444

Mexe Mexe ChocalhoEstrelaSAC 0800-704-5520 www.estrela.com.br

Lancheira Hello Kitty &Mad Barbarians Fun PacificSAC: 0800 771 7721www.pacific.com.br

Colônia Princesa ArielAvonSAC: 0800 708 2866www.avon.com.br

Barbie - Escola de Princesas - Hadley com Vestido de PrincesaSAC Mattel: 0800-550780www.mattel.com

Mochilas Sestini Barbie PinkSAC Mattel: 0800-550780www.mattel.com

Jardineira com Body (Ribana branco / Algodão e poliéster)Referência: 2828Camu CamúTel.: (11) 2495-3444

PARA ELASas mEninas também adoram rEcEbEr prEsEntEs do dia das crianças, bonEcas E mochil as vão dEixar El as bEm contEntEs. vEja as novidadEs!

SUGESTÃO DE PRESENTES

32

Alter do Chão é um vilarejo localizado à margem di-reita do límpido rio Tapajós, na cidade de Santarém,

oeste do Pará. Este lugar, ainda desconhecido por gran-de parte dos paulistas, possui belíssimas praias fluviais, aquelas que têm influência das cheias dos rios, e ainda é chamado de Caribe brasileiro, devido a sua semelhança com as areias brancas que cobrem toda a extensão da região, principalmente durante o verão.

Apesar de algumas comparações com o Caribe, Alter do Chão tem sua geografia particular. É banhada pelo rio Tapajós e cercada pela floresta amazônica, onde podem ser encontradas paisagens que misturam no mesmo am-biente matas e água doce. A vila foi escolhida pelo jornal inglês “The Guardian” como uma das praias mais bonitas do Brasil e a praia de água doce mais bonita do mundo.

Alter do Chão

TURISMO

o CARIBE brasileiroum lugar Encantador no nortE do país quE guarda uma das praias fluviais mais bonitas do mundo. as águas do rio tapajós dão uma mostra dE bElEza natural quE a vil a possui

Um dos principais atrativos da Vila no verão é a Ilha do Amor, uma visão privilegiada que pode ser apreciada da orla. Como a praia é temporária, ou seja, depende da cheia do rio, ela desaparece no inverno. Segundo o turis-mólogo Fábio Romero, a travessia até à praia é feita em catraias, uma espécie de canoa. Nos períodos que o nível do rio está baixo, pode-se fazer a travessia a pé.

No verão, o turista pode fazer uma trilha de nível mé-dio, que dura em torno de uma hora, rumo ao Morro da Piroca, onde é possível ter uma vista maravilhosa do rio Tapajós e de Alter do Chão, além dos passeios de barco, trilhas pela floresta e visitas às comunidades. Outra dica é conferir o encontro das águas, quando o rio Amazo-nas, barrento, se junta às águas verdes do Tapajós. “A Amazônia em si já é uma experiência fantástica, mas a

região dos Tapajós possui inúmeras atrações, uma de-las é a visita à cidade de Belterra, o diferencial de estar nas praias azuladas ou esverdeadas, de águas cristali-nas, bem no meio da floresta a mais de 900 km do mar aberto”, explica o especialista.

A cidade de Belterra, citada por Romero, está a norte de Alter do Chão e pertence à microrregião de Santa-rém. Trata-se de mais um lugar encantador, recomen-dado para incluir no roteiro. O local foi uma das sedes do projeto de Henry Ford, na década de 30, para a extração e beneficiamento da borracha na Amazônia.

Apesar da conhecida destruição de grandes áreas, devido à exploração na região amazônica, a Vila possui lugares que mantêm sua total preservação. “Sabemos da ação predatória do homem na Amazônia, mas nes-te canto, tiveram a consciência de preservar um dos maiores ícones da nossa região: as praias fluviais de areias brancas”, conta o especialista.

Alter do Chão recebe muitos visitantes internacionais e é um paraíso ainda pouco conhecido por brasileiros, principalmente das regiões sul e sudeste do País. “Aos poucos, o brasileiro tem descoberto a região, mas o pú-blico estrangeiro é o que mais visita, pois a cidade de Santarém é escala para os navios de cruzeiros interna-cionais que navegam pelo rio Amazonas, entre as cida-des de Macapá, Belém e Manaus”, explica Romero.

Cultura e históriaO nome Alter do Chão tem origem portuguesa, aliás,

em Portugal existe um outro vilarejo com o mesmo nome. Até o século XVII, abrigava a antiga aldeia dos índios Bora-ri. Em 1661, João Felipe Bettendorf, padre jesuíta que fun-dou Santarém, criou a Missão do Tapajós da qual faziam parte os índios Borari. Pouco a pouco a região cresceu e se tornou vila recebendo o nome português.

Sua cultura está muito ligada à festa popular do Sai-ré, uma das maiores do estado do Pará, atraindo turis-tas do mundo todo. A festa tem origem nas missões evangelizadoras dos jesuítas com os índios da Ama-zônia, pois a história conta que esta relação envolvia música e dança.

Foto: Ronaldo Ferreira

Como chegarO vilarejo de Alter do Chão está localizado a 32 quilô-

metros do centro de Santarém, de onde partem ônibus de hora em hora em direção à vila. Está a 1511 quilôme-tros de Belém do Pará, capital do Estado. O caminho para se chegar à Vila é pela rodovia Everaldo Martins, totalmente pavimentada e sinalizada, dispõe de hotéis e pousadas, restaurantes, unidade de saúde com aten-dimento 24 horas, mercado, caixas de autoatendimento bancário e terminal rodoviário.

O especialista recomenda que, para aproveitar bem a viagem, é interessante reservar pelo menos quatro dias para conhecer a região, um para Santarém, dois para Al-ter do Chão e um para Belterra.

Santarém recebe voos das companhias nacionais Trip, TAM e Gol, com conexão em Belém ou Manaus, es-tando a uma hora dessas duas cidades. Para aproveitar também a vida noturna de Santarém, uma opção é se hospedar em um dos hotéis próximos à orla da cidade, como Barão Center Hotel e Sandis. Em Alter do Chão, para curtir as praias mais de perto, há o Belo Alter, locali-zado a poucos quilômetros da Vila.

Sete dicas para viagem1- Planeje a viagem com antecedência, pois o públi-

co de negócios lota os hotéis durante a semana;2- Ir com a família é excelente, um local tranquilo

para pais e filhos;3- À noite, nos fins de semana, a orla de Santarém

fica bastante movimentada, nos bares e restaurantes;4- No centro de Santarém tem a Praça do Mirante

que proporciona uma linda vista da cidade durante a noite, e do encontro das águas, durante o dia;

5- Não deixe de visitar Belterra, a cidade de Ford na Amazônia; um dia inteiro é suficiente para conhecê-la;

6- Visite o Museu João Fona e conheça um pouco da cultura Tapajônica;

7- No avião, escolha um assento na janela, pois na aproximação e decolagem do Aeroporto de Santarém você vai ter uma linda vista das praias da região - pre-pare a câmera fotográfica.

Fonte:Fabio Romero de Oliveira e SilvaMe. em Gestão e Desenvolvimento do Turismohttp://fabioromero.blogspot.com/www.santarem.pa.gov.brwww.alterdochao.tur.br

Foto:

36

Ambientes infantis:decoraDO PARA

brincaR

DECORAÇÃO

Foto

: Eds

on L

oren

zzo

O arquiteto Edson Lorenzzo mostra seu trabalho no projeto “Quarto de Brincar”, um ambiente que

visa atender às necessidades de meninos e meninas de faixas etárias diferentes em um espaço de vinte e dois metros quadrados. No mesmo local, é possível explorar áreas para atividades distintas, voltadas à recreação e ao desenvolvimento intelectual e emocional das crianças, como o Espaço das Artes, Espaço dos Jogos, Brinque-doteca, Biblioteca, Cinemateca e Casa das Bonecas.

Neste projeto, cada espaço é bem aproveitado, uti-lizado de forma criativa, bem como o imaginário das crianças. O arquiteto explica que o mezzanino metáli-co permitiu a criação de um pavimento elevado, onde foram implantadas a Biblioteca, a Brinquedoteca e o Espaço das Artes. O pavimento inferior, para “crianças de até um metro”, foi dividido pelos móveis e acessó-rios, sem a utilização de paredes, o que também reduz o uso de materiais. O ambiente foi exposto e premiado no Casa Kids, de 2009.

Fonte:Edson Lorenzzo - Arquitetura e Design de Interioreswww.lorenzzo.com.br

Foto: Edson Lorenzzo

Foto: Edson Lorenzzo

Untitled-1 1 22/11/2010 17:36:09

Untitled-1 1 22/11/2010 17:36:09