revista 360 graus - abril 2013

31

Upload: sccscc

Post on 28-Mar-2016

217 views

Category:

Documents


2 download

DESCRIPTION

Revista 360 Graus - Abril 2013

TRANSCRIPT

Page 1: Revista 360 Graus - Abril 2013

CR

EC

I 17429J 2107 8000 - Centro

2107 8001 - Sta. Felícia

icardinali.com.br

exclusividade vendasconstrução

sucesso de vendas

ResidencialAline

PRONTO PARA MORAR

dormitórios

elevadorvagas para carro / moto*2

*consulte disponibilidades

foto localR.02 M.129.453 - CRI de SÃO CARLOS

Page 2: Revista 360 Graus - Abril 2013

CR

EC

I 17429J 2107 8000 - Centro

2107 8001 - Sta. Felícia

icardinali.com.br

exclusividade vendasconstrução

sucesso de vendas

ResidencialAline

PRONTO PARA MORAR

dormitórios

elevadorvagas para carro / moto*2

*consulte disponibilidades

foto localR.02 M.129.453 - CRI de SÃO CARLOS

Page 3: Revista 360 Graus - Abril 2013
Page 4: Revista 360 Graus - Abril 2013

Diretoria ExecutivaSérgio Marino QuattrocchiPresidente Nadim RemailiVice-presidente

José Fernando Domingues Diretor Administrativo

Raimundo José de Souza Diretor Adminstrativo Adjunto

Neviton José Almas de JesusDiretor Financeiro

Lauriberto Paulo BelémDiretor Financeiro Adjunto

Caio Graco H. V. BragaDiretor de Patrimônio e Obras

João Ricardo RamponeDiretor Social

Ubirajara Monteiro Diretor Geral de Esportes Getúlio Geraldo Rodrigues AlhoDiretor Cultural

Mário MarraraDiretor de Sede Celso Luiz de Angelis PortoDiretor de Relações Públicase Comunicação

João Alberto Cruvinel MouraDiretor Jurídico

Eduardo Arantes BuhianDiretor Jurídico Adjunto

Fúlvio Temple de MoraesDiretor Jurídico Adjunto

João Paulo Porto de ToledoPresidente

Lisandro Augusto Ribeiro do AmaralVice-presidente

Tânia Margareth Martini 1ª secretária

Angelo Cesar Piassi2º secretario

Conselho Deliberativo

Márcio Luis de B. MarinoPresidente

Valdir Gonçalves Mendes1º. membro efetivo Renato Paschoal Neto2º. membro efetivo

Conselho Fiscal

[email protected]

saocarlosclube.clube

Expediente

A edição de abril da revista 360 Graus chega com uma nova roupagem, mais moderna e alinhada com os interesses dos nossos associados, que são nosso principal público alvo. Entre os princi-pais destaques desta edição estão as grandes obras executadas pela diretoria neste biênio 2011-2013, que já estão transformando e valorizando ainda mais o patrimônio do nosso querido São Car-los Clube.

A reforma completa do Ginásio João Marigo Sobrinho, a implantação do novo gramado do Estádio Paulista e do campo de futebol society, a adequação da pista de atletismo, bem como a implantação de um piso sintético certifi cado pela IAAF, a demolição e posterior substitu-ição do muro do estádio Paulista, pa-ralelo à rua episcopal, o calçamento da região do parquinho, próximo as quadras de tênis entre outras obras já podem ser conferidas pelo associado e os detalhes podem ser encontrados aqui mesmo na revista 360 Graus ou no nosso novo portal!

O novo portal, aliás, é mais um destaque da edição de abril da revista 360 Graus, pois o mesmo foi relançado com uma nova roupagem, visual mais moderno e muito mais intuitivo, pronto para atender as demandas do associado e com atual-izações diárias.

E as novidades não param por aí, temos ainda nesta edição uma entrevista exclu-siva com a diva do tênis são-carlense, Dona Iraydes de Oliveira Leite, que abriu seu coração à nossa reportagem e falou sobre a era de ouro do tênis são-car-lense, as difi culdades de ser uma atleta mulher naquela época e muito mais!

Aprecie a revista 360 Graus e fi que por dentro das novidades que acontecem no São Carlos Clube!

Celso Luiz de Angelis PortoDiretor de Relações Públicas eComunicação

Editorial

São Carlos ClubeDepartamento de Relações Públicas e Comunicação

Celso Luiz de Angelis Porto Diretor

Diretores adjuntos:Antonio Wilson de Araujo Jr. José Eduardo RodriguesAmérico Talarico Junior

Publicação: São Carlos Clube

Distribuição: Mala direta mensal aos sócios titulares e pontos comerciais.

É vetada cópia ou reprodução dos espaços publicitários por qualquer meio de comuni-cação sem prévia autorização por escrito.Tiragem: 5.000 exemplares.Revista on line: www.saocarlosclube.com.brProgramação sujeita a alterações.

Vivian Torresan - MTB 60.641Assessora de Comunicação Diego Fernandes MartinsDesigner Gráfi coElias Taveira de FreitasMarketing e comunicação

Rua Ruth Bloen Souto, 161Cep: 13560-044 - Tel.: (16) 3362-6200e-mail:[email protected]

Equipe

Page 5: Revista 360 Graus - Abril 2013

PALAVRA DO PRESIDENTE

| 5

Revista 360 Graus | Abril de 2013

om a proximidade das eleições para a escolha do presidente e vice-presidente da diretoria executiva e renovação dos

(17) dezessete membros do conselho deli-berativo, alguns esclarecimentos e se tornam necessários para melhor informar o sócio à res-peito destas questões.

Para ser candidato ao cargo de presidente e vice-presidente, os sócios patrimoniais (titu-lares) deverão atentar para o artigo 83, pará-grafo 1° que diz: “Serão eleitos por voto direto em assembléia geral, devendo ser ou terem sido membros do conselho deliberativo e terem cumprido mandato integral”, serão eleitos por um mandato de (dois) 2 anos”.

A convocação de uma assembléia geral para a escolha do presidente, vice-presidente e um terço (17) do conselho deliberativo se faz necessária como consta do capítulo I, artigo 49 – parágrafo III: “Compete privativamente a Assmbléia Geral: I) Destituir os administradores;II) Alterar o estatuto;III) Eleger presidente e vice-presidente da Dire-toria Executiva e os membros do Conselho De-liberativo.

Regulamentando ainda a Assembléia Geral, esse mesmo artigo em seu parágrafo 2º esta-belece que a Assembléia Geral será convocada especificamente para este fim cujo “Quorum” será o de no mínimo 100 (cem) sócios titulares ativos.

A exigência estatutária para que um candidato a presidente e seu vice tenham cumprido um mandato integral entre “6 anos no Conselho Deliberativo, entende-se como buscar pessoas com experiência nas atividades administrativas e ou legislativas do clube.

Este ano vamos inovar colocando urnas eletrôni-cas para a apuração das eleições. Estas urnas foram produzidas e seu software desenvolvido no próprio, clube pela nossa área de informáti-ca sob a orientação da comissão eleitoral. Os últimos testes estão sendo realizados para que possamos fazer uma eleição utilizando os mais modernos recursos, trazendo rapidez confiabili-dade ao processo eleitoral.

Sem dúvida é um marco dentro do sistema eleitoral praticado por clubes e associações da região. Voltamos a lembrar que as sugestões enviadas à comissão de revisão do estatuto continuam recebendo sugestões para alteração do estatuto, que como sabemos se dá a cada 5 anos e alterando-o de acordo com o desejo dos associados e a evolução da vida administrativa.

Após algum tempo inoperante, já foi desenvolvi-do o nosso novo portal na internet, totalmente remodelado, com mais informações sobre tudo que acontece no clube. Com muito mais recur-sos e conteúdo pretende oferecer notícias com muito mais rapidez além de interagir com os só-cios disponibilizando matrículas para cursos e adesões às atividades programadas.

Esperamos que ele surpreenda você!

C

Sérgio Marino QuattrocchiPresidente

Page 6: Revista 360 Graus - Abril 2013

CONSELHORevista 360 | Abril de 2013

6 |

Page 7: Revista 360 Graus - Abril 2013

SUMÁRIORevista 360 Graus| Abril de 2013

| 7

8 EntrevistaA diva do Tênis Sãocarlense

10 Aconteceu

12 Treinamento

14 Artigo

São Carlos ClubeLança novo portal

O emocionante mundo da bocha!

São Carlos Clube promove para funcinários do restaurante

18 Patrimônios e obrasObras a todo vapor!

20 Social

22 Esporte

27 Click

Confira a agenda de eventos doSão Carlos Clube e venha se divertir!

As últimas notícias do esportesno clube!

Veja quem foi destaque na agenda social do clube! Confira as fotos!

Page 8: Revista 360 Graus - Abril 2013

ENTREVISTARevista 360 Graus | Abril de 2013

8 |

o início da década de 40 a sociedade mantinha a ideia de que a mulher só po-deria ser dona-de-casa e mãe. Naquela

época, era incomum a presença de mulheres em atividades fora do ambiente doméstico, incluindo atividades esportivas. Contudo, fatos como este não foram suficientes para impedir que Iraydes de Oliveira Leite, uma moça jovem e cheia de von-tade ingressasse no tênis, marcasse época no esporte sãocarlense e ainda servisse de exemplo para gerações de mulheres da cidade.

O INÍCIO – Ainda no colégio em Piracicaba, a jo-

A diva do tênis Sãocarlense!Iraydes de Oliveira Leite relembra sua trajetória de sucesso nas quadras e conta um pouco de sua história para a revista 360 graus

N

vem Iraydes começou a praticar o esporte que se tornaria sua grande paixão e que causaria certa polêmica em São Carlos. “Meu colégio era misto e tínhamos abertura em qualquer campo esportivo. Já aos 12 anos, eu participava dos treinos e usava shorts com o maior desembaraço, pois era nor-mal usar roupas esportivas em Piracicaba. Con-tudo, em São Carlos isso gerava certa polêmica” explica. Dona Iraydes lembra que a primeira vez que sua equipe jogou em São Carlos, em quadras de tênis próximas ao campo do Rui Barbosa, foi um

falatório. “Era comum ouvir coisas como, “Nossa! Olha aquela jogadora! Ela está de shorts! “A gente não sabia se eles estavam lá para nos ver jogar ou para ver as nossas pernas” conta.

“Quando cheguei à São Carlos existiam apenas três jogadoras de tênis, Dona Albertina dos San-tos, Diva Quel e uma americana. Mas eram ap-enas três jogadoras e elas jogavam com saia pregada, abaixo do joelho” afirma. “Era algo até engraçado, pois quando elas davam a volta, a saia subia. Na minha opinião, isso era muito pior, pois com o movimento chegava a aparecer a calcinha, e comigo não, pois eu estava usando shorts” completa.

APOIO – Na época era comum sofrer preconcei-tos machistas em vários setores da sociedade e não apenas no esporte, contudo, dona Iraydes rompeu barreiras e manteve sua paixão pelo tênis. “Na época, senti muito a mudança para São Car-los, mas meu marido foi meu maior incentivador. Eu sou extrovertida e sem preconceitos e ele me compreendia. Quando chegamos à cidade, fomos direto aos campos de esporte, frequentávamos a piscina municipal, principalmente aos domin-gos, quando era mista. A questão é que naquela época, mulher nenhuma nadava em hora mista. Eu nadava porque estava com meu marido e achava normal” relembra.

ESTRUTURA – Dona Iraydes relembra que quan-do chegou à cidade, existia apenas uma quadra de tênis em São Carlos, que ficava localizada em frente ao bonde, na Rua Padre Teixeira. “Nós jogá-vamos muito por São Carlos nessa quadra. A minha filha mais velha, Josely, foi criada nessa

Page 9: Revista 360 Graus - Abril 2013

ENTREVISTARevista 360 Graus| Abril de 2013

| 9

quadra de tênis, era nossa mascote” relembra.“Logo depois houve a fusão do Tênis Clube com o Paulista, que resultou no atual “São Carlos Clube” e a inauguração do Ginásio João Marigo Sobrinho. Então, sentimos a necessidade de uma quadra de tênis neste espaço e fizemos, durante uma sema-na, um tipo de quermesse dentro do “Ginasião”. O evento durou uma semana, com o objetivo de levantar dinheiro para a construção das quadras” explica.

“O São Carlos Clube sempre teve uma projeção muito grande no esporte e os associados ajuda-ram muito. Com a ajuda deles nós construímos duas quadras e em seguida outras duas com o apoio de todos os atletas do Clube. Nós éramos muito unidos” afirmou.

IDEALISMO – Dona Iraydes falou sobre o idea-lismo de ser atleta em uma época tão conservado-ra como aquela. “Queríamos tudo de bom não só para o tênis, mas também para o basquete, vôlei, futebol e todos os esportes. Todos os envolvi-dos eram muito dedicados e trabalhavam com o mesmo objetivo, que era o de incentivar o esporte. Não posso deixar de citar pessoas como Paulinho, Mancini, Carlito Falvel, José Fernando Porto, Saia, Dário Rodrigues, meu marido e meu filho Accácio, que também jogava basquete, que foram apenas alguns dos que nos ajudaram” explica.

CARREIRA NO ESPORTE - A partir da construção das quadras de tênis do São Carlos Clube, a dinâmica da equipe mudou. “Começamos a participar dos jogos Abertos do Interior, do Troféu Bandeirantes e Jogos Paulista. Isso foi nossa vida na década de 50 e 60. Nessas

viagens ficávamos em alojamentos e o “chefe” dos atletas, o paizão, era Milton Olaio junto com a es-posa Lavínia, já falecidos. Zezinho, carnavalesco, era nosso cozinheiro”.

“A equipe era formada pela Matilde Negrão, Elisa-bethi Ferreira, Dona Albertina e eu. Sempre fomos campeãs ou vice-campeãs. Quando os Periquitos em Revista se apresentaram no Ginasião recebe-mos uma homenagem do Clube.

Não tínhamos muitas parceiras mulheres e tinhá-mos que jogar com os homens como Dr. Dijalma Quel, Dr. Luiz Valanci de Oliveira, Dr. Dalmo do Vale Nogueira, Elisio, meu marido, Odacir Ro-maneli, Vitório Giometi, Caetano Mansini, José Sé-rgio Negrão, Luiz Paulilo, Paulo Sérgio Verneque, Geraldo Lombardi, ele joga até hoje, professor da USP, o João Paulo Geribello, Antonio Mastranto-nio, Marino Pelegrini, Ludigero Braga Júnior, Car-los Alberto Geribello (Zobé), Pedro Maffei, Paulo César Oliveira, Mário Rugiero, Salvador Prantero, Luiz Paulilo, Antonio Mastroantonio, entre outros.

Era ótimo, porque todos éramos muito amigos. Jogávamos sem rivalidade. Eramos a família do tênis. Nos encontrávamos sempre. Tínhamos uma vida em comum fora e dentro da quadra. Era um tempo de harmonia.

DESPEDIDA - Eu parei de jogar tênis após uma conversa com o meu médico o Dr. João Paulo Mar-rara. Em uma consulta eu perguntei ao Dr. João, “Será que paro de jogar?”, isso foi em 1990, mais ou menos, e ele me respondeu que seria melhor, pois eu jamais iria querer perder “aquela bolinha” (risos). Além disso, há muitos anos, machuquei o menisco e nunca quis operar, então sempre ficou um receio.

Entre as lembranças de Dona Irayde está um pin-gente de ouro em forma de raquete, ganhado na década de 60, em um torneio em Piracicaba. “É uma lembrança gratificante, dos tempos como tenista, que não se separa de mim. Uso esse pin-gente diariamente, fica junto a um colar com meu nome, presente de meu marido, meu grande com-panheiro”.

VIDA EM FAMÍLIA - Com três filhos, Josely de Oliveira Leite Marchesoni, Accácio de Oliveira Neto e Elisabeth de Oliveira Leite Oliveira, dona Iraydes conciliou a vida de tenista com a de mãe e conquistou seu espaço como voluntária. Ela é presidente da Rede Feminina Sãocarlense de Combate ao Câncer há quase 60 anos e realiza um dos trabalhos voluntários mais respeitados da cidade e região.

Page 10: Revista 360 Graus - Abril 2013

ACONTECEU

Revista 360 Graus | Abril de 2013

10 |

Com layout mais moderno e melhor navegabi-lidade, o novo portal do São Carlos Clube traz tudo que cerca o dia a dia do clube, esportes, cultura, recreação e lazer. No novo portal, cada departamento ganhou seu espaço perso-nalizado, com informações atualizadas, horári-os, galerias de fotos e todas as informações necessárias para que o associado possa intera-gir de maneira dinâmica com o dia a dia do São Carlos Clube.

A integração com as mídias sociais recebeu atenção especial no desenvolvimento do site, visando aproximar ainda mais o Clube de seus associados e do público em geral.

Esportes – O departamento de esportes foi contemplado com uma página personaliza-da, contendo calendário das próximas com-petições, resultados, notícias e banco de ima-gens dos atletas e professores.

Cultura e Social – Nas páginas culturais e de eventos sociais, os associados terão agenda completa, notícias sobre os eventos, além de cobertura das melhores festas no Clube.

Lazer e recreação – Colônia de férias, mas-sagem, torneios de cartas e muitas outras op-ções de lazer e recreação serão divulgadas na página especial de lazer e recreação do novo portal. Notícias, horários, agenda de eventos e galeria de fotos também farão parte desta seção que promete ser uma das mais acessa-das do novo portal!

Cursos e Aulas – O São Carlos Clube man-tém cursos e aulas de diversas modalidades, visando a promoção da saúde e o bem-estar de seus associados. Há opções para quem quer praticar esporte, relaxar, dançar ou entrar em forma. No novo portal, o associado poderá ficar por dentro do calendário completo de cursos e aulas do clube, conferir galeria de fotos e se inscrever nem

Negócios e Marketing - Atualmente, o São Carlos Clube conta com diversos meios de di-vulgação, tanto para os parceiros quanto para empresas que tenham interesse em divulgar suas marcas no Clube. O novo portal traz todas as informações necessárias para que os par-ceiros de negócios possam saber como fazer parte do rol de parceiros do clube e divulgar a sua marca ao seleto público.

Navegue pelo novo portal e fique por dentro de tudo que acontece no São Carlos Clube!

São Carlos Clube lança novo portalMais bonito, mais interativo e com melhor navegabilidade, objetivo é aproximar ainda mais o clube dos seus associados

Page 11: Revista 360 Graus - Abril 2013

Revista 360 | Abril de 2013

| 11

ACONTECEU

Page 12: Revista 360 Graus - Abril 2013

Revista 360 Graus | Abril de 2013

12 |

Durante treinamento, cozinheiros apren-deram a tratar, manipular, montar e decorar receitas com técnicas especiais e combi-nações de ingredientes

A nutricionista do São Carlos Clube, Gisela Sanches, com o apoio da direção da instituição, efetuou um trabalho de adequação do cardápio dos restaurantes do clube, com o objetivo de promover uma alimentação mais saudável aos associados.

A mudança envolveu, além da elaboração de novos pratos, um treinamento especial para os cozinheiros do clube com o objetivo de colocar em prática todos os requisitos necessários para a elaboração de pratos e cardápios especiais.

Durante o curso, os cozinheiros aprenderam a tratar, manipular, montar e decorar receitas com técnicas e combinações especiais de ingredi-entes, tudo dentro da proposta de alimentação saudável e segurança alimentar. “Nosso objetivo

foi preparar nossos profi ssionais para servir pra-tos sofi sticados que até pouco tempo eram ex-ecutados apenas por chefs de cozinha” afi rmou Gisela.

O curso foi ministrado na própria cozinha do res-taurante do São Carlos Clube, com carga horário de 40 horas. Ao fi nal do treinamento, todos os par-ticipantes receberam um certifi cado de conclusão do curso.

Novos cardápios serão mais saudáveisNa ela-boração dos novos cardápios foram leva-dos em consideração, gosto, cor, forma, aroma e textura dos alimentos. Essas informações são fundamentais para que sejam montados pratos saborosos e visualmente atrativos. “Ao longo da vida, as necessidades nutricionais modifi cam-se e sofrem alterações de acordo com a idade, o estilo de vida e o metabolismo das pessoas. Por isso, a procura por uma alimentação rápida, prática e saudável vem aumentando a cada dia” explicou Gisela.

Aperfeiçoando o sabor!São Carlos Clube promove curso para funcionários do restaurante

TREINAMENTO

Funcionários do restaurante passam por treinamento

Page 13: Revista 360 Graus - Abril 2013

Revista 360 | Abril de 2013

| 13

VITRINE

Page 14: Revista 360 Graus - Abril 2013

BOCHA

Revista 360 Graus | Abril de 2013

14 |

O JOGO - Embora o jogo pareça simples, o seu transcorrer segue regras específicas e exige mui-ta atenção dos atletas, pois durante as partidas inúmeras e intricadas situações ocorrem, o que torna o jogo emocionante!

BREVE HISTORIA - O jogo de bocha já era praticado no Egito e na Grécia antiga, usando pe-dras arredondadas, no lugar das bolas de bocha. O mais certo, porém, é que esse esporte tenha surgido no Império Romano (Itália) e, por volta do ano de 1500, tenha chegado a um modelo mais próximo do atual (com bolas de madeira em es-paço delimitado, mas a céu aberto), espalhando-se pela Europa, desde então. Com o tempo, a bocha se tornou cada vez mais popular e atual-mente é praticada em piso de terra, saibro, gesso ou mesmo asfalto.

A evolução tecnológica premiou os atuais bochófi-los com recintos confortáveis e materiais sintéti-cos, como as atuais canchas do São Carlos Clube que, por sinal, são consideras exemplos de beleza e qualidade em todo o estado. No Brasil, a bocha se tornou um esporte bastante popular e conta com adeptos de todas as cidades, tanto homens, quanto mulheres.

O EMOCIONANTE MUNDO DA BOCHA!

REGRAS – O esporte consiste em lançar as bolas perto da bola menor, o bolim. A bocha é jogada com 8 bolas, 4 de cada cor, e uma bolinha menor, chamada de bolim. Durante a partida, rola-se o bolim até uma área indicada e, em seguida, um dos participantes joga uma de suas bolas, na intenção de deixá-la o mais próximo possível do bolim. Logo após, seu adversário faz o mesmo, tentando aproximar ainda mais a sua bola, do bolim. A série de jogadas continua até que as oito bolas sejam jogadas e após isso, pontua a que terminar mais próxima da bolinha. No final, o atle-ta que chegar a 18 pontos primeiro, após várias jogadas, vence a disputa. As partidas podem dis-putadas entre duplas, trios, quartetos ou mesmo disputas individuais.

NOMENCLATURA

Bocha = bola plástica com diâmetro de 125mm pesando entre 1,5 e 1,9 Kg, conforme o caso.Bolim = bolinha de aço cromado.Cancha = Campo ou quadra onde se joga bo-cha, oficialmente medindo 4 por 24 metros.Prancha = Tábua grossa e reforçada que amortece as bochas na ponta da cancha.Tabela = Lateral da cancha com 30 cm de altura.Pontuar = Rolar a bocha com a força suficiente para chegar o mais próximo possível do bolim.Atirar (rafar) = Jogar a bocha com força para remover outra já jogada.Piumbar (piumbo) = Jogar a bocha fazendo-a bater na tabela ou prancha antes de chegar ao objetivo.Bochófilo = Jogador (atleta) de bocha.Zona morta = Área demarcada próxima da pran-cha.Linha de ponto = Primeiro risco após a zona mor-ta.Linha de tiro = Segundo risco após a zona mor-ta.Cocho = Local onde se coloca as bochas antes de iniciar o jogo.Bate fundo = torneio relâmpago eliminatório for-mado por duplas sorteadas entre os bochófilos presentes.

Com uma das melhores canchas de Bocha do interior paulista, o São Carlos Clube atrai cada vez mais participantes para interagir, socializar e aprender essa modalidade esportiva tão especial

Page 15: Revista 360 Graus - Abril 2013

Revista 360 Graus| Abril de 2013

| 15

BOCHA

A BOCHA NO SÃO CARLOS CLUBE!Confira algumas declarações de atletas do Clube sobre este apaixonante esporte: “O esporte que faz AMIGOS”, segundo o Antonio Carlos (Totó).

“Adoro jogar bocha porque melhora o equilíbrio, a noção de espaço e de tempo e a coordenação motora. É uma boa atividade física e ajuda a ser paciente”, nos ensina a bochófila e professora Egle, do nosso departamento de esportes.

“O jogo de bocha para mim é exercício físico, convivência social e prevenção ao stress”, afirma a Sra. Neide, esposa do nosso diretor de bocha Valdemar Lavezzo.

“O tempo todo é uma disputa para superar o adversário de forma super sadia e amistosa apli-cando toda minha técnica e inteligência”, declarou o associado Zuzi (Nene).

“Como eu estava começando me sentir solitário e deprimido, voltar a jogar bocha foi um santo remé-dio” disse o veteraníssimo campeão José Rodri-gues.

Para o Nelson R. Lima “Jogar bocha é simples-mente ótimo para passar as horas brincando e me divertindo.”

O médico prescreveu para o novo colega de bo-cha Hamilton: “Você deve continuar jogando todos os dias pois é um esporte muito adequado para sua idade, devido ao exercício moderado que é.”

“Além de fazer academia 3 vezes por semana, jogo bocha com frequência por ser uma atividade física complementar adequada e prazeirosa”, respon-deu o iniciante e promissor bochofilo Genésio.

“Porque é a diversão que me propicia o encontro com amigos ...” foi o que disseram vários associa-dos bochofilos.

“Teremos o campo mais bonito e moderno do inte-rior,... tudo limpinho... a bola deslizando levinha....o ambiente será gostoso...” Já previa o então diretor de bocha Waldir Pascholino, em abril de 2006, ao planejar as instalações que o Clube tem hoje.

QUEM PODE JOGAR NO CLUBE? Todo associado com mais de 12 anos, seguindo o regulamento do esporte “BOCHA”, definido pelo São Carlos Clube, e normas instituídas pelo diretor de bocha para cada ocasião.É desejo do atual presidente e do diretor de es-portes do clube que haja um aumento expres-sivo na quantidade de associados jogadores de

bocha. Para tanto, serão organizados eventos para quem quiser começar a pratica deste emo-cio-nante esporte. Ele faz amigos, é bom para a saúde física e mental, além de proporcionar con-vivência social de forma divertida.

Havendo interessados suficientes para formar gru-pos, serão ministradas aulas teóricas e práticas e na sequência organizados jogos (partidas) e até torneios com os principiantes.

BOCHA NO CLUBE, VENHA PARTICIPAR!

MULHERES E JOVENS (MISTO) DE 12 A 17 ANOS - INSCRIÇÕES NA SECRETARIA!

ATIVIDADES ATUAIS Participação no campeonato interclubes aos sábados à tarde;Torneio Interno de duplas (masc. Adulto ) a partir das 19:00 de 2ª a 6ª feira.Torneio interno de duplas mistas conforme agen-damento prévio; Recreação para mulheres: 2ª feira às 15:00, 4ª e 6ª feira às 9:00;Recreação para homens: de 2ª a 6ª das 14:00 às 17:00;Bate fundo: de 2ª a 6ª a partir das 17:00, sábado a partir das 14:00, domingo e feriado o dia todo.O uso da cancha para jogos de campeonatos e torneios programados tem preferênciaem relação aos demais.

INSCRIÇÕESOs associados interessados em aprender jogar bocha devem procurar o Duzão ou a Egle no De-partamento de Esportes o quanto antes, afim de viabilizar a formação de turmas.

Lauro Piccin é sócio há 4 anos e dos 8 torneios in-ternos que disputou foi 3 vezes campeão, 2 vezes vice e ficou em terceiro em mais um torneio.

Page 16: Revista 360 Graus - Abril 2013

Revista 360 Graus | Abril de 2013

16|

PATRIMÔNIO E OBRAS

Obras a todo vapor!Reformas e adequações valorizam ainda maiso espaço do Clube!

Dentre as obras que estão sendo executadas pela diretoria neste biênio 2011-2013, duas se destacam, tanto pela sua importância, quando pela sua complexidade. A reforma do ginásio José Marigo Sobrinho e a reforma e adequação do campo do Estádio do Paulista, que hoje é constituído por três campos de futebol e uma pista de atletismo.

GINÁSIO - O ginásio João Marigo Sobrinho, patrimônio não apenas do São Carlos Clube, mas também da cidade, merece atenção espe-cial, pois suas estruturas de madeira estavam comprometidas.

Após estudo técnico executado por uma co-missão especialmente nomeada para isso, composta pelos Engenheiros Dagoberto Mori, Walter Abrahão Nimir e José Roberto Leme de Andrade, o “Betão”, iniciaram-se os pro-cedimentos para as contratações de empresas especializadas para a execução das obras e fornecimento dos materiais a serem utilizados para a mesma. Várias empresas foram contrat-adas para as diversas etapas da obra, contudo, a etapa da reforma das estruturas de madeira da sustentação da cobertura e a colocação das

telhas do prédio do ginásio foi a mais complexa.De acordo com Caio Graco, diretor de patrimônio e obras, foi inestimável a assessoria técnica feita por professores e ex-professores da escola de engenharia na orientação da ex-ecução das estruturas de madeira do telhado do ginásio. Outro ponto de destaque foi o sis-tema de cobertura de telhas metálicas utilizados no ginásio, que é composto por duas camadas de telhas e por uma manta isolante térmica e acústica, o que proporcionará maior durabili-dade e excelentes condições de atividades no ambiente.

A fase atual está sendo executada por várias empresas especializadas em obras civis, hi-dráulicas e elétricas, todas trabalhando em uma reformulação completa. Outro aspecto que merece destaque é a adequação do giná-sio para eventos de até 2500 pessoas que se encontra em fase de aprovação no Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo.

Com sua reinauguração marcada para maio, o ginásio certamente voltará a ser um grande palco de eventos esportivos e sociais na cidade de São Carlos.

Com sua reinauguração marcada para maio, o ginásio certamente voltará a ser um grande palco de eventos esportivos e sociais na cidade de São Carlos.

Page 17: Revista 360 Graus - Abril 2013

Revista 360 Graus | Abril de 2013

| 17

PATRIMÔNIO E OBRAS

ESTÁDIO - O Estádio do Paulista é atualmente um complexo composto por 3 campos de futebol, sendo dois de futebol society e outro de dimensões ofi ciais, além de uma pista de atletismo.

A empresa contratada para a execução dos tra-balhos nos campos de futebol implantará novos sistemas de drenagem e irrigação e um gram-ado inteiramente novo. Com a experiência de quem já executou projetos em estádios como Mineirão, Pacaembu, Serra Dourada, entre out-ros, a empresa contratada nos traz a certeza de que possuiremos um dos melhores gramados da região.

A reforma da pistade atletismo, obra com tem-po marcada para seu início e conclusão, já que o campeonato interno de futebol inicia-se em agosto, está com o andamento um pouco atrasado devido às chuvas que tem interferido no cronograma da obra, contudo o trabalho

está sendo bem desenvolvido para que seja en-tregue sem maiores problemas.

A pista, já bastante desgastada pelo uso, tam-bém merecerá uma adequação em suas medi-das que chegará a 400 metros, bem como em seu revestimento. Este local, além de servir para a prática do atletismo, também poderá receber as centenas de sócios que gostam de camin-har, pois este será um espaço ideal para isso.

Para a supervisão dessas obras, o diretor de patrimônio e obras, Caio Graco, passou a con-tar a partir de janeiro com a inestimável colabo-ração do vice-presidente e engenheiro Nadim Remaili e do engenheiro Antônio Carlos Fon-seca Siqueira, o Zuza.

Veja em nosso site outros detalhes e obras em execução. www.saocarlosclube.com.br

O Estádio do Paulista é atualmente um complexo composto por 3 campos de futebol, sen-do dois de futebol society e outro de dimensões ofi ciais, além de uma pista de atletismo.

Page 18: Revista 360 Graus - Abril 2013

Revista 360 Graus | Abril de 2013

18 |

ACONTECE NO CLUBE

Clube efetua poda deárvores na região do Bosque

Informativo sobre aInterdição da sede avenida

Objetivo é evitar acidentes e proporcionarmais tranqüilidade aos associados quefreqüentam a região para caminhadas e passeios

Durante todo o mês de março a equipe de profissionais da Sede de Campo do clube realizou uma série de podas dos galhos das árvores e plantas de grande porte situadas em todo o clube, em especial na região do bosque. O trabalho tem como objetivo garantir a segurança de todos os associados que freqüentam o local.

A Sede Social do São Carlos Clube, localizada na avenida São Carlos, por força de novas regularizações exigidas pelos órgãos competentes, está im-possibilitada de receber eventos no momento. A indisponibilidade da Sede Avenida é temporária e os sócios serão informados logo que a mesma es-tiver disponível.

Page 19: Revista 360 Graus - Abril 2013

Revista 360 | Abril de 2013

| 19

Page 20: Revista 360 Graus - Abril 2013

BAR DO BOSQUERevista 360 GRAUS| Abril de 2013

20 |

Música ao Vivo no Clube! Animação e muita alegria nas sextas mais animadas de São Carlos!

Dia: 12/04 - Manu Cavalaro

Filha de pais músicos, Manuella Cavalaro começou a estudar música aos oito anos estu-dando piano erudito, piano popular e o canto. Aos onze, acompanhada pelos pais, já se apre-sentava como cantora em bailes e eventos.

Manu já se apresentou com nomes importantes do cenário musical brasileiro como Paulo Braga, Filó Machado, Itiberê Zwarg e Renato Braz. Foi intérprete escolhida pelos compositores Mar-cos Alma e Cristina Saraiva nos discos “Jóia Cri-oula” e “Terra Brasileira” respectivamente – este último esteve entre os 12 discos mais vendidos pela distribuidora Trattore em 2011.

Em 2012, a cantora lançou o disco “Cantos de Devoção”, em parceria com o multi-instrumen-tista Franco Lorenzon e também participou dos discos do Grupo Instrumental Mente Clara e do compositor paulistano Tiê Alves. Atualmente, Manu trabalha em seu terceiro disco com com-posições autorais, além de ser educadora na área de musicalização infantil.

Dia: 19/04 - Gustavo Rodrigues

Autodidata, aprendeu a tocar pandeiro aos 15 anos, por influência de grupos como Fundo de Quintal, Zeca Pagodinho e Almir Guineto. Já inte-grou vários conjuntos de samba e choro da cidade de São Carlos, onde começou a cantar.

Cantor, pesquisador da música brasileira e per-cussionista, Gustavo é atualmente integrante dos grupos Conversa de Botequim e Três Companhei-ros, além de trabalhar esporadicamente com out-ros intérpretes e grupos.

Entre suas principais influências estão Paulinho da Viola, Nelson Cavaquinho, Cartola, Geraldo Perei-ra, Noel Rosa, João Nogueira, Tom Jobim, Vinicius de Moraes, Chico Buarque e Paulo César Pinheiro. Gustavo também é apresentador do programa de rádio CONVERSA DE BOTEQUIM, na radio UFS-CAR (95,3 FM).

Dia: 26/04 – Lucia Reino

Agenda SocialChá da Tarde com Sorteio de BrindesPara maiores de 18 anosData: 10 de abril, à partir das 14h30 Local: Restaurante da Sede de Campo

Show no BosqueData: 3 de maioGrupo: Agulha no VinilHora: 20h00

Feijoada no BosqueComemoração ao Dia das MãesData: 11 de maioGrupo: Banda Doce Veneno

Saiba mais no site:saocarlosclube.com.br

Page 21: Revista 360 Graus - Abril 2013

Revista 360 | Abril de 2013

| 21

Dia: 13/04 – sábado – a partir das 20h30

Show com Tumbao Del Chévere (SALSA)

DANÇA NO BOSQUE

BAR DO BOSQUE

Dia: 27/04 – sábado – a partir das 20h30

Show com Descendo a Serra (Forró)

Alegria, dança e interação! Todas essas quali-dades estão presentes no show do grupo Tum-bao Del Chévere! A influência deste grupo está descrita em seu repertório que conta com músi-cas de Célia Cruz, Rubén Blades, Tito Puente, Tony Vegas, Irakere entre outros fenômenos da música latina. O grupo explora os tons com mui-ta elegância e investe em estilos como bolero, cha cha cha, guajira e guaracha fazendo com que o público tenha a sensação de estar pre-sente nas autênticas noites de Havana.

Músicos

Percussão e voz: Juninho Cara de Gato Bateria e percussão: Marquinhos FrócoBaixo acústico e voz: Fabiano Nunes Teclado e voz: Murilo Barbosa Sax, flauta e voz: Mario Rodrigues Voz: Adriana GenanriProdutor: André Oliveira

Projeto Ninguém fica parado!

O trio de forró Descendo a Serra é formado por amigos que se propuseram a investir no forró de raiz, o chamado forró "Pé de Serra", popularizado por mestres como Luiz Gonzaga, Dominguinhos, Sivuca, Osvaldinho do Acord-eom, entre outros. Com a formação clássica de forró – triângulo, zabumba e acordeom – os músicos têm a intenção de manter e propagar essa música tão genuinamente nordestina, que retrata o estilo de vida, os amores e o trabalho duro do sertanejo. Em meio à seca, que sempre arrasou o sertão nordestino, pondo em risco a própria existência desses bravos sobreviventes, os cantadores colocaram em música e verso suas dores, suas saudades, principalmente quando partem em busca de uma vida melhor. Trazendo na veia o forró original, o Descendo a Serra também mostra suas influências musicais mais modernas, com novas harmonias e ritmos que dão o "penerado" característico do grupo. O show

Não é simplesmente um show, é como uma noite no nordeste brasileiro, com muita música e muita história, num salão onde ninguém pode ficar parado. O trio promete caprichar com as canções que marcaram época na voz do Gonzagão, Dominguinhos, Sivuca, Osvaldinho do Acordeon, entre outros mestres. Grandes sucessos do forró e do baião não faltam: Abc Do Sertão, Assum Preto, Asa Branca, A Volta Da Asa Branca, A Vida Do Viajante, Boiadeiro, Cintura Fina, Ovo De Codorna entre outros. As-sim, não tem como não dançar. A fórmula sim-ples e que funciona, é cantada na voz do grupo: “Todo pé de Serra tem um sanfonêro, tem um zabumbêro,tem um tocadô... Mesmo que seja ruim, tocan-do um tantinho assim, traz alegria a todo mo-rador!".

Saiba mais no site:saocarlosclube.com.br

Page 22: Revista 360 Graus - Abril 2013

TÊNIS/FUTEBOL MENORRevista 360 Graus | Abril de 2013

22 |

Aconteceu nos dias 16 e 17 de março mais um Torneio Interno de Duplas por Equipes nas categorias A e B. Confira os resultados!

TênisTorneio Interno de Duplas por Equipes

Categoria A: Felipe e Thiago Porto campeões João Pedro e Casinha vice-campeões

Categoria B: Massami e Marco Polo campeões Adalto e Felipe Caputo vice-campeões.

TORNEIO INTERNO DE DUPLAS SORTEADASCategorias A e BDias 20 e 21 de abril, sábado e domingo, a partir das 8hQuadras de TênisInscrições com Vinícius até dia 17/04.

Futebol menor

A equipe de futebol menor do São Carlos Clube, comandada pelos professores Renato Fazan e Mônica de Paula honrou a tradicional camisa do clube e conseguiu bons resultados em amisto-so disputado contra a equipe do Multisport.

As partidas aconteceram no último dia 23 de março e a equipe do São Carlos Clube, representada por sua escolinha de futebol menor, entrou em campo pelas categorias 1998/1999 e 2000.

No primeiro jogo, em partida disputada pela categoria 1998/1999, a equipe do SC Clube venceu o confronto pelo placar de 5x4. Já na segunda disputa, pela categoria 2000, o jogo terminou empatado em 2x2.De acordo com a professora Mônica de Paula, os atletas foram muito bem e demonstram mui-

ta dedicação e entrosamento durante os jogos. “O intuito dos amistosos foi promover a prática do esporte, a interação e a sociabilidade entre as crianças” afirmou.

Equipes do São Carlos Clube honram a camisa do clube em amistosos

Page 23: Revista 360 Graus - Abril 2013

Revista 360 | Abril de 2013

| 23

ACONTECEU

Page 24: Revista 360 Graus - Abril 2013

FUTEVÔLEI

Revista 360 Graus| Abril de 2013

24 |

A segunda edição do torneio Intercidades de Futevôlei do São Carlos Clube, organizado pelo Departamento Geral de Esportes, juntamente com o professor Anderson Florentino, foi mais uma vez sucesso de público no clube. O evento aconteceu no último dia 24 de março e contou com a presença de 16 duplas de diversas ci-dades da região como Ribeirão Preto, Mococa, Bauru, Jaú, Franca, Uberaba, Americana, Mogi Mirim, Piratininga, Guaira, São Paulo e São Car-los.

COMO FOI - As duplas do São Carlos Clube fizeram boas apresentações, com destaque para atletas Guilherme e Felipinho, que mesmo jogando contra atletas profissionais conquista-ram um honroso quarto lugar. Um dos grandes momentos do torneio, inclusive, foi a partida entre a dupla de São Carlos e a dupla forma-da pelo bi-campeão do torneio Lalazinho, de Uberada e seu parceiro Corujinha de Guaira.

Lalazinho é conquistou o lugar mais alto do pódio dessa competição pela segunda vez, sendo que dessa vez com um novo parceiro Corujinha. O atleta, que é jogador profissional, tem conquistado cada vez mais a atenção do público e colaborado para a atração de novos adeptos para o futevôlei.

Para o organizador do torneio, Anderson Florentino, o bom resultado conquistado pela dupla Guilherme e Felipinho do São Carlos Clube é resultado do esforço e dedicação dos atletas nos treinamentos. “Em apenas seis me-ses de treinos a dupla Guilherme e Felipinho, além de conseguirem uma boa colocação em sua segunda participação em torneios, demo-nstraram muita dedicação e amor ao esporte. Esse reconhecimento é muito bom para o es-porte. O futevôlei é um esporte para ambos os sexos e está crescendo fortemente pelo Brasil” afirmou o professor.

O torneio contou com o apoio de empresas renomadas da cidade como Color Graphic, Centro Óptico Dois Irmãos, Publimas-ter, Schirmer Fotografia, Lampião Bar, Villa Sports e Sorveteria Bêjo, além da cobertura da EPTV Central, afiliada da Rede Globo.

Resultados:

1º lugar - Corujinha (Guaira) e Lalazinho (Ubera-ba)2º lugar - Vart e Felipinho (Ribeirão Preto)3º lugar - Polaco (Americana) e Pedro (Mococa)4º lugar - Guilherme e Felipinho (São Carlos)

Torneio Intercidades atrai apaixonados pelo esporte!

Segunda edição do torneio de futevôlei conquista público e atletas dão show na areia

Page 25: Revista 360 Graus - Abril 2013

Revista 360 Graus | Abril de 2013

| 25

Aulas de futevôlei para iniciantes

Idade – Público masculino e feminino a partir dos 12 anos de idadeProfessor - Anderson FlorentinoLocal - Quadra de areia sede campoQuando – Toda segunda-feira, das 18h45 às 20h15 e (aulas da equipe) às quintas-feiras a partir das 19h30.

Inscrições no local das aulas

1º lugar 2º lugar

3º lugar 4º lugar

FUTEVÔLEI

Page 26: Revista 360 Graus - Abril 2013

NATAÇÃO

Revista 360 GRAUS | Abril de 2013

26 |

o último dia 3 de março foi realizada a “V Maratona Aquática – 4 horas nadando” do

São Carlos clube. O evento contou com partici-pação de sessenta atletas, que representaram três clubes participantes, São Carlos Clube, Apanasc e Sesi.

COMO FOI – No inicio da competição (primei-ras duas horas) o São Carlos Clube chegou a abrir uma vantagem de 50 metros para o se-gundo colocado, a Apanasc. Contudo, o ad-versário conseguiu empatar logo em seguida, na terceira hora. Ao final da competição, a equi-pe da Apanasc apertou o ritmo com viradas de apenas 28 segundos e acabou conquistando a primeira colocação com 23.100 metros com-pletados. A equipe do São Carlos Clube termi-nou a competição em segundo lugar, com 23 mil metros completados, seguido pelo time do Sesi que alcançou 19.600 metros.

DESTAQUES - Os destaques da competição foram os atletas da equipe Apanasc. No mas-culino, Guilherme Henrique dos Santos nadou incríveis 5650 metros, enquanto no feminino Amanda Vieira Simolini alcançou a marca de 2950 metros.

V Maratona Aquática do São Carlos Clube movimenta atletas

Com sol forte e muita disposição, participantes fazem disputa acirrada em 4 horas de competição

N Para a organizadora do evento, Ana Pompônio, o evento foi um sucesso. “Tivemos um evento muito tranqüilo e bem organizado. Os atletas já estão acostumados com o ritmo puxado dessa prova e com sol forte. O mais importante é so-cialização dos participantes e dos clubes e a demonstração da importância do trabalho em equipe para atingir os resultados esperados. Todos estão de parabéns”, afirmou Ana.

Page 27: Revista 360 Graus - Abril 2013

Revista 360 GRAUS| Abril de 2013

| 27

BAILE DAS MULHERES

Ana e SôniaCamila e Paula

Dimas, Sônia, Pedro e Renata João e Katerine

Lauren e Fabiana

Marian e Julio

Sabine e Marcelo

CLICK

Page 28: Revista 360 Graus - Abril 2013

FESTIVAL DE NATAÇÃORevista 360 GRAUS | Abril de 2013

28 |

CLICK

CLICK

Page 29: Revista 360 Graus - Abril 2013

Revista 360 | Abril de 2013

| 29

CLICK

Avenida Getúlio Vargas, 1499 . Vila Lutfalla | São Carlos.SP . (16) 2106.0330 . www.peronti.com.br

faceb

ook.

com

/gtp

rop

ag

and

a

Soluções Industriais com a cara de São Carlos

A Peronti Sulpementos e a Contitech

agradecem a todos ; empresár ios ,

colaboradores, estudantes e ilustres

políticos de nossa cidade, que estiveram no

nosso primeiro workshop realizado no dia

26 de março no auditório da ACISC.

NossoNosso intuito é proporcionar qualificação de

mão-de-obra para o setor industrial de

São Carlos e região, o primeiro passo foi

dado, com a presença de um profissional

de alto gabarito o Sr. Cleber Souza,

Engenheiro de Vendas, e Aplicação da

Continental ContiTech, uma empresa de

atuaçãoatuação mundial com vasta experiência de

mercado, para somar conhecimento aos

nossos profissionais. Peronti Suplementos,

soluções industriais do seu jeito!

workshop

Page 30: Revista 360 Graus - Abril 2013

Avenida Getúlio Vargas, 1499 . Vila Lutfalla | São Carlos.SP . (16) 2106.0330 . www.peronti.com.br

faceb

ook.

com

/gtp

rop

ag

and

a

Soluções Industriais com a cara de São Carlos

A Peronti Sulpementos e a Contitech

agradecem a todos ; empresár ios ,

colaboradores, estudantes e ilustres

políticos de nossa cidade, que estiveram no

nosso primeiro workshop realizado no dia

26 de março no auditório da ACISC.

NossoNosso intuito é proporcionar qualificação de

mão-de-obra para o setor industrial de

São Carlos e região, o primeiro passo foi

dado, com a presença de um profissional

de alto gabarito o Sr. Cleber Souza,

Engenheiro de Vendas, e Aplicação da

Continental ContiTech, uma empresa de

atuaçãoatuação mundial com vasta experiência de

mercado, para somar conhecimento aos

nossos profissionais. Peronti Suplementos,

soluções industriais do seu jeito!

workshopMARATONA AQUÁTICA

Revista 360 Graus | Abril de 2013

30 |

CLICK

Page 31: Revista 360 Graus - Abril 2013