revista #17

156
Arquitetura, Decoração, Tendência, Gastronomia, Luxo Fevereiro 2013 • Edição 17 Estilo abraccio Foto: EDSON MATOS

Upload: revista-da

Post on 22-Mar-2016

224 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

Estilo Abraccio

TRANSCRIPT

Arquitetura, Decoração, Tendência, Gastronomia, Luxo

Feve

reir

o 2

013

• Ed

ição

17

Estiloabraccio

Foto

: ED

SON

MA

TOS

EDITORIAL:Nesta edição comemoramos mais de 20.000 downloads do nosso aplicativo disponível para IOS e Android. Alcançando cada vez mais leitores, a D&A ultrapassa as fronteiras do nosso estado, Paraíba, e definitivamente conquistamos o Brasil.Na capa apresentamos a Abraccio Móveis que inaugurou, com estilo, sua franquia pessoense e no recheio apresentamos a marca. Continuamos com uma entrevista exclusiva com o designer carioca Zanini de Zanine, na Matéria Especial. Também apresentamos o projeto de uma varanda gourmet, em Salvador, e várias dicas para projetos de ambientação de apartamentos pequenos com arquitetos de São Paulo e Brasília.Nas matérias locais confira os arquitetos Top, que ganharam a premiação da Top Design. Conheça de perto o escritório de Bruna Sá e os serviços oferecidos pela Genergia, empresa que oferece consultoria para sustentabilidade de projetos.Folheando a revista nosso leitor também encontrará várias outras matérias de nossos colaboradores e parceiros que trazem ainda mais elegância para nossa edição.Boa Leitura!

RC Comunicação: Rua Geraldo Mariz, 809, Sala 101,Tambauzinho - João Pessoa-PB.Serviço de Atendimento ao leitor:83 3042-1039 ou [email protected]

EXPEDIENTEDiretor: Ricardo Castro

Diretor de Arte:Tulio Alves

Comercial: Graça Moura Freitas

Jornalista Responsável: Layse Veloso

Designer Gráfico: Raiff Pimentel

Fotografias:Edson Matos

Mídias digitais e mailings: Robson Mauricio

Colaboradora:Graça Moura Freitas

LUXURY TRAVELPOR ROGÉRIO ALMEIDA

LUXURY TRAVELPOR ROGÉRIO ALMEIDA

Fala

ndo

em A

rqui

tetur

aConforto e funcionalidade em poucos metros quadradosA D&A dá dicas para transformar aquele mini apartamento em um ambiente multifuncional.

Cada vez mais os apartamentos vêm encolhendo e transformá-lo em um espaço confortável e de bom gosto pode se tornar um desafio. Soluções maiores como mezaninos aumentam os metros quadrados, porém nem todos os apartamentos tem o pé direito alto o bastante para tal intervenção, então, integrar espaços e investir em peças multifuncionais e de materiais nobres é a solução.Praticidade e beleza devem estar obrigatoriamente juntas, não dá para ocupar espaços com objetos ou móveis apenas pela estética. Cada espaço é essencial para compor um ambiente funcional. Banheiros com duas portas para transformá-lo em lavabo

e suíte, sala e quarto podem ser integrados, armários disfarçados em paredes e portas de correr são fortes aliadas. Priorizar a circulação é essencial, ambiente com muitos móveis podem transformar cada passo em uma verdadeiras armadilhas. Pontos de luz, cores claras, e espelhos são os clássicos para proporcionar sensação de espaços maiores. E para inspirar a criatividade e ousadia dos nossos leitores trazemos pequenos apartamentos de várias partes do país, de vários arquitetos e designers que utilizaram com sabedoria os espaços disponíveis. Confiram!

O arquiteto André Martins (BSB) optou por priorizar o espaço gourmet deste apartamento de 35m², ampliando a bancada até a sala com uma mesa de madeira maciça, com o fogão cooktop ele integrou espaços.www.andremartinsarquiteto.com.br

As arquitetas Daniella e Pricilla de Barros (SP) pensaram em um sofá em formato de L que aproveitou todos os cantos da sala priorizando pelo conforto, espelhos proporcionaram amplitude aos 48m².

www.dpbarrosarquitetos.com.br

Foto de Martin Szmick.

Uma estante vazada separando o home teather da sala de estar e de jantar com uma bancada entre a cozinha e a sala de jantar foi a solução que os arquitetos Marcelo Sesso e Débora Dalanezi (SP) proporam para ampliar o apartamento além de apostarem cores claras e no aproveitamento da luz natural. www.sessoedalanezi.com.br

Fotos de Bruno Cocozza

A arquiteta Lilian Wexter (SP) utilizou porta vazada para circulação de ar, parede de espelho para a sensação de amplitude e integrou sala de jantar, home theater e cozinha americana.www. lilianwexler.com.br

Abraccio Móveis chega a João Pessoa

A Abraccio Móveis, uma linha jovem da Sierra, inaugura sua loja exclusiva em João Pessoa (PB), na avenida Edson Ramalho. Com seu conceito único de aliar conforto e estilo, a marca vem conquistando clientes em todo o território nacional. Os móveis possuem design exclusivo e contemporâneo, ideal para apartamentos, casas e ambientes com áreas enxutas.Os móveis Abraccio são modernos e sofisticados, inspirados em um mix de tendências do design mundial e nacional que são evidenciadas através de estruturas, acabamentos e cores marcantes. Desenvolvidos para perfis jovens, que primam por qualidade e versatilidade, todo mobiliario Abraccio é produzido a partir de madeira 100% maciça. Sua extração também realiza reflorestamento sustentável, buscando a melhor qualidade através das mais avançadas tecnologias e extensas pesquisas são realizadas para o beneficiamento da matéria prima dos produtos.

Conforto e estilo traduz a marca jovem que chega trazendo sofisticação e

design exclusivo

A tradição e o bom gosto do Grupo

Sierra, aliados à inovação, tornam

a Abraccio uma marca diferenciada.

FOTO

: Eds

on M

atos

A franquia paraibana , comandada pela empresária Bianca Nogueira Silveira, segue o estilo padrão da marca, ambientada pela arquiteta gaúcha Carla Andrade e com projeto arquitetônico assinado pelo conceituado Paulo Mota, além de espaços criados pela arquiteta paraibana Allysandra Delmas. A Abraccio João Pessoa chega em grande estilo e leva aos clientes toda a sofisticação da marca.

FOTO

: Eds

on M

atos

“Optamos por inovar e trazer o mercado moveleiro também

para a Avenida de Edson Ramalho, oferecendo mais

comodidade e conforto para nossos clientes”, enfatizou

Bianca Nogueira.

Bianca Nogueira SilveiraEmpresária

FOTOS: Edson Matos

FOTO: Edson Matos

FOTO: Edson Matos

Av. Edson Ramalho, 1146, Manaíra, João Pessoa - PB [email protected]: (83) 3507 0000

Genergia: Construções sustentáveis, o futuro da engenharia civil

Genergia Projetos Sustentáveis, pioneira em consultoria de empreendimentos ecologicamente corretos, na Paraíba.

aS IMAGENS DESSA MATéRIA SãO ILUSTRATIVAS. não são produtos da genergia. FOTOS REPRODUÇÃO via click obra.

O engajamento para novas soluções em sustentabilidade é uma busca em ascensão no mercado da engenharia civil e, hoje, vai muito além do politicamente correto. O conforto e a economia proporcionados a longo prazo também são produtos cada vez procurados pelo público ecofriedly.

A Genergia Projetos Sustentáveis, que faz parte do Grupo Genergia, traz para o mercado pessoense um novo serviço, prestando consultoria sustentável para a construção civil.

São conceitos sustentáveis e cuja equipe especializada multifuncional é formada pelo engenheiro Mário Camacho, especialista em otimização energética, pela arquiteta Renata Aquino, especializada em construções sustentáveis, além de Rosa Bonifácio (engenheira ambiental), Paola Monteiro (arquiteta bioclimática) e André Costa Neto (advogado especializado em casos ambientais).

“Estamos qualificados para oferecer produtos

e serviços de alta qualidade,

amparados por um corpo técnico de

altíssimo nível”,garante o sócio Mário Camacho.

A Genergia oferece consultoria para a aplicação de energia renovável, energia solar, redução do consumo de energia e de água, controle de ventilação, iluminação e isolamento térmico, além de adaptarem prédios já concluídos. E como resultado desse trabalho a Certificação Verde que é o Selo Leed (Leadership in Energy and Environmental Design) - veja as páginas 24 e 25, um selo americano que é difundido no mundo inteiro.

“A certificação Leed só é emitida depois que o projeto cumpre alguns critérios desde o canteiro de obras até a estrutura final. Alguns requisitos são obrigatórios, outros opcionais, são o que tornam um empreendimento mais ou menos sustentável. O cumprimento de cada critério gera pontos que somados podem

resultar na certificação básica de no mínimo 40 pontos e podem ir somando até 100 pontos, que é a certificação máxima”, explicou a arquiteta e sócia Renata Aquino.

A construção de um empreendimento sustentável custa em média 7% a mais para o construtor, no entanto são vendidas de 10% a 20% mais caras e o consumidor tem uma economia de cerca de 30%, só de energia, assim ganham o construtor, o imóvel e as pessoas que vão viver ou trabalhar naquele espaço. “Hoje, a construção sustentável é um diferencial, mas daqui a algum tempo, sem dúvida, será obrigatório e nós já estamos trabalhando para tornar isso acessível e para contribuir com o desenvolvimento da nossa cidade”, completou Renata.

Av. Nossa Senhora de Fátima, 1843 - Sala 112, Torre, João Pessoa - PB CEP 58040-380

Telefone: (83) 3044-5510 / [email protected]

www.genergia.com.br

“A experimentação de formas e materiais é o que me move”, explica o jovem designer Zanini de Zanine. Formado em Desenho Industrial na Puc-Rio e com experiência de 20 anos despertou para o mundo do desenho através do trabalho do pai José Zanine Caldas arquiteto, escultor e moveleiro assim como mestre Sérgio Rodrigues foi um de seus mentores. Zanini se aventura em experimentalismos de materiais e deixa uma marca significativa no design brasileiro.

//Matéria especial

Zaninide Zanine

Poltrona Casa BrasilPoltrona Trez Mirror

Zanini - A base para o meu processo pode ser definido por uma palavra: liberdade. Tenho a sorte de poder testar os materiais e formas que desejar.

Zanini - Em Janeiro apresentei uma retrospectiva de 10 anos de trabalho, em São Paulo, no Espaço Electrolux e em março, em Curitiba, no Museu Niemeyer. Abril será um mês importante, pois durante o Salão de Milão algumas novidades serão lançadas. Em maio, será apresentada uma exposição de peças únicas e limitadas produzidas especialmente para Galeria Firma Casa, em São Paulo. Nos mês de setembro em New York (EUA), outra exposição individual marcará o começo de uma representação do meu trabalho pela Galeria Espasso - NY.

Zanini - Desenvolvi um gosto desde peque-no pelo desenho e pela procura. Vivenciei isso de perto ao lado de meu pai, arquiteto e designer. Vi peças sendo feitas sem o uso da madeira, hoje posso desfrutar de uma grande leque de materiais que não conhecia. A ex-perimentação de formas e materiais é o que me move.

Carioca, 33 anos e praticante assíduo de esportes, Zanini traz juventude e inovação para seu estilo de peças conceituais feitas com diferentes materiais, como: madeira alternativa, polietileno, metal, resíduo florestal, shapes de skate e chapas de moedas.

Entre seu vários premio citamos o IF Product Awards (Alemanha) a menção honrosa do Salão Casa Design e o primeiro lugar do Museu da Casa Brasileira, em 2010. Com exposições nacionais e no exterior Zanini não para e atualmente assina produtos para marcas nacionais e internacionais como a francesa Tolix e as italianas Cappellini e Poltrona Frau além da produção de suas peças para o Studio Zanini de Zanine.

A Revista D&A conversou com O designer, confira nosso bate PAPO:

D&A - Qual a sua relação com o design e os materiais utilizados nas suas peças?

D&A - Qual a base do seu processo criativo: a técnica ou a estética?

D&A - Quais seus projetos para 2013?

Zanini - Existe hoje um interesse definitivo. A geração dos anos 40 e 50 aliados ao surgimento e reconhecimento do trabalho dos Irmãos Campanas

abriram muitas portas para o desenho brasileiro. Hoje, observo uma curiosida de vinda da Europa

e da America. Temos características de uma miscigenação que podemos retratar e

quando o fazemos nos diferenciamos. Esta diferença é que nos deixa forte.

Temos uma identidade forte, não precisamos copiar!

D&A - Como você enxerga a posição do design brasileiro no mundo?

MV Projetos reinaugura sua loja

com um novo showroomUm verdadeiro presente para o mercado moveleiro

paraibano, a loja MV Projetos oferece móveis personalizados com compromisso de qualidade e

pontualidade.

Um móvel projetado possibilita liberdade para o design e permite a verdadeira criação de projetos únicos, com toda a sofisticação de cores e formas que o cliente deseja. A MV Projetos assegura seu espaço no mercado moveleiro paraibano de móveis personalizados. Traz fabricação própria e especial preocupação com a qualidade dos materiais, ergonomia e conforto do usuário e destaca-se pelas excelentes condições que oferece.A loja reinaugurou no último dia 19 de fevereiro, com um novo showroom

- assinado pelas arquitetas Giuliana Lins e Jane Maia e pela acadêmica de design de interiores Adelle.São móveis sob medida para cozinhas, dormitórios, home theaters, home offices, salas de jantar, enfim, todos os ambientes e atende a todos os segmentos (residencial, comercial e corporativo). Utiliza 100% MDF e faz uso de um rígido controle de qualidade. Todos os produtos são acompanhados da fabricação até a montagem e possuem pós-venda para garantir a melhor satisfação de seus clientes.

Foto

: ED

SON

MA

TOS

Foto

: ED

SON

MA

TOS

Sob o comando das empresárias Andreza e Andréia Nascimento, a MV Projetos conta com uma equipe especializada formada pelas designers Andreza Nascimento, Rosiane Carvalho e Adelle Mendes, que orientam os clientes na escolha e criação dos produtos mais adequados para cada ambiente.

A pontualidade na entrega é uma das prioridades da empresa. Os clientes também contam com prazos de garantia de até três anos para as estruturas em MDF.

Para conhecer mais sobre a loja, seus produtos e serviços, acesse o site da empresa: www.mvmoveiseprojetos.com.br.

Foto

: ED

SON

MA

TOS

Foto

: ED

SON

MA

TOS

KM, 12 Estrada de Cabedelo. 1.100 sala 05 - Jardim America - João Pessoa/PBTelefone (83) 3258-1450/ 8828-2632 / 8828-2635www.mvmoveiseprojetos.com.br

Foto

: ED

SON

MA

TOS

Foi um sucesso, o coquetel de lançamento do novíssimo showroom da MV Projetos, no dia 19 de fevereiro, no bairro do Bessa. As empresárias Andreza e Andréia Nascimento receberam convidados especiais, entre arquitetos e parceiros, em torno de um coquetel by chef Suely Almeida. O DJ Bruno Martins embalou a noite de lançamento. Além das sócias empresárias, a MV Projetos conta com uma eficiente equipe formada pela design de interiores e pelas arquitetas Giuliana Lins e Jane Maia, que assinaram todo o showroom.

A MV Projetos conta com um espaço onde a criatividade e o bom gosto se transformam em maravilhosos móveis personalizados, utilizando 100% MDF e de um rígido controle de qualidade.

Evento de lançamento doNovo showroom MV Projetos!

Giro

Equipe MV Projetos

Germana Gonçalves e Andreína Fernandes Andreza Nascimento, Geraldo Rocha e Andreia Nascimento

Fabiana Tenório e o Pastor Kerly Carneiro

Lays Oliveira e Karol OliveiraAndreza Nascimento, Nathalia Guilhermino e Andreia Nascimento

Danton Dantas e Kalyandra Vaz

Karla Patricia e Rosiane Carvalho

Débora Almeida e Jane Maia

Gulherme Montenegro e Renata Aquino

Este projeto foi vencedor de um concurso organizado pela empresa Aliah, que promove o desenvolvimento sustentável por meio de práticas e negócios que sejam rentáveis e de impacto sócioambiental positivo.O objetivo do concurso era desenvolver o projeto de um complexo hoteleiro ecossustentável de alto padrão

para atender a Copa de 2014, a ser implantado na região de Campinas – SP. O projeto deve ser paradigmático para servir como referência de arquitetura sustentável para a Copa e Jogos Olímpicos, além de disseminar conceitos inovadores que promovam um estilo de vida mais verde.

COPA VERDESer Sustentável

1. O hotel como espaço de reaproximação entre homem e meio ambienteOs processos de urbanização e industrialização que levaram à formação de nossa sociedade, se por um lado produziram um admirável universo de comodidades para o homem moderno, por outro lado sacrificaram grande parte

de sua relação com a natureza e com o meio ambiente. Conforme avança a intensificação destes processos, os efeitos deste distanciamento são sentidos por meio do aumento da poluição, da escassez inevitável dos recursos naturais, e da perda da qualidade de vida nos grandes centros urbanos.

(Fonte: Archdaily)

A crescente conscientização acerca da questão da sustentabilidade ambiental – acrescida também pelos aspectos sociais e econômicos – possibilita oportunidades para importantes iniciativas que promovam a reaproximação entre o homem e o ambiente natural. Sustentabilidade não é apenas uma questão de estratégias e ações pontuais, mas sim de valores intrínsecos: ela exige a adoção de uma nova postura em relação ao mundo.

2. A paisagem como protagonista do projetoO Projeto Aliah almeja não ser apenas um hotel confortável e inovador, mas sim um espaço transcendental, onde os visitantes são instigados a reavaliar esta postura em prol de um modo de vida melhor, mais saudável e equilibrado. A arquitetura proposta para o Projeto Aliah busca colocar estes conceitos em foco, resgatando valores essenciais e atemporais que

permeiam o convívio entre o ser humano e o meio ambiente, e promovendo, assim, oportunidades para a contemplação, o passeio e a meditação.Com base nesta premissa, o projeto assumiu a criação de uma praça-mirante como gesto estruturador do partido arquitetônico. Este espaço, disposto ao longo do eixo de chegada do visitante, assume um caráter de protagonismo, articulando o acesso ao hotel e ao centro de convenções e

conduzindo à descoberta do conjunto arquitetônico integrado com a paisagem. 3. Linguagem arquitetônica traduzindo a sustentabilidadeOptou-se por implantar o conjunto arquitetônico próximo à parte mais elevada do terreno, em um eixo longitudinal ao longo da cumeeira do terreno, acomodando-se à topografia natural e direcionando as visuais rumo às belas

vistas panorâmicas do entorno. A leitura sensível desse território reflete na maneira com que o projeto interage com o relevo, estabelecendo uma relação dialética na qual a arquitetura atua como suporte físico para a contemplação ambiental.A circulação de acesso aos quartos do hotel incorpora um bosque central, acentuando a presença da vegetação, transcendendo assim a mera função de conexão para se transformar em um passeio elevado em meio à copa das árvores.A linguagem arquitetônica do projeto busca evidenciar as diversas

estratégias de sustentabilidade e conforto ambiental passivo que foram empregadas, demonstrando a problemática envolvida para se atingir alta performance ambiental ao mesmo tempo em que garantindo eficiência energética e economia de recursos. Arquitetos: Arkiz + Hiperstudio Ano Projeto: 2012Localização: Campinas, SP, Brasil Fotógrafo: Imagens cortesia de Arkiz + Hiperstudio (Fonte: Archdaily)

O prestígio da empresária Luciana Rocha, proprietária da loja Trianon Iluminação, comemorou seu aniversário no dia 06 de março, com um almoço privê no restaurante Degustar, que foi fechado exclusivamente para ela, com um cardápio especial para a aniversariante.

Com o Degustar lotado de amigos o almoço foi super descontraído e se estendeu pela tarde. O momento dos parabéns foi o mais esperado e contou com bela e deliciosa torta da Balas e Bolas, empresa que também ela administra com Aloisio Rocha.

Luciana Rocha comemora aniversário no Degustar

Giro

Adriana Pereira, Victor Lima, Icleia Pereira, Luciana Rocha, Iris Pereira, Eulina Rocha e Lucas Lima

Monique Barros, Luciana Rocha e Tieta Maia Patrícia Lago e Luciana Rocha

Adriana Pereira, Luciana Rocha e Priscilla Mattos

Alain Moszkowicz, Lucian Rocha e Carmen Melo Daniela Barretto, Luciana Rocha e Gianna Barretto

Luciana Rocha e Bethania Tejo

Ricardo Castro, André Pinheiro, Alain Moszkowicz, Luciana Rocha e Henrique Santiago

Dorita Sanriago e Luciana Rocha Alessandra Benevides e Luciana Rocha

Marluce Lima, Luciana Rocha e Conceição Vieira

Kaline Thomé, Luciana Rocha e Anna Raquel Guedes Luciana Rocha e Rachelle Cabral

Marluce Lima, Luciana Rocha e Conceição Vieira

Arquitetos e lojistas foram contemplados pelo Circuito AD com uma viagem ao litoral uruguaio para conhecer Punta Del Este, considerado o balneário mais luxuoso do mundo. Promovendo as paisagens mais belas do planeta o circuito AD monta roteiros específicos para conhecer o melhor da arquitetura e decoração de cada país. Punta é internacionalmente reconhecida por sua arquitetura de traços simples e e volumes morenos. Os premiados fizeram roteiro arquitetônico, gastronômico e turístico pela cidade, confira alguns cliques!

Circuito AD leva arquitetos para conhecer Punta Del Este

Giro

Casa Pueblo - Punta del Este

Hotel - Punta del Este

Hotel Fasano Las Piedras - La Barra 1 Hotel Fasano Las Piedras - La Barra 4 Puente Leonel Vieira - Punta del Este

Los Dedos - Playa Brava - Punta del Este

Hotel Fasano Las Piedras - La Barra 2Hotel Fasano Las Piedras - La Barra 3

Ciudad Vieja - Montevideo

Aconchegante!

Um espaço para descanso, ler um livro, curtir música ou apenas contemplar o céu, as varandas são cada vez mais são tratadas como extensão da sala de estar. A design de interiores Kaká Bulhosa projetou esta varanda em um apartamento em Salvador, no estilo contempo-râneo funcional para receber amigos e familiares, com uma proposta de um ambiente confortável, prático e interativo.

a designer de interiores baiana kaka bulhosa apresenta uma varanda gourmet, em salvador.

Desenvolvida de acordo com a necessidade diária de uma família que optou por transformar a varan-da em um espaço gourmert acon-chegante. O brasão foi plotado na porta jateada com o fim de ex-pressar os laços e a união familiar. Os móveis para a área externa, o tapete em branco e tons pastel com os adornos em tons de ama-relo dão leveza e harmonia ao ambiente. A iluminação com um pendente de xícaras e bule traduz um clima gostoso, caracterizando o ambiente. Fechamento em por-tas de laca branca e vidro dão le-veza, suavidade e privacidade.

Alameda Pádua, 191, Pituba.CEP.: 41.830.480 – Salvador- Ba

Contatos: (71) 9922.8660 – 8219.3891 – 9198.7289

kaká[email protected]

Kaka Bulhosa

ELESSÃO TOP

Top Design premia profissionais que mais se destacaram em 2012.

Referência em João Pessoa (PB), a loja Top Design, do grupo Manoel Braz, especializada em móveis finos e clássico oferece, além de produtos impecáveis, um serviço diferenciado tanto para clientes como para os profissionais que mais atuam com os produtos Top. A campanha interna “Premiação Top”, em sua primeira edição, referente ao mês de outubro de 2012 a janeiro de 2013, premiou arquitetos e decoradores que mais indicaram e especificaram os elegantes móveis da loja em seus projetos. O seleto grupo de profissionais premiados é formado por Glauber Castro, Rosineide Silva, Germana e Paula Guimarães e Leila Azouz(que ganhou o primeiro lugar correspondente ao mês de novembro de 2012).

FOTO

: Eds

on M

atos

“Os produtos da TOP DESIGN são arrojados e dão a concepção

de estilo e personalidade aos ambientes, criando uma

atmosfera diferenciada. Gosto de mudanças rápidas em cores

e leveza e os produtos TOP nos oferecem uma fusão disso tudo.

A qualidade é inquestionável e o atendimento é um grande diferencial, no final todos saem

satisfeitos.”1° lugar - GLAUBER CASTRO

FOTO

: Eds

on M

atos

“A escolha pela TOP DESIGN se faz pela grande variedade de

produtos que atinge diversos tipos de cliente e na sua

qualidade de atendimento, pelos profissionais capacitados

que ali se encontram.” ROSENEIDE SILVA

FOTO

: Eds

on M

atos

“A parceria com a TOP DESIGN propicia a concretização

dos sonhos de nossos clientes, além de nos estimular pelo

reconhecimento profissional!” GERMANA E PAULA GUIMARÃES

FOTO

: Eds

on M

atos

“Os produtos Top Design imprimem elegância aos

ambientes e a qualidade dos móveis garante a satisfação de nossos clientes. É uma honra ser

premiada pela marca.”LEILA AZZOUZ

FOTO

: Eds

on M

atos

Raniere Brito, Fabiana Araújo, Caroline Rocha e Fábio Nóbrega

Top Design recebe homenageados no Gulliver Mar

O jantar promovido pela loja Top Design promovido na noite de 06 de março no elegante restaurante Gulliver Mar fechou com “chave de ouro” a entrega da premiação interna da TOP. Um cardápio especial foi montado especialmente para o encontro, que reuniu aproximadamente 25 convidados. Além dos premiados o jantar contou também com presenças vips de amigos, do empresário e diretor do grupo moveleiro, Manoel Braz, Karol Midori, a simpática gerente da Top Design, Fabiana Araújo, gerente da loja Le Forme, Fábio Nóbrega, da Sandrin e Raniere Brito, responsável pelo marketing das lojas do grupo.

Giro

Kalina Layme,Fabiana Araújo, Glauber Castro, Raniere Brito e Gal Fernandes

Janete Pires, Kalina Layme, Fabiana Araújo, Gal Fernandes, Carol Rocha, Katiluce AraújoManoel Braz e Fabiana Araújo

Raniere Brito om Germana e Paula Guimarães Ricardo Castro, Glauber Castro e Fábio Bernardo

Kalina Layme, Glauber Castro e Gal Fernandes Janete Pires, Roseneide Silva e Katiluce Araújo

Nem sempre os apreciadores da Arquitetura pelo mundo se deparam com modelos que se enquadram nos estilos já catalogados pela li-teratura ou informações turísticas. Há exemplos absolutamente surpreendentes que fogem a qualquer expectativa relacionada com os prin-cípios da Estética. De início, eles chocam, por serem inusitados, insólitos, mas, soba observa-ção mais apurada, chega-se à conclusão de que, inobstante parecerem desajeitados con-juntos formais, sua concepção foi fruto de uma criação pensada, com propósitos plásticos, e que envolvem uma certa harmonia rítmica e volumétrica.

A busca pelo insólito

Germano Romero é arquiteto, urbanista, bacharel em música e jornalista, com larga experiência no mercado imobiliário deempreendimentos residenciais multifamiliares. Os projetos desenvolvidos em seu escritório têm pontuado o cenário urbano da Paraíba com traços marcantes e singulares do ponto de vistaestético, funcional, e sobretudo atualizados com o que há de mais moderno na produção arquitetônica contemporânea. Além de carregar nas veias o sangue de seu avô, arquiteto Clodoaldo Gouveia, autor de significativas obras na capital paraibana.

Arquiteturapelo Mundopor Germano Romero

A Casa Torta de

Sopot

Os primeiros exemplos da “desconstru-ção” na Arquitetura, movimento que se iniciou na década de 80 sucedendo a era “pós-moderna”, e cuja teoria remonta às posições filosóficas do francês Jacques Derrida – caracterizadas pela fragmenta-ção da geometria, na tentativa de criar um “caos” sob o controle da imprevisibili-dade, indo de encontro aos princípios ele-mentares da Arquitetura – deram origem a uma diversificada linha deprodução, pelo mundo inteiro. Nela podemos citar a “Casa Dançante”, localizada em Praga, República Tcheca, em um projeto que teve a participação do singular arquiteto Frank Gehry, que se consagrou em poste-riores trabalhos do grupo Guggenheim.

Seguem-se modelos bem similares: o des-concertante conjunto do Instituto de Tec-nologia de Massachussets, também proje-tado por Gehry, e a Casa Torta de Sopot, na Polônia, desenhada pelo escritório de Arquitetura polaco, Szotyńscy & Zaleski.

São muitos outros exemplos delirantes da Arquitetura inusitada pelo mundo afora, que vão dos elegantes volumes de titânio iniciados em Bilbao por Gehry, aos mais bi-zarros projetos, a exemplo dos austríacos “House Attack”, em Viena, a“Kunsthaus”, em Graz, até o decantado Auditório em forma de escorpião, em Tenerife, de auto-ria de um dos mais “internacionais” arqui-tetos, o espanhol Santiago Calatrava.

Arquiteturapelo Mundopor Germano Romero

A Casa Dançante

Instituto de Tecnologia de Massassuchets

Arquiteturapelo Mundopor Germano Romero

NOTRE DAMEPARIS

Arquiteturapelo Mundopor Germano Romero

NOTRE DAMEPARIS

A premiação foi entregue em um jantar privê no restaurante Gulliver Mar contando com a presença dos profissionais e convidados, evento que você pode conferir na próxima matéria.dct É O MAIS NOVO EMPREENDIMENTO DA PLANC

Mirando a vista para o lado Sul do Estado da Paraíba, chegando ao Norte de Pernambuco, pela BR 101, a imensidão de construções dá sinais evidentes de que João Pessoa (PB) deve começar a se preparar para atender uma demanda cada vez maior de empresas que começam a se instalar em cidades como Alhandra e Caaporã, na Paraíba. João Pessoa é a ‘bola da vez’. O desenvolvimento econômico da cidade também pode ser percebido nas ruas. Um crescimento relacionado ao aumento do poder aquisitivo do paraibano e se antecipando a esse processo de desenvolvimento, a construtora Planc está lançamento no mercado um dos projetos mais ousados e pioneiros na Paraiba. Trata-se do DCT (Due Corporate Towers), que será um complexo corporativo com duas torres de 30 andares cada, em uma área de 62 mil m² de construção, com um conceito inédito e revolucionário para o mercado do Nordeste, localizado às margens da BR-230.

O empreendimento será construído em uma área privilegiada da capital parai-bana, próximo a faculdades e shoppings, com fácil acesso, pela estrada de Ca-bedelo. O projeto prevê a construção de andares com 450 metros quadrados, que poderão ser divididos em seis salas de pouco mais de 70 metros quadrados. Serão 22 elevadores inteligentes com um sistema de cartões magnéticos, permitin-do acesso exclusivo aos andares, e tam-bém farão o controle de acesso aos qua-tro andares de garagem, com mais de 1 mil vagas para carros. O projeto também trará praça de eventos, lanchonete, audi-tório flexível e todas as áreas serão monito-radas por meio de uma central fechada

de câmeras. O conceito de preocupa-ção com a preservação do meio ambien-te é uma marca desenvolvidas em todos os empreendimentos da Planc. Toda a es-trutura das duas torres estará integrada à paisagem local, de autoria da paisagista Patrícia Lago, sem agredir a natureza.

As empresas que adquitirem um dos es-paços do DCT podem optar em colocar seus escritórios em todo o andar, ou então atuar em ambientes menores, de acordo com a forma de atendimento que preten-da oferecer aos seus clientes, segundo o arquiteto Cristiano Rolim, do escritório CRN Arquitetura, que desenvolveu o projeto.

O DCT segue o conceito e a tendência que tem sido desenvolvida nas maiores capitais do Nordeste, de concentrar em uma mesma área empresas de médio e grande porte, que buscam prestar atendimento personalizado aos seus clientes, proporcionando facilidades de acesso, logística e serviços. O projeto é revolucionário na Paraíba e antecipa a necessidade do setor corporativo, que tem buscado também reduzir tempo e custos operacionais.

Telefone: (83) 3219-7740E-mail: [email protected]

Matriz: Av. Esperança, 976 - Manaíra João Pessoa/PB

A Construtora Planc apresentou à imprensa paraibana, no final de fevereiro, o seu primeiro complexo corporativo, o DCT (Duo Corporate Towers), em um café da manhã para convidados. Os presentes conheceram de perto as novidades trazidas pelo empreendimento, que terá duas torres com 30 andares, em uma área de 62 mil metros quadrados de construção, com um conceito inédito e revolucionário para o mercado do Nordeste, localizado às margens da BR-230. Confira agora os registros pelas lentes do fotógrafo Altair Castro.

Marcos Antonio, Clovis Cavalcanti e Constantino Junior

Construtora Planc apresenta DCT para a imprensa paraibana

Giro

O Trama é um grupo de extensão universitária do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) - de iniciativa e gestão estudantil e sem fins lucrativos. A intenção desses estudantes é levar a arquitetura e suas soluções para onde os serviços do profissional arquiteto e urbanista é inexistente e inviável economicamente para os usuários, não competindo assim, com o mercado profissional.

Orientados pelo professor Marcio Cotrim, o grupo se baseia em princípios sugeridos pela Federação Nacional de Estudantes de Arquitetura e Urbanismo (FENEA), de acordo com o Projeto de Orientação a Escritórios Modelos de Arquitetura e Urbanismo (Poema), concebido com o objetivo de orientar a criação e manutenção dos EMAU’s.

“Iremos atuar nas comunidades e organizações que têm carência desses profissionais, de certa forma

Conheça o Trama: Escritório Modelo de Arquitetura e Urbanismo da UFPB.O Trama coloca a disposição da sociedade a atividade da arquitetura e do urbanismo atuando em locais não alcançados pelo mercado profissional.

Nas imagens desta matéria a equipe do trama, reforma os móveis para uso do prório

escritório. Fotos: Paulo Cesar Lopes

eles também vão contribuir para o nosso aprendizado com a troca de experiência. É muito comum no curso fazermos muitos trabalhos hipotéticos que só ficam no papel, e com esses projetos, iremos lidar com as problemáticas da realidade”, explicou Paulo Cesar Lopes, estudante e membro do corpo administrativo do escritório.

Há dois anos estudantes começaram a se reunir para as discussões sobre como seria o Trama e o seu reconhecimento acadêmico. Hoje, com cerca de nove membros fixos, já foi desenvolvido um projeto experimental dentro da própria UFPB, sem caráter social, mas que garantiu a união do grupo. Agora já se preparam para um primeiro projeto fora dos muros da universidade. Irão trabalhar com uma comunidade de pescadores que moram em uma área de preservação ambiental na praia de Jacarapé, em João Pessoa (PB), que correm o risco de serem relocados para outra área.

“Os escritórios tradicionais focam no resultado, nosso grande diferencial é que focamos em todo o processo. Como será feito, qual a relação do projeto com a comunidade e quem vai se beneficiar disto”, comentou Flávio Tavares, um dos integrantes do grupo.

A intenção de agregar alunos de outras áreas transformando o escritório em multidisciplinar deu origem ao nome Trama, que significa “Um emaranhado de elementos interdependentes que, por meio da troca de experiências, gera benefícios coletivos, buscando valorizar esse processo como o principal resultado”.

O projeto de extensão já foi aprovado pelo departamento de Arquitetura e Urbanismo, estando em fase de finalização da oficialização e reconhecimento pela reitoria da UFPB. Os estudantes interessados podem comparecer a uma das reuniões que acontecem todas as segundas feiras, às 14 horas, na sala do escritório no primeiro andar do bloco de arquitetura, na UFPB. Para mais informações entrar em contato com o orientador Marcio Cotrim – (83) 99010751 ou com o membro Paulo Cesar Lopes – (83) 88038499.

Bruna Sá inicia nova fase da sua carreiraArquiteta abre portas de seu primeiro escritório para a D&A

Há quatro anos no mercado, Bruna Sá dividiu alguns espaços com outros profissionais, agora abre seu próprio escritório e desde o final de novembro já recebe seus clientes no novo espaço. Bruna, que vai além dos limites de João Pessoa (PB), mantém trabalhos em Recife (PE) e Fortaleza (CE) e sentia a necessidade de ter um escritório fixo, para desenvolver seus projetos e escolheu a capital paraibana, onde vive, para se fixar.Entre clientes e canteiros de obra, Bruna

mantém cronogramas para cumprir todas as tarefas, que divide com mais duas estagiárias. Em projetos maiores ela convida parceiros, de acordo com suas especialidades, e assim consegue a troca de ideias com outros profissionais. É pós graduada em master em arquitetura pela Instituto de Pós-Graduação de Goiás - Ipog e pretende começar uma nova pós ainda este ano para manter-se sempre atualizada.

Os quadros de clóvis junior e o vaso verscce compõem a decoração do escritório.

Daniel Fonseca - A2 Fotografia

Daniel Fonseca - A2 Fotografia

“Pensei em um ambiente aconchegante, que

inspirasse e me desse vontade de trabalhar”,

comentou Bruna.

O escritório da jovem arquiteta já é um espelho de como seu estilo agrega bom gosto e toques sofisticados em detalhes pessoais, que humanizam ainda mais cada espaço.

“Dividi o escritório em uma entrada central e mais dois ambientes. No centro uma recepção e sala de estagiários, de um lado minha sala e do outro a sala de reuniões, copa e banheiro”, explicou Bruna.

Móveis Marel – Poltrona Gôndola e Banquetas Barcelona da Top Desing – Cômoda Small Ghost Buster - Kartell, Cadeiras Papyrus e Cadeiras Masters da Kartel por Philippe Starck da loja Espaço A - Cadeiras de trabalho Giroflex – Tapetes da Adroaldo Tapetes e Carpetes do Mundo, Peças de decoração de acervo pessoal, Bazaart, Sempre Viva e Kaza Presentes e Decorações – Portas República Vidros – Iluminação: Pendente Bertolluci - Stiluz e projeto luminotécnico LigthDesign – Bancadas da Portobello, Papeis e Revestimentos da OCA .

Fones: (83) 88682665 - (83) 96669028

Daniel Fonseca - A2 Fotografia

Quem chega em Amã (em árabe: نامع ʿAmmān) a capital e maior cidade do Reino Hachemita da Jordânia se impressiona por ser uma uma das mais antigas cidades continuamente habitadas no mundo desde 8.500 aC. As casas na maioria pintadas de branco-gelo não apresentam muitas riquezas. Além do Palácio Real do Rei Abdullah Al Hussein e da Rainha Rania (considerada uma das mulheres mais belas do mundo) e da Cidadela com o Templo de Hércules são os modernos e luxuosos hotéis que se destacam na paisagem de uma capital com mais de dois milhões de habitantes.

Fotos: Grand Hyatt Amman

Rogério Almeida é graduado em Comunicação Social, leciona na UFPB e há 20 anos atua no jornalismo de turismo. É também, entre outras atividades de destaque na área, membro atuante do Clube Gourmet da Paraíba e do Conselho Executivo Nacional da Abrajet.

LuxuryTravelpor Rogério Almeida

Grand Hyatt Amman: o luxo na capital da Jordânia.

Amã foi nomeada uma das melhores cidades do Oriente Médio e Norte da África, para acordos de ordem econômica, trabalhista, ambiental e de valorização de fatores sócio-culturais. Daí a modernidade e luxo para quem se hospeda em verdadeiros palácios como o Grand Hyatt Amman.

Em virtude do 9 de novembro de 2005 quando explosões coordenadas abalaram três hotéis em Amã, resultando na morte de 60 pessoas e ferimentos em outras 115 que se divertiam em uma festa de casamento em um dos hotéis, tendo o grupo Al-Qaeda reivindicado a responsabilidade pelo ato, o acesso ao Grand Hyatt Amman e todos

os demais hotéis da capital jordaniana são feitos através de barreiras eletrônicas e revista geral nos hóspedes. Embora inconveniente desde então não houve mais qualquer registro de atentando em hotel em Amã. Afinal, a menos de 30 km daqui está a cidade de Zarqa, o berço da Al Qaeda . Depois do sucesso da novela da Globo, destacando as belezas da Jordânia, este país do Oriente Médio não tem saído dos roteiros dos brasileiros. É bem verdade que não existe voo direto do Brasil para a capital Amã. Entretanto, há opções via Dubai, via Europa ou via Istambul, pela Turkish Airlines, partindo de São Paulo rumo a Istambul e de lá até Amã.

Um passeio pelas ruas de Amã, surpreende pelo grande número de fotos do casal real e do mais querido rei de todos os jordanianos- Hussein Bin Talal, o carismático e já falecido pai de Abdullah II, o atual rei. Em todos os lugares, avenidas, obras, escolas, prédios se encontram da família real, se fosse no Brasil seria proibido porque não se pode fazer propaganda com fotos dos governantes.

Quem visita Amã, não pode deixar de percorrer a Cidadela. No local se encontram ruínas do Templo de Hércules, filho de Zeus, construído no reinado do imperador romano Marcus Aurelius (161- 180 D.C) e que também é conhecido como o Grande Templo de Amã. No centro da Cidadela encontra-se um teatro romano em ruínas com capacidade para 6 mil pessoas e que ainda hoje é utilizado como palco para peças teatrais e shows.

De onde o visitante estiver no centro da capital da Jordânia vai distinguir as torres do Grand Hyatt Amman. È o endereço preferido dos empresários e milionários. O hotel é convenientemente localizado no centro do distrito diplomático e de negócios e muito próximo do Centro de Convenções e Feiras, shopping centers e a 30 minutos do Aeroporto Internacional Rainha Alia.

O Grand Hyatt Amman oferece 311 elegantes apartamentos, incluindo 16 suites e o exclusivo Hyatt´s Grand Club®. Os amplos quartos são equipados com internet de alta velocidade, travesseiros de plumas e decorados em estilo Arabesque. O hotel também possui 50 apartamentos residenciais de luxo para os moradores.Localizados na Torre Hyatt estes apartamentos são conectados com o hotel através de um grande corredor.

Serviço: Grand Hyatt AmmanJabal Amman, Hussein Bin Ali Street

P.O.Box 831159, Amman 11183, JordanFone: (962) (6) 465-1234Fax: (962) (6) 465 16 34

E-mail: [email protected]

Prometendo uma completa indulgência, conforto e experiência única de estar em casa fora de casa, o Grand Hyatt Amman não economiza no esforço de assegurar a cada hóspede o que precisa, tornando a permanência em algo agradável, relaxante e memorável.

Localizado no Lobby do hotel, o Business Center oferece um complete service para negócios, incluindo tradução, courier, biblioteca, computados e aluguel de equipamentos audiovisuais. Possui ainda uma sala para reunião de até 10 pessoas, com laptop conectado a uma TV de plasma de 42 .̀

Outras facilidades são o serviço de flores, aluguel de veículos, estacionamento, 24-horas serviço de quarto, o Zara Souk (para compra de artesanato), serviço de Babysitting, e médico 24 horas e o ClubOlympus. Trata-se de um Fitness Center com Spa com saunas, ginásio equipado com máquinas Cybex, massagistas e tratamentos com a lama do Mar Morto.

O hotel possui ainda uma centro de convenções com 2.500 metros quadrados e o Grand Ballroom, com capacidade

para 1 mil convidados e que é considerado o maior salão de festas da Jordânia. Aqui se realizam grandes casamentos, alternativamente existe o Terraço Sawani, com belas palmeiras, fonts naturais e uma vista fenomenal da Mesquita Azul de Amã

O Grand Hyatt Amman também se destaca pelo grande número de restaurantes. Na hora do almoço a dica é ir para o L’incontro, que mistura a Milanesa chic com a inovativa e moderna cozinha Italiana. Para um jantar oriental relembrando os anos 30 na colonial Vietnam: o Indochine é a pedida. Para quem deseja gastar pouco, a opção de um sanduíche existe no The Grand Deli e para após meia noite existe o JJ’s, o hotspot favorito para quem deseja `ver e ser visto .̀ Funciona depois das 10 da noite. Se não bastasse tudo isso, ainda existe o 32º North, localizado no lobby do hotel e aberto permanentemente para café da manhã, almoço e jantar.

Na sua próxima viagem internacional com certeza estará incluindo a capital da Jordânia e se a opção for se hospedar no Grand Hyatt Amman saiba que o luxo e a elegância o acompanharão nesta que é uma das cidades mais antigas do mundo.

The Grand Hyatt Amman is the preferred address for the discerning business traveler visiting Amman. The hotel is conveniently located in the heart of Amman’s business and diplomatic district, with an invaluable link to the Trade, Exhibition and Conference Centre, and just 30 minutes from Queen Alia International Airport. Grand Hyatt Amman is also within easy access of Amman’s exclusive shopping areas and is the ideal base from which to discover Jordan’s numerous attractions.Grand Hyatt Amman offers 311 elegant guestrooms, including 16 suites and Hyatt’s exclusive Grand Club® accommodation. The hotel’s spacious rooms offer everything from high-speed Internet connectivity to heavenly feather duvets, while the suites are a haven of exceptional luxury and modernity, accented by an Arabesque style. Grand Hyatt Amman also provides 50 luxury residential apartments for the long-staying guest. Housed in the Hyatt Tower, the apartments are linked to the hotel by a walkway. Promising the ultimate in indulgence, comfort and a home-away-from-home experience, the hotel spares no effort to ensure that every guest’s needs and expectations are met and exceeded, and that their stay is exquisite, relaxing

and memorable;Located on the Lobby level of the hotel, the Business Centre offers a complete range of business services and facilities, including translation and courier services, library facilities, laptop computers, audio visual rental and secretarial services. The Centre also features a fully equipped meeting room for 10 people, with laptop connectivity to a 42-inch plasma-screen TV.Grand Hyatt Amman offers 2,500 sq m of meeting and banqueting facilities, including the unsurpassed style and distinctive elegance of the hotel’s Grand Ballroom, one of Amman’s largest, which has the capacity for 1,000 guests and it is the biggest in Jordan. Alternatively, choose to celebrate your love on the Sawani Terrace, a beautiful area featuring palm trees, a soothing water fountain and breathtaking views of the blue-domed mosque, making it a dazzling location for your dream wedding.

For more information: Visit www.kesslercollection.com or www.casamonica.com or call 904.827.1888 toll free: 888.213.8903.

In english: Grand Hyatt Amman: a luxury at the capital of Jordan

Av. Gen. Edson Ramalho Telefone: (083) 3247-1073.

Foto: Edson Matos

ÁRVORES QUE FLORAM

É encantador quando nos deparamos com a floração de algumas árvores. Elas atraem a atenção pela magnitude de seu porte e pela bela coloração de suas copas e pelo tapete de cores que deixam pelo chão. Algumas árvores possuem grande potencial paisagístico sendo utilizadas em grupos, renques ou na formação de alamedas e podem ser aplicadas tanto em jardins públicos quanto em jardins residenciais.

Formada pela UFPE no curso de arquitetura e paisagismo, Patrícia Lago é natural do Recife-PE e reside em João Pessoa há 4 anos , onde também atua na área de decoração e paisagismo, área do qual se especializou e desenvolve vários projetos.

Paisagismopor Patrícia Lago

Foto

Divu

lgaa

ção

- SXC

.HU

Porém, para cada espaço existe a árvore certa a ser plantada. Deve-se levar sempre em conta o porte e as raízes que cada espécie pode atingir. Para ficar em harmonia e sem causar danos é sempre bom tirar todas as dúvidas consultando as suas características.

Plante e cultive uma árvore! O resultado será o prazer de contemplar uma bela sombra.

Foto

s Divu

lgaa

ção

- SXC

.HU

Foto

s Divu

lgaa

ção

- SXC

.HU

REVESTINDO

com Obra Prima by Manslla Almeida

Os revestimentos vão muito além do efeito decorativo. As características do produto como vida útil, custo, manutenção e facilidade na renovação, são essenciais. A loja Obra Prima Revestimentos disponibiliza no mercado várias opções de cores e texturas, com tecnologias adequadas para cada tipo de necessidade. A arquiteta Manslla Almeida foi convidada pela Obra Prima para apresentar um de seus ambientes onde utilizarou os belos revestimentos da loja.

“Trata-se de um projeto para um apartamento compacto, onde busquei atender as necessidades de um jovem casal que reside em outra cidade de modo que quando viessem a João Pessoa encontrasse o aconchego e conforto do seu lar.

Busquei ressaltar a identidade dos clientes, priorizando a funcionalidade com uso de materiais modernos, como a cuba para o lavabo em vidro craquelado de corian, acabamentos diferenciados para os banheiros e cozinha, onde foi utilizado revestimento em mármore, deixando os ambientes bonitos e sofisticados.”

Manslla AlmeidaArquiteta

Av. Epitácio Pessoa, 2230 , João Pessoa

Telefone: (83) 3225-6760

[email protected] www.obraprimarevestimentos.com

Para a criação e fabricação de produtos algumas características importantes precisam ser consideradas para alcançarmos a excelência dos resultados. Além da estética e beleza dos equipamentos é fundamental o uso materiais da mais alta qualidade, pois são esses elementos que proporcionam aos produtos os principais diferenciais de mercado.

a autenticidade do design garante um um produto exclusivo e DE qualidade

Daniel Muniz é light designer, pós graduado em marketing pela UFPB e atua profissionalmente no mercado de iluminação há mais de 13 anos. Administrador por natureza, Daniel também profere palestras sobre o vasto e fascinante universo da luminotecnia.

Iluminaçãoe Designpor Daniel Muniz

Iluminaçãoe Design

No segmento luminotécnico as premissas são as mesmas, uma boa iluminação pede a aplicação de luminárias que efetivamente proporcionem bons resultados de luz. O composto entre itens de segurança, normas técnicas, componentes certificados, lâmpadas de conceituada qualidade e o desenho das luminárias, ou seja, formatos e angulações, potencializa os resultados eficientes de luz. Não basta ter um bom design estético, é necessário compatibilizar beleza e

engenharia num só produto.Para as indústrias e designers de produtos, tais fatores são essenciais. E para garantir a autenticidade do trabalho desenvolvido é fundamental que haja o registro de propriedade industrial. Uma ferramenta que garante a autenticidade das criações e proporciona aos clientes a segurança contra as luminárias copiadas, um mal que afeta o mercado e descredibiliza o setor de iluminação.

Iluminaçãoe Design