revisÃo pave – 3º ano - colégio gonzaga - pelotas/rs · história para o ensino médio....

9
REVISÃO PAVE – 3º ANO 01. (2010) Porém foi logo outorgada Nova constituição: Uma carta diferente Sem ter havido eleição, O chamado “Estado Novo” Sem ter o voto do povo Na sua elaboração. Assim foi iniciada A chamada ditadura Onde Getúlio com força Mostrou uma linha dura Atacando os pessimistas, Reprimindo os extremistas, Mantendo a lei da censura. Órgãos fiscalizadores No governo eram mantidos, Com verdadeiro rigor Pela lei eram punidos Todos os sonegadores De impostos, exploradores Do povo em quaisquer sentidos Agora os trabalhadores Pela lei nacional Tinham um salário mínimo Com descanso semanal, Férias e outros direitos, Embora não tão perfeitos Porém dando o essencial Getúlio nesse período Governava sem congresso; Embora os adversários Fossem contra o seu processo, O Povo estava feliz: Havia em todo o país Ordem, trabalho e progresso. In: Santos, Antônio Teodoro dos. Vida, Tragédia e Morte do Presidente Getúlio Vargas. São Paulo: Luzeiro, 1954. A Constituição referida no texto teve elementos (a) comunistas e foi a “Constituição Cidadã”. (b) democráticos e estabeleceu o Parlamentarismo. (c) fascistas e foi conhecida como “a Polaca”. (d) autoritários e promulgados pela Assembleia Constituinte. (e)trabalhistas e instituía o voto feminino e a eleição direta para presidente. 02.(2010)

Upload: duongdung

Post on 10-Nov-2018

222 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

REVISÃO PAVE – 3º ANO

01. (2010) Porém foi logo outorgada Nova constituição: Uma carta diferente Sem ter havido eleição, O chamado “Estado Novo” Sem ter o voto do povo Na sua elaboração. Assim foi iniciada A chamada ditadura Onde Getúlio com força Mostrou uma linha dura Atacando os pessimistas, Reprimindo os extremistas, Mantendo a lei da censura. Órgãos fiscalizadores No governo eram mantidos, Com verdadeiro rigor Pela lei eram punidos Todos os sonegadores De impostos, exploradores Do povo em quaisquer sentidos Agora os trabalhadores Pela lei nacional Tinham um salário mínimo Com descanso semanal, Férias e outros direitos, Embora não tão perfeitos Porém dando o essencial Getúlio nesse período Governava sem congresso; Embora os adversários Fossem contra o seu processo, O Povo estava feliz: Havia em todo o país Ordem, trabalho e progresso. In: Santos, Antônio Teodoro dos. Vida, Tragédia e Morte do Presidente Getúlio Vargas. São Paulo: Luzeiro, 1954. A Constituição referida no texto teve elementos (a) comunistas e foi a “Constituição Cidadã”. (b) democráticos e estabeleceu o Parlamentarismo. (c) fascistas e foi conhecida como “a Polaca”. (d) autoritários e promulgados pela Assembleia Constituinte. (e)trabalhistas e instituía o voto feminino e a eleição direta para presidente. 02.(2010)

Na foto de junho de 2004, os “capacetes azuis” da ONU: tropas brasileiras no Haiti – a maior operação militar brasileira no exterior em 50 anos. In: VICENTINO, Cláudio et all. História para o Ensino Médio. História Geral e do Brasil.São Paulo: Scipione, 2005. A participação militar brasileira no Haiti teve o propósito de (a) restaurar o governo democraticamente eleito derrubado por tropas americanas. (b) projetar o Brasil como liderança na América Latina e Caribe, ampliando sua influência sobre o Conselho de Segurança da ONU. (c) erradicar imediatamente a exploração neocolonial e assegurar a soberania do país. (d) democratizar os recursos naturais eliminando as praias privadas de empresas turísticas estrangeiras. (e) consolidar a hegemonia militar brasileira nas Américas. 03.(2010) O Regime Fascista (1922-1943), instalado na Itália, por Benito Mussolini, foi inserido inicialmente na forma de governo (a) monárquica. (b) republicana. (c) federalista. (d) absolutista. (e) democrática 04.(2010) Ninguém, e não faço exceção de Hitler, aplicou ao socialismo um golpe tão mortal. Hitler atacava as organizações operárias no exterior. Stalin as ataca no interior. Hitler destrói o marxismo; Stalin o prostitui. Não há princípio que permaneça intacto; não há uma idei a que não tenha sido enlameada. Até mesmo os termos socialismo e comunismo foram gravemente comprometidos, agora que a gendarmaria incontrolável, com diplomas de ́comunista`, chama de socialismo ao regime que impõe. Repugnante profanação! Trotsky, Leon. Stalin e a burocracia. Trotsky: política. São Paulo: Ática, 1981. O texto é uma crítica ao (a) capitalismo soviético. (b) anarquismo stalinista. (c) socialismo totalitário. (d) socialismo marxista. (e) comunismo.

05.(2010) Distribuição de renda no Brasil Ano População 1960 1980 1983 1986 Pobres 12% 9% 8% 8% Ricos 37% 46% 46% 48% Campos, Flávio de.Oficina de história: história do Brasil.São Paulo: Moderna, 1999. Analisando a tabela é correto concluir que, (a) na Nova República, ocorreu uma redistribuição da renda. (b) na Ditadura civil/militar, ocorreu concentração de renda. (c) na Ditadura civil/militar, ocorreu redução do número de pobres. (d) na Terceira República, ocorreu uma urbanização acelerada e redistribuição de renda. (e) nos governos militares, ocorreu austeridade econômica, combate a corrupção e democratização da renda nacional. 06.(2010) Lenin disse: “Este governo declara solenemente sua disposição de concluir imediatamente a paz [ ...] igualmente justa para todas a nações e nacionalidades sem exceção”. Petta, Nicolina Luiza de. História: uma abordagem integrada: volume único / Nicolina Luiza de Petta, Eduardo Aparício Baez Ojeda. História uma Abordagem Integrada. São Paulo: Moderna, 2003. E logo foi assinado o Armistício de Brest-litovsky em relação à (a) I Guerra Mundial. (b) II Guerra Mundial. (c) Revolução Russa. (d) Guerra Civil. (e) Ditadura Nazista. 07.(2010) “Nós queremos cantar o amor ao perigo o hábito da energia e da temeridade [...] não existe beleza, a não ser luta. Nenhuma obra que não tenha caráter agressivo pode ser considerada uma obra-prima [...]. Nós queremos glorificar a guerra, única higiene do mundo – militarismo, o patriotismo, o gesto destruidor dos libertários, as belas idéias pelas quais morrer e o desprezo da mulher. Nós queremos destruir museus, as bibliotecas, as academias de todo tipo e combater [...], o feminismo e cada ação vil, oportunista ou utilitária.” Petta, Nicolina Luiza de. História : uma abordagem integrada : volume único / Nicolina Luiza de Petta, Eduardo Aparício Baez Ojeda. História uma Abordagem Integrada. São Paulo: Moderna, 2003. Esse texto, produzido na Itália em 1941, expressa o (a) Comunismo. (b) Fascismo. (c) Nazismo. (d) Anarquismo. (e) Existencialismo. 08.(2010) No oeste do Paraná e Santa Catarina [...] os pequenos e médios proprietários da região, sentindo-se prejudicados pela aliança econômica e política entre a companhia norte-americana e os latifundiários, decidiram unir-se a José Maria e sua gente. Iniciou-se um confronto em que lutaram, de um lado, as camadas mais pobres da população e os pequenos e médios proprietários, do outro, o governo federal, os estancieiros (latifundiários) e a Brazil Railway. A luta prolongou-se de 1912 a 1916, quando os seguidores do beato foram definitivamente derrotados. Petta, Nicolina Luiza de. História : uma abordagem integrada : volume único / Nicolina Luiza de Petta, Eduardo Aparício Baez Ojeda. História uma Abordagem Integrada. São Paulo: Moderna, 2003.

O movimento social ao qual o texto faz referência é o do/dos (a) Canudos. (b) Muckers. (c) Cangaço. (d) Monges Barbudos. (e) Contestado. 09.(2010) A afirmação do nacionalismo econômico, a proibição de greve, a restrição de associação operária, a decretação do estado de emergência e o direito do presidente governar por decretos - leis e nomear interventores nos estados foram itens da constituição brasileira de (a)1934. (b)1946. (c)1967. (d)1937. (e)1891. 10.(2008)

A Imagem acima refere-se ao início do período republicano brasileiro com a expulsão de Dom Pedro II e da Família Real. Sobre esse período específico é INCORRETO afirmar: (a) Foi implementada uma proposta econômica denominada historicamente de encilhamento. (b) Houve uma revolta no sertão nordestino denominada de “Revolta de Canudos”. (c) Divergências políticas levaram à renúncia do primeiro presidente republicano, Deodoro da Fonseca. (d) Houve pagamento de indenizações para fazendeiros que perderam recursos com a abolição da escravidão, decretada pela Princesa Isabel. (e) Eclodiu a Revolta Federalista, no Rio Grande do Sul. 11.(2008)

“Há muito tempo nas águas da Guanabara O Dragão do Mar reapareceu Na figura de um bravo feiticeiro A quem a História não esqueceu Conhecido como navegante negro” A letra da música o “mestre sala dos mares” de Aldir Blanc e João Bosco e a foto dos marinheiros, onde aparece o gaúcho João Cândido, referem-se ao movimento social historicamente denominado: (a) Revolta da Armada, de 1893. (b) Revolta da Chibata, de 1910. (c) Revolução Federalista, de 1893. (d) Revolta dos Marinheiros, de 1964. (e) Revolta dos negros Malês, na Bahia, em 1835. 12.(2008)

A obra Guernica de Pablo Picasso faz referência a um importante episódio histórico do século XX, denominado (a) II Guerra Mundial. (b) I Guerra Mundial. (c) Guerra Civil Espanhola. (d) Derrubada do General Franco. (e) Proclamação da República Espanhola. 13.(2008)

COTRIM. História Global: Brasil e Geral – Volume único. São Paulo: Saraiva, 2002. A Imagem acima remete ao período da II Guerra Mundial e às propostas de expansão territorial do ditador alemão Adolf Hitler. Essa expansão foi facilitada pela “Política de Apaziguamento” assumida pela Inglaterra e França. Um momento marcante dessa política foi a (a) Audiência de Nuremberg. (b) Conferência de Teerã. (c) Conferência de Yalta. (d) Conferência de Munique. (e) Conferência de Casa Blanca. 14.(2008) As fotos demonstram a utilização do futebol, durante o Período Militar, como instrumento de propaganda política. Analisando as imagens, é correto perceber que (a) ambas propagam o regime militar. (b) ambas criticam o militarismo. (c) a primeira favorece a ditadura militar, enquanto a segunda a critica. (d) ambas são do Estado Novo. (e) a censura do período militar era absoluta. 15.(2008)

As fotos demonstram a utilização do futebol, durante o Período Militar, como instrumento de propaganda política. Analisando as imagens, é correto perceber que (a) ambas propagam o regime militar. (b) ambas criticam o militarismo. (c) a primeira favorece a ditadura militar, enquanto a segunda a critica. (d) ambas são do Estado Novo. (e) a censura do período militar era absoluta 16.(2007)

A FEB (Força Expedicionária Brasileira), na foto, atuou na Itália durante a (a)Guerra Fria, como aliada da OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte). (b) Segunda Guerra Mundial, contra os comunistas da União Soviética. (c) Primeira Guerra Mundial, contra a Tríplice Aliança (Itália, Império Austro-húngaro e Alemanha). (d) Segunda Guerra Mundial, contra o eixo nazi-fascista. (e) Guerra Civil Espanhola, contra o fascismo de Franco. 17.(2007) A constituição brasileira que impôs, simultaneamente, a extinção dos partidos políticos, a supressão da federação e dos hinos e bandeiras estaduais, a proibição das greves e a pena de morte, foi a de (a)1937. (b)1851. (c)1934.

(d)1946. (e)1967. 18.(2007)

O grupo “Revolucionário” da foto e seus correligionários lutaram contra (a) os maragatos e a favor do fortalecimento do poder legislativo. (b) a reeleição permanente de Borges de Medeiros e a favor do fortalecimento do legislativo. (c) o voto a cabresto e a favor do castilhismo-borgismo. (d) o coronelismo e a favor do voto feminino. (e) a concentração de verbas públicas na industrialização e a favor da reforma agrária. 19.(2007)

Massacre na Coréia, Pablo Picasso, 1951 (obra encomendada pelo Partido Comunista)

O uso da força imperialista na Guerra da Coréia (1950-1953) é criticado, na pintura, pela representação dos militares em contraposição às mulheres e crianças (com formas arredondadas). O país que participou dessa Guerra e é objeto da crítica do artista, foi(foram) (a) os EUA. (b) a Índia. (c) a Alemanha. (d) a Itália. (e) o Vietnã. 20.(2007) O presidente norte-americano Harry Truman(1945-1953), em um de seus discursos se pronunciou:“Um modo de vida baseia-se na vontade da maioria, distinguindo-se pelas instituições livres,governo

representativo, eleições livres, garantias de liberdade individual, liberdade de palavra e religião e ausência de opressão política. O segundo modo de vida baseia-se na vontade de uma minoria imposta pela força à maioria. Vale-se do terror e da opressão de uma imprensa controlada, de eleições forjadas e da supressão da liberdade pessoal.” Harry Truman. Em: Paul Kennedy. Ascensão e queda das grandes potências. 2 ed. Rio de Janeiro: Campus, 1989. Conforme o texto e seus conhecimentos, depreende-se que o contexto do discurso é o da (a) Primeira Guerra Mundial. (b) Revolução Russa. (c) Segunda Guerra Mundial. (d) Guerra Civil Espanhola. (e) Guerra Fria. 21.(2007) Depois da Segunda Guerra Mundial, grupos nacionalistas argelinos constituíram a Frente de Libertação Nacional (FLN), que deu início à luta armada pela emancipação do país em novembro de 1954. Reagindo à repressão, os guerrilheiros da FLN passaram a utilizar o terrorismo como parte de seus métodos de luta. Entre 1956 e 1957, travou-se nas ruas da capital argelina a Batalha de Argel, um conjunto de combates e atentados que chamou a atenção da opinião pública mundial para a Revolução Argelina. Em 1958, tiveram início as negociações com representantes da FLN, mas foi preciso enfrentar e derrotar a oposição dos militares de direita, que criaram a Organização do Exército Secreto, com o objetivo de impedir a independência argelina. Em 1962, finalmente foram firmados os Acordos de Evian, oficializando a independência da Argélia, que passou a ser governada por Ahmed Ben Bella. PAZZINATO, Alceu e SENISE, Maria Helena. História Moderna e Contemporânea . São Paulo: Ática, 2002. [adapt.] A luta pela independência da Argélia insere-se na conjuntura histórica do (a) (a) neo-colonialismo francês no continente africano. (b) imperialismo inglês no norte da África. (c) expansão capitalista norte-americana na Ásia. (d) domínio socialista soviético na Ásia. (e) desagregação do bloco socialista na Ásia.