retórica, filosofia e democracia

1
RETÓRICA, FILOSOFIA E DEMOCRACIA Oposição entre Sofistas e Platão Platão afirma que o argumento sofístico é o mesmo que falso argumento ou argumento intencionalmente falacioso; de sofista deriva sofisticado, no sentido depreciativo de algo muito elaborado, embora vazio de conteúdo. Platão define os sofistas como: caçadores interesseiros de jovens ricos; comerciantes do ensino e das virtudes; pequenos comerciantes de mercadorias de primeira ou de segunda-mão; mercenários da arte da erística, da contradição,do combate; arte do simulacro, da ilusão. Os sofistas questionaram os valores éticos e jurídicos da pólis ateniense, pondo em causa a forma de governo, combatendo a injustiça da economia escravista, embasando o RETÓRICA, FILOSOFIA E Trabalho Realizado por: Mario Araújo nº13; Pedro Filipe nº16; Vasco Seixas nº20.

Upload: mluisavalente

Post on 02-Aug-2015

501 views

Category:

Education


2 download

TRANSCRIPT

Page 1: Retórica, filosofia e democracia

RETÓRICA, FILOSOFIA E DEMOCRACIA

Oposição entre Sofistas e Platão

Platão afirma que o argumento sofístico é o mesmo que falso argumento ou argumento intencionalmente falacioso; de sofista deriva sofisticado, no sentido depreciativo de algo muito elaborado, embora vazio de conteúdo.

Platão define os sofistas como:

caçadores interesseiros de jovens ricos; comerciantes do ensino e das virtudes; pequenos comerciantes de mercadorias de primeira ou de segunda-

mão; mercenários da arte da erística, da contradição,do combate; arte do simulacro, da ilusão.

Os sofistas questionaram os valores éticos e jurídicos da pólis ateniense, pondo em causa a forma de governo, combatendo a injustiça da economia escravista, embasando o direito natural a partir da ordem humana e não divina. Os sofistas forneceram os argumentos contra as distorções do direito positivo vigente nas diversas pólis gregas. O indivíduo é o criador da cidade e vale sempre mais que a coisa criada.

RETÓRICA, FILOSOFIA E DEMOCRACIA

Trabalho Realizado por:

Mario Araújo nº13; Pedro Filipe nº16; Vasco Seixas nº20.