retomada do cbc geografia 2013

20
ENCONTRO REGIONAL DE PROFESSORES DO 6º AO 9º ANO Equipe PIP/CBC SRE Pouso Alegre 1º Semestre/2013

Upload: jonathan-cardoso

Post on 11-Jul-2015

1.238 views

Category:

Documents


5 download

TRANSCRIPT

Page 1: Retomada do cbc geografia 2013

ENCONTRO REGIONAL DE PROFESSORES DO 6º AO 9º ANO

Equipe PIP/CBC

SRE Pouso Alegre

1º Semestre/2013

Page 2: Retomada do cbc geografia 2013

CBC CURRÍCULO BÁSICO COMUM

(MATRIZ DE ENSINO)

Implementação do CBC

Equipe PIP/EF – SRE Pouso Alegre

Page 3: Retomada do cbc geografia 2013

CBC – GEOGRAFIA

É necessário que tenhamos novos olhares, novas técnicas e novas perspectivas sobre o objeto de estudos da Geografia diante da natureza cambiante do mundo contemporâneo.

Page 4: Retomada do cbc geografia 2013

OLHAR E VER

Olhar é comum a todos; Ver é ir muito além dando sentido às coisas, é

abstrair a essência; Ver amplia a capacidade de compreender a

realidade transformando-a; Ver é construir mentalmente o novo; Ver é superar limitações de apreensão do real.

Page 5: Retomada do cbc geografia 2013

DESAFIOS

Propõe um pensar que desafia a lógica formal e o mundo das certezas;

Propõe o desenvolvimento de habilidades de orientação em nível escolar, como forma de explicar os fenômenos globalizados e seus processos.

Page 6: Retomada do cbc geografia 2013

O QUE É O CBC?

É uma proposta curricular e, como tal, apresenta descrição dos conteúdos e habilidades que os alunos devem aprender em cada disciplina.

Page 7: Retomada do cbc geografia 2013

O CBC, como proposta curricular, responde às questões:

Qual o seu papel? Ampliar a capacidade de compreensão da realidade, transformando-a com vistas a uma melhoria da qualidade de vida humana e ambiental.

Como? Utilizando as linguagens geográficas necessárias (gráfica, cartográfica, visual, etc.);demonstrando a capacidade de percepção, análise e de estabelecimento e relações no dia a dia de um modo interdisciplinar; desenvolvendo autonomias para mudanças; compreendendo os direitos, limites e potencialidades da ciência e tecnologia.

Page 8: Retomada do cbc geografia 2013

Conteúdo Básico ComumResolução SEE nº666 – 07/04/2005

EIXOS TEMÁTICOS

TEMAS

TÓPICOS

HABILIDADES

Page 9: Retomada do cbc geografia 2013

EIXOS TEMÁTICOS

Eixo Temático I – As Geografias do cotidiano

Eixo Temático II – A sociodiversidade das paisagens brasileiras e suas manifestações espaçoculturais.

Eixo Temático III – A globalização e regionalização no mundo contemporâneo

Eixo Temático IV – Meio ambiente e cidadania planetária

Page 10: Retomada do cbc geografia 2013

De acordo com a Lei Federal n 9.394, de 20/12/96, Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, o ensino fundamental no Brasil tem por objetivo a formação básica do cidadão mediante o desenvolvimento da capacidade de aprendizagem, tendo em vista a aquisição de conhecimentos e habilidades e a formação de atitudes e valores.

Page 11: Retomada do cbc geografia 2013

Habilidades Operatórias

O que são habilidades operatórias?

Habilidades operatórias são processos mentais, onde o aluno faz conexões e constrói significados a partir do que ele já sabe (conhecimentos prévios).

Page 12: Retomada do cbc geografia 2013

HABILIDADES OPERATÓRIAS

Page 13: Retomada do cbc geografia 2013

Habilidades operatórias na prática

Page 14: Retomada do cbc geografia 2013

HABILIDADE CARACTERÍSTICAS ATIVIDADES

Classificar Pode ser entendida por reunir-se em classes ou em grupos; determinar a classe, ordem, família, gênero e espécie em elementos; aproximar ou distinguir algo com base em semelhanças ou diferenças. Esta habilidade exige que o aluno opere com análise e síntese.

Desenvolver experimentos a partir da leitura de textos que sem destacar explicitamente essa habilidade, trabalhem diferenças entre gêneros e espécies. Transpor as classificações das ciências para outras áreas curriculares.

Enumerar É contar ou enumerar uma série de coisas. Seu objetivo é evitar que a visão da criança e do adolescente sobre o símbolo numérico seja mecanizada, irrefletida.

Construir associações entre números e as coisas que eles qualificam: progressivamente, devem estabelecer noções sobre seu uso em operações aritméticas em escalas e em quadros de referencias gerais.

Aplicar Significa usar o conhecimento para esclarecer outros conhecimentos. Aplicar um conhecimento já obtido em outras situações (transferir). A aplicação exige a possibilidade de transferência que é uma das mais importantes habilidades operatórias estimuladoras da inteligência.

Pode-se explorar o caminho para a escola, conhecido pelos alunos , para que ele comece a construir noções de relevo aplicando a outras situações. O aluno aplica o seu conhecimento e transfere seus conhecimentos para mais tarde, transformá-los e amplia-los.

Page 15: Retomada do cbc geografia 2013

HABILIDADES CARACTERÍSTICAS ATIVIDADES

Debater O mesmo que discutir, contestar. É fundamental para o estimulo da inteligência linguística. O debate é o resultado da interação do professor e do aluno com o objeto do conhecimento.

Deve ser estimulado por situações problemas que abranjam todas as disciplinas do currículo. Essas situações requerem um professor pronto para contestar, inquirir, propor, desafiar.

Deduzir Significa compreender relações entre elementos diferentes, extrair conclusões a partir do exame dos fatos ou pistas textuais. Dedução não é adivinhação, mas exige constantemente a lógica, por meio da qual se busca chegar as consequências.

Várias oportunidades para por em prática a dedução. A observação do tempo permite deduzir o clima. Os trajes do trabalhador (as vezes) a profissão, as feições humanas e as emoções

Analisar É decompor o todo em partes; estudar as classes inerentes a um objeto. Descrever objetos ou sistemas a partir de seus elementos construtivos, examinar de forma crítica. Processo que evolui do complexo para o simples. É pré requisito da habilidade de classificar..

Textos, operações matemáticas, fatos históricos ou uma relação geográfica.

Page 16: Retomada do cbc geografia 2013

HABILIDADES CARACTERÍSTICAS ATIVIDADES

Interpretar É esclarecer; explicar o sentido de; entender alguma coisa; eventualmente exprimir um sentimento e elaborar conclusões. Envolve a apreciação pessoal de cada um diante de uma situação.

Recursos variados, leitura polissêmica.

Provar Significa apresentar dados e/ou evidências que justificam e esclarecem um fato, fenômeno, etc. Exige capacidade de analise . Essa habilidade complementa o julgamento, a avaliação e a análise.

Provas, explicações que esclareçam um fato.

Concluir É acabar, terminar, encerrar, convencer-se de alguma coisa. Habilidade que complementa as habilidades de provar e deduzir. É a consequência lógica dos fatos, dados e argumentos.

Pode ser utilizada em diagnóstico de avaliação de aprendizagem significativa e em jogos operatórios especificamente para o trabalho que explora essa habilidade.

Page 17: Retomada do cbc geografia 2013

HABILIDADE CARACTERÍSTICA ATIVIDADE

Refletir Pode ser entendido como fazer retroceder, desviando-se da direção inicial; meditar; reproduzir a imagem de algo, fazer elucubrações. “Quem reflete retrocede um pouco no caminho do pensamento, para aferir sua validade ou concordância.”

Um texto bem elaborado, um problema matemático e sua solução e outras linguagens constituem estratégias para a reflexão.

Demonstrar Pressupõe a capacidade de explicar um fato, um fenômeno, um acontecimento por meio do raciocínio lógico, apontando causas, efeitos e relações. A demonstração pode envolver também comprovação de um argumento.

Desenvolver jogos que destaquem as diferenças entre exibir e demonstrar.

Conceituar É formular ideias ou explicações caracterizando um objeto de modo lógico e operacional. Exige análise, síntese e classificação. Todo conceito é uma análise expressa por meio de palavras; por isso, essa habilidade operatória visa desenvolver a capacidade do aluno de expressar a essência de uma ideia.

Construir conceitos partindo do que os alunos sabem e jogos.

Page 18: Retomada do cbc geografia 2013

HABILIDADE CARACTERÍSTICA ATIVIDADE

Criticar Significa avaliar por meio de julgamento de valor e análise. A crítica é um excelente instrumento de estímulo as inteligências linguística , logico-matemática e espacial, mas é importante que surja como produto de uma analise. Criticar não é falar mal. É produzir um julgamento positivo, negativo ou que aprecie ambos os aspectos.

Atividades que envolvam críticas de textos gráficos, ilustrações, mapas ou de um fato que afetou a comunidade devem ser uma constante na sala de aula.

SintetizarResumir

É expor genérica ou abreviadamente; fazer sumário; demonstrar logicamente os principais eventos ou fenômenos; selecionar elementos fundamentais; condensar, discriminar o principal. Exige quase todas as habilidades sugeridas para o ensino fundamental.

Em aulas, trabalhos em grupos, oficina de procedimentos de leitura.

Interagir Agir de forma recíproca, mútua, agir com o outro.Sala de aula é um espaço de interação e nesta interação que as aprendizagens acontecem.

Promover atividades que exijam colaboração mútua. Ex. grupo do PEAS

Page 19: Retomada do cbc geografia 2013

A sala de aula do Ensino Fundamental deve ser um espaço em que o aluno possa empregar, de maneira ilimitada, suas múltiplas inteligências, trabalhando uma a uma para evitar o aprimoramento de apenas algumas delas.

Page 20: Retomada do cbc geografia 2013

PLANEJAMENTO

Dá a direção a seguir; Possibilita a superação de rotinas; Organiza e disciplina a ação; Reorganiza; Permite selecionar práticas e recursos úteis; Atende as diferenças; Envolve alunos e comunidade escolar nas

atividades.