retiro de jovens #nÓs seguimos jesus · e disciplina eclesástica ... estudo bíblico - pr josé...

4
1146 • Fortaleza, 30 de Abril de 2017 Ano XXIX JESUS #NÓS SEGUIMOS Estes são os que seguem o Cordeiro para onde quer que vá! Apocalipse 14:4 27 a 29 de outubro Local: Sítio Batista Albert Stwart RETIRO DE JOVENS

Upload: vuhuong

Post on 08-Nov-2018

213 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Nº 1146 • Fortaleza, 30 de Abril de 2017Ano XXIX

JESUS#NÓSSEGUIMOS

Estes são os queseguem o Cordeiropara onde quer que vá!Apocalipse 14:4

27 a 29 de outubro

Local:Sítio BatistaAlbert Stwart

RETIRO DE JOVENS

Lemos, no domingo passado, no texto de 1 Sa-muel 31:4-6, que Saul suicidou-se, lançando-se sobre sua própria espada.

Contudo, quando chegamos no primeiro capítulo de 2 Samuel, encontramos um amalequita contando a Davi que encontrou Saul agonizando e que ele deu o golpe de misericórdia, pegou sua coroa e bracelete, e depois os levou até Davi.

Davi, então, ordena a morte desse amalequita por ter assassinado ao ungido do SENHOR (2 Samuel 1:6-10 e 14-16):

“Então disse o moço que lhe dava a notícia: Cheguei por acaso à montanha de Gilboa, e eis que Saul estava encostado sobre a sua lança, e eis que os carros e a cavalaria apertavam-no.

E, olhando ele para trás de si, viu-me, e chamou--me; e eu disse: Eis-me aqui.

E ele me disse: Quem és tu? E eu lhe disse: Sou amalequita.

Então ele me disse: Peço-te, arremessa-te sobre mim, e mata-me, porque angústias me têm cercado, pois toda a minha vida está ainda em mim.

Arremessei-me, pois, sobre ele, e o matei, porque bem sabia eu que não viveria depois da sua queda, e tomei a coroa que tinha na cabeça, e o bracelete que trazia no braço, e os trouxe aqui a meu senhor.

E Davi lhe disse: Como não temeste tu estender a mão para matares ao ungido do SENHOR?

Então chamou Davi a um dos moços, e disse: Chega, e lança-te sobre ele. E ele o feriu, e morreu.

Pois Davi lhe dissera: O teu sangue seja sobre a tua cabeça, porque a tua própria boca testificou contra ti, dizendo: Eu matei o ungido do SENHOR.”

Então, Saul morreu assassinado ou por ter come-tido um suicídio?

Temos duas narrativas e precisamos compreen-dê-las à luz da analogia bíblica, comparando Bíblia com a Bíblia.

Quando lemos a terceira narrativa, em 1 Crônicas 10:3-5, compreendemos melhor o texto:

“E a peleja se agravou contra Saul, e os flecheiros o alcançaram; e temeu muito aos flecheiros.

Então disse Saul ao seu escudeiro: Arranca a tua

espada, e atravessa-me com ela; para que porven-tura não venham estes incircuncisos e escarneçam de mim. Porém o seu escudeiro não quis, porque temia muito; então tomou Saul a espada, e se lançou sobre ela.

Vendo, pois, o seu escudeiro que Saul estava mor-to, também ele se lançou sobre a espada e morreu.”

Os livros de Crônicas foram escritos após os livros de Samuel e Reis, e foram escritos por Esdras (segundo a tradição judaica) para narrar com deta-lhes os principais eventos, de forma didática e com lições espirituais.

Fica claro aqui que Saul suicidou-se mesmo e morreu vítima de seu ato louco.

O amalequita mentiu a Davi, ele encontrou Saul já morto e contou aquela história que havia matado Saul pensando que ganharia prestígio com Davi (sabia que Saul era inimigo de Davi, mas não conhecia a índole e fé de Davi).

É bom frisar que, naquela batalha no Monte Gilboa entre os exércitos de Saul e os filisteus, havia mais soldados presentes àquele acontecimento – e a história do suicídio de Saul deve ter sido depois confirmada por testemunhas oculares.

Uma pergunta surge: E o amalequita? Se ele não matou Saul, por que foi executado?

Primeiro: Porque Davi acreditou nele – ele foi morto por causa de sua própria confissão de culpa.

Segundo: Além disso, aquele amalequita cometeu três graves pecados, dignos da pena máxima:

(1) Falsidade – Mentiu diante de uma causa muito grave – Atos 5:3-4.

(2) Sacrilégio – Tocou levianamente em coisas sagradas: o ungido de Deus – Daniel 5:3.

(3) Roubo – Apoderou-se dos bens de um rei de Israel – Malaquias 3:9.

Por isso, “O temor do SENHOR é o princípio da sabedoria, e o conhecimento do Santo a prudência.

Porque por meu intermédio se multiplicam os teus dias, e anos de vida se te aumentarão” - Pro-vérbios 9:10-11.

Leitura Bíblica Anual – 2 Reis 5:1-19

SAUL SUICIDOU-SE OU NÃO?EVANG. GIUVAN & JULIANA

Leitura Devocional - Culto Matinal

LEMBRETE: Quaisquer chaves ou objetos encontrados nas dependências de nossa igreja devem ser deixados na Recepção. Estamos procurando as chaves das janelas da Cozinha. Quem tiver guardado ou deixado em algum

lugar essas chaves, por favor, entregue o mais cedo possível ao Ministério Dorcas.

Quando lemos esses textos abaixo, o que logo ressalta?

“Honra ao SENHOR com os teus bens, e com a primeira parte de todos os teus ganhos;

E se encherão os teus celeiros, e transbordarão de vinho os teus lagares.” - Provérbios 3:9-10 -

“Trazei todos os dízimos à casa do tesouro, para que haja mantimento na minha casa, e depois fazei prova de mim nisto, diz o SENHOR dos Exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu, e não derramar sobre vós uma bênção tal até que não haja lugar suficiente para a recolherdes.

E por causa de vós repreenderei o devorador, e ele não destruirá os frutos da vossa terra; e a vossa vide no campo não será estéril, diz o SENHOR dos Exércitos.

E todas as nações vos chamarão bem-aventu-rados; porque vós sereis uma terra deleitosa, diz o SENHOR dos Exércitos.” - Malaquias 3:10-12 -

“E digo isto: Que o que semeia pouco, pouco também ceifará; e o que semeia em abundância, em abundância ceifará.

Cada um contribua segundo propôs no seu cora-ção; não com tristeza, ou por necessidade; porque Deus ama ao que dá com alegria.

E Deus é poderoso para fazer abundar em vós toda a graça, a fim de que tendo sempre, em tudo, toda a suficiência, abundeis em toda a boa obra;

Conforme está escrito:Espalhou, deu aos po-bres;a sua justiça permanece para sempre.

Ora, aquele que dá a semente ao que semeia,

também vos dê pão para comer, e multiplique a vos-sa sementeira, e aumente os frutos da vossa justiça;

Para que em tudo enriqueçais para toda a be-neficência, a qual faz que por nós se dêem graças a Deus.” - 2 Coríntios 9:6-11 -

Às vezes passamos por cima de princípios bíblicos maravilhosos – que têm promessas do Deus fiel em todas as Suas obras e compromissos que faz com o Seu povo.

Quem não precisa de bênçãos em sua vida fi-nanceira?

Quem não luta para equilibrar as finanças?Quem não ora por essa área tão importante de

nossa vida e de nossas famílias?

Contudo, talvez tenhamos esquecido que Deus resolveu operar por Sua graça de forma muito peculiar nesse campo de nossa vida: Ele nos dá graciosamente em primeiro lugar um coração agradecido e reconhe-cido para que nós possamos devolver o que é dEle e de forma surpreendentemente pela fé ainda investir no Seu Reino (essa é a sementeira, o ato de plantar). E Ele promete abençoar para que em tudo tenhamos e ainda possamos fazer mais e mais! Isso é gracioso!

É o mesmo princípio de 1 Samuel 2:30: “Portanto, diz o SENHOR Deus de Israel: Na verdade tinha fala-do eu que a tua casa e a casa de teu pai andariam diante de mim perpetuamente; porém agora diz o SENHOR: Longe de mim tal coisa, porque aos que me honram honrarei, porém os que me desprezam serão desprezados.

A LEI DA SEMENTEIRAUMA LEI DE DEUS ESQUECIDA

02 (terça-feira) – 19 horas: Encontro dos Amigos de Sião (ESPECIAL)06 (sábado) – 19 horas: Encontro dos Grupos do Tempero & Comunhão07 (domingo) – 9 horas: Celebração da Ceia do SENHOR20 (sábado) – 19 horas: Mocidade – Festival de Sketes!

03 (sábado) – 19 horas: Tempero & Comunhão04 (domingo) – 9 horas: Assembleia da Igreja – Assuntos Administrativos: Membrezia e Disciplina Eclesástica (passos de Exclusão) - Celebração da Ceia do SENHOR!10 (sábado) – 19 horas: MOCIDADE ESPECIAL – Dia dos Enamorados!17 (sábado) – 19 horas: Chá de Panela – Mayara e Héber30 (sexta-feira) 19 horas: Encerramento do Semestre CBD/CTBPL

Estudo Bíblico - Pr José NogueiraA

GE

ND

A D

AIG

RE

JA

Maio

Junho*Obs.: Todos que

estiverem emsituação de

transferência para nossa igreja, falem com o Pr. Rodolfo

Aguiar.

www.cristoevida.comIBFCV • Igreja BatIsta FundamentalIsta CrIsto é VIda – Avenida K, nº 911 - Planalto da Barra - Vila Velha -

Fortaleza - Ceará - Brasil - CEP 60348-530 - Telefone: +55 85 3286-3330

Jonas entregou duas grandes profecias.A primeira está registrada em 2 Reis 14:25,

que anunciou a grande expansão das frontei-ras de Israel. Foi uma mensagem de vitória e poder. Ele parecia muito motivado para esse tipo de profecia.

A segunda foi registrada no Livro de Jonas para trazer arrependimento e avivamento para a nação da Assíria – uma nação gentia, geralmente vista como inimiga de Israel. Jo-nas não queria levar essa mensagem de jeito nenhum. Era contrária à sua motivação e orientação. Ele disse “Não” ao Senhor._

Ele teve que superar sua própria resistência à mensagem. Quando fez isso (com a ajuda de um grande peixe), a mensagem trouxe salvação e avivamento à toda aquela nação. A mensagem sobre arrependimento foi baseada no seu testemunho pessoal de uma experi-ência miraculosa de “morte e ressurreição”. Aquela foi uma espécie de mensagem do pré-evangelho. Ele cumpriu uma imagem de Jesus em Sua morte e ressurreição - Mateus 12:40.

E uma nação inteira passou a crer em Deus. Esse foi um estágio inicial da futura Igreja gentia em todo o mundo. Jonas foi um antecessor da pregação de Paulo aos gentios e do estabelecimento de igrejas ao redor do mundo.

Talvez você não saiba, mas a reforma moral na nação da Assíria mudou toda a sociedade. Eles se tornaram a nação mais poderosa da

terra e dominaram a história do Oriente Mé-dio durante todo o oitavo século a.C.

Arrependimento, salvação, avivamento, testemunho da futura morte e ressurreição de Jesus, gentios se convertendo ao Deus de Israel, mudança na história…

E tudo isso aconteceu como resultado de uma mensagem!

As duas mensagens proféticas de Jonas eram paralelas, mas a mensagem assíria teve mais efeito que a israelense. A mensagem que exigiu morte ao orgulho e ao ego produziu mais que uma de vitória e poder.

As pessoas costumam ficar mais motivadas com o tipo de mensagem que se encaixa em nossa ideia de vitória, mas com frequência é a mensagem que exige a negação de si mesmo e da ambição própria que gera mais resultados para o Reino de Deus.

Até mesmo Jesus teve que orar: “Não seja feita a minha vontade, mas a sua…” no Get-sêmani antes da crucificação.

No fim, essa obediência de autonegação produziu muito mais fruto do que as curas e milagres realizados antes da cruz.

Submeter-se humildemente a Deus, buscar antes Seu Reino e Sua justiça, obedecer à Sua Palavra, renunciar a si mesmo – essa é a grande mensagem de vitória com que Deus opera Seus feitos em nós, na igreja, no mundo e na história!

Leitura Bíblica Anual – 2 Reis 5:20-27

AS PROFECIAS DE JONASARAGÃO & JANE

Leitura para Consagração - Culto Vespertino