resumos vestibular - português - analise sintatica dos termos

1
FOLHA DIRIGIDA ONLINE - Caderno do Vestibular nº 02 - Português 1 Na opinião do professor Márcio Gon- çalves Coelho, do Colégio Princesa Isabel e do Curso M&G , o assunto Análise Sintática dos Termos merece atenção por ser muito cobrado nas prin- cipais provas de Língua Portuguesa do vestibular 2005. Eis as orientações do professor Márcio Coelho: A TENÇÃO: 1. As gramáticas deixam o V ocativo à parte. 2. O Predicativo faz parte do Predicado 3. Núcleo de função sintática: palavra(s) mais importante(s) TERMOS ESSENCIAIS I. SUJEITO: Termo sobre o qual se declara algo. Pode ser: a) Simples – se houver apenas um só núcleo: Da- niela comprou vestidos. b) Composto – se houver mais de um núcleo: Ari e Ana saíram cedo. c) Indeterminado – existe, mas não se identifica: Falam de você / Gosta-se de filme. d) Oração sem sujeito ( lncxistcnte ) - Ocorre com verbos impessoais - Verbo Haver com sentido de Existir: Há bons alunos. - Verbos com sentido de fenômeno da natureza: Chove lá fora. - Verbos Haver e Fazer em frases que indicam: - Tempo : Faz (Há) dias que não a vejo. - Fenômeno da natureza: Faz ( Há) verões agradá- veis. - Verbo Ser em frases que indicam tempo : É muito cedo. - Verbos Bastar e Chegar com senti- do de Cessar: Basta de prova! - Verbo Ir com as preposições A e Para (= tem- po): V ai para dois dias que a vi.- Verbo Passar com a preposição De (= tempo): Já passa das dez horas. II. PREDICADO: encerra uma declaração. Pode ser a) Nominal – se houver verbo de ligação: Lúcia está alegre. b) Verbal - se o verbo não for de ligação e não houver predicativo : Lúcia saiu. c) Verbo-Nominal – se o verbo for de ligação e houver predicativo : Lúcia saiu alegre. A TENÇÃO: Tirando o sujeito, tudo o que so- brar será Predicado. SUJEITO X PREDICADO X PREDICATIVO I. Sublinhe os núcleos dos sujeitos dos perí- odos seguintes : 01. Faltam-lhe duas questões. 02. Passaram-se os anos. 03. Onde estão os diretores? 04. Alguém bate à porta. 05. Aconteceu um desastre. 06. A casa de Rui é nova 07. Não lhe saiu fácil a confusão. 08. Fugiu-lhe de repente a oportunidade. 09. Que importa a tua ação? 10. Quem lhe contou isso? II. Sublinhe os pr edicados dos períodos abaixo : 11. Olhei a aluna na janela 12. Saiu ele e ela. 13. Achei calma a aluna. 14. Hão de existir bons livros. 15. Há de haver boas chances GABARIT O QUESTÃO I 1. questões 2. anos 3. diretores 4. alguém 5. desastre 6. casa 7. confusão 8. oportunidade 9. ação 10. quem QUESTÃO II 11. Olhei a aluna na janela. 12. Saiu. 13. Achei calma. 14. Hão de existir. 15. Há de haver boas chances. ANÁLISE SINTÁTICA DOS TERMOS PREDICATIVO . Indica estado / q ualidade / condição em relação a um ser. a) Predicativo do sujeito: Tiane está f eliz. b) Predicativo do objeto direto: Considerei o réu inocente. c) Predicativo do objeto indireto: Chamei-lhe de tolo.

Upload: karla-nascimento

Post on 29-Dec-2015

32 views

Category:

Documents


2 download

DESCRIPTION

prot

TRANSCRIPT

Page 1: Resumos Vestibular - Português - Analise Sintatica Dos Termos

FOLHA DIRIGIDA ONLINE - Caderno do Vestibular nº 02 - Português

1

Na opinião do professor Márcio Gon-çalves Coelho, do Colégio PrincesaIsabel e do Curso M&G , o assuntoAnálise Sintática dos Termos mereceatenção por ser muito cobrado nas prin-cipais provas de Língua Portuguesa dovestibular 2005. Eis as orientações doprofessor Márcio Coelho:

ATENÇÃO:1. As gramáticas deixam o Vocativo à parte.2. O Predicativo faz parte do Predicado3. Núcleo de função sintática: palavra(s) maisimportante(s)

TERMOS ESSENCIAISI. SUJEITO:Termo sobre o qual se declara algo. Pode ser:a) Simples – se houver apenas um só núcleo: Da-niela comprou vestidos.b) Composto – se houver mais de um núcleo: Arie Ana saíram cedo.c) Indeterminado – existe, mas não se identifica:Falam de você / Gosta-se de filme.d) Oração sem sujeito ( lncxistcnte ) - Ocorrecom verbos impessoais- Verbo Haver com sentido de Existir: Há bonsalunos.- Verbos com sentido de fenômeno da natureza:Chove lá fora.- Verbos Haver e Fazer em frases que indicam:- Tempo : Faz (Há) dias que não a vejo.- Fenômeno da natureza: Faz ( Há) verões agradá-veis.- Verbo Ser em frases que indicam tempo : Émuito cedo. - Verbos Bastar e Chegar com senti-do de Cessar: Basta de prova!- Verbo Ir com as preposições A e Para (= tem-po): Vai para dois dias que a vi.- Verbo Passarcom a preposição De (= tempo): Já passa das dezhoras.

II. PREDICADO:encerra uma declaração. Pode sera) Nominal – se houver verbo de ligação: Lúciaestá alegre.b) Verbal - se o verbo não for de ligação e nãohouver predicativo : Lúcia saiu.c) Verbo-Nominal – se o verbo for de ligação ehouver predicativo : Lúcia saiu alegre.

ATENÇÃO: Tirando o sujeito, tudo o que so-brar será Predicado.

SUJEITO X PREDICADO X PREDICATIVO

I. Sublinhe os núcleos dos sujeitos dos perí-odos seguintes:01. Faltam-lhe duas questões.02. Passaram-se os anos.03. Onde estão os diretores?04. Alguém bate à porta.05. Aconteceu um desastre.06. A casa de Rui é nova07. Não lhe saiu fácil a confusão.08. Fugiu-lhe de repente a oportunidade.09. Que importa a tua ação?10. Quem lhe contou isso?

II. Sublinhe os predicados dos períodosabaixo:11. Olhei a aluna na janela12. Saiu ele e ela.13. Achei calma a aluna.14. Hão de existir bons livros.15. Há de haver boas chances

GABARITO

QUESTÃO I1. questões2. anos3. diretores4. alguém5. desastre6. casa7. confusão8. oportunidade9. ação10. quemQUESTÃO II11. Olhei a aluna na janela.12. Saiu.13. Achei calma.14. Hão de existir.15. Há de haver boas chances.

ANÁLISE SINTÁTICA DOS TERMOS

PREDICATIVO. Indica estado / qualidade / condição em relação aum ser.a) Predicativo do sujeito:Tiane está feliz.

b) Predicativo do objeto direto:Considerei o réu inocente.

c) Predicativo do objeto indireto:Chamei-lhe de tolo.