resumos para concursos - v.34 - informática (2014)

10
Introdução à Informática 13 CAPÍTULO I Introdução à Informática SUMÁRIO: 1. Conceitos Básicos – 2. Hardware – 3. Soſtware – 4. Peo- pleware – 5. Os Profissionais de Informáca – 6. Linguagem de Computa- dor (Linguagem de Máquina), Bits e Bytes – 7. Arquitetura dos Computa- dores – 8. Tipos de Computadores 1. CONCEITOS BÁSICOS Um computador nada mais é que uma máquina capaz de processar dados, ou seja, um conjunto de partes eletrônicas e eletromecânicas capaz de receber, processar e fornecer os resultados deste processa- mento para um ou mais objetivos. O computador também e chama- do, eventualmente, de equipamento de processamento eletrônico de dados.O processamento de dados envolve três fases básicas: Entrada de Dados, Processamento e Saída da Informação: A função de um computador é processar os dados de sua entrada. Para tanto, é necessário que estes dados cheguem à unidade de cen- tral de processamento (CPU), armazenem-se os resultados interme- diários do processamento, bem como os resultados finais, em zonas de memória de forma que possam ser encontrados, e controlar estas funções de transporte, processamento e armazenamento. Portanto, as atividades de um computador se resumem a processar, armazenar, mover dados e controlar estas atividades. De resto, por mais que pa- reçam complexas, as atividades executadas por um computador nada mais são que combinações destas quatro funções básicas. INFORMATICA 29jun.indd 13 22/07/2014 15:18:02

Upload: editora-juspodivm

Post on 25-Jun-2015

320 views

Category:

Law


56 download

DESCRIPTION

Compre agora! http://www.editorajuspodivm.com.br/produtos/tales-ferreira-da-costa/resumos-para-concursos---v34---informatica-2014/1352 A Coleção Resumos para Concursos tem por objetivo a preparação do candidato em disciplinas jurídicas e não jurídicas de maneira objetiva e didática, com o uso de linguagem simples para facilitar a compreensão do leitor. Em todos os volumes foram abordados os temas essenciais de cada disciplina, sintetizados com bastante atenção para permitir ao leitor uma preparação eficaz e rápida. Ademais, logo início de cada capítulo foi indicada a legislação básica sobre o tema discutido (“leia a lei”), o que facilita a separação prévia e consulta dos principais dispositivos legais durante a leitura. Ao longo do texto são apresentados com destaque os principais julgados e súmulas dos Tribunais Superiores em destaque, especialmente do Supremo Tribunal Federal e do Superior Tribunal de Justiça. Para chamar à atenção aos temas mais cobrados nos concursos públicos, quadros de ATENÇÃO foram inseridos ao longo dos capítulos para destacá-los. Ao final do capítulo foram inseridos tópicos-síntese abarcando os principais pontos tratados, permitindo uma visão geral dos temas tratados e a elaboração de mapas mentais. Enfim, a Coleção Resumos para Concursos foi concebida com o propósito de otimizar tempo e estudo dos “concurseiros”! Bons estudos! Organizadores: Frederico Amado Lucas Pavione Títulos da coleção 1.Direito Constitucional 2.Direito Administrativo 3.Direito Civil/Parte Geral 4.Direito Civil/Obrigações e contratos e responsabilidade civil 5.Direito Civil/Direitos Reais 6.Direito Civil/Família e Sucessões 7.Processo Civil/Teoria Geral, Conhecimento e Recursos 8.Processo Civil/Tutela executiva, cautelares e procedimentos especiais 9.Direito Penal/Parte Geral 10.Direito Penal/Parte Especial 11.Direito Penal/Leis Especiais 12.Direito Tributário 13.Direito Empresarial 14.Direitos Humanos 15.Direito Previdenciário 16.Direito Ambiental 17.Direito do Trabalho 18.Processo do Trabalho 19.Direito Econômico 20.Direito Financeiro 21.Direito do Consumidor 22.Direito Eleitoral 23.Direitos Difusos e Coletivos 24.Direito Agrário 25.Direito Internacional 26.Estatuto da Criança e do Adolescente 27.Lei de Execução Penal 28.Deontologia 29.Filosofia do Direito 30.Sociologia do Direito 31.Língua portuguesa 32.Raciocínio lógico e matemática 33.Contabilidade 34.Informática

TRANSCRIPT

Page 1: Resumos para Concursos - v.34 - Informática (2014)

Introdução à Informática

13

C a P í T u l o I

Introdução à InformáticaSUMÁRIO: 1. Conceitos Básicos – 2. Hardware – 3. Soft ware – 4. Peo-pleware – 5. Os Profi ssionais de Informáti ca – 6. Linguagem de Computa-dor (Linguagem de Máquina), Bits e Bytes – 7. Arquitetura dos Computa-dores – 8. Tipos de Computadores

1. ConCEItoS BáSICoS

Um computador nada mais é que uma máquina capaz de processar dados, ou seja, um conjunto de partes eletrônicas e eletromecânicas capaz de receber, processar e fornecer os resultados deste processa-mento para um ou mais objetivos. o computador também e chama-do, eventualmente, de equipamento de processamento eletrônico de dados.O processamento de dados envolve três fases básicas: Entrada de Dados, Processamento e Saída da Informação:

A função de um computador é processar os dados de sua entrada. Para tanto, é necessário que estes dados cheguem à unidade de cen-tral de processamento (CPU), armazenem-se os resultados interme-diários do processamento, bem como os resultados finais, em zonas de memória de forma que possam ser encontrados, e controlar estas funções de transporte, processamento e armazenamento. Portanto, as atividades de um computador se resumem a processar, armazenar, mover dados e controlar estas atividades. De resto, por mais que pa-reçam complexas, as atividades executadas por um computador nada mais são que combinações destas quatro funções básicas.

INFORMATICA 29jun.indd 13 22/07/2014 15:18:02

Page 2: Resumos para Concursos - v.34 - Informática (2014)

14

Tales ferreira da costa

Um computador possui basicamente três componentes, como ob-servando a figura anterior:

1. Unidade Central de Processamento (UCP ou CPU);

2. Memória Principal;

3. Entrada e Saída.

A CPU tem a função buscar os dados na memória, processar e en-tregar estes dados na unidade de saída.

A memória principal, ou memória RAM, é quem armazena os da-dos a serem processados pela UCP. Importante destacar que a Unida-de de Armazenamento também utiliza as memórias cache do proces-sador, bem como o próprio disco rígido (quando a memória principal não é suficiente), além é claro, da memória principal.

o Sistema de Entrada e Saída (I/O, do inglês Input/Output sys-tem) têm como função conectar o computador ao meio externo, a fim de torná-lo verdadeiramente útil ao ser humano.

Este sistema é composto por um meio físico de conexão chamado barramento (bus) e um conjunto de dispositivos de entrada e saída, chamados periféricos. os periféricos geralmente são sistemas mistos, do tipo eletromecânico, que permitem ao ser humano entrar com os dados, obter ou visualizar os resultados.

Para que um sistema de processamento de dados funcione ao con-tento, em nosso caso um computador, é necessário que três elementos atuem em sincronismo, hardware, software e pepoware:

INFORMATICA 29jun.indd 14 22/07/2014 15:18:03

Page 3: Resumos para Concursos - v.34 - Informática (2014)

Introdução à Informática

15

2. HARDwARE

E a parte física do computador, a parte que pode ser tocada. O ga-binete, a placa mãe (motherboard), o teclado, o mouse, todos os circui-tos eletrônicos internos, o disco rígido (HD), o monitor são exemplos de hardware que compõe um computador.

3. SoftwARE

Software é conjunto de instruções programadas, passo a passo, necessárias para transformar dados em informações. Pode ser defini-do como a parte lógica do computador, ou seja, os programas. Um pro-grama pode ser definido como um conjunto de instruções que, uma vez executadas, realizam algo com um objetivo. o Windows é um bom exemplo de um programa, assim como o MS Word.

INFORMATICA 29jun.indd 15 22/07/2014 15:18:03

Page 4: Resumos para Concursos - v.34 - Informática (2014)

16

Tales ferreira da costa

4. PEoPlEwARE

Esta é a parte humana do sistema, portanto, são os usuários, que em informática são aqueles que usam a informática como um meio para a sua atividade fim. Destarte, programadores e analistas de sis-temas são aqueles que usam a informática como uma atividade fim.

É, sem dúvidas, a parte mais complexa de um sistema de proces-samento de dados, pois, por mais evoluídos que sejam o hardware dos computadores, e por mais desenvolvido que se seja o software, de nada adiantará se as pessoas (peopleware) não estiverem devidamen-te treinadas a utilizar os recursos da tecnologia da informação.

5. oS PRofISSIonAIS DE InfoRmátICA:

9 operadores de Computador: Responsáveis pelo monitoramento dos sistemas de informação

9 fitotecários: Responsáveis por catalogar discos e fitas processados e mantê-los seguros;

9 Analistas de Sistemas: Planejam e projetam sistemas de compu-tação completos;

9 Administrador de Rede: Implementa e mantém a (s) rede (s) da organização;

9 Diretor de Informática: Deve possuir conhecimento de tecnolo-gia, metas e estratégias empresariais.

INFORMATICA 29jun.indd 16 22/07/2014 15:18:03

Page 5: Resumos para Concursos - v.34 - Informática (2014)

Introdução à Informática

17

6. Linguagem De ComputaDor (Linguagem De máquina), BItS E BytES

Toda informação introduzida em um computador, seja pelo tecla-do, por um scanner, ou por qualquer outro tipo de entrada, precisa ser entendida pela máquina, para que ela possa processá-la corretamente.

Para que os computadores pudessem representar e interpretar todos os caracteres da linguagem humana, após muitos estudos, por diversos cientistas, adotou-se como sendo a melhor opção o mode-lo desenvolvido por John von Neumann. Ele e sua equipe chegaram a conclusão que seria muito mais simples e confiável projetar circuitos para manipular o menor número possível para valores distintos, 0 ou 1, capaz de entender dos valores distintos.

Quem nunca assistiu ao filme hollywoodiano Matrix, nele é pos-sível perceber em várias cenas imagens recheadas de zero e uns (01010001), pois bem, os computadores utilizam em seu processa-mento a notação numérica binária, base 2. A menor quantidade de informação em um computador é 1 bit, que nada mais é que 0 ou 1.

Esse sistema de dois estados, ligado/desligado (1 ou 0), que po-dem ser representados pela eletricidade ligada ou desligada, denomi-na-se sistema binário, ou seja, base 2 (estamos acostumados com o sistema decimal, base 10), fazendo com que o computador possa criar formas sofisticadas de representações de dados, partindo dos dois es-tados possíveis, energizado ou desligado.o sistema binário de base 2 contém somente dois dígitos, 0 e 1, os quais correspondem aos dois estados: desligado ou ligado.

Eletronicamente, ou eletricamente, um bit “setado” (definido) em 1 estaria no estado energizado, enquanto definido em 0 estaria sem energia. Para exemplificar, imagine uma lâmpada, ela energizada (ace-

sa) teríamos o bit interpretado como 1 , já esta lâmpada apaga-

da teríamos 0

.

INFORMATICA 29jun.indd 17 22/07/2014 15:18:04

Page 6: Resumos para Concursos - v.34 - Informática (2014)

18

Tales ferreira da costa

\ AtençãoExistem outras maneiras de um bit ser gravado, além da elétrica e, assim, outras possí-veis interpretações pelos elementos de um computador. Temos, dentre outras, os CD´s, onde os bits são gravados mecanicamente e interpretados por um laser (equipamento óptico) que verifica a profundidade que a camada da mídia foi queimada, daí a expres-são queimar um CD. Outra forma comum é a magnética, onde os bits são gravados magneticamente e que, grosseiramente falando, podemos dizer que são pequenos ímãs, que quando organizados são interpretados como 1 e desorganizados com 0.

Um byte é a informação contida num conjunto de 8 bits (ou 1 caractere), cada byte geralmente armazena um caractere de dado: uma letra, um dígito ou caractere especial.

Um bit por sua vez é a menor unidade de informação computacio-nal. Um caractere é o menor grupo ordenado de bits representando uma informação útil e inteligível para o ser humano.

Uma palavra (Word) de computador é definida como o número de bits que a CPU processa como uma unidade. Quanto maior a pala-vra, mas potente é o computador.

Unidade Abreviação Valor Byte Base 2 Bytes

bir b 0 ou 1 1/8

Byte B 8 bits 2 0 1

Quilobyte Kbyte ou KB 1024 bytes 2 10 1.024

megabyte Mbyte ou MB 1024 Kbytes 2 20 1.048.576

Gigabyte Kbyte ou KB 1024 Mbytes 2 30 1.073.741.824

Terabyte Tbyte ou TB 1024 Gbytes 2 40 1.099.511.627.776

Pentabyte Pbyte ou PB 1024 Tbytes 2 50 1.152.921.504.606.850.000

Zettabyte Zbyte ou ZB 1024 Pbytes 2 60 1.152.921.504.606.850.000

Exabyte Ebyte ou EB 1024 Zbytes 2 70 118.059.162.071.741.000.000.000.000.000.000.000

\ AtençãoA primeira letra logo após os números: K, M, G, T são, na verdade, apenas multiplicado-res. A letra K quer dizer quilo (o K vem do grego kilo), ou seja, 1.000 ou 103 (10 elevado a terceira potência), M (Mega)=106, G (Giga) = 109, T (Tera)=1012. Usa-se estes multipli-cadores para facilitar a escrita das medidas, de maneira a diminuir o tamanho escrito do número.

INFORMATICA 29jun.indd 18 22/07/2014 15:18:04

Page 7: Resumos para Concursos - v.34 - Informática (2014)

Introdução à Informática

19

Termo Símbolo Número aproximado de bytes

Quilobyte K (ou KB) Um mil

Megabyte MB Um milhão

Gigabyte GB Um bilhão

Terabyte TB Um trilhão

Petabyte PB Um quatrilhão

Como exemplo, podemos dizer que uma unidade de disco (HD) que possui 1TB significa dizer que possui 1024 GigaBytes.

7. arquitetura Dos ComputaDores

Arquitetura é a maneira com que algo é construído e organizado, de for-ma similar, podemos definir como a arquitetura de um computador a maneira como este equipamento é construído.

Com a grande popularização dos computadores em meados da década de 1980, percebeu-se a necessidade de interação entro os di-versos tipos de computadores, surgindo, portanto a necessidade de se criar um padrão. Nesta época, apenas duas arquiteturas resistiram e se popularizaram: o PC (Personal Computer ou em português Compu-tador Pessoal), desenvolvido pela empresa IBM (IBm-PC) e Macintosh

(mac) desenvolvido pela empresa Apple .

Por questões comerciais, principalmente por adotar um menor custo, o IBM-PC se tornou a arquitetura dominante, e virou padrão para os computadores que conhecemos hoje.

Por estes motivos, os concursos até hoje exigem, em sua esmaga-dora maioria, questões sobre arquitetura IBM-PC e, desta forma, man-teremos o foco de nossos estudos nesta.

8. tIPoS DE ComPUtADoRES

Existem vários termos para descrever computadores. A maioria envolve tamanho, tipo de uso ou capacidade do computador. o termo computador pode ser aplicado a qualquer dispositivo que possua in-ternamente um microprocessador, provavelmente a maioria dos car-ros possui, de certa forma, um computador embarcado.

INFORMATICA 29jun.indd 19 22/07/2014 15:18:04

Page 8: Resumos para Concursos - v.34 - Informática (2014)

20

Tales ferreira da costa

O termo PC, ou computador pessoal define um computador de uso geral construído para o uso de uma pessoa. Embora um Mac seja, de certa forma um PC, muitas pessoas relacionam o termo com siste-mas que utilizam o sistema operacional Windows.

Vejamos alguns tipos de computadores:

Computador de mesa/Desktop – o PC não foi projetado para ser portátil, mas por conta do tamanho dos componentes, os siste-mas de computadores de mesa ofereciam mais potência, espaço de armazenamento e versatilidade que os portáteis e por um custo me-nor.

AII-In-one – São equipamentos que reúnem em um só corpo tanto o gabinete como o monitor.

laptop ou notebooks (isso mesmo, é a mesma coisa), são com-putadores portáteis que integram monitor, teclado, mouse ou tra-ckball, processador, memória e disco rígido em um mesmo bloco, operado por bateria.

Ultrabook – Ultra portáteis, com grande capacidade de proces-samento e baixo peso.

oiskless – Também chamados de thin-clien, são computadores sem disco rígidos, que dependem de conexão com um servidor.

Palmtop – mais conhecido como Assistentes Pessoais Digitais (PDAs – Personal Digital Assistents), os palmtops são computadores integrados e compactos que freqüentemente usam memória flash em vez de unidade rígida de armazenamento. Esses computadores geralmente não possuem teclados, mas sim uma tela sensível ao to-que, tecnologia usada para a entrada de dados. Palmtops são geral-mente menores do que um livro de bolso, e muito leves, com uma bateria de duração razoável. Uma versão ligeiramente maior e mais pesada do palmtop é o computador de mão (handheld).

tablets – Computadores sem teclado, ultra portáteis.

Estação de trabalho ou workstation – Não necessariamente um tipo de computador. Mais exatamente um conceito, sendo um computador de mesa que tenha um poderoso processador, memória e capacidade ampliada para executar um grupo especial de tarefas, como gráficos 3D ou desenvolvimento de games.

INFORMATICA 29jun.indd 20 22/07/2014 15:18:04

Page 9: Resumos para Concursos - v.34 - Informática (2014)

Introdução à Informática

21

Servidor – um computador aperfeiçoado para prover serviços a outros computadores em uma rede. Servidores geralmente possuem proces sadores poderosos, grandes quantidade de memória e discos rígidos com enorme capacidade.

mainframe – quando surgiram, os mainframes eram grandes computadores que podiam encher uma sala ou até mesmo um andar inteiro. o tamanho dos computadores diminuiu, sua capacidade au-mentou e o termo mainframe foi abandonado em favor da expressão servidor corporativo (enterprise server). É possível ouvir esse termo, particularmente em grandes empresas, para descrever grandes equi-pamentos processando milhões de transações por dia.

minicomputadores – outro termo raramente utilizado hoje, os minicomputadores ficam entre PCs e mainframes (servidores corpo-rativos). Minicomputadores são conhecidos como mid-range servers.

Supercomputadores – esse tipo de computador pode custar cen-tenas de milhares ou até milhões de dólares. Apesar de muitos super-computadores serem formados por sistemas únicos, a maior parte é composta de múltiplos computadores de alto desempenho trabalhan-do paralelamente como um sistema único. os mais conhecidos super-computadores são construídos pela Cray Supercomputers (em inglês).

wearable – e ou o auxílio-reclusão respectivamente, salvo na si-tuação excepcional prevista são os computadores que se podem vestir (“computadores usáveis”). São essencialmente aplicações de com-putadores comuns (e-mail, banco de dados, multimídia, calendário/agenda) integradas em relógios, celulares, viseiras e até mesmo em roupas!

Tópico-síntese: Introdução à Informática

Hardware É parte física do computador, que pode ser tocada. Ex: gabinete, placa mãe, teclado, mouse etc.

Software É a parte lógica do computador, ou seja, os programas. Ex: Win-dows

Peopleware São aqueles que suam a informática como meio para sua ativida-de fim. Ex: programadores, analistas de sistema etc.

INFORMATICA 29jun.indd 21 22/07/2014 15:18:04

Page 10: Resumos para Concursos - v.34 - Informática (2014)

22

Tales ferreira da costa

Tópico-síntese: Introdução à Informática

Linguagem de Computador

Por meio da linguagem binária (0 ou 1) o computador cria formas sofisticadas de representação de dados, partindo dos dois esta-dos possíveis, energizado ou desligado. Chama-se bit a menor unidade de informação computacional.

Arquitetura dos Computadores

- PC (personal computer), desenvolvido pela IBM;– Macintosh (Mac), desenvolvido pela Aple.

Tipos de Computadores

- Computadores de mesa/Desktop;– All-in-one;– Laptop ou notebook;– Ultrabook;– Oiskless;– Palmtop;– Tablets;– Estação de trabalho ou workstation;– Servidor;– Mainframe;– Microcomputadores;– Supercomputadores;– Wearable;

INFORMATICA 29jun.indd 22 22/07/2014 15:18:04