resumo sobre dinâmicas de grupo

2
Resumo sobre Dinâmicas de Grupo  As dinâmicas são i nstrumentos, ferramentas que estão dent ro de um processo de formação e organização, que possibilitam a criação e recriação do conhecimento. Para que serve: - Para levantar a prática: o que pensam as pessoas, o que sentem, o que vivem e sofrem. - Para desenvolver um caminho de teorização sobre esta prática como processo sistemático, ordenado e progressivo. - Para retornar à prática, transformá-la, redimensioná-la. - Para incluir novos elementos que permitem eplicar e entender os processos vividos. !s t"cnicas participativas geram um processo de aprendizagem libertador porque permitem: 1. #esenvolver um processo coletivo de discussão e refleão. 2. !mpliar o conhecimento individual, coletivo, enriquecendo seu potencial e conhecimento. 3. Possibilita criação, formação, transforma ção e conhecimento, onde os participantes são su$eitos de sua elaboração e eecução. %ma t"cnica por si mesma não " formativa, nem tem um caráter pedag&gico. Para que uma t"cnica sirva como ferramenta educativa libertadora deve ser utilizada em função de temas espec'ficos, com ob$etivos concretos e aplicados de acordo com os participantes com os quais este$a trabalhando. Os elementos de uma dinâmica Objetivos: (uem vai aplicar a din)mica deve ter claro o que se quer alcançar . Materiais-recursos: (ue a$udem na eecução e na aplicação da din)mica *+, v'deo, som, papel, tinta, mapas.... utros recursos que podem ser utilizados em grupos grandes são o retropro$etor, eposiç/es dialogadas, al"m de t"cnicas de teatro, tar$etas e cartazes.  Ambiente-clima:  local deve ser pre parado de acordo, para que possibilite a aplicação da din)mica *amplo, fechado, escuro, claro, forrado, coberto..., onde as pessoas consigam entrar no que está sendo pr oposto. Tempo determinado:  #eve ter um tempo aproimado, com in'cio, meio e fim. Passos: #eve-se ter clareza dos momentos necessários, para o seu de senvolvimento, que permitam chegar ao final de maneira gradual e clara. Número de participantes:  !$udará a ter uma previsão do material e do tempo para o desenvolvimento da din)mica. Perguntas e conclusões:  (ue permita resgatar a eperi0ncia, avalia ndo: o que foi visto1 os sentimentos1 o que aprendeu1 o momento da s'ntese final, dos encaminhamentos, permitem atitudes avalia tivas e de encaminhamentos. Tipos de técnicasdinâmicas Técnica quebra gelo

Upload: marcelo-de-gois

Post on 11-Feb-2018

217 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

7/23/2019 Resumo Sobre Dinâmicas de Grupo

http://slidepdf.com/reader/full/resumo-sobre-dinamicas-de-grupo 1/2

Resumo sobre Dinâmicas de Grupo

 As dinâmicas são instrumentos, ferramentas que estão dentro de um processo deformação e organização, que possibilitam a criação e recriação do conhecimento.

Para que serve:

- Para levantar a prática: o que pensam as pessoas, o que sentem, o que vivem esofrem.- Para desenvolver um caminho de teorização sobre esta prática como processosistemático, ordenado e progressivo.- Para retornar à prática, transformá-la, redimensioná-la.- Para incluir novos elementos que permitem eplicar e entender os processos vividos.

!s t"cnicas participativas geram um processo de aprendizagem libertador porquepermitem:

1. #esenvolver um processo coletivo de discussão e refleão.2. !mpliar o conhecimento individual, coletivo, enriquecendo seu potencial econhecimento.3. Possibilita criação, formação, transformação e conhecimento, onde os participantessão su$eitos de sua elaboração e eecução.

%ma t"cnica por si mesma não " formativa, nem tem um caráter pedag&gico. Para queuma t"cnica sirva como ferramenta educativa libertadora deve ser utilizada em função detemas espec'ficos, com ob$etivos concretos e aplicados de acordo com os participantescom os quais este$a trabalhando.

Os elementos de uma dinâmica

Objetivos: (uem vai aplicar a din)mica deve ter claro o que se quer alcançar.Materiais-recursos: (ue a$udem na eecução e na aplicação da din)mica *+, v'deo,som, papel, tinta, mapas.... utros recursos que podem ser utilizados em gruposgrandes são o retropro$etor, eposiç/es dialogadas, al"m de t"cnicas de teatro, tar$etas ecartazes.

 Ambiente-clima:  local deve ser preparado de acordo, para que possibilite a aplicaçãoda din)mica *amplo, fechado, escuro, claro, forrado, coberto..., onde as pessoasconsigam entrar no que está sendo proposto.

Tempo determinado: #eve ter um tempo aproimado, com in'cio, meio e fim.

Passos: #eve-se ter clareza dos momentos necessários, para o seu desenvolvimento,que permitam chegar ao final de maneira gradual e clara.

Número de participantes: !$udará a ter uma previsão do material e do tempo para odesenvolvimento da din)mica.

Perguntas e conclusões: (ue permita resgatar a eperi0ncia, avaliando: o que foivisto1 os sentimentos1 o que aprendeu1 o momento da s'ntese final, dosencaminhamentos, permitem atitudes avaliativas e de encaminhamentos.

Tipos de técnicasdinâmicas

Técnica quebra gelo

7/23/2019 Resumo Sobre Dinâmicas de Grupo

http://slidepdf.com/reader/full/resumo-sobre-dinamicas-de-grupo 2/2

- !$uda a tirar as tens/es do grupo, desinibindo as pessoas para o encontro.- Pode ser uma brincadeira onde as pessoas se movimentam e se descontraem.- 2esgata e trabalha as eperi0ncias de criança.- 3ão recursos que quebram a seriedade do grupo e aproimam as pessoas.

Técnica de apresenta!o

- !$uda a apresentar-se uns aos outros. Possibilitando descobrir: quem sou, de ondevenho, o que faço, como e onde vivo, o que gosto, sonho, sinto e penso... 3em máscarase subterf4gios, mas com autenticidade e sem violentar a vontade das pessoas.5ige diálogo verdadeiro, onde partilho o que posso e quero ao novo grupo.- 3ão as primeiras informaç/es da minha pessoa.- Precisa ser desenvolvida num clima de confiança e descontração.- momento para a apresentação, motivação e integração. 6 aconselhável que se$amutilizadas din)micas rápidas, de curta duração.

Técnica de integra!o

- Permite analisar o comportamento pessoal e grupal. ! partir de eerc'cios bem

espec'ficos, que possibilitam partilhar aspectos mais profundos das relaç/es interpessoaisdo grupo.- +rabalha a interação, comunicação, encontros e desencontros do grupo.- !$uda a sermos vistos pelos outros na interação grupal e como nos vemos a n&smesmos. diálogo profundo no lugar da indiferença, discriminação, desprezo, vividospelos participantes em suas relaç/es.- s eerc'cios interpelam as pessoas a pensar suas atitudes e seu ser em relação.

Técnicas de anima!o e rela"amento

- +em como ob$etivo eliminar as tens/es, soltar o corpo, voltar-se para si e dar-se contada situação em que se encontra, focalizando cansaço, ansiedade, fadigas etc. 5laborando

tudo isso para um encontro mais ativo e produtivo.- 5stas t"cnias facilitam um encontro entre pessoas que se conhecem pouco e quando oclima grupal " muito frio e impessoal.- #evem ser usadas quando necessitam romper o ambiente frio e impessoal ou quandose está cansado e necessita retomar uma atividade. 7ão para preencher algum vazio noencontro ou tempo que sobra.

Técnica de capacita!o

- #eve ser usada para trabalhar com pessoas que $á possuem alguma prática deanimação grupal.- Possibilita a revisão, a comunicação e a percepção do que fazem os destinatários, a

realidade que os rodeia.- !mplia a capacidade de escutar e observar.- 8acilita e clareia as atitudes dos animadores para que orientem melhor seu trabalhogrupal, de forma mais clara e livre com os grupos.- (uando " proposto o tema9conte4do principal da atividade, devem ser utilizadasdin)micas que facilitem a refleão e o aprofundamento1 são, geralmente, maisdemoradas. 

#itúrgicas

- Possibilitam aos participantes uma viv0ncia e uma eperi0ncia da m'stica, do sagrado.- 8acilitam o diálogo com as leituras b'blias, com os participantes e com #eus.

- !$udam a entrar no clima da verdadeira eperi0ncia e não somente a racionalização.