resumo significado da dança para portadores de...

2
Significado da dança para portadores de deficiência visual: uma perspectiva a partir do sentir RESUMO AUTOR PRINCIPAL: Fátima Gabriel Girardi E-MAIL: [email protected] TRABALHO VINCULADO À BOLSA DE IC:: Não CO-AUTORES: Andréa Bona Ughini ORIENTADOR: Andréa Bona Ughini ÁREA: Ciências Humanas, Sociais Aplicadas, Letras e Artes ÁREA DO CONHECIMENTO DO CNPQ: 7.00.00.00-0 UNIVERSIDADE: Universidade de Passo Fundo INTRODUÇÃO: A dança é uma forma de arte, cultura, educação, saúde e lazer sendo caraterizada ainda, como forma de linguagem corporal. Essa manifestação permite a expressão pelo movimento e a comunicação de ideias, emoções, sentimentos, propicia a melhoradas capacidades físicas, estimula o autoconhecimento e permite a inserção social. Para o portador de deficiência visual, a dança é um meio de trabalhar o sentir, o perceber e o reconhecer- se enquanto corpo e, a partir da vivência da dinâmica dos elementos da dança: tempo, espaço e forma, concretizar o diálogo corporal consigo mesmo, com o outro e com o contexto.(BARRETO,2004;BREGOLATO,2000) Expressar emoções, experimentar desafios, superar preconceitos, buscar o autoconhecimento e (re)descobrir possibilidades de movimento,pode beneficiar a aceitação da condição do não ver pela da possibilidade da troca com o sentir. Dessa maneira, o objetivo desse estudo foi compreender o significado da dança para portadores de deficiência visual. METODOLOGIA: Estudo descritivo de natureza qualitativa. A população constituiu-se dos portadores de deficiência visual da Associação Passofundense de Cegos (APACE) que participam regularmente de uma oficina de dança. A amostra foi constituída por 9 sujeitos de ambos os gêneros, com idade entre 17 e 63 anos que aceitaram fazer parte do estudo, frequentavam regularmente as aulas e entregaram o termo de consentimento livre e esclarecido assinado. Para garantir o anonimato dos sujeitos do estudo, os mesmos foramnomeados a partir de alguns estilos de dança.O instrumento para a coleta de dados foià entrevista semiestruturada e apresentou três questões norteadoras: 1. Qual o significado da dança para você? 2. Como você percebe seu corpo a partir das práticas da dança? 3. Como você percebe sua relação no grupo enquanto integrante do mesmo? A entrevista foi gravada, transcrita e analisada. A partir do processo de análise deu-se origem as unidades de significado e posteriormente as categorias.

Upload: doantruc

Post on 09-Dec-2018

214 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Significado da dança para portadores de deficiência visual: uma perspectiva apartir do sentir

RESUMO

AUTOR PRINCIPAL:Fátima Gabriel Girardi

E-MAIL:[email protected]

TRABALHO VINCULADO À BOLSA DE IC::Não

CO-AUTORES:Andréa Bona Ughini

ORIENTADOR:Andréa Bona Ughini

ÁREA:Ciências Humanas, Sociais Aplicadas, Letras e Artes

ÁREA DO CONHECIMENTO DO CNPQ:7.00.00.00-0

UNIVERSIDADE:Universidade de Passo Fundo

INTRODUÇÃO:A dança é uma forma de arte, cultura, educação, saúde e lazer sendo caraterizada ainda, como forma de linguagemcorporal. Essa manifestação permite a expressão pelo movimento e a comunicação de ideias, emoções, sentimentos,propicia a melhoradas capacidades físicas, estimula o autoconhecimento e permite a inserção social. Para o portador dedeficiência visual, a dança é um meio de trabalhar o sentir, o perceber e o reconhecer- se enquanto corpo e, a partir davivência da dinâmica dos elementos da dança: tempo, espaço e forma, concretizar o diálogo corporal consigo mesmo, como outro e com o contexto.(BARRETO,2004;BREGOLATO,2000) Expressar emoções, experimentar desafios, superarpreconceitos, buscar o autoconhecimento e (re)descobrir possibilidades de movimento,pode beneficiar a aceitação dacondição do não ver pela da possibilidade da troca com o sentir. Dessa maneira, o objetivo desse estudo foi compreender osignificado da dança para portadores de deficiência visual.

METODOLOGIA:Estudo descritivo de natureza qualitativa. A população constituiu-se dos portadores de deficiência visual da AssociaçãoPassofundense de Cegos (APACE) que participam regularmente de uma oficina de dança. A amostra foi constituída por 9sujeitos de ambos os gêneros, com idade entre 17 e 63 anos que aceitaram fazer parte do estudo, frequentavamregularmente as aulas e entregaram o termo de consentimento livre e esclarecido assinado. Para garantir o anonimato dossujeitos do estudo, os mesmos foramnomeados a partir de alguns estilos de dança.O instrumento para a coleta de dadosfoià entrevista semiestruturada e apresentou três questões norteadoras: 1. Qual o significado da dança para você? 2. Comovocê percebe seu corpo a partir das práticas da dança? 3. Como você percebe sua relação no grupo enquanto integrantedo mesmo? A entrevista foi gravada, transcrita e analisada. A partir do processo de análise deu-se origem as unidades designificado e posteriormente as categorias.

RESULTADOS E DISCUSSÕES:Emergiram do discurso três grandes categorias. 1ª categoria. A dança enquanto liberdade, confiança e controle, 2ªcategoria: Dança enquanto ferramenta de inserção social, 3ª categoria:Dança enquanto meio para o autoconhecimento econquista da autonomia. Na 1ª categoria o significado da dança para os sujeitos entrevistados pode ser entendido a partirdas palavras de Bolero: ¿Para mim significa mais liberdade de movimentos, confiança no meu própriocorpo,desenvolvimento e confiança no controle do próprio corpo, acho que é exatamente isso¿. Salsa acrescenta:¿osignificado, não sei bem a palavra certa, se é descoberta ou redescoberta, é diferente e ao mesmo tempo não é. Liberdade,descontração e redescoberta da música, da dança e dos passos.¿No que se refere a2ª categoria percebe-se que aparticipação nas aulas de dança traduz para o deficiente visual o sentimento de pertencimento social e coloca-o em umgrupo, uma tribo já que compartilha o comum, o não ver, sendo isso entendido a partir das palavras de Valsa que relataassim:¿O grupo está mais entrosado, tem companheirismo, não tem nada de malestá se encaminhando.¿ Boleroacrescenta: ¿onde um põe a cara todos vão atrás¿ Tango incrementa dizendo: ¿fortaleceu o grupo, teve mais cumplicidadee as pessoas estão se achando mais.¿Quanto à 3ª categoria referente à questão do autoconhecimento e a conquista daautonomia Bolero diz:¿ assim, uma avaliação bem técnica, percebi um grande desenvolvimento na lateralidade, motricidadeampla, questão psicomotora, questão rítmica, queeu tinha grande dificuldade, já consigo ter uma noção melhor do ritmo, doandamento da música, então tiveram vários fatores que vieram a contribuir,a questão emocional vale bastante tu te sentemais livre, mais a vontade para conseguir se expressar corporalmente, não tem mais tanto aquele receio, aquela vergonhado movimento do corpo.¿ Dessa forma, os resultados mostram o significado da dança para os deficientes visuais.

CONCLUSÃO:Após a análise a identificação das categorias emergentes foi possível compreender o significado da dança para sujeitosinvestigados. A dança significa liberdade de movimentos, expressão de sentimentos,controle e confiança no própriocorpo,autoconhecimento, maior autonomia e independência e a possibilidade de inserção e inclusão social.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:BARRETO, Débora. Dança: ensino, sentidos e possibilidades na escola. São Paulo: Autores Associados, 2004.

BREGOLATO, Roseli Aparecida. Cultura Corporal da Dança. São Paulo: Ícone Editora, 2000.GARCIA, Angela;HAAS,Aline. Dança: aspectos gerais. Canoas: Ulbra,2002.

MARQUES, Isabel A. Dançando na escola. São Paulo: Cortez, 2003.

NANNI, Dionísia. Ensino da Dança.Rio de Janeiro: Shape,2003.

Assinatura do aluno Assinatura do orientador