resumo projeto de um sistema de transmissÃo do tipo cvt...

2
PROJETO DE UM SISTEMA DE TRANSMISSÃO DO TIPO CVT PARA VEÍCULOS BAJA SAE RESUMO AUTOR PRINCIPAL: Jean Carlos da Silveira E-MAIL: [email protected] TRABALHO VINCULADO À BOLSA DE IC:: Não CO-AUTORES: Ricardo Muhl ORIENTADOR: Márcio Walber ÁREA: Ciências Exatas, da terra e engenharias ÁREA DO CONHECIMENTO DO CNPQ: 3.05.00.00-1 UNIVERSIDADE: Universidade de Passo Fundo INTRODUÇÃO: O Baja SAE é um projeto proposto pela SAE Brasil, que consiste no desenvolvimento e construção de um veiculo off-road seguindo normas e regulamentos impostos pela instituição. Estes veículos são submetidos a vários testes e avaliações onde são analisados os projetos e funcionamentos de cada subsistema do veículo através de provas estáticas e dinâmicas. Um desses subsistemas é o PowerTrain (trem de força), que é o conjunto responsável pela locomoção do veiculo, onde se busca o melhor aproveitamento da força gerada pelo motor sendo este o mesmo para todos Bajas que participam da competição. Para a obtenção de melhores resultados, essa força é dissolvida em um sistema de transmissão que neste caso consiste em uma CVT (Transmissão Continuamente Variável) onde torna possível variar progressivamente a relação de transmissão, e uma caixa de redução com engrenamento através de correntes, onde é feita a conversão de velocidade em força para o melhor desempenho do veículo. METODOLOGIA: Segundo Lechner (1999), o grande objetivo da utilização de transmissões em automóveis de passeio e competição é converter a potência do motor em força motriz para o movimento do veículo do modo mais eficiente possível. O projeto proposto pela Equipe Mas Baja Tchê, foi desenvolvido buscando o melhor aproveitamento da força gerada pelo motor, além de buscar conforto, confiabilidade e segurança, neste caso a utilização da CVT teve um papel importante, pelo fato de gerar uma relação de transmissão infinita, podendo variar a força e velocidade de forma livre conforme necessário, além de ser um sistema simples por conter poucas partes moveis, facilitando o manuseio. O uso de uma caixa de redução movida por correntes também obteve sucesso, pois é um sistema silencioso e resistente o suficiente para aguentar as 4 horas de competição sem apresentar problemas, por utilizar componentes de alta resistência e banhado continuamente em óleo, diminuindo o atrito e desgaste dos componentes.

Upload: ledan

Post on 14-Mar-2018

217 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

PROJETO DE UM SISTEMA DE TRANSMISSÃO DO TIPO CVT PARA VEÍCULOSBAJA SAE

RESUMO

AUTOR PRINCIPAL:Jean Carlos da Silveira

E-MAIL:[email protected]

TRABALHO VINCULADO À BOLSA DE IC::Não

CO-AUTORES:Ricardo Muhl

ORIENTADOR:Márcio Walber

ÁREA:Ciências Exatas, da terra e engenharias

ÁREA DO CONHECIMENTO DO CNPQ:3.05.00.00-1

UNIVERSIDADE:Universidade de Passo Fundo

INTRODUÇÃO:O Baja SAE é um projeto proposto pela SAE Brasil, que consiste no desenvolvimento e construção de um veiculo off-roadseguindo normas e regulamentos impostos pela instituição. Estes veículos são submetidos a vários testes e avaliaçõesonde são analisados os projetos e funcionamentos de cada subsistema do veículo através de provas estáticas e dinâmicas.Um desses subsistemas é o PowerTrain (trem de força), que é o conjunto responsável pela locomoção do veiculo, onde sebusca o melhor aproveitamento da força gerada pelo motor sendo este o mesmo para todos Bajas que participam dacompetição. Para a obtenção de melhores resultados, essa força é dissolvida em um sistema de transmissão que nestecaso consiste em uma CVT (Transmissão Continuamente Variável) onde torna possível variar progressivamente a relaçãode transmissão, e uma caixa de redução com engrenamento através de correntes, onde é feita a conversão de velocidadeem força para o melhor desempenho do veículo.

METODOLOGIA:Segundo Lechner (1999), o grande objetivo da utilização de transmissões em automóveis de passeio e competição éconverter a potência do motor em força motriz para o movimento do veículo do modo mais eficiente possível. O projetoproposto pela Equipe Mas Baja Tchê, foi desenvolvido buscando o melhor aproveitamento da força gerada pelo motor, alémde buscar conforto, confiabilidade e segurança, neste caso a utilização da CVT teve um papel importante, pelo fato de geraruma relação de transmissão infinita, podendo variar a força e velocidade de forma livre conforme necessário, além de serum sistema simples por conter poucas partes moveis, facilitando o manuseio. O uso de uma caixa de redução movida porcorrentes também obteve sucesso, pois é um sistema silencioso e resistente o suficiente para aguentar as 4 horas decompetição sem apresentar problemas, por utilizar componentes de alta resistência e banhado continuamente em óleo,diminuindo o atrito e desgaste dos componentes.

RESULTADOS E DISCUSSÕES:Após a realização dos testes, obteve-se o resultado esperado, pois se comparado ao sistema utilizado no projeto anterior,que usava um sistema totalmente diferente formado por uma embreagem tipo centrifuga e uma caixa de marchassequencial de 6 velocidades, onde apresentava maior probabilidade de quebras, além de ser um sistema mais complexoque dificultava a manutenção. Com o novo sistema foi possível reduzir a massa do veiculo, pelo fato de ser um sistemamais compacto, possibilitou a redução de muitos componentes envolvidos no conjunto, inclusive no modelo do chassi quepassou a ser mais simples. Isso tudo contribuiu para o desempenho, pois quanto mais leve melhor o rendimento, tanto emretomadas de velocidade quanto em situações onde se precisa de força, força que pode ser muito bem utilizada com onovo sistema. A CVT trouxe vantagens como simplicidade de projeto, menor complexidade e menos numero de peçasfacilitando a manutenção quando necessário, menor perda de potencia e maior economia de combustível, pois permite queo motor trabalhe em seu nível máximo de eficiência, a rotação do motor se mantém constante sobre uma escala longa develocidades, proporciona melhor dirigibilidade e elimina mudanças de marchas, adapta-se às condições de estradas e ascaracterísticas de condução do motorista, funcionamento suave e silencioso, sem os trancos normais em outrastransmissões. A relação da caixa de transmissão foi calculada para poder, de melhor forma, utilizar a potência do motorcom a finalidade de obter resultado superior comparado com a caixa de marchas.Pelo torque elevado e velocidade final deaproximadamente 55km/h, teve desempenho superior ao modelo anterior. Este sistema de transmissão é mais simples,diminuindo a probabilidade de quebras durante esforço continuo prolongado pelo fato de seus componentes serem feitos demateriais de liga, com alta resistência.

CONCLUSÃO:Conclui-se que o projeto de Powertrain desenvolvido pela equipe trouxe resultados positivos, mostrando-se o modelo maisseguro e confiável a ser utilizado em um veículo off road do tipo baja devido a simplicidade, resistência e baixo custo.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:BOSCH, Robert. Manual de Tecnologia Automotiva, 25ª ediçãoLechner, G., Naunheimer, H. Automotive transmissions ¿ Fundamentals, selection and application. Alemanha, 1999GILLESPIE, Thomas D. Fundamentals of Vehicle Dynamics, 1992.

Assinatura do aluno Assinatura do orientador