resumo excel

37
Hoje aprenderemos a utilizar a função =Corresp. Ela servirá como função de pesquisa e comumente é utilizada em conjunto com as funções Índice e Procv , ambas já explicadas aqui no site. Sua utilização se dá principalmente quando você quer buscar algo, porém, não conhece previamente o número da linha onde está a informação que deseja buscar, ou quando o valor dessa linha ou coluna a ser buscada se altera frequentemente com base em algum critério específico, por exemplo. Nesse caso, a função de busca mais indicada é a =corresp. A sintaxe da função é =CORRESP(valor_procurado;matriz_procurada; [tipo_correspondencia]), onde: valor_procurado é o valor utilizado para localizar o objeto de pesquisa. Pode ser um número, texto, um valor lógico ou uma referência de célula com as características citadas; matriz_procurada é o intervalo de células em que a função irá realizar a pesquisa. Este intervalo deverá ser somente uma linha ou uma coluna; tipo_correspondência especifica como a função corresp irá retornar os resultados, ou seja, de forma exata ou por aproximação. Pode-se utilizar os números -1 (a fórmula irá localizar o menor valor que é maior do que ou igual ao procurado e os valores da matriz procurada devem estar em ordem descendente), 0 (a função irá localizar o primeiro valor que é exatamente igual ao valor procurado. Os valores na tabela de pesquisa podem estar em qualquer ordem) ou 1 (padrão caso você não especifique. Neste caso o Excel irá localiza o maior valor que é menor do que ou igual ao valor procurado. Neste caso os valores da matriz procurada devem estar em ordem ascendente).

Upload: carlaine-pinheiro

Post on 22-Dec-2015

235 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

Fórmulas

TRANSCRIPT

Page 1: ReSumo Excel

Hoje aprenderemos a utilizar a função =Corresp. Ela servirá como função de pesquisa e comumente é utilizada em conjunto com as funções Índice e Procv, ambas já explicadas aqui no site. Sua utilização se dá principalmente quando você quer buscar algo, porém, não conhece previamente o número da linha onde está a informação que deseja buscar, ou quando o valor dessa linha ou coluna a ser buscada se altera frequentemente com base em algum critério específico, por exemplo. Nesse caso, a função de busca mais indicada é a =corresp.

A sintaxe da função é =CORRESP(valor_procurado;matriz_procurada;[tipo_correspondencia]), onde: valor_procurado é o valor utilizado para localizar o objeto de pesquisa. Pode ser um número, texto, um valor lógico ou uma referência de célula com as características citadas; matriz_procurada é o intervalo de células em que a função irá realizar a pesquisa. Este intervalo deverá ser somente uma linha ou uma coluna; tipo_correspondência especifica como a função corresp irá retornar os resultados, ou seja, de forma exata ou por aproximação. Pode-se utilizar os números -1 (a fórmula irá localizar o menor valor que é maior do que ou igual ao procurado e os valores da matriz procurada devem estar em ordem descendente), 0 (a função irá localizar o primeiro valor que é exatamente igual ao valor procurado. Os valores na tabela de pesquisa podem estar em qualquer ordem) ou 1 (padrão caso você não especifique. Neste caso o Excel irá localiza o maior valor que é menor do que ou igual ao valor procurado. Neste caso os valores da matriz procurada devem estar em ordem ascendente).

Digamos que queiramos saber qual a linha que contém a palavra Banana. Neste caso usaremos a seguinte função =CORRESP(A17;A5:A14;0). Veja que ao inserirmos o '0' no tipo de correspondência, pedimos ao Excel que nos retornasse a célula em que contivesse a ocorrência exata daquilo que buscamos.

Hoje vamos aprender a utilizar a função =Ou. A função OU é uma função que trabalha com os valores VERDADEIRO e FALSO, por isso é uma função lógica. Uma expressão construída com OU é verdadeira quando pelo menos 1 das suas partes for verdadeira. Ela, portanto, somente será Falsa se não houver nenhuma parte verdadeira. Desta forma, mesmo que sua construção tenha 100 frases, sendo 99 falsas e 1 verdadeira, o valor retornado será VERDADEIRO.A sintaxe da função é =OU('valor1', 'valor2', ...). A função pode ser escrita com diversos valores, entre 1 e 255. Vejamos o seguinte exemplo:

Page 2: ReSumo Excel

Digamos que para se classificar um time precisa de 33 pontos OU de 8 vitórias. Note que o Excel vai retornar verdadeiro caso o time tenha alcançado 33 pontos no campeonato ou então tenha atingido 8 vitórias. A função que vamos inserir será, portanto =OU(C5>33;D5>8)

Uma funcionalidade interessante deste comando é que ele nos permite que trabalhemos com operadores de comparação, que são: > Maior que, < Menor que, >= Maior ou igual a <= Menor ou igual a e <> Diferente de.

Observe que agora vamos estender a fórmula para todas as linhas e ver o resultado:

Embora a função 'Ou' já seja por si só bastante útil, para resultados mais específicos ela é costumeiramente mesclada com a função 'Se' ou então a função 'E'.

Perceba que para nossa planilha ficar mais bonita esteticamente, vamos misturar a função Ou com a função Se, que você já aprendeu como funciona aqui nesse link.

Vamos digitar a seguinte sintaxe =SE(OU(C5>33;D5>8);"Classificado";"Desclassificado"). Assim, caso o time alcance os 33 pontos OU 8 vitórias aparecerá 'Classificado' ao invés de 'Verdadeiro'.

Page 3: ReSumo Excel

O PROCV pode ser utilizado de inúmeras maneiras, principalmente como forma de pesquisa ou juntamente com outras fórmulas como SE, SOMASE, entre outras, onde, além da busca, se estabelece condições para a mesma. Esta função, portanto, é capaz de realizar uma pesquisa verticalmente, isto é, fazer a busca de um determinado argumento usando como critérios as colunas da tabela. Em seus argumentos, a mesma apresenta a seguinte estrutura PROCV(valor_procurado;matriz_tabela;núm_indice_coluna;procurar_intervalo), onde:

valor_procurado: esse item da função PROCV é o valor que deve ser localizado na primeira coluna da tabela. Desta forma, você poderá digitar esse valor ou indicar a referência da célula do mesmo;

matriz_tabela: se refere a tabela onde deve ser encontrado o valor procurado e as informações referentes ao mesmo. Esta tabela pode ter duas ou mais colunas e estar situada em outra planilha do mesmo documento;

núm_indice_coluna: esse item corresponde ao número da coluna da tabela, indicada no item matriz_tabela, em que deve ser retornado o valor correspondente ao valor procurado;

procurar_intervalo: esse item pode ter dois valores: VERDADEIRO ou FALSO. Se você colocar FALSO, a função só encontrará um valor exatamente igual ao informado no item valor_procurado. Se você colocar VERDADEIRO, a função poderá encontrar um valor que não seja exatamente igual, mas que tenha apenas um valor aproximado ao informado no item valor_procurado.

Agora, para exercitarmos esta função, vamos aplicá-la na prática e, para isso, suponha que tenhamos uma lista contendo alguns produtos com seus respectivos preço e fornecedor, onde será utilizada a função PROCV como método de busca de algum produto determinado, evitando o usuário ter de percorrer toda a planilha.

Page 4: ReSumo Excel

1 - Disponha os dados na planilha, reservando a Plan1 para ser utilizada a fórmula e criando uma planilha com o nome de lista onde estarão os demais dados.

2 - Na planilha referente a busca, coloque o mesmo cabeçalho da anterior, onde usaremos como referência para a aplicação da fórmula.

3 - Iniciando o processo, digite um produto qualquer na primeira célula da coluna PRODUTO e, na célula ao lado, vamos começar a aplicar a função. Para ser mais fácil o entendimento, iremos aplicá-la a partir do assistente de funções, localizado acima da tabela, onde iremos procurar por PROCV.

4 - Irá abrir a janela de argumentos da função, onde começaremos a elencá-las. No primeiro argumento, desejamos dispor a informação, que esteja nas duas planilhas, e que estamos procurando, ou seja, o produto Limpeza.

Page 5: ReSumo Excel

5 - No segundo argumento, desejamos a matriz da tabela, isto é, a tabela de referência onde será efetuada a procura. Clique no ícone para marcação, vá na planilha Lista e marque toda a tabela; após, clique novamente no ícone para retornar a janela anterior.

6 - No terceiro argumento, necessitamos informar qual o número índice da coluna, ou seja, dentre o intervalo demarcado, em qual coluna será feita a busca. Neste caso, devemos usar o número 2, por que a informação que buscamos encontra-se na segunda coluna dentre as três destacadas.

7 - Para o último argumento, precisamos dispor qual o intervalo caso a procura não retorne nenhum resultado. Porém, no nosso exemplo, queremos uma procura direta, sem meios termos; devemos digitar, portanto, FALSO; após, confirme a ação.

8 - Agora basta conferir o resultado que retornará.

Page 6: ReSumo Excel

9 - Por fim, devemos configurar a terceira célula da procura, e para isso, basta repetirmos o procedimento, só que ao invés de utilizarmos o número índice anterior, usaremos o 3, indicando que este resultado será buscado na terceira coluna da planilha Lista. Ao finalizar, observe o resultado.

10 - Perceba que ao buscar qualquer um dos produtos listados, os resultados serão mostrados nas células configuradas.

Olá pessoal. Hoje vamos aprender a utilizar a função ÍNDICE. Ela serve principalmente para retornar valores específicos e ordenados. Pode ser bastante útil, por exemplo, para gestores de RH que possuem várias infos para um mesmo funcionário e não podem perder tempo procurando algo único nas diversas informações agrupadas.

Vejamos tudo com exemplos.

Supomos que este gestor de RH tem a seguinte planilha em seu computador:

Agora imaginemos o gestor de uma grande empresa, com muitas outras colunas contendo infos variadas, como por exemplo, se fez capacitação, números de identificação profissional, número dentro da empresa, e-mail, etc. Agora imagine ele ter que pegar o nome no início da planilha e depois ter que navegar até a coluna 20 ou 30 para checar um dado, imagine ele fazer isso com vários funcionários. Bastante

Page 7: ReSumo Excel

trabalhoso, certo? Certos, mas não se ele souber utilizar a função Índice =) Bom, vamos ensinar como nosso amigo, gestor de RH, pode fazer isso de uma forma bem simples.

A função Índice requer bastante atenção, pois embora seja fácil, é maior do que as demais e demanda maior atenção na hora de digitar as referências a serem buscadas. Esta é a sua sintaxe: =ÍNDICE(matriz,núm_linha,núm_coluna).

Vamos agora colocar ela na nossa planilha e referenciar para aprender o papel de cada partezinha.

Digamos que este gestor queira saber o salário de algum funcionário específico, neste caso Armando. Neste exemplo ele selecionará uma célula vazia e escreverá a função da seguinte maneira =ÍNDICE(B4:L9;3;6), onde, B4:L9 corresponde à matriz, ou seja, a área onde o Excel irá fazer a busca, num_linha corresponde à linha do funcionário Armando e num_coluna ao que desejamos saber, neste caso a coluna do salário.

Repare em algo muito importante: O número da linha e da coluna da matriz NÃO TEM RELAÇÃO com o número da linha e da coluna da planilha. Notem que, no nosso exemplo, a linha 2 da MATRIZ está, fisicamente, na linha 6 da PLANILHA. O mesmo procedimento ocorre com o número relativo á coluna.

Note também que é possível deixar tudo mais automatizado, podendo, por exemplo, referenciar a coluna e linha a uma célula fixa e não a um número de linha ou coluna em si. Vejamos no exemplo abaixo para ficar mais claro.

Page 8: ReSumo Excel

No exemplo acima veja que referenciei a função a uma célula específica, no caso o dado referente à coluna ficou atrelado à célula H15 e o dado referente à coluna à L15. Dessa forma, a função irá buscar sempre as referências que se encontrarem nestas células específicas e qualquer mudança nelas irá gerar um resultado diferente. Na imagem abaixo veja que mudamos a informação contida na célula referente à linha para ser buscado um funcionário diferente e note como a info contida no campo 'Salário' muda automaticamente.

Agora digamos que este mesmo gestor tenha dois grupos distintos em sua planilha, será possível fazer uma busca escolhendo o grupo a ser buscado? Certamente, veja o próximo exemplo:

Repare que no exemplo acima a planilha contém o quadro relativo aos funcionários efetivos e aos estagiários. Neste exemplo iremos criar o que chamamos de área. Preste atenção na sintaxe, pois ela muda um pouquinho em relação à aprendida anteriormente. Ela ficara assim: =índice((área1;área2;);num_linha;num_coluna;num_área).

Preste atenção aos detalhes. Dentro do parêntese principal da função deve ter outro parêntese contendo as áreas que você irá permitir a pesquisa. Dessa forma será possível utilizar os mesmos dados para linha e coluna alterando somente a área que deve ser feita a pesquisa. Confira como ficou a função preenchida no nosso exemplo:

Page 9: ReSumo Excel

Com a configuração de área pronta e também fixada a uma célula específica (no nosso caso à I21) os valores exibidos podem ser mudados da mesma forma que os valores de linha e colunas afixados a uma célula específica, conforme aprendemos lá atrás. Repare que ao mudar o valor da área de 1 para área 2, ela passa a mostrar o número de telefone do funcionário que se encontra na linha 3, coluna 5 da nova área selecionada, neste caso a dos estagiários.

Lembre-se que não há limite para a quantidade de áreas que podem ser criadas, apenas coloque-as todas dentro de um parêntese interno ao parêntese principal e separá-las com ponto e vírgula. Sua numeração obedecerá a ordem em que forem criadas dentro da sintaxe da função.

Índice

Page 10: ReSumo Excel

A função índice retorna o valor que se encontra em determinada linha e coluna de uma matriz de dados como por exemplo =ÍNDICE(A2:G618;3;6). Esta função retorna o valor que se localiza entre as células A2 e G618 na coluna 3 e linha 6.

Já necessitou fazer uma condição para o valor de uma célula, ou até mesmo designar determinada expressão para um dado valor? Saiba que com esta função é possível estipular estas condições, criando inúmeras formas e jeitos para utilizá-la.

A função SE, a partir dos valores nela adicionados, avalia os dados da célula e retorna a expressão escolhida caso o resultado for falso ou verdadeiro. Muito utilizada como complemento em outras funções, ela apresenta, em seu quadro de argumentos, a sequência SE(teste_lógico;[valor_se_verdadeiro];[valor_se_falso]), onde:

teste_lógico - Argumento obrigatório que consiste no valor ou expressão que será avaliado como VERDADEIRO ou FALSO.

valor_se_verdadeiro - Argumento opcional, onde o usuário pode escolher qual valor ou expressão retornará caso o resultado do teste_lógico for verdadeiro.

Page 11: ReSumo Excel

valor_se_falso - Argumento opcional que possibilita a escolha do valor ou expressão caso o teste_lógico for falso.

Observação: Na criação do argumento se o usuário somente designar uma expressão para o valor_se_verdeiro, por exemplo, deixando o restante em branco e, caso o resultado não condizer com a verdade, a função retornará automaticamente a expressão FALSO, e assim vice e versa.

Como exemplo, utilizaremos uma planilha contendo nomes de alguns alunos e suas respectivas médias escolares, onde se deseja conhecer qual sua situação, levando-se em consideração de que a média de aprovação é de 6,5. Veja como proceder no passo a passo abaixo:

1 - Após dispor os dados na planilha, reserve uma coluna ao lado para colocação da situação destes alunos.

2 - Na primeira célula referente aos resultados, aplique a função =SE(B2>=6,5;"Aprovado";"Reprovado"), a qual significa que, se o valor da célula B2 for maior ou igual a 6,5, o resultado será Aprovado e, caso contrário, retornará Reprovado.

Unindo duas funções

É possível juntar duas ou mais funções em uma mesma fórmula, possibilitando ao usuário cálculos um pouco mais complexos e precisos. Neste caso, vamos utilizar as funções SE e MÉDIA, a fim de encontrar um resultado onde serão usadas mais informações.

Como base de exemplo utilizaremos uma planilha contendo médias escolares de determinado aluno, obtidas no decorrer dos 4 bimestres em algumas disciplinas. Com isso, se quer avaliar se o mesmo estará aprovado ou reprovado nestas.

Page 12: ReSumo Excel

1 - Com os dados dispostos na planilha, reserve uma coluna ao lado destes para os vereditos das avaliações.

2 - Na primeira célula da coluna de resultados, aplique a fómula =SE(MÉDIA(B2:E2)>=$H$3;"APROVADO";"REPROVADO"), onde, caso a média dos valores obtidos nos 4 bimestres for maior que 6,5 (colocado na célula H3) retornará APROVADO, caso contrário resultará REPROVADO.

3 - Observe que o resultado retornará corretamente, de acordo com o estabelecido.

Olá, Pessoal.

Nesse tutorial de hoje vamos aprender a usar as importantes funções =cont.se e =cont.ses. As funções utilizadas nessa aula serão =Cont.se(células onde os dados serão buscados; "critério que será buscado") e =Cont.ses(células onde os dados serão buscados; "critério que será buscado"; células onde os dados serão buscados; "critério que será buscado";...)

Esta função serve para contar a quantidade de um certo tipo de dados em uma planilha. Podemos usar, por exemplo, em uma revenda de carro para saber quantas unidades da montadora X há disponível, quantos modelos acima do ano de 2010 ou podemos ainda

Page 13: ReSumo Excel

com a função =cont.ses buscar por mais de uma referência ao mesmo tempo, ou seja, no caso da revendedora de carros poderíamos usar a função para buscar veículos de tal marca, que sejam acima do ano de 2011 e possuam ar condicionado, por exemplo.

Para a nossa aula usaremos o exemplo de uma equipe de trabalho. Veja os dados que possuímos em nossa tabela:

Bom, digamos que em um levantamento a ser realizado o gestor precisa saber a quantidade de funcionário homens no seu grupo de trabalho. Veja como seria a função que ele deveria inserir: =Cont.se(D6:D15; "m") Repare que novamente a função exige que a referência esteja entre aspas. Note também que escrevi p critério a ser buscado, 'm' em minúscula e na planilha está escrito com letras maiúsculas, o Excel, portanto, não faz distinção entre maiúsculas e minúsculas. Veja nosso exemplo:

Uma funcionalidade interessante deste comando é que ele nos permite que trabalhemos com operadores de comparação, que são: > Maior que, < Menor que, >= Maior ou igual a <= Menor ou igual a e <> Diferente de.

Para exemplificar vamos supor que esse mesmo gestor quer agora saber quantos funcionários com 28 anos ou menos ele tem. A função escrita deverá ser =Cont.se(C6:C15; "<=28")

Page 14: ReSumo Excel

Agora vamos misturar um pouco, vamos pedir para saber quantas são as mulheres com menos de 30 anos. Vejamos que agora devemos utilizar a outra função, aquela específica para buscas com mais de um critério, a =cont.ses Nestes casos com mais de uma busca a função deverá ser escrita com o intervalo e depois com o critério de busca referente a este intervalo, depois mais um intervalo e seu respectivo critério de busca, e assim sucessivamente. Olhem como ficou no nosso exemplo =Cont.ses(D6:D15; "F"; C6:C15;"<30")

Primeiro colocamos o intervalo referente a coluna 'Sexo' e o critério de busca 'F'; e depois o intervalo referente a idade e o critério de busca para menos de 30 anos. Pronto, o Excel vai nos retornar a quantidade exata de ocorrências que atendem a estes 2 requisitos simultaneamente.

Agora vamos complicar um pouquinho. Digamos que há uma terceira coluna contendo os cursos que cada funcionário possui. E queremos saber quantos são aqueles que tem menos de 40 anos e que possuem curso de Excel.

Reparem que não podemos colocar no segundo critério de busca o termo 'Excel', pois desta forma ele buscaria somente aqueles que tem o curso de Excel e não contabilizaria, por exemplo, aqueles que tem Excel e Word. Como faremos então? Fácil, usaremos um

Page 15: ReSumo Excel

caractere curinga. Escreveremos a função da seguinte maneira =Cont.ses(C6:C15; "<40"; E6:E15; "*excel*") onde o * antes e depois da palavra Excel agirá como curinga.

O curinga serve para o Excel retornar todas as células que tem QUALQUER COISA escrita antes ou depois de 'Excel', ou seja, mostrará todas as pessoas que tem curso de Excel, independente de ter somente ele, ou ter outros cursos também. Veja como ficou no nosso exemplo:

Função Desloc:

A função Desloc faz uma referência para um intervalo que é especificado por linhas e colunas de certa célula ou intervalo de células.

Para melhor compreensão, pode-se pensar na função desloc como um conjunto de coordenadas para se chegar a determinado destino. Neste caso, iremos utilizar um exemplo prático para melhor análise:

Na imagem acima temos uma planilha com uma célula Início e outra de Fim como se fossem um caminho a ser tracejado para se chegar ao destino. Sendo assim, utilizando a função Desloc, iremos tracejar o caminho para se chegar da célula Início a célula Fim.

Page 16: ReSumo Excel

Insira a função DESLOC em um local da planilha conforme sintaxe abaixo:

Ref: Represente o início a ser percorrido;

Lins: Representa o número de linhas a ser percorrida para se chegar ao destino;

Cols: Representa o número de colunas a ser percorrida para se chegar ao destino;

[altura]: Número de linhas que o destino procurado ocupa;

[largura]: Número de colunas que o destino procurado ocupa;

Para o exemplo citado, temos:

ref = célula Início

lins= 11 linhas a serem percorridas

cols= 4 colunas a serem percorridas

Altura= 1

Largura=1

Ao final da função, tecle Enter e verifique que o resultado será Fim. Ou seja, com a função desloc demos uma rota e um destino para se chegar em determinada célula.

Função Desloc e Corresp

Agora que aprendemos a finalidade e o modo de uso de cada uma das funções apresentadas, vamos utiliza-las em conjunto. Para isso temos o seguinte exemplo para melhor compreensão:

Page 17: ReSumo Excel

Observe a imagem abaixo onde temos uma planilha de controle de frutas e seus respectivos preços em cada mês. O dono de um mercado pretende alimentar a planilha mensalmente para obter consultas das variações de preços de cada fruta em um trimestre.

Com base nestas informações desejamos obter a consulta de preços ao inserir em campos diferentes o nome da fruta e o mês desejado conforme imagem abaixo:

Deste modo, inicialmente criaremos listas suspensas para facilitar o preenchimento dos campos “Fruta” e “Mês”. Acessando a aba Dados>Validação de Dados>Validação de Dados e escolhendo a opção Lista, conforme mostram imagens abaixo:

Page 18: ReSumo Excel

A figura abaixo mostra a fórmula que será inserida na célula B13, que no caso será exibido o preço de acordo com o mês e a fruta selecionada.

Entendendo a função:

Inicialmente observe as duas funções CORRESP.

A primeira está buscando a posição relativa da fruta que está inserido na célula B11. Por exemplo, a fruta Abacaxi está na posição 1 da matriz Frutas.

A segunda função CORRESP busca a posição relativa do Mês que está inserido na célula B12. Por exemplo, o mês de Janeiro está na posição 1 da matriz Mês.

Deste modo, a função DESLOC terá que basicamente cruzar as informações com base no resultado das duas funções CORRESP.

Por exemplo, se quisermos saber o preço da fruta Laranja no mês de Março temos que compreender que a função DESLOC irá cruzar o resultado obtido nas duas Funções CORRESP conforme mostra abaixo:

Page 19: ReSumo Excel

Observações:

Um ponto importante que podemos destacar na aplicação destas funções está na possibilidade de existir valores repetidos na lista.

Por exemplo, digamos que exista duas vezes a fruta Laranja na lista conforme mostra imagem abaixo:

Deste modo, para definirmos qual será a Laranja que estamos nos referindo na busca, devemos ajustar o tipo de correspondência na função CORRESP que faz a busca de na lista de frutas. Ou seja:

Se inserirmos o tipo de correspondência como zero (0), a função retornará o primeiro na lista que está sendo procurado. No caso, apontaria para a posição 3 na lista. Se inserirmos o tipo de correspondência como um (1), a função retornará o maior valor menor, ou o valor procurado, caso a matriz esteja em ordem crescente. No caso, apontaria para a posição 4 na lista.

Assim, com base no ajuste destes parâmetros é possível determinar qual valor será buscado quando existe nomes repetidos em uma lista. Desta maneira, é notável que com o auxílio das duas funções (Desloc e Corresp) podemos realizar buscas em tabelas, complementando assim as necessidades de cada uma das funções.

Vale ressaltar também a possibilidade de implementar outros outras funções CORRESP dentro da função DESLOC de modo a poder trabalhar com outros campos de busca.

Page 20: ReSumo Excel

1 – O que a Fórmula Faz?

A fórmula INDIRETO ou INDIRECT no Excel é pouco conhecida, até mesmo por pessoas que se julgam especialistas no programa. No entanto, os benefícios do uso da mesma são inimagináveis.

A função dela é facilitar a busca de valores dentro de uma planilha utilizando referências de texto. As variáveis dela são bem simples: =INDIRETO(texto_ref;a1). texto_ref é uma referência a uma célula que contém uma referência em estilo A1, uma referência em estilo L1C1, um nome definido como uma referência ou uma referência a uma célula como uma sequência de caracteres de texto. Se texto_ref não for uma referência de célula válida, INDIRETO retorna o valor de erro #REF!.

a1 é uma variável lógica opcional. Se for VERDADEIRO ou omitida, texto_ref será interpretada como uma variável no estilo A1. Se for FALSO, texto_ref será interpretada como variável L1C1.

É difícil de explicar por escrito, mas podemos fazer um simples exemplo prático para que você entenda:a) Escreva seu nome na célula A1b) Escreva na célula C1: =INDIRETO(“A1″) – as aspas são necessárias pois a referência deve ser textual.c) Seu nome aparecerá escrito na célula C1

A referência também pode ser feita através de fórmula. Veja outro exemplo:a) Escreva seu nome na célula A1b) Escreva A1 na célula B1c) Escreva na célula C1: =INDIRETO(B1) – as aspas não são mais necessárias pois a referência agora é de uma célula com conteúdo textual.d) Seu nome aparecerá escrito na célula C1

Essa introdução mostrou para que serve a fórmula indireto, mas ainda não é possível verificar os benefícios claros do uso dela. É isso que tentaremos mostrar nas próximas partes do nosso artigo.

 

2 – Aplicações Práticas

A fórmula INDIRETO existe para facilitar a sua vida em algumas situações. A principal delas é quando você tem uma sheet de controle com um item e você precisa buscar suas características em sheets diferentes.

Por exemplo, vamos supor que você queira criar uma planilha para controlar seus gastos pessoais. Nesta planilha você vai ter uma sheet para cada mês do ano e uma sheet principal com análises do mês que você escolheu. Uma forma de fazer isso, seria utilizando funções condicionais, mas imagina o trabalho que daria fazer um “SE” para cada mês… Vamos montar a planilha desta forma:

Page 21: ReSumo Excel

Reparem que a planilha tem um campo para escolher o mês que será analisado, uma lista de meses (apenas para fazer uma lista suspensa) e sheets para cada mês. Ao criar a lista suspensa, através da validação de dados (clique aqui e saiba como fazer), o campo de escolha de mês passa a ter um menu para o usuário escolher o mês que ele quer analisar.

Imagine que você precisa do valor da célula A1 do mês escolhido na sheet do mesmo. Caso você fosse buscar dados nas sheets usando Condicionais, você teria que usar uma função parecida com essa: “=SE(L3=”Janeiro”;Janeiro!A1;SE(L3=”Fevereiro”;Fevereiro!A1;SE(L3=”Março”;……)”. Esta fórmula se estenderia para todos os meses.

Utilizando a função INDIRETO, você só precisa disso: “=INDIRETO(E3&”!A1″)”. Como o Excel lê isso? E3 é uma célula, por não estar entre aspas, portanto ele lê o valor da célula E3 – Janeiro. “!A1″ é uma referência de texto, por estar entre aspas. & é um termo usado para unir as duas partes. Ou seja, ele lê Janeiro!A1 – Sheet Janeiro, célula A1.

Vamos fazer um teste:1) Escreva na sheet Janeiro, célula A1 “Primeiro Mês do Ano”2) Escreva na sheet Fevereiro, célula A1 “Segundo Mês do Ano”.3) Depois Escreva a fórmula “=INDIRETO(E3&”!A1″)” na célula E7 da sheet Principal4) Preencha a célula E3 da sheet Principal com “Janeiro”. A célula E7 deve mostrar o texto “Primeiro Mês do Ano”5) Troque o conteúdo da célula E3 para “Fevereiro”. O conteúdo da célula E7 deve ter trocado para “Segundo Mês do Ano”Veja as imagens abaixo:

Page 22: ReSumo Excel

Há ainda a possibilidade de utilizar a fórmula INDIRETO dentro de uma fórmula PROCV ou PROCH. Vamos testar um exemplo disso:1) Das linhas 10 a 19 na sheet Principal, na coluna A, escreva os algarismos 1 a 10.

Page 23: ReSumo Excel

2) Faça o mesmo na sheet Janeiro.3) Nas linhas 10 a 19 na sheet Janeiro, na coluna B, escreva valores aleatórios como na imagem abaixo:

4) Na sheet Principal, na célula B10, escreva a fórmula “=PROCV(A10;INDIRETO($E$3&”!A10:B19″);2;FALSO)”.5) Arraste esta fórmula para as linhas B11 a B19 na sheet Principal.6) Pronto! Você tem agora a mesma tabela nas duas sheets. O excel leu o conteúdo da fórmula INDIRETO como Janeiro!A10:B19, exatamente o que você colocaria na matriz do PROCV se não tivesse a fórmula.

Se você preencher todas as sheets com conteúdo semelhante, utilizando a fórmula INDIRETO você poderá criar um excelente painel na sheet Principal. Trocando o mês na célula E3, seu painel importará os dados do mês escolhido na célula correta.

Page 24: ReSumo Excel

A função Concatenar do Excel permite agrupar sequencias de textos em um única sequência, ou seja, simplesmente você junta textos que estão separados por células em único texto, você pode criar textos personalizados em resultados de fórmulas.

Veja o exemplo abaixo:

 Neste exemplo vou unir o nome e o sobrenome em um único texto.

Clique na célula D2.

Digite a fórmula =Concatenar(

Clique na célula A2, onde está o nome Pedro.

Pressione ponto e vírgula.

Veja:

 

Digite agora: ” “

Essas criam um espaço entre os textos concatenados, repare que existe espaço entre as aspas.

Page 25: ReSumo Excel

Pressione ponto e vírgula novamente e clique na célula B2 que onde a célula onde está o sobrenome.

Feche o parêntese.

Veja como ficou a fórmula:

 

O resultado será:

Veja o exemplo abaixo:

Neste exemplo utilizei a função Concatenar junto com a função Média.

Veja:

Page 26: ReSumo Excel

Olá pessoal!

A função Cont.valores, permite contar dentro de um intervalo, apenas células que possuem valores ou seja células que não são vazias.

A sintaxe da fórmula é: =Cont.valores(valor1;[valor2])

Siga os passos para aplicar a fórmula corretamente.

Vamos utilizar o exemplo abaixo: Na célula I9, digite a seguinte fórmula: =Cont.valores(

Selecione o intervalo correspondente ao campo Nome.

Feche um parêntese e pressione ENTER. A sua fórmula deverá ficar da seguinte maneira: =CONT.VALORES(B2:B23)

Veja o resultado:

Para testar, apague um nome do intervalo Nome e verá que a contagem será reduzida, pois a função Cont.valores não conta células vazias.

Veja a relação entre a sintaxe e a fórmula.

=Cont.Valores(valor1;[valor2]) =Cont.Valores(B2:B23)

Obs: O valor 2 é opcional.

Page 27: ReSumo Excel

Na dica de hoje vou demonstrar mais uma função de contagem do Excel. A função Contar.vazio permite contar dentro de um intervalo a quantidade de células que possuem valores vazios.

A sintaxe da fórmula é: =Contar.vazio(Intervalo)

No exemplo abaixo, vamos contar no intervalo quantas células estão vazias, ou seja com o cadastro incompleto.

Siga os passos:

Clique na célula I10 e digite: Cadastros incompletos.

Clique na célula J10. Digite a seguinte fórmula:=Contar.Vazio(

Selecione o intervalo referente ao campo Nome.

Feche um parêntese e pressione ENTER.

A sua fórmula deverá ficar da seguinte maneira: =Contar.Vazio(B2:B23)

Veja o resultado:

Page 28: ReSumo Excel

Para testar apague algum valor no intervalo do campo Nome, o Excel contará todas células que estiverem vazias.

Veja a relação entre a sintaxe e a fórmula.

=Contar.vazio(Intervalo)

=Contar.Vazio(B2:B23)

Neste artigo falaremos sobre a função Cont.Num que é mais uma função de contagem do Excel, esta função permite contar a quantidade de valores numéricos presentes em uma planilha, incluindo também fórmulas.

A sintaxe da fórmula é: =Cont.Núm(valor1;[valor2])

Vamos utilizar o exemplo abaixo. Neste exemplo, vamos contar a quantidade de pessoas entrevistadas, esta contagem será feita pelo intervalo código, ou seja, vamos contar quantos números existem neste intervalo, obtendo assim a quantidade de pessoas entrevistadas.

Clique na célula I9 e digite: Quantidade de pessoas entrevistadas.

Veja:

Page 29: ReSumo Excel

 Clique na célula J9.

Digite o seguinte: =Cont.num(

Selecione o intervalo que possui os códigos.

Feche um parêntese e pressione ENTER.

A sua fórmula deverá ficar da seguinte forma:

=CONT.NÚM(A2:A23)

Veja o resultado:

 

Veja a relação entre a fórmula e a sintaxe:

=Cont.Núm(valor1;[valor2])

=CONT.NÚM(A2:A23)

Obs: O valor 2 é opcional.

Page 30: ReSumo Excel