resumo entre o real e o imaginário na obra de bertolt...

2
Entre o real e o imaginário na Obra de Bertolt Brecht, ¿O círculo de giz caucasiano¿. RESUMO AUTOR PRINCIPAL: Carolina Nicole Zanotto E-MAIL: [email protected] TRABALHO VINCULADO À BOLSA DE IC:: Probic Fapergs CO-AUTORES: nenhum ORIENTADOR: André Karam Trindade ÁREA: Ciências Humanas, Sociais Aplicadas, Letras e Artes ÁREA DO CONHECIMENTO DO CNPQ: Teoria do Direito UNIVERSIDADE: Instituto Meridional - IMED INTRODUÇÃO: A presente pesquisa busca a reflexão acerca das compreensões dos fenômenos jurídicos existentes através da Literatura, principalmente da obra escrita por Bertolt Brecht, o ¿O círculo de giz caucasiano¿. Diante disso, a utilização de textos literários como eventos provocadores de revisão aos conceitos clássicos adotados no cotidiano pelas Ciências Jurídicas, faz com que se amplie, por conta disso, a perspectiva sobre os fenômenos jurídicos, muitas vezes, fechados zeteticamente e descompassados com o atual modelo proposto pelo Estado Democrático de Direito. Dessa forma, o estudo busca evidenciar a semelhança entre a Ciência do Direito e da Literatura, a partir da compreensão proposta pela corrente direito na literatura. Pretende-se, portanto, apresentar e refletir, à luz da literatura, temas centrais da Ciência do Direito dando destaque à figura do juiz por influência dos modelos de juiz propostos por François Ost. METODOLOGIA: A pesquisa desenvolvida segue como orientação metodológica a fenomenologia-hermenêutica, buscando através da Literatura novas perspectivas à compreensão dos problemas jurídicos. A análise teórica de textos literários clássicos, nacionais e estrangeiros, possibilita identificar, nos mesmos, elementos conectores destes com a Teoria do Direito e com a Filosofia no Direito.

Upload: others

Post on 08-Mar-2021

1 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: RESUMO Entre o real e o imaginário na Obra de Bertolt ...semanadoconhecimento.upf.br/download/anais-2013/humanas/...Entre o real e o imaginário na Obra de Bertolt Brecht, ¿O círculo

Entre o real e o imaginário na Obra de Bertolt Brecht, ¿O círculo de gizcaucasiano¿.

RESUMO

AUTOR PRINCIPAL:Carolina Nicole Zanotto

E-MAIL:[email protected]

TRABALHO VINCULADO À BOLSA DE IC::Probic Fapergs

CO-AUTORES:nenhum

ORIENTADOR:André Karam Trindade

ÁREA:Ciências Humanas, Sociais Aplicadas, Letras e Artes

ÁREA DO CONHECIMENTO DO CNPQ:Teoria do Direito

UNIVERSIDADE:Instituto Meridional - IMED

INTRODUÇÃO:A presente pesquisa busca a reflexão acerca das compreensões dos fenômenos jurídicos existentes através da Literatura,principalmente da obra escrita por Bertolt Brecht, o ¿O círculo de giz caucasiano¿.Diante disso, a utilização de textos literários como eventos provocadores de revisão aos conceitos clássicos adotados nocotidiano pelas Ciências Jurídicas, faz com que se amplie, por conta disso, a perspectiva sobre os fenômenos jurídicos,muitas vezes, fechados zeteticamente e descompassados com o atual modelo proposto pelo Estado Democrático deDireito.Dessa forma, o estudo busca evidenciar a semelhança entre a Ciência do Direito e da Literatura, a partir da compreensãoproposta pela corrente direito na literatura. Pretende-se, portanto, apresentar e refletir, à luz da literatura, temas centrais daCiência do Direito dando destaque à figura do juiz por influência dos modelos de juiz propostos por François Ost.

METODOLOGIA:A pesquisa desenvolvida segue como orientação metodológica a fenomenologia-hermenêutica, buscando através daLiteratura novas perspectivas à compreensão dos problemas jurídicos. A análise teórica de textos literários clássicos,nacionais e estrangeiros, possibilita identificar, nos mesmos, elementos conectores destes com a Teoria do Direito e com aFilosofia no Direito.

Page 2: RESUMO Entre o real e o imaginário na Obra de Bertolt ...semanadoconhecimento.upf.br/download/anais-2013/humanas/...Entre o real e o imaginário na Obra de Bertolt Brecht, ¿O círculo

RESULTADOS E DISCUSSÕES:A partir das bases teóricas do estudo do Direito na Literatura, o trabalho teve como seu objeto o livro: ¿O círculo de gizcaucasiano¿, de Bertolt Brecht, procurando identificar elementos que pudessem caracterizar a figura do juiz apresentada naobra.A história acontece na Geórgia Medieval, entre muitas disputas de bens. Seu principal personagem, o Juiz Azdak, possuicaracterísticas muito peculiares de ser, e tenta dirimir os conflitos existentes através de suas escolhas e decisões. Amaneira pela qual Azdak conduz os problemas é o objeto do estudo em questão.Azdak pode ser caracterizado, entre outras, por sua imparcialidade e instabilidade na maneira de resolver os dilemasapresentados a ele. Na maioria dos casos, ignora o ordenamento jurídico, sem se valer das leis existentes para tal conflito,decidindo apenas baseado em sua consciência. Em um primeiro momento, faz-se possível perceber que ele tende abeneficiar o proletariado, contudo, com o passar do tempo, essa característica deixa de ser marcante, cedendo espaço auma conduta imprevisível. O destaque à conduta do juiz de falta de apego às leis é retratado pelo momento em que Azdakutiliza o código como assento, sem depositar qualquer importância às normas.Trazendo a situação para a realidade, constata-se que as características presentes no juiz da peça se assemelham epodem ser comparadas as posturas de alguns juízes na atualidade, que utilizam, por diversas vezes, a discricionariedade,como atos de vontade, para decidir determinado conflito, se distanciando da lei (STRECK, 2010, p. 87-89). Além disso,essa conduta adotada por alguns juízes é prejudicial à sociedade, visto que provoca um sentimento de instabilidade e de,possivelmente, questionamentos sobre a não concretização da justiça.

CONCLUSÃO:O estudo da obra de Bertolt Brecht e da corrente do direito na literatura, fundamentada em François Ost, propicia uma visãonítida da contribuição que a literatura traz ao direito. Visto que possibilita, entre outros fatores, diversas visões através dosquais auxiliam as compreensões das relações jurídicas e humanas.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:BRECHT, Bertolt. O Círculo de giz caucasiano. Tradução por Manuel Bandeira.São Paulo: Cosac Naify, 2010.STRECK, Lenio Luis. O que é isto ¿ Decido conforme minha consciência?. Porto Alegre: Livraria do Advogado,2010.TRINDADE,André Karam; GUBERT, Roberta Magalhães. Direito e Literatura: aproximações e perspectivas para se pensar o direito. In(Org.) Direito & literatura: reflexões teóricas. Porto Alegre: Livraria do advogado, 2008.

Assinatura do aluno Assinatura do orientador