resumo do iv_capitulo para o blog 4

9
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS CENTRO DE EDUCAÇÂO CURSO EM LICENCIATURA EM PEDAGOGIA RESUMO DO IV CAPÌTULO MACEIÒ 2011

Upload: pedro-henrique

Post on 20-Jul-2015

120 views

Category:

Documents


2 download

TRANSCRIPT

Page 1: Resumo do iv_capitulo para o blog 4

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS

CENTRO DE EDUCAÇÂO

CURSO EM LICENCIATURA EM PEDAGOGIA

RESUMO DO IV CAPÌTULO

MACEIÒ

2011

Page 2: Resumo do iv_capitulo para o blog 4

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS

CENTRO DE EDUCAÇÂO

CURSO EM LICENCIATURA EM PEDAGOGIA

DEOCLÈCIA DACIANA NASCIMENTO DA SILVA

TALMA RÈGIA SILVA SANTOS DE MELO

MACEIÒ

2011

Page 3: Resumo do iv_capitulo para o blog 4

Resumo do IV capítulo.

A educação serve para fazer mais do que usuários e desenvolvedores de tecnologias.

A escola é ainda, como podemos comprovar na prática, uma instituição de vital importância em todas as mudanças que ocorrem na nossa sociedade.

A escola forma os profissionais que darão vida e continuidade e inovação a produção. Formarão também um exército de usuários para o consumo de bens e serviços da “informação”, que é a principal mercadoria em circulação. Assim, se estabelece uma relação cíclica, quanto maior o acesso á informação mais necessidade se tem de atualização.

Mais será essa função da escola na atualidade?

A escola precisa assumir a responsabilidade na formação dos cidadãos, diante das dificuldades impostas no cotidiano. Ajudando a torná-los capazes de serem conscientes, autocrítico sabendo lidar com as mudanças, sucessivas dos conhecimentos em diversas áreas, ou seja, pessoas que se adaptem,incorporem e reconheçam fragilidades das conquistas sociais (trabalho assalariado e os benefícios trabalhistas), atitudes e valores para conviverem em uma sociedade em constante processo de transformação.

O uso intensivo de tecnologias digitais interativas em educação, possibilitam a democratização dos processos sociais a

Page 4: Resumo do iv_capitulo para o blog 4

transparência política e de ações do governo, a mobilização dos cidadãos e a participação ativa. Mas instâncias cabíveis.

Porém a educação escolar não deve servir apenas para preparar pessoas para funções sociais.Tampouco,para exercer a exclusiva aprendizagem instrumental de normas e competência ao domínio no emprego de equipamentos e serviços.Deve-se intensificar a oportunidade de aprendizagem e autonomia dos alunos em relação a busca de conhecimento.

Projetos e propostas de ensino mediados pelas TICs.

O desafio é inspirar os professores e os alunos a gostar de aprender para sempre. A proposta é ampliar o sentido de educar e reinventar a função escola, abrindo-a para novos projetos.

Os projetos educacionais via rede são formas poderosas de interação,cooperação e articulação , que podem abranger professores, alunos, pessoal administrativo e técnico das escolas, pais e todos os demais segmentos nacionais e internacionais envolvidos.Viabiliza o desenvolvimento do ensino da pesquisa e da gestão da educação em caminhos novos e diferentes.

Tabuleiro digital da Bahia.

Terminais de computadores ligados a internet, rodando software livre por 24 horas.

Page 5: Resumo do iv_capitulo para o blog 4

Enlaces ou World Link.

Programa criado originalmente pelo Banco Mundial visa à criação de comunidades de aprendizagem interativa, colaborativa e cooperativa, mediante o uso das telecomunicações na escola, por exemplo, professora de português realizou projeto com seus alunos. (Poesia sem Fronteiras).

Infovias e Educação.

Projetos educacionais (2000),introdução para professores e alunos de graduação em pedagogia no uso de tecnologia na educação em especial informática.

Cooperação internacional no Distrito Federal.

Escolas do ensino médio da rede pública do Distrito Federal também realizaram projetos em que superam as dificuldades de acesso e o baixo número de computadores em rede disponíveis, para realizar atividades educacionais inovadoras. Um dos projetos desenvolvidos é sobre educação ambiental. Os estudos e as descobertas dos alunos são realizados em parceria com a comunidade em que vivem. São utilizadas as salas de bate-papo e até uma câmera de vídeo para pequenas conferências entre os jovens. As atividades podem ser conferidas no site do projeto (http://brazilcanada.enoreo.on.ca/).

A aprendizagem não se reduz á instrumentação técnica nem faz do aluno um simples receptor de um currículo pré-estabelecido.

Page 6: Resumo do iv_capitulo para o blog 4

Qual a real distância da educação?

Até o final do século XX,não havia dúvidas, educação era função desenvolvida na escola.Era preciso ir até o local em que ficavam o prédio escolar e as salas de aula e passar por todo o ritual da educação formal para sucessivamente ascender nos graus de formação: ensino primário,médio,superior. Havia algumas formas paralelas de educação, o ensino supletivo e o ensino técnico e profissionalizante, que, em alguns momentos e reformas educacionais, eram nivelados e articulados com o ensino formal ou não.

O outro tipo processual de fazer educação era à distância, na grande maioria das vezes, por correspondência. Essa modalidade surgiu no Brasil no início do século XX, pela iniciativa de instituições privadas que ofereciam iniciação profissional em áreas técnicas, sem exigência de escolarização anterior.

Distância geográfica.

Vencer a distância foi a meta das primeiras instituições de ensino a distância. Esse modo de formação se dirigia aos alunos que, isolados ou muito afastados dos centros educacionais ou das escolas, não podiam ter acesso á educação clássica e ao ensino presencial. A distância física se concretiza, então, pela separação entre a instância de onde emana a iniciativa e a formação – a escola, os professores, os tutores – e os alunos .

Page 7: Resumo do iv_capitulo para o blog 4

Distância temporal.

A distância temporal pode ser sentida na forma como professores e alunos se encontram em espaços de aprendizagem, sejam presenciais sejam a distância. Nas classes presenciais regulares, a distância temporal entre uma aula e outra da mesma disciplina pode ser de até uma semana. Na educação a distância baseada em correspondência, a distância temporal entre envio dos exercícios e o retorno com as correções pode demorar semanas, meses até.

Distância tecnológica.

A inclusão digital também deve ser pensada como forma de diminuir os problemas de acesso á educação para aqueles que têm problemas físicos que dificultam a participação plena em atividades escolares tradicionais. Dispositivos, softwares e programas especiais para pessoas com problemas de visão, audição, comunicação oral etc. podem diminuir a distância e garantir melhor aprendizado para todas as pessoas, independentemente de suas condições físicas e sociais.

Distância social, econômica, psicológica e cultural.

A distância social ocorre pela inexistência de oportunidades no ensino presencial que possam garantir a oferta de educação para todas as pessoas indistintamente.

Page 8: Resumo do iv_capitulo para o blog 4

As novas formas de educação a distância ainda são vistas com as mesmas desconfianças e os mesmos preconceitos atribuídos aos formatos tradicionais do ensino por correspondência, supletivos e de segunda ordem.

Educação a distância ou web learning?

O uso das tecnologias digitais para a realização de projetos educacionais a distância ampliou-se nos últimos anos .Inúmeras iniciativas surgiram com denominações diferentes e que confundem os próprios usuários e interessados nessa modalidade de ensino .

Page 9: Resumo do iv_capitulo para o blog 4