resumo classif_ossos,músculos e ens

3
ANATOMIA – RESUMO –ESTRUTURAS BÁSICAS Classificação dos Ossos: Longos: Comprimento > Largura ± = Espessura. Presente ,principalmente, nos membros. Geralmente, possuem corpo oco(medula). Curtos: Comprimento ±= Largura ±= Espessura. Ex: Ossos do Carpo e Tarso Planos: Comprimento ±= Largura < Espessura. Muito ligados a proteção ou a reforço. Duas placas de ossos compactos com uma medula e osso esponjoso entre eles. Podem ser curvados por ajudarem a formar paredes das cavidades. Ex: Crânio, Esterno e Costelas. Irregulares: Comprimento ≠ Largura ≠ Espessura. Formas variadas. Ex: Face e Vertebras Sesamoídes: Nódulos arredondados ou ovais que se desenvolvem em certos tendões. Encontrados onde os tendões cruzam a extremidade de um osso longo. Além de protegerem o tendão de gasto excessivo, garantem uma vantagem mecânica q favorece a articulação.Ex: Patela e Pisiforme Acessórios: Também chamados de supranumerários, são ossos extras que surgem a partir de um novo centro de ossificação. Ex: Áreas de hemorragia que foram calcificadas e sofrem ossificação. Classificação das Articulações : Fibrosas : Também chamada de Sinartrose .Ossos unidos por tecido fibroso e movimento variavel de acordo com o comprimento das fibras. o Suturas: Há uma união extremamente forte e pouco movimento. Ocorrem somente no crânio. Ex: Intermandibular(recém nascidos) , intermaxilar Metópica(na testa). o Sindesmose: União de ossos ou ligamentos por uma faixa de tecido fibroso. Movimento(discreto ou amplo) dependerá da distância entre os osso ligados. Ex: A membrana interóssea que conecta a parte medial do Rádio com a lateral da Ulna. o Gonfose: Específica entre dentes e o osso no seu alveolo(soquete) onde o tecidofibroso do ligamento periodontal ancora com firmeza o dente. O movimento é considerado patológico.

Upload: api-3700467

Post on 07-Jun-2015

1.399 views

Category:

Documents


5 download

TRANSCRIPT

Page 1: Resumo Classif_Ossos,Músculos e ens

ANATOMIA – RESUMO –ESTRUTURAS BÁSICAS

Classificação dos Ossos: Longos: Comprimento > Largura ± = Espessura.

Presente ,principalmente, nos membros. Geralmente, possuem corpo oco(medula).

Curtos: Comprimento ±= Largura ±= Espessura. Ex: Ossos do Carpo e Tarso

Planos: Comprimento ±= Largura < Espessura. Muito ligados a proteção ou a reforço. Duas placas de ossos compactos com uma medula e osso esponjoso entre eles. Podem ser curvados por ajudarem a formar paredes das cavidades. Ex: Crânio, Esterno e Costelas.

Irregulares: Comprimento ≠ Largura ≠ Espessura. Formas variadas. Ex: Face e Vertebras

Sesamoídes: Nódulos arredondados ou ovais que se desenvolvem em certos tendões. Encontrados onde os tendões cruzam a extremidade de um osso longo. Além de protegerem o tendão de gasto excessivo, garantem uma vantagem mecânica q favorece a articulação.Ex: Patela e Pisiforme

Acessórios: Também chamados de supranumerários, são ossos extras que surgem a partir de um novo centro de ossificação. Ex: Áreas de hemorragia que foram calcificadas e sofrem ossificação.

Classificação das Articulações : Fibrosas : Também chamada de Sinartrose .Ossos unidos por tecido

fibroso e movimento variavel de acordo com o comprimento das fibras.o Suturas: Há uma união extremamente forte e pouco movimento.

Ocorrem somente no crânio. Ex: Intermandibular(recém nascidos) , intermaxilar Metópica(na testa).

o Sindesmose: União de ossos ou ligamentos por uma faixa de tecido fibroso. Movimento(discreto ou amplo) dependerá da distância entre os osso ligados. Ex: A membrana interóssea que conecta a parte medial do Rádio com a lateral da Ulna.

o Gonfose: Específica entre dentes e o osso no seu alveolo(soquete) onde o tecidofibroso do ligamento periodontal ancora com firmeza o dente. O movimento é considerado patológico.

Cartilaginosas : São de 2 tipos, primária e secundária.o Primária: (Sincondroses, cartilagem Hialina.) A união por C.

Hialina que permite ligeira inclinação durante o inicio da vida(fetal). Este tipo ,em geral, é uma união temporária. Ex: Discos Epifisários. Algumas sincondroses são permanentes como a cartilagem costal da primeira costela que se prendea ao esterno.

o Secundária: (Sinfises, Fibrocartilaginosas) . As superficies de ossos articulados são cobetos por cartilagem hialina e os os são unidos por tecido fibroso e/ou fibrocartilaginoso. São fortes e ligeiramente movéis. Os discos intervertebrais fibocartilagionosos

Page 2: Resumo Classif_Ossos,Músculos e ens

possuem são sinfises adaptadas para resistência e absorção de choques; além de permitir considerável flexibilidade à coluna.

Sinoviais : As mais abundantes nas articulações dos membros. Peculiaridades - possuem lubrificante e nutritivo(líquido Sinovial) , são revestidas por uma Membrana Sinovial e uma cápsula articular (Cápsula fibrosa) e uma cavidade articular(Ex: glenóide)

o Planas: Numerosas e pequenas, permitem o movimento de deslizar ou escorregar em apenas um eixo, por isso também chamdas de Uniaxiais. As faces dos ossos que as possuem são planas ou quase planas. Ex: Acroescapular.

o Em Dobrabradiças(Gínglimo): Também se movem em único eixo, formando um ang reto com os ossos envolvidos. Permitem apenas flexão e extensão. Possuem cápsula fina e frouxa, mas ligamentos colaterais muito fortes. Ex: Cotovelo

o Condilares: São biaxiais pois permitem movimentos em 2 direções. Dois eixos com âng. Retos entre si. Permitem flexão, extensão ,abdução e adução e ainda circundução.

o Esferóides: São multiaxiais, múltiplos eixos. Superficie esferóide de um osso move-se nao interior da cavidade de um outro.Permitem rotação medial e lateral, flexão, extensão ,abdução, adução e circundução. Ex: Ombro e quadril

o Em Pivô: São Uniaxiais e permitem rotação. Nestas articulações,um processo arredondado de um osso gira no interior de uma anel ou manguito. Ex: Articulação Atlantoaxial, o dente digitiforme do Áxis gira em um colar formado pelo arco anterior do Atlas e pelo ligamento transverso.

Classificação dos Músculos:

Existem 3 variedades: 1. Estriado esquelético:(Voluntário ligado aos ossos) Possue ao menos

duas fixações, uma inserção proximal e distal.Podem ser inseridos por tendões em forma de lâmina chamados de Aponeuroses. Curiosidade: Ângulo de tração ideal = 90°

2. Estriado Cardiáco:(Involuntário)3. Liso:(Involuntário integrante da parede de vasos e orgão ocos

ex:Estômago)

Arquitetura dos Esqueléticos: