resumo canto ii

5
Resumo – Canto II, Os Lusíadas 2º DIAPOSITIVO Estrutura externa do canto: 113 Estrofes, divididos em dois episódios. A Cilada e a Chegada a Melinde. 4º DIAPOSITIVO -> O rei de Mombaça envia um mensageiro de bom acolhimento aos portugueses, e pede que a armada entre no porto da cidade. Na verdade, o rei tinha preparada uma cilada, com a ajuda de Baco e de um piloto mouro que estava a bordo da Nau. -> Vasco da Gama, na propósito de não se expor a um possível perigo, envia os dois degredados (desterrados, exilados) para que lá passassem a noite e avaliassem a situação.

Upload: ana-rosario

Post on 25-Jun-2015

411 views

Category:

Documents


2 download

TRANSCRIPT

Page 1: Resumo Canto II

Resumo – Canto II, Os Lusíadas

2º DIAPOSITIVO

Estrutura externa do canto:

113 Estrofes, divididos em dois episódios. A Cilada e a Chegada a Melinde.

4º DIAPOSITIVO

-> O rei de Mombaça envia um mensageiro de bom acolhimento aos portugueses, e pede que a armada entre no porto da cidade. Na verdade, o rei tinha preparada uma cilada, com a ajuda de Baco e de um piloto mouro que estava a bordo da Nau.

-> Vasco da Gama, na propósito de não se expor a um possível perigo, envia os dois degredados (desterrados, exilados) para que lá passassem a noite e avaliassem a situação.

5º DIAPOSITIVO

-> Enganados pelos mouros e por Baco (que se fingiu cristão, vestido de sacerdote e a dar uma missa), estes (os desterrados) aconselham a entrada em Mombaça.

Page 2: Resumo Canto II

-> Vénus, por sua vez, interfere, e com a ajuda das Nereidas* impede a entrada dos navios portugueses no porto de Mombaça.

-> Vasco da Gama agradace a ajuda, e comovida, Vénus vai em direcção aos céus. Seduz Júpiter com a sua beleza e queixa-se dos perigos que a expedição está a correr.

*É explicado quem são as nereidas no final do powerpoint, nos anexos.

6º DIAPOSITIVO

-> O rei dos deuses (Júpiter) reafirma que os fados já destinaram sucesso para os portugueses, (isto porque no primeiro canto, durante o Concílio dos Deuses, foi decidido que os portugueses iriam ter “sorte” para chegar

à Índia) e envia Mercúrio* para avisar Vasco da Gama da existência de Melinde, onde encontrará um rei justo e bondoso, que lhes fornecerá tudo o que procura.

*Nos anexos, é explicado quem é Mercúrio

7º DIAPOSITIVO

-> Mercúrio aparece nos sonhos de Vasco da Gama, e alerta-o para fugir de Mombaça, e que vá junto com a sua armada até Melinde.

9º DIAPOSITIVO

Page 3: Resumo Canto II

-> Depois de interrogarem prisioneiros feitos em Mombaça, é confirmada a boa notícia do reino de Melinde. A frota dirige-se para lá e é bem recebida pelo rei.

-> O rei de Melinde oferece-lhes mantimentos, munições e um piloto para a Índia. Ao subir a bordo da nau capitania, pede a Vasco da Gama que lhe conte sobre a sua viagem, mas que primeiro descreva o reino de Portugal: a sua geografia, a sua história e as suas gentes.

10º DIAPOSITIVO

-> Ainda que tenha muitos “floreados”, o episódio tem muita riqueza histórica, uma vez que descreve detalhadamente a aproximação diplomática dos portugueses com os melindanos.

11º DIAPOSITIVO

Estrutura interna do canto:

-> Pertence à 4 parte (narração)

-> Durante o canto entram dois planos: o da viagem e o da mitologia.

Viagem -> toda a parte descritiva da travessia de Mombaça até Melinde, incluindo o contacto com os povos;

Mitologia -> toda os versos que envolvem figuras mitológicas (deuses, mensageiros e nereidas)

12º DIAPOSITIVO

Resumo dos dois episódios.

Page 4: Resumo Canto II

ANEXOS -> Dóris, a mãe das nereidas, é uma das três mil oceânides, divindades aquáticas, que representa a fecundidade feminina do mar.