resultados/discussão

1
Atuação de Raul Gomes na Educação e na Cultura do Paraná Anna Carolina Brandalise PIBIC/CNPq Orientadora Profª Drª Dulce Regina Baggio Osinski Introdução/Objetivos Paranaense, Raul Rodrigues Gomes nasceu em 1889, foi professor e atuou como jornalista até 1975, ano de sua morte. Utilizava-se dos jornais para divulgar e debater suas ideias sobre diversos assuntos. A educação e a cultura foram os mais recorrentes. Os objetivos deste trabalho foram a pesquisa bibliográfica, o mapeamento e catalogação de fontes e a análise da atuação de Raul Gomes, utilizando seus artigos para o inserir no contexto da modernidade paranaense. Resultados/Discussão Partiu-se da análise de Raul Gomes utilizando o conceito de intelectual dado por Gramsci (2004), como sendo o interventor e organizador de estruturas sociais, e ainda, baseou-se no uso do jornal diário como tema e fonte para a historiografia da educação , dado por Vieira (2007). Dentre os artigos localizados, e dentre os versam sobre educação e cultura, analisamos o discurso de Raul Gomes e escrevemos sob a forma de colaboração, o artigo “’MALHADAS E REMALHADAS’: RAUL GOMES E O USO DA IMPRENSA EM PROL DA EDUCAÇÃO E DA CULTURA (1925-1971)”, apresentado ao VII CBHE, em maio de 2013, na cidade de Cuiabá-MT. A pesquisa também permitiu o usufruto dos artigos para escrever o trabalho de conclusão de curso sobre uma das iniciativas em prol da cultura paranaense, que foi a Exposição de Arte Paranaense, em 1944. Conclusão A continuidade da catalogação dos artigos de Raul Gomes permite questionar o seu papel na sociedade paranaense no período em que atuou (1910-1975). O jornal como fonte colabora para interpretar a sociedade vigente e relaciona a atuação de Raul Gomes. Isso e a análise de seus artigos, enriquecida pelas leituras de apoio feitas durante o período, estuda a trajetória de Raul Gomes, através da hipótese de um defensor da educação e agitador cultural. Este trabalho ressalta a relevância de seu objeto na escrita da história da educação no Paraná, já que Raul Gomes foi testemunho de sua sociedade. Referências VIEIRA, Carlos Eduardo. Jornal diário como fonte e como tema para a pesquisa em História da Educação: um estudo da relação entre imprensa, intelectuais e modernidade nos anos de 1920. Belo Horizonte: Autêntica, 2007. Método Nessa pesquisa partimos do conteúdo das pastas de recortes de artigos de Raul Gomes, na Seção Paranaense da Biblioteca Pública do Paraná. Fizemos uma lista deles e confirmamos a localização dada pelos recortes. Os artigos e notícias de Raul Gomes eram catalogados e fotografados, gerando um banco de dados com cerca de 500 artigos. Destes, selecionamos os que falam sobre educação e cultura, e fizemos uma análise do uso da imprensa por Raul Gomes em prol da educação e cultura.

Upload: tarala

Post on 22-Jan-2016

17 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Atuação de Raul Gomes na Educação e na Cultura do Paraná Anna Carolina Brandalise PIBIC/CNPq Orientadora Profª Drª Dulce Regina Baggio Osinski. - PowerPoint PPT Presentation

TRANSCRIPT

Page 1: Resultados/Discussão

Atuação de Raul Gomes na Educação e na Cultura do ParanáAnna Carolina BrandalisePIBIC/CNPqOrientadora Profª Drª Dulce Regina Baggio Osinski

Introdução/Objetivos Paranaense, Raul Rodrigues Gomes nasceu em 1889, foi professor e atuou como jornalista até 1975, ano de sua morte. Utilizava-se dos jornais para divulgar e debater suas ideias sobre diversos assuntos. A educação e a cultura foram os mais recorrentes. Os objetivos deste trabalho foram a pesquisa bibliográfica, o mapeamento e catalogação de fontes e a análise da atuação de Raul Gomes, utilizando seus artigos para o inserir no contexto da modernidade paranaense.

Resultados/DiscussãoPartiu-se da análise de Raul Gomes utilizando o conceito de intelectual dado por Gramsci (2004), como sendo o interventor e organizador de estruturas sociais, e ainda, baseou-se no uso do jornal diário como tema e fonte para a historiografia da educação , dado por Vieira (2007).Dentre os artigos localizados, e dentre os versam sobre educação e cultura, analisamos o discurso de Raul Gomes e escrevemos sob a forma de colaboração, o artigo “’MALHADAS E REMALHADAS’: RAUL GOMES E O USO DA IMPRENSA EM PROL DA EDUCAÇÃO E DA CULTURA (1925-1971)”, apresentado ao VII CBHE, em maio de 2013, na cidade de Cuiabá-MT. A pesquisa também permitiu o usufruto dos artigos para escrever o trabalho de conclusão de curso sobre uma das iniciativas em prol da cultura paranaense, que foi a Exposição de Arte Paranaense, em 1944.ConclusãoA continuidade da catalogação dos artigos de Raul Gomes permite questionar o seu papel na sociedade paranaense no período em que atuou (1910-1975). O jornal como fonte colabora para interpretar a sociedade vigente e relaciona a atuação de Raul Gomes. Isso e a análise de seus artigos, enriquecida pelas leituras de apoio feitas durante o período, estuda a trajetória de Raul Gomes, através da hipótese de um defensor da educação e agitador cultural. Este trabalho ressalta a relevância de seu objeto na escrita da história da educação no Paraná, já que Raul Gomes foi testemunho de sua sociedade.

ReferênciasVIEIRA, Carlos Eduardo. Jornal diário como fonte e como tema para a pesquisa em História da Educação: um estudo da relação entre imprensa, intelectuais e modernidade nos anos de 1920. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.

MétodoNessa pesquisa partimos do conteúdo das pastas de recortes de artigos de Raul Gomes, na Seção Paranaense da Biblioteca Pública do Paraná. Fizemos uma lista deles e confirmamos a localização dada pelos recortes. Os artigos e notícias de Raul Gomes eram catalogados e fotografados, gerando um banco de dados com cerca de 500 artigos. Destes, selecionamos os que falam sobre educação e cultura, e fizemos uma análise do uso da imprensa por Raul Gomes em prol da educação e cultura.