resultados da avaliaÇ Ão saego 2011 · maiúscula ou de letra espelhada. • os 19,4% dos...

47
à RESULTADOS DA AVALIAÇÃO SAEGO 2011 SAEGO 2011 2EF – Língua Portuguesa Prof Leila Martins Prof Leila Martins Prof . Leila Martins Prof . Leila Martins [email protected] [email protected]

Upload: nguyenkhue

Post on 13-Dec-2018

215 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

ÃRESULTADOS DA AVALIAÇÃO SAEGO 2011SAEGO 2011  

2EF – Língua Portuguesa

Prof Leila MartinsProf Leila MartinsProf. Leila MartinsProf. Leila [email protected]@caed.ufjf.br

SAEGO 2011

ObjetivoObjetivo

Análise, interpretação e utilização dos resultados do SAEGO 2011 pararesultados do SAEGO 2011 para 

re(planejamento) das ações pedagógicas l d l d limplementadas em sala de aula.

SAEGO 2011SAEGO 2011

CAED(Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação, da

Universidade Federal de Juiz de Fora)Instituição que elabora e desenvolve programas deInstituição que elabora e desenvolve programas deavaliação sobre o rendimento escolar dos alunos deescolas públicas, promovidos pelas Secretarias Estaduaise Municipais de Educação. Também cria e promovecursos de formação, qualificação e aprimoramento dosprofissionais da Educação de diversos Estados do Brasilprofissionais da Educação de diversos Estados do Brasil,além de desenvolver software para a gestão de escolaspúblicas com o objetivo de modernizar a gestãopúblicas com o objetivo de modernizar a gestãoeducacional.

SAEGO 2011

Avaliar é refletir sobre umaAvaliar é refletir sobre uma determinada realidadedeterminada realidade,

a partir de dados e informaçõesdados e informações,a partir de dados e informaçõesdados e informações, e emitir um julgamentojulgamento

que possibilite uma açãoação.que possibilite uma açãoação.

SAEGO 2011

Tipos de AvaliaçõesTipos de Avaliações

Diagnóstica Formativa SomativaDiagnóstica Formativa Somativa

Interna  (pequena escala) Externa (larga escala)

SAEGO 2011

SAEGO 2011

S ã 1Seção 1

Matriz de Referência Matriz de Referência para Avaliaçãopara Avaliaçãopara Avaliaçãopara Avaliação

SAEGO 2011

Concepções que fundamentamConcepções que fundamentamConcepções que fundamentam Concepções que fundamentam a construção das matrizesa construção das matrizes

Língua: interação entre sujeitos em contextos sociais específicos.

Letramento: práticas sociais de leitura e escrita que se constituem nainteração entre sujeitos ou grupos de sujeitos.

Papel da escola: instância de aprendizagem da escrita em seusaspectos gráficos e formais e de vivências de práticas de letramento.

SAEGO 2011

Matriz de Referência para AvaliaçãoMatriz de Referência para Avaliação

Elemento base de origem dos testes utilizados no SAEGO. Garantelegitimidade e transparência à avaliação.

É formada por um conjunto de descritores que, agrupados emtópicos/temas, apresentam as habilidades consideradas básicas e possíveisd f id i d i t t tili d li õ lde serem aferidas por meio do instrumento utilizado em avaliações em largaescala.

Não abarca todo currículo escolar Por isso não pode ser confundida comNão abarca todo currículo escolar. Por isso, não pode ser confundida comparâmetros curriculares, Base Curricular Comum - BCC, procedimentos ouestratégias de ensino ou Orientações Teórico-Metodológicas - OTM, nem como conteúdo a ser trabalhado pelo professor em sala de aulao conteúdo a ser trabalhado pelo professor em sala de aula.

SAEGO 2011

Como a Matriz de Referência dá origem aos testes?Como a Matriz de Referência dá origem aos testes?Como a Matriz de Referência dá origem aos testes?Como a Matriz de Referência dá origem aos testes?

Constitui um parâmetro de orientação;

A t bj t d li ã Apresenta o objeto da avaliação;

Orientação na elaboração de itens.

SAEGO 2011

Das Matrizes aos itens dos testes de proficiênciaDas Matrizes aos itens dos testes de proficiência

SAEGO 2011

Algumas interpretações teóricasAlgumas interpretações teóricas

Competências e HabilidadesCompetências e Habilidades

Competências referem-se às diferentes modalidades estruturais dainteligência que compreendem determinadas operações que o sujeito utilizapara estabelecer relações com e entre os objetos físicos, conceitos,it õ f ôsituações, fenômenos e pessoas.

As habilidades instrumentais referem-se especificamente ao plano dob f d di t t d í l t t l d tê i jásaber fazer e decorrem, diretamente, do nível estrutural das competências já

adquiridas e que se transformam em habilidades.

PERRENOUD, P. Práticas pedagógicas, profissão docente e formação. Lisboa: Dom Quixote, 1993

SAEGO 2011

Atividade 1:Atividade 1:As Matrizes de Referência para AvaliaçãoAs Matrizes de Referência para Avaliação

Analisar os descritores da Matriz de Referência que norteiam aelaboração dos itens que compõem os testes de Língua Portuguesa doSAEGO.SAEGO.

Encontre o tópico que agrupa a habilidade que você representa.

SAEGO 2011

enunciado

suporte

dcomando

alternativasalternativas

SAEGO 2011 Análise das hipóteses das alternativas

SAEGO 2011

Atividade 2:Atividade 2:Os Itens do TesteOs Itens do Teste

Resolvam os itens.

Identifiquem a habilidade avaliada pelo item em análise Identifiquem a habilidade avaliada pelo item em análise.

Elaborem hipóteses cognitivas para os distratores (alternativaserradas)erradas).

Seção 2ResultadosResultados 

Avaliação da Escritaç

Esse item avalia a habilidade de copiar frases respeitando o alinhamento e o direcionamento do texto na página.

Essa tarefa exige do estudante uma leitura das palavras que compõem aEssa tarefa exige do estudante uma leitura das palavras que compõem a frase, atentando para as regras de uso da página de um caderno ao copiá-la.

Na gradação A, 67,0% dos estudantes utilizaram corretamente a página do caderno ao realizar a cópia da frase, respeitando as margens esquerda edo caderno ao realizar a cópia da frase, respeitando as margens esquerda e direita, superior e inferior e, ainda, fazendo corretamente a transposição de uma linha a outra. Além disso, copiaram de forma correta a frase apresentada como suporte ao item.p

Os 8,3% dos estudantes, gradação B, utilizaram corretamente a página do caderno ao copiarem a frase oferecida como suporte ao item; respeitaram as margens esquerda e direita, superior e inferior e fizeram corretamente a transposição de uma linha a outra da página do caderno, entretanto não copiaram todas as palavras da frase e podem ter omitido palavras, desenhado garatujas ou pseudopalavras e, ainda, escrito palavras diferentes daquelas apresentadas na frase original.

Os 21,9% dos estudantes, gradação C, não respeitaram as regras de organização da escrita na página do caderno. Esses estudantes não

id li it d d / di it ó iconsideraram os limites das margens esquerda e/ou direita e começaram a cópia antes do limite da margem esquerda. Também pode ser que tenham continuado a escrever mesmo depois do limite da margem direita e/ou não fizeram, corretamente a passagem de ma linha a o tra Também estão nesse gr po oscorretamente, a passagem de uma linha a outra. Também estão nesse grupo, os estudantes que iniciaram a cópia no meio da folha, sem respeitar a margem superior da folha de caderno.

• Essa tarefa exige do estudante a compreensão da sequência de ações que compõem a estrutura da narrativa em uma tirinha e a escrita de uma história coerente com a imagem.

• Quanto à adequação da proposta:O t d t hi tó i t t 24 3% d t t l• Os estudantes que escreveram uma história coerente com a cena proposta somam 24,3% do total, gradação A. Narraram as ações praticadas pela personagem Magali na sequência temporal que corresponde às cenas apresentadas nos quadrinhos, utilizando pelo menos um elemento de coesão, como o pronome pessoal, por exemplo, para evitar repetições.

• Os 10,6% dos estudantes, gradação B, escreveram uma história coerente com a cena proposta g ç p ppela sequência narrativa, mas não utilizaram elementos coesivos para evitar a repetição dos substantivos menina e gato, por exemplo.

• Os 10,8% dos estudantes, gradação C, escreveram uma história coerente com a proposta, apresentando os personagens praticando as ações numa ordem diferente da sequência. Podem ter utilizado ou não elementos de coesão para evitar repetições.utilizado ou não elementos de coesão para evitar repetições.

• Um percentual de 24,9% dos estudantes, gradação D, escreveram a história com relativa plausibilidade em relação à cena proposta, não narraram na sequência em que os fatos foram mostrados nas imagens nem utilizaram elementos coesivos para evitar repetição. Além disso, podem ter escrito frases plausíveis em relação às cenas, mas que não se constituem numa história.Aq eles est dantes q e somam m percent al de 29 4% do total gradação E fi eram m te to q e não• Aqueles estudantes que somam um percentual de 29,4% do total, gradação E, fizeram um texto que não é coerente com a cena proposta. Podem ter ainda produzido outro gênero textual ou apenas enumera palavras que se relacionam com uma das personagens dos quadrinhos, ou seja, o gato ou a menina.

• Quanto à elaboração do texto:• Os 18% dos estudantes, gradação A, produziram um texto com espaçamento adequado entre asOs 18% dos estudantes, gradação A, produziram um texto com espaçamento adequado entre as

palavras com nenhum ou até três erros, que podem ter sido ortográficos, de ausência da inicial maiúscula ou de letra espelhada.

• Os 19,4% dos estudantes, gradação B, na escrita da história cometeram entre quatro e seis erros podendo ser esses ortográficos, de ausência da inicial maiúscula, de hipersegmentação, de hiposegmentação ou de letra espelhadahiposegmentação ou de letra espelhada.

• Os 16,1% dos estudantes, gradação C, cometeram entre sete e nove erros podendo ser esses ortográficos, de ausência da inicial maiúscula, de hipersegmentação, de hipossegmentação ou de letra espelhada. Nesse caso, os erros não comprometeram a compreensão do texto que produziram.

• Os 17,1% dos estudantes, gradação D, tiveram a leitura do texto comprometida pelo fato da i d l lhid l i lescrita das palavras escolhidas por eles para compor a narrativa se apresentarem ora com uma letra

representando uma sílaba, ora representando um som. • Os 29,4% dos estudantes, gradação E, podem ter escrito garatujas, palavras memorizadas que não se

relacionam à cena apresentada ou, ainda, podem ter deixado a tarefa em branco. Nesses casos, não coube a análise ortográfica.

Seção 3Seção 3óóInterpretação pedagógica Interpretação pedagógica 

dos resultadosdos resultadosdos resultados.dos resultados.

SAEGO 2011

SAEGO 2011

SAEGO 2011

Atividade 3:Atividade 3:Exemplo de resultados de uma escolaExemplo de resultados de uma escola

Compare a proficiência média da escola com as outras médias Compare a proficiência média da escola com as outras médiasapresentadas.

Como você interpreta a posição da sua escola?

E a participação?

De que forma você acha que a participação pode interferir nosresultados de nossa escola?resultados de nossa escola?

SAEGO 2011SAEGO 2011

SAEGO 2011ATIVIDADE 4: ATIVIDADE 4:

Leitura da escala Leitura da escala

Traçar a média na escalaTraçar a média na escalaQuantidade de alunos da escola em cada padrãoQuantidade de alunos da escola em cada padrão

Ex: cálculo abaixo do básicoEx: cálculo abaixo do básico100% 180100% 1802 53%2 53%2,53% x2,53% x

100 X = 180 . 2,53100 X = 180 . 2,53X = 455,4/100X = 455,4/100X = aproximadamente 4 alunos.X = aproximadamente 4 alunos.

SAEGO 2011

Quais práticas pedagógicas podemos i l t l d limplementar em sala de aula para o

desenvolvimento de habilidades d t d t ?nesses grupos de estudantes?

Uso dos ResultadosProfessorUso dos ResultadosSAEGO 2011 Professor

pelo ProfessorSAEGO 2011

• Intervenção pedagógica

• Elaboração de projetos especiais

• Foco nos alunos com dificuldades

• Ações de reforço escolar• Ações de reforço escolar

• Planejamento das ações de sala de aula

• Visão proativa quanto ao desenvolvimento de habilidades e competências ao longo da educação básicacompetências ao longo da educação básica

Educar é impregnar de sentido o que fazemos a cada instante!q

Paulo Freire

Obrigada!Obrigada!

Leila Martinsleila@caed ufjf [email protected]