restabelecimento de laÇos - restoring family links · • cadastrar e fazer o acompanhamento de...

2
OS RESULTADOS República Democrática do Congo Entre 2010 e 2014, o CICV e a Cruz Vermelha da República Democrática do Congo recolheram e distribuíram mais de 420 mil mensagens Cruz Vermelha, permitindo que pessoas recebam notícias dos seus parentes, e reuniram 6.438 crianças com os seus pais. Afeganistão No Afeganistão, o CICV ajuda detidos a ficarem em contato com as suas famílias. Entre 2005 e 2014 reuniu e entregou mais de 106 mil mensagens Cruz Vermelha de e para pessoas detidas pelas forças armadas afegãs e vários grupos armados. Mali No Mali, em 2014, o CICV ajudou a restabelecer contato entre familiares através de quatro mil telefonemas e mais de mil mensagens Cruz Vermelha. Mais de cem pessoas procuradas pelos seus parentes foram localizadas e 22 crianças separadas das suas famílias foram reunidas com os seus pais. Israel e os territórios ocupados Entre 2013 e 2014, através do programa de visitas familiares do CICV, palestinos detidos em Israel receberam mais de 108 mil visitas dos seus parentes que viviam nos territórios ocupados de Gaza, Cisjordânia, Jerusalém Oriental e as Colinas de Golã. Somália Na Somália, onde o CICV trabalha com o BBC World Service, os nomes de 71 mil pessoas desaparecidas foram transmitidos por rádio desde 2005. O CICV também publicou 115 mil nomes no site familylinks.icrc.org. México e América Central As Sociedades da Cruz Vermelha e CICV prestam ajuda, incluindo assistência à saúde, para migrantes em diferentes pontos da rota migratória. Entre janeiro e agosto de 2014, mais de 11 mil migrantes receberam ajuda para voltar a estar em contato com as suas famílias usando telefones fornecidos pela Cruz Vermelha. 0592/007 07.2015 000 Comitê Internacional da Cruz Vermelha 19, avenue de la Paix 1202 Genebra, Suíça T +41 22 734 60 01 F +41 22 733 20 57 E-mail: [email protected] www.cicr.org © CICV, julho de 2015 Foto da capa: Olga Miltcheva/CICV A RESPOSTA Todos os anos e em mais de 65 países, o CICV: envia centenas de milhares de mensagens Cruz Vermelha; verifica o paradeiro de dezenas de milhares de prisioneiros e sempre que necessário, ajuda-os a manter contato com as suas famílias; faz investigações oficiais em nome das famílias tentando encontrar os familiares desaparecidos; permite que milhares de famílias saibam o que aconteceu com os seus parentes; reúne milhares de famílias, com especial atenção a crianças; e emite milhares de títulos de viagem do CICV para permitir que as pessoas sem documentos cheguem aos países que as acolhem. RESTABELECIMENTO DE LAÇOS ENTRE FAMÍLIAS SEPARADAS DE LAÇOS FAMILIARES RESTABELECIMENTO FOLHETO

Upload: vonguyet

Post on 24-Jan-2019

213 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

OS RESULTADOS

República Democrática do CongoEntre 2010 e 2014, o CICV e a Cruz Vermelha da República Democrática do Congo recolheram e distribuíram mais de 420 mil mensagens Cruz Vermelha, permitindo que pessoas recebam notícias dos seus parentes, e reuniram 6.438 crianças com os seus pais.

AfeganistãoNo Afeganistão, o CICV ajuda detidos a ficarem em contato com as suas famílias. Entre 2005 e 2014 reuniu e entregou mais de 106 mil mensagens Cruz Vermelha de e para pessoas detidas pelas forças armadas afegãs e vários grupos armados.

MaliNo Mali, em 2014, o CICV ajudou a restabelecer contato entre familiares através de quatro mil telefonemas e mais de mil mensagens Cruz Vermelha. Mais de cem pessoas procuradas pelos seus parentes foram localizadas e 22 crianças separadas das suas famílias foram reunidas com os seus pais.

Israel e os territórios ocupadosEntre 2013 e 2014, através do programa de visitas familiares do CICV, palestinos detidos em Israel receberam mais de 108 mil visitas dos seus parentes que viviam nos territórios ocupados de Gaza, Cisjordânia, Jerusalém Oriental e as Colinas de Golã.

SomáliaNa Somália, onde o CICV trabalha com o BBC World Service, os nomes de 71 mil pessoas desaparecidas foram transmitidos por rádio desde 2005. O CICV também publicou 115 mil nomes no site familylinks.icrc.org.

México e América CentralAs Sociedades da Cruz Vermelha e CICV prestam ajuda, incluindo assistência à saúde, para migrantes em diferentes pontos da rota migratória. Entre janeiro e agosto de 2014, mais de 11 mil migrantes receberam ajuda para voltar a estar em contato com as suas famílias usando telefones fornecidos pela Cruz Vermelha.

0592

/007

07.

2015

000Comitê Internacional da Cruz Vermelha

19, avenue de la Paix1202 Genebra, SuíçaT +41 22 734 60 01 F +41 22 733 20 57E-mail: [email protected] www.cicr.org© CICV, julho de 2015

Foto da capa: Olga Miltcheva/CICV

A RESPOSTA

Todos os anos e em mais de 65 países, o CICV:• envia centenas de milhares de mensagens Cruz

Vermelha;• verifica o paradeiro de dezenas de milhares de

prisioneiros e sempre que necessário, ajuda-os a manter contato com as suas famílias;

• faz investigações oficiais em nome das famílias tentando encontrar os familiares desaparecidos;

• permite que milhares de famílias saibam o que aconteceu com os seus parentes;

• reúne milhares de famílias, com especial atenção a crianças; e

• emite milhares de títulos de viagem do CICV para permitir que as pessoas sem documentos cheguem aos países que as acolhem.

RESTABELECIMENTO DE LAÇOSENTRE FAMÍLIAS SEPARADAS

DE LAÇOS FAMILIARESRESTABELECIMENTO

F O L H E T O

Mar

ko K

okic

/CIC

V

Mat

hias

Dep

ardo

n/G

etty

Imag

es/C

ICV

Soum

aya

Belti

fa/C

ICV

Ron

Hav

iv/C

ICV/

VII

A SITUAÇÃO

Conflitos armados, outras situações de violência e desastres deixam mais do que feridas físicas: no tumulto, pânico e terror, as famílias podem se separar em minutos; às vezes levando a muitos anos de angústia e incerteza sobre a sorte de crianças, cônjuges ou parentes. A migração também pode levar à separação e à perda de contato entre familiares.

Tentar localizar pessoas e colocá-las em contato com os seus parentes é um grande desafio para o CICV e as Sociedades Nacionais da Cruz Vermelho e do Crescente Vermelho ao redor do mundo. O trabalho inclui localizar pessoas, trocar mensagens familiares, reunir famílias e procurar esclarecer a sorte dos que continuam desaparecidos.

AS NECESSIDADES

• Voltar a estar em contato com os parentes, seja por telefone, internet ou mensagens escritas;

• Reunir-se com os familiares;• Receber esclarecimento sobre a sorte de um parente

desaparecido;• Receber apoio e compreensão enquanto supera o

desaparecimento de um familiar.

OS MÉTODOS

• Colocar pessoas em contato por telefone, pelo site de Restabelecimento de Laços Familiares (familylinks.icrc.org), por transmissões de rádio e por mensagens escritas à mão;

• Localizar indivíduos, incluindo grupos vulneráveis como crianças e detidos, para ajudá-los e permitir que as suas famílias saibam onde estão;

• Cadastrar e fazer o acompanhamento de indivíduos vulneráveis para evitar o seu desaparecimento e informar as suas famílias sobre o seu paradeiro;

• Reunir e, às vezes, repatriar famílias;• Agir como um intermediário neutro entre as famílias

e os lados em conflito para descobrir o que aconteceu com as pessoas desaparecidas;

• Garantir que as necessidades das famílias de pessoas desaparecidas sejam satisfeitas;

• Coletar, gerenciar e enviar informações sobre pessoas mortas.