ressurreição: mito ou verdade? 21.02.15

2
RESSURREIÇÃO: MITO OU VERDADE? Primeira Igreja Batista Metropolitana em Contagem - 21 de fevereiro de 2016 I Coríntios 15. 1-19 1. Introdução Havia uma crise profunda na comunidade de Corinto. Esta atinge o centro da fé cristã. No capítulo 15 isto se reflete nas seguintes questões: 1) v. 12 — alguns afirmam que não há ressurreição dos mortos; 2) v. 34 — alguns ignoram tudo e, 3) v. 35 — alguém dirá: como ressuscitam os mortos? Com que corpo? Neste contexto, a ressurreição da qual Paulo fala não é só da alma, mas integral, do espírito e matéria, corpo e alma. Esta fé não autoriza a discriminação, mas coloca em pé de igualdade a todos. Hoje vivemos dias de completo relativismo. Não existem mais verdades absolutas. O relativismo é tão grande que é possível praticar uma religião sem realmente acreditar nela. Por que estamos hoje aqui? É apenas por tradição? Não! Existe realmente um motivo porque estamos aqui reunidos e porque fazemos as coisas que fazemos para Deus. E este motivo é por causa das coisas que Deus fez a nosso favor, especialmente no que diz respeito à ressurreição dentre os mortos do Senhor Jesus. Todas as vezes que nos reunimos em um domingo como esse, estamos realmente proclamando de modo silencioso, porém sistemático, que nosso Senhor Jesus Cristo está vivo. · Mas vejamos como este único fato, que Jesus ressuscitou dentre os mortos, aniquila por completo todas as ilusões e desilusões que pessoas como o pastor e a irmã presbiteriana mencionados acima e o rabino Sobel e, por extensão, a vasta maioria das pessoas experimentam. 1 Coríntios 15:3-8 “Porque primeiramente vos entreguei o que também recebi: que Cristo morreu por nossos pecados, segundo as Escrituras; que foi sepultado; que foi ressuscitado ao terceiro dia, segundo as Escrituras; que apareceu a Cefas, e depois aos doze; depois apareceu a mais de quinhentos irmãos duma vez, dos quais vive ainda a maior parte, mas alguns já dormiram; depois apareceu a Tiago, então a todos os apóstolos; e por derradeiro de todos apareceu também mim, como a um abortivo.” Veja nesta passagem, a importância que Paulo, por revelação, coloca sobre a ressurreição de Cristo. Ele afirma especificamente às testemunhas da ressurreição. Veremos em um minuto por que ele faz isso. Na segunda metade do verso oito um parêntese é aberto, onde Paulo fala sobre si mesmo. Este parêntese fecha no versículo 10. Então o versículo 11 nos traz de volta ao nosso tema: 1. Seis Verdades que Satisfazem as Necessidades dos Seres Humanos – 1 Coríntios 15:12—20. A. Verso 14 — E, se Cristo não ressuscitou, é vã a nossa pregação – Mas porque Cristo ressuscitou de fato a nossa pregação não é vã. B. Verso 14 — E, se Cristo não ressuscitou... é vã, a vossa fé - Mas porque Cristo ressuscitou de fato a nossa fé não é vã. Texto Base: I Coríntios 15.

Upload: pibmc

Post on 26-Jul-2016

220 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

Esboço para células. Mensagem por: Pr. Argemiro

TRANSCRIPT

Page 1: Ressurreição: mito ou verdade? 21.02.15

RESSURREIÇÃO: MITO OU VERDADE?

Primeira Igreja Batista Metropolitana em Contagem - 21 de fevereiro de 2016

I Coríntios 15. 1-19

1. Introdução

Havia uma crise profunda na comunidade de Corinto. Esta atinge o centro da fé cristã. No capítulo 15 isto se reflete nas seguintes questões: 1) v. 12 — alguns afirmam que não há ressurreição dos mortos; 2) v. 34 — alguns ignoram tudo e, 3) v. 35 — alguém dirá: como ressuscitam os mortos? Com que corpo?

Neste contexto, a ressurreição da qual Paulo fala não é só da alma, mas integral, do espírito e matéria, corpo e alma. Esta fé não autoriza a discriminação, mas coloca em pé de igualdade a todos.

Hoje vivemos dias de completo relativismo. Não existem mais verdades absolutas. O relativismo é tão grande que é possível praticar uma religião sem realmente acreditar nela. Por que estamos hoje aqui? É apenas por tradição? Não! Existe realmente um motivo porque estamos aqui reunidos e porque fazemos as coisas que fazemos para Deus. E este motivo é por causa das coisas que Deus fez a nosso favor, especialmente no que diz respeito à ressurreição dentre os mortos do Senhor Jesus. Todas as vezes que nos reunimos em um domingo como esse, estamos realmente proclamando de modo silencioso, porém sistemático, que nosso Senhor Jesus Cristo está vivo.

· Mas vejamos como este único fato, que Jesus ressuscitou dentre os mortos, aniquila por completo todas as ilusões e desilusões que pessoas como o pastor e a irmã presbiteriana mencionados acima e o rabino Sobel e, por extensão, a vasta maioria das pessoas experimentam.

1 Coríntios 15:3-8

“Porque primeiramente vos entreguei o que também recebi: que Cristo morreu por nossos pecados, segundo as Escrituras; que foi sepultado; que foi ressuscitado ao terceiro dia, segundo as Escrituras; que apareceu a Cefas, e depois aos doze; depois apareceu a mais de quinhentos irmãos duma vez, dos quais vive ainda a maior parte, mas alguns já dormiram; depois apareceu a Tiago, então a todos os apóstolos; e por derradeiro de todos apareceu também mim, como a um abortivo.”

Veja nesta passagem, a importância que Paulo, por revelação, coloca sobre a ressurreição de Cristo. Ele afirma especificamente às testemunhas da ressurreição. Veremos em um minuto por que ele faz isso. Na segunda metade do verso oito um parêntese é aberto, onde Paulo fala sobre si mesmo. Este parêntese fecha no versículo 10. Então o versículo 11 nos traz de volta ao nosso tema:

1. Seis Verdades que Satisfazem as Necessidades dos Seres Humanos – 1 Coríntios 15:12—20.A. Verso 14 — E, se Cristo não ressuscitou, é vã a nossa pregação – Mas porque Cristo ressuscitou de fato a nossa pregação não é vã.B. Verso 14 — E, se Cristo não ressuscitou... é vã, a vossa fé - Mas porque Cristo ressuscitou de fato a nossa fé não é vã.

Texto Base: I Coríntios 15.

Page 2: Ressurreição: mito ou verdade? 21.02.15

RESSURREIÇÃO: MITO OU VERDADE?

Primeira Igreja Batista Metropolitana em Contagem - 21 de fevereiro de 2016

C. Verso 15 — E, se Cristo não ressuscitou... Somos tidos por falsas testemunhas de Deus, porque temos asseverado contra Deus que ele ressuscitou a Cristo. Mas porque Cristo ressuscitou de fato somos testemunhas verdadeiras de Deus.D. Verso 17 — E, se Cristo não ressuscitou... ainda permaneceis nos vossos pecados. Mas porque Cristo ressuscitou de fato não permanecemos nos nossos pecados.E. Verso 18 — E, se Cristo não ressuscitou... os que dormiram em Cristo pereceram. Mas porque Cristo ressuscitou de fato os que dormiram em Cristo não pereceram, mas estão vivos.F. Verso 19 — E, se Cristo não ressuscitou... e a nossa esperança em Cristo se limita apenas a esta vida, somos os mais infelizes de todos os homens. Mas porque Cristo ressuscitou de fato não somos pessoas infelizes.

2.. Seis Verdades Que Deus Fez a Nosso Favor ao Ressuscitar Jesus Cristo Dentre os Mortos.A. Verso 14 — O que significa que nossa pregação não é vã e que nossa fé não é vã? Significa que ela está bem fundada. Que é firme. Que é segura. B. Verso 15 — O que significa dizer que não somos falsas testemunhas de Deus. Significa que o testemunho dos apóstolos é verdadeiro e o nosso, por estar amparado pelo deles, é também verdadeiro. .C. Verso 17 — O que significa dizer que não estamos mais em nossos pecados. Significa que fomos perdoados dos nossos pecados! Todos nós precisamos de perdão, pois somos todos pecadores — ver Romanos 3:23. E Deus mantém o resultado dos nossos pecados sobre nós até ao fim. Resultado esse que é a morte ou separação eterna de Deus —ver Romanos 6:23. Este é o motivo porque Cristo precisava morrer, em nosso lugar, por causa dos nossos pecados. Mas o perdão dos nossos pecados está também intimamente relacionado com a ressurreição de Jesus, pois em Romanos 4:25, D. Verso 19 — O que significa dizer que não somos os mais infelizes dos homens? Quer dizer que somos os mais invejados. O Senhor ressuscitado é o Senhor a quem servimos. E o mesmo Senhor disse: “Toda a autoridade me foi dada no céu e na terra” — Mateus 28:18. É esse Senhor ressuscitado dentre os mortos e pleno de autoridade, que merece toda a nossa obediência, todo nosso amor e toda a nossa dedicação.E. Verso 18 – O que significa dizer que aqueles que dormiram em Cristo não pereceram? Quer dizer que eles estão vivos! Que eles juntamente conosco estão destinados a viver eternamente na presença de Deus e do Seu Cristo.

III. Conclusão.Deus ressuscitou a Jesus dentre os Mortos e deste fato nos podemos entender que:Nossa fé possui um firme fundamento: O Senhor Jesus;Em Jesus somos perdoados de todos os nossos pecados;Temos um Senhor em quem podemos confiar absolutamente;Temos uma vida que realmente não é infeliz e sim invejável;Nossa fé está amparada na própria verdade que o Senhor Jesus;Em Jesus temos a promessa de que viveremos eternamente com Ele.

É por estes motivos que o apóstolo Paulo termina o capítulo 15 de 1Coríntios com essas palavras: 1 Coríntios 15:53—58

Pr. Argemiro