resposta olfativa do ácaro predador euseius alatus deleon ... · adulta do ácaro predador, por...

1

Click here to load reader

Upload: dangtram

Post on 18-Nov-2018

212 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Resposta olfativa do ácaro predador Euseius alatus DeLeon ... · adulta do ácaro predador, por ser a fase mais eficiente na predação. As fêmeas de E. alatus apresentaram preferência

Resposta olfativa do ácaro predador Euseius alatus DeLeon, 1966 aos voláteis emitidos pelo cafeeiro e pelo ácaro Oligonychus ilicis (McGregor, 1917) (Acari: Phytoseiidae, Tetranychidae)

Melissa A. de Toledo1,2; Paulo R. Reis2,3; Martín Pareja4; Erika C. da Silveira2,5; Melina F. Siqueira2

1Programa de Pós-Graduação em Entomologia Agrícola - Universidade Federal de Lavras (UFLA),

Caixa Postal 3037, 37200-000, Lavras, MG. Email: [email protected] de

Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais - EPAMIG Sul de Minas/EcoCentro,37200-000, Lavras, MG.

3D.Sc. Pesquisador CNPq.

4Universidade Federal de Lavras (UFLA), 37200-000, Lavras, MG.

5Bolsista INCT Café/CNPQ.

A compreensão do comportamento de forrageamento de artrópodes predadores em um agroecossistema auxilia na obtenção de maior eficiência em programas de controle biológico. As plantas atacadas pelos ácaros fitófagos se defendem produzindo compostos químicos voláteis que podem ser usados como atraentes pelos ácaros predadores. Entre os ácaros fitófagos que ocorrem em cafeeiro (Coffea spp.) destaca-se o ácaro vermelho, Oligonychus ilicis (McGregor, 1917) (Acari: Tetranychidae), que pode causar uma redução de até 50% no potencial de fotossíntese e no crescimento de plantas novas. Entre as espécies de ácaros predadores que ocorrem em cafeeiro uma das mais abundantes é Euseius alatus De Leon, 1966 (Acari: Phytoseiidae). Dessa forma objetivou-se compreender as interações de E. alatus com sua presa O.ilicis em cafeeiro e estudar a influência dos subprodutos do ácaro-praga (fezes, exúvias e teias) na sua localização pelo predador E. alatus. As respostas foram investigadas em olfatômetro de vidro na forma de “Y”. Os ensaios foram realizados com a fêmea adulta do ácaro predador, por ser a fase mais eficiente na predação. As fêmeas de E. alatus apresentaram preferência pelas folhas de cafeeiro contendo ácaros O. ilicis e seus subprodutos (fezes, exúvias e teias) e por folhas somente com os ácaros sem seus subprodutos, e não houve preferencia por folhas de cafeeiro somente com subprodutos. As folhas com os ácaros e com ácaros mais os subprodutos foram capazes de emitir compostos químicos voláteis atrativos ao predador. Porém as folhas somente com subprodutos não foram atrativas ao ácaro predador. Assim, no processo de localização de O. ilicis por E. alatus, os estímulos olfativos emitidos pela presa e aqueles emitidos pela planta atacada são suficientes para funcionar como sinalizadores para o predador localizar sua presa.

Palavras-chave: Semioquímicos, compostos voláteis, controle biológico.

Apoio: FAPEMIG; CAPES; CNPq.