resposta geofísica

11
1º) Explique como a Lei de Snell e o Princípio de Huygens podem ser úteis no entendimento do método sísmico de refração. Resp:

Upload: roninho-filho

Post on 30-Nov-2015

176 views

Category:

Documents


3 download

TRANSCRIPT

Page 1: resposta geofísica

1º) Explique como a Lei de Snell e o Princípio de Huygens podem ser úteis no entendimento do método sísmico de refração.

Resp:

Page 2: resposta geofísica
Page 3: resposta geofísica

Lista 1

1) Considerando o método sísmico (de reflexão e refração), explique detalhadamente o que é a distância crítica e a distância de crossover, se possível utilizando gráficos ou desenhos simples.

Vamos agora ver como é que a interpretação das odócronas nos pode ajudar a inferir as propriedades das camadas nas quais se propagam estas ondas.

Page 4: resposta geofísica

Quando se observa um sismograma, as ondas mais fáceis de identificar são em geral as primeiras chegadas. No modelo de uma camada, a primeira chegada será a onda directa até uma certa distância, a distância de "cross-over" ou intersecção, e depois será a onda refractada criticamente. Os declives das respectivas odócronas permitem-nos determinar a velocidade de propagação na camada e no semi-espaço, V1 e V2. Sabendo as velocidades, pela expressão (2.36a) podemos determinar o ângulo de incidência crítica. A distância de "cross-over", ou de intersecção, obtém-se igualando as equações para a onda directa e a onda refractada criticamente,

2) Em relação às afirmativas abaixo, assinale verdadeiro V ou falso F.

( ) No método sísmico de reflexão os tempos de primeira chegada dos raios refletidos em função da distância entre o geofone e o ponto de tiro é uma reta cujo coeficiente angular é o inverso da velocidade de propagação da onda.

( ) No método sísmico de refração a profundidade da interface é obtida a partir do coeficiente linear do tempo de chegada do raio refratado em função da distância entre o geofone e o ponto de tiro.

( ) Os raios refletidos sempre chegam primeiro aos geofones.

( ) O valor da distância crossover encontra-se entre as posições do último geofone a captar primeiro o raio direto é o primeiro geofone a captar primeiro o raio refratado.

( ) O valor da distância crítica é inversamente proporcional à profundidade da interface.

( ) Abaixo da distância crítica, os geofones sempre captam primeiro os raios diretos.

3) Considerando o método sísmico de reflexão aplicado ao caso de uma única interface plana e horizontal, mostre que o tempo de chegada do raio refletido e a distância entre o geofone e o ponto de tiro obedecem a equação de uma hipérbole cujo eixo de simetria é o eixo do tempo

e cujas constantes a e b são respectivamente 2 zv

e 2 z onde z é a profundidade da

interface e v é a velocidade da onda na camada acima da interface.

Page 5: resposta geofísica

4) Considerando o caso de interface única plana e horizontal, obtenha uma expressão para a

distância crítica em função das velocidades na camada superior v1e na camada inferior v2

mostre que, se a razão entre as velocidades da onda nas camadas inferior e superior for igual

a √5, a distância crítica será igual à profundidade da interface.

5) Explique o que é a correção de sobretempo normal (NMO) e como esta correção deve ser aplicada quando existem várias interfaces e camadas com diferentes velocidades de propagação.

6) Levantamentos sísmicos de reflexão admitem várias configurações tiro-detector. Explique o que é a aquisição em CMP e quais as vantagens de sua utilização. Explique em que situação é necessário utilizar um tiro reverso.

7) Explique, em sequência, os principais procedimentos que devem ser executados em um levantamento sísmico de reflexão desde a aquisição de dados em campo até a obtenção de um perfil sísmico.O processo de caracterização de reservatórios consiste na determinação tridimensional e quantitativa da estrutura e das propriedades petrofísicas de um campo de petróleo. A utilização do dado sísmico 3D neste processo tem se tornado cada vez mais comum principalmente na

Page 6: resposta geofísica

identificação da forma e do tamanho dos corpos de areia que constituem o reservatório. Porém em alguns casos como nos reservatórios turbidíticos de águas profundas da Bacia de Campos, que são caracterizados por uma complexa distribuição dos corpos de areia e por camadas com espessura subsísmica, a utilização do dado sísmico convencional em amplitude pode acarretar sérios erros na definição de um modelo para o reservatório. Para superar os problemas causados pela limitação da resolução vertical do dado sísmico é necessário gerar modelos que integrem todas as informações disponíveis sobre o reservatório. A maneira mais efetiva de se integrar o dado sísmico no processo de caracterização de reservatórios é por meio da geração de modelos de impedância acústica derivados do processo de inversão sísmica. O objetivo deste trabalho é mostrar como a inversão sísmica para a impedância acústica pode auxiliar e melhorar o processo de caracterização de reservatórios, comparando os resultados obtidos por meio da aplicação de dois métodos, a inversão recursiva e a inversão sparse-spike. Os métodos de inversão sísmica aqui estudados são aplicados em um modelo sintético de referência, que possui a forma de uma cunha, modelo esse que representa de forma realista afinamentos estratigráficos e feições como pinchouts, freqüentemente encontrados em reservatórios turbidíticos de águas profundas. Com os resultados obtidos podem ser vistas vantagens em se utilizar o processo de inversão sísmica tanto na determinação da geometria dos corpos que formam o reservatório, como também na obtenção das propriedades petrofísicas, e por conseqüência modelos mais precisos são gerados e as previsões de comportamento do campo podem ser feitas de uma maneira mais efetiva.

8) Como as bordas de uma falha na interface refletora (consideradas em 2D como descontinuidades pontuais) podem ser identificadas em uma seção sísmica de reflexão não migrada? Faça um desenho para ilustrar sua resposta.

9) Que tipo de feição estratigráfica aparece como um evento do tipo “gravata borboleta” em uma seção sísmica de reflexão não migrada? Faça um desenho explicando sua resposta.

Page 7: resposta geofísica

10) Explique quais as características do método sísmico de reflexão que o torna extremamente útil na prospecção geofísica de hidrocarbonetos.

Diferença entre o valor real da aceleração da gravidade de um lugar e o valor calculado

teoricamente.

Quando o valor real é superior ao valor teórico, a anomalia diz-se positiva e, no caso contrário,

diz-se negativa. O valor real da aceleração da gravidade é medido com um aparelho, o

gravímetro. Este valor varia com a latitude, a altitude e a natureza geológica do local em que a

medição é efectuada, sendo tanto maior quanto mais densos forem os materiais.

O estudo das anomalias gravimétricas fornece indicações sobre a crusta terrestre. As

anomalias gravimétricas são positivas nos oceanos e negativas nos continentes, evidenciando

Page 8: resposta geofísica

que a crusta oceânica, de natureza basáltica, é mais densa que a crusta continental, de

natureza granítica.

A necessidade da mola de servir a duas funções, quais sejam, sustentara massa e agir como dispositivo de medida, restringiu em muito asensibilidade dos primeiros gravímetros, conhecidos como gravímetrosestáveis

Em um sistema estável, a massa retornará a posição de equilíbrio após pequenas perturbações. Nos

sistemas instáveis, a massa continua a se mover.

Exemplos

Estáveis - Um lápis repousando em uma mesa. Levante um lado, ele cai de volta à mesa

Instáveis - Um lápis em pé. Empurre-o e ele cai.

Gravímetros Instáveis usam a instabilidade mecânica para exagerar o pequeno movimento devido à

variação da gravidade

Page 9: resposta geofísica
Page 10: resposta geofísica