respiração de relaxamento

2
RESPIRAÇÃO DE RELAXAMENTO DOS MÚSCULOS DE INSPIRAÇÃO E DE EXPIRAÇÃO Movimento 1 Esta primeira parte deve ser realizada deitado, de joelhos dobrados, pés firmes no chão e afastados. Una os joelhos encontrando apoio um no outro. Os braços devem estar acima da cabeça, os dedos entrelaçados tocando a cabeça como um chapéu, e os cotovelos apoiados no chão. Inspire: retenha a respiração com o pulmão bem cheio. Enquanto a respiração está retida empurre os cotovelos para o chão erguendo levemente o peito. Tencione a musculatura superior do corpo, inclusive o rosto. Expire quando precisar respirar. Descanse uma ou duas respirações. Repita o movimento pelo menos 6 vezes. Evite repetir mais do que 6 vezes no início, após alguns dias de prática, aumente para 10 ciclos. Esta etapa libera as memórias de medo, angústia e aflição registradas ao longo da vida e que geram crises de ansiedade, pânico, bruxismo, toc. Movimento 2 Esta segunda parte deve ser realizada sentado no chão com as pernas cruzadas ou sentado em uma cadeira com os pés firmes no chão. Apoie a parte de trás dos pulsos nos joelhos, mantenha os braços bem esticados na direção do chão. Expire e quando estiver completamente sem ar no pulmão estique os braços e abra as mãos empurrando-as em direção ao chão. Curve levemente os ombros para frente e tencione a musculatura superior do corpo, inclusive do rosto.

Upload: rhmetadados

Post on 01-Jan-2016

73 views

Category:

Documents


2 download

TRANSCRIPT

Page 1: Respiração de Relaxamento

RESPIRAÇÃO DE RELAXAMENTO DOS MÚSCULOS DE INSPIRAÇÃO E DE EXPIRAÇÃO

Movimento 1

Esta primeira parte deve ser realizada deitado, de joelhos dobrados, pés firmes no chão e afastados. Una os joelhos encontrando apoio um no outro. Os braços devem estar acima da cabeça, os dedos entrelaçados tocando a cabeça como um chapéu, e os cotovelos apoiados no chão.

Inspire: retenha a respiração com o pulmão bem cheio. Enquanto a respiração está retida empurre os cotovelos para o chão erguendo levemente o peito. Tencione a musculatura superior do corpo, inclusive o rosto. Expire quando precisar respirar. Descanse uma ou duas respirações. Repita o movimento pelo menos 6 vezes. Evite repetir mais do que 6 vezes no início, após alguns dias de prática, aumente para 10 ciclos.

Esta etapa libera as memórias de medo, angústia e aflição registradas ao longo da vida e que geram crises de ansiedade, pânico, bruxismo, toc.

Movimento 2

Esta segunda parte deve ser realizada sentado no chão com as pernas cruzadas ou sentado em uma cadeira com os pés firmes no chão.

Apoie a parte de trás dos pulsos nos joelhos, mantenha os braços bem esticados na direção do chão. Expire e quando estiver completamente sem ar no pulmão estique os braços e abra as mãos empurrando-as em direção ao chão. Curve levemente os ombros para frente e tencione a musculatura superior do corpo, inclusive do rosto.

Quando precisar respirar desfaça a posição acima: inspire e respire uma ou duas vezes. Repita o movimento pelo menos 6 vezes. Evite repetir mais do que 6 vezes no início e após alguns dias de prática aumente para 10 ciclos.

Esta etapa libera as memórias de raiva, ira, ressentimento e mágoas reprimidas que geram processos inflamatórios como fibromialgias, artrites e artroses articulares e bloqueios na expressão do afeto.