resolvido

4
FACULDADE DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÍGICAS CURSO: SISTEMAS DE INFORMAÇÃO. DISCIPLINA: SISTEMAS OPERACIONAIS PROF: ANTÔNIO CORDEIRO Aluno: _______________________________________________ Matrícula: _______________ E-mail ________________________________________________ Exercício 01 1) O que é um Sistema operacional? Discuta resumidamente os dois objetivos principais de um sistema operacional. R: Um Sistema Operacional é uma coleção de módulos, cuja função é receber requisições dos usuários e escalar os vários componentes de HW e SW do sistema computacional para satisfazer tais requisições. Suas finalidades são: 1- Trabalhar como uma máquina estendida ou máquina virtual, tornando a comunicação homem- máquina mais natural e inteligível, escondendo detalhes de Hardware apresentando ao usuário um nível de abstração mais simples e mais fácil de usar o hardware bruto. 2 – Trabalhar como um gerenciador de recursos fornecendo alocação disciplinada e controlada dos processadores, memória e dispositivos de E/S para os programas que competem por eles. 2) Quais são os quatro principais componentes de um sistema operacional e quais as funções básicas de cada um deles? Gerenciador de Processos – Faz o controle coordenado dos processos determinando qual processo será executado. Permite a execução simultânea de vários programas. Gerenciador de Memória – Faz a Gerência da memória fornecendo ao programa endereços na memória virtual. Prove a ilusão de que a memória é infinita Gerenciador de Entrada/Saída: Controla o acesso aos dispositivos de E/S (Entrada e Saída) Gerenciador de Arquivos: Permite a utilização interativa da informação estruturando o armazenamento em numa hierarquia de diretórios 3) Explique o que é multiprogramação, multiprocessamento? R: Multiprogramação é uma técnica de processamento onde o tempo que uma maquina espera para que um processo seja executado pode ser aproveitado por outro(s) processo(s). E multiprocessamento é uma estratégia Hardware onde é possível utilizar mais de uma CPU para atender demandas de processamento. 4) Explique qual a diferença entre paralelismo e pseudaparalelismo.

Upload: robson-nunes-argolo

Post on 10-Dec-2015

17 views

Category:

Documents


5 download

DESCRIPTION

Resolvido

TRANSCRIPT

Page 1: Resolvido

FACULDADE DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÍGICASCURSO: SISTEMAS DE INFORMAÇÃO.DISCIPLINA: SISTEMAS OPERACIONAISPROF: ANTÔNIO CORDEIRO

Aluno: _______________________________________________ Matrícula: _______________

E-mail ________________________________________________

Exercício 01

1) O que é um Sistema operacional? Discuta resumidamente os dois objetivos principais de um sistema operacional.

R: Um Sistema Operacional é uma coleção de módulos, cuja função é receber requisições dos usuários e escalar os vários componentes de HW e SW do sistema computacional para satisfazer tais requisições.

Suas finalidades são:

1- Trabalhar como uma máquina estendida ou máquina virtual, tornando a comunicação homem-máquina mais natural e inteligível, escondendo detalhes de Hardware apresentando ao usuário um nível de abstração mais simples e mais fácil de usar o hardware bruto.

2 – Trabalhar como um gerenciador de recursos fornecendo alocação disciplinada e controlada dos processadores, memória e dispositivos de E/S para os programas que competem por eles.

2) Quais são os quatro principais componentes de um sistema operacional e quais as funções básicas de cada um deles?

Gerenciador de Processos – Faz o controle coordenado dos processos determinando qual processo será executado. Permite a execução simultânea de vários programas.

Gerenciador de Memória – Faz a Gerência da memória fornecendo ao programa endereços na memória virtual. Prove a ilusão de que a memória é infinita

Gerenciador de Entrada/Saída: Controla o acesso aos dispositivos de E/S (Entrada e Saída)

Gerenciador de Arquivos: Permite a utilização interativa da informação estruturando o armazenamento em numa hierarquia de diretórios

3) Explique o que é multiprogramação, multiprocessamento?

R: Multiprogramação é uma técnica de processamento onde o tempo que uma maquina espera para que um processo seja executado pode ser aproveitado por outro(s) processo(s).

E multiprocessamento é uma estratégia Hardware onde é possível utilizar mais de uma CPU para atender demandas de processamento.

4) Explique qual a diferença entre paralelismo e pseudaparalelismo.

R: Pseudoparalelismo é uma técnica de processamento que oculta o tempo de alternância da execução de processos na CPU, causando a ilusão de que os processos estão sendo executados no mesmo instante (Paralelismo Real). E paralelismo é a estratégia onde o sistema é capaz de executar operações distintas no mesmo instante (em Paralelo)

Page 2: Resolvido

FACULDADE DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÍGICASCURSO: SISTEMAS DE INFORMAÇÃO.DISCIPLINA: SISTEMAS OPERACIONAISPROF: ANTÔNIO CORDEIRO

5) O que é uma System call? Qual a sua finalidade?

R: É um conjunto de chamadas à componentes internos oferecidas pelo sistema operacional. Serve como mecanismo de proteção ao núcleo do S.O., já que toda e qualquer solicitação feita ao sistema operacional deve ser feita usando-se estas chamadas.

6) Explique por que o sistema operacional define que alguns processos sejam executados em modo núcleo.

R: O SO define que algum processo crítico deve executar em modo núcleo para que estes não sejam acessados indevidamente.

7) O que é um Sistema de Tempo Real (SRT)? Cite 3 exemplos de soluções tecnológicas que demandem o utilização de um SRT .

R – São sistemas caracterizados por ter o tempo como um parâmetro fundamental.

8) Como funciona um daemon? Cite 3 exemplos de sistemas que utilizam este tipo de processo?

R: Daemons são tipos de processos que executam em segundo plano (background) com finalidade de atender solicitações.

Exemplos: Mail servers, Web servers e Print servers.

9) Explique resumidamente as 4 formas de criação de processos.

R: Inicio do Sistema: quando o sistema operacional é iniciado, normalmente criam-se vários processos.

Execução de uma chamada ao sistema: Quando um processo esta em execução ele pode emitir chamadas ao sistema para criar um ou mais novos processos.

Requisição do usuário para criar um novo processo: Em sistemas interativos os usuários podem iniciar um programa digitando um comando adicionando um ícone (clique duplo).

Inicio de programas em lotes: Usuários podem agendar tarefas em lotes para processamento de um sistema.

10)Explique resumidamente as 4 formas de termino de processos. R – Saída normal (Voluntária) – Programas baseados em tela suportam o termino voluntário. Saída de erro (Voluntária) – Quando um processo tenta alocar recursos que não estão

disponíveis ou não existem, o programa simplesmente emite uma chamada de saída ao sistema.

Erro fatal (Involuntário) – È o erro causado pela execução de instrução ilegais. Cancelamento por um outro processo (Involuntário) – Ocorre quando um processo

executa uma chamada ao sistema dizendo ao S.O. para cancelar outro processo.

11) Explique o que é um (Bcp)?Qual a sua finalidade. R – R: O BCP é uma tabela de processos mantida pelo sistema operacional com uma entrada

para cada processo. Sua finalidade é exibir informações associadas ao processo como: estado do processo, contabilização de uso do processador, valor dos registradores da CPU, informações de E/S (lista de dispositivos alocados, lista de arquivos abertos, etc);

Page 3: Resolvido

FACULDADE DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÍGICASCURSO: SISTEMAS DE INFORMAÇÃO.DISCIPLINA: SISTEMAS OPERACIONAISPROF: ANTÔNIO CORDEIRO

12) O que é uma arvore de processos? O que acontece se os processos que está na raiz for finalizado?

R: É a estrutura gerada quando um processo cria um ou mais processos. Caso o processo raiz seja finalizado todos os outros processos da hierarquia conseqüentemente serão finalizados também.

13)Quais são os estados de um processo? Explique resumidamente cada um deles.

R: Em Execução: quando o processo tem a posse da CPU.Pronto: temporiamente parado disponível para uma nova execução.Bloqueado: Incapaz de executar até que algum evento externo aconteça.