resoluções das atividades histÓria 1 -...

2

Click here to load reader

Upload: lamdan

Post on 15-Dec-2018

212 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Resoluções das atividades HISTÓRIA 1 - educallis.com.vceducallis.com.vc/media/2018/04/HISTORIA1_AULA11.pdfResoluções das atividades HISTÓRIA 1 Pré-Universitário – Livro 2

Resoluções das atividades HISTÓRIA 1

5Pré-Universitário – Livro 2

Germânicos, bizantinos e árabesAula 11

Atividades para sala

01 B

A região da atual Síria sofreu inúmeras invasões na Anti-guidade. Primeiramente, a região foi incorporada ao Império Persa no século VI a.C. No século IV a.C, o terri-tório foi dominado pelo Alexandre, o Grande, que mon-tou um grande império avançando sobre o Oriente até as margens do rio Indo, na Índia. Posteriormente, durante a República, os romanos dominaram uma extensa região incorporando a região do Oriente Médio.

02 B

Ao invadirem a Península Ibérica, a partir do ano de 711, os muçulmanos criaram um sistema de domínio que incluía avanço tecnológico agrícola, desenvolvimento comercial, exploração mineral e alargamento das vias de ligação entre Ocidente e Oriente. Nesse sentido, fundaram algu-mas cidades, como Córdoba e Toledo, que acabaram por representar a opulência e a riqueza da civilização árabe.

03 C

Uma característica marcante da civilização árabe é a tole-rância demonstrada com os povos dominados e a convi-vência pacífi ca. Como exemplo, tem-se a estadia dos ára-bes durante sete séculos na Península Ibérica.

04 A

Os árabes tinham grupos políticos importantes e eram divididos politicamente em cidades e tribos rivais. As pregações de Maomé, ainda em Meca, desagradavam à elite governante da cidade, que controlava o comércio e obtinha grandes lucros com a peregrinação à cidade. Essa elite temia que o monoteísmo acabasse com a prática da peregrinação e afetasse o comércio, daí as perseguições que resultaram na Hégira.

Atividades propostas

01 B

O islamismo se desenvolveu durante a Idade Média e alcançou signifi cativa expansão territorial tanto no Oriente como no Ocidente (Península Ibérica). Essa expansão foi motivada por fatores ligados à busca por terras férteis e à religião.

02 E

a) (F) O Império Bizantino herdou muito da cultura grega, porém não desenvolveu estudos sobre aritmética e álgebra.

b) (F) O Império Bizantino se apropriou do direito romano por meio do Corpus Juris Civilis, elaborado no governo de Justiniano.

c) (F) O estoicismo não tem relação com o Cisma do Oriente de 1054, que originou a Igreja Ortodoxa.

d) (F) A Querela das Investiduras foi o confl ito entre o papa Gregório VII e o imperador Henrique IV do Sacro Império Romano-Germânico, ou seja, não possui conexão com o surgimento da religião ortodoxa.

e) (V) O estilo bizantino, caracterizado por mosaicos coloridos e pela cúpula arredondada, está presente na Catedral de Santa Sofi a, construída no reinado de Justiniano.

03 C

Após o reinado de Carlos Magno (768-814), seu fi lho Luís, o Piedoso, assumiu o trono e governou até 841 quando, pelo Tratado de Verdun, de 843, o Império Carolíngio foi dividido em três partes. Dessa forma, não foi a ruptura entre o reino dos Francos e a Igreja que gerou a fragmen-tação do Império. A Escolástica não recusava o estudo da fi losofi a grega, basta observar que Tomás de Aquino, grande nome da Escolástica, escreveu suas obras tendo como base o pensamento de Aristóteles.

04 D

A produção de ícones é uma das principais características da arte bizantina. Consistiam em uma representação sacra pintada sobre um painel de madeira, com ampla utilização de ornamentos dourados que simbolizam a mensagem cristã descrita nas palavras dos evangelhos.

05 B

A Península Ibérica apresentou forte infl uência muçulmana durante séculos, sendo responsável pela introdução de conhecimentos fi losófi cos, científi cos e técnicos em diver-sas áreas, destacando-se a arquitetura e a tradução de obras de origem greco-romana, assim como novas técni-cas de irrigação, que possibilitaram forte desenvolvimento da agricultura, em paralelo com o comércio. O Alcorão é considerado o texto supremo do islã, escrito por Maomé sob a orientação direta e revelada de Alá (Deus).

07 B

Destaca-se a tolerância dos árabes muçulmanos nesse período, diante da convivência com diversos povos. Na

Page 2: Resoluções das atividades HISTÓRIA 1 - educallis.com.vceducallis.com.vc/media/2018/04/HISTORIA1_AULA11.pdfResoluções das atividades HISTÓRIA 1 Pré-Universitário – Livro 2

HISTÓRIA 1

6 Pré-Universitário – Livro 2

Península Ibérica, intelectuais árabes traduziram diversas obras de autores gregos e romanos e, dessa forma, contri-buíram para a difusão da cultura clássica na Europa Medieval.

08 C

A questão remete à expansão dos árabes muçulmanos para o Oriente Médio, norte da África e Península Ibérica, principal-mente após a morte do profeta Maomé, em 632, e durante a dinastia Omíadas (660-750). Essa expansão estava ancorada no livro sagrado, denominado Alcorão, e na ideia de Jihad ou Guerra Santa, um dos pilares da fé islâmica. Jihad significa esforço ou empenho para divulgar o islamismo.

09 B

A diversidade filosófica levava os bizantinos a travarem lon-gos debates sobre questões metafísicas e pouco práticas – daí a origem da expressão “discussão bizantina” ou “ques-tão bizantina”.

10 A

Os árabes muçulmanos, apoiados no ideal de Guerra Santa, expandiram-se ao longo dos séculos VII, VIII e IX, principal-mente na dinastia do Omíadas. Pela localização geográfica, essa civilização acabou elaborando uma síntese de vários povos, tais como o grego, o persa e o bizantino. As demais proposições estão incorretas. Essa civilização herdou muito da contribuição de outros povos, não submeteu os povos conquistados pelas armas, bem como não deslocou as populações de maneira truculenta. Por fim, não desprezou a filosofia e as ciências, tendo em vista a contribuição de Avicena e Averróis.