resoluções das atividades biologia 3... resoluções das atividades biologia 3 pré-vestibular –...

2

Click here to load reader

Upload: dinhdieu

Post on 20-Jan-2019

212 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Resoluções das atividades BIOLOGIA 3... Resoluções das atividades BIOLOGIA 3 Pré-Vestibular – Livro 3 1 Módulo 7 Morfologia e anatomia da semente e do fruto; Fisiologia da

Resoluções das atividades BIOLOGIA 3

1Pré-Vestibular – Livro 3

Módulo 7Morfologia e anatomia da semente e do fruto; Fisiologia da absorção – Condução e transpiração

Atividades para sala

01 B As partes comestíveis dos vegetais citados são: 1. Arroz

– apenas o endosperma da semente, já que o processa-mento industrial para obter o arroz branco retira outras estruturas da semente, deixando apenas a reserva de nutrientes (amido); 2. Feijão – semente, pelo fato de não ser processado, permanece com todas as estruturas da semente, que apenas perdeu água para poder ser esto-cada; 3. Batata inglesa – é um caule subterrâneo classifi -cado como tubérculo; 4. Alface – corresponde às folhas lisas ou frisadas, verdes ou vermelhas; 5. Pimentão – é um fruto, pois sua estrutura resulta do desenvolvimento do ovário.

02 B Os frutos são estruturas originadas a partir do desenvol-

vimento do ovário e que surgem após a fecundação. A banana originada por partenocarpia é uma das exceções, pois nela não acontece fecundação e, consequentemente, não há formação de sementes. Caso o processo de fecun-dação se realizasse, ela apresentaria sementes.

03 E A função do hidrogel com substâncias orgânicas e inorgâ-

nicas, dentro de uma cápsula de gelatina com o embrião, é servir de reserva nutritiva para a plântula, que iniciará o seu crescimento após a germinação.

04 C A transpiração (evapotranspiração) na maioria das plantas

ocorre principalmente pelas folhas, por meio dos estôma-tos. Entretanto, também ocorre, de forma menos intensa, perda de água por meio da superfície cuticular da folha. Como isso ocorre, mesmo havendo o fechamento dos estômatos, a planta ainda perderá água na forma de vapor. Logo, é possível concluir que, durante o intervalo A-B, a evapotranspiração resulta do somatório das evapotranspi-rações estomática e cuticular.

05 A A absorção de água e sais minerais, que formam a seiva

bruta, ocorrerá na zona pilífera, localizada na raiz. Por meio dos vasos condutores, presentes apenas nas plan-tas vasculares ou traqueófi tas, a seiva será transportada até as folhas, onde ocorrerá a fotossíntese. Os vasos que transportam a seiva bruta recebem o nome de xilema ou lenho. Em parte, a ascensão da coluna de água no interior

desses vasos ocorre como resultado das propriedades de coesão (água formando ligação de hidrogênio com outra molécula de água) e de adesão (interação de moléculas de água com as que compõem a superfície do xilema).

06 D A abertura e o fechamento dos estômatos em uma planta

são fenômenos regulados por diferentes parâmetros como a intensidade da luz, a concentração de dióxido de car-bono (CO2) e a disponibilidade hídrica.

Atividades propostas

01 E Com base na análise da imagem da semente, pode-se

observar, na parte superior, o embrião (III). Logo após, há o cotilédone (II), que permite a passagem de nutrien-tes, armazenados no endosperma (I), para o embrião. Em alguns casos, o cotilédone pode também acumular subs-tâncias nutritivas.

02 D A análise dos gráfi cos permite interpretar que a medida

mais efi ciente para prolongar a longevidade dos frutos seria reduzir o pH de 4 para 2 e diminuir a temperatura de 40 °C para 20 °C. Essas alterações efetivamente reduziriam a atividade enzimática, fato indicado pelo eixo das orde-nadas, que aponta a velocidade de reação, a qual, nesse caso, encontra-se praticamente zerada.

03 E As sementes são estruturas vegetais que contêm nutrien-

tes e protegem o embrião em seu interior. O estado de dormência que a semente pode apresentar tem por fun-ção possibilitar que o embrião dê continuidade ao seu desenvolvimento e forme uma nova planta no momento que for propício, ou seja, em uma situação em que ocorra umidade, temperatura e luminosidade ideais para que a espécie considerada passe por tal processo.

04 B O processo de estiolamento ocorre quando sementes

germinam e o desenvolvimento inicial acontece em um ambiente desprovido de luz. A ausência de luz inibe a produção de clorofi la e estimula o rápido crescimento do caule, que acaba apresentando folhas diminutas. Essa ausência também impossibilita a fotossíntese e a produção de matéria orgânica, portanto, o crescimento da planta será proporcional à reserva de nutrientes (endosperma) encontrada na semente. Dessa forma, pode-se imaginar que a semente A possui maior reserva de nutrientes.

Page 2: Resoluções das atividades BIOLOGIA 3... Resoluções das atividades BIOLOGIA 3 Pré-Vestibular – Livro 3 1 Módulo 7 Morfologia e anatomia da semente e do fruto; Fisiologia da

BIOLOGIA 3

2 Pré-Vestibular – Livro 3

10 E

Observando o nível inicial da solução A dentro do tubo de vidro (figura 1) e a sua elevação após se passarem alguns minutos (figura 2), é possível concluir que a solução A é hipertônica em relação à solução B. Isso resulta na entrada de água por osmose, em direção ao interior do tubo por meio da membrana semipermeável, o que acaba aumen-tando a quantidade de líquido e o nível da solução A.

Esse processo pode ser comparado ao que acontece com as células-guarda dos estômatos, que, ao elevarem a concentração de íons potássio em seu interior, acabam ganhando água e ficando túrgidas. Devido à disposição estratégica das fibras de celulose nas paredes celulares das células-guarda, o resultado final desse aumento de volume é a abertura dos estômatos.

11 D

A figura esquemática identifica os seguintes fenômenos. A → B: absorção de água e sais minerais que ocorre na raiz. B → C: condução de seiva bruta (água + sais minerais), por meio dos vasos do xilema, saindo da raiz em direção às partes fotossintetizantes da planta. C → D: condução de seiva elaborada (água + substâncias orgânicas) de uma fonte (região de intensa produção de matéria orgânica) para um local considerado dreno (região na qual o con-sumo de matéria orgânica é maior que a sua produção). C → E: evapotranspiração, que ocorre, principalmente, pelas folhas.

12 B

No gráfico da alternativa B, pode-se observar que a perda de água por transpiração ocorre principalmente ao longo do período do dia que apresenta luz, entre as 6 e as 18 horas. Dessa maneira, é possível afirmar que as plantas de matas tropicais fecham seus estômatos nas horas mais quentes do dia, que são exatamente aquelas com luz solar disponí-vel, com a finalidade de evitar a transpiração excessiva.

05 D O gráfico mostra que a espécie A é mais apta no tocante

à germinação de suas sementes após a queimada. A ger-minação das sementes da espécie B é favorecida durante os meses mais chuvosos do ano no Cerrado brasileiro.

06 B De acordo com o que foi proposto no experimento, ape-

nas as plantas que foram transferidas para os vasos pode-rão crescer e atingir a maturidade, ponto no qual desen-volverão sementes e frutos. Isso será possível porque essas plantas, além de poderem realizar a fotossíntese, assimi-lando luz e gás carbônico atmosférico, também absorvem nutrientes presentes no solo onde foram plantadas. As outras cinco vão definhar e morrer, pois permaneceram sobre o algodão umedecido, que, pelo fato de ser cons-tituído principalmente de fibras de celulose, não contém uma fonte de nutrientes inorgânicos.

07 B

A produção de matéria orgânica, na maioria das plantas, ocorre principalmente nas folhas. Essas regiões de intensa produção de glicose e outros compostos orgânicos são chamadas de fonte, enquanto os locais onde o seu con-sumo ou acúmulo superam a produção são chamados de dreno (como raízes subterrâneas, frutos em desen-volvimento, região meristemática etc.). Como se verifica uma diferença osmótica entre essas duas regiões, ocorre a translocação de seiva elaborada da fonte para o dreno (hipótese do fluxo de massa ou fluxo de pressão, elabo-rada por Ernst Münch).

08 A

O desenho esquemático indica que, em A, ocorre a síntese de matéria orgânica (solução concentrada de açúcar), pro-dução realizada por parênquimas clorofilianos das folhas da planta. Em C, vasos condutores (vasos liberianos, ou seja, floema) levam essa solução rica em compostos orgâ-nicos para outras partes do vegetal. A letra B representa a raiz, pois nela ocorre a absorção de água, que está sendo distribuída para outras partes da planta por meio de D. A letra D indica o transporte da água a regiões fotossin-tetizantes, como as folhas, por meio dos vasos lenhosos (xilema).

09 C

Na cultura hidropônica, uma solução de água e macronu-trientes (potássio, magnésio, nitrogênio etc.), micronutrien-tes (manganês, ferro, bromo etc.) e oxigênio percorrem o interior de tubos, no qual se encontram as raízes, apoiando as plantas. Os nutrientes minerais ou inorgânicos que são absorvidos pelo tecido epidérmico das raízes serão utili-zados na síntese da matéria orgânica (glicídios, proteínas, lipídios etc.), por meio do processo fotossintético.