resenha cirtica... energias renováveis

2
Conhecimento Durante a revolução industrial o carvão mineral foi o recurso mais extraído e utilizado para aquecimento civil e uso nas indústrias, foi usado por tanto tempo e de maneira tão discriminada que acabou se esgotando. Hoje, o petróleo é a fonte de energia mais apreciada do mundo, devido aos inúmeros usos que proporciona à humanidade, desde pavimentação até fabricação de automóveis, utilização do gás natural e combustível. Tal como o carvão mineral, está sendo explorado sem controle o tempo na terra está chegando ao fim. Os ecologistas equilibrados alertam sobre o perigo das mudanças antrópicas para a humanidade. Devido ao grande poder hídrico, o Brasil está implantando hidrelétricas gigantescas, nossa terra é fértil e somos o pasto dos países ricos que não tem mais onde criar seu gado, vendemos nossa água para a china, Europa e diversos países do oriente médio, a África sofre a tanto tempo que já se adaptou a escassez de recursos. Em 1980 o mundo ultrapassou o ponto em que a terra era capaz de se regenerar sozinha, começamos a consumir os recursos mais rápido do que eles podem ser repostos e liberamos mais CO2 do que os ecossistemas conseguem absorver. Em 2007 fizemos uso de um Planeta Terra e meio, mais madeira foi retirada do que as florestas conseguiam recompor, mais peixes pescados do que os rios são capazes de reparar. No entanto, esse extrativismo exacerbado só é possível por um tempo limitado, pois os recursos acabarão se esgotando. Estima-se que em 2050 será necessário mais dois planetas para mantermos nosso padrão de consumo. É preciso um esforço mundial para reverter essa tendência, fazendo com que passemos a viver dentro da biocapacidade planetária. Os recursos minerais estão distribuídos no planeta de forma incoerente e indeterminados, são fontes limitadas de energia, pois além dos

Upload: olinda

Post on 15-Apr-2016

13 views

Category:

Documents


4 download

DESCRIPTION

resenha.

TRANSCRIPT

Page 1: Resenha Cirtica... Energias Renováveis

Conhecimento

Durante a revolução industrial o carvão mineral foi o recurso mais extraído e utilizado para aquecimento civil e uso nas indústrias, foi usado por tanto tempo e de maneira tão discriminada que acabou se esgotando. Hoje, o petróleo é a fonte de energia mais apreciada do mundo, devido aos inúmeros usos que proporciona à humanidade, desde pavimentação até fabricação de automóveis, utilização do gás natural e combustível. Tal como o carvão mineral, está sendo explorado sem controle o tempo na terra está chegando ao fim.

Os ecologistas equilibrados alertam sobre o perigo das mudanças antrópicas para a humanidade. Devido ao grande poder hídrico, o Brasil está implantando hidrelétricas gigantescas, nossa terra é fértil e somos o pasto dos países ricos que não tem mais onde criar seu gado, vendemos nossa água para a china, Europa e diversos países do oriente médio, a África sofre a tanto tempo que já se adaptou a escassez de recursos.

Em 1980 o mundo ultrapassou o ponto em que a terra era capaz de se regenerar sozinha, começamos a consumir os recursos mais rápido do que eles podem ser repostos e liberamos mais CO2 do que os ecossistemas conseguem absorver. Em 2007 fizemos uso de um Planeta Terra e meio, mais madeira foi retirada do que as florestas conseguiam recompor, mais peixes pescados do que os rios são capazes de reparar. No entanto, esse extrativismo exacerbado só é possível por um tempo limitado, pois os recursos acabarão se esgotando.

Estima-se que em 2050 será necessário mais dois planetas para mantermos nosso padrão de consumo. É preciso um esforço mundial para reverter essa tendência, fazendo com que passemos a viver dentro da biocapacidade planetária. Os recursos minerais estão distribuídos no planeta de forma incoerente e indeterminados, são fontes limitadas de energia, pois além dos grandes impactos ambientais sempre se esgotam. Visando um equilibro entre as necessidades humanas e as naturais, o homem vem desenvolvendo mecanismos sustentáveis, usando formas de energia renovável. Assim, o biodiesel, a energia eólica e solar, e principalmente as hidrelétricas estão ganhando cada vez mais espaço por serem fontes de energia que não agridem o ambiente.

Indicações do resenhista

Page 2: Resenha Cirtica... Energias Renováveis

Esta obra apresenta especial interesse para estudantes e pesquisadores de Sociologia, Antropologia, Etnografia e Comunicação Social. Pode ser utilizada tanto a nível de graduação como de pós-graduação, pois apresenta linguagem simples, sendo também útil como modelo, do ponto de vista metodológico.