reprodução sexuada

3
► Reprodução Sexuada → É uma reprodução Gâmica (Utiliza Gametas). Que são produzidos pelas gônadas (Testículo e Ovário). → É um processo lento e que gasta muita energia. → Variablidade genética. ► Fecundação: → É o encontro do espermatozoide com o óvulo → Se a fecundação ocorrer no meio interno,ela é chamada de fecundação interna. → Se a fecundação ocorrer fora do corpo do indivíduo, ela é chamada de fecundação externa (Como ocorre com os peixes). * Monóico = Hermafrodita como a minhoca. *Dióico = Macho/Fêmea separados. ► Tipos de desenvolvimento: → Desenvolvimento indireto: com Larva/Larval. (Borboleta,Mariposa,Girino). → Desenvolvimento direto: Sem larva (Humanos). ► Animais → Ovíparos: Fecundação interna e desenvolvimento externo. (Aves e o Ornitorrinco). → Ovovivíparos: Fecundação interna e desenvolvimento interno.(Serpentes,tubarão). Porém não há a troca de nutrientes entre a mãe e o bebê. → Vivíparos: Fecundação interna e desenvolvimento interno Há a troca de nutrientes entre a mãe e o bebê. OBS: Animais Ovulíparos.

Upload: lucca-carlini

Post on 30-Jul-2015

375 views

Category:

Documents


1 download

TRANSCRIPT

Page 1: Reprodução sexuada

► Reprodução Sexuada→ É uma reprodução Gâmica (Utiliza Gametas). Que são produzidos pelas gônadas (Testículo e Ovário).→ É um processo lento e que gasta muita energia.→ Variablidade genética.► Fecundação:→ É o encontro do espermatozoide com o óvulo→ Se a fecundação ocorrer no meio interno,ela é chamada de fecundação interna.→ Se a fecundação ocorrer fora do corpo do indivíduo, ela é chamada de fecundação externa (Como ocorre com os peixes).* Monóico = Hermafrodita como a minhoca.*Dióico = Macho/Fêmea separados.► Tipos de desenvolvimento:→ Desenvolvimento indireto: com Larva/Larval.(Borboleta,Mariposa,Girino).→ Desenvolvimento direto: Sem larva (Humanos).► Animais→ Ovíparos: Fecundação interna e desenvolvimento externo.(Aves e o Ornitorrinco).→ Ovovivíparos: Fecundação interna e desenvolvimento interno.(Serpentes,tubarão).Porém não há a troca de nutrientes entre a mãe e o bebê.→ Vivíparos: Fecundação interna e desenvolvimento internoHá a troca de nutrientes entre a mãe e o bebê. OBS: Animais Ovulíparos.Têm a fecundação e o desenvolvimento no meio externo.► Reproduções Especiais (Sexuadas).

Page 2: Reprodução sexuada

◘ Conjugação. → É uma estratégia de reprodução para os seres unicelulares que fazem fissão binária.→ Neste processo essas duas bactérias não estão tendo filhos. → Ocorre apenas a transferência de material genético de um ser para o outro como na imagem.

◘ Partenogênese → Ocorre quando surge de um óvulo um indivíduo.Este indivíduo será haploide.(Exemplo da abelha que quando faz partenogênese da origem ao zangão).→ No exemplo da imagem,quando a rainha reproduzir com um zangão nascerá uma abelha diploide que poderá ser a rainha ou uma operária (estéril) (99% de chance).◘ Pedogênese→  Ocorre quando uma larva faz partenogênese - Schistosoma Mansone◘ Neotenia

Page 3: Reprodução sexuada

→ Ocorre quando uma larva adquire a capacidade de se reproduzir sexuadamente.

◘ Poliembrionia→ Formação de gêmeos idênticos (Univitelinos ou monozigóticos).→ Todos do mesmo sexo.→ O exemplo clássico é o do tatu possui mais de 7 filhotes idênticos.◘ Poliovulação→ Ocorre quando dois óvulos são fecundados ao mesmo tempo. → Os bebês não ocuparão a mesma placenta.→ Não são idênticos (Dizigóticos,Bivitelinos,Fraternos)→ Podem nascer de sexos diferentes.