renovar portugal

19
RENO V AR PORTUGAL COM ENERGIA UM NOVO FUTURO PARA O PAÍS

Upload: joana-carreira

Post on 22-Mar-2016

233 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Trabalho desenvolvido para a cadeira de THP

TRANSCRIPT

RENOVAR PORTUGAL COM ENERGIAUM NOVO FUTURO PARA O PAÍS

ESCOLA SUPERIOR DE COMUNICAÇÃO SOCIALLICENCIATURA DE PUBLICIDADE&MARKETING. TEORIA E HISTÓRIA DA PUBLICIDADE, PROFESSOR JOÃO BARROS

CATARINA QUINTÃO 6777. FÁTIMA MAHOMED 7355. INÊS VIEGAS 7649. JOANA CARREIRA 5527. NÁDIA CARVALHO 7502. 1º ANO, TURMA B

A -ceira que se faz sentir um pouco por toda a Europa. No entanto e apesar da crise em que vivemos, Portugal continua a ter óptimas soluções que devem ser exploradas e que não estão directamente ligadas com a crise económica. Sabemos que Portugal é o canteiro da Europa e é conhecido pela gastronomia, pelo clima, pela história, pela cultura, pelas praias e pela recepção acolhedora dos portugueses, no entanto são tudo áreas que são exploradas pelo turismo.

O turismo poderia ser uma das áreas a ser explorada, no entanto é uma área que é e pode ser afectada pela crise. Contudo, Portugal tem mui-tas mais possibilidades de investimento daquilo que possamos imaginar, uma delas as energias renováveis; são elas que iremos explorar e desen-volver ao longo deste trabalho, percebendo os pontos fortes e os pontos fracos, onde apostar e em que energias é que Portugal é mais forte. Com a crise o governo português preocupa-se com a falta de investimento estrangeiro no país, é um factor que repulsa investimentos, no entan-to a área que apresentamos não está ligada com a crise económica e

que está meramente dependente do clima e da mãe natureza;

Cada vez mais temos de nos preocupar com o futuro, todos os dias ouvimos notícias de que a electricidade e a água vão aumentar, que os combustíveis vão su-bir e que os recursos energéticos se estão a esgotar. Sabemos ainda que Portugal é um dos países mais fortes e mais propícios para as energias renováveis e porquê? O clima temperado mediterrânico, as zonas montanhosas, o vento, as marés e o sol durante todo o ano são tudo fontes de energia que devem e po-dem ser exploradas e quem sabe exportadas para a Europa para ajudar Portugal e o resto do continente a recuperar desta crise pela qual atravessamos.

INTRODUÇÃO AO PROJECTO

Portugal é conhecido por ser um dos países com as melhores condições na Europa no que toca à exploração das energias renováveis. Portugal é um país caracterizado pelo sol, pelo mar e pelos ventos durante todo o ano o que será uma óptima aposta para desenvolver e apostar cada vez mais nesta nova forma de gerar energia.

A energia renovável é a energia que vem de recursos naturais como o sol, o vento, a chuva, as marés e a energia geotérmica que são recursos natural-mente reabastecidos. As energias renováveis consistem então no aproveita-mento dos recursos naturais destas fontes de energia e na produção, arma-zenamento e geração de energia. É ainda importante salientar que em 2008, cerca de 19% do consumo mundial de energia veio de recursos renováveis, a percentagem das energias renováveis no que toca à geração de electricidade é de 18%.

Portugal quer então apostar mais na exploração e no aproveitamento dos vastos recursos naturais que o país dispõe e rentabilizá-los, sendo uma óptima aposta não só nacional, mas também de interesse internacional.

Portugal é um dos países com o clima mais propício e mais favorável no que toca às energias renováveis. As chuvas durante o inverno, a força das marés durante todo o ano e o sol frequente são três recursos que devem ser aprove-itados no que toca a esta área.

A energia das marés é energia conseguida através do movimento das águas, mais precisamente na subida e descida da maré (maré baixa, maré alta).

Existem por dia duas marés baixas e duas marés altas, fruto do movimento da Lua em torno da Terra e da Terra em torno do Sol. Esta energia resulta do aproveitamento da diferença do nível das águas, provocada pelas marés.

Este processo é conseguido através de barragens con-struídas ao longo da costa, que controlam o movimento das marés. A água é armazenada durante a maré alta e libertada na maré baixa. A energia é produzida quando esta passa por turbinas especiais que se movimentam consoante a subida e a baixa da maré.

Existe também outra forma de aproveitar a energia das marés: Através do movimento das correntes, provocadas (também elas) pela subida e descida do nível do mar.

CONCEITO DE PRODUTO

CONCEITO DE PRODUTO

A energia também é obtida através das turbinas mas aqui não há necessidade de construção de barragens. As estruturas

-mente estudados. A velocidade da corrente faz então a turbina girar, gerando energia.

Estas duas formas de produzir energia têm um grande poten-cial! Primeiro porque as energias renováveis têm a seu favor o

pelo impacto ambiental quase nulo, em comparação ao poten-cial dos vastos recursos.

A energia solar é toda a energia proveniente do sol (seja ela luminosa ou térmica) que, quando captada, pode ser transfor-mada para algo útil como aquecimento de água, energia elétri-ca ou energia térmica, por exemplo. O poder da captação de-

quanto mais perto do equador mais energia solar é passível de ser potencialmente captada.

Há dois tipos de métodos de captura da energia solar, um méto-do directo, quando a energia solar serve apenas para fazer uma transformação (por exemplo quando a energia solar atinge uma célula fotovoltaica e cria eletricidade) e um método indirecto, quando é necessário haver mais que uma transformação para poder haver energia utilizável

A captação de energia solar tem múltiplas vantagens, podendo ser uma área de interesse para possíveis investidores. Além de não poluir durante a sua produção (uma vez que é possível controlar a poluição da fabri-cação dos equipamentos de necessários para a construção de painéis solares), a energia solar é vantajosa no sentido em que as centrais neces-sitam de manutenção mínima. Além disso, a potencialidade dos painéis solares aumenta a cada dia que passa enquanto o seu custo, pelo con-trário, diminui com o tempo. Por outras palavras, a energia solar pode ser

sendo por isso uma área viável de investimento.

Tendo em conta as vantagens da captação de energia solar e da imensa potencialidade que a mesma tem em Portugal – uma vez que é um país com bastante exposição solar –, é possível ver o país como um futuro local de investimento nomeadamente nesta área.

CONCEITO DE PRODUTO

Cada vez mais nos devemos preocupar com o ambiente e pensar a longo prazo, com a escassez de recursos é necessário apostar e pensar no futuro e investir cada vez mais em novas tecnologias e novas metodologias de geração e armazenamen-to de energia, não só para o país, mas também para o estran-geiro. Portugal é então um forte concorrente à exportação de energia proveniente de energias renováveis, segundo os dados do último ano, 37% da produção de energia veio de energias renováveis. Portugal é um país verde.

Com as novas tecnologias e o vasto conhecimento e expertise dos engenheiros portugueses, Portugal pretende desenvolver e apostar mais nesta nova área, atraindo assim novos inves-tidores estrangeiros para que se possam aliar a este projecto, produzindo energia através da exploração de recursos naturais inesgotáveis e desta forma exportando para a Europa e quem sabe, mais tarde para o resto do mundo.

Já se falou no contexto social e económico que o país atravessa, todos os dias somos bombardeados por notícias sobre a crise económica que atraves-samos e Portugal é um dos países que está a ser fortemente afectado. Com este contexto em mente, a imagem de Portugal acabou por se denegrir de algum modo e a crise passou e passa todos os dias uma imagem negativa do

canteiro da Europa.

Esta imagem negativa e o contexto de insegurança e instabilidade económica aumentou o receio de novos investimentos no país e por isso mesmo o país procura soluções que sejam seguras para tentar recuperar a economia e di-minuir este receio que foi criado relativamente a Portugal, a nossa marca. As energias renováveis são então o caminho por onde Portugal deve pegar para diminuir ou atenuar esse mesmo sentimento negativo, o receio; Sabemos que Portugal é um país muito rico em recursos naturais e por isso mesmo, trazem-os como a solução mais segura para os investidores e que queremos explorar; O facto do país ser forte nestes recursos e ser algo que não está directamente ligado ao Homem e que não pode ser controlado por ele, nem afectado pela crise, atenua de certo modo o receio no investimento e leva a que seja um negócio mais seguro, dependendo exclusivamente das condições naturais e climatéricas favoráveis de Portugal.

No que toca à atitude relativamente à marca, podemos posicioná-la no eixo de desejo-receio porque apesar de sabermos que as energias renováveis são um bom investimento, há um sempre um certo receio devido à crise que se faz sentir por toda a Europa e ainda pelo capital que um investimento de-sta dimensão implica. No que diz respeito ao sistema dos eixos ortogonais, o

desejo-receio está enquadrado no pólo informacional como uma motivação de origem negativa; Tendo isto em conta, o estilo de comunicação e a abordagem que iremos usar terá de ter uma forte carga de informação para o consumidor no que toca ao investimento em Por-tugal e sobre as energias renovaveis para que este possa tomar a decisão correcta e diminuir o receio, mostrando os benefícios do investimento.

Sabemos ainda que este é sem dúvida um investimen-to de alta implicação porque é um sector que engloba muito capital por parte dos investidores, ou seja é sem-pre um negócio de risco. Para além do alto valor mo-netário, depende da área ambiental e que é algo que não é sempre estável e que é incontrolável pelo Homem.

ALTA IMPLICAÇÂO

MOTIVAÇÃO NEGATIVA

POLO INFORMACIONAL

DESEJO-RECEIOMARCA

ATITUDERELATIVAMENTE

Pretende-se que haja investimento em Portugal, nomeadamente nos sectores das energias renováveis através de uma campanha a nível euro-peu. O governo português tem como principal objectivo o de melhorar a atitude relativamente à nossa marca, marca essa que é o nosso país. Para isso traçou-se uma campanha publicitária com o objectivo de atrair esses mesmos investidores para o país. Muitos deles e muitos países não conhecem as potencialidades que Portugal tem nesta área e com esta campanha pretende-se demonstrar alguns atributos de Portugal no que toca às energias renováveis, demonstrando onde devem apostar através de dados particulares e de outras informações que vão despertar o interesse e a curiosidade no país e nesta área.

Pretendemos que Portugal consiga sair da crise actual em que se encon-tra recorrendo a investimentos estrangeiros e por parte de outras empre-sas e entidades europeias que acreditem nas potencialidades não só do clima, mas também dos recursos naturais que o país oferece. Com o in-

vestimento em Portugal não só vamos conseguir mais exportações que vai levar a uma melhoria na econo-mia nacional, mas também estamos a renovar o país e a pensar no futuro, exportando energia para outros países e ajudando o resto da Europa.

-ceira que atravessamos e devido aos problemas que tem causado na identidade do país pretendemos com

-te a Portugal, mostrando que há onde investir e que o caminho é através das energias renováveis. Modi-

têm de Portugal, este é o nosso principal objectivo de atitude relativamente à

marca através da exposição dos benefícios da nossa marca.

OBJECTIVOS COMUNICAÇÃO

FÍSICO

No que toca ao físico da marca, Portugal encontra-se na Europa Me-ridional Península Ibérica, é caracterizado por ter um clima temperado mediterrânico, com cerca de 10 562 178 habitantes e com 115,3 ha-

sol por ano, 1860 km de costa, 92 391km2 de área no total, sendo que 91 951 km2 são de terra e 440 km2 de água; Segundo os últimos dados, o PIB de Portugal no ano de 2012 foi de 247,037 mil milhões dólares. No que toca á precipitação média do país é de cerca de 3000mm e a rajada máxima de vento atingida foi de 83,7km/h;

Quanto à personalidade, podemos caracterizar Portugal face às ener-gias renováveis com uma personalidade activa, dinâmica, jovem, leal, de

cutlura é uma cultura inovadora, moderna, desenvolvida e com uma visão para

PERSONALIDADE

CULTURA o futuro.Falando agora da mentalização, podemos -

ca com uma preocupação ambiental, preocupação com o futuro, de certo modo patriotista e nacionali-sta pois ressalta os próprios valores, os valores por-tugueses e com uma preocupação e um interesse no desenvolvimento do país.

No que toca ao , são investidores com ca--

turo e uma preocupação no desenvolvimento e na exploração de novas tecnologias e engenharias e que pretendem obter retorno do seu investimento, Quando falamos de relação, a identidade da nossa marca neste ponto caracteriza-se por ter e estabe-lecer uma relação acolhedora, próxima, é acessível,

Estes são alguns dos atributos pelos quais Portugal e as energias renováveis são conhecidos e atributos e características que queremos transmitir.

IDENTIDADE MARCA

OBJECTIVO. TARGET. SOURCE OF BUSINESS. BRAND OPPORTUNITY

Quando falamos no objectivo, sabemos que com esta campanha te-

e os atributos da marca, para isso pretendemos pegar em alguns aspe-ctos da identidade da marca e através deles, vender o nosso produto. O objectivo da campanha publicitária é então o de dar a conhecer os prin-cipais atributos da marca no campo das energias renováveis, mostrando os benefícios e as vantagens da nossa marca, tentando mudar a atitude que têm face ao país e atrair novos investidores para as energias reno-váveis.

No que toca ao target principal, são investidores estrangeiros particula-res ou empresariais; Investidores com interesse no futuro de preferência europeus e com uma visão a longo prazo, que se interessam pelo ambi-ente e por novas metodologias de geração de energia. Empresários de

futuro, com interesse em Portugal e na exploração dos recursos naturais.

O source of business é o de atingir novos utilizadores, pois damos a conhecer a nossa marca de uma outra perspectiva e direccionamo-la para um determinad produto/serviço neste caso as energias renováveis. Quando se fala na brand opportunityum dos países mais ricos no que toca aos recursos naturais e por isso mesmo deve haver um investimento no país e nestas fontes de energia renováveis, para além de ser um investimento com retorno imediato -

a energia - é uma óptima oportunidade e fonte de negócio visto que é uma área que está em cresci-mento e em constante exploração.

Segundo os dados obtidos em 2012, 37% da ener-gia produzida é proveniente de energias renováveis, no entanto o país tem potencialidades muito maio-res. É ainda preciso ter em conta que os recursos não renováveis, como o carvão, o petróleo entre outros estão cada vez mais caros e a esgotar o que leva a que haja uma mudança no investimento e o aumento da procura de outras metodologias e de outras fontes de energia. Com isto Portugal pretende aproveitar a vantagem face os outros países, o facto de ser rico em todas as fontes naturais que são ne-cessárias para as energias renováveis, desde a ener-gia solar, a das marés, eólica, hidráulica, geotérmica entre outras.

Com o contexto de crise já em mente, podemos arri-consumer insights

é o de que como Portugal está em crise, não há onde investir e não vale a pena.

AD BRIEFAD BRIEF

CREATIVE STRATEGYESSENTIAL MESSAGE.KEY MESSAGE. KEY SUPPORT

No que toca à estratégia creativa, esta campanha baseia-se numa mensagem principal que engloba os objectivos do governo, do país e dos investidores. A mensagem Renovar Portugal com Energia é uma mensagem que vários sentidos, o de tentar renovar o país porque at-

essa renovação passa também pela utilização e exploração dos recur-sos naturais, das energias renováveis. A mensagem Renovar Portugal

com Energia engloba também o facto de ser a energia produzida em Portugal que pode ajudar o país a sair da crise e energia porque Portugal é um povo dinâmi-co e activo, com muita energia.

Há ainda uma key message por detrás da campan-ha, a de mostrar que Portugal tem capacidades e po-tencialdiades de investimento, que apesar da crise, Portugal tem onde se investir e essa mensagem está presente nos dados estatísticos e nas informações so-bre Portugal que estão presentes na campanha e que a torna informativa e ao mesmo tempo apelativa para o target. Tomando como exemplo o facto de Portugal ter 3200 horas de sol por ano, são 3200 boas razões para se investir em Portugal, são 3200 horas de ener-gia renovável, 3200 horas de bom investimento.

Para além da essential key e da key message, a cam-panha tem uma outra mensagem de suporte, a key support é a de que Portugal é um país verde, um país favorável para o investimento nas energias renováveis, depois de se explorarem todos os atributos e benefí-cios da marca, nomeadamente os físicos que nos dão informações mais exactas e mais precisas sobre o país e o que faz com que o target e os investidores possam tomar uma decisão com toda a informação de que ne-cessitam. Para além disso, o facto da campanha ser desenvolvida e apoiada pelo governo português e não por uma empresa que explora as energias renováveis funciona como um selo de qualidade e como um pac-to entre o investidor e o país, neste caso Portugal.

CAMPANHA&LOGOTIPO

RENOVAR PORTUGAL, COM ENERGIA

CAMPANHA&LOGOTIPO

CAMPANHA&LOGOTIPO

SUPORTES&DIVULGAÇÃO

SUPORTES&DIVULGAÇÃO

RESULTOF ADSDO.THINK/FEEL

Com a comunicação e com a cam-panhapublicitária desenvolvida para este projecto, -espera-se que leve e que atraia novos consu-midores, neste caso investidores. Espera-se então que com a campanha, não só atingir o target principal mas também passar a ideia de que Portugal ainda tem onde vale a pena investir, passando a imagem de que Por-tugal ainda é uma boa oportunidade de investimento e que as energias renováveis são neste caso o produto que o país oferece nesta campanha em particular. Com a campanha procuramos que haja investimento no país e que este seja visto como uma oportunidade positiva de investimento e não com a imagem negativa associa-da à crise económica e política que atravessa.

Ainda dentro do impacto da campanha, o think/feel que pretendemos por parte de quem vê e quem é atingido pela campanha é que sintam que há esperança perante o país, ainda há áreas onde investir e que podem levar Portugal a sair da crise, ou pelo menos ajudar no desen-volvimento do país aumentando as exportações e ainda melhorando a economia e as tecnologias/engenharias.

ACÇÃOPROMOCIONAL

Como acção promocional que apresentamos, temos por base o pack. Ao investirem no nosso país, Portu-gal disponibiliza os melhores engenheiros na área para

muito bons e muito competentes e que serão colocados no projecto das energias renováveis. Para além disto, Portugal estabelece um acordo com o investidor no que toca à exportação da energia que é gerada e produzi-da no país, facilitando assim a sua comercialização e exportação para a Europa. No que toca aos impostos, Portugal não cobre os impostos que estão associados a este serviço. Todas estas condições são favoráveis ao investimento no país, não só pelas condições que Portugal dispo-nibiliza, como também o aproveitamento dos recursos

desenvolvido.

CONCLUSÃO&BIBLIOGRAFIA”Quando escrito em chinês a palavra crise compõe-se de dois caracteres: um representa perigo e o outro representa oportunidade.”

A crise não se pode ver apenas como um momento de -

rença entre os melhores e o resto.

de um só caminho para captar o investimento estrange-iro, pois as potencialidades de Portugal têm uma grande diversidade.

A escolha do sector das energias renováveis, pare-ceu-nos ser um bom caminho para mostrar o que Por-tugal tem de melhor. Portugal é conhecido por ser um dos países com as melhores condições na Europa no que toca à exploração das energias renováveisPara se concretizar um bom investimento, os investidores não podem estar presos aos sectores do ”passado”. As

representam o futuro e são estas características que se pretendem quando se vai investir.A produção e o consumo de energia é um sector em

pura expansão, já que em 2008, cerca de 19% do consumo mun-dial de energia veio de recursos renováveis. Ha que salientar que as energias renováveis são um concorrente directo de recursos tais como o Petróleo onde a dependência dos países é bastante forte. O que nos oferecemos é uma tentativa de libertar de certa forma esta dependência.

Após a realização deste trabalho, acreditamos que Portugal reúne todas as condições necessárias no sector das energias renováveis, mesmo no período de crise, para atrair capital estrangeiro.

BIBLIOGRAFIA

- Portal das Energias Renováveis:http://www.energiasrenovaveis.com;- Website da EDP:http://www.edp.pt/pt/Pages/homepage.aspx; - Orçamento de Estado 2013:

1BA2DAD725AC/0/OE2013.pdf;- Apontamentos da aula;- Relatório de Contas da EDP;- Wikipédia: http://pt.wikipedia.org/wiki/Energia_das_correntes_mar%C3%ADtimas;- Brasil Escola:

- Eko Biodiversity: http://eko-biodiversity.blogspot.com.br/p/energia-das-ondas-e-mares.html;- O Blog Verde: http://o-blog-verde.blogs.sapo.pt/3548.html?page=2#comentarios- Hlagido: http://hlagido.wordpress.com/2009/04/08/a-energia-das-mares/;