rené magritte

19
René Magritte René Magritte EV 2011/2012

Upload: ruca03

Post on 21-Dec-2014

2.123 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

Page 1: René magritte

René MagritteRené Magritte

EV 2011/2012

Page 2: René magritte

BiografiaBiografia René Magritte foi um artista belga que viveu René Magritte foi um artista belga que viveu

durante o século durante o século XX, XX, tendo nascido no dia 21 de tendo nascido no dia 21 de Novembro de 1898, em Lessines, na Bélgica.Novembro de 1898, em Lessines, na Bélgica.

Em 1916, com 17 anos ingressou na Academia Em 1916, com 17 anos ingressou na Academia Real de Belas-Artes, em Bruxelas, onde estudou Real de Belas-Artes, em Bruxelas, onde estudou por dois anos. por dois anos.

Mudou-se para Paris em 1927, onde começou a Mudou-se para Paris em 1927, onde começou a envolver-se nas atividades surrealistas, tornando-envolver-se nas atividades surrealistas, tornando-se grande amigo do poeta André Breton e do se grande amigo do poeta André Breton e do pintor Marcel Duchamp.pintor Marcel Duchamp.

As suas obras foram expostas em 1936 em Nova As suas obras foram expostas em 1936 em Nova Iorque, e em mais duas exposições retrospectivas Iorque, e em mais duas exposições retrospectivas nessa mesma cidade, uma no Museu de Arte nessa mesma cidade, uma no Museu de Arte Moderna, em 1965, e outra no Metropolitan Moderna, em 1965, e outra no Metropolitan Museum of Art, em 1992.Museum of Art, em 1992.

Page 3: René magritte

Características das ObrasCaracterísticas das Obras

As suas obras são metáforas que se apresentam As suas obras são metáforas que se apresentam como representações realistas, através de como representações realistas, através de símbolos recorrentes, tais como o corpo feminino, símbolos recorrentes, tais como o corpo feminino, o chapéu de côco, o castelo, a rocha e a janela, o chapéu de côco, o castelo, a rocha e a janela, entre outros mais, porém de um modo impossível entre outros mais, porém de um modo impossível de ser encontrado na vida real.de ser encontrado na vida real.

Pintor de imagens insólitas, às quais deu Pintor de imagens insólitas, às quais deu tratamento rigorosamente realista, Magritte tratamento rigorosamente realista, Magritte utilizou processos ilusionistas, sempre à procura utilizou processos ilusionistas, sempre à procura do contraste entre o tratamento realista dos do contraste entre o tratamento realista dos objetos e a atmosfera irreal dos conjuntos. objetos e a atmosfera irreal dos conjuntos.

Page 4: René magritte

ObrasObras

Page 5: René magritte

The Son of ManThe Son of Man, 1926, 1926

É provavelmente dos quadros mais famosos de Magritte. Ele É provavelmente dos quadros mais famosos de Magritte. Ele define-o desta forma: "Tudo o que vemos esconde outra define-o desta forma: "Tudo o que vemos esconde outra coisa, e nós queremos sempre ver o que está escondido pelo coisa, e nós queremos sempre ver o que está escondido pelo que vemos”.que vemos”.

Page 6: René magritte
Page 7: René magritte
Page 8: René magritte
Page 9: René magritte
Page 10: René magritte
Page 11: René magritte
Page 12: René magritte
Page 13: René magritte
Page 14: René magritte
Page 15: René magritte
Page 16: René magritte
Page 17: René magritte
Page 18: René magritte

CuriosidadesCuriosidades

Magritte morreu de cancro e foi sepultado em Magritte morreu de cancro e foi sepultado em Bruxelas.Bruxelas.

Em 1912 sua mãe, Régina, cometeu suicídio por Em 1912 sua mãe, Régina, cometeu suicídio por afogamento num rio perto de casa. Magritte afogamento num rio perto de casa. Magritte estava presente quando o corpo de sua mãe foi estava presente quando o corpo de sua mãe foi retirado das águas.retirado das águas.

Foi durante o período em que estudou na Foi durante o período em que estudou na Academia Real de Belas-Artes que Magritte Academia Real de Belas-Artes que Magritte conheceu Georgette Berger, com quem se casou conheceu Georgette Berger, com quem se casou em 1922. em 1922.

Page 19: René magritte

Trabalho realizado por:Trabalho realizado por:

Miguel PereiraMiguel Pereira Nº 21 9º3Nº 21 9º3 Educação Visual 2011/2012Educação Visual 2011/2012